• Nenhum resultado encontrado

DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO: Horário matutino: de 5º ao 9 º ano do Ensino Fundamental.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO: Horário matutino: de 5º ao 9 º ano do Ensino Fundamental."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

NÍVEIS E MODALIDADES DE ENSINO:  EDUCAÇÃO INFANTIL:

Maternal III: 3-4 anos 1º Período: 4-5 anos 2º Período: 5-6 anos

 ENSINO FUNDAMENTAL:

Novatos: 1º ano matrícula com 6 anos completos (até 31 de março) Anos iniciais: de 1º ao 5 º ano (Ensino fundamental I)

Anos finais: de 6º ao 9 º ano (Ensino Fundamental II)

DINÂMICA DE FUNCIONAMENTO:

 Horário matutino: de 5º ao 9 º ano do Ensino Fundamental.  Período das 7h às 12h.

 Horário vespertino: Educação Infantil e 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental Período das 13h30 às 17h45

Ágape significa amor incondicional de Deus. Este nome foi escolhido para dar identidade a um projeto de educação pautado em princípios éticos e cristãos.

O Projeto Político Pedagógico da Escola Ágape procura dar identidade a esta instituição escolar, com a visão de que o aluno obtenha as características fundamentais que um indivíduo precisa para agir na sua própria comunidade, desenvolvendo habilidades capazes de torná-la mais humana, mais fraterna e mais feliz, diminuindo quaisquer distâncias existentes entre os indivíduos.

A Escola Ágape tem como princípio, o pleno desenvolvimento do educando, seu 3. APRESENTAÇÃO:

(2)

preparo para o exercício da cidadania, sua preparação para o trabalho e para a vida, dentro da perspectiva das três relações fundamentais do ser humano: a relação com Deus, a relação com o próximo e a relação com o mundo, o cosmos em que vivemos.

Os Valores e Princípios cultivados pela Escola Ágape são:

Promover a glória de Deus, centrada na Pessoa de Jesus Cristo;

Promover a excelência acadêmica, desenvolvendo no educando o pensamento lógico, o interesse pela pesquisa cientifica, o conhecimento de suas próprias habilidades;

Contribuir para a formação e crescimento da pessoa humana em todas as suas potencialidades, compreendendo o valor e a dignidade do ser humano;

Contribuir para que o educando desenvolva seu potencial individual, como ser criado à imagem e semelhança de Deus.

Encorajar o educando a desenvolver o espírito de cooperação, solidariedade, autodisciplina e respeito próprio, respeito ao outro como criatura de Deus e ao contexto social.

Ajudar o aluno a desenvolver uma visão de mundo informada e transformada pelas verdades da Bíblia.

Ressaltamos a importância desses valores e princípios na formação ética cristã, que são à base de uma estrutura familiar saudável em complementação a educação escolar, numa parceria família escola.

Nossa filosofia é cristã. Os princípios da educação cristã são:

Aliança: Tudo o que Deus criou, apesar de diferente, deve estar em harmonia.

Autogoverno: Devemos aprender a governar nossas atitudes, resistindo ao pecado (tudo aquilo que nos afasta da presença de Deus) para podermos estender esse governo em outras áreas de maior influência. Caráter: Devemos ter atitudes em nossa vida que nos levam a ser

parecidos com Jesus.

Individualidade: Cada coisa, animal, planta e cada ser humano foi criado por Deus com características diferentes.

(3)

Mordomia: O Senhor nos colocou como administradores para cuidarmos bem de toda sua criação.

Semeadura: O homem colhe tudo o que semeia, ou seja, todos os nossos atos têm uma consequência.

Soberania: Deus é soberano. Criou todas as coisas e governa sobre elas.

Em consonância com a LDB 9394/96 de 20/12/1996 e regulamentações da Secretaria Estadual de Educação através do Conselho Estadual de Educação o Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Ágape visa atender as diversidades da educação nacional inseridas em seu contexto local, respeitando as expressões culturais presentes na realidade de uma cidade turística que acolhe pessoas de todas as regiões do país e de outras nações.

