• Nenhum resultado encontrado

Perfil dos pacientes em tratamentos estéticos para lipodistrofia e lipodistrofia ginóide nos laboratórios de cosmetologia e estética da Universidade do Sul de Santa Catarina no período de 2012 a 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Perfil dos pacientes em tratamentos estéticos para lipodistrofia e lipodistrofia ginóide nos laboratórios de cosmetologia e estética da Universidade do Sul de Santa Catarina no período de 2012 a 2016"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

PERFIL DOS PACIENTES EM TRATAMENTOS ESTÉTICOS PARA LIPODISTROFIA E LIPODISTROFIA GINÓIDE NOS LABORATÓRIOS DE

COSMETOLOGIA E ESTÉTICA DA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA

CATARINA NO PERÍODO DE 2012 A 2016

Luana Cardoso Beluco Talita de Almeida

Resumo: Diversos recursos, entre eles os empregados por esteticistas, podem ser utilizados na

busca por resolver a Lipodistrofia Localizada, que é o acúmulo de tecido adiposo em determinadas áreas do corpo, e a Lipodistrofia Ginóide, visualizada como uma alteração do relevo cutâneo, devido às modificações morfológicas e estruturais nos adipócitos, derme e microcirculação. Este trabalho objetiva analisar os dados de tratamentos estéticos para as lipodistrofias e as características dos pacientes atendidos nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão. Por metodologia de pesquisa de delineamento quantitativo e transversal foi feita uma análise documental de todas as fichas de avaliação corporal, com registro de tratamentos estéticos para gordura localizada entre os anos de 2012 e 2016. As informações coletadas foram demográficas, características do paciente e plano de tratamento. O programa Microsoft Excel® armazenou os dados e a análise estatística descritiva foi feita pelo Epi Info 3.5.2. Como resultado constatou-se que 96,0% dos indivíduos eram mulheres com média de idade de 34 (±12,1%) anos, o grau de celulite mais frequente (55,1%) foi o grau II, e o local mais acometido pelas lipodistrofias foram os glúteos (34,8%), seguido pelo abdômen (32,8%). A busca por tratamentos estéticos para adiposidade cresceu em 71,7% desde o primeiro ano de atendimento, e uma média de 4,9 (±12,9%) sessões foram realizadas, sendo que os tratamentos mais utilizados no local estudado foram a Terapia Combinada de ultrassom e corrente Aussie e corrente polarizada (26,0%), Eletrolipólise (17,9%) e Massagem Modeladora (17,0%). Conclui-se que os tratamentos fornecidos estão de acordo com o que a literatura recomenda, porém o número de sessões realizadas está abaixo do recomendado. Observou-se que pode haver melhorias no procedimento de preenchimento dos campos existentes das fichas para um acompanhamento mais preciso e a inclusão de outros campos que permitam a realização de uma avaliação objetiva e subjetiva do tratamento.

Palavras-chave: Centro de embelezamento e estética; Terapia; Lipodistrofia.

* Artigo resultante do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL – como requisito parcial à obtenção do título de Tecnólogo em Cosmetologia e Estética.

Orientador: Prof. Silvana Trauthman, Mestre. Tubarão, 2017.

**Acadêmica do Curso Superior de Tecnologia em Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.

(2)

Segundo Guirro e Guirro (2002), a Lipodistrofia Localizada (LL) também conhecida como gordura localizada, revela-se como um desenvolvimento irregular do tecido conjuntivo subcutâneo, pois os adipócitos ficam maiores em regiões específicas alterando a aparência do tecido. Esse processo pode ser decorrente do crescimento no número de células adiposas, ou pelo aumento do tamanho e volume destas células.

As calorias nutricionais que foram consumidas além do que é necessário ficam retidas nos adipócitos e a gordura representa um reservatório de energia em condições de privações ou demanda aumentada e proteção contra frio (BORGES, 2006; GUIRRO; GUIRRO, 2002). Sendo assim, a LL tem suas funções até certa quantidade no corpo, quando volumosa tem potencial de ser prejudicial (ASSOCIAÇAO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SINDROME METABÓLICA, 2016). Contudo, este acúmulo quase sempre é considerado incômodo do ponto de vista estético, como ocorre em certas regiões do corpo onde se manifestam na forma de Lipodistrofia Ginóide (LG) embora nem sempre seja um problema de saúde (DUPONT et al., 2014).

A LG, também conhecida como celulite, é uma alteração do relevo cutâneo, que ocorre principalmente em mulheres, desenvolvendo modificações morfológicas e estruturais nos adipócitos, além de alterações na derme e na microcirculação (SANTOS et al., 2011). Há o entendimento que a sua gênese esteja relacionada à hipertrofia do tecido adipócito, a uma infiltração edematosa do tecido conjuntivo subcutâneo, de característica não inflamatória, ou presente em baixo grau, o estresse oxidativo e alterações da matriz extracelular pela polimerização da substância fundamental amorfa presente no espaço intersticial da derme (BORGES, 2016; DUPONT et al., 2014; ALMEIDA et al., 2013; KRUGLIKOV, 2012).

Fragmentos de ácido hialurônico de baixo peso molecular, uma glicosaminoglicana (GAG), podem estimular significativamente a produção de colágeno de tipos I e III, resultando na formação de: a) feixes de colágeno (fibrila) que podem penetrar o tecido adiposo em diferentes direções abrangendo muitas células, quanto mais grossos os feixes, maior a tensão no tecido adiposo circundante; b) fibrose pericelular do adipócito que estringe a expansão do tecido adiposo, aprisionando-o, e ao mesmo tempo produzindo tensão local, o que pode levar à inflamação (KRUGLIKOV, 2012). Tal arranjo fibrótico desenvolvido levará à vasoconstrição, consequentemente perturbando a microcirculação podendo afetar o transporte linfático além das alterações no colágeno e GAG (KRUGLIKOV, 2012; LEONARDI; CHORILLI, 2010). A fibrose tecidual local (cicatrização) produz tensão não homogênea do tecido caracterizando o aparecimento de celulite por determinar a

(3)

alteração do relevo cutâneo (BORGES, 2016; DUPONT et al., 2014; ALMEIDA et al., 2013; KRUGLIKOV, 2012; LEONARDI; CHORILLI, 2010; PUGLIESE, 2007).

