• Nenhum resultado encontrado

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS MARQUÊ S DE POMBA L

EDUC AÇÃO FÍS ICA

UNIDADE DIDÁCTICA DE BASQUETEBOL

DOCUMENT O DE APOIO

(2)

C

ARACTERIZAÇÃO DA MODALIDADE

O bas quet e bo l é u m jo go des po rt ivo c o lect ivo , pr at icado po r duas equ ipa s fo r mad as po r c inco jo gado res de ca mpo ma is c inco sup le nt e s.

O OB JECTI VO DO JOGO:

O objectivo de cada equipa é int rod uzi r a bo la no ce sto da equip a adve rsá ria e i mpedi r qu e a bo la ent re no seu ce sto, re speitando a s reg ra s d e jogo.

REPOSIÇ ÃO DA BOLA EM JOGO

• O jogo inicia -se co m lançamento de bola ao ar, no círculo central, entre do is jo g ado res, u m d e cad a equ ip a, o s único s que po de m e st ar no c írc u lo ce nt ra l. O iníc io de jogo é a única sit uação em que há “bo la ao ar”.

• Todos os reiníc ios de jogo fazem-se com posse da bo la alt ernada (posse de bo la da equ ipa ind icad a pe la set a da mes a).

 Quando a bo la sai fora do campo, a sua reposição em jogo é feit a no local onde a bo la sa iu ( lin ha lat era l o u fina l).

• Quando existe fa lta pesso al, a reposição é feita pela linha lateral ou na final, co nfo r me o lo c a l ma is pró ximo o nd e fo i co met id a, e xcept o no ca so de a fa lt a ser co met id a no act o de la nça me nt o , o nde ha v erá do is la nça me nt o s livr es.

• Após a marcação de ponto, o jogo prossegue co m um passe rea lizado atrás da linha fina l, pe la equ ipa que so freu o cest o.

• Quando existe bo la presa ou dup la falta (do is adversário s fazem fa lta ao mesmo t empo ), o jo go re inic ia -s e co m po sse da bo la a lt er nad a (po ss e de bo la da e qu ip a ind ic ad a pe la set a da me s a) .

• Quando existe uma falta técnica, se for a um jogador que est iver a jogar, a equ ipa de ss e jo ga do r será pe na liz ada co m do is la nc es livr es. Se fo r a u m qua lqu er e le me nt o do ba nco (t re inado r, jo gado r, etc.), a o ut ra equ ip a irá be ne fic iar d e do is la nce s livre s, ma is re po sição da bo la e m jo go , que é fe it a co m u m pé d e cad a lado da linha d e me io ca mpo , fo ra do c a mpo , passa ndo o jo gado r a bo la a q ua lqu er o ut ra co leg a da me s ma equ ip a, para qua lq uer po nt o do ca mpo .

(3)

• Quando existe um falt a ant i desportiva, a equipa do jogador que fo i assina lado est e t ipo de fa lt a, é pe na liz ad a co mo nu ma fa lt a t écnic a ao ba nco .

• Quando há um desconto de tempo (este só pode ser concedido a uma equipa qua ndo est a est á e m po ss e de bo la e co m o jo go int erro mp ido ), a bo la será repo st a na linha lat era l, na zo na de de fe sa o u de at aque, co nfo r me o nde fo i int erro mp ido o jo go . Se o jo go parar, apó s t er s ido a s s in a lado u ma fa lt a no act o de la nça me nt o , o desco nt o de t empo ser á a nt es do s do is la n ces livr es. Cad a equ ip a t e m d ir e it o a u m desco nt o de t empo de u m minut o po r perío do e do is no ú lt imo (4º per ío do ).

CESTO ( obtenção de ponto s)

• Um cesto é válido quando a bo la entra por cima e passa através dele.

• Um cesto de ca mpo conta 2 pontos. Se for obt ido para além da linha dos três po nt o s, va le 3 po nt o s.

