• Nenhum resultado encontrado

CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Catalogo de Curso

CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ATOS LEGAIS DO CURSO:

Nome do Curso: Engenharia de Produção

Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto

Endereço de Funcionamento do Curso: Avenida Jornalista Roberto Marinho, s/nº., Jardim

Primavera

Ato Legal de Criação: Resolução CONSEPE – UNIRP nº.16/2003, de 25 de novembro de 2003 Ato Legal de Reconhecimento: -

Ato Legal de Renovação de Reconhecimento: - Número de Vagas Ofertadas: 150 (cento e cinquenta)

Noturno - 150 vagas

Mínimo: 5 anos Tempo de Integralização:

Máximo: 9 anos Modalidade: Presencial

Periodicidade: Seriado Semestral Turno de Funcionamento: Noturno

Distribuição da Carga Horária do Curso: Conteúdos de formação profissional: 1850

Conteúdos de formação básica: 1317

Conteúdos de formação teórico prática: 160 Optativa: 33

Estágio: 160

Atividades complementares: 160 Carga Horária Total do Curso: 3680

PERFIL DO EGRESSO E DO CURSO:

O Curso de Engenharia de Produção está associado a um processo contínuo de atualização de conhecimentos devido às rápidas mudanças tecnológicas impostas no setor, visando a multidisciplinaridade, através da integração da formação ética e humanística, dos sólidos conceitos técnico-científicos e das constantes modernizações. Desta forma, o Curso permite que o aluno se desenvolva intelectual e profissionalmente de forma autônoma e permanente. Assim, os egressos estarão aptos a ingressar em um mercado de trabalho globalizado, dinâmico e competitivo, que, mesmo em situações de grande oscilação da economia, a produção industrial e produção de serviços se faz empre necessária, exigindo, em alguma etapa da

(2)

Catalogo de Curso

A estrutura do Curso de Graduação em Engenharia de Produção da UNIRP assegura:

• a articulação entre o ensino, pesquisa e extensão, garantindo um ensino

crítico, reflexivo, que leve a construção do perfil almejado, estimulando a realização de experimentos e/ou de projetos de pesquisa; socializando o conhecimento produzido;

• a inserção do aluno precocemente em atividades práticas, de forma

integrada e interdisciplinar, relevantes à sua futura vida profissional;

• a utilização de diferentes cenários de ensino-aprendizagem permitindo ao

aluno conhecer e vivenciar situações variadas de vida, da organização da prática e do trabalho em equipe multiprofissional;

• visão de educar para a cidadania e a participação plena na sociedade;

• garantia dos princípios de autonomia institucional, de flexibilidade,

integração estudo/trabalho e pluralidade no currículo;

• implementação de metodologia no processo ensinar-aprender que estimule

o aluno a refletir sobre a realidade social e aprenda a aprender;

• valorização das dimensões éticas e humanísticas, desenvolvendo no aluno

atitudes e valores orientados para a cidadania e para a solidariedade.

DIFERENCIAIS DO CURSO:

O início do ensino de Engenharia de Produção no Centro Universitário Rio Preto- UNIRP ocorreu em 2015. Desde o início de sua criação, o Curso de Engenharia de Produção do UNIRP buscou qualidade do corpo docente, infraestutura física adequada, laboratórios modernos, diversidade de oferecimento de equipamentos de campo, promoção de visitas técnicas, realização de ciclos de palestras e atualização de práticas de informática a fim de formar um profissional egresso com perfil generalista e apto a desenvolver atividades de projetos e execução nas diferentes especialidades do curso.

(3)

Catalogo de Curso

RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CURSO (Justificativa da necessidade do Curso):

Vários são os aspectos que tornam importante a participação do Engenheiro de Produção no desenvolvimento regional como ações visando à obtenção de competitividade pelas indústrias exigem cada vez mais a utilização dos conceitos e técnicas oriundos da Engenharia de Produção. Essas técnicas permitem alinhar os esforços despendidos no sentido do incremento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços colocados à disposição da sociedade. Tudo dentro do enfoque mais amplo de satisfação do consumidor e de preservação do meio ambiente.

