• Nenhum resultado encontrado

Educação permanente como instrumento de trabalho do profissional de saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Educação permanente como instrumento de trabalho do profissional de saúde"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO INSTRUMENTO DE

TRABALHO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE

Permanent education as a health professional work instrument Educación permanente como instrumento de trabajo del profesional

de salud

RESUMO

O educar permanentemente, tem como origem a educação utilizando métodos de educação em saúde, educação continuada e educação permanente, com o objetivo de identificar e definir ações educativas que contribuíam para uma qualificação, atenção e gestão em saúde, através de formação e desenvolvimento do profissional no setor. O presente artigo busca relatar o papel do profissional de saúde na educação permanente que qualifica à eficiência e prática integral na promoção a saúde com qualidade. Estudo descritivo com base de revisão da literatura de dados eletrônicos SCIELO, LILACS, Ministério da Educação, referente ao período de 2009 a 2015. Considerando a importância dessa metodologia como uma assistência para o profissional de saúde possa exercer seu papel de educador no seu âmbito de trabalho permanente.

Descritores: Educação, Educação em Saúde, Promoção da Saúde.

ABSTRACT

Continuing education is based on education using methods of health education, continuing education and lifelong education, with the objective of identifying and defining educational actions that contribute to a qualification, attention and management in health through training and development of the professional In the sector. The present article seeks to report the role of the health professional in the permanent education that qualifies the efficiency and integral practice in the promotion of health with quality. This study is based on a review of the electronic data literature SCIELO, LILACS, Ministry of Education, for the period from 2009 to 2015. Considering the importance of this methodology as an assistance for the health professional to be able to exercise his / her role of educator in its scope of study.

Descriptors: Education, Health Education, Health Promotion.

RESUMEN

El educar permanentemente, tiene como origen la educación utilizando métodos de educación en salud, educación continuada y educación permanente, con el objetivo de identificar y definir acciones educativas que contribuían a una cualificación, atención y gestión en salud, a través de formación y desarrollo del profesional En el sector. El presente artículo busca relatar el papel del profesional de salud en la educación permanente que califica a la eficiencia y práctica integral en la promoción de la salud con calidad. Estudio descriptivo con base de revisión de la literatura de datos electrónicos SCIELO, LILACS, Ministerio de Educación, referente al período de 2009 a 2015. Considerando la importancia de esa metodología como una asistencia para el profesional de la salud pueda ejercer su papel de educador en su ámbito Trabajo permanente.

Descriptores: Educación, Educación en Salud, Promoción de la Salud.

Ericka Pereira Braga da Silva

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC. E-mail: erickapbraga@gmail.com

Fabiana da Silva Nunes

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC. E-mail: fabiananunes1984@hotmail.com

Janaina Lopes de Sousa Bueno

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC. E-mail: jahna_lua@hotmail.com

Márcia Gonçalves da Silva

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC. E-mail: marciagoncalves2212@hotmail.com

Paula Regina Batista da Silva

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC. E-mail: paulaaunica@bol.com.br

Reginaldo Cardoso dos Santos

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC. E-mail: regiss_card@hotmail.com

Sônia Sousa Silva Santos

Discente do Curso de Enfermagem da Faculdade Estácio FNC. E-mail: soniasss74@gmail.com

(2)

I n t r o d u ç ã o

O No início do século VII iniciam-se na Europa as escolas de crianças, com objetivo de preparar jovens para o serviço religioso. A missão dos educadores é a doutrinação dos jovens na crença, fé e rituais da igreja, seus ensinos se deu o nome de pedagogia palavra grega “paido” criança “gagos” educar modelo monástica foi mantida através dos tempos1.

A pedagogia libertadora de Paulo freire propõe a emancipação e autonomia do ser humano, tendo como proposta a alfabetização de jovens e adultos, considerado importante método para a promoção da saúde, essa estratégia para o desenvolvimento da educação e saúde, podendo ser utilizado círculo de cultura indicado por Paulo Freire, onde se referência um espaço dinâmico de aprendizagem e troca de conhecimento2.

