• Nenhum resultado encontrado

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

O presente regulamento normatiza o Estágio Curricular Supervisionado, componente do Projeto Pedagógico do Curso de Administração do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino - FAE.

CAPÍTULO I

DA DEFINIÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E SUAS FINALIDADES

Art. 1º - O “Estágio Curricular Supervisionado” é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerente ao perfil do formando e se desenvolverá em conformidade com o art. 7º. da Resolução nº4 de 13 de julho de 2005 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Administração e nas condições do presente Regulamento.

Parágrafo único: A realização do estágio supervisionado consiste em atividade obrigatória que deve ser realizada pelos alunos do 7º e 8º semestre, como requisito indispensável à graduação.

Art. 2º - Entende-se por estágio curricular supervisionado as atividades profissionais desempenhadas pelo estudante, que tenha estreita correlação com sua formação acadêmica, independentemente do vínculo empregatício.

Art. 3° - São objetivos do Estágio Curricular Supervisionado:

a) Promover a integração do aluno com o mercado de trabalho, propiciando o seu desenvolvimento profissional e acadêmico.

b) Permitir ao aluno, através do contato com a realidade empresarial, pesquisar, diagnosticar e propor alternativas de solução para os problemas observados, com a devida sustentação teórica.

(2)

c) Propiciar ao aluno orientação que o direcione à análise crítica e contextualizada da dinâmica da prática administrativa nas organizações estudadas.

Art. 4º - O estágio será desenvolvido em uma das seguintes áreas:

a) Teoria de Administração. b) Administração Mercadológica c) Administração de Vendas. d) Administração de Materiais e) Administração da Produção.

f) Administração Financeira e Orçamentária. g) Administração de Recursos Humanos. h) Administração de Sistemas de Informação. i) Teorias das Organizações.

j) Comércio Exterior k) Logística

CAPÍTULO II

DA MATRÍCULA, PRÉ-REQUISITOS E DURAÇÃO

Art. 5º- O estágio é atividade de competência da Instituição de Ensino a quem cabe a decisão sobre a matéria, e dele participam pessoas jurídicas de direito público e privado, e o aluno é considerado como: estagiário, empregado, proprietário ou funcionário público.

Parágrafo Único - Mesmo os alunos que já exercem atividades profissionais em administração, estão sujeitos às determinações do caput desde artigo.

Art.6°- Os alunos sócios ou empregados de empresas que já desempenhem profissionalmente funções gerenciais, de pesquisa ou de planejamento, no momento em que se exige o cumprimento do Estágio Supervisionado, podem requerer que sejam convalidadas suas atividades como estagiário, desde que tenham exercido as funções em tempo não inferior a 300 horas/atividade.

(3)

Art. 7° – Para a avaliação do requerimento de convalidação e aproveitamento de atividades profissionais em exercício, para fins do Estágio Supervisionado, o aluno deve apresentar os seguintes documentos, no prazo estabelecido pelo professor orientador:

a) Declaração da organização onde atua, dirigida ao UNIFAE, em papel timbrado, devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da organização, indicando o cargo ocupado, tempo e funções desempenhadas pelo aluno;

b) Cópia do Contrato Social, devidamente registrado, cartão do CNPJ atualizado da empresa e comprovação de que se trata de empresa ativa, caso o aluno participe do quadro societário da organização;

c) Para os alunos que ocupem cargos de gerente, Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, das páginas de qualificação civil, identificação, contrato de trabalho e alterações realizadas;

d) Relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas na empresa

e) Requerimento dirigido ao Coordenador do Curso, requerendo a dispensa do estágio com fundamento no Art. 6º deste Regulamento.

Parágrafo primeiro - O pedido de convalidação deve ser examinado pelo professor orientador, que emitirá seu parecer.

Parágrafo segundo - Uma vez indeferida a convalidação, o aluno está sujeito ao cumprimento de todas as etapas e atividades relativas ao Estágio Supervisionado, objeto deste Regulamento.

Artigo 8º- Para ser considerado apto ao estágio, o aluno deve estar regularmente matriculado, com freqüência efetiva a partir do início do sétimo semestre do curso e tendo sito aprovado, ou cursando a matéria correspondente à área escolhida.

Parágrafo primeiro – Excepcionalmente, e com a aprovação do Conselho de Curso, admitir-se-á que o aluno realize o estágio estando cursando série anterior ao sétimo

(4)

período, desde que a opção de área de estágio se relacione com alguma matéria que o aluno já tenha cursado e sido aprovado, ou esteja cursando.

