• Nenhum resultado encontrado

A mediação nos cursos de graduação a distância: que mediação é essa?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A mediação nos cursos de graduação a distância: que mediação é essa?"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

A mediação nos cursos de graduação a distância: que mediação é essa?

Noelma Silva1 Universidade Estadual de Goiás - UEG

noelmasilv@yahoo.com.br

Resumo:

Este artigo pretende problematizar a importância de se estudar a mediação que efetivamente é praticada pelos professores nos cursos de graduação à distância. Trata-se da parte de uma pesquisa mais abrangente que se encontra em andamento, a qual objetiva analisar a mediação pedagógica nos ambientes virtuais de aprendizagem. Na EAD há uma dificuldade em identificar quem ou o quê é efetivamente responsável pela mediação pedagógica no processo de aprendizagem virtual. Isso se revela, na medida em que, há um professor responsável pela estruturação dos conteúdos dos cursos de graduação a distância e outro que trabalhará este material pré-determinado e fechado com cada turma, denominado de Professor Tutor. Esta realidade coloca em dúvida o tipo de mediação que está sendo efetivamente praticada neste ambiente. Para tanto, neste artigo será apresentado o diálogo realizado com autores clássicos que discutem a importância da mediação na construção do conhecimento, na busca de uma relação de aprendizagem mútua entre professores e alunos. Pretendemos sinalizar, neste diálogo, que tipo de mediação é praticada na graduação à distância.

Introdução

Este artigo tem o propósito de problematizar a importância de se analisar a mediação que está sendo praticada no Cursos de Graduação a Distância.. Conceitualmente, a mediação é considerada pela maioria dos autores clássicos,

1 Cientista Social, Mestre pela Universidade de Brasília e Especialista em Informática em Educação. Atualmente

(2)

como abordagem e procedimento teórico-metodológico em que o conhecimento é construído a partir da interação professor aluno.

No caso dos cursos de Graduação a Distância observa-se que há não apenas um tipo de interação diferenciada entre professor e aluno, mas uma outra lógica de interação, no qual o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) passa a ter um importante papel. Diante deste novo espaço de aprendizagem é necessário verificar que tipo de mediação é possível ser desenvolvida neste ambiente.

Um dos fatores motivadores desta pesquisa está no fato de que a mediação desenvolvida nos cursos de graduação possui uma característica bem marcante. A principal delas é a de que há um professor responsável pela montagem do conteúdo e das atividades no AVA e outro responsável pela aplicação destas atividades pré-estabelecidas com os alunos sem nenhuma autonomia e nem flexibilização para estabelecer uma relação mediática capaz de facilitar a aprendizagem do aluno. Sendo assim, que tipo de mediação esta sendo efetivamente praticada no ambiente virtual?

A pesquisa encontra-se em andamento tem como finalidade identificar que tipo de mediação vem sendo praticada no ambiente virtual de aprendizagem. Este artigo, no entanto, se concentrará na primeira parte da pesquisa, em dialogar com os autores, com especial destaque para Vigotski e Vasconcelos que defendem a importância da mediação pedagógica no processo de ensino-aprendizagem.

Metodologia

A motivação deste artigo se deve à experiência vivida como Professora Tutora em diferentes cursos de graduação a distância nos últimos 02 anos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil.

Iniciar esta problematização a partir do diálogo com os autores é importante para compreender os elementos indispensáveis que caracterizam uma mediação pedagógica.

Outro fator relevante que norteou esta parte da pesquisa foi focar em autores que trabalham com o conceito de mediação no seu sentido puro sem a utilização de tecnologias, para que possamos avaliar se na EAD é possível afirmar que há um outro tipo de mediação.

(3)

Resultados:

1- Mediação: Importância e implicações

Na linguagem coloquial mediar é “ficar no meio de dois pontos”. São várias as situações de vida que nos colocam entre dois pontos, como o real e o ideal, o sujeito e o objeto, a teoria e a prática etc. Na educação, no entanto, a mediação tem outros propósitos, tais como estabelecer o tipo de tratamento, que deve-se dar às relações: professor aluno, teoria e prática e conhecimento e realidade.

