• Nenhum resultado encontrado

A FUNDACIÓN MAPFRE desenvolve atividades de interesse geral para a obtenção dos seguintes objetivos:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A FUNDACIÓN MAPFRE desenvolve atividades de interesse geral para a obtenção dos seguintes objetivos:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)
(2)

2

APRESENTAÇÃO

A FUNDACIÓN MAPFRE desenvolve atividades de interesse geral para a obtenção dos seguintes objetivos:

 Segurança das pessoas e de seus patrimônios, com especial atenção à segurança

viária, à medicina e à saúde.

 Melhoria da qualidade de vida.

 Divulgação da cultura, das artes e das letras.

 Formação e pesquisa de matérias relacionadas ao seguro e à previdência social.

 Pesquisa e divulgação de conhecimentos relacionados com a história comum da

Espanha e Portugal e dos países a eles vinculados por laços históricos.

 Melhorar as condições econômicas, sociais e culturais das pessoas e setores menos favorecidos da sociedade.

Suas atividades são desenvolvidas através de cinco Institutos especializados: Ação Social; Cultura; Saúde e Prevenção; Segurança Viária e Seguro e Previdência Social.

Nesse contexto, e como homenagem e reconhecimento ao Senhor Ignácio Hernando de Larramendi, primeiro Presidente da FUNDACIÓN MAPFRE e principal incentivador do sistema MAPFRE, as áreas de Saúde e Prevenção e Seguro e Previdência Social regularmente oferecem Bolsas de Auxílio à Pesquisa.

NORMAS

PRIMEIRA:

A FUNDACIÓN MAPFRE oferece, em nível mundial, 50 bolsas de auxílio à pesquisa destinadas a oferecer apoio financeiro para a realização de projetos de pesquisa nas seguintes áreas: Saúde e Prevenção (40 bolsas) e Seguro e Previdência Social (10 bolsas).

SEGUNDA:

As áreas e linhas temáticas dos projetos de pesquisa devem tratar dos seguintes temas: SAÚDE

 Promoção da saúde:

− Programas de prevenção da obesidade. − Fomento da atividade física.

− Vício em novas tecnologias.

− Estratégias para a mudança de hábitos. − Entornos de trabalho saudáveis.

 Avaliação do dano corporal.

 Gestão Sanitária: qualidade e segurança clínica. PREVENÇÃO

 Riscos pessoais (domésticos, de lazer, esportivos, etc.).  Prevenção contra incêndios, riscos naturais.

 Educação para a prevenção.

 Prevenção de lesões do aparelho locomotor. PREVIDÊNCIA SOCIAL (*)

 Planejamento da poupança nos diferentes ciclos de vida.  Hipoteca Reversa e Hipoteca Pensão.

(3)

3  Efeito da Reforma das Pensões.

 Cenários de convergência para um modelo europeu de Previdência Social.  Previdência complementar empresarial. Estudo comparativo internacional. SEGURO (*)

 Inclusão da medicina alternativa e complementar no seguro de Saúde.  Big Data, a nuvem e seus usos no âmbito do setor de seguros.

 Análise comparativa de modelos de solvência no setor de seguros.

 Aplicação de modelos lineares generalizados no cálculo de taxas de mortalidade.  Determinação de valores extremos em sinistros.

 Retorno do investimento publicitário em seguros.

 Modelagem do risco catastrófico dentro dos modelos de capital.  Solvência II: análise de instrumentos de otimização de capital.

 Qualificação profissional do atuário: estudo comparativo internacional.  Impacto do car sharing no seguro de Automóveis.

 Novos fatores de risco para a subscrição e precificação do seguro de Automóveis. (*)Temas orientativos. Também serão aceitos outros temas inovadores na área de seguros.

TERCEIRA:

Essas bolsas são oferecidas a pesquisadores ou equipes de pesquisa do campo acadêmico e profissional que desejem desenvolver programas de pesquisa nas áreas mencionadas, de maneira independente ou no âmbito de universidades, hospitais, empresas ou instituições de pesquisa aos quais estejam vinculados.

QUARTA:

Os interessados em participar deverão preencher o Questionário nº 1 “Solicitação do diretor

do projeto” no site www.fundacionmapfre.org/ayudas2014 e obter o número de inscrição.

Posteriormente, uma cópia assinada do referido questionário, incluindo o número de inscrição, deverá ser enviada ao endereço na Espanha indicado neste folheto, junto com a seguinte documentação:

1. Questionário de solicitação da equipe de pesquisa que faz parte destas normas e se

encontra disponível no site www.fundacionmapfre.org (Modelos 1 e 2).

