• Nenhum resultado encontrado

3 OBJETIVO E CONTEÚDO MÍNIMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3 OBJETIVO E CONTEÚDO MÍNIMO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA ELABORAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS – PMGIRS DO MUNICÍPIO DE

RIO NOVO DO SUL, ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

1 – OBJETO

Contratação de Consultoria para Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS do município de Rio Novo do Sul, Estado do Espírito Santo, com base no Artigo 51 do Decreto Federalnº 7.404, de 23 de Dezembro de 2010.

2 – JUSTIFICATIVA

Atender a Lei federal de no.12.305/2010,que estabelece princípios, procedimentos, normas e critérios referentes à geração, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, contribuindo para a redução da geração de resíduos sólidos e promoção ao desenvolvimento sustentável do Município de Rio Novo do Sul, devendo apontar e descrever as ações relativas ao manejo de resíduos sólidos urbanos.

A elaboração do PMGIRS de Rio Novo do Sul deverá resultar em uma ferramenta de apoio à gestão municipal, com caráter de orientação estratégica e operacional. O planejamento ordenado das ações a serem implementadas, é de fundamental importância para garantir a gestão integrada dos resíduos sólidos, e para a obtenção dos benefícios de ordem ecológica, econômica, e social dela advindos.

3 – OBJETIVO E CONTEÚDO MÍNIMO

O presente Termo de Referência define o escopo para a contratação de consultoria,para Elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PMGIRS do município de Rio Novo do Sul, objetivando que este plano cumpra o conteúdo mínimo disposto no Artigo 51 do Decreto Federal nº 7.404/2010, sendo um instrumento facilitador de planejamento para o município, considerando elementos internos e externos,

(2)

3.1 Diagnóstico da situação atual dos resíduos sólidos 3.1.1 Caracterização e identificação

Descrever, caracterizar e identificar a situação dos resíduos sólidos gerados no município, com a indicação da origem, do volume e da massa, bem como propor as formas de destinação e disposição final.

3.1.2 Logística reversa

Identificar os atuais geradores de resíduos sujeitos ao plano de gerenciamento ou ao sistema de logística reversa, incluindo o grau de responsabilidade do poder público local, inclusive observando a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos.

3.1.3 Identificação de áreas de disposição inadequada de resíduos

Identificar as áreas contaminadas e também aquelas atualmente utilizadas como destinação final dos resíduos e rejeitos, propondo as respectivas medidas saneadoras.

3.2 Definição de soluções para os resíduos sólidos

3.2.1 Identificação de área adequada a disposição final de rejeitos

Identificar 01 (uma) área favorável para disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos gerados no município.

Descrever os procedimentos operacionais e especificações mínimas a serem adotadas para a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.

3.2.2 Propor soluções consorciadas ou compartilhadas intermunicipal

Descrever as possibilidades de implantação de soluções consorciadas ou compartilhadas com outros municípios, considerando a economia de escala, a proximidade dos locais estabelecidos e as formas de prevenção dos riscos ambientais.

(3)

3.2.3 Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos

Descrever os procedimentos operacionais e especificações mínimas a serem adotadas nos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Propor 01 (um) sistema de cálculo dos custos da prestação dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, bem como a forma de cobrança desses serviços.

3.2.4 Transporte e gerenciamento de resíduos sólidos

Descrever as regras para o transporte e outras etapas do gerenciamento dos resíduos sólidos, observando sempre o disposto nas demais legislação federal e estadual aplicável ao tema.

3.2.5 Implementação e operacionalização do PMGRS

Definição das responsabilidades quanto à implementação e operacionalização do PMGRS, incluídas todas as etapas do plano.

3.2.6 Implantação, acompanhamento e fiscalização.

O plano deve apontar, em conjunto com o poder público local, os seus representantes para o acompanhamento, fiscalização e aplicação de todas as etapas do PMGRS.

3.2.7 Cooperativas e associações de catadores

Propor programas e ações voltadas à participação de cooperativas e associações de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis formadas por pessoas físicas de baixa renda quando houver, ou incentivo à criação destas quando inexistir no município.

3.2.8 Sistema de Coleta Seletiva

Descrever as formas e os limites de participação do Poder Público local na coleta seletiva, bem como as metas relacionadas a coleta seletiva e reciclagem dos resíduos.

(4)

3.2.9 Educação ambiental

Propor programas e ações de educação ambiental que promovam a não geração, a redução à reutilização, a coleta seletiva e a reciclagem de resíduos sólidos;

3.2.10 Atualização do PMGRS

Descrever a periodicidade de revisão do PMGRS.