1.1. Mediação como categoria dialética

Na filosofia clássica, Aristóteles usa o termo mediação como uma “espécie de média (...) como meio termo”:

“Por meio termo no objeto entendo aquilo que e eqüidistante de ambos os extremos e que é um só e o mesmo para todos e por meio termo relativamente a nós o que não é nem demasiado nem muito pouco e isto não é uma só coisa o mesmo para todos” (Bottomore, 1983:263)

No entanto, contrariamente à leitura aristotélica, Hegel (apud Pontes, 1997:55) defende que a mediação “é responsável pela articulação dinâmica processual entre as partes na sua ação recíproca e o todo, considerando que dada parte constitui em uma totalidade parcial também complexa”. Para Hegel, a mediação é que dá sentido à própria palavra dialética, esta entendida como o estabelecimento de conexões entre pontos opostos por meio de algum intermediário. Conclui então que esta relação subentende a capacidade de mediação como alienação.

Marx por sua vez, ultrapassando o idealismo hegeliano, analisa a mediação com um sentido historicamente concreto e critica esta espécie de sociedade de reconciliação mútua, pois não acredita que extremos reais não podem ser mediados um pelos outros de forma mútua (Bottomore,1983:264). Segundo Marx,

“As mediações são expressões históricas das relações que o homem edificou com a natureza e consequentemente das relações sociais daí decorrentes, nas várias formações sócio-humanas que a história registrou”. (apud Pontes, 1997:78).

(4)

Este grande pensador social identifica outras formas em que a mediação aparece como imanente ao processo de produção, na medida que está acima da atividade produtiva, visto que se encontra nas relações de troca fundamentais para o processo de alienação. (Bottomore,1983:264). Lukács sintetiza bem a dimensão ontológica da mediação enquanto categoria dialética materialista: “Não pode existir nem na natureza, nem na sociedade nenhum objeto que neste sentido (...) não seja mediato, não seja resultado de mediações”. (apud Pontes, 1997:79).

A mediação desta forma é imanente ao processo histórico-social enfatizado pelo materialismo histórico dialético presente nas relações do homem com a natureza. O pensamento marxista tornou-se uma corrente de pensamento crítico, questionador que influenciou profundamente as ciências sociais, principalmente a geografia, a história, a psicologia e a educação no início do século XX.

1.2. As influências da categoria mediação no processo de ensino-aprendizagem:

O russo e psicólogo Lev Semenovich Vigotsky2, influenciado pelos ideais socialistas predominantes no seu país e pelo pensamento marxista revolucionário, publica em 1924 uma obra em que fazia uma crítica à visão naturalista da psicologia, defendendo que a estrutura humana deriva do processo de desenvolvimento profundamente enraizado nas relações entre história individual e social. O que pretendia de fato, segundo Rego (1995), era construir uma teoria marxista do funcionamento intelectual humano.

Vigotsky contrapõe-se às idéias de que as funções psicológicas superiores (atividades tipicamente humanas, como a capacidade de planejamento, memória voluntária imaginação, etc.) são resultantes unicamente do processo de maturação. (Vigotski, 1998:08). Propõe que as funções psicológicas devem ser estudadas e entendidas à luz da teoria marxista da história da sociedade humana, lançou as bases para uma ciência comportamental unificada. Tal postura lhe concedeu o título de ser o primeiro psicólogo moderno a sugerir que os mecanismos que comprovam ser a cultura parte da natureza de cada pessoa.

2 Segundo Rego (1995) Vigotsky viveu pouco tempo - morrendo de tuberculose aos 37 anos – mas o pouco que

viveu foi suficiente para deixar uma obra inacabada no entanto capaz de inspirar e lançar novas bases que viriam a ser mais bem investigadas no futuro.

(5)

L. S. Vigotski (1998) apoiou-se no materialismo histórico em que mudanças históricas na sociedade e na vida material produzem mudanças na “natureza humana” (consciência e comportamento) e tenta correlacioná-la a questões psicológicas concretas. Utilizou-se das concepções de Engels que o uso dos instrumentos foi o meio pelo qual o homem transforma a natureza e ao fazê-lo transforma a si mesmo. O homem através de suas transformações, faz com que a natureza sirva seus propósitos dominando-a.

A representação do processo de mediação no desenho é indicado por uma figura (1) que tem o estímulo de um lado e a resposta de outro tendo a mediação como um elo de ligação. Vale ressaltar que para Vigotski (1998), que é contrário à teoria do aprendizado baseado na associação estímulo e resposta , por acreditar que a mediação é o processo pelo qual as formas superiores do comportamento humano, o indivíduo modifica ativamente a situação estimuladora como uma parte do processo de resposta a ela.