Artigo 9º.- Para habilitar-se ao estágio o aluno deverá escolher a área de estágio desejada, dentre aquelas consideradas no art. 4º e apresentar a documentação pertinente, conforme abaixo:

ESTÁGIO NA EMPRESA EM QUE TRABALHA

a) Declaração da organização onde atua, dirigida ao UNIFAE, em papel timbrado, devidamente assinada e carimbada pelo representante legal da organização, indicando o cargo ocupado, tempo e funções desempenhadas pelo aluno;

b) Cópia do Contrato Social, devidamente registrado, cartão do CNPJ atualizado da empresa e comprovação de que se trata de empresa ativa;

c) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social, das páginas de qualificação civil, identificação, contrato de trabalho e alterações realizadas;

ESTÁGIO EM EMPRESA CONCEDENTE

a) Carta de anuência da empresa, em papel timbrado e assinada por seus representantes legais

b) Cópia do Contrato Social, devidamente registrado, cartão do CNPJ atualizado da empresa e comprovação de que se trata de empresa ativa;

Art. 10o- É permitido ao aluno-estagiário receber remuneração pelas atividades desempenhadas, se assim estabelecer a Instituição que o acolher, entretanto, o estágio supervisionado não será obrigatoriamente remunerado.

Artigo 11º - De acordo com o Regimento e com as demais normas vigentes, o aluno, para obtenção do diploma de conclusão do curso de Administração, será obrigado a realizar no mínimo 300 (trezentas) horas de Estágio Supervisionado, 80 horas de presença em atividades na empresa e 220 horas para leitura da bibliografia recomendada e elaboração de relatórios. A carga horária na empresa deverá ser confirmado pela mesma, mediante assinatura na competente planilha.

(5)

DAS RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS DA COORDENAÇÃO

Art. 12º - A Coordenação do Estágio Supervisionado é exercida pelo Coordenador do Curso de Administração.

Art. 13º - Compete ao Coordenador do Curso de Administração, especificamente em relação ao Estágio Supervisionado:

a) Cumprir e fazer cumprir a política de estágios do UNIFAE;

b) Dar ciência do presente Regulamento e da Legislação que rege o Estágio Curricular aos professores orientadores e alunos;

c) Divulgar as ofertas de estágio junto aos alunos;

d) Criar condições para que os professores orientadores possam desenvolver suas atividades;

e) Elaborar normas, procedimentos e propor alterações neste Regulamento, quando necessários, submetendo ao Conselho de Curso e ao CEPE.

CAPÍTULO IV

DAS RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO PROFESSOR ORIENTADOR Art. 14º- O UNIFAE destacará professores, com formação em Administração, sendo um por turma, para realizarem a supervisão dos estágios. Os professores orientadores ficarão à disposição dos alunos em dias e horários programados, para que os mesmos possam tirar dúvidas acerca das atividades que desenvolvem na sua respectiva área.

Artigo 15º – Os professores orientadores terão as seguintes atribuições:

a) Orientar o aluno para o início do Estágio Supervisionado, fazendo conhecer suas normas, documentação e prazos;

b) Realizar encontros com cada aluno orientando, para acompanhar o desenvolvimento do estágio, durante todo o ano letivo, em termos de coerência lógica, fundamentação teórica, aplicação prática e sua contribuição para o aprendizado do aluno;

(6)

c) Verificar, através de relatórios parciais, o andamento das atividades, a assiduidade e o desenvolvimento coerente com as propostas e expectativas, tanto do aluno como da organização cedente e do UNIFAE;

d) Esclarecer ao aluno que a aprovação depende da participação do mesmo e da entrega dos relatórios nos prazos estipulados;

e) Avaliar o Relatório Final do aluno-estagiário, emitindo parecer aprovando ou reprovando;

f) Submeter à apreciação do Conselho de Curso a avaliação dos estagiários, com base na documentação gerada no transcorrer do estágio;

g) Encaminhar à secretaria do UNIFAE a relação de nomes de estagiários, com a respectiva Ata de Reunião do Conselho de Curso aprovando o Estágio.

CAPÍTULO V

DAS RESPONSABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ALUNO ESTAGIÁRIO

Art. 16º - Ao aluno estagiário compete:

a) Comparecer ao local do estágio nos dias e horários programados;

b) Cumprir todas as atividades determinadas pelo professor orientador, apresentando os relatórios parciais e final dentro dos prazos;

c) Empenhar-se na busca do conhecimento necessário ao bom desempenho do estágio;

d) Manter a boa imagem do UNIFAE junto à organização cedente, vivenciando a ética profissional, guardando sigilo sobre informações, reservadas ou não, relacionadas à organização cedente.

CAPÍTULO VI

DO INÍCIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 17º - Os procedimentos introdutórios e os seguintes documentos necessários para o início do estágio , deverão ser apresentados de uma só vez ao professor orientador:

a) Ficha de Inscrição (Anexo 01), devidamente preenchida, acompanhada de foto 3x4 atual; b) Documentos pertinentes conforme art. 7º e 9º

(7)

Parágrafo único - A contagem da carga horária do estágio somente poderá iniciar-se após os procedimentos previstos neste artigo, exceto em caso de convalidação.

CAPÍTULO VII

DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Art. 18º – Compete ao Conselho de Curso analisar o processo de estágio de cada aluno e ratificar a aprovação do estagiário feita pelo professor orientador.

§ 1º- O aluno será aprovado no Programa de Estágio se, dentro dos prazos, entregar todos os relatórios exigidos.

§ 2º - No caso de reprovação, por qualquer motivo, o aluno deve refazer no ano seguinte sua inscrição no programa de estágio.

