• Nenhum resultado encontrado

TROPICAL JOURNAL of Fisheries and Aquatic Sciences

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TROPICAL JOURNAL of Fisheries and Aquatic Sciences"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ARTIGO

Boletim Técnico Cientifico do CEPNOR

TROPICAL JOURNAL

of Fisheries and Aquatic Sciences

https://cepnor.ufra.edu.br/index.php?journal=tjfas&page=index

Introdução

Na região amazônica o tambaqui, Colossoma

macropomum, é considerado uma das espécies

mais importantes para a economia da região, sua carne saborosa apresenta fácil aceitação no mercado. É uma espécie muito frequente em várias pisciculturas brasileiras por apresentar rápido

Relação peso-comprimento e fator de condição relativo do tambaqui,

Colossoma macropomum

(Cuvier, 1818) em cativeiro utilizando a

massa de mandioca como alimento alternativo

Valéria Amaral dos Santos1, Caio Brito Lourenço1, Cinhia Silva Malcher1, Guilherme

Vasconcelos Trindade1, Rafaela Franco de Araújo1 & Raimundo Aderson Lobão1

1Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, Instituto Socioambiental e de Recursos Hídricos (ISARH),

Programa de Pós-graduação em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais (PPG-AqRAT), Avenida Presidente Tancredo Neves, nº 2501, Bairro: Terra Firme Cep: 66.077-530, Belém-Pará-Brasil.

E-mail: valeriaamarals@yahoo.com.br

Recebido em: 27/03/2015 - Aceito em 31/07/2015 - Distribuido em: 22/09/2015

RESUMO: O tambaqui, Colossoma macropomum, é um peixe muito apreciado pela sua carne, e é bastante

cultivado na região. O conhecimento sobre o crescimento de tambaqui alimentado com produtos agrícolas é escasso na literatura. Assim, A relação peso-comprimento é um parâmetro importante para determinar o crescimento relativo de uma determinada espécie, assim como o fator de condição para evidenciar mudanças na condição de cultivo. Desta forma, a relação peso comprimento e fator de condição foram estimados para tambaquis utilizando a massa de mandioca como alimento alternativo em sistema extensivo, para tanto foram utilizados 500 alevinos de tambaqui com peso médio total de 0,47 ± 0,27g e comprimento médio total 2,92 ± 0,58 cm, alimentados em diferentes proporções de mandioca (T1=70% de ração comercial + 30% de massa da mandioca, T2= 50% de ração comercial + 50% de massa da mandioca, T3=30% de ração comercial + 70% de massa da mandioca) misturadas a ração comercial. As medidas de peso e comprimento foram mensuradas mensalmente em 30 peixes retirados ao acaso dos viveiros experimentais. A equação relação peso-comprimento mostrou crescimento alométrico negativo, sem diferir estatisticamente entre os tratamentos, porém para o controle apresentou crescimento isométrico com b=3,001. O valor de Kn variou de 0.412 a 1.644 (média de 1.013 ± 0.183, 1,015 ± 0,175, 1,014 ± 0,174 e 1,019 ± 0,213) não apresentando diferença significativa entre os tratamentos e o controle, demonstrando que as diferentes concentrações de mandioca utilizadas na ração não influenciaram no “bem-estar” dos peixes no ambiente de cultivo.

Palavras-chave: Crescimento, cultivo, Manihot, nutrição

Length-weight relationship and relative condition factor for tambaqui, Colossoma

macropomum

(Cuvier, 1818) using cassava as alternative food

ABSTRACT: The tambaqui Colossoma macropomum is a fish much prized for its meat and very cultivated in the

region. The knowledge about growing tambaqui fed agricultural products are scarce. Thus, the length-weight ratio is an important parameter for determining the relative growth of a given species, as well as the condition factor to reveal changes in the culture condition. Thus, the relationship between length and weight and condition factor were estimated for the mass tambaqui using cassava as alternative feed on extensive, were used for both 500 tambaqui fingerlings with average total weight of 0.47 ± 0.27 g and average length Total 2.92 ± 0.58 cm, fed on different proportions of cassava (T1 = 70% + 30% commercial feed mass cassava, T2 = 50% + 50% commercial feed mass cassava, T3 = 30 % of commercial feed + 70% of the cassava dough) mixed with commercial feed. Measurements of weight and length were measured monthly in 30 fish taken at random from experimental ponds. The length-weight relationship equation showed negative allometric growth, not statistically differ between treatments, but to control showed isometric growth with b = 3.001. The value of Kn ranged from 0412 to 1644 (mean 1013 ± 0183, 1.015 ± 0.175, 1.014 ± 0.174 and 1.019 ± 0.213) with no significant difference between treatments and control, demonstrating that the different concentrations of cassava used in the diet did not affect the “welfare” of fish farming on the environment.

