• Nenhum resultado encontrado

Eixo Temático – Imagens e Educação – sala nº 17 (RESUMO)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Eixo Temático – Imagens e Educação – sala nº 17 (RESUMO)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230)

(2)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230)

O HORROR E O FEMININO: AS PRIMAZIAS DA IMAGEM CINEMATOGRÁFICA

Fernanda Silveira. Universidade Estadual de Maringá (UEM) fernanda.silveira014@gmail.com Rafaela Arienti Barbieri. Universidade Estadual de Maringá (UEM). rafaelaarientibarbieri@hotmail.com Solange Ramos de Andrade (Orientadora) Resumo: Sob o prisma dos conceitos de representação e imaginário, buscaremos analisar as primazias da imagem cinematográfica, bem como sua potência objetiva, seu potencial subjetivo e sua transposição do real. Para tanto, partiremos das proposições elencadas por Roger Chartier (2002), Sandra Pesavento (2008) e Edgar Morin (2014), sendo este último o responsável por guiar nossa análise dento do arcabouço mágico das imagens em movimento. Lançadas tais questões, direcionaremos nossa análise para tratar da figura feminina e do gênero horror, estabelecendo um paralelo entre ambos e articulando, de mesmo, os conceitos supracitados. Mediante as premissas da História Cultural no tocante tempo-espaço, situaremos nossa discussão no contexto norte-americano da década de 1970, momento este em que as incursões femininas, a indústria cinematográfica e o gênero horror caminharam juntos e adentraram a corrente da Nova Hollywood. Em função da discussão do filme enquanto documento histórico, usaremos as discussões de Robert Rosenstone (2010) e Marco Napolitano (2008), com o intuito de situar metodologicamente nosso trabalho historiográfico.

(3)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230)

O FAUSTO DE MARLOWE: MANIFESTAÇÕES MÁGICAS NA ERA ELISABETANA

Giovana Eloá Mantovani Mulza Universidade Estadual de Maringá gio_mantovani@hotmail.com Solange Ramos de Andrade (Orientadora) Universidade Estadual de Maringá sol.uem@gmail.com Comunicação Oral Resumo: Em referência à era elisabetana (1558-1603), a compilação A História Trágica do Doutor Fausto (1592) de Christopher Marlowe (1564-1593) obtém preeminência para explanar apreensões concernentes à religião e à magia no século XVI. Tal conjuntura quinhentista compreende um período no qual a religiosidade socialmente comungada permanecera consonante à prevalecente nas centúrias precedentes. Ademais, intentos de cunho mágico permaneciam intrinsecamente vinculados a um arcabouço religioso. Embora formulado na conjuntura quatrocentista do Sacro Império Romano Germânico, o mito faústico permanecera ressignificado por Christopher Marlowe, aquando de adaptá-lo ao contexto da governança de Elizabeth I. Mediante o presente trabalho, visamos apreender criticamente A História Trágica do Doutor Fausto, objetivando relacionar a peça à sua conjuntura de compilação. Conferir-se-á preeminência à compreensão da religiosidade e da magia intrínsecos à obra, cujo arcabouço epistemológico se fundamentará em V. R. Borges (2010) e C. V. C. Mendonça e G. S. Alves (2013). Palavras-chave: Fausto de Marlowe; religiosidade; magia.

(4)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230)

O EFEITO DO REAL: ENTRE HISTÓRIA, NARRATIVA E DOCUMENTÁRIO Gabriella Bertrami Vieira (UEM) – gabriella.bertrami@hotmail.com

Vanda Fortuna Serafim (Orientadora) COMUNICAÇÃO ORAL

Resumo: Percebemos que tanto a área da História quanto a do cinema documentário são compostas por linguagens, narrativas, métodos, teorias e operações distintas, porém, as mesmas conversam entre si. Assim, temos a possibilidade de utilizar uma obra cinematográfica como fonte histórica e é a partir da História Cultural, que se tem categorias que pensam uma fonte, como o documentário e suas singularidades, de maneira satisfatória e complexa. Dessa forma, proposta deste trabalho consiste em refletir sobre algumas relações entre História e documentário, mais especificamente sobre as mudanças e o respaldo teórico-metodológico que a História Cultural passa a oferecer à historiografia, principalmente a partir da década de 1990 no Brasil. Como também, pensar as relações desse contexto e da referida abordagem com o documentário Santo Forte (1999), de Eduardo Coutinho. Para tanto, utilizar-se-á autores como Roger Chartier (2002) e Sandra Pesavento (2008) pensando as propostas e mudanças da historiografia. Bem como, Marcos Napolitano (2005) e Edgar Morin (2014), afim relacionar tais proposições com o cinema, pensando-o como fonte histórica dotada de uma linguagem específica e de maneira complexa.