4 – DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

4.1 – O estudo previsto no item 01 deste Termo de Referência, conforme descrito no objeto, deverá ser feito com pessoal qualificado, mediante emprego de técnicas e ferramentas adequadas, observando se as seguintes condições:

4.1.1 – Executar os estudos do PMGIRS com observância às demais normas ambientais aplicáveis, devendo o mesmo ser concluído no devido prazo legal estabelecido em contrato.

4.1.2 – O PMGIRS deve ser elaborado por equipe técnica habilitada com no mínimo 02 (dois) profissionais de formação nas seguintes áreas de formação: Engenharia Ambiental ou de meio ambiente, Biologia, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária, Engenharia Química e Químico.

4.1.3 – Responsabilizar– se por todo e qualquer dano ou prejuízo causado por ela, seus empregados, representantes ou prepostos diretos ou indiretamente, a este município, ou a livre iniciativa, inclusive aos decorrentes de serviços prestados, mesmo depois do vencimento do contrato;

4.1.4 – Na execução dos serviços, empregar pessoal devidamente qualificado e legalmente habilitado, com registro nos seus respectivos conselhos de classe.

(5)

4.1.5 – Que a Contratada esteja devidamente registrada junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

4.1.6 – Iniciar, após o recebimento da autorização, a feitura do estudo contratado informando, em tempo hábil, qualquer motivo impeditivo ou que a impossibilite de concluir os estudos do PMGIRS, conforme estabelecido.

4.1.7 – Prestar todos os esclarecimentos que forem solicitados pelo município, cujas dúvidas obriga-se prontamente a atender.

4.1.8 – Responder por danos causados por seus empregados, não se eximindo ou transferindo a sua responsabilidade ao Contratante, desde que fique comprovada sua responsabilidade, de acordo com o artigo 70 da lei nº. 8.666/1993.

4.1.9 – Manter durante a vigência do contrato, as mesmas condições de habilitações exigidas na licitação, apresentando sempre que necessário os comprovantes de regularidade fiscal. 4.1.10 – A fiscalização da feitura do estudo do PMGIRS ficará sob a responsabilidade do servidor público municipal, a ser designado pelo Chefe do Executivo Municipal, e o não cumprimento de quaisquer das obrigações descritas no contrato, implicará em advertência que, caso não atendida a contento, poderão implicar na rescisão do contrato.

4.1.11 – Realizar o estudo contratado sempre em regime de atendimento às solicitações daPrefeitura Municipal de Rio Novo do Sul, e no prazo contratado, bem como fornecer a conclusão dos estudos em cópia digital e 2 (duas) copias/prancha impressa, juntamente com a Minuta do Projeto de Lei do PMGIRS do município de Rio Novo do Sul.

4.1.12 – Na fase de diagnóstico da feitura do PMGIRS, o município de Rio Novo do Sul, irá disponibilizar 02 (dois) funcionários com ensino médio concluído por um período de 60

(6)

4.1.13 – É de responsabilidade da empresa contratada, disponibilizar no mínimo 01 (um) profissional para palestrar na audiência pública de divulgação do início dos estudos do PMGIRS e na audiência pública final de apresentação dos resultados do PMGIRS.

4.1.14 – A estrutura para a realização da Audiência Pública será de inteira responsabilidade do Município de Rio Novo do Sul, inclusive sua organização e divulgação.

5 – PRODUTOS ESPERADOS

Os produtos esperados da CONTRATADA são:

5.1. Plano de Trabalho, contendo a metodologia a ser adotada na execução dos estudos

necessários à elaboração do PMGIRS, nas fases de diagnóstico e prognóstico, devendo o mesmo ser aprovado pela CONTRATADA, e apresentado em duas reuniões setoriais.

5.2. Realização da primeira audiência pública, apresentando a metodologia a ser adotada

na execução dos estudos necessários à elaboração do PMGIRS, nas fases de diagnóstico e prognóstico, e colher sugestões da sociedade e instituições com envolvimento no tema.

5.3. Realização da segunda audiência pública, para apresentaros resultados da conclusão

dos estudos do PMGIRS, conforme dados levantados nas fases de diagnóstico e prognóstico.

5.4. Entrega da minuta do projeto de Lei do PMGIRS, tendo como base os estudos do

PMGIRS e as observações colhidas na segunda audiência pública.