O PPP da escola Ágape norteará as ações do cotidiano da instituição valorizando uma práxis pedagógica alicerçada em quatro pilares:

1. aprender a conhecer: que pressupõe saber selecionar, acessar e integrar os elementos de uma cultura geral, suficientemente extensa e básica, com o trabalho em profundidade de alguns assuntos, com espírito investigativo e visão crítica; em resumo, significa ser capaz de aprender a aprender ao longo de toda a vida;

2. aprender a fazer: que pressupõe desenvolver a competência do saber se relacionar em grupo, saber resolver problemas e adquirir uma qualificação profissional;

3. aprender a viver com os outros (conviver), que consiste em desenvolver a compreensão do outro e a percepção das interdependências, na realização de projetos comuns, preparando-se para gerir conflitos, respeitando valores de pluralismo, de compreensão mutua e de busca da paz;

4. aprender a ser, para melhor desenvolver sua personalidade e poder agir com autonomia, expressando opiniões e assumindo as responsabilidades pessoais.

Busca, ainda, concretizar as diretrizes nacionais sobre conteúdos básicos e carga 4. INTRODUÇÃO

(4)

horária, as orientações curriculares e metodológicas da Secretaria da Educação e os objetivos da escola. Nesse sentido, a escola tem em mãos todos os planos e projetos globais que orientam sua ação e apontem a direção a seguir, a partir de decisões onde toda a comunidade participe e comprometa com a execução.

Almejando um Projeto Educacional de excelência, que tenha como principal objetivo a construção de processos de aprendizagem consistentes, desafiadores e prazerosos que mediam a formação integral dos alunos e na busca pelo ensinar-aprendendo, procuramos construir uma escola de qualidade com bons professores e uma proposta pedagógica avançada, trabalhamos em parceria com o Sistema de Ensino Dom Bosco (Educação Infantil e Ensino Fundamental).

E seu produto final que distingue a escola de outras organizações, conferindo-lhe características, ao mesmo tempo de nobreza e complexidade, não apenas pela especificidade do que deve produzir, como também pelos processos que concorrem para essa elaboração. Sua matéria prima é gente – pessoa – por isso a escola deve ser um espaço de “aconchego” onde o educando sinta prazer ao estar nela, sentindo-se parte integrante da construção e reconstrução do saber, do ser e do cotidiano. Nesse processo coletivo deverá desenvolver-se, progredir como pessoa, construindo no eu e no tu os caminhos da cidadania.

Nossa equipe de profissionais, formada por pedagogos e professores especializados em cada área do conhecimento, está sempre à disposição da família, pois, este canal aberto de comunicação facilita as ações pedagógicas a serem desenvolvidas pela escola. Reuniões periódicas com a família visam formar uma parceria forte e duradoura. Paralelamente ao atendimento pedagógico, a Escola Ágape promove excursões, eventos e feiras, passeios, formula projetos e desenvolve atividades culturais e esportivas que estimulam o aluno a buscar novos conhecimentos.

A Escola Ágape trabalha para contribuir com a formação educacional em Caldas Novas. Crescemos, aprendemos e continuamos aprendendo. Neste tempo em que

(5)

adquirimos experiência, fomos aperfeiçoando as técnicas de ensino para a construção de uma escola voltada para o pleno exercício da cidadania.

A Escola Ágape direciona seu trabalho para uma aprendizagem com significados, utilizando de diversos processos metodológicos para que a criança e o adolescente tenham acesso aos conhecimentos indispensáveis para a construção de sua cidadania e saibam relacionar os conceitos desenvolvidos pelas ciências com o próprio cotidiano.

Mesmo que seja mínimo o tempo de permanência do aluno entre nós, queremos que ele, conosco, experimente a necessidade do questionamento; a alegria da descoberta; o valor da crítica consequente; a coragem da denúncia; o poder da ação e a liberdade de expressão. Criando condições para que se construa uma sociedade fundamentada no trabalho de equipe, na liberdade, no respeito, na ética e nos valores cristãos.

.

Em janeiro de 2001 surge em Caldas Novas a Escola Infantil Planeta Criança, que no primeiro momento atendeu crianças de Educação Infantil, priorizando o desempenho das habilidades cognitivas, afetivas e sociais. Nessa primeira fase a escola situava-se na Rua G nº 320, Bairro Nova Vila.