(2)

crescimento, resistência a elevadas temperaturas na água dos viveiros, facilidade na produção de alevinos, ao manuseio, resistentes a baixos níveis de oxigênio dissolvido e a enfermidades (SILVA et al., 1986; ARAUJO-LIMA; GOMES, 2005; PORTO, 2005). Segundo GOMES et al. (2010) e LOPERA-BARRERO et al. (2011) o tambaqui pode chegar a medir 90cm de comprimento e pesar 30 kg, sua produção nacional alcançou 66 % no período de 2007 para 2009 (LOPERA-BARRERO et al. 2011).

Na região amazônica o cultivo extensivo é visto como uma alternativa para famílias de baixa renda, pois as técnicas de manejo utilizadas são simples e pouco especializadas, o tambaqui é uma espécie que se adapta as condições de cultivo, sendo bastante utilizada em sistemas extensivos. Assim o cultivo de tambaqui, se transforma em uma atividade promissora para diminuir a sobrepesca dessa espécie nos rios amazônicos. Entretanto, a principal dificuldade encontrada na alimentação de animais aquáticos em cativeiro, é devido aos altos preços das rações comerciais, assim a busca por produtos agrícolas e florestais de baixo custo e regional como a mandioca, Manihot esculenta são de total importância para a expansão da atividade píscicola no Estado do Pará.

Desta forma, a relação peso-comprimento é um importante e eficiente parâmetro em biologia de peixes, as suas aplicações incluem uma estimativa de uma destas variáveis, uma vez conhecida a outra (BEYER, 1987). Além de descrever o crescimento do peixe sem levar em conta a idade do peixe. De acordo com NOMURA (1962), essa relação é utilizada para converter comprimento em peso, desde que o crescimento seja conhecido. Sendo possível através da equação W = a.Lb fornecer informações sobre o

crescimento relativo de uma determinada espécie, onde os valores estimados da constante regressão (b) podem variar de 2.50 a 3.50 (LE CREN, 1951).

Ainda segundo Braga 1986, 1993, 1997 a relação peso-comprimento pode ser usada como uma etapa para o estudo do fator de condição. Haja vista, que o fator de condição é um parâmetro importante para evidenciar mudanças na condição dos peixes em diferentes ambientes, como os de cultivo e podendo indicar o período reprodutivo, período de alteração alimentar e de acúmulo de gordura (GOMIERO; BRAGA 2003, 2005, 2006).

O presente estudo teve como objetivo avaliar a relação peso-comprimento e o fator de condição relativo de C. macropomum cultivado em piscicultura extensiva utilizando diferentes teores de massa de mandioca como alimento alternativo.

Material e Métodos

O experimento foi desenvolvido no período de janeiro a junho de 2010 em área de várzea na Comunidade Estirão do Mamão, localizada no município de Moju−PA situada entre os paralelos 2º

08’ 14” S à 2º 12’ 26” S e entre os meridianos 48º 47’ 34” W à 48º 14” W.

Foram utilizados 500 alevinos de tambaqui com peso médio total de 0,47 ± 0,27g e comprimento médio total 2,92 ± 0,58 cm de provenientes de desova induzida do estado de Alagoas, e em seguida transportados em caixa de PVC (capacidade de 150L) com aeração constante até a comunidade Estirão do Mamão.

Os peixes (n=50 para cada tratamento) foram aclimatados e distribuídos individualmente em dez (10) viveiros escavados com área de 50 m2,

abastecidos individualmente com água oriunda do rio Moju, conforme o período da maré. Todos os peixes foram estocados em densidades de 1 peixe/m2. As

amostras foram efetuadas mensalmente ao acaso com um número de indivíduos correspondendo a 30 % dos existentes em cada viveiro segundo as recomendações de Bernardino; Melo (1989).