Além disso, a área de atuação da Engenharia de Produção é de excepcional importância para o país. Na verdade o desenvolvimento do Brasil depende em larga escala da capacidade de seu parque industrial de avançar em direção a maior qualidade e produtividade. Os meios e as ferramentas para atingir esses objetivos são o tema central de estudo das diversas áreas da Engenharia , incluindo a Engenharia de Produção.

O Engenheiro de Produção está indiretamente associado a uma função social, através de sua ação ser perceptível na sociedade. O cenário de internacionalização da economia com graus crescentes de competitividade, a formação dos grandes blocos econômicos mundiais (Comunidade Econômica Européia, Nafta, Mercosul, etc.) e conceitos como Manufatura de Classe Mundial ("World Class Manufacturing"), e Gestão da Qualidade Total (“Total Quality Management”), que se transformaram em jargões comuns ao setor industrial, levam à clara compreensão por parte dos empresários e profissionais do setor de que a sobrevivência e sucesso das empresas brasileiras passa pelo estudo e prática dos grandes temas ligados ao processo produtivo, objeto da Engenharia de Produção . Fator adicional é possibilitado pelos avanços tecnológicos, os

quais, paradoxalmente, em vez de acentuarem as tendências para a

superespecialização, estão revertendo este quadro no sentido de permitirem níveis adequados de integração de sistemas, exigindo profissionais com ampla habilitação nas técnicas e princípios da Engenharia de Produção. Portanto, a atuação do Engenheiro de Produção faz-se necessária à sociedade na promoção do seu conforto, da sua prosperidade e do seu desenvolvimento, abrangendo áreas vitais para os vários

(4)

Catalogo de Curso

Também, considerando a realidade da cidade de São josé do Rio Preto e região, ter o Curso de Engenharia de Produção no UNIRP justifica-se plenamente, considerando-se que o município centraliza a força econômica e social da região, com alto potencial educativo, cultural, científico, empresarial e tecnológico, ocupa posição privilegiada no trâmite do MERCOSUL e assume características polarizadoras em relação às principais comarcas localizadas na região Oeste do Estado de São Paulo, bem como do Triângulo Mineiro, Sul de Goiás e Leste do Mato Grosso do Sul.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:

O Regimento Geral do UNIRP privilegia a avaliação continuada da aprendizagem como parte integrante do processo de formação, uma vez que possibilita diagnosticar lacunas a serem superadas, aferir os resultados alcançados em atividades de classe e extraclasse, mediante a verificação de competência e de aprendizagem teórica e prática de conhecimentos, e identificar mudanças de percurso eventualmente necessárias.

O sistema de avaliação do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Engenharia da Computação configura-se de acordo com o Regimento Geral do UNIRP (artigos 46 a 56).

Na perspectiva de garantir competências e habilidades características do Curso, a avaliação destina-se, portanto, à análise da aprendizagem dos alunos para favorecer seu percurso, regular as ações de sua integralização e, ainda, certificar sua formação profissional.

Para tanto, a avaliação é realizada mediante critérios explícitos e compartilhados com os alunos, uma vez que o que é objeto da avaliação representa uma referência importante para quem é avaliado, tanto para a orientação dos estudos como para a identificação dos aspectos considerados mais relevantes para a formação em cada momento do Curso.

De acordo com normas regimentais, a avaliação do rendimento escolar é feita por disciplina, abrangendo os aspectos de frequência e aproveitamento.