Figura 1

Estímulo/ ______________ Resposta/ Resposta Estímulo

(mediação)

Vivendo numa sociedade socialista, Vigotsky (1998), procurava desenvolver um trabalho que procurava eliminar o analfabetismo e elaborar programas educacionais que maximizassem as potencialidades de cada criança, mas não vive o suficiente para testemunhar o que sua teoria tinha de fato proporcionado ao desenvolvimento da formação da criança.

Vigotsky desenvolve o conceito de mediação simbólica em que distingue dois elementos básicos responsáveis pela mediação: o instrumento e o signo. O instrumento tem a finalidade de regular as ações. E os signos que regulam as ações sobre o psiquismo das pessoas. Portanto, para Vigotski os instrumentos são provocadores de mudanças externas pois amplia a possibilidade de intervenção na natureza. Esses instrumentos permitem ao homem a apropriação das experiências elaboradas socialmente e lhe dão bases para a produção de novos conhecimentos.

(6)

1.3. As re(definições) para explicar o mesmo fenômeno: mediação

Depois de Vigotsky outros autores deram continuidade à sua linha metodológica. Vasconcelos (1999) defende que um dos pressupostos básicos da mediação está na concepção da função social da escola e portanto ela deve propiciar aos sujeitos, por meio da construção do conhecimento, uma compreensão científica filosófica e estética do real para nele intervir.

“ é importante para o professor ter consciência que seu papel primeiro não é cumprir um programa, não é dar determinado rol de conteúdos: antes de mais nada, seu papel é ajudar os alunos a entenderem a realidade em que se encontram, tendo como mediação para isto os conteúdos”. (1999:35)

“O que se espera das novas gerações é que possam participar do movimento do real, no sentido da superação de suas contradições básicas, para isto, uma das mediações seria compreender como funciona a realidade, necessitando se apropriar dos conceitos já elaborados (a fim de não terem que começar tudo de novo)”. (1999:33)

“A concepção de educação do educador interfere até mesmo na mobilização: se o educador não entende o seu programa como uma mediação, como uma forma de compreender a realidade, mas como um fim em si mesmo (concepção tradicional), terá dificuldade em provocar o interesse do aluno para o conhecimento” (1999:38)

Para Bruner (apud Muniz, 2001:37-39), um dos pioneiros das ciências cognitivas, a mediação é concebida como constituída a partir da pessoa e de recursos culturalmente situados. Destaca que a distinção entre Mediador e Criança está na natureza da relação sujeito e objeto de conhecimento e que isso tende a reduzir quando o mediador ajuda a criança a dar sentido à sua ação estabelecendo ligações com os saberes anteriormente adquiridos no contexto sociocultural que participa.

Segundo Muniz (2001:39) a noção de mediação enquanto processo de relação entre o adulto e a criança na aprendizagem a partir da resolução de situações problema leva a considerar a noção de Zona de Desenvolvimento Proximal também proposta por Vigotsky. Também traduzida como zona de desenvolvimento potencial, a zona de desenvolvimento proximal é definida como a possibilidade de alteração no desempenho de uma pessoa pela interferência de outra. Afirma ainda

(7)

que não ocorreria desenvolvimento de um indivíduo se não houver situações propícias ao aprendizado. Isto é, o outro social é imprescindível no desenvolvimento e aprendizagem

O psicólogo russo aprofunda melhor a questão, ao afirmar que não é qualquer indivíduo que pode, a partir da ajuda de outro, realizar qualquer tarefa, isso vai depender do nível de desenvolvimento potencial desta pessoa. Além disso ele atribui importância extrema à interação social no processo de construção das funções psicológicas humanas.

A mediação é tratada ao mesmo tempo como método de abordagem como técnica de aprendizagem, o que confunde seu verdadeiro papel nas relações professor aluno e construção do conhecimento. Muniz (2001:39) enfatiza que a utilização de recursos didáticos pedagógico pode e deve traduzir a representação social do objeto de conhecimento.

Segundo Vasconcelos (1999:62) a meta a ser alcançada na relação professor aluno é uma prática pedagógica significativa, que dialeticamente confronte a realidade e o objetivo, capaz de superar o viés reprodutivista.