Para obtenção mensal das medidas morfométricas (comprimento total em centímetros) e pesagem (peso total em gramas) foi utilizado um paquímetro e uma balança eletrônica semi- analítica com capacidade máxima de 160 g, e mínima de 0,5 g e uma precisão de 0,1 g para os alevinos. Enquanto que para os adultos, foi utilizado um ictiômetro e uma balança com capacidade máxima para 2000 g e intervalos de 10 g.

Os peixes foram submetidos a três tratamentos (T1=70% de ração comercial + 30% de massa da mandioca, T2= 50% de ração comercial + 50% de massa da mandioca, T3=30% de ração comercial + 70% de massa da mandioca) misturados na ração em três repetições e um viveiro controle (C) utilizando 100% de ração comercial. A massa de mandioca branca foi lavada duas vezes, triturada e seca ao sol, para posteriormente ser utilizada como alimento alternativo aos peixes.

As aferições das variáveis: temperatura (°C), pH, condutividade (µS.cm-1) e oxigênio dissolvido

(mg.L-1) foram realizados mensalmente no período

da manhã, utilizando-se uma sonda multiparâmetros da marca HANNA modelo HI 9828 e a transparência com o auxílio de um disco de Secchi.

O valor do fator de condição relativo (Kn) foi determinado individualmente, através do quociente entre o peso observado (Wt) e o peso estimado (We) para um dado comprimento, definido por Le Cren (1951). Aos valores de peso total (Wt) e comprimento total (Lt) foi ajustada a expressão Wt= aLtb, através do

método dos mínimos quadrados após a transformação logarítmica dos valores da curva da relação Wt/Lt e estimados os valores dos coeficientes “a” e “b”, os quais foram utilizados no cálculo dos valores estimados de peso total (We) para um dado valor de Lt, através da equação: We=aLtb.

Após as estimativas dos valores individuais de Kn, foi calculado o valor médio de Kn para cada Tratamento e para cada mês de cultivo nos diferentes tratamentos. Os valores médios de Kn foram

(3)

comparados estatisticamente ao valor centralizado Kn=1,0, através do teste “t” de Student, a 5% de probabilidade. Em seguida, os valores médios de Kn foram contrastados estatisticamente através da aplicação da Análise de Variância (ANOVA).

Foram calculados os seguintes fatores de condição:

- Fator de condição de Fulton (KF), adaptado para ser usado com o sistema métrico (WEATHERLEY; GILL, 1987),

KF = (WT/LS3)x102

- Fator de condição relativo (Kr), Kr= WT/a.LSb

- Fator de condição alométrico (Ka), Ka= WT/LSb

-b = coeficiente angular da relação lnWTx LnLS; e

-a = logaritmo neperiano do intercepto da regressão linear entre lnWT x lnLS.

Estes foram estimados para os meses estudados, no intuito de se compreender a variação sazonal das condições fisicas dos peixes. Foram utilizados os coeficientes a e b estimados em cada mês na relação WT x LS.

Resultados e Discussões

As variáveis físicas e químicas da água, como; temperatura, pH, condutividade e transparência, foram avaliados durante o período experimental e apresentaram uma estreita variação, considerado ótimo para aquicultura (BOYD, 1990). A variável oxigênio dissolvido apresentou valor baixo, porém o tambaqui é tolerante para concentração baixa de oxigênio dissolvido. Os dados referentes às variáveis ambientais da água estão na tabela 1.

Tabela 1: Variáveis físico-químicas da água dos viveiros

de Colossoma macropomum em piscicultura extensiva utilizando massa de mandioca como alimento alternativo.

