• Nenhum resultado encontrado

Criação de uma Escola de Recurso na Escola "Atánasio Andrade"

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Criação de uma Escola de Recurso na Escola "Atánasio Andrade""

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

JOÃO SEMEDO SILVA

Licenciatura em Supervisão e Orientação Pedagógica

Universidade de Cabo Verde

(2)

JOÃO SEMEDO SILVA

Título do Projecto: Criação de uma sala de recurso na Escola

“Atanásio Andrade”

Trabalho apresentado na Universidade de Cabo Verde para

obtenção do grau de Licenciatura em Supervisão e Orientação

Pedagógica, sob orientação do Doutorando, Augusto Borges

Amado

(3)

O Júri, _____________________________________________________________ Presidente do Júri ____________________________________________________________ Professor: ……… (Arguente) ____________________________________________________________ Professor: ………... (Orientador) ____________________________________________________________ (Secretária) Praia, …….de ………. de 20…..

(4)

ÍNDICE Introdução I – Justificativa do projecto---2 1.1- Contextualização---3 1.2- Problema---4 1.3 - Objectivo Geral---4 1.4 - Objectivos Específicos---5

II – Duração e beneficiários do projecto---5

III- Resultados Imediatos---5

IV - Principais parceiros---5 V- Recursos---6 5.1- Recursos humanos---6 5.2- Recursos materiais---6 VI – Análise Swot---6 VII – Metodologia ---7 VIII- Avaliação---8 Cronograma

(5)

1

INTRODUÇÃO

Com este trabalho do fim do curso para a obtenção do complemento de Licenciatura Curso de Supervisão e Orientação Pedagógica, na Universidade de Cabo Verde (UNICV), o formando procura, por um lado, respeitar as normas da Universidade no que concerne ao término do curso, por outro lado, dar uma resposta a uma necessidade que vem sendo reclamada pelos pais/encarregados da educação, os professores da escola, a BORNEfonden e os próprios alunos da escola, necessidade esta, que tem a ver com a elaboração e a implementação de um projecto CRIAÇÃO DE UMA SALA DE RECURSO, na escola “Atanásio Andrade”, em João Teves, no Concelho de S. Lourenço dos Órgãos, visando fundamentalmente melhorar o nível de aprendizagem dos alunos, com métodos pedagógicos activos, assistidos por professores experimentados.

Assim, como finalista do curso, como cidadão natural deste Concelho, quero com isso, dar a minha modesta contribuição em prol de uma melhoria que todos desejamos.

Não se trata de aulas no sentido habitual, nem tampouco repetição de matéria dada, o que, além de ineficaz, se revela incompatível com o pouco tempo destinado ao efeito.

Trata-se, de aulas muito direccionadas às dificuldades dos alunos, focalizada nos problemas individuais de cada um, mais do tipo estudo orientado.

O professor terá o papel de facilitador das aprendizagens, sendo o aluno uma peça chave neste processo. Isto pressupõe que este terá que fazer um esforço individual grande que passa pelo estudo e inventariação das suas dúvidas pelo professor na aula.

Os pais/encarregados da educação devem ser envolvidos no processo dos seus educandos, informando -os sobre os horários, os programas e metodologias de ensino. Devem poder acompanhar os educandos, no sentido de proporcionar estudo efectivo, para que possam tirar o melhor proveito do estudo.

(6)

2

I- JUSTIFICATIVA DO PROJECTO

Este trabalho, por um lado, pretende dar respostas às normas exigidas pela Universidade de Cabo Verde (UNICV), no respeitante ao término do complemento de Licenciatura, do curso de Supervisão e Orientação Pedagógica; e, por outro, dar uma contribuição possível na Escola Atanásio Andrade, no concernente ao melhoramento dos conhecimentos dos alunos. O projecto denominado CRIAÇÃO DE UMA SALA DE RECURSO, surgiu a partir de algumas reflexões realizadas na escola com os alunos, pais/encarregados da educação, professores, a BORNEfonden, sobre o nível de aprendizagem, que é considerado baixo, e que vem causando alguns prejuízos aos alunos directamente, e aos encarregados da educação indirectamente. È notório, o número crescente anualmente de alunos com Necessidades Educativas Especiais à qual é urgente dar resposta. Cada vez nos deparamos mais com alunos que lêem mal, escrevem com incorrecções a vários níveis e sentem também dificuldades na comunicação com os outros e na integração social, sem falar ainda das dificuldades em fazer cálculos matemáticos. Estas e outras dificuldades nos preocupa, a ponto de aproveitar algumas forças que podem ser aproveitadas em benefício desses alunos como por exemplo: a existência de um espaço que oferece condições normais de funcionamento; a BORNEfonden, que também manifestou o seu interesse no financiamento de mobiliários e materiais didácticos; a Delegação, que já pôs um conjunto de manuais à disposição para o efeito; contando ainda com professores, que, nos períodos contrários, darão as suas contribuições nessa sala de recurso.

