• Nenhum resultado encontrado

EDITAL 009/ DA SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL 009/ DA SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL 009/2016 - DA

SELEÇÃO DE PROFESSOR PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO

O Diretor Acadêmico da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza – FAMETRO, no uso de suas atribuições regimentais, torna pública a realização do Processo de Seleção de professores para compor, a partir de 2017.1, o quadro docente dos Cursos de Psicologia, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistema de Infor-mação.

1. DO OBJETO DA SELEÇÃO

As vagas para docência se destinam às disciplinas cujas ementas e turnos estão men-cionados no anexo I, parte integrante deste Edital.

2. DAS INSCRIÇÕES:

2.1. Poderão se inscrever candidatos que atendam aos seguintes requisitos:

I - Ter formação acadêmica com a titulação de Doutor ou Mestre (diploma obti-do no exterior deve ser apresentaobti-do com validação);

- Para o Curso de Gastronomia o requisito mínimo é Especialista.

II - Ter experiência comprovada na docência de ensino superior de no mínimo um ano.

III - Ter experiência profissional comprovada na área.

2.2. As inscrições deverão ser feitas no período de 22 a 28/11/2016, das 10h às 12h e de 14h às 17h, na sede da FAMETRO, Rua Conselheiro Estelita, nº 500 – Jacarecanga, com a Secretária da Direção, 1º andar, telefone 3206-6425.

2.3. No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: a) Ficha de inscrição (disponível no site);

b) Cópia do Curriculum Lattes;

c) Cópias dos diplomas de Graduação e de Pós-graduação (reconhecidos ou va-lidados no Brasil).

2.4. A entrega dos documentos de qualificação indicados no item anterior é condição para participar da seleção.

3. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

3.1. O processo de seleção será composto por 02 (duas) fases:

Fase 01: Análise do currículo do candidato de caráter eliminatório;

Fase 02: Prova didática, de caráter eliminatório, abrangendo aula e arguição, seguida de entrevista, tendo essa fase peso 2.

(2)

3.2. O sorteio de ponto para a prova didática, referente à ementa das disciplinas será realizado, conforme segue:

 Disciplinas da Psicologia: no dia 05 de dezembro de 2016, às 10h, na sala da Coordenação do Curso, primeiro andar da sede da FAMETRO, Campus Conselheiro Estelita;

 Disciplinas do EAD e SI: no dia 05 de dezembro de 2016, às 18 horas, na sala da Coordenação do Curso no Campus Guilherme Rocha;

 Na oportunidade do sorteio também serão sorteados dia e hora da aula.  O não comparecimento do candidato implicará na sua exclusão do

pro-cesso seletivo.

3.3. No período de 07 a 13 de dezembro de 2016, no dia e hora sorteados, o candi-dato deverá, em 30 minutos, ministrar uma aula sobre o ponto sorteado, cujo te-ma consta na ementa da disciplina indicada. Na oportunidade serão avaliadas as seguintes habilidades:

a) adequação do conteúdo ao tema sorteado; b) domínio do conteúdo;

c) linguagem clara na exposição dos conteúdos; d) dinamismo na aula;

e) integração da teoria e prática; f) procedimentos didáticos adotados; g) recursos didáticos adotados; h) qualidade do plano de aula.

3.4. Concluída a aula, a banca examinadora arguirá o candidato durante 10 minutos. 3.5. Cada examinador atribuirá às habilidades da prova didática (3.3) e arguição (3.4)

notas, cujo resultado será a média aritmética das notas atribuídas pelos examina-dores, com arredondamento para uma casa decimal, tendo este resultado peso 2. 3.6. Ficará reprovado e, consequentemente, eliminado da seleção, o candidato que

obtiver na soma do resultado dos itens 3.3 e 3.4 nota inferior a 6,0 (seis), como média dos 04 (quatro) examinadores.

4. RESULTADO:

4.1. A média final de classificação dos candidatos resultará da média aritmética das notas obtidas nas duas fases citadas no item 3.1.

4.2. Em caso de empate serão observados, sucessivamente, os seguintes critérios: a) a maior nota obtida na prova de didática.

b) o título de pós-graduação de maior nível, comprovado pela documentação en-tregue pelo candidato no ato da inscrição.

(3)

4.3. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 16 de dezembro de 2016, às 16h no site da FAMETRO (www.fametro.com.br).

4.4. No dia 20 de dezembro de 2016 o professor selecionado deve comparecer à Coordenação do Curso para receber orientações sobre disciplina e curso e assi-nar termo de ciente da aprovação e do recebimento das orientações sobre docu-mentos da contratação. Em caso de não cumprimento da entrega de documenta-ção contratual, o professor selecionado será preterido pelo segundo classificado.

4.5. O candidato selecionado deverá necessariamente participar de treinamento es-pecífico, nos dias 16, 17 e 18 de janeiro de 2017.

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:

5.1. A inscrição do candidato implicará na tácita aceitação das normas e condições deste Edital.

5.2. O candidato que não comparecer no dia marcado para ministrar a aula de sua prova didática será eliminado da seleção.

5.3. A banca examinadora será composta de 04 (quatro) membros: um professor da área da disciplina, um representante do NDE, o coordenador do Curso e um re-presentante do Núcleo Pedagógico.