Em relação ao ganho de peso, peixes alimentados apenas com ração comercial no viveiro controle obtiveram maior ganho de peso (202,05 g) em relação aos outros tratamentos (T1, 70% de ração + 50% mandioca 150,01 g; T, 50% de ração + 50% de mandioca 181,163 g; T3, 30% de ração + 70% de mandioca 149,52 g) (Figura 1). Esse ganho de peso pode ser explicado pelas completas exigências nutricionais proporcionadas pela ração comercial. Valores semelhantes de peso médio foram encontrados por Souza et al. (2008) utilizando a massa da mandioca branca como alimento alternativo para o tambaqui (1402,62 g, apenas ração comercial; 1279,32 g, 50% ração + 50% mandioca; 179,142 g, apenas massa de mandioca). Guimarães e Filho (2004) avaliando o desempenho de tambaqui em multitrófico policultivo com o Jaraqui, alimentados com produtos agrícolas e florestais em unidades experimentais por 371 dias de cultivo, obtiveram de peso médio de 997,1g. Esses resultados mostram-se promissores para o contexto regional, tendo em vista que Izel e Melo et al. (2004), avaliando o cultivo de tambaqui em viveiros escavados durante oito meses reportaram peso médio de 1,8 kg. Variáveis Média DP Temperatura (°C) 31,28 1,51 pH 6,87 0,61 Condutividade (µS.cm-1) 21,43 7,81 Oxigênio Dissolvido (mg.L-1) 3,26 1,86 Transparência (cm) 0,22 0,14

Figura 3. Variação do fator de condição relativo durante

o ciclo de cultivo de tambaqui alimentado com diferentes teores de massa de mandioca.

0,7 0,8 0,9 1,0 1,1 1,2 1,3 1,4

Jan Fev Mar Abril Mai Jun

Kn

Meses de cultivo

T1 T2 T3 C

Resultado semelhante foi observado em juvenis de tambaqui com diferentes frequências de arraçoamento em tanques-redes, onde o Kn encontrado foi de 1,02 ± 0,10, 0,97 ± 0,13, 0,98 ± 1,13 para os diferentes tratamentos (CORRÊA et al., 2009). Santos et al. (2013) estudou a fauna parasitária de C. macropomum cultivado em tanque-rede no estado do Amapá e observou que o Kn não teve relação significativa com a fauna parasitária, assim como correlações não significativas entre o fator de condição e a baixa intensidade de parasitas em

Brycon amazonicus cultivados em canais de igarapé

(LEMOS et al., 2007). Valores médios de Kn elevados foram relatados para Ictalurus punctatus (1.02 ± 0,05) cultivados intensivamente em viveiros escavados (TAVARES-DIAS et al., 2006), A. gigas (1.002 ± 0.072) criados em sistema fechado de recirculação de água, em São Paulo por Scorvo-Filho et al. (2004), também para Arapaima gigas (1.007 ± 0.059) em cultivo semi-intensivo no Amazonas

(4)

(TAVARES-DIAS et al., 2010). Portanto, o fator de condição é um indicador quantitativo do grau de bem-estar dos peixes em sistemas de cultivo (LEMOS et al., 2007; GUIDELLI et al., 2011).

Conclusões

Tambaquis cultivados em sistema extensivo e alimentados com diferentes teores de massa de mandioca apresentam ganho de peso aceitável. Os resultados deste estudo fornecem valores biométricos de referências para cultivo de tambaqui com sistema de alimentação alternativo e o fator de condição é um indicador quantitativo adequado do grau de bem-estar dos peixes em ambiente de cultivo.

Referencias Bibliográficas

ARAÚJO-LIMA, C. A. R. M.; GOMES, L. C. Tambaqui (Colossoma macropomum). In: BALDISSEROTTO, B.; GOMES, L.C. (Eds.). Espécies nativas para piscicultura no Brasil. Santa Maria: Editora UFMS, p.175-202, 2005.

BERNARDINO, G., MELO, J. S. C. Estimativa do tamanho mínimo da amostra do pacu Piaractus

mesopotamicus Holmberg, 1887, em monocultura em

viveiros experimentais. Boletim Técnico CEPTA, v. 2, p.75-89, 1989.

BEYER, J. E. On lenght-weight relationships. Part I: computing the mean weight of the fish of a given Ienght class. Fishbyte S: 11-13. 1987.

BOYD, C. E. Water quality in ponds for Aquaculture. First printing. Alabama: Brimingham Publishing Co, 1990. 482 p.

BRAGA, F. M. S. Estudo entre fator de condição e relação peso-comprimento para alguns peixes marinhos. Brazilian Journal of Biology. v. 46, n. 2, p. 339-346, 1986.