Para Kruglikov (2012), a LG reage a diferentes métodos de tratamento físico e cosméticos que modificam a sua estrutura fibrótica, melhorando a capacidade mecânica da pele. Esta modificação pode ser causada pela modulação de metaloproteinases específicos, a supressão da produção de metaloproteinase evita a clivagem imediata do novo colágeno produzido.

Uma estratégia teórica de tratamento de LG consistiria em pelo menos três etapas (KRUGLIKOV, 2012): 1- destruição da fibrose no tecido adiposo (fibrilar e pericelular) para reduzir a tensão interna; 2- estimulação da lipólise para reduzir os volumes de adipócitos hipertróficos (por método invasivo e não invasivo); 3- produção de novo colágeno para evitar a expansão de novos adipócitos. Assim a LG e a LL podem ser tratadas e prevenidas por meio de cuidados estéticos. Alguns exemplos são: eletroterapia, drenagem linfática manual, ultrassom, endermologia e princípios ativos. Todos devem ser associados a prática de exercício físico e uma alimentação saudável que permita um consumo energético superior à demanda alimentar (SILVA; MURA, 2007).

Considerado um instrumento de apoio à decisão clínica, o registro da história clínica e de vida de cada pessoa, materializado na forma de prontuários impressos ou eletrônicos, constitui memória valiosa para o profissional de saúde. Além de ser útil para valorar a qualidade do cuidado prestado. Há uma forma de registro considerada bastante efetiva para a prática clínica “Registro Clínico Orientado por Problemas - (RCOP), (originalmente criado para o ambiente hospitalar), e seu componente denominado “SOAP” (Subjetivo, Objetivo, Avaliação, Plano) (RAMOS, 2008). O RCOP possui três áreas fundamentais para registro das informações clínicas: a base de dados da pessoa; a lista de problemas e as notas de evolução clínica (notas SOAP). Se bem utilizado, é um método eficiente para a recuperação rápida das informações clínicas de uma pessoa (RAMOS, 2008). E ainda é considerado critério de avaliação da qualidade da prestação de serviço de saúde, isto é, a qualidade dos registros efetuados é o reflexo da qualidade da assistência prestada (SCHULZ; SILVA, 2011).

Este trabalho teve como objetivo geral analisar os dados de tratamentos estéticos para LL e LG quanto à modalidade, registro de resultados alcançados e duração, descrevendo a região acometida e os dados de caracterização da gordura, as características demográficas, o perfil físico e de estilo de vida dos pacientes através das fichas de avaliação dos atendidos nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética da Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

(4)

2 MÉTODOS

Previamente ao início do estudo, foi aprovado pelo comitê de ética e pesquisa (CEP) da UNISUL, Campus Regional Sul, unidade Tubarão, tendo como Número do Parecer: 1.950.827 (Anexo 1).

Trata-se de uma pesquisa do tipo quantitativa e exploratória retrospectiva. Quanto às fontes das informações esta pesquisa é documental, a partir das fichas de avaliação corporal dos pacientes atendidos nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética – LCE da Universidade do Sul de Santa Catarina, Tubarão.

Foi considerado como amostra todo o contingente populacional. Assim, por censo foram incluídas na pesquisa todas as 297 fichas de avaliação corporal com registros de queixa principal descrevendo a LL e LG, a partir do primeiro semestre do ano de 2012 até o encerramento das atividades do segundo semestre de 2016.

Por meio de um instrumento de coleta de dados estruturado foram coletadas as variáveis que compreendem os dados demográficos de idade, sexo; os dados acerca do problema objeto de tratamento: cuidados diários, período, localização da LG e/ou LL, classificação da LG, IMC, perimetria da cintura, região umbilical e abaixo da região umbilical, quadril, abaixo da prega glútea, coxas, braço; informações sobre o(s) tratamento(s) proposto(s) modalidade de tratamento, número de sessões realizadas e resultados registrados; as características dos pacientes que nortearam a definição dos tratamentos: uso do medicamento, gestação atual, menopausa, se costuma permanecer muito tempo sentado; ano de atendimento.

A classificação utilizada no LCE para LG, segundo o aspecto clínico e histopatológico, possui três graduações: Grau I: assintomático, sem alterações clínicas observáveis; Grau II: apresenta alterações clínicas, como palidez, hipotermia, diminuição da elasticidade, relevo cutâneo altera visivelmente apenas com a compressão ou a contração muscular; sinais visuais mínimos; Grau III: aspecto de “casca de laranja”, sensação palpatória de finas granulações nos planos profundos, dor à palpação, diminuição da elasticidade do tecido, palidez e hipotermia (SANTOS, et al., 2011).

Para coleta das variáveis acima descritas, a observação sistemática das fichas de avaliação corporal, foi iniciada após a triagem para localização daquelas que tratavam da LL e/ou LG entre todas as fichas de pacientes acompanhados no período compreendido entre os anos 2012 e 2016.

(5)

A partir dos dados coletados os mesmos foram organizados e tabulados em um banco de dados no programa Microsoft Excel® e a análise estatística foi feita pelo Epi Info 3.5.2, por meio da estatística descritiva as variáveis quantitativas foram apresentadas expressando a medida de tendência central e dispersões e as variáveis qualitativas por número absoluto e proporções.

3 RESULTADOS

Foram avaliados dados de 297 indivíduos com queixa de LL e/ou LG sendo estes 4% (12) do gênero masculino e 96% (285) do gênero feminino, a moda de idade foi respectivamente 47 e 21 anos. Os valores de Índice de Massa Corporal – IMC demonstraram que 38,9% dos que buscaram tratamento estão na condição acima dos valores considerados normais.