5.4. O resultado do processo seletivo deste Edital terá validade pelo período de 01(um) ano a partir da divulgação do resultado referido no item 4.3.

5.5. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria Acadêmica, em conjunto com o Coordenador do Curso da disciplina pretendida.

Fortaleza, 21 de novembro de 2016.

Wilhelmus Jacobus Absil Diretor Acadêmico

(4)

ANEXO I

 Curso: PSICOLOGIA Disciplina: Psicologia Jurídica

EMENTA: Aspectos históricos, éticos e interdisciplinares. Modos de subjetivação e sua repercussão nos processos judiciais. Psicopatologia e processos jurídicos. Os con-ceitos de criminalidade, imputabilidade e inimputabilidade. Atuação do psicólogo nas Varas de Família, Infância e Juventude. Avaliação, perícia psicológica e elaboração de pareceres técnicos.

Turno: Manhã

Disciplina: Psicologia da Saúde

EMENTA: Psicologia da saúde e seus conceitos. Saúde e doença como processo histó-rico. A saúde na atenção primária, secundária e terciária. A medicalização dos sujeitos. Os Fundamentos e abordagens psicológicas de promoção, prevenção e reabilitação em saúde. A equipe interdisciplinar na saúde. Os discursos da saúde e da psicologia os en-laces possíveis.

Turno: Manhã

Disciplina: Psicologia, Drogas e Cultura

EMENTA: História e legislações do uso abusivo de drogas. Conceitos de cultura e suas

relações com os conceitos de sintomas, toxicomanias, adicções. Drogas lícitas e ilícitas. Reforma psiquiátrica e saúde pública. Política de redução de danos. Acompanhamento terapêutico. Consultório na\de rua.

Turno: Manhã

Disciplina: Avaliação Psicológica II

EMENTA: História e bases teóricas das técnicas projetivas. Considerações gerais,

des-crição e indicações das técnicas gráficas, aperceptivas e de contar histórias. Instruções e aplicação de testes projetivos. Entrevistas clínicas como possibilidade de avaliação di-agnóstica. Planejamento de avaliação, elaboração de diagnósticos e laudos psicológicos. Aspectos éticos e limitações dos testes projetivos.

Turno: Manhã

Disciplina: Fundamentos Epistemológicos em Psicologia II

EMENTA: Considerações epistemológicas do objeto da psicologia. Principais corren-tes epistêmicas da psicologia: Behaviorismo, Teorias Psicogenéticas; Humanismo e a Psicanálise. Diferenças entre as correntes epistêmicas da psicologia. Matrizes epistemo-lógicas contemporâneas.

(5)

Cursos: ADS/ SI

Disciplina: Métodos Avançados de Programação

EMENTA: Reusabilidade de software. Padrões Arquiteturais: Camadas, Partições, MVC. Padrões para atribuir responsabilidades: Expert, Baixo Acoplamento, Alta Coe-são. Design Patterns. Elementos essenciais de um Design Pattern. Design Pattern bási-co: Interfaces e Polimorfismo; Herança versus Composição. Design Pattern: Fac-toryMethod, Singleton, Abstract Factory, Iterator, Composite, Strategy, Decorator, TemplateMethod, Observer. Software Baseado em Componentes. Aspectos técnicos do desenvolvimento baseado em componentes. Construção de componentes. A evolução de componentes e comparação de arquiteturas. Frameworks. Construção de frameworks: Um processo evolutivo.

Turno: Manhã e Noite

Disciplina: Técnicas de Implementação de Banco de Dados

EMENTA: Organização de arquivos. Indexação. Álgebra Relacional. Processamento de Consultas. Processamento de transações. Controle de Concorrência. Recuperação de Dados. Bancos de dados em Nuvem.

Turno: Manhã e Noite

Disciplina: Segurança da Informação

EMENTA: Riscos e Defesas: Riscos operacionais e Riscos lógicos. Níveis de Seguran-ça. Políticas de seguranSeguran-ça. Aspectos dos Ataques; Criptografia Convencional; Cripto-grafia por Chave-Pública; Autenticação; Segurança na WEB; Intrusos e Vírus; Fire-walls. Controle de utilização: proteção do sistema de arquivos; trilhas de auditoria; audi-toria de acesso a arquivos e dados, audiaudi-toria de acesso ao sistema, detecção de usuários não autorizados e bloqueio de contas. Segurança do sinal nos meios de comunicação VPN.

Turno: Manhã e Noite

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, verificou-se que, tanto para o Grupo A (p=0,49), como para o Grupo B (p=0,39) não existem diferenças estatisticamente significativas nas notas médias

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do

Estes resultados sugerem que a utilização in vitro dos extratos botânicos aquosos in natura e desidratado de embaúba no cultivo de larvas não foram eficazes no

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A utilização da cinesioterapia na reabilitação precoce de pacientes que sofreram fratura de fêmur com uso de haste intramedular tem um papel importante pelo fato desses

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Em seguida, identifica um conjunto de Unidades de Convergências que são elementos elaborados para determinar a convergência dos fatores relevantes dentro da Acessibilidade