• Um cesto de lance livre, vale 1 ponto.

RESU LTA DO

• O jogo é ganho pela equipa que marcar maior número de pontos durante o tempo regu la me nt ar. No caso de e mpat e, t erá lug ar a u m pro lo ng a me nt o de c inco minut o s, se per s ist ir o e mpat e, ha ver á no vo pro lo nga me nt o . Haverá se mpr e pro lo nga me nt o se o resu lt ado est iver e mp at ado .

• Perde o jogo, por falt a de co mparência, a equipa que, durante o jogo, ficar reduz ida a me no s d e 2 jo gado res.

REGRA DOS 3 SEG UNDOS

 Um jogador não deve permanecer mais que três (3) segundos consecut ivos na área rest r it iva do adversár io , e nq ua nt o a sua equ ipa e st á de po sse de u ma bo la viva, na sua zo na de at aque e o cro nó met ro de jo go est iver a a ndar

REGRA DOS 5 SEG UNDOS

• Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bo la em jo go (na linha de fundo o u lat era l).

• Quando está em posse de bo la (em campo), tem 5 segundos para passar, driblar o u la nçar.

(4)

• Quando uma equipa ganha a posse da bola na zona de defesa, deve passá -la para a zo na de at aque d e nt ro de 8 segu ndo s.

A co nt age m d e 8 segu ndo s de ve co nt inu ar qua ndo fo r co nced id a u ma repo s ição pe la linha lat era l à e qu ipa que t inha a po sse de bo la na sua de fe sa, e m co ns equê nc ia de u ma da s seg u int e s s it u aç õ es: a bo la t er sa ído po r u ma da s linha s ; o árbit ro int erro mper o jo go po r le são de u m jo gado r des sa equ ip a ; fa lt a d up la ; ca nc e la me nt o de pena lidad es, po r fa lt a s ig ua is co nt ra as duas e qu ipa s.

REGRA DOS 24 SEGUNDOS

• A equipa que está na posse de bo la tem 24 segundos para atacar, tendo a bo la que bat er no aro o u ent rar no cest o ant es q u e 24 segu ndo s aca be m. No ca so de u ma equ ipa g a nhar u m re ss a lt o o fe ns ivo , e ss a equ ipa t e m d ir e it o a ma is 24 segu ndo s de at aque, na sua zo na o fe ns iva, não po dendo regressar à sua zo na de fe ns iva co m a po sse de bo la. Caso ist o ac o nt eça, des ig na -se po r “vio la ção ” o u “t ranspo s ição ”.

BOLA AO AR

O in íc io do jo go pas sa a ser a ú nica sit u ação e m que se e fect ua o la nça me nt o de bo la ao ar. No rest o do jo go – me smo que se ver ifique m pro lo nga me nt o s – ap lic ar -se-á a po ss e de bo la a lt er nad a.

BOLA PRES A

• Co nsidera-se bo la presa, quando a bo la é segura simult aneamente por um ou mais ad versár io s (t ivere m u ma o u a mbas a s mã o s so bre a bo la, fic a ndo est a presa) e não se de fine a sua po s se, o s árbit ro s as sina lar ão bo la pre sa.

LANC E LIVR E

• Na sua execução, os vário s jo gadores, ocupando os respect ivos espaços ao longo da área r est r it iva, não po de m d e ixar o s s eus lu gare s at é que a bo la sa ia da s mão s do execut a nt e. O que e st á a e xec ut ar o la nc e livre, não po de p is ar a linha d e la nça me nt o livre ne m p as sar para a lé m de st a, ant es que a bo la t o que no aro .

BOLA FORA

• A bo la está fora do campo quando tocar um jogador, qualquer outra pessoa, o so lo o u qua lqu er o ut ro o bje ct o so bre ou a lé m da s linha s limit e, o u a ind a o s supo rt es o u a part e ext er io r da t abe l a.

