• Nenhum resultado encontrado

ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTADO DO MARANHÃO MINISTÉRIO PÚBLICO PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

Referente: PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 982AD/2012. Interessado: Coordenadoria de Serviços Gerais

Assunto: Seguro de veículos

Pedido de Esclarecimento

Certifico, para os devidos fins, que foram encaminhados ao e-mail desta comissão os pedidos de esclarecimentos abaixo descritos, com os respectivos “print screen's” colacionados, bem como as respectivas respostas elaboradas pelo setor requisitante, após encaminhamento dos mesmos através de e-mail.

É verdade e dou fé.

Atenciosamente,

São Luís (MA), 28 de maio de 2013.

Sérgio Henrique Ferreira da Silva Pregoeiro CPL-PGJ/MA

(2)

Sr Pregoeiro, Bom dia!

Solicito esclarecimento quanto ao PREGÃO ELETRÔNICO Nº 16/2013 que será realizado no dia 29/05/2013, às 10Hs. O Edital não informa os veículos a serem contratados, somente as coberturas.

Desde já agradeço, Atenciosamente, Valéria Labre Analista de Riscos

Gerência Executiva de Frotas e Licitações Diretoria Geral de Automóvel

Com.: (21) 3723-8818 www.bbmapfre.com.br

(3)

Resposta ao questionamento Prezado licitante,

O edital já foi retificado. Agradecemos o interesse e a participação que levou à correção do erro.

Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA

(4)

A PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO Ref.: Pregão Eletrônico nº 16/2013

Senhor Pregoeiro,

Solicito esclarecimento referente ao edital em epígrafe.

ESCLARECIMENTO 01: No item 16 DAS COBERTURAS, subitem 16.5 A seguradora contratada deverá cobrir todos os riscos derivados da circulação do veículo segurado, as despesas indispensáveis ao salvamento e transporte do veículo até a oficina indicada pela contratante, e as indenizações e prestações de serviços correspondentes a cada uma das coberturas do seguro.

-Informo que a oficina escolhida deverá ser cadastrada na Companhia e esta não poderá praticar valores superiores a média do mercado. E que não é de aceitação de nenhuma Companhia de Seguro, autorizar reparos em oficinas não

credenciadas/autorizadas. Sendo assim, solicito alteração do item destacado ou documento com aceitação da informação acima mencionada.

Aguardo urgente um parecer sobre o assunto acima exposto.

Atenciosamente,

(5)

Resposta ao questionamento

Em resposta ao pedido feito, segue abaixo resposta do setor requisitante.

Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA

O argumento da impuganante não deve prosperar, pois a seguradora não pode impor ao segurado em quais oficinas este deve realizar o conserto. Tanto é asim que a mesma não apontou qual dispositivo legal sustenta a sua afirmação.

É um direito do consumidor escolher a oficina onde realizará os reparos ao seu veículo, cabendo à seguradora pagar o conserto, desde que o valor esteja dentro do limite de sua apólice.

Por derradeiro, cabe assinalar que o dispositivo do edital, ora impugnado, não viola a lei. Acaso a impugnante tenha por política autorizar os reparos apenas nas oficinas credenciadas, então a mesma não deve participar do Pregão 16/2013, uma vez que não atende às exigências do mesmo.

Diante do exposto, opinamos pelo indeferimento do pedido. Cordialmente,

Marialda Carvalho furtado Mendes Seção de Transporte

Coordenação de Serviços Gerais-PGJ/MA Fones: 3219-1704

(6)

A PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO Ref.: Pregão Eletrônico nº 16/2013

Senhor Pregoeiro,

Solicito esclarecimento referente ao edital em epígrafe.

QUESTIONAMENTO 02 - No Anexo I termo de Referência, subitem 2 -Necessidade de garantir a cobertura de despesas com eventuais danos que possam acometer ou atingir os veículos pertencentes à Procuradoria Geral de Justiça, principalmente por tratar-se de viaturas que circulam diariamente, estando, assim, em plena atividade.

- É informado que trata-se de viaturas, pedimos que especifique a utilização dos veículos. Aguardo urgente um parecer sobre o assunto acima exposto.

Atenciosamente, Att, Juliane Depto. Licitação Status Seguros tel 55 (12) 3924.6000 juliane@statusseguros.com.br www.statusseguros.com.br www.brinsurance.com.br

(7)
(8)

Prezados, Boa Tarde!

QUESTIONAMENTO 03: Qual é o número de passageiros do ônibus (item 98). Aguardo urgente um parecer sobre os questionamento 02 e 03 abaixo. Atenciosamente, Att, Atenciosamente, Att, Juliane Depto. Licitação Status Seguros tel 55 (12) 3924.6000 juliane@statusseguros.com.br www.statusseguros.com.br www.brinsurance.com.br

(9)

Resposta ao questionamento Senhor Licitante,

Segue abaixo resposta do setor requisitante.

Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA

Prezado Sergio, Para esclarecimento:

1 - O microonibus não desloca passageiros, trata-se da Promotoria Itinerante, veículo adaptado para atendimento da comunidade dos diversos bairros de São Luís;

2 - Os veículos são destinados para uso dos Procuradores e Promotores de Justiça no exercício de cargos de representação e direção, dos servidores no desempenho de atividades externas de interesse da Administração durante a jornada de trabalho ou em eventos específicos e viagens, e de transporte de materiais para o prédio da PGJ e diversas Promotorias de Justiça da Capital e do Interior. Os veículos desempenham atividades na Capital e em vários municípios do interior do Estado.

Atenciosamente,

Marialda Carvalho Furtado Mendes Seção de Transporte

Procuradoria Geral de Justiça

(10)

Prezados,

PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA DO MARANHÃO PREGÃO ELETRÔNICO N° 16/2013

A TOKIO MARINE BRASIL SEGURADORA S/A, inscrita no CNPJ nº 60.831.344/0001-74, por intermédio de sua representante legal, vêm com fundamento na Lei 10.520/202 e do Decreto 5.450/2005 e subsidiariamente, os dispositivos da Lei 8.666/93, suas alterações posteriores e no preâmbulo do edital solicitar esclarecimentos, conforme fatos e fundamentos a seguir expostos.

1 – Informar a Seguradora atual. 2 – Informar a sinistralidade de cada veículo a ser segurados nos últimos 03 (três) anos. 3 – Informar qual a utilização dos veículos para a Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão. Ex.: Uso dos diretores? / uso para fiscalização? / uso para buscar e levar materiais para o Órgão? 4 – Para registro, a vistoria poderá ser realizada após o certame, sem que haja alteração no valor acordado? 5 – Dentre os veículos a serem segurados possui Ambulância? 6 – Dentre os veículos a serem segurados existe algum veículo que encontram-se parado em oficina, pelos motivos:

a) Sinistro

b) Reparos ou manutenção

Em caso afirmativo, pedimos especificarem qual o veículo e o motivo.

7 – Em caso de fusão, junção, etc. da Licitante vencedora, pedimos confirmar se o contrato poderá, ser transferido, no todo ou em parte, as obrigações decorrentes desta licitação, com a expressa anuência da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão? 8 – Como não é uma prática comum das Seguradoras, para o veículo do tipo caminhão, podemos entender que a cobertura dos vidros será a básica? E ainda, para o ônibus e motos, podemos entender que não haverá a cobertura de vidros, faróis, retrovisores e lanternas? 9 – Como também não é uma prática comum das Seguradoras, para os veículos do tipo moto, podemos entender que não haverá a cobertura de APP? E ainda, para os ônibus e motos, podemos entender que a Assistência 24 horas será somente para o veículo e não para os passageiros?

Aguardamos assim, as respectivas respostas. Grata.

Ariadiny Lima

Sucursal Canal de Licitações Tokio Marine Seguradora Fone: (55) (62) 3215-4373 VOIP: 3 6204

ariadiny.sousa@tokiomarine.com.br www.tokiomarine.com.br

(11)

Resposta ao questionamento Senhor Licitante,

Segue abaixo, resposta ao pedido de esclarecimento, feita pelo setor requisitante.

Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA Sr. Pregoeiro,

Seguem abaixo as respostas:

1) MAPFRE SEGURADORAS DE VEÍCULOS SA; 2) Uma única sinistralidade. Veículo Línea NMY-2556;

3) Os veículos são destinados para uso dos Procuradores e Promotores de Justiça no exercício de cargos de representação e direção, dos servidores no desempenho de atividades externas de interesse da Administração durante a jornada de trabalho ou em eventos específicos e viagens, e de transporte de materiais para o prédio da PGJ e diversas Promotorias de Justiça da Capital e do Interior. Os veículos desempenham atividades na Capital e em vários municípios do interior do Estado; 4) Sim, conforme item 15.1 do Termo de referência;

5) Não;

6) Atualmente há veículos em oficina para manutenção preventiva e corretiva; 7) Essa pergunta escapa da nossa área de competência;

8) Não. Está claro no item 6.3 do termo de referência que haverá cobertura para os vidros, faróis, retrovisores e lanternas; 9)Haverá cobertura APP. Haverá assistência para passageiros.

Marialda Carvalho Furtado Mendes Seção de Tranporte/PGJ

Coordenadoria de Serviços Gerais

(12)

Sr. Pregoeiro, Boa noite!