“...utilizando da mediação do objeto do conhecimento, (...) o professor de forma intencional, dispõe certas condições da realidade para que o aluno construa seu conhecimento. Para esta compreensão da realidade, uma mediação básica é o conhecimento científico e filosófico, incorporado naquilo que se consagrou chamar “os conteúdos escolares”. Coloca-se a questão do tipo de mediação do objeto que o aluno terá contato. A mediação da realidade a ser conhecida pelo aluno pode ser objetal, ilustrada, verbal e simbólica (ex.: o livro didático, um filme, a exposição do professor, uma foto, um documento, uma gravação, um texto, um modelo, um vídeo, etc.) As mediações podem constituir relação com práxis, criticidade, historicidade, totalidade (Vasconcelos,1999:64).

1.4. A mediação na construção do conhecimento

Sobre as etapas da construção do conhecimento, Saviani (apud Vasconcelos,1999:45) esclarece que neste processo “O movimento que vai da Síncrese (‘a visão caótica do todo’) à Síntese (‘uma rica totalidade de determinações e de relações numerosas’ pela mediação da Análise (‘as abstrações e determinações mais simples’) (...)” novos conhecimentos são passíveis de serem elaborados ao longo destas etapas.

(8)

As metodologias desenvolvidas nas aulas refletem a concepção de educação e de um conjunto de objetivos. A compreensão materialista dialética da educação baseia-se numa concepção de homem e de conhecimento onde o homem é um ser ativo e de relações. Assim, enquanto Vigotsky trata da aprendizagem, Vasconcelos (1999:45) trata do conhecimento como algo que é construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo.

No tratamento do conhecimento, Celso Vasconcelos (1999:46) destaca três grandes dimensões, eixos ou preocupações do educador: a mobilização, interação e a síntese. Inicialmente a mobilização para o conhecimento pode provocar a necessidade de desequilibrar (síncrese), depois a construção deste conhecimento (análise). Outra dimensão é a interação, em que o sujeito deve construir, pela sua ação, o conhecimento através da elaboração de relações cada vez mais totalizantes. E, por último, estabelece-se relações, quanto mais abrangentes e complexas entre o sujeito que estará conhecendo e elaborando a síntese deste conhecimento

Além disso há também diferentes níveis de compreensão do conhecimento e experiência da prática social do Professor e do aluno. Saviani (apud Vasconcelos, 1999:37) “Enquanto o professor tem uma compreensão que poderíamos chamar de síntese precária, a compreensão dos alunos é de caráter sincrético”.

Assim como Vigotsky, desenvolveu uma teoria sócio cultural, Feuerstein (apud Gomes,2002) desenvolveu a teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM. Ambas compreendiam que o indivíduo não podia aprender sozinho e que é fundamental o papel exercido por pais, professores colegas e comunidade na definição no tipo de interação que ocorre entre as crianças e o ambiente. No entanto, enquanto para Vygotsky o processo de aprendizagem da criança é definido pela situação sociocultural, para Feuerstein a criança é o sujeito, agente da aprendizagem, mantendo, no entanto, uma unidade na situacão de aprendizagem mediada.

1.5. A mediação na formação de professores

A mediação, até então, teve seu campo de análise muito restrito à relação Professor-Aluno na escola básica, mas no que se refere à formação universitária é ainda pouco estudada.

(9)

Podemos destacar que a formação universitária para professores é entendida por Knowles e Cole (apud Mizukami,2002), como um continuum, como um processo em desenvolvimento para a vida toda. Mizukami (2002) acredita que para aprender a ser professor não é uma tarefa simples em que se conclui um aparato de conteúdo e técnica de transmissão deles3. É muito mais que isso, trata-se de um tipo de aprendizagem que deve ocorrer por meio de situações práticas que sejam efetivamente problemáticas, o que exige o desenvolvimento de uma prática reflexiva competente.

Shein (apud Mizukami,2002) destaca que muitos problemas educacionais persistem e outros vem se acentuando nas últimas décadas. Dentre eles o conflito existente entre o saber escolar e a reflexão na ação dos Professores e alunos. Shein propõe que para a superação da relação mecânica e linear entre o conhecimento científico e técnico e a prática concreta de sala de aula, deve-se estabelecer uma política de formação dos professores como uma prática reflexiva.

Conclui que, refletir sobre a prática permite fazer experiências, cometer erros e tomar consciência dos próprios erros e tentar novamente de outra maneira. Além disso, Mizukami (2002) pondera que a reflexão implica além do simples conhecimento dos métodos, o desejo e a vontade de empregá-los, implica intuição, emoção e paixão.