BRAGA, F. M. S. Análise do fator de condição de Paralonchurus brasiliensis (Perciformes, Sciaenidae). Revista UNIMAR. v. 15, n. 2, p. 99-115, 1993.

BRAGA, F. M. S. Análise da equação alométrica na relação peso e comprimento e o fator de condição em Plagioscion squamosissimus (Teleostei, Sciaenidae). Brazilian Journal of Biology. v. 57, n. 3, p. 417-425, 1997.

CORRÊA, R. O.; TEIXEIRA, R. N. G.; FONSECA, V. S.; ALBUQUERQUE, F. E. A. Frequência alimentar de juvenis de tambaqui,

Colossoma macropomum (Cuvier, 1818), cultivados

em tanques-rede. Comunicado Técnico Embrapa. 1º Ed. 2009.

GOMES, L. C.; SIMÕES, L. N.; ARAÚJO-LIMA, C. A. R. M. Tambaqui (Colossoma

macropomum). In: BALDISSEROTTO, B.; GOMES,

L. C. (Eds.). Espécies nativas para piscicultura no Brasil. 2ª Ed. Editora UFSM, Santa Maria, 2010, p.175-204.

GOMIERO, L. M.; BRAGA, F. M. S. Relação peso-comprimento e fator de condição para Cichla cf.

ocellaris e Cichla monoculus (Perciformes, Cichlidae)

no reservatório de Volta Grande, rio Grande-MG/SP. Acta Scientiarum: Biological Sciences. v. 25, n. 1, p. 79-86, 2003.

GOMIERO, L. M., BRAGA, F. M. S. The condition factor of fishes from two river basins in São Paulo State, Southeast of Brazil. Acta Scientiarum. v. 27, n. 1, p. 73-78, 2005.

GOMIERO, L. M., BRAGA, F. M. S. Relação peso-comprimento e fator de condição de Brycon

opalinus (Pisces, Characiformes) no Parque

Estadual da Serra do Mar - Núcleo Santa Virgínia, Mata Atlântica, Estado de São Paulo, Brasil. Acta Scientiarum. v. 28, n. 2, p. 135-141, 2006.

GUIDELLI, G.; TAVECHIO, W. L. G.; TAKEMOTO, R. M.; PAVANELLI, G. C. Relative condition factor and parasitism in anostomid fishes from the floodplain of the Upper Paraná River, Brazil. Veterinary Parasitology, v. 177, p. 145-151, 2011.

GUIMARÃES, S. F.; STORTI FILHO, A. Produtos agrícolas e florestais como alimento suplementar de tambaqui em policultivo com jaraqui. Notas Científicas. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.39, n.3, p.293-296, 2004.

IZEL, A. C. U.; MELO, L. A. S. Criação de tambaqui (Colossoma macropomum) em tanques escavados no Estado do Amazonas. Manaus: Embrapa Amazônia Ocidental. 2004. Disponível em < http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/ doc/674621>. Acesso em 19 de dezembro de 2012.

LE CREN, E. D. The length-weight relationship and seasonal cycle in gonad weight and condition in the perch (Perca fluviatilis). Journal of Animal Ecology. n. 20, p. 201-219, 1951.

LEMOS, J. R. G.; TAVARES-DIAS, M; SALES, R. S. A.; NOBREFILHO, G. R.; FIM, J. D. I. Parasitos nas brânquias de Brycon amazonicus (Characidae, Bryconinae) cultivados em canais de igarapé do Turumã-Mirim, estado do Amazonas, Brasil. Acta Scientiarum Biological Sciences. v. 29, p. 217-222, 2007.

(5)

LOPERA-BARRERO, N. M.; RIBEIRO, R. P.; POVH, J. A.; VARGAS, L. D. M.; POVEDA-PARRA, A. R.; DIGMAYER, M. As principais espécies produzidas no Brasil. In: LOPERA-BARRERO, N. M.; RIBEIRO, R. P.; POVH, J. A.; VARGAS, L. D. M.; POVEDA-PARRA, A. R.; DIGMAYER, M. Produção de organismos aquáticos: uma visão geral no Brasil e no mundo. Agrolivros, Guaíba. 2011, p. 143-215.