Solicito esclarecimento sobre o pregão eletrônico nº 16/2013 - procuradoria geral de justiça MA, referente ao veículo item 98 (LO812 ÔNIBUS URBANO – placa: nna-2541), pois conforme consulta a FENASEG, constatamos que possui apenas um passageiro conforme abaixo, e o valor de mercado em torno de R$ 60.000,00 e o edital exige valor determinado de R$ 220.000,00.

Gentileza informar a utilização deste veículo. Atenciosamente,

Fernanda Rodrigues Analista de Riscos

Gerência Executiva de Frotas e Licitações Diretoria Geral de Automóvel

Tel.: 21 3723-8885 www.bbmapfre.com.br

(13)

Resposta ao questionamento Senhor Licitante,

Segue abaixo, resposta ao pedido de esclarecimento, feita pelo setor requisitante.

Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA Resposta:

1 - O microônibus não desloca passageiros, trata-se da Promotoria Itinerante, veículo adaptado para atendimento da comunidade dos diversos bairros de São Luís.

Embora a tabela da FENASEG aponte o valor do veículo em R$ 60.000,00, prevalece o valor determinado pela Procuradoria Geral de Justiça, qual seja, R$ 220.000,00. Cabe à licitante, formular sua proposta de acordo com o especificado no edital e termo de referência.

Atenciosamente,

Marialda Carvalho Furtado Mendes Seção de Transportes

Coordenadoria de Serviços Gerais

(14)

Prezados, Bom Dia!

Segue em anexo a impugnação do edital e procuração Att, Juliane Depto. Licitação Status Seguros tel 55 (12) 3924.6000 juliane@statusseguros.com.br www.statusseguros.com.br www.brinsurance.com.br

(15)

Resposta ao pedido de Impugnação Segue abaixo resposta do setor requisitante. Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA Sr. Pregoeiro,

Em atenção à impugnação ao edital, formulada pela seguradora SUL AMÉRICA COMPANHIA NACIONAL DE SEGUROS, temos a esclarecer o seguinte:

1) Ao contrário do que afirma a IMPUGNANTE no tocante ao item 4 (quatro) da sua impugnação, existe base legal para a exigência mencionada nos itens 21.4 e 23.10 do Edital, conforme disposto no art. 68 da Lei 8.666/93, que assim dispõe "O contratado deverá manter preposto, aceito pela Administração, no local da obra ou serviço, para representá-lo na execução do contrato."

Portanto, a exigências impugnadas estão devidamente amparadas pela Lei 8.666/93, razão pela qual, deve ser indeferido o pedido da impugnante.

Atenciosamente,

Marialda Carvalho Furtado Mendes Seção de Transporte/PGJ

Coordenadoria de Serviços Gerais

(16)
(17)

Resposta ao pedido de Impugnação

Segue anexo, parecer acerca do pedido de impugnação encaminhado ao setor requisitante Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA Sr. Pregoeiro,

Em atenção à impugnação formulada pelo ROYAL & SUNALLIANCE SEGUROS (BRASIL) S/A, temos a esclarecer que: 1) Assiste razão parcialmente à impugnante no que tange a exigência de Alvará de funcionamento e localização da Corretora de Seguros no local de prestação de serviços. Entretanto, quanto à exigência de preposto no local de prestação do serviço, essa está escorada no art. 68 da Lei 8.666/93. Ademais, salvo melhor juízo, a SUSEP não tem poderes para alterar a Lei 8.666/93. Cabe, como bem assinala a impugnante, à União através do Congresso Nacional.

2) A fim de atender parcialmente o pedido, sugerimos alteração da redação do item impugnado para:

"Manter preposto (representante) credenciado e domiciliado na cidade de São Luís-MA, local da sede da Procuradoria-Geral de Justiça, apresentando a esta nome, endereço e telefone, a fim de que seja fornecido, imediatamente e/ou sempre que solicitado, completo esclarecimento e total assistência à contratante no tocante aos serviços contratados."

Marialda Carvalho Furtado mendes Seção de Transporte

Coordenação de Serviços Gerais-PGJ/MA Fones: 3219-1651/1650/1770

(18)

Prezados, Boa Tarde!

Faltou responder o questionamento 03.

QUESTIONAMENTO 03: Qual é o número de passageiros do ônibus (item 98). Aguardo urgente um parecer sobre os questionamento 02 e 03 abaixo. Atenciosamente Juliane Depto. Licitação Status Seguros tel 55 (12) 3924.6000 juliane@statusseguros.com.br www.statusseguros.com.br www.brinsurance.com.br

(19)

Resposta ao pedido de Esclarecimento

Segue abaixo resposta sobre o questionamento:

Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA Resposta:

O microônibus não desloca passageiros, trata-se da Promotoria Itinerante, veículo adaptado para atendimento da comunidade dos diversos bairros de São Luís.