Por tudo isso, justifica a criação desta sala de recurso, que conta com um número relativamente grande de alunos do Ensino Básico, de João Teves e arredores, que terão possibilidades de melhorarem as suas aprendizagens, abrindo-lhes novas perspectivas para o futuro.

(7)

3 1.1- Contextualização da Escola

A Escola “ Atanásio Andrade” fica no centro da Vila de João Teves, pertencente ao novel Município de S. Lourenço dos Órgãos. Esta localização privilegiada permite fácil comunicação com o município de S. Domingos e o da Praia ao sul e o município de S. Salvador do Mundo, Santa Catarina e o de Tarrafal ao norte.

A Escola está rodeada de alguns serviços desconcentrados do estado, tais como: a Policia Nacional, Correios de Cabo Verde, a Delegação dos Registos, Notariados e Identificação, Centro de Saúde e a Câmara Municipal.

Este concelho teve a felicidade de ver construída a grande e a primeira obra hidráulica de Cabo Verde, a “Barragem de Poilão”, um grande centro de investigação agrária, o INIDA, e um jardim botânico, onde se encontram todas as espécies endémicas de Cabo Verde.

Nesta Escola funcionou durante muitos anos um destacamento do Ensino Secundário, e, por isso, possui boas infra-estruturas. São catorze salas de aula, um refeitório, uma secretaria, uma sala de professores, quatro casas de banho, duas arrecadações e um pátio para as actividades físicas. É de realçar que o Ensino Básico ocupa neste momento apenas cinco salas de aula; noutras foram instaladas os serviços como: a subdelegação do MED, a coordenação do pré – Escolar, a coordenação do Ensino Básico. As restantes aguardam projectos futuros para a sua ocupação.

A Escola funciona com nove professores, duzentos e quinze alunos, (conforme o quadro 1), duas cozinheiras e um guarda nocturno. Os alunos são provenientes de várias localidades vizinhas, como: Carreira, Funco Marques e Bandeira, Motoraia, Várzea da Igreja e Covão Sequeira, cujas distâncias, em nenhum dos casos, ultrapassam os mil metros de raio.

Quadro - 1- Alunos

Ano de estudo Nº de alunos

1º ano 29

2º ano 33

(8)

4

Quadro-2 – Professores

1.2- PROBLEMA

 Existência de um número considerável de alunos com um nível de aprendizagem fraco.

1.3- OBJECTIVOS GERAIS DO PROJECTO

 Melhorar o nível de aprendizagem dos alunos com a criação de uma sala de recurso na Escola“ Atanásio Andrade”.

 Sensibilizar os pais/encarregados da educação a envolverem – se mais, participando e colaborando no processo educativo dos filhos.

4º ano 40 5º ano 39 6º ano 46 Total 215 Gestor 1 Professores 9 Professor substituto 1 Total 11

(9)

5

1.4- OBJECTIVOS ESPECIFICOS

 Criar condições dentro e fora do espaço, de modo a que os alunos se sintam envolvidos por um clima de respeito e justiça em relação às suas necessidades especificas;

 Promover a melhoria da qualidade das aprendizagens e o desenvolvimento global de todos os alunos;

 Estimular uma cultura de cidadania de modo a serem cidadãos responsáveis;

 Incentivar a participação activa dos alunos em todos os aspectos da vida da escola;

 Ajudar os alunos a seguir o seu próprio processo de aprendizagem.

II – DURAÇÃO E BENEFICIÁRIOS DO PROJECTO

O arranque da implementação deste projecto está previsto para o ano lectivo 2010/2011, no mês de Setembro, com a duração de oito meses. Beneficiará directamente cerca de duzentas crianças da Vila de João Teves e arredores, no Concelho de S. Lourenço dos Órgãos, bem como os professores que ali trabalham. De forma indirecta os pais/encarregados da educação e a comunidade em geral beneficiarão também deste projecto, vendo a melhoria do nível de aprendizagem dos seus educandos.

III – RESULTADOS IMEDIATOS

 Fazer com que os alunos da Escola “Atanásio Andrade” melhore o nível de aprendizagem com a implementação deste projecto.

IV – PRINCIPAIS PARCEIROS

Para a implementação deste projecto conta-se com a BORNEfonden, que vai disponibilizar todos os mobiliários para equipar a sala; a Delegação do MED de Santa Cruz, que vai disponibilizar um conjunto de livros e outros materiais didácticos, a subdelegação local que já dispôs alguns materiais à disposição; e a Câmara Municipal de S. Lourenço que já garantiu nos fornecer os excedentes de livros que tem na sua

(10)

6

Biblioteca Municipal, sem contar ainda com a própria Escola “Atanásio Andrade”, onde todo o trabalho vai ser desenrolado.