Os profissionais da saúde tinham a concepção de que precisavam se aprimorar se qualificar a todo o momento. Visavam à melhoria no atendimento à população e a qualificação dos profissionais da área. A educação permanente visa mudanças de forma permanente sendo um processo de qualificação dos profissionais e aprimoramento dos serviços prestados, sendo assim educação permanente é uma nova estratégia de formação para a transformação da prática de saúde visando à integridade e humanização da assistência3.

Nas instituições hospitalares, a enfermagem desempenha importante papel na preparação da infraestrutura para a realização segura e eficaz dos procedimentos médicos e de enfermagem. A

Organização Panamericana de Saúde (OPAS)

recomenda que o enfermeiro seja o coordenador e

responsável por esse setor, diretamente envolvido

com o atendimento as necessidades de

desenvolvimento pessoal e profissional4.

Na educação continuada inclui todas as experiências que aumentam a base de conhecimento e habilidades, as instituições necessitam de profissionais capacitados de conhecimentos para alcançar metas e objetivos. Para o profissional a metodologia pode desenvolver o pensamento crítico podendo observar os fatos no seu dia a dia, contribuindo de forma objetiva para melhoria da nossa realidade, com o objetivo de se atualizar e aprimorar o conhecimento teórico e prático de enfermagem5.

Educação permanente deve ser de maneira descentralizada, participativa e transformativa para que abranja os princípios e diretrizes do sistema único de saúde (SUS). Enfoca também a troca de saberes e a constante busca pelo aprendizado, realizando o repasse para outros indivíduos fortalecendo dessa forma a interdisciplinaridade6.

O Ministério da saúde considera que aprender e ensinar deve se incorporar ao cotidiano da organização do trabalho no setor de saúde, tendo como objetivo as transformações das práticas profissionais e da própria organização do trabalho7.

Educação permanente consome mais espaço na vida dos profissionais no mundo, aonde a rapidez das mudanças vem se conjugando com o fenômeno da

globalização possibilitando aumentar

consequentemente o nível de participação das pessoas na sociedade moderna. A evolução rápida do mundo exige uma contínua atualização dos saberes8.

(3)

A qualidade na assistência à saúde e a humanização de serviços têm ocupado espaço prioritário da gestão municipal, para consolidação. Para o profissional de saúde a educação é importante, para uma prática baseada em evidências, tem um grande enriquecimento ao processo de educação, motivando o crescimento pessoal e da equipe.

O b j e t i v o

Refletir a prática da educação permanente como instrumento de trabalho do profissional de saúde.

M a t e r i a l e M é t o d o

Trata-se de um estudo descritivo de revisão da literatura por meio qual, realizou-se um levantamento da produção cientifica relacionado à educação permanente como instrumento de trabalho do enfermeiro, na base de dados eletrônicos SCIELO, LILACS, Ministério da Educação, referente ao período de 2009 a 2015, por tanto foram utilizados os

seguintes descritores, educação, educação

continuada, educação permanente na busca foram identificados, foram excluídos, da pesquisa de artigos por não atenderem os critérios prévios de inclusão resultando em artigos para a relação do estudo.

R e s u l t a d o s e D i s c u s s ã o

Educação é apropriar-se do conhecimento para se emancipar sendo guiado em busca da aprendizagem. O educador passa a exercer um papel significativo de mestre conduzindo o aprendiz a um processo de vida, de construção, de experimentação devendo introduzir elementos mediadores para superar as limitações do paradigma processo-produto. Partindo deste pressuposto a constituição do sujeito, da identidade, do conhecimento segue

parâmetros que associa a figura do professor e do aluno e concebe a aprendizagem não como uma ação individual, mas uma atividade coletiva. Logo “educação é a comunicação entre pessoas livres em graus diferentes de maturação humana, é a promoção do homem, de parte a parte, isto é, tanto do educando como do educador”9.