CAPÍTULO VIII

DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS E GERAIS Art. 20º – Este regulamento entrará em vigor no ano de 2006.

Art. 21° - Os casos omissos são resolvidos, em primeira instância, pela Coordenação do Curso, ouvido o respectivo Conselho de Curso.

Art. 22º- O presente regulamento, terá validade a partir da data de sua aprovação pelo Conselho de Pesquisa e Extensão do UNIFAE.

(8)

FICHA DE INSCRIÇÃO ANEXO 01

foto 3x4

Nome do(a) aluno (a)____________________________________RA______________ Residência _____________________________________________________ n.º _____ Apt.º ________ Edifício __________________Bairro___________________________ Cidade____________________________Telefones:____________________________

Endereço eletrônico:

____________________________________________________________

EMPRESA EM SE REALIZARÁ O ESTÁGIO

Nome:_________________________________________________________________ Endereço: ______________________________________________________________ Cidade ____________________________Tel__________________________________ e-mail:_________________________________________________________________ Horário de estágio _________________________

ÁREA(S) DE OPÇÃO DO ESTÁGIO: _________________________________________

DATA: _____ / _____ / __________

(9)

DECLARAÇÃO DE CONHECIMENTO DO REGULAMENTO ANEXO 2

Eu,____________________________________RA______________ declaro para os devidos fins que li e entendi o regulamento de estágio do curso de Administração do UNIFAE. Estou de que a carga horária do estágio obrigatório é de 300 (trezentas) horas e o mesmo é condição obrigatória para a conclusão da graduação em Administração, e que a data máxima para entrega do relatório final é o dia .../.../...

São João da Boa Vista, ____ de ________________de 200_

_________________________________________ Assinatura do aluno

(10)

ANEXO 3

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

(11)

ANEXO 4

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DO ESTÁGIO

( descrever as atividades relacionando-as com a(s) disciplina (s) de graduação escolhida(s) para o estágio)

(12)

ANEXO 5

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO (Indicação do professor da área)

(Mencionar, no mínimo, três obras que envolvam a área de estágio: Obra: Autor: Editora: Ano da publicação: Obra: Autor: Editora: Ano da publicação: Obra: Autor: Editora: Ano da publicação:

(13)

ANEXO 6

RELAÇÃO TEORIA E PRÀTICA

Com base na Descrição das Atividades de Estágio (anexo 4) e no acompanhamento da execução das atividades na empresa durante o período de estágio, relatar neste item a teoria e a prática. A teoria será obtida através da leitura da literatura recomendada (anexo 5) e a prática será constatada no período de estágio na empresa. Esta redação vai compor o capítulo “Relação Teoria e Prática” do relatório de estágio.

(14)

ANEXO 7

CARGA HORÁRIA DE ESTÁGIO

DATA CH DATA CH DATA CH

TOTAL:_____________HORAS

RESPONSÁVEL PELO ESTÁGIO NA EMPRESA:

NOME:________________________________________________________ ASSINATURA: ___________________________________________________ CARIMBO DA EMPRESA

(15)
(16)

ANEXO 8

MODELO DE DECLARAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO CEDENTE DO ESTÁGIO (a ser feita em papel timbrado)

Para fins de aproveitamento de atividades como válidas para o Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Administração, declaramos que o aluno ________________________________________________________ desenvolveu as atividades constantes no relatório anexo, no período de _______ a ________, perfazendo uma carga horária total de ___________, estando corretas as informações prestadas no mesmo.

Local, _____ / _____ / _________

_________________________________________

Carimbo e assinatura da empresa

(17)

CONCLUSÕES

( sua opinião sobre o estágio: o que lhe agregou de conhecimento, o que contribuiu para a sua formação como complemento das aulas de graduação, etc)

Referências

Documentos relacionados

O aluno que realiza atividades profissionais, em áreas correlatas ao seu curso, em Empresas Juniores e Núcleos de Extensão do CENTRO UNIVERSITÁRIO IBMR, sob orientação

2º O Estágio Supervisionado é uma atividade obrigatória para obtenção do grau de Bacharel em Administração, sendo que este regulamento está em conformidade com

Na presente revisão, entre os sete artigos avaliados, dois avaliaram o tratamento da mordida aberta anterior com grade palatina removível associada a mentoneira, um

25 - A realização do estágio curricular supervisionado configura-se como atividade parte do processo formativo do curso de Licenciatura em Filosofia e, portanto, não

Alguns resultados da pesquisa mostram que existe uma tendência da população em aceitar que as causas da pobreza são estruturais, pois diante de opções tais

II – para o cálculo da menção numérica serão levados em conta a avaliação do profissional indicado pela parte concedente, o cumprimento da carga horária e aspectos atitudinais

Art. Cabe ao Professor Responsável pela Atividade de Estágio coordenar possíveis alterações e cancelamentos na programação do Estágio Curricular Supervisionado para o Curso

5° - Segundo a Resolução do CFN 399/2007 artigo 1º não é obrigatório que o local de estágio tenha um nutricionista para atuar como supervisor, desde que garantida