NOMURA, H. Length-weight tables of some fish species from southern Brazil. Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. v. 2, p.1-84. 1962.

PORTO, M. S. A. Indicadores de estresse em peixes da Amazônia: sensibilidade em face do tipo de estressor. 38 f. 2005. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) – Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Universidade Federal do Amazonas, Manaus.

SANTOS, E. F.; TAVARES-DIAS, M.; PINHEIRO, D. A.; NEVES, L. R.; MARINHO, R. G. B.; DIAS, M. K. R.; Fauna parasitária de tambaqui

Colossoma macropomum (Characidae) cultivado em

tanque-rede no estado do Amapá, Amazônia oriental. Acta amazônica. v. 43, n. 1, p. 105 – 112, 2013.

SCORVO-FILHO, J. D.; ROJAS, N. E. T; SILVA, C. M.; KONOIKE, T. Criação de Arapaima

gigas (teleostei, osteoglossidae) em estufa e sistema

fechado de circulação de água, no Estado de São Paulo. Boletim do Instituto de Pesca. v. 30, p. 161– 170, 2004.

SILVA, J. W. B.; CAMINHA, M. I. O.; NOBRE, M. I. S.; BARROS-FILHO, F. M. Resultados de um ensaio sobre o cultivo do híbrido do tambaqui,

Colossoma macropomum CUVIER, 1818, com

a pirapitinga C. brachypomum CUVIER, 1818, realizado no centro de pesquisa ictiológico “Rodolpho Von Ihering” (Pentecostes, Ceará, Brasil). Ciência Agronômica. v.17, n.2, p.7- 18, 1986.

SOUZA, A. S., SOUZA, R. A. L., MELO, N. F. A. C., FILHO, M. M., PALHETA, G. D. A., NASCIMENTO, A. M., Desenvolvimento do tambaqui, Colossoma macropomum, Cuvier 1818 (Pisces, Serrasalmidae) em área de várzea utilizando massa de mandioca branca, manihot esculenta, como alimentação alternativo. Seminário Internacional - Amazônia e Fronteiras do Conhecimento NAEA, 2008.

TAVARES-DIAS, M.; LEMOS, J. R. G.; ANDRADE, S. M. S.; PEREIRA, S. L. A. 2006. Ocorrência de ectoparasitos em Colossoma

macropomum Cuvier, 1818 (Characidae) cultivados

em estação de piscicultura na Amazônia Central.

CIVA. p.726-731. 2006.

TAVARES-DIAS, M.; ARAÚJO, C. S. O.; GOMES, A. L. S.; ANDRADE, S. M. S. Relação peso-comprimento e fator de condição relativo (Kn) do pirarucu Arapaima gigas Schinz, 1822 (Arapaimidae) em cultivo semi-intensivo no estado do Amazonas, Brasil. Revista Brasileira de Zoociências. v. 12, n. 1, p. 59-65, 2010.

WEATHERLEY, A. W. & GILL, H. S. The biology of fish growth. Academic Press, London, 443 p. 1987.

Referências

Documentos relacionados

Prese rvaçã o Ambiental e suas aplicações; v erifica r, dentre os referencia is en contrados, o s que se apro xima m de uma atuação do ps icólo go para a

O estudo foi iniciado com um questionamento, para cada um dos educadores participantes, e a questão foi: “Curitiba que cidade é esta?”, baseado na disciplina de “Semiótica

77 – Ao servidor ocupante do cargo de provimento efetivo poderá ser concedida licença para tratamento de interesses particulares, pelo prazo de até 6 (seis)

Se para Slakas e Slakas (2015) cada equipe é diferente em relação ao entendimento sobre suas posturas e perspectivas culturais, alguns aspectos precisam ser elencados para servir

Submeteu o Senhor Presidente à apreciação da Câmara a proposta da 1ª. Revisão ao Orçamento e Opções do Plano do ano em curso, também decorrente da necessidade de

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Redefinir esquema de fichas e abordagem comportamental 3 QUEDAS Ocorreram falhas no controle do ambiente terapêutico. Reorientar a familia como agir em momentos de crise

Atividade realizada pela área Desenvolvimento de Carreiras - IAG/PUC-Rio em parceria com a Empresa ... Local: Departamento de Administração -