Ministério da Saúde define como processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela população, conjunto que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado, e dialogo com profissionais e gestores para alcançar um objetivo de forma positiva de acordo com suas necessidades. O termo educação vem sendo utilizada desde as primeiras décadas do século XX, para fixar com clareza faz-se necessário o entendimento da história da saúde pública no Brasil, 1940 Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) expansão da saúde preventiva para algumas regiões do país, uma saúde autoritarista, tecnistas e biológicas, as classes populares eram vistas e tratadas como incapazes de iniciativas próprias. Outras formas de educação em saúde eram as ações verticais, seu intuito era de transformar hábitos de vida, e colocar o indivíduo responsável pela sua própria saúde10.

Andragogia busca conhecer o adulto em seu caminho educacional, método no qual reflete somatórias de trocas de conhecimentos entre facilitador do conhecimento e o estudante adulto, A UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação a Ciência e a Cultura) tem contribuído para este campo de grande importância, na educação básica de adulto1.

(4)

Educação está presente em todo momento na vida dos seres humanos. Durante séculos o método de educação empregado era uma transmissão de conhecimentos sem uma reflexão crítica conhecida como educação bancária, na visão dos professores a mente do aluno era como um banco no qual o professor depositava conhecimentos para serem

decorados, ou seja, não havia troca de

conhecimentos11. Educação em Saúde

A Educação em saúde é importante para a construção e passar conhecimentos e práticas, analisando o modo de cada cultura, que procura viver uma vida saudável, existe diversos modelos de educação em saúde, a tradicional que trabalha no entendimento que saúde é ausência da doença, a preventiva, que o conhecimento é adquirido no meio acadêmico, procura instruir a população para prevenção das doenças, e a radical que incentiva a força de consciência crítica da população, se apoiando nos pressuposto da promoção em saúde. Estes três modelos são fundamentais a equipe de enfermagem para transmitir a população maneiras de viver uma vida saudável, considerada importante à dimensão educativa e na prática de organização da enfermagem12.

Ações educativas em saúde vêm sendo analisadas na literatura desde o início do século passado, dessa forma é visto que o termo saúde e doença têm características que articula os parâmetros sociais com caráter histórico. No contexto de saúde

coletiva a educação é apresentada tanto

individualmente quanto no coletivo. As alterações acontecem das práticas comportamentalistas para que haja participação da cidadania, movimentos

sociais, com o objetivo de recuperar a ação educativa13.

Educação Continuada

A educação continuada surgiu com o intuito de atualizar os profissionais de saúde para que estes pudessem exercer suas funções com melhor desempenho, nos modelos atuais de gerenciamento de qualidade em saúde, os programas educativos que visam a atualizar os profissionais, aproximar a teoria da pratica, bem como a criação e a manutenção de processos assistenciais e administrativos que garantam a qualidade do atendimento e a segurança do paciente são exigidos pela certificação de qualidade. Em 1978, a OPAS conceitua a educação continuada como processo permanente que se inicia após a formação básica e tem como intuito de atualizar e melhorar a capacidade de uma pessoa ou grupo14.

Educação continuada caracteriza por alternativas de regras para o desenvolvimento dos profissionais, por meio de cursos, publicação especifica em determinado campo. Nas instituições hospitalares, a enfermagem desempenha importante papel na preparação da infraestrutura para a realização segura e eficaz dos procedimentos médicos e de enfermagem. A OPAS recomenda que um profissional (enfermeiro) seja o coordenador e responsável por esse setor, diretamente envolvido com o atendimento ás necessidades de desenvolvimento pessoal e profissional4,10.

É importante refletir que as instituições hospitalares necessitam ter "uma qualidade melhor".

Nesta tarefa, todos têm sua função e

responsabilidades, pois o paciente tem o direito ao diagnóstico e tratamento, administração dos

(5)

medicamentos, leito e roupas, iluminação e ventilação, alimentação, comunicação, limpeza, técnicas para evitar infecções, por sua vez fatais. Nesta direção nos processos educativos é preciso pensar em interação, não apenas entre campos de saberes, mas entre os profissionais das diversas áreas de conhecimento. Assim a educação continuada é um conjunto de práticas usuais que objetivam mudanças pontuais nos modelos hegemônicos de formação e atenção à saúde4.