2. Curriculum vitae profissional, com fotografia recente do solicitante ou solicitantes,

indicando, quando se tratar de uma equipe de pesquisa, o nome do pesquisador principal. A extensão máxima do currículo deverá ser de cinco páginas por membro da equipe, com ênfase especial na temática do projeto apresentado.

3. Fotocópia dos diplomas universitários que possuir, ou, na sua ausência, certificado

acadêmico detalhando as instituições onde tenham sido realizados.

4. Memorial do projeto de pesquisa que se pretende realizar, com uma extensão de cinco a

dez páginas, em fonte Arial, tamanho 12, incluindo orçamento e cronograma detalhados do mesmo. Também deverá conter um breve resumo da finalidade da pesquisa, que não poderá ultrapassar as 300 palavras. A solicitação não será aceita se o valor total do projeto for maior do que o da bolsa e não houver indicação de financiamento adicional.

5. Se o trabalho vier a ser desenvolvido no âmbito de uma universidade, hospital, empresa ou

centro de pesquisa, será necessário anexar uma carta de apresentação do responsável pelo mesmo e nela deverão constar as circunstâncias e a importância do projeto.

6. Também deverá ser preenchido o formulário que faz parte destas normas e se encontra disponível no site www.fundacionmapfre.org (Modelo 3), aceitando que o projeto de pesquisa seja desenvolvido em sua instituição.

(4)

4

7. Se o solicitante possuir qualquer outro tipo de bolsa de estudo ou ajuda financeira, deverá

indicar a instituição que a concede, o motivo e o valor da mesma.

8. As solicitações e documentação apresentadas para estas bolsas de auxílio à pesquisa que

não tiverem obtido a ajuda serão destruídas um mês após a decisão ter sido publicada. 9. Nos projetos de pesquisa clínica na Área da Saúde e Prevenção será imprescindível

apresentar um certificado da Comissão de Ética da instituição onde a pesquisa será realizada ou documentação que comprove não ser ele necessário. Se o trabalho for de experimentação animal será necessário anexar um certificado da Comissão de Experimentação Animal da instituição.

QUINTA:

O valor da bolsa será concedido ao diretor do projeto como beneficiário da mesma ou à instituição à qual estiver vinculado e onde a pesquisa estiver sendo realizada, devendo ser destinada exclusivamente para esse fim. O valor total do auxílio à pesquisa será de, no máximo, 15.000 euros.

A duração da bolsa será de um ano civil, contado a partir da data da sua aceitação e formalização.

Esse valor será entregue, durante a realização da pesquisa, da seguinte forma: 20% na assinatura do protocolo de aceitação da ajuda; 60% divididos em duas parcelas, pagas no quarto e no oitavo meses posteriores à assinatura do respectivo protocolo, e os 20% restantes na entrega do relatório final e do artigo, ficando todos esses valores submetidos à legislação fiscal espanhola vigente. Qualquer despesa decorrente da realização desse trabalho deverá ser coberta por esse valor.

SEXTA:

Em nenhuma hipótese serão admitidos projetos para desenvolvimento dentro da própria FUNDACIÓN MAPFRE, que não terá, portanto, o caráter de organismo de vinculação. Por esse motivo, estas ajudas não estão sujeitas à aplicação do Real Decreto espanhol 63/2006.

SÉTIMA:

A avaliação dos projetos de pesquisa apresentados e a concessão dos auxílios à pesquisa serão realizadas por um Comitê de Avaliação nomeado pela FUNDACIÓN MAPFRE para cada uma das áreas e contará com a assessoria de especialistas em cada um dos diferentes temas. Na avaliação dos projetos serão considerados os seguintes fatores:

 Experiência do solicitante e/ou equipe de pesquisa no tema.  Inovação.

 Qualidade técnico-científica da metodologia de trabalho.  Viabilidade e aplicabilidade social das soluções propostas.

As decisões dos Comitês de Avaliação serão inapeláveis e, a pedido dos mesmos e quando os projetos de pesquisa não alcançarem o nível exigido, a FUNDACIÓN MAPFRE poderá decidir pela não concessão de alguma das ajudas aqui propostas.

Não será fornecida qualquer informação sobre a avaliação individual do projeto apresentado. O resultado da concessão das bolsas de auxílio à pesquisa será publicado em dezembro de 2014. Além disso, o resultado também será comunicado a todos os participantes e divulgado no site da FUNDACIÓN MAPFRE, e, se for o caso, em outros meios de comunicação.

(5)

5

OITAVA:

Para cada projeto que obtiver uma bolsa de auxílio à pesquisa, a FUNDACIÓN MAPFRE indicará um coordenador que supervisionará e orientará a realização do mesmo.