6 – FORMAS DE PAGAMENTO

6.1 –O valor de cada parcela do pagamento está definido no item Prazo/Cronograma e sua liberação está condicionada à aprovação de seus respectivos produtos, a saber:

 1ª parcela- 25% do valor total, mediante aprovação do Plano de Trabalho;  2ª parcela- 25% do valor total, após a realização da 1ª audiência pública;  3ª parcela- 25% do valor total, após a realização da 2ª audiência pública;

 4ª parcela- 25% do valor total, após a entrega da minuta do projeto de Lei do PMGIRS.

(7)

6.2 – O pagamento far-se-á por meio de fatura/nota fiscal expedida pela Contratada, de acordo com os produtos efetivamente realizados e aceitos pelo Contratante, atestados por Boletim de Medição.

6.3 - Incumbirá à Contratada a iniciativa e o encargo do cálculo minucioso de cada fatura devida, a ser revisto e aprovado pelo Contratante, juntando a respectiva discriminação dos serviços.

6.4 - Se houver alguma incorreção na fatura o pagamento será suspenso, até que a Contratada proceda a alteração devida.

6.5 - Desde que apresentada a fatura pela Contratada e devidamente aprovada pelo Contratante o pagamento da mesma dar-se-á até o 30º (trigésimo) dia após apresentação. Para o efetivo pagamento a Contratada apresentará ao Contratante a Certidão Negativa de Débito – CND (INSS), CND Municipal, Estadual e Federal e o Certificado de Regularidade de Situação – CRF (FGTS) atualizadas.

7. PRAZO/CRONOGRAMA

O período para a elaboração do PMGIRS é de 90 (noventa) dias a partir da data de assinatura do contrato, seguindo a proposta de cronograma de trabalho apresentada abaixo:

 Plano de Trabalho: ser apresentado até o 7º dia do 1º mês a partir da data de assinatura do contrato;

 Realização da 1ª audiência pública: ser feita até o 15º dia do 1º mês a partir da data de assinatura do contrato;

 Realização da 2ª audiência pública: ser feita até o 15º dia do 3º mês a partir da data de assinatura do contrato;

 Entrega da minuta do projeto de Lei do PMGIRS, até o 30º dia do 3º mês a partir da data de assinatura do contrato;

8– DA APROVAÇÃO

8.1 – Para a aceitabilidade da proposta, a equipe técnica, a seu critério, poderá diligenciar a Empresa para certificar-se da conformidade com a exigência editalícia, podendo desclassificar a proposta da empresa que não comprovar a compatibilidade com o objeto licitado.

(8)

9 – APURAÇÃO DO VALOR MÉDIO PARA FEITURA DO PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO MUNICÍPIO DE RIO NOVO DO SUL

Valores constantes nos autos:

LOTE I Item

1

Serviço Quantidade Valor Médio

1.1

Elaboração do Plano Municipal de Gestão

Integrada de Resíduos Sólidos do município de Rio Novo do Sul, conforme Artigo 51 do Decreto Federal no. 7.404/2010.

01 R$ 63.426,66

10 – OUTRAS CONSIDERAÇÕES:

Além das especificações acima, deverão ser observadas as prescrições a seguir, todas condicionantes da aceitação da proposta e do recebimento do produto licitado:

10.1 – Não serão aceito produtos em desacordo com as especificações constantes do presente Termo de Referência;

10.2 – Prazo de Validade de proposta deverá ser de 60 (sessenta) dias a contar da data de abertura das propostas de preço;

10.3 – Nos preços cotados deverão estar inclusos todos os insumos que os compõem, tais como despesas com impostos e quaisquer outros que incidam diretamente ou indiretamente no fornecimento dos produtos cotados.

(9)

11 - CONDIÇÕES DE EXECUÇÃO

11.1 – A Contratada obrigar-se-á finalizar os estudos do PMGIRS e objeto desta Contratação,no prazo máximo de 90 (noventa dias) a contar da assinatura do Contrato, devendo esta prestar os informes e esclarecimentos solicitados.

11.2 – Na feitura do PMGIRS a Contratada deverá observar também outras normas legais compatíveis, no que tange à questão ambiental aplicável ao tema.

11.3 – A CONTRATADA é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais ou comerciais resultantes da execução do Contrato.

Referências

Documentos relacionados

Na Figura 4.7 está representado 5 segundos dos testes realizados à amostra 4, que tem os elétrodos aplicados na parte inferior do tórax (anterior) e à amostra 2 com elétrodos

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se