(5)

TRANS POR TE D A BOLA

• Quando se aco mpanha a bo la co m a mão (pôr a bo la na palma da mão, co m a mão vira da para c ima ), no mo me nt o do dr ible.

DRIBLES

• Não é permit ido driblar a bo la, agarrá -la e vo ltar a driblar no vamente a bo la. Não se po de dr ibla r co m as du as mão s.

PASSOS

• O jogador não pode dar mais de do is apoio s co m a bo la nas mãos. Para inic iar um dr ible só é per mit ido rea lizar u m apo io a nt es de dr ibla r, ne st e caso , se e fect uar do is apo io s, será pa sso s. Ao ut iliz ar u m pé e ixo (p ivo t ), o jo gado r po derá faz er vár io s apo io s co m o o ut ro pé, ma s s e m le va nt ar o pé e ixo . Não po de le va nt ar o pé e ixo a nt es de in ic iar o dr ible, ape nas o po de le va nt ar para la nç ar ao cest o, passar o u apó s um dr ib le.

FALTAS PESSOA IS

• É a infracção que um jogador comete sobre um adversário, envo lvendo contacto fís ico (agarrar, to car, empurrar) imped ind o a sua pro gressão .

Pena li zação

Se a fa lt a fo r no act o do la nç a me nt o :

- Co nt a o s po nto s se fo r co nvert ido o cest o e o jo gado r t em d ir e it o a u m la nc e livre ;

- Não fo i ce st o e o jo gado r t e m d ir e it o a do is la nc es livr es

O jo gado r que execut a de ve e st ar at rás da lin ha de la nce livre e à vo lt a da área rest r it iva po de m fic ar 3 de fe sa s e 2 at aca nt es.

CINCO FA LTAS PESSO AIS

• Um jogador que comete cinco falt as, pessoais ou técnicas (vale co mo u m pesso a l), é o br igado a ba ndo nar o jo go e ser su bst it u ído po r o ut ro .

(6)

• Quando uma equipa at inge 4 falt as, pessoais ou técnicas em cada perío do, todas as fa lt a s segu int e s

do s seus jo g ado res, serão pe na liz ad as c o m do is la nça me nt o s livre s, e xe cut ado s pe la equ ip a

ad versár ia.

ELEMENTOS TÉCNICOS

P

PAASSSSEE DDEE PPEEIITTOO

Des c riç ão:

Fo r ma de co mu n ica ção ent re do is jo gad o res, atravé s de u ma pro je cção t ensa d a bo la nu m p la no ho r izo nt a l, rea liz ado se m o po sição .

(7)

 Co to ve lo s nat ura lme nt e ao lado do corpo e apo nt ado s para o chão ;

 O lho s no a lvo ;

 Ext ensão do s braço s na d ire cção do alvo (pe it o do co mpa nhe iro que rece be) ;

 Ava nç ar a per na da ndo u m pas so na me s ma d ire cção do passe ;

 I mpu lso fina l so bre a bo la , at ravés d a fle x ão ráp ida do s pu lso s ;

 Ter minar o pas se co m a s pa lma s da s mão s vo lt ada s para fo ra. ERROS M AIS COM UNS

 Co to ve lo s a fa st ado s do corpo ;

 Bo la part e de c ima da c a be ça ;

 Ext ensão inco mp let a do s br aço s;

 Ine x ist ê nc ia d a rot ação do s pulso s;

 A bo la não é t rans mit ida d e fo r ma t e nsa e d ir ig id a para o a lvo .

P

PAASSSSEE PPIICCAADDOO

Des c riç ão:

Fo r ma de co mu nic ação e nt re do is jo gado res, at ravés de u ma pro jec ção t ens a da bo la le va ndo -a pr ime iro a ress a lt ar no so lo (quando há o po s iç ão ).