Educação Permanente

A educação vem se destacando cada vez mais nas vidas das pessoas, com o objetivo de melhoria no dia a dia consequentemente tendo uma nova maneira de viver, educar, aprender e se relacionar. Buscando uma melhor qualidade de cuidado ao próximo, havendo constante atualização, visão crítica e reflexiva do trabalho exercido, com o objetivo de alcançar uma educação permanente para o crescimento dos sistemas de saúde6.

A educação permanente em saúde tem uma grande importância para os profissionais da saúde. No passado os profissionais viram a necessidade de se aprimorar e se qualificar em todo instante, onde a educação começou a ganhar forças, visando à melhoria no atendimento à população. A educação permanente em saúde é uma política pública que deve ser realizada de maneira descentralizada, participativa e transformativa, que abrange os princípios do sistema único de saúde, causando assim mudanças das práticas profissionais existindo informações e conhecimento fortalecendo o vínculo entre a equipe interdisciplinar e o usuário que recebe seus serviços3.

A educação permanente em saúde é uma

estética pedagógica para experiência da

problematizarão e invenção de problemas, para o setor de saúde está estética é condição para o desenvolvimento do cuidado, do tratamento, enfim, uma aprendizagem relativa à intervenção ou interferência da vida individual e coletiva. Está focada no exercício cotidiano do processo de trabalho, valorizando assim o trabalho como fonte de conhecimento entre a atenção a saúde, gestão e controle social direcionada a multiprofissionalidade e a interdisciplinaridade, com o plano de ensino contextualizado e participativo15.

Contudo a organização do serviço de saúde é indispensável o planejamento de estratégias formais respondendo as necessidades da clientela atendida envolvendo formulação de programas direcionados para o desenvolvimento do profissional. Vale ressaltar importância do enfermeiro sobre o conhecimento e aprimoramento da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) que é fundamental para gerenciar a assistência de enfermagem e assistir o cliente de forma racional16.

Na enfermagem essa busca de conhecimento, atualização e competência são de extrema importância para a profissão, que é demonstrado através das atitudes do profissional enquanto cuida para promover um melhor cuidado ao cliente a comunidade17.

É educação com base na problematização do processo de trabalho em saúde, com a pratica profissional organização do trabalho, processo permanente de capacitação, se faz necessário que as instituições de saúde revejam métodos que são utilizados de forma que tenha participação de todos

(6)

visando uma formação profissional adequada e eficaz a saúde individual ou coletiva10.

C o n c l u s ã o

Diante deste contexto destaca-se a contribuição que este estudo trouxe acerca da importância da educação permanente em saúde como política pública. Dessa maneira deve ser descentralizada, participativa e transformativa para que abranja os princípios e diretrizes do SUS (sistema único de saúde). Sabendo-se que está é conceituada como qualquer prática exercida de forma permanente e que cause mudanças nas práticas dos profissionais da saúde, assim havendo troca de saberes e conhecimentos por todos que atuam na equipe e a constante busca pela aprendizagem, realizando o repasse da mesma para os outros indivíduos fortalecendo dessa forma a interdisciplinaridade.

Através dos artigos podemos perceber que a realização do processo de educação permanente é fundamental, pois é uma ótima ferramenta que possibilita melhoras no processo de trabalho.

R e f e r ê n c i a s

1. Carvalho JA, Carvalho MP, Barreto MAM, Alves FA. Andragogia: considerações sobre a aprendizagem do adulto. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente. 2010; 1(3): 78-90.

2. Salci MA, Maceno P, Rozza SG, Silva DMGV, Boehs AE, et al. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enferm. 2013; 22(1):224-30.

3. Barth PO, Germani ARM. A educação permanente em saúde: uma breve reflexão bibliográfica. Rev Enferm. 2008; 4(4e5):107-118.