(5)

Catalogo de Curso

Em relação ao aproveitamento, visando à avaliação progressiva da aprendizagem do acadêmico, o professor ao longo do semestre letivo deve aplicar diferentes instrumentos compatíveis com o processo de ensino-aprendizagem, tais como: provas escritas, trabalhos individuais ou em grupo ou outras formas de avaliação continuada, previstas no plano de ensino da disciplina. Em relação às provas escritas (mínimo duas por período), uma delas, denominada prova escrita semestral, tem data especificada no Calendário Escolar – abrangendo todo o conteúdo programático da disciplina – e as demais com datas e horários estabelecidos pelos próprios docentes. Cabe aos docentes, após a realização de cada avaliação, apresentar o resultado ao acadêmico e com ele discutir seus avanços e dificuldades buscando-se, assim, aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem.

MERCADO DE TRABALHO:

O profissional de Engenharia de Produção poderá atuar em indústrias de diversos setores econômicos: metalmecânico, siderúrgica, de transporte, de alimentos, de material elétrico, químico, sucroalcooleiro, moveis, bem como na área de serviços, etc. Portanto, tem espectro amplo de atuação e, desta forma, poderá contribuir para que essas empresas, sejam industrias e/ou serviços atinjam patamares mais elevados de qualidade e produtividade e, concomitantemente, a redução de custos.

Além disso, a área de atuação da Engenharia de Produção é de excepcional importância para o país. Na verdade o desenvolvimento do Brasil depende em larga escala da capacidade de seu parque industrial de avançar em direção a maior qualidade e produtividade. Os meios e as ferramentas para atingir esses objetivos são o tema central de estudo das diversas áreas da Engenharia , incluindo a Engenharia de Produção.

COORDENAÇÃO DO CURSO

A Coordenadoria do Curso de Engenharia de Produção da UNIRP é exercida pelo Prof. M.Sc. Luiz Orlando Iozzi.

(6)

Catalogo de Curso

Minicurriculo do Coordenador:

Prof. M.Sc. Luiz Orlando Iozzi, engenheiro, especialista em administração da produção, especialista em gestão ambiental, mestre em engenharia de produção. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2581767247032310.

Horário e Locais de Atendimento da Coordenação:

De segunda à sexta-feira, nos horários assinalados:

Horários Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira manhã

das 10h às 12h Na UU III Na UU III Noite

das 19h às 22h Na UU III Na UU III

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO:

Considerando o objetivo traçado para o curso e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia instituídas pela Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002, o currículo pleno do curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário de Rio Preto – UNIRP estrutura-se da seguinte forma:

• 29 disciplinas com conteúdos de formação profissional correspondendo a

42,11% da carga horária total.

• 30 disciplinas com conteúdos de formação básica correspondendo a 35,8%

da carga horária total.

• 4 disciplinas com conteúdos de formação teórico-prática, correspondendo a

4,3% da carga horária total.

• Estágio Curricular Supervisionado correspondendo a 4,3% da carga horária

total.

• Atividades Complementares, correspondendo a 4,3% da carga horária total

e

• 1 disciplina optativa com 40 horas aulas de carga horária correspondendo a

(7)

Catalogo de Curso

Resumo Matriz Curricular Hora

aula %

Hora relógio Conteúdos de formação profissional 2220 50,3 1850

Conteúdos de formação básica 1580 35,8 1317

Conteúdos de formação teórico prática 160 4,3 160

Optativa 40 1,0 33 Estágio 160 4,3 160 Atividades complementares 160 4,3 160 Total 100 3680 1º Período Comunicação e Expressão Desenho Técnico Física Conceitual Fundamentos Matemáticos

Introdução a Engenharia de Produção Introdução ao Cálculo

Química Geral

2º Período

Cálculo Diferencial e Integral I Geometria Analítica

Introdução à Ciência da Computação Laboratório de química geral

Princípios Físicos da Mecânica Teoria Geral da Administração

3º Período

Administração de Produção I Álgebra Linear

Cálculo Diferencial e Integral II Laboratório de Física Mecânica Geral Probabilidade e Estatística Química Aplicada 4º Período Administração de Produção II Cálculo Numérico Ciências do Ambiente Eletricidade Fenômenos de Transporte Resistência de Materiais I