Na Tabela 1, estão descritas outras informações demográficas e condições que possam influenciar o tratamento procurado. Onde se observa entre as condições determinantes ou agravantes das disfunções estéticas objeto de estudo ter se destacado a permanência por longo período sentado (93,6%), e estar em uso de medicamentos que afetem o metabolismo de lipídeos e a distribuição hídrica.

Tabela 1 – Características demográfica e frequência observada de hábitos dos pacientes atendidos nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética da UNISUL, em função do sexo.

(continua) Variáveis Total n (%) Gênero Feminino n (%) Masculino n (%) Idade (n=290) 34,6 (±12,1) 15 a 77 anos 34,4 (±12,0) 15 a 77 anos 42,1 (±14,0) 16 a 67 anos IMC (n=226) Normal [18,5 a 25 Kg/cm2] Sobrepeso [25 a 30 Kg/cm2] Obesidade [>30 Kg/cm2] 135 (59,7) 68 (30,2) 20 (8,8) 133 (61,6) 64 (29,6) 16 (7,4) 2 (20) 4 (40) 4 (40)

(6)

Tabela 1 – Características demográfica e frequência observada de hábitos dos pacientes atendidos nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética da UNISUL, em função do sexo.

(conclusão) Variáveis Total n (%) Gênero Feminino n (%) Masculino n (%) Abaixo do peso [<18,5 Kg/cm2] 3 (1,3) 3 (1,4) - Cuidado diário (n=125) Hidratante Filtro solar

Filtro solar e hidratante

71 (56,8) 53 (42,4) 1 (0,8) 71 (58,2) 50 (41,0) 1 (0,8) - 3 (100,0) - Condição (n=158)

Permanece sentado por muito tempo 148 (93,6) 141 (93,4) 7 (100)

Menopausa 9 (5,7) 9 (6,0) - Gestante Utilizando medicamentos (n=150) 1 (0,7) 1 (0,7) - Anticoncepcional 115 (76,7) 115 (76,7) - Corticoide 35 (23,3) 35 (23,3) -

Fonte: Elaboração das autoras, 2017.

Nos cuidados diários rotineiros com a pele realizados pelos clientes não havia registro de produto específico do tratamento para LL e/ou LG. Dentre os 125 clientes, que referiram algum cuidado 56,8% usavam hidratante, vale destacar não haver o registro da finalidade ou ação esperada deste produto.

As informações sobre as áreas tratadas são apresentadas na Tabela 2. Das fichas analisadas estava documentada a localização da área a ser tratada (99,6%) em virtude de LG/LL, nestas fichas foi mais frequente haver apenas a descrição de um local, contudo em 30,0% havia registro de dois locais e 3,0% com três locais.

O grau da LG estava documentado em 59,0% das fichas. O grau II foi o mais frequente e no sexo masculino a LG foi graduada para apenas um indivíduo, apresentando-se no seu grau mais leve. Em 41,0% das fichas havia informação sobre a presença de fibrose.

(7)

Tabela 2 – Frequências observadas das características físicas e dos locais tratados nos clientes atendidos nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética da UNISUL, em função do sexo dos amostrados.

Variáveis Gênero

Total n (%) Feminino n (%) Masculino (%)

Local LG/LL (n=296) Glúteos Abdomen Coxa Demais locais 103 (34,8) 97 (32,8) 92 (31,1) 4 (1,3) 103 (36,3) 96 (33,8) 82 (28,9) 3 (1,0) - 1 (8,3) 10 (83,3) 1 (8,4) Fibrose (n=124) Ausente Presente Grau da LG (n=176) II I III 116 (93,5) 8 (6,5) 97 (55,1) 54 (30,7) 25 (14,2) 115 (93,5) 8 (6,5) 97 (55,4) 53 (30,3) 25 (14,3) 1 (100) - - 1 (100) - Fonte: Elaboração das autoras, 2017.

As anotações objetivas registradas nos prontuários referentes à avaliação inicial do cliente foram encontradas nas seguintes proporções: peso 78%, altura 79 %, IMC 76%, cintura 70%, umbigo 82%, abaixo do umbigo 82%, quadril 66%, abaixo da prega glútea 48%, coxa esquerda 56%, coxa direita 55%, braço 18%.

Os tratamentos instituídos quanto à modalidade consistiram no emprego de dez diferentes formas, tendo sido constatadas 854 citações de técnicas consideradas, uma a uma, no plano terapêutico (Tabela 3). Os registros referentes aos tratamentos descrevem a modalidade adotada, e a ocorrência ou não de combinação de técnicas.

A duração exata dos tratamentos não pode ser determinada, pois no campo “plano de tratamento” ficam registrados os tratamentos previstos e não há área para registrar a data da execução do procedimento. Esta última informação permitiria precisar o número de sessões efetivadas. Contudo o número de sessões realizadas permitiu o conhecimento aproximado do tempo de tratamento.

Observou-se não haver campo específico nas fichas para anotação dos resultados alcançados.

(8)

Tabela 3 – Frequências observadas dos tratamentos propostos entre os atendidos nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética da UNISUL.

Variáveis Total n (%)

Tratamento (n=249)*

Ultrassom + Corrente Aussie e Corrente Polarizada Eletrolipólise

Modeladora

Drenagem Linfática Manual Endermoterapia Ultrasson Corrente Russa Rádio Frequência Argila Gesso 222 (26,0) 153 (17,9) 145 (17,0) 97 (11,4) 91 (10,7) 48 (5,6) 41 (4,8) 33 (3,9) 13 (1,5) 11 (1,3) Número de seções (n=231) Ano (n=292) 2016 2015 2014 2013 2012 4,9 (±12,8) 1 a 21 seções 92 (31,5) 85 (29,1) 66 (22,6) 23 (7,9) 26 (8,9) *Foram consideradas as frequências de cada modalidade de tratamento.

Fonte: Elaboração das autoras, 2017.

4 DISCUSSÕES

Os fatores que contribuem para o aparecimento da LG podem ser hereditário, endócrino (hormônios sexuais), étnicos, dietários e sedentarismo. A falta de exercício físico diminui o consumo de energia pelo organismo, o que promove o aumento do armazenamento de gordura. No homem as reservas lipídicas situam-se principalmente no pescoço, superfície deltóide e região abdominal, apresentando uma distribuição andróide. Uma vez que na mulher a proporção de peso corporal correspondente a reserva adiposa é mais elevada é facilmente

(9)

compreensível que seja no sexo feminino que a incidência dessa disfunção cutânea seja maior, mas outros fatores parecem estar implicados, como diferenças nos dois sexos observadas em nível de tecido conjuntivo (CUNHA; COSTA; ROSADO, 2009). Neste tecido a organização dos septos em homens têm característica de maior espessura e resistência e se organizam com uma orientação oblíqua não permitindo que a alteração no relevo seja percebida como ondulações irregulares da pele (KEDE; SABATOVICH, 2015).

Este fato pode explicar a reduzida frequência da LG em homens. O mesmo pode ser percebido nos registros de atendimentos do LCE onde só um homem teve registrada a graduação de celulite na fichas analisadas sugere que ele possa ter recebido tratamento para tal disfunção.

No presente estudo, a média de idade coincide com o que a literatura descreve referente à piora da LG/LL com o avanço da idade, esta disfunção LG geralmente se inicia na puberdade e aumenta com o passar dos anos, principalmente devido à associação de fatores, como o uso de medicamentos, o aumento de peso, entre outros (HEXSEL, 2012; KEDE; SABATOVICH, 2015), e o mesmo ocorre com a LL, agravado por hábitos alimentares e sedentarismo (KEDE; SABATOVICH, 2015).

Dados relevantes sobre obesidade e sobrepeso são fornecidos pela pesquisa denominada de “Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico – Vigitel, realizada em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal. Esta aponta que o excesso de peso atinge 53,9% da população brasileira. A obesidade está presente em 18,9% da população. Relacionado ao estado de Santa Catarina informações de Florianópolis detalham que 51,0% da população se encontra em excesso de peso e 15,7% em obesidade (VIGITEL, 2015).

Com o aumento da condição de peso corporal e IMC acima do normal, espera-se haver mais busca por tratamentos voltados para a correção estética da aparência em decorrência da hipertrofia do adipócito. No presente estudo observou-se que mais da metade dos atendidos se encontravam na condição de normalidade do IMC. Este fato pode ser compreendido com a observação de David e colaboradores (2011), em um estudo prospectivo que avaliou composição corporal de pacientes com LG onde verificou que embora exista uma relação importante da LG com o sobrepeso, gordura corporal total ou regional aumentada, este distúrbio pode ocorrer em sujeitos que apresentem excesso de gordura corporal total, e apresentam peso normal, ou mesmo abaixo do considerado normal. Por conseguinte, estes autores sugerem que os parâmetros de determinação de peso corporal e IMC, não são úteis para avaliar deposição de gordura associada à LG (DAVID, et al., 2011).

(10)

No campo da ficha referente ao item “cuidado diário e produtos em uso na região a ser tratada” se constatou que ao ser anotado o uso de “hidratante” o avaliador não descrevia a finalidade de uso deste produto. Assim, não se pode inferir se tais produtos possam ter ativos orientados a tratar a LG e a LL.

O uso de cremes com ativos lipolíticos estão entre alguns dos cuidados diários podem ajudar a combater a LG, que englobam ainda: praticar exercícios físicos regularmente; adotar uma dieta saudável; massagear a pele no banho quente para revitalizar a circulação sanguínea; evitar roupas que possam interferir na circulação sanguínea e linfática (roupas apertadas) e má postura, pois dificulta a circulação sanguínea dos vasos linfáticos em áreas que ficam comprimidas pelos desvios posturais. Ainda, a permanência por longo período na posição sentada, e de maneira errada, pode ser um fator favorável ao acúmulo de gordura (UENO, 2011). Esta conduta de permanência prolongada é adotada por 49,8% dos indivíduos que procuram tratamento para LG ou LL e não se percebe diferença entre os dois gêneros em relação a permanecer por muito tempo sentado.

As situações de grandes alterações hormonais como menopausa e gestação foram pouco frequentes entre os atendidos no LCE para tratamento. Cunha (2006), descreve que os hormônios intervêm no metabolismo lipídico e na distribuição da gordura no organismo e relaciona as condições de desequilíbrio hormonal da puberdade, período pós-parto, menopausa, ou uso de contraceptivos orais, como fatores que desencadeiam ou agravam a LG.

Tais como os hormônios fisiológicos os medicamentos em uso mais frequentes registrados nas fichas que foram o anticoncepcional seguido de corticoide contribuem para o surgimento da LL e LG, em resposta à hipertrofia do adipócito. O estrogênio de fonte exógena como nos anticoncepcionais e pela produção endógena aumenta a resposta antilipolítica do adipócito ao ativar os receptores de estrogênio alfa adrenérgicos. Este hormônio ainda estimula a lipoproteína lipase, o que repercute em um maior aporte para o adipócito dos substratos para a lipogênese, que são o ácido graxo e o glicerol (ROSSI, 2000). E os corticoides podem exibir atividade lipolítica, contudo quando em excesso proporciona de modo indireto a hipertrofia do adipócito. Esta classe de medicamentos estimula a hiperinsulinemia que determina efeitos lipogênicos com consequente deposição e distribuição anormais de gordura (BUJALSKA; KUMAR; STEWART, 1997).

Segundo Leszko (2014), durante a menopausa, uma baixa concentração de estrogênio é responsável pelo aumento da permeabilidade vascular e diminuição do tônus vascular, o que leva ao comprometimento da microcirculação e são fatores importantes

(11)

predisponentes ao desenvolvimento da LG. Situação, ainda, agravada pela diminuição da produção e conteúdo de colágeno e fibras de elastina.

A gestação é um fenômeno fisiológico onde ocorre uma série de modificações no organismo materno e ocorrem nos aparelhos cardiocirculatório, digestivo, respiratório, ósteo-articular, além de alterações metabólicas, endócrinas, hematológicas e mamárias. Todas essas transformações aumentam o risco de estrias, LG, edemas, varizes, manchas, acne e aumento exagerado de peso (MERLO, 2002). Na gestante o cortisol sérico se eleva a mais que o dobro até o 3º trimestre (HOPKINS et al., 2012). Estas alterações que afetam a aparência podem ter determinado a busca por tratamento por uma mulher gestante.

Nas fichas analisadas os locais registrados de ocorrência de LG eram os glúteos, seguido de abdômen e coxas coincidindo com a descrição da literatura, ainda, que outras áreas possam ser afetadas como as mamas; os braços e a nuca, características de um padrão feminino de deposição de tecido adiposo (AVRAM, 2004; MANUSKIATTI; 2014).

É interessante ter havido registro da graduação da celulite em pouco mais da metade das fichas e em frequência inferior houve notificação da situação do paciente quanto à presença ou ausência da fibrose. Estas divergências são sugestivas de falta de coesão no preenchimento, pois ao ser avaliada a fibrose pode-se descrever a sua ausência.

A fibroesclerose que determina a formação de micro e macro nódulos está relacionada com a proliferação de fibroblastos induzidas por estrogênio e pelas alterações na produção de glicosaminoglicanos, em especial o ácido hialurônico e colágeno. O aumento da pressão osmótica no meio extracelular pela GAG converge para a formação do edema (ROSSI, 2000; KRUGLIKOV, 2012). Fibrose é a formação ou o desenvolvimento em excesso de tecido fibroso que ocorre como processo reparativo ou reativo após um trauma tecidual. Como resposta a agressão o tecido reage com inflamação, proliferação e remodelagem e a medida que o processo cicatricial evolui, o tecido de granulação transforma-se em um tecido mais fibroso e menos vascular até se tornar, tecido fibroso denso e depois fibrose (LOW, 2001).

As anotações nas fichas de avaliação revelam a minoria dos clientes apresentando fibrose, dado compatível com a frequência verificada no último grau da escala de celulite, que traduz a maior gravidade. Uma escala tem sido utilizada para avaliar a gravidade da celulite baseada em uma graduação, onde: grau 1 (um) não é visível em pé, no entanto se pinçada ou contraída a pele irá aparecer a depressão característica; grau 2 (dois) a depressão é evidente na posição de pé sem contração da região, mas não na posição deitada, já existe alteração de sensibilidade; grau 3 (três) evidencia-se nas posições em pé e deitado sem qualquer contração,

(12)

a pele se mostra enrugada, com relevos e flácida, a sensibilidade está aumentada e há comprometimento da fibras do tecido conjuntivo (AVRAM, 2004; GUIRRO; GUIRRO, 2002).

Os tratamentos de LG realizados nos Laboratórios de Cosmetologia e Estética da UNISUL se propõem a realizar as etapas teóricas de tratamento conforme proposto por Kruglikov (2012). Pois, os planos de tratamento informam o emprego de recursos para alcançar tanto a destruição da fibrose, como a estimulação da lipólise e promovem a produção de colágeno. E ainda autores respaldam serem estes os tratamentos indicados para a LL e LG (RAMIREZ et al., 1997; GUIRRO; GUIRRO, 2002; SCORZA et al., 2008; MELLO et al., 2010; MAIO, 2004; BORGES, 2006);

É compreensível ter havido maior frequência de emprego das técnica de Terapia Combinada de ultrassom e corrente Aussie e corrente polarizada, Eletrolipólise e Massagem Modeladora pelos efeitos benéficos no caso de lipodistrofia.

A Terapia Combinada de ultrassom e corrente Aussie e corrente polarizada, técnica mais empregada, vale-se da forma de energia acústica do ultrassom que produz efeitos fisiológicos térmicos e não térmicos. Viabilizando vasodilatação, incremento do fluxo sanguíneo do local, esses benefícios podem favorecer a permeação de cosmético específicos após a aplicação (BORGES, 2010). E ainda, promove o aumento da proliferação de fibroblasto com consequente aumento das fibras de colágenos e melhora das propriedades mecânicas do tecido (RAMIREZ et al., 1997; GUIRRO; GUIRRO, 2002). Enquanto que o emprego de correntes terapêuticas incrementa a circulação dos vasos linfáticos e sanguíneos pela contração muscular (FAGHRI et al., 1998; TORTORA E GRABOWSKI, 2002).

A eletrolipólise é uma técnica útil (SCORZA et al., 2008), pela aplicação de uma microcorrente de baixa frequência, produzindo a liberação de noradrenalina que induz à lipólise, liberando ácido graxos e glicerol (BORGES, 2006; HERMSDORFF et al., 2004). E proporciona efeitos fisiológicos como o aumento da temperatura, da microcirculação, melhora na tonicidade da pele e a lipólise (MAIO, 2004; BORGES, 2006).

A massagem modeladora está entre os principais benefícios estão à melhora da oxigenação dos tecidos, remodelação da gordura e a melhora do tônus muscular. Ela libera os óstios da pele, deixando hidratada e mais delicada. Age na eliminação de líquido acumulado, pois atua também no sistema linfático. E modifica mecanicamente a consistência da flexibilidade do tecido conectivo, amolecendo-o criando espaço físico no corpo. Isso explica a diminuição de medidas que poder ser acompanhada pela perimetria (BORGES, 2010).Os

(13)

benefícios da massagem modeladora são maiores quando é associada a cosméticos lipolíticos (GUIRRO; GUIRRO, 2002).

Embora as fichas de avaliação corporal e facial possuam campos para classificação da LG com três espaços de registros, tal como os registros antropométricos as mesmas não dispõem de orientação escrita sobre a necessidade de realizar o registro ao início e repetir essas avaliações durante o tratamento e ao final no mesmo, afim de conhecer os resultados obtidos.

Conforme os anos foram passando, o número de clientes à procura por tratamentos para LL e LG foi aumentando. Em 2012 houve uma procura de 8,9%, em 2016 a procura aumentou para 31,5%.

A ausência de área para registrar a data da execução do procedimento e o responsável pela execução dificultou precisar o número de sessões efetivadas. Assim, foram consideradas como número de sessões qualquer informação registrada que permitisse interpretação neste sentido. Contatou-se haver em média cinco sessões por tratamento e o número variou entre um a 21. A média de sessões do presente estudo representa quase metade do que se considera suficiente para atingir resultados satisfatórios, pois segundo Neves e Oliveira (2007), o uso de técnicas eletrotermoterápicas e recursos manuais, além de cremes específicos, apresentam resultados satisfatórios ao final de dez sessões.

Um preditor da suficiência de resposta ao tratamento é obtido dos resultados dos tratamentos. Considera-se a avaliação da intervenção terapêutica difícil, pois pode ser influenciada por fatores de confusão como a dieta, exercícios, horário do atendimento, entre outros. E somam-se agravantes a escassez na literatura de critérios padrões para acessar a resposta aos tratamentos são (ANGEHRN e VOSS, 2007).

Constatou-se que o LCE da Unisul, Tubarão, tem realizado uma avaliação frequente das fichas, acompanhando a crescente demanda de atendimentos, pois se percebeu uma evolução desde o primeiro instrumento desenvolvido refletindo uma constante inquietude dos profissionais sobre o que se tem registrado. Conforme foram passando os anos (2012 a 2016), as fichas passaram por melhorias, e esses itens foram adicionados: Menopausa; Uso de medicamentos que influenciam nos tratamentos; Contra indicações como: Trombose e Epilepsia; Fototipo; Patologias dermatológicas; Edema; Fibrose; Flacidez; Período de aparecimento da LG; Hábitos alimentares e atividade física que auxiliam no resultado do tratamento.

Ainda que as fichas de avaliação corporal e facial possam permitir o registro de resultados objetivos, tais como perimetria, peso, IMC, os proponentes deste estudo sugerem

(14)

poder ser acrescidos resultados de termografias e fotos, além de dados subjetivos resultante da avaliação visual e sensorial pelo profissional, como a escala de graduação da celulite. Como descrevem Miguel e Salomi (2004), a falta de medidas objetivas para avaliar a qualidade dos serviços aumenta o grau de complexidade em relação a sua avaliação. De modo adicional, um campo específico para anotar os resultados subjetivos pode servir para anotar motivações, tais como: interrupções do tratamento (como desistência, problemas de saúde, insatisfação com o tratamento e morte); e nível de satisfação do paciente com o tratamento.

Assim, importa estimular as melhorias quanto à completude do registro pelos responsáveis por preencher; melhorar os registros de evolução e término deixando claros os resultados obtidos.

5 CONCLUSÃO

Observou-se com este estudo que a procura por tratamentos estéticos para LL e LG tem crescido muito com o passar dos anos, desde 2012 apresentou um crescimento de 71,7%. A idade dos atendidos variou de 15 a 77 anos, com predomínio (96%) do sexo feminino. As localizações das áreas a serem tratadas apontavam que 34,8% eram nos glúteos, 32,8% no abdômen, 31,1% na coxa e 4,0% nos demais locais. Quanto ao grau, 30,7% apresentava grau I, 55,1% apresentava grau II. Não houve uma regularidade nas proporções do preenchimento dos itens relacionados à perimetria na anamnese inicial e em proporções decrescente foram preenchidas em um segundo momento do tratamento (11,0%) e em uma terceira oportunidade (5,3%). Todos os tratamentos aplicados nos LCE, estão de acordo com o que a literatura indica para LL e LG. Os mais utilizados foram: a Terapia Combinada de ultrassom e corrente Aussie e corrente polarizada (26,0%), Eletrolipólise (17,9%) e Massagem Modeladora (17,0%). As sessões fornecidas foram em média 5 sessões por tratamento, contudo o número de sessões realizadas está abaixo do recomendado para melhor efetividade.

O aumento da procura pode indicar que os tratamentos fornecidos estão produzindo satisfação aos indivíduos atendidos. Assim, propõem-se poder haver melhorias no processo de preenchimento dos registros das fichas nos campos existentes e ainda podem ser incluídos outros campos que permitam a realização de uma avaliação objetiva e subjetiva do tratamento, afim de possibilitar o acompanhamento gradual da evolução e análise dos resultados, quer sejam resultados parciais ou finais.

(15)

PROFILE OF PATIENTS IN AESTHETIC TREATMENTS FOR LIPODYSTROPHY AND GYNDEAL LIPODYSTROPHY IN THE COSMETOLOGY AND AESTHETIC

LABORATORIES OF THE UNIVERSITY OF SOUTH OF SANTA CATARINA BETWEEN 2012 TO 2016:

Abstract: Several resources, among them and employed by beauticians, can be used in the

search to solve the Localized Lipodystrophy, which is the accumulation of adipose tissue in areas of resources, Gynoid Lipodystrophy, visualized as a change of relief, due to morphological and structural modifications Adipocytes, dermis and microcirculation. This study aims to analyze the data of aesthetic treatments for lipodystrophies and as characteristics of patients attended at the Cosmetology and Aesthetics Laboratories of the University of Southern Santa Catarina, Tubarão. A quantitative and cross-sectional research methodology was used to evaluate all the records of corporate assessment, with a registry of aesthetic treatments for fat located between the years of 2012 and 2016. As information collected were demographic, characteristics of the patient and the plan of treatment. The Microsoft Excel® program stored in data and a descriptive statistical analysis was done by Epi Info 3.5.2. As a result, it was found that 96.0% of the index of women with a mean age of 34 (± 12.1%) years, the most frequent grade of cellulitis (55.1%) was grade II, the most affected site By lipodystrophies were the glutes (34.8%), followed by the abdomen (32.8%). The search for aesthetic treatments for adiposity in partnership with 71.7% from the first trimester of care, and an average of 4.9 (± 12.9%) sessions were performed, being that treatments more used in the place studied as Therapy Combined ultrasound and Aussie current and polarized current (26.0%), Electropolyolysis (17.9%) and Modeling Massage (17.0%). It is concluded that the treatments provided are according to the recommended literature, but the number of students that is is not planned. It was observed that there may be improvements in the procedure for filling the existing fields of the records for a more precise monitoring and the inclusion of other fields that allow an objective and subjective evaluation of the treatment.

(16)

REFERÊNCIAS

ANGEHRN, F.; KUHN, C.; VOSS, A. Can cellulite be treated with low-energy

extracorporeal shock wave therapy? Groningen: Fysio Supplies, 2007. Disponível em: <https://www.physiosupplies.eu/downloads/dl/file/id/148/product/3202/fiorenzo_2007_cin_in terv_aging.pdf>.

ALMEIDA, M. L. C. et al. Cellulite’s aetiology: a review. J Eur Acad Dermatol Venereol., v. 27, n. 3, p. 263-278, mar. 2013. Disponível em:

<http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1468-3083.2012.04622.x/epdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SINDROME METABÓLICA. Diretrizes brasileiras de obesidade. Disponível em:

<http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/92/57fccc403e5da.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

AVRAM, M. M. Cellulite: a review of its physiology and treatment. Santa Monica, USA: J

Cosmet Laser Ther, v.6, n. 4, p. 181-185, 2005. Disponível em:

<http://shrinc.com.au/Downloads/JCLT-Avram-Vela.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017. BORGES, F. S. Dermato Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. 2. ed. São Paulo: Phorte, 2010. 678 p.

BORGES, F. S. Dermato Funcional: Modalidades terapêuticas nas disfunções estéticas. São Paulo: Phorte, 2006. 541 p.

BUJALSKA IJ1, KUMAR S, STEWART PM. Does central obesity reflect "Cushing's disease of the omentum"? Lancet. V. 26, n, 349, p.1210-3, abr. 1997.

CUNHA, A. A celulite: Caracterização funcional e revisão dos principais compostos utilizados na abordagem cosmetológica. Revista Lusófona de Ciências e Tecnologias da

Saúde Campo Grande, v.3, n. 1, p. 77-85, 2006. Disponível em:

<http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/437/art_6.pdf?sequence=1>. Acesso em: 01 jun. 2017.

CUNHA, A.; COSTA, J. B.; ROSADO, C. A Celulite: Caracterização Funcional e Revisão dos Principais Compostos Utilizados / Cellulite: Functional Characterization and overview of the Main compounds used in the Cosmetological Approach. Revista Lusófona de Ciências e

Tecnologias da Saúde, [S.l.], n. 1, jul. 2009. . Disponível em:

<http://revistas.ulusofona.pt/index.php/revistasaude/article/view/608>. Acesso em: 01 jun. 2017.

DAVID, R. B. et al. Lipodistrofia ginoide: conceito, etiopatogenia e manejo nutricional. Rev.

Bras. Nutr. Clin. Porto Alegre. v.26, n.3, p.202-206, 2011. Disponível em:

<http://www.sbnpe.com.br/wp-content/uploads/2016/12/10-Lipodistrofia-gin%C3%B3ide-conceito-etiopatogenia-e-manejo-nutricional.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

DUPONT, E. et al. An integral topical gel for cellulite reduction: results from a double-blind, randomized, placebo-controlled evaluation of efficacy. Clin Cosmet Investig Dermatol. v. 20, n. 7, p. 73-88, fev. 2014. Disponível em:

(17)

https://www.dovepress.com/an-integral-topical-gel-for-cellulite-reduction-results-from-a-double--peer-reviewed-fulltext-article-CCID. Acesso em: 01 jun. 2017.

FAGHRI, P.D.; VOTTO. J.J.; HOVORKA, C.F. Venous Hemodynamics of the Lower

Extremities in Response to Electrical Stimulation. Arch Phys Med Rehabil 1998; 79:

842-848.

GUIRRO, E.C.O.; GUIRRO, R.R.J. Fisioterapia Dermato-Funcional: Fundamentos,

Recursos e Patologias. 3. ed. São Paulo: Manole, 2002, 560 p.

HERMSDORFF H.H.M.; MONTEIRO; J.B.R. Gordura visceral, subcutânea ou intramuscular: onde está o problema? Arq Bras Endocrinol Metabol. 2004; 48(6): 803-811.

HEXSEL, D. et al. Anticelulite. 1. ed. São Paulo: Do Autor, 2012. 206 p.

HOPKINS, J. Manual de ginecologia e obstetrícia. 1. Ed. São Paulo. Artmed. 2012. 720p. KEDE, M. P. V.; SABATOVICH, O. Dermatologia estética. 3. ed. atual. e ampl. São Paulo: Atheneu, 2015. xl, 1280 p.

KRUGLIKOV, I. The Pathophysiology of Cellulite: Can the Puzzle Eventually Be Solved?.

Journal of Cosmetics, Dermatological Sciences and Applications, Hubei Province,v. 2, n.

1, 2012, p. 1-7, 2014.Disponível em: <http://file.scirp.org/Html/1-1050038_18163.htm>. Acesso em: 01 jun. 2017.

LEONARDI, G. R.; CHORILLI, M. Celulite: prevenção e tratamento. São Paulo: Pharmabooks, 2010. 23 p.

LOW J.; REED A. Eletroterapia Explicada: Princípios e Prática. 1º ed. São Paulo: Manole, 2001. p.17-23

LESZKO, M. Cellulite in menopause. Lublin: Prz Menopauzalny,v.13, n.5, p. 298-304, 2014. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4520379/>. Acesso em: 01 jun. 2017.

MERLO, I. Varizes na Gravidez. Disponível em: < http://www.varizes.com/ tratamentos/drenagem.html>. Acesso em: 01 jun. 2017.

MANUSKIATTI, W. Aparelho de radiofrequência para Redução do Volume Abdominal e Tratamento da Celulite: Estudo Piloto. Europa: Academia Europeia de Dermatologia e

Venereologia, 2009. 111 p. Disponível em: <http://www.corpo-perfeito.pt/video/estudo.pdf>.

Acesso em: 01 jun. 2017.

MELLO, P. B. Comparação dos efeitos da eletrolipólise transcutânea e percutânea sobre a gordura localizada na região abdominal e de flancos através da perimetria e análise de bioimpedância elétrica. Fisioter Bras. Rio de Janeiro, v. 11, n. 3, p.198-203, 2010.

Disponível em: <http://www.bib.unesc.net/arquivos/95000/96900/11_96988.htm>. Acesso em: 01 jun. 2017.

(18)

MIGUEL, P. A. C.; SALOMI, G. E. Uma revisão dos modelos para medição da qualidade em serviços. Revista Produção. São Paulo, v. 14 n. 1, p. 12-30, 2004. Disponível em:

<http://www.scielo.br/pdf/prod/v14n1/v14n1a03.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017. NEVES, S. R. Eficácia da associação de técnicas manuais e eletroterapia na redução de medidas do abdomên. Rev. de Biologia e Saúde da Unisep. Paraná, v. 1, n. 1, p.67-71, 2007. Disponível em:

<http://docplayer.com.br/7060494-Eficacia-da-associacao-de-tecnicas-manuais-e-eltrotermoterapia-na-reducao-de-medidas-do-abdome.html>. Acesso em: 01 jun. 2017.

PUGLIESE, P. T. The pathogenesis of cellulite: a new concept. J Cosmet Dermatol., v. 6, n. 2, p. 140-142, 2007. Disponível em: <http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1473-2165.2007.00312.x/full>. Acesso em: 01 jun. 2017.

RAMOS, V. A consulta em 7 passos. 1. ed. Lisboa: VFBM Comunicação, Lda, 2008. Disponível em: <http://www.apmgf.pt/ficheiros/A%20Consulta%207%20passos.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

RAMIREZ A, SCHWANE JA, MCFARLAND C, STARCHER B. The effect of ultrasound on collagen synthesis and fibroblast proliferation in vitro. Med Sci Sports Exerc. v. 29, n. 3, p.326-332. mar. 1997. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/9139171>. Acesso em: 01 jun. 2017.

ROSSI, A. B. Cellulite: a review. Europa: Journal Of The European Academy Of

Dermatology And Venereology. v.14, n. 4, p.251-262, 2000. Disponível em:

<http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1468-3083.2000.00016.x/abstract>. Acesso em: 01 jun. 2017.

SCORZA, F. A.; FIGUEREDO, M. M.; LIAO, C. O.; BORGES, F. S. Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise com o uso de TENS modo burst e modo normal no tratamento de adiposidade localizada abdominal. Ensaios e Ciência: Ciências Biológicas, Agrárias e da

Saúde, v. 3, n. 2, p. 49-62, 2008.

SANTOS, I. M. N. S. et al., Hidrolipodistrofiaginoide: aspectos gerais e metodologias de avaliação da eficácia. Arquivos Brasileiros de Ciências da Saúde, v.36, n. 2, p. 85-94, mai./ago. 2011. Disponivel em:

<http://files.bvs.br/upload/S/1983-2451/2011/v36n2/a2199.pdf> Acesso em: 01 jun. 2017.

SILVA, S. M. C. S.; MURA, J. D. P. Tratado de alimentação, nutrição & dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007. ISBN: 9788572416788.

SCHULZ, R.S.; SILVA, M.F. Análise da evolução dos registros de enfermagem numa unidade cirúrgica após implantação do método soap. Revista Hospital Universitário Pedro

Ernesto. v.10 (Supl.1) p.91-99, 2011. Disponível em:

<http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=127>. Acesso em: 01 jun. 2017.

TORTORA, G.J.; GRABOWSKI, S.R. Princípios de anatomia e fisiologia. 9ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.

UENO, C. Sentar-se corretamente pode ajudar a evitar acúmulo de gordura e celulite. 2011. Disponível em:

(19)

<http://pioneiro.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/05/sentar-se-corretamente-pode-ajudar-a-evitar-acumulo-de-gordura-e-celulite-3315184.html>. Acesso em: 01 jun. 2017.

VIGITEL Brasil 2015. Saúde Suplementar: vigilância de fatores de risco e proteção para

doenças crônicas por inquérito telefônico. [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde,

Agência Nacional de Saúde Suplementar. – Brasília: Ministério da Saúde, 2017. 170 p. : il. – (Série G. Estatística e Informação em Saúde). Disponível em:

<http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2015_saude_suplementar.pdf>. Acesso em: 01 jun. 2017.

(20)
(21)
(22)

Referências

Documentos relacionados

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Embora acreditemos não ser esse o critério mais adequado para a seleção dos professores de Sociologia (ou de qualquer outra disciplina), cabe ressaltar que o Conselho

Com o objetivo de analisar o perfil enzimático desses fungos e avaliar atividade antifúngica de própolis brasileiras verde e vermelha, como também de lectinas de sementes de

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

ao setor de Fisiologia Vegetal do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Minas Gerais, com clones pertencentes ao Instituto Agronômico de Campinas

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as