4. Silva GM, Seiffert MOLB. Educação continuada em enfermagem: uma proposta metodológica. Rev Bras Enferm. 2009; 62(3):362-6.

5. Correia JN, Sousa MFG. A aprendizagem baseada em problemas na promoção da educação continuada

com a equipe de enfermagem. Maringá: Acta Scientiarum Education. 2011; 33(2):257-263.

6. Carotta F, Kawamura D, Salazar J. Educação permanente em saúde: uma estratégia de gestão para pensar, refletir e construir práticas educativas e processos de trabalhos. Saúde e Sociedade. 2009; 18(1):48-51.

7. Peixoto LS, Gonçalves LC, Costa TD, Tavares CMM, Cavalcanti ACD, et al. Educação permanente, continuada e em serviço: desvendando seus conceitos. Enfermería Global. 2013, 29:324-340. 8. Guimarães EMP, Martin SH, Rabelo FCP. Educação permanente em saúde: reflexões e desafios. Ciência y Enfermagem. 2010; XVI(2):25-33.

9. Saviani D, Duarte N. A formação humana na perspectiva históricoontológica. Rio de Janeiro: Rev Bras Educação. 2010; 15(45):422-433.

10. Falkenberg MB, Mendes TPL, Moraes EP, Sousa EM. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva. 2014; 19(3):847-852.

11. Maciel MED. Educação em saúde: conceitos e propósitos. Cogitare Enferm. 2009; 14(4):773-6. 12. Colomé JS, Oliveira DLLC. Educação em saúde: por quem e para quem? A visão de estudantes de graduação em enfermagem. Florianópolis: Texto Contexto Enferm. 2012; 21(1):177-84.

13. Almeida AH, Soares CB. Educação em saúde: análise do ensino na graduação em enfermagem. Rev Latino-Am Enferm. 2011; 19(3):8 telas.

14. Silva LMG, Gutiérrez MGR, De Domenico EBL. Ambiente virtual de aprendizagem na educação continuada em enfermagem. Acta Paul Enferm. 2010; 23(5):701-4.

15. Lima SAV, Albuquerque PC, Wenceslau LD. Educação permanente em saúde segundo os profissionais da gestão de Recife, Pernambuco. Trab Educ Saúde. 2014; 12(2):425-441.

16. Bezerra ALQ, Queiroz ES, Weber J, Munari, DB. O processo de educação continuada na visão de enfermeiros de um hospital universitário. Rev Eletr Enf. 2012; 14(3):618-25.

17. Jesus MCP, Figueiredo MAG, Santos SMR, Amaral AMM, Rocha LO, et al. Educação permanente em enfermagem em um hospital universitário. Rev Esc Enferm USP. 2011; 45(5):1229-36.

Referências

Documentos relacionados

RF 001 O jogador pode se autenticar com uma conta Google. RF 002 O jogador pode criar vários personagem. RF 003 O jogador pode escolher diferentes opções de cabelo e tonalidades

Creditando, diferenciar-se-ão as Instituições e, de acordo com esta ou outra melhor e mais efi ciente me- todologia, emergirá uma hierarquização natural para as diferentes

Aprimorar a gestão do Sistema Único de Saúde - SUS, com foco na promoção da qualificação da gestão do trabalho e da educação permanente dos profissionais da saúde e

Para coleta e análise dos dados utilizamos como referência o método pesquisa-ação THIOLLENT, 2011 participativa em duas classes de 5º ano do Ensino Fundamental I, em uma

A partir da necessidade da adequação ambiental da propriedade rural nos dispositivos do novo Código Florestal, principalmente em termos de recuperação das Áreas de

(b) Médios produtores, enquadrados como beneficiários do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), podem acessar linha de crédito do ABC Ambiental a 8,0% de

a Política nacional de educação Permanente em Saúde apresenta-se, portanto, como estratégia de capacitação profissional na rede SUS e ideia central da Política de Gestão