(8)

Catalogo de Curso

5º Período

Ciências dos Materiais Economia I

Fundamentos da Segurança do Trabalho Resistência de Materiais II Sistemas Produtivos Termodinâmica 6º Período Economia II Ergonomia do Trabalho Estatística Aplicada Metodologia Científica Pesquisa Operacional I

Planejamento e Controle de Produção I Sistemas de Informação 7º Período Controle de qualidade Custos Industriais Economia Industrial Logística e Suprimentos

Planejamento e Controle de Produção II Racionalização do Trabalho 8º Período Engenharia Econômica Gerência de Projetos Gestão de Qualidade Instalações Industriais Logística e Transporte Pesquisa Operacional II 9º Período

Computação Aplicada de engenharia Direito Empresarial

Gestão Ambiental Gestão de Energia Gestão de Manutenção Processos de Fabricação

Trabalho Conclusão Curso

Trabalho de Conclusão de Curso I

10º Período Automação Industrial Empreendedorismo Ética e Legislação Gestão de Pessoas Gestão Estratégica Sistemas Agroindustriais

(9)

Catalogo de Curso

Trabalho Conclusão Curso

Trabalho de Conclusão de Curso II

Estágio Supervisionado

Estágio Supervisionado

10 º Período - Optativas

Língua Brasileira de Sinais Logística Reversa

Marketing Teoria das Filas

Teoria das Organizações

Tópicos Especiais em Engenharia

INFRAESTRUTURA:

A Unidade Universitária III do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, onde o curso de Engenharia de Produção está implantado, atende as necessidades do curso.

• Salas de aulas com ar-condicionado e recursos multimídia;

• Salas de estudos individuais e em grupo;

• Laboratórios de informática, física e química

• Biblioteca.

PROGRAMAS DE EXTENSÃO DO CURSO:

Atividades desenvolvidas:

• Semana acadêmica do curso;

• Visitação técnica

Programação dos eventos do curso:

O curso oferece anualmente como eventos uma visita técnica em empresas industriais e/ou serviços e uma semana acadêmica com palestras e atividades com profissionais especialistas na área de engenharia de produção.

(10)

Catalogo de Curso

ESTÁGIO:

O Estágio Supervisionado do X módulo tem como objetivo preparar os alunos para enfrentar a realidade das atividades do Engenheiro de Produção permitindo a adequação da atividade do estágio curricular às dificuldades do aluno trabalhador, visando sua imediata inserção no mercado de trabalho.

LINKS INTERESSANTES RELACIONADOS AO CURSO:

ENEGEP – Encontro Nacional de Engenharia de Produção: http://www.enegep.com.br ABEPRO-Associação Brasileira de Engenharia de Produção. http://abepro.org.br ABENGE – Associação Brasileira de Ensino de Engenharia. http://abenge.org.br

CONBREPRO – Congresso Brasileiro de Engenharia de Produção. http://aprepro.org.br SEESP- Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. http:/seesp.org.br

CREA – Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. http://crea.org.br Associação Brasileira de Custos: http://www.abcustos.org.br

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisas em Administração:

http://www.anpad.org.br

Bolsa de Valores de São Paulo: http://www.bovespa.com.br Bolsa de Mercadorias & Futuros: http://www.bmf.com.br Comissão de Valores Mobiliários: http://www.cvm.gov.br

Referências

Documentos relacionados

A educação em saúde tem papel primordial no processo de prevenção e reabilitação, pois, o diálogo e a troca de informações entre o paciente, o profissional e sua

demonstraram que: 1 a superfície das amostras tratadas com o glaze pó/líquido foram as que apresentaram uma camada mais espessa de glaze, com superfícies menos rugosas; 2o grupo

Sendo assim, o programa de melhoria contínua baseado no Sistema Toyota de Produção, e realizado através de ferramentas como o Kaizen, poderá proporcionar ao

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um