(5)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230)

A IMPRENSA CATÓLICA PARANAENSE EM COMBATE AO ESPIRITISMO E AO PROTESTANTISMO NAS DÉCADAS INICIAIS DO SÉCULO XX

Andressa Paula, UEM, andressapaulah@gmail.com Solange Ramos de Andrade, UEM, orientadora

Categoria de apresentação: Comunicação oral

Resumo: Com a Constituição Republicana promulgada em 1891 importantes espaços que antes eram monopolizados pela Igreja Católica no Brasil tornaram-se abertos para outros grupos. Os cemitérios passaram para a administração municipal, nas escolas públicas o ensino tornou-se laico, apenas o casamento civil passou a ser reconhecido pelo Estado e foi decretada a liberdade de culto no país. A partir desse panorama a Igreja Católica passou a trabalhar na reconquista do campo religioso brasileiro, em combate a presença e ao crescimento de outras religiões. Em consonância com as determinações eclesiásticas advindas de Roma que incentivaram o investimento na imprensa confessional, no estado do Paraná foi criado em 1926 a revista A Cruzada. O periódico sob direção do grupo da Mocidade Católica Paranaense e do Padre Antonio Mazzarotto, tinha o objetivo de ser um meio de informação e formação dos leitores católicos, além de instrumento de divulgação da doutrina e de combate a presença do protestantismo e do espiritismo em território paranaense. Identificado como um dos assuntos mais recorrentes da revista, buscamos analisar como foi construído o discurso católico contra essas denominações religiosas e as estratégias empregadas para desqualifica-las.

(6)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230)

IMAGINAÇÃO E CRIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL

Juliana Souza da Silva – FAFIMAN – julianasouzadasilva1190@gmail.com Larissa Garcia Batista – FAFIMAN – larissagarcia.b97@gmail.com Ligiane Aparecida da Silva (Orientadora) – FAFIMAN – ligi.ped@gmail.com

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo investigar, à luz da Psicologia Histórico-Cultural, cujo principal teórico é Lev Semenovitch Vigotski (1896-1934), a importância de se estimular a imaginação e a criatividadade da criança no ensino fundamental, segunda etapa da educação básica no sistema educacional brasileiro. Por meio de pesquisa bibliográfica realizada a partir da leitura de livros produzidos pelo autor, estudo de intérpretes de sua obra e de pesquisadores do processo de aprendizagem e desenvolvimento infantil, buscou-se compreender os motivos pelos quais a ludicidade deixa de ser privilegiada na escola após a educação infantil, na medida em que, cada vez mais, espera-se que a criança obtenha bons resultados em exames de larga escala e secundariza-se a livre expressão e o desenvolvimento da consciência crítica dos estudantes. O trabalho se justifica por propor um repensar do trabalho teórico-prático de professoras e professores do ensino fundamental, impelidos a ensinar os conhecimentos científicos necessários à inserção social e nem sempre conscientizados a respeito do papel da ludicidade na formação da infância para a promoção da aprendizagem, desenvolvimento das funções psicológicas superiores da criança e sua consequente humanização. O estudo nos permitiu concluir que, para a garantia de um ensino de qualidade que conscientize e prepare os indivíduos para uma inserção participativa e criativa no meio em que vivem, há que se manter a ludicidade e o estímulo à imaginação e à criação em todas as etapas da escolarização da criança.

Palavras-chave: Educação Escolar. Psicologia Histórico-Cultural. Imaginação e Criação.