(8)

 Ext ensão t ot al e s imu lt â nea do s me mbro s su per io re s par a a fre nt e e p ara ba ixo ;

 Tro nco lig e ira me nt e inc lina do para a fre nt e;

 Tra je ct ó ria p ic ada e d ir ig id a para o so lo perto do co mpa nhe iro ;

 Ava nço do apo io (pass e parado ) na d ire cç ão do passe ;

 I mpu lso fina l so bre a bo la, at ravés d a fle x ão ráp ida do s pu lso s ;

 Ter minar o pas se co m a s pa lma s da s mão s vo lt ada s para fo ra. ERROS M AIS COM UNS

 Idênt ico s ao do pass e de p e it o , co m a e xc epção da d ificu ld ad e de c á lcu lo da zo na d e re ss a lt o da bo la co m qu e e st a s e d ir ig e par a pert o do s pés do recept o r.

(9)

R

REECCEEPPÇÇÃÃOO

Des c riç ão:

Gest o act ivo de rec e ber a bo la co nt ro lad a, ut iliz a ndo as mão s, apó s e ve nt ua l pas se de u m co mpa nhe iro .

COM PONEN TES C RÍ TI CAS

 A rec epç ão é fe it a co m a s dua s mão s ;

 As mão s fo r ma m u ma sup er fíc ie cô nca va ;

 Te m d e s er u ma rec epç ão act iva: ir ao e nco nt ro da bo la e e xt e nsão do s me mbro s super io re s.

 Apó s r ecep ção pro t eger a bo la imed iat a me nt e co nt ra ao pe it o (fle xão do s me mbro s super io re s ).

ERROS M AIS COM UNS

 Não o lhar para a bo la ;

 Recu ar o u fic ar parado e m vez de ir ao enco nt ro da bo la ;

 Mão s e m e xt e nsão , se m e xecut ar a fle xã o das mes ma s p ara a a bso rção de e nerg ia qu e a bo la po ss a t er.

(10)

P

POOSSIIÇÇÃÃOO DDEE TTRRIIPPLLAA AAMMEEAAÇÇAA ((LLEEIITTUURRAA DDOO JJOOGGOO))

Des c riç ão:

Po s iç ão que de ve s er ado p t ada po r u m jo gado r que aca bo u de r ece ber a bo la, dura nt e a le it ur a do jo go .

COM PONEN TES C RÍ TI CAS

 M.I. se mi- fle ct ido s e d is so c iado s ;

 Pés a fa st ado s à largur a do s o mbro s;

 Tro nco lig e ira me nt e inc lina do à fre nt e;

 O lhar d ir ig ido para a fre nt e ;

 Pega d a bo la co m a s du as mão s: mão d o lado da bo la, po r c ima e mão co nt rár ia à fr e nt e;

 Bo la pro t eg ida ju nt o à cint ura, do lado cont rár io ao M. I. da fr e nt e.

ERROS M AIS COM UNS

 M.I. e m e xt e ns ão ;

 Tro nco de ma s iado inc linado à fre nt e ;

 O lhar d ir ig ido para a bo la ;

 Bo la pro t eg ida ju nt o ao o mbro , do lado co nt rár io ao M. I. da fr e nt e.

(11)

D

DRRIIBBLLEE DDEE PPRROOGGRREESSSSÃÃOO

Des c riç ão:

Fo r ma d e pro gress ão no ca mpo , pe lo jo ga do r co m po sse d e bo la, s e m o po s iç ão , at ravé s de u ma o u ma is pro jec çõ es da bo la no so lo .

COM PONEN TES C RÍ TI CAS

 A bo la é e mpurrad a co m o s dedo s (punho fle xíve l) ;

 Mo vime nt o de ext ensão e fle xão do pu lso aco mpa nha a do mo v ime nt o do a nt ebra ço ;

 A bo la é impu ls io na da p ara u m po nt o do so lo e m fr e nt e, no se nt ido do des lo ca me nt o ;

 Alt ura do ressa lt o da bo la ao níve l d a c int ura.