Embora a tabela da FENASEG aponte o valor do veículo em R$ 60.000,00, prevalece o valor determinado pela Procuradoria Geral de Justiça, qual seja, R$ 220.000,00. Cabe à licitante, formular sua proposta de acordo com o especificado no edital e termo de referência.

Atenciosamente,

Marialda Carvalho Furtado Mendes Seção de Transportes

Coordenadoria de Serviços Gerais

(20)

Prezado,

Gostaria de saber Qual é o número de passageiros do ônibus (item 98 Atenciosamente Juliane Depto. Licitação Status Seguros tel 55 (12) 3924.6000 juliane@statusseguros.com.br www.statusseguros.com.br www.brinsurance.com.br

(21)

Resposta ao pedido de Esclarecimento Segue anexo resposta do setor requisitante Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA

Os questionamentos 02 e 03 já foram respondidos, nos itens 1 e 2 do email anterior, que transcrevemos abaixo: Prezado Sergio,

Para esclarecimento:

1 - O microonibus não desloca passageiros, trata-se da Promotoria Itinerante, veículo adaptado para atendimento da comunidade dos diversos bairros de São Luís; (É adaptado. Só tem lugar para o motorista). Essa é a resposta do questionamento 03.

2 - Os veículos são destinados para uso dos Procuradores e Promotores de Justiça no exercício de cargos de representação e direção, dos servidores no desempenho de atividades externas de interesse da Administração durante a jornada de trabalho ou em eventos específicos e viagens, e de transporte de materiais para o prédio da PGJ e diversas Promotorias de Justiça da Capital e do Interior. Os veículos desempenham atividades na Capital e em vários municípios do interior do Estado. (Aqui está claro qual é a utilização das viaturas). Essa é a resposta do questionamento 02.

Atenciosamente,

Marialda Carvalho Furtado Mendes Seção de Transporte

Procuradoria Geral de Justiça Atenciosamente,

José Lindstron Pacheco Analista Ministerial

Coordenação de Serviços Gerais-PGJ/MA Fones: 3219-1651/1650/1770

(22)

Marialda, Boa tarde!

Você pode me ajudar com o esclarecimento abaixo, ainda, não tivemos resposta e não consta esclarecimento no comprasnet. Obrigada!

Fernanda Genuncio de Paula

Canais Estratégicos - Negócios Públicos Com.: (21) 3723-8837

(23)

Resposta ao pedido de Esclarecimento Segue abaixo resposta do setor requisitante, Sérgio Silva

Pregoeiro da CPL/PGJ-MA

Prezado Sergio,

Esta seguradora pediu esclarecimento diretamente à seção de Transporte. Tal esclarecimento já foi respondido.

Acontece que a Seguradora deve estar levando em conta apenas o chassi do microônibus para considerar o valor de R$60.000,00, porém, como o veículo é todo adaptado, pois se trata de uma Promotoria de Justiça móvel, então deve se considerar também a carroceria, além do chassi, e todos os equipamentos internos.

Agradece Marialda

Referências

Documentos relacionados

10.1 Nos termos dos artigos da Lei Complementar n.º 123/06, após a classificação final dos preços propostos, como critério de desempate, será dada preferência à

A PROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE PERNAMBUCO, por meio de seu Pregoeiro, conforme designação da Portaria POR-PGJ n.º 1684/2007, de 20 de dezembro de 2007, publicada no DOE

c) pela demora em substituir o bem rejeitado ou em corrigir as falhas do serviço prestado, a contar do segundo dia da data da notificação da rejeição: 2% (dois por cento) do valor

PROCESSO LICITATÓRIO N.º 009/2011 PREGÃO PRESENCIAL N.. Constitui objeto da presente Licitação, Instalação de ponto de cabeamento simples, em UTP, cat. 6, com fornecimento

15.1 O licitante vencedor da presente licitação deverá assinar Contrato com a Procuradoria-Geral de Justiça, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis, a contar da data de

12.7 - Na assinatura da ata de registro de preços será exigida a comprovação das condições de habilitação consignadas neste edital, as quais deverão ser mantidas pelo

IV - O licitante que, convocado dentro do prazo de validade de sua proposta, não celebrar o Contrato, deixar de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o

CLÁUSULA DÉCIMA QUINTA - DA FISCALIZAÇÃO E GERENCIAMENTO DA CONTRATAÇÃO:- O gerenciamento e a fiscalização da contratação decorrente