No ano de 2006, com a intenção de melhor atender a clientela e implantar o Ensino Fundamental, a Escola Infantil Planeta Criança (Aut. Res. CEE/CEB nº 85/04 – Abril 2006) passou a situar-se na Rua B Qd 27 Lt 11-R Bairro Nova Vila. Seu espaço físico foi ampliado para uma área construída de 409.57m2

Passando por dificuldades familiares e financeiras e por ser a escola um sonho e o ato de educar uma paixão na vida da administradora, em novembro de 2007 a Sociedade Educacional Ágape assume a administração da escola.

Nesse contexto, em 29 de novembro de 2007 é criada a Escola Ágape com o objetivo de dar continuidade ao projeto de educação e qualidade no ensino-aprendizagem que fora desenvolvido ao longo desses anos. A Escola Ágape continuou

(6)

no mesmo espaço físico da Escola Infantil Planeta Criança.

A direção da Escola Ágape modernizou a escola dando novos rumos à instituição e alavancando o crescimento, porém sem perder os ideais de liberdade, amor, respeito, ética e princípios cristãos. Em 2009 a Escola Ágape iniciou uma nova faixa etária, ao oferecer o ensino de 6º ao 9º ano (Fundamental II)

Dando continuidade a essa história de sucesso, modernização e visando atender um maior número de famílias, em 2010 a Escola Ágape amplia seus horizontes e instalações, ocupando agora uma área de 900 m2. Atualmente, participam desse projeto alunos,professores e colaboradores, todos vislumbrando o mesmo horizonte: construir uma escola que seja referência nacional de qualidade em educação e, ainda, o melhor lugar para se estar e aprender.

A Escola Ágape tem como missão educacional: “Promover educação que edifica vidas, constrói conhecimento e contribui para a transformação da sociedade.".

A Escola Ágape tem como visão educacional: “Tornar-se com a permissão de Deus a melhor escola de Caldas Novas até o ano de 2016.”

Objetivo Geral:

Planejar e executar as atividades pedagógicas tendo como eixo a formação de um cidadão autônomo, participativo e compromissado com o trabalho solidário e responsável promovendo o interesse pelo conhecimento, pela tecnologia, pelos valores humanos e pelos princípios cristãos.

Objetivos específicos:

1 Promover intercâmbio educacional, cultural, tecnológico e científico entre escolas do município e de outras cidades;

2 Propor a criação de projetos que visem à construção do conhecimento do aluno; 3 Propiciar o desenvolvimento da aprendizagem com aulas criativas, respeitando as

características de cada nível de ensino bem como as inteligências múltiplas; 7 MISSÃO E VISÃO EDUCACIONAL

(7)

4 Realizar cursos de atualização profissional por áreas específicas;

5 Promover atividades lúdicas que possibilitem o desenvolvimento pleno das habilidades globais do educando;

6 Valorizar as experiências do educando privilegiando a utilização de novas e significativas aprendizagens;

7 Elaborar materiais didáticos que permitam uma flexibilidade metodológica ao professor adequando sua prática ao contexto e ao educando;

8 Articular cultura popular e o conhecimento sistematizado respeitando as características individuais;

9 Utilizar as diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal - como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir as produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo as diferentes intenções e situações de comunicação;

10 Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos na qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

11 Desenvolver o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, cognitivas, éticas, estéticas, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca do conhecimento e no exercício da cidadania;

12 Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

13 Compreender a cidadania como participação social e política, assim como o exercício de direitos e deveres políticos, civil e social, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si mesmo respeito;

14 Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferentes culturas, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

15 Saber utilizar fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, é evidenciado uma menor quantidade de células CD4+ e CD8+ nos pulmões dos animais P2X7RKO infectados com a cepa Beijing 1471 em relação àqueles dos camundongos

Não fez Com duas soluções uma sofrendo redução e a outra oxidação, em um circuito fechado com fio condutor metálico e uma ponte salina é possível produzir uma pilha química

em efeitos superiores, contudo, considerando-se a realização do experimento apenas no Rio Grande do Sul e as particularidades de cada região produtiva, a extrapolação dos

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

exercício profissional. Relativamente a Pediatria, apesar da maioria das patologias que observei terem sido do foro reumatológico, penso que o meu contacto com esta

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no