O beneficiário da ajuda assume o compromisso de manter contatos periódicos com o coordenador e de lhe enviar relatórios com antecedência aos pagamentos, nos quais constará o progresso da pesquisa. Todos os pagamentos, exceto o primeiro, serão efetuados mediante parecer favorável do coordenador sobre a evolução do trabalho.

NONA:

O beneficiário da bolsa deverá apresentar, na data de seu término, um memorial, redigido em língua castelhana ou portuguesa, que contenha a descrição da totalidade do trabalho e das atividades realizadas, bem como de seus resultados.

Também deverá apresentar um resumo do trabalho sob forma de artigo, que deverá estar adequado às normas de edição da correspondente revista da FUNDACIÓN MAPFRE.

DÉCIMA:

A FUNDACIÓN MAPFRE se reserva a propriedade e livre disposição dos trabalhos, que poderão ser publicados nas revistas especializadas editadas pela Fundación na coleção “Cuadernos de la Fundación” (Área de Seguro e Previdência Social), na forma de livro, livro eletrônico ou qualquer dos possíveis formatos de edição eletrônica.

Os pesquisadores não poderão, sob nenhuma circunstância, realizar publicações prévias sem a autorização por escrito da FUNDACIÓN MAPFRE.

Se a FUNDACIÓN MAPFRE não considerar oportuna a publicação do trabalho, o beneficiário do auxílio à pesquisa poderá realizá-la por sua conta.

Se algum dos trabalhos for objeto de tese de doutorado, a FUNDACIÓN MAPFRE respeitará os prazos estabelecidos para a apresentação e defesa da mesma antes de proceder à sua publicação.

DÉCIMA-PRIMEIRA:

O prazo para inscrição e envio da documentação referente a estas bolsas termina no dia 13 de outubro de 2014 (inclusive).

A documentação deverá ser enviada para: FUNDACIÓN MAPFRE

“Ayudas a la Investigación 2014”

Referencia (conforme o caso): Salud, Prevención o Seguro Paseo de Recoletos, 23

28004 Madrid. España.

DÉCIMA-SEGUNDA:

A concessão e aceitação das bolsas de auxílio à pesquisa, bem como o desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa, não implicam em nenhuma relação de trabalho com a FUNDACIÓN MAPFRE.

(6)

6

DÉCIMA-TERCEIRA:

Ao efetuar sua inscrição, os participantes aceitam as normas estabelecidas neste documento, bem como aquelas que a FUNDACIÓN MAPFRE venha a estabelecer, em cada caso, para o acompanhamento do desenvolvimento da pesquisa.

Na falta de cumprimento das mesmas, a bolsa ficará automaticamente sem efeito, devendo o beneficiário restituir o valor recebido até esse momento.

DÉCIMA-QUARTA:

Não poderão participar da concessão destas ajudas os funcionários de qualquer uma das empresas do Grupo MAPFRE.

DÉCIMA-QUINTA:

Toda a documentação enviada com a solicitação da bolsa de auxílio à pesquisa deverá ser verdadeira e sua mera apresentação por parte do interessado equivale à mais ampla manifestação de sua autenticidade.

No entanto, a pedido da FUNDACIÓN MAPFRE, o interessado compromete-se a apresentar o original de qualquer um dos documentos anexados à solicitação ou, se for o caso, de uma cópia autenticada.

Se o interessado não apresentar esses documentos no prazo de 15 dias úteis contados a partir da data da solicitação, o mesmo será excluído do pedido de concessão da bolsa de auxílio à pesquisa. FUNDACIÓN MAPFRE Auxílio à Pesquisa 2014 Paseo de Recoletos, 23 28004 Madrid - Espanha Tel.: (+34) 91602 52 21

Solicitação de informação: www.fundacionmapfre.org

Referências

Documentos relacionados

Tais restrições, sendo convencionais, operam efeitos entre o loteador e os que vão construir no bairro, enquanto não colidentes com a legislação urbanística ordenadora da cidade e

A revisão realizada por ERDMAN (1988a) mostrou que, nos dezessete experimentos em que a silagem de milho foi a única fonte de volumoso oferecida a vacas leiteiras no início

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Os dados experimentais de temperatura na secagem da pêra em estufa a 40 o C estão apresentados na Figura 6, assim como os valores calculados pelo modelo

[r]

Até a edição da Lei 9.032/95 (28/4/95), existia a presunção absoluta de exposição aos agentes nocivos relacionados no anexo dos Decretos 53.831/64 e 83.080/79 tão-só pela

Outrossim, tendo em vista que o Defensor Público necessita de registro na Ordem dos Advogados do Brasil para desempenhar seu ofício (LC nº 132/09 - art.. Por fim,

I – formular e zelar pelo cumprimento das normas relativas à utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica;.. II –