• Nenhum resultado encontrado

TutorialPiTiVi

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TutorialPiTiVi"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Tutorial PiTiVi

Rodrigo Marcondes Quintas dos Santos

digo . cloud @ gmail . com

(2)

1 - Introdução

O editor de vídeo PiTiVi é um software livre desenvolvido para Linux sob a licença GNU LGLP (uma licença de Software Livre). Sua interface eficiente e intuitiva foi projetada para satisfazer tanto um usuário novo quanto um experiente.

1.1 - Interface de Usuário

Janela principal do PiTiVi:

Esta é a janela principal do PiTiVi e nela se encontra a maioria dos componentes do editor: a barra de menu, algumas ferramentas, fontes da edição, o pré-visualizador, barras de reprodução, a régua de tempo, a linha de tempo e ferramentas relacionadas com a linha de tempo. Cada um desses componentes será devidamente comentado no presente Tutorial.

1.2 - Barra de Menu

A Barra de Menu provê acesso a todas as ferramentas do editor além de oferecer outras opções como a de ajustar configurações do editor e a de definir preferências de um projeto de edição de vídeo.

1.3 - Algumas Ferramentas

O acesso às ferramentas de uso mais frequente pode ser feito através dos ícones logo abaixo da Barra de Menu.

(3)

Dica: Ao se deixar o mouse parado, por um instante, em cima de um ícone, uma breve mensagem informativa sobre a ferramenta em questão irá surgir.

1.4 - Fontes da Edição

Na área Fontes da Edição são listados os arquivos originais em uso em uma sessão de edição no PiTiVi. Via de regra, tais arquivos consistem em imagens, vídeos ou áudios (sons). A ferramenta Importar clipes... é usada para incluir arquivos nesta área.

1.5 - Régua de Tempo

O papel da Régua de Tempo é de grande importância, pois ela interage com a Linha de Tempo e fornece medidas de tempo (em segundos). Nela podemos mudar a posição de seu marcador para reproduzirmos o vídeo em edição a partir de um particular instante.

Quando damos um zoom de aproximação na Régua de Tempo com o controle deslizante à sua esquerda, podemos observar uma alternância de cores na escala de tempo, conforme ilustrado acima.

Cada segmento de cor homogênea representa a duração de um dos frames (quadros) do vídeo em fase de edição. Tal duração é derivada da taxa de frames definida na configuração do projeto do vídeo em edição.

Também é possível segurar o botão esquerdo do mouse e deslocar o cursor para ver a reprodução do vídeo, de forma controlada, frame a frame, no Pré-Visualizador.

1.6 - Linha de Tempo

A Linha de Tempo é o principal componente visual empregado em um projeto de edição de vídeo. Ele consiste em uma representação dos clipes utilizados na edição e é proporcional à cronologia do projeto.

1.7 - Barra de Reprodução

Essa ferramenta, localizada logo abaixo do Pré-Visualizador, contém botões que controlam a reprodução na Linha de Tempo (ou mostra o frame corrente, caso a reprodução esteja parada) do vídeo em edição. A ferramenta também pode ser utilizada na reprodução de mídias contidas na área de Fontes da Edição. Para tal é preciso selecionar a mídia (vídeo ou áudio) desejada e disparar a sua execução na Barra de Reprodução.

(4)

Pré-Visualizador (na parte superior) e Barra de Reprodução (na parte inferior)

1.8 - Pré-Visualizador

Através do Pré-Visualizador é possível ver a reprodução do vídeo em fase de edição ou de uma mídia na área Fontes da Edição. Nele é apresentado o frame no instante de tempo em que se encontra a reprodução do vídeo ou no instante em que a reprodução foi parada.

1.9 - Fontes da Edição

Na área Fontes da Edição encontram-se relacionados os arquivos originais importados e em uso no projeto de edição. Ao se clicar com o botão direito do mouse em um vídeo, podemos reproduzi-lo no Pré-Visualizador.

1.10 - Ferramentas na Linha de Tempo

Na barra nomeada Ferramentas na linha de tempo encontram-se funções como aparar clipes, remover clipes da Linha de Tempo, quebrar e criar vínculos entre clipes específicos, agrupar e desagrupar clipes. Estas funções serão comentadas à frente.

2 - Início de Edição

Nesta seção serão apresentadas as formas de uso das ferramentas acima citadas e explicados, mais detalhadamente, os seus principais recursos.