 O lhar d ir ig ido para o jo go .

ERROS M AIS COM UNS

 To car a bo la co m a pa lma da s mão s;

 Bat er a bo la e m vez de a e mp urrar ;

 Braço mu it o t enso , se m aco mp a nhar o mo vime nt o da bo la ;

 Bo la impu ls io nada à fr e nt e do corpo ;

 Bat ime nt o s mu it o a lt o s o u mu it o ba ixo s;

(12)

L

LAANNÇÇAAMMEENNTTOO NNAA PPAASSSSAADDAA

Des c riç ão:

T ipo de la nça me nt o ut iliz ado pert o do cesto apó s dr ible o u co rt e para o cest o e recepç ão e m co rr id a, t endo co mo arg u me n to a regra do s apo io s , a qua l per mit e dar do is apo io s apó s a rec epç ão se mpre qu e d e seg u ida ha ja la nça me nt o ao cest o , co mo é o caso .

COM PONEN TES C RÍ TI CAS

 Pega na bo la à a lt ura do pe it o e co m as du as mão s ;

 Co o rdenação da recep ção da bo la co m o 1º apo io ;

 Co locação correcta dos apoios: direito /esquerdo na “entrada” do lado direito, esquerdo/direito na “entrada” do lado esquerdo. (apoios rasantes);

 Ú lt imo apo io e m eq u ilíbr io , para sa lt ar na vert ic a l e pert o do cesto ;

 O lhar d ir ig ido para o cesto ;

 La nça me nt o co m a mão co nt rár ia ao pé de c ha ma da, e le va ndo o jo e lho do me smo lado do la nç a me nt o ;

 La nça co m a mão co lo cada po r ba ixo e at rás da bo la ;

 Fa z a e xt ensão do braço , pu lso e dedo s ao la nçar. ERROS M AIS COM UNS

 Est rut ura rít mic a do s apo io s fe it a de fo r ma errada ;

 Apo io s não são fe it o s de fo r ma ra sa nt e ;

 A bo la é seg ura a ba ixo da zo na pe it o ra l;

 O ú lt imo apo io de ma s ia do pert o o u mu it o a fast ado do cest o e/o u e m dese qu ilíbr io .

(13)

L

LAANNÇÇAAMMEENNTTOO PPAARRAADDOO AA UUMMAA MMÃÃOO ((OOUU EEMM AAPPOOIIOO))

Des c riç ão:

De t o do s o s e le me nt o s t éc nico s, é o la nça me nt o que p er mit e sat is fa zer a fina lid ad e do jo go – int ro duz ir a bo la no cest o .

COM PONEN TES C RÍ TI CAS

 Co m o co rpo em fle xão , p ega da bo la co m a s dua s mão s part indo do pe it o , de ve ndo pas sar à fr e nt e da fa ce ; ( mão la nçado r a e mão prot ecto ra)

 Pés a fa st ado s à largur a do s o mbro s e be m e nquadr ado s co m o cest o ;

 O lhar para o cest o ;

 Ext ensão do co rpo

 A bo la sa i d a mão , quando o me mbro supe r io r at ing e a e xt ensão co mp let a ;

 Mão que la nç a: de do s a fa st ado s e e xt e nsão co mp let a do pu lso na p art e fina l.

ERROS M AIS COM UNS

 Co lo cação da bo la mu it o ao la do do co rpo;

 Perna o po st a à fr e nt e;

 Ext ensão inco mp let a do co rpo ;

 Ext ensão do braço para a fre nt e e não para a d iago na l;

(14)

D

DEESSMMAARRCCAAÇÇÃÃOO

Des c riç ão:

Co ns ist e na o cupaç ão do s espaço s va z io s, po r part e do s jo gado res s e m bo la d a equ ipa qu e est á ao at aque, cria ndo lin has de pa s se ao po rt ado r da bo la . D e pre fer ê nc ia, a de s mar caç ão deve ser fe it a na d ir ecç ão do cest o adversár io .