V – RECURSOS 5.1- RECURSOS HUMANOS

Haverá vários intervenientes nesta estrutura de orientação educativa. O núcleo pedagógico estará sempre presente, assegurando o acompanhamento eficaz do percurso dos alunos, na perspectiva de promoção da qualidade educativa, privilegiando a comunicação entre todos os intervenientes. O gestor do pólo terá um papel preponderante neste processo, fazendo um elo de ligação entre os professores e alunos, núcleo pedagógico e os próprios pais/encarregados da educação, isto para o melhor sucesso do projecto. Ainda, conta-se, como é natural, com a equipa de coordenação e orientação pedagógica local, durante toda a implementação do projecto.

5.2- RECURSOS MATERIAIS

Nesta sala de recurso estará disponível uma gama diferenciada de materiais didácticos, tais como: mapas, relógio analógico, esquadro, réguas, transferidores, ábaco, materiais multi-usos, sólidos geométricos, modelos anatómicos, globos, livros infantis, manuais para todos os níveis de escolaridade básica, alguns exemplares para outras leituras e diversificação de fontes. Esses materiais vão ser utilizados mediante as normas de funcionalidade, com respeito pelas prioridades educativas definidas.

É de salientar que todos os materias já se encontram disponíveis e foram doados pela Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, Ministério da Educação e Desporto e a BORNEfondem.

VI – Análise SWOT

Pontos fortes

. Existência de salas desocupadas com excelentes condições de trabalho; . Existência de materiais didácticos em quantidade e qualidade;

(11)

7

. Professores com formação cientifico pedagógica a mais no sistema, que vão ser aproveitados na sala de recurso.

Pontos fracos

. Infra-estruturas com acesso inadequado para as crianças com necessidades educativas;

. Fraca capacidade de resposta às crianças com necessidades educativas especiais (NEE).

Oportunidades

. Proporcionar aos alunos melhoria do nível de aprendizagem;

. Oferecer melhores condições para inserção nos outros níveis de ensino; . Diminuir os custos da educação aos pais/encarregados de educação.

Ameaças

. Perda e deteorização de materiais postos à disposição; . Possíveis danificações das infra-estruturas existentes.

VII- METODOLOGIA

A metodologia adoptada na elaboração deste trabalho basear-se á nos estudos e pesquisas documentais e bibliográficas concernentes a elaboração de projectos. Para além disso, far-se ão também observações e identificações das famílias e/ou encarregados.

(12)

8 VIII – AVALIAÇÃO

A avaliação constitui um elemento fundamental numa instituição ou em qualquer trabalho que se preze para uma melhoria. Este processo deve incidir particularmente nos objectivos definidos, nos resultados obtidos pelos alunos e nos processos utilizados, envolvendo, no entanto, a direcção da escola, o núcleo pedagógico a equipa de coordenação e orientação pedagógica, sem contar com os parceiros que figurarão nesta lista. Esta realizar-se-á de acordo com a calendarização e com base nos instrumentos tais como: relatórios, inquéritos, observação directa e acompanhamento das actividades.

(13)

9 CRONOGRAMA

Projecto: Criação de uma sala de recurso

Actividades do projecto Meses

Maio Junho Julho Agosto Setembro

1 Identificação do problema

2 Encontro com os beneficiários para um diálogo aberto sobre a problemática e juntos encontrar a forma como resolver

3 Elaboração do projecto 4 Identificação dos parceiros 5 Fase de implementação

6 Encontro com todos os intervenientes com objectivo de informar o arranque e a sensibilização de todos na conservação do espaço 7 Arrumação do espaço com os respectivos materiais

8 Inauguração da sala de recurso, com a presença dos parceiros, encarregados da educação, professores, alunos, comunidade e coordenadores locais 9 Arranque do funcionamento

(14)

Referências

Documentos relacionados

Atualmente existem em todo o mundo 119 milhões de hectarS destinados a plantações florestais, dos quais 8,2 milhões na América do Sul. No Brasil, em 1997 havia cerca de 4,7 milhões

Carmo (2013) afirma que a escola e as pesquisas realizadas por estudiosos da educação devem procurar entender a permanência dos alunos na escola, e não somente a evasão. Os

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

Versão definitiva da monografia - a versão final da monografia deverá ser entregue ao coordenador do curso com a assinatura de todos os membros da banca examinadora em

Por fim, na terceira parte, o artigo se propõe a apresentar uma perspectiva para o ensino de agroecologia, com aporte no marco teórico e epistemológico da abordagem