(7)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230) A VISÃO AMERICANA SOBRE O BRASIL, EXPOSTA NAS PAGINAS DA

REVISTA “ EM GUARDA”(1942-1945)

ORIENTADOR: MESTRE E DOUTORANDO HEITOR ESPERANÇA HENRIQUE GRADUANDO: MARCOS JOSÉ FARIA DE SOUZA

e-mail: marcosjosefariadesouza@gmail.com FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI RESUMO: A Segunda Guerra Mundial deixou marcas profundas no mundo. Muitos países foram envolvidos nesse conflito, o Brasil se viu praticamente obrigado a entrar na guerra. A principio mantinha-se neutro mas, após alguns navios serem atingidos por torpedos disparados por submarinos alemães, na costa do Nordeste, logo surgiria o clamor pelas ruas para que o Brasil declarasse guerra ao eixo. O Presidente Getúlio Vargas, reunindo com Oswaldo Aranha, Ministro das Relações Internacionais, juntamente com outros chanceleres das repúblicas americanas, declaram guerra ao eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão. A metodologia usada baseia-se nas “Revistas Em Guarda” publicação estadunidense vinculada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos nos anos 40. Por meio da análise das publicações, será possível enxergar a dimensão dos planos que Vargas tinha para o Brasil selando alianças com os Estados Unidos, a aliança Brasil e Estados Unidos seria a solução para o Brasil entrar de vez no cenário internacional. Os acordos vislumbravam um futuro promissor, financiado pelos dólares americanos.

PALAVRAS CHAVE: Brasil na Guerra, Getúlio Vargas, desenvolvimento industrial, aliança, país do futuro.

(8)

XIV ERIC – (ISSN 2526-4230)

O CONHECIMENTO RACIONAL E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

José Natal de Oliveira Professor de História e Filosofia da FAFIMAN. Graduado em História pela FAFIMAN Graduado em Filosofia pela UEM Mestre em Filosofia pela PUC-Campinas

Resumo: O século XVIII é marcado pela corrente iluminista que tem na razão e na ciência seus dois pilares fundamentais. Ambas são convertidas em mito unificador do conhecimento, da moral e da atividade política. Segundo essa visão o homem deve viver conduzido pela razão, repudiando as crenças e as paixões. Prevalece uma vida segundo os princípios utilitários da economia liberal-burguesa focada na ordem e na harmonia sociais. Pensando na emancipação e no progresso, o racionalismo luta contra o obscurantismo e promove um conhecimento empiricamente fundamentado. O pensamento contemporâneo apresenta um séria de reflexões que desestabiliza a hegemonia da razão e da ciência como únicas formas de produzir conhecimentos, pois as consideram como instrumentos frios e calculistas em suas ações. Sendo assim, sua utilidade está voltada para o mundo frio do capital e da ideologia liberal. As novas reflexões buscam valorizar os sentimentos, a religiosidade, o sentido da vida, a subjetividade, a razão cognitiva e o agir comunicativo. Para reflexão desse tema serão analisados os autores: Schopenhauer, Kierkegaard, Nietzsche, Husserl, Foucault e Habermas. Sem eliminar a importância da razão, esses autores apontam seus limites e apresentam ortras motivações humanas que são indispensáveis ao conhecimento, à vida e à realização de cada um no mundo. O objetivo principal deste trabalho é refletir sobre a importância da razão e as demais manifestações da vida humana na educação que oferecemos nas escolas de nível básico.

Referências

Documentos relacionados

Diferentemente do que ocorre com Ataxerxes, as ruas para José Maria são apenas vias para o percurso diário casa versus ministério, área central, e vice-versa. Enfim, para

Para obtenção de um maior número de mitoses, será utilizada uma técnica de estimulação celular através da injeção de uma solução de fermento biológico,

* Especialista em Dentística pela Faculdade de Odontologia do Planalto Central, Brasília/DF, Especialista em Prótese pela Associação Brasileira de Odontologia, Taguatinga,

Contudo, consiste em documento obrigatório ao processo, devendo ser anexado à documentação até a data limite para inscrição do candidato junto à Capes ou até data limite

Normas próprias em segurança de alimentos, água potável, ar-condicionado, suplementos dietéticos, produtos de consumo e segurança ambiental Certificação de produtos

Embora o cookie e o biscoito doce com gordura hidrogenada e o cream cracker não deixem claro a gordura trans presente em suas composições, eles não estão em desacordo com as

Foram selecionados 15 indivíduos e analisados quanto à morfologia e morfometria floral, período de antese, receptividade estigmática, deiscência das anteras, volume de

Parágrafo Único: Professores em estágio pós-doutoral com bolsa PNPD ou similar poderão ser considerados professores colaboradores no Programa, desde que a bolsa recebida