COM PONEN TES C RI TI CAS

 Des lo car -s e para o s es paço s va z io s, de pre ferê nc ia na d irec ção do cest o do ad vers ár io

 Caso não rece ba a bo la, não de ve p er ma necer o nd e e st á, mas s im rea liz ar o ut ro des lo ca me nt o , afast a ndo -se da bo la e para u m e sp aço va z io , a br indo ass im ma is u ma linha de pa s se ;

Afa st ar -se do de fe nso r para rece ber a bo la . ERROS M AIS COM UNS

 Fic a ju nt o do defe sa ;

(15)

D

DEEFFEESSAA IINNDDIIVVIIDDUUAALL ((CCAAMMPPOO IINNTTEEIIRROO))

Des c riç ão:

Co ns ist e na marc ação d e u m ad versár io , co m o u se m bo la , não o de ixa ndo jo g ar o u receber a bo la.

COM PONEN TES C RITI CAS:

 Est ar se mpr e pró ximo do adver sár io qu e s e est á a mar car ;

Est ar se mpr e e nt re o adversár io e o seu ce st o ; ERROS M AIS COM UNS:

 Perde o enqua dra me nt o defe ns ivo ;

(16)

BIBLIOGRAFIA

 ANTUNES, M. & CORADINHO, A. (1995). O livro de Educação Física – 6º ano. 2ª ed iç ão , D idá ct ica Ed it o ra: Lisbo a.

 BAPTISTA, P. e outros. (2006). Em movimento-3º CEB. 1ª edição. Edições Asa: Po rto .

 BARATA, J. e Coelho, O. (2002). Hoje há EDUCAÇÃO FÍSICA. 1ª edição. Text o Edit o ra Lda : Lis bo a.

 BARBOSA, M. (1999). Grande Enciclopédia do Desporto . Edição Especial e m Língu a Po rt uguesa, Vo l. I, II, III, IV e V.

 CALADO, J.(1999) Educação Física, 5º/6º ano 1ª edição Areal Editores: Porto.  COSTA, J. D. (2000) Jogo limpo, 5º/6º ano, Porto Editora: Porto.

 LEBRE, E. & NUNES, F. (1997). Desporto é vida – Educação Física – 5º/6 anos. 1 ª Ed iç ão , Po rt o Edit o ra: Po rto

 LEGRAND, L. & RAT, M. ( 1998). O Basquetebol: as regras, a técnica, a prátic a. 1ª ed iç ão , Edit o ria l Est a mp a: Lis bo a

 PIMPAREL, L. Educação Física 5º e 6º ano. Editorial O Livro: Lisboa.

Docu mento co mpi lad o a pa rti r d e unida des didácti cas rea li zada s no â mbito do estágio do Cu rso de p ro fe sso re s do E nsino B ási co - v a riante de Educaç ão fís ica, da Es co la Supe ri o r de Educ ação de Le i ria, no ano lectiv o de 2002/200 3.

Referências

Documentos relacionados

A rota ecoturística Maricá-Saquarema tem o potencial de ser uma alternativa viável para o incremento do setor turístico regional, bem como favorecer a promoção

E 0 ato legal de d esignar uma pessoa como sua pr ocur ador a e que,  como tal, toma a si uma incumbencia que Ihe e destinada, ou seja,   urn mandante atribui a urn

- Remover as pastilhas usadas e retornar todo o parafuso de regulagem em seguida montar uma pastilha nova do lado da roda, empurrando com a mão a pinça no sentido do cilindro de

15.6 - Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deverão ser enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de

O Reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) torna público pelo presente Edital, de acordo com as disposições legais em vigor, o início do período de manifestação de

A comunicação desenvolve o tema de aplicação do conceito gestão do risco precisamente ao risco de gestão dos recursos hídricos, focando os processos de decisão e de