Para Zeichner (apud Mizukami, 2002) aprender a ensinar é um processo que continua ao longo da carreira docente, e que na melhor das hipóteses só é possível preparar os professores para começar a ensinar. Esta sim é a grande temática nos trabalhos sobre formação de professores.

Os estudos sobre mediação parte sempre de um pressuposto básico, o de propiciar às novas gerações uma compreensão científica, filosófica, estética da realidade em que vivem por meio da construção do conhecimento. Cabe ao educador, segundo Vasconcelos (1999,35) “(...) ajudar a mediação aluno-conhecimento-realidade”, com a finalidade de que “(...) o aluno possa se apropriar do saber de uma maneira o mais significativa, concreta, transformadora e duradoura possível.”

Na educação, no entanto, a mediação tem outros propósitos, tais como estabelecer o tipo de tratamento que deve-se dar aos conteúdos que é apreender o

3 Prova disso é que quando o pedagogo habilitado legalmente chega na sala de aula, sente-se completamente

(10)

movimento do real para nele intervir e não somente um conhecimento com o fim em si mesmo.

Cabe aqui questionarmos então, como são formados os professores que atuam direta e indiretamente na educação a distância e que tipo de mediação vem sendo então praticada no ambiente virtual de aprendizagem.

Conclusão

Este diálogo nos leva a questionar se as concepções clássicas de mediação podem ser aplicadas na EAD e também questionar que tipo de mediação é possível ser desenvolvidas na graduação a distância.

Mediar o conhecimento é trazer não apenas o contexto do aluno ou a realidade social, mas que tem como principal objetivo alcançar a aprendizagem para que o aluno torne-se sujeito de sua história.

No caso da educação a distância que se utiliza de ferramentas tecnológicas, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, que são criados por uma pessoa, denominada professor autor e trabalhado com os alunos por outro professor, denominado professor Tutor nos comprova que há um outro tipo de mediação em andamento que necessita ser melhor compreendido para compreender sua efetividade. É o que pretendemos trabalhar na parte 2 desta pesquisa.

Referenciais:

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários da prática educativa. 23ª ed. São Paulo Paz e Terra.1996.

GOMES, Cristiano Mauro Assis. Feuerstein e a construção mediada do conhecimento. Porto Alegre. Artmed Editora. 2002

LUDKE, Menga. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas São Paulo:EPU, 1986. MIZUKAMI, Maria das Graças Nicoletti, et al. Escola e aprendizagem da docência.

Processos de investigação e formação. São Carlos. UFSCar, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro (orgs.) . Professor reflexivo no Brasil –

(11)

POLONIA, Ana da Costa. SILVA, Angela Anastácio e SILVA, Maria do Socorro. BRANDÃO, Sumeire. Contribuições da psicologia para a educação. Brasília. Volume 4 do Módulo 4 do Curso de Pedagogia para Professores em exercício no início da escolarização. 2001.

REGO, Teresa Cristina. Vigotsky: Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Vozes. 1995 (Educação e conhecimento).

VASCONCELOS, Celso dos S. Construção do Conhecimento em sala de aula. São Paulo Libertad. 1999 (Cadernos Pedagógicos do Libertad 2)

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente – o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo?Marins Fontes . 1998 (Psicologia e pedagogia)

Referências

Documentos relacionados

Como descrito no roteiro de dimensionamento, em lajes alveolares protendidas com espessura igual ou inferior a 200 mm, o baricentro da armadura ativa permanece dentro

Sendo assim, este trabalho objetivou a comparação entre mapas de solos obtidos em uma mesma área por três diferentes grupos de trabalho e avaliou a variação tanto da obtenção de

Abril Verde foi tema de palestra à população de Nova Canãa do Norte alertandos para a Saúde e Segurança no trabalho na Câmara Municipal da cidade.. Parabéns

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

b) A transposição de modelos. Gilberto Amado: "a inobjetividade de nossas elites". Joaquim Nabuco e "Um estadista do Império" c) Bases sociológicas do pensamento

Cristina Bruschtni Doutora em Sociologia pela Universidade de Sao Paulo e pesquisadora da Fundaçao Carlos Chagas onde desenvolve estudos sobre trabalho feminino e familia e coordena

Já havia sido mencionada ein outra delimitado aos casos nos quais existe violência esquecer a classificação estampada na Lei 1 1 7", classifica a violência em

prestação de informações periódicas, indicando as inconsistências ou omissões de que tenha conhecimento" Item 10 deste relatório Inciso II do art. 1º do Anexo 15 da