(5)

2.1 - Configuração de seu Projeto

Ao se começar um novo projeto de vídeo, o primeiro a fazer, no PiTiVi, é ajustar as configurações do projeto, como a taxa de frames (número de frames por segundo), a resolução do vídeo (tamanho da tela de vídeo em termos de píxeis, onde um píxel representa o menor elemento de um frame cuja cor e brilho podem ser ajustados - quanto menor a resolução, menor a nitidez dos frames) e os codecs (codificadores e decodificadores de áudio e vídeo).

A resolução do vídeo e a taxa de frames irão afetar a aparência do vídeo em edição, no Pré-Visualizador. Se estes não forem configurados, a imagem poderá aparentar estar esticada e distorcida. Para configurá-las, depois da criação do projeto, vá em Projeto -> Configurações do Projeto, na Barra de Menu.

Imagens digitais são formadas por píxeis, podendo estes últimos representar áreas elementares quadradas ou retangulares. Assim, em alguns casos, poderá ser necessário configurar a relação entre largura e altura dos píxeis (Pixel Aspect Ratio - em inglês - PAR) para que a imagem possa ser mostrada sem distorções.

Por outro lado, a razão de tela é a razão entre a largura e a altura dos frames (Display Aspect Ratio - em inglês - DAR). No PiTiVi, essas relações são dependentes uma da outra. Você poderá usar as configurações padrão já oferecidas pelo PiTiVi ou estabelecer suas próprias proporções.

(6)

2.2 - Importação de Mídias

Você pode importar mídias ao clicar no ícone Importar clipes... na área denominada Algumas Ferramentas. Um outro modo de importação é arrastar arquivos selecionados em uma pasta diretamente para a área Fontes da Edição do programa.

Dica: Com o botão Shift é possível selecionar individualmente vários arquivos (ou pastas) e com a combinação Ctrl Shift selecionar um bloco de arquivos contíguos.

2.3 - Adição de Clipes ao Vídeo em Edição

Acima foram apresentadas as formas de importar mídias a serem usadas na edição de um vídeo e agora será mostrado como adicionar uma ou mais cópias das mídias importadas ao vídeo em fase de edição. As cópias adicionadas à Linha de Tempo são denominadas clipes.

Em Fontes da Edição, selecione as mídias desejadas (com o uso da técnica do

Shift/Ctrl, no caso de seleções múltiplas) de três formas:

• Arraste das mídias para a Linha de Tempo até a posição de encaixe;

• Clique em Projeto -> Inserir, na Barra de Menu, para inserção no final da Linha de Tempo;

• Aperto do botão Insert (também para efetuar a inserção no final da Linha de Tempo).

2.4 - Remoção de Clipes

Acima mostramos como adicionar clipes ao vídeo em fase de edição. Agora iremos descrever como removê-los. Seguem os passos:

1.

Selecione os clipes a serem removidos. Para selecionar múltiplos clipes, segure a tecla Ctrl e clique nos clipes desejados;

2.

Em Ferramentas na linha de tempo, clique no ícone de remoção à direita da tesoura.

Veremos mais à frente como remover somente o clipe de áudio ou o de vídeo ou apenas uma parte de um clipe.

(7)

2.5 - Locomoção pela Linha de Tempo

A locomoção na Linha de Tempo pode ser efetuada através das barras de rolagem localizadas abaixo e à direita na área ocupada pela Linha de Tempo. Também podemos nos mover horizontalmente ao utilizar conjuntamente a roda de rolagem do mouse e a tecla

Shift. Uma forma alternativa de deslocamento na vertical pode ser feita apenas com a

rolagem do Mouse.

Também é possível dar um zoom de aproximação na Régua de Tempo para alcançarmos um grau maior de precisão na edição ou um zoom de afastamento para termos uma mobilidade mais rápida na Linha de Tempo. Podemos fazer isso ao segurar a tecla Ctrl e mover a roda de rolagem do mouse. Ao aumentar o zoom, podemos ver, em maior detalhe, miniaturas de frames e as variações nas ondas sonoras. Ao diminuir o zoom, podemos nos mover de forma mais rápida pela Linha de Tempo e, desta forma, proporcionar um deslocamento expedito entre pontos distantes na cronologia do projeto.

Voltamos, agora, a nossa atenção para marcador de instante de tempo na Régua de Tempo e para a linha, que se estende a partir de tal marcador, na Linha de Tempo. Chamamos esta linha estendida de marcador de reprodução. Como já mencionado anteriormente, quando o vídeo em edição está sendo reproduzido, então é mostrado, no Pré-Visualizador, o frame pelo qual marcador de reprodução está passando. Quando a reprodução é parada, o frame no momento de pausa é congelado no Pré-Visualizador. Podemos arrastar o marcador de reprodução para inspecionar um particular frame mais à frente ou mais para trás na Linha de Tempo.

2.6 - Salvamento do Projeto

Para salvar o seu projeto, vá em Arquivo -> Salvar (ou caso este já tenha sido salvo em algum lugar e você quer, agora, reescrever a última versão) ou em Salvar como... (caso seja a primeira vez que você o salve ou queira salvá-lo em outro lugar a fim de não gravar em cima da versão já salva anteriormente). Esse tipo de gravação é usado para fins de gerenciamento do projeto e o resultado dessa gravação não será o vídeo pronto, mas, sim, o estado em que se encontra o projeto.

2.7 - Clipes

Clipes são cópias dos arquivos (vídeos, músicas, fotos) na área Fontes da Edição adicionadas à Linha de Tempo. Ao serem adicionados à Linha de Tempo, os clipes são representados espacialmente de forma proporcional ao seu tempo de duração. Cada clipe

(8)

pode ser editado de forma independente. Sempre que você arrasta um arquivo da Fonte de Edição para a Linha de Tempo, um novo clipe é criado. Assim, a partir de um arquivo é possível derivar tantas réplicas do mesmo clipe quantas desejadas. O PiTiVi é um editor que não modifica os arquivos originais, somente os clipes (as cópias) gerados a partir dos originais.

Você poderá colocar os clipes em uma mesma camada. As camadas são organizadas verticalmente na Linha de Tempo e serão abordadas mais adiante. Ao selecionar e arrastar clipes, podemos movê-los. Também podemos utilizar a técnica Shift/Ctrl para selecionar diversos vídeos ao mesmo tempo, mesmo quando estes se encontram em camadas diferentes (a posição relativa entre os mesmos será mantida).

Ao se arrastar clipes na Linha de Tempo, estes tendem a se ajustar, de forma apropriada, ao final de outros clipes, de modo a preencher espaços existentes entre eles.

3 - Edição na Linha de Tempo

No PiTiVi podemos manipular as propriedades dos clipes durante sua execução. Podemos adicionar um ou mais pontos chave (uma marca representada na forma de um pequeno quadrado, como os ilustrados na figura abaixo) para interpolar o grau de transparência, no caso de clipe de vídeo, ou o volume de um clipe de áudio. As propriedades são alteradas ao se adicionar pontos chaves ou se arrastar um ponto chave já existente.

3.1 - Uso Geral

Os pontos chaves são interligados formando uma curva (composta apenas por segmentos de retas, na atual versão do PiTiVi). A curva é uma propriedade essencial de um clipe e não pode ser removida. O começo e o fim da curva são fixados em dois pontos chave, que se encontram no começo e no fim de cada clipe.

Podemos adicionar um novo ponto chave a uma curva ao dar um clique duplo em alguma posição vazia da particular curva. Para remover um ponto chave é preciso dar um clique duplo sobre o próprio.

É possível ajustar a posição relativa à Régua de Tempo e o valor de um ponto chave com a ajuda do mouse. Podemos reposicionar um ponto chave em qualquer lugar do clipe e, até mesmo, mudar a ordem dos pontos chave.

(9)

A curva de um clipe de áudio representa o volume do clipe e a altura de uma posição da curva pode variar em uma escala de 0 (altura mínima) a 200% (altura máxima) do valor original de gravação.

A altura da curva de um clipe de vídeo, no eixo vertical, representa o grau de opacidade do clipe naquele ponto e assume valores em uma escala de 0 (totalmente transparente) a 100% (totalmente opaco; isto é, as camadas inferiores não transparecem neste caso). Maiores detalhes serão dados mais à frente, quando falaremos de camadas.

Comentário: Um material opaco é aquele que não permite a passagem da luz. Portanto, no nosso caso, devemos interpretar a opacidade de um clipe de vídeo como o inverso de seu grau de transparência.

3.2 - Separação de Clipes de Áudio e Vídeo

Um vídeo tem, em geral, o seu clipe de áudio acoplado ao seu clipe de vídeo. Quando um vídeo é adicionado à Linha de Tempo, os seus dois clipes se encontram agrupados e, quando desejamos mover tal clipe na Linha de Tempo, os dois andam juntos devido ao agrupamento. Para desagrupá-los após selecionados, basta clicar no último ícone à direita das Ferramentas na linha de tempo. Uma vez desagrupados, é possível manipulá-los individualmente. Para reagrupá-los, selecione os dois e clique no penúltimo ícone das Ferramentas na linha de tempo.

3.3 - Divisão de Clipes

Como o nome sugere, uma operação de dividir um clipe o separa em dois clipes adjacentes, com novos pontos chaves de começo e fim criados de forma apropriada.

(10)

No PiTiVi, separar clipes é uma operação direta; isso é, não há necessidade de ativar uma ferramenta específica para iniciar uma operação de separação. Ela ocorre no ponto em que se encontra o marcador de reprodução.

Combinado com o zoom de aproximação, o andamento frame-a-frame com as setas do teclado ou arraste com o mouse do marcador de instante da Régua de Tempo, a separação não é somente rápida e eficiente, mas também precisa.

Seleções afetam uma operação de separação das seguintes formas:

• Somente os clipes selecionados e abaixo do marcador de reprodução serão separados;

• Se nenhum clipe está selecionado, todos os clipes abaixo do marcador de reprodução serão separados.

Para separar um único clipe:

1.

Clique no clipe;

2.

Reposicione o marcador de reprodução (se necessário);

3.

Clique no botão com o ícone de tesoura nas Ferramentas na linha de tempo ou aperte a tecla S.

Para separar todos os clipes de todas as camadas sob o marcador de reprodução:

1.

Clique em uma área em branco na Linha de Tempo (isso irá desfazer a seleção de todos os clipes selecionados, se houver algum);

2.

Reposicione o marcador de reprodução (se necessário);

3.

Clique no botão com o ícone de uma tesoura localizada em Ferramentas na linha de tempo ou aperte a tecla S.

Para separar múltiplos clipes selecionados:

1.

Posicione o marcador de reprodução na posição de separação desejado;

2.

Adicione ou remova clipes da seleção com a tecla Ctrl. A operação de seleção não afetará a posição do marcador de reprodução;

3.

Clique no botão com o ícone de uma tesoura localizada em Ferramentas na linha de tempo ou aperte a tecla S.

3.4 - Vinculação de Clipes Arbitrários

Essa técnica é usada para vincularmos clipes com o intuito deles deixarem de ser tratados em separado e, assim, permitir uma manipulação múltipla bem como mitigar os efeitos de uma possível divisão anterior.

(11)

Para isso, seguem os passos:

1.

Selecione dois ou mais clipes ao segurar a tecla Ctrl e clicar nos clipes desejados;

2.

Clique no quarto ícone da direita para esquerda localizado em Ferramentas na linha de tempo.

Para desvincular os clipes:

1.

Selecione o clipe a ser desvinculado dos demais. Para selecionar mais de um clipe, segure a tecla Ctrl enquanto clica nos clipes desejados;

2.

Clique no terceiro ícone da esquerda para direita, em Ferramentas na linha de tempo.

3.5 - Aparação

Aparação é a ação de mudar o começo ou o fim de um clipe na Linha de Tempo. Para tal, mova o cursor até uma das extremidades e o ícone de aparação irá aparecer. Arraste-o para a esquerda ou a direita a fim de aparar a extremidade como desejada.

Clipes que estão unidos (como um clipe de vídeo agrupado a um clipe de áudio) serão aparados juntos. Para aparar somente um deles, você terá que desagrupá-los primeiramente.

(12)

A edição com arraste é uma variação da aparação, que, além de aparar um particular clipe, também move os clipes que o sucedem com o intuito de preencher o espaço aparado. Essa edição se aplica a todos os clipes sucessores independentemente de estarem na mesma camada ou não.

Para efetuar uma operação de edição com arraste:

1.

Coloque o mouse entre os dois clipes, na região que os separa;

2.

Segure a tecla Shift;

3.

Arraste o ícone de aparação.

3.7 - Edição com Rolagem

A edição com rolagem é uma outra variação da aparação, que, além de aparar, alonga o clipe adjacente para prevenir a criação de espaços vazios.

Para efetuar a operação de edição com rolagem:

1.

Coloque o mouse entre os dois clipes, na região que os separa;

2.

Segure a tecla Ctrl;

3.

Arraste o ícone de aparação.

A seguir são ilustrados esquematicamente a edição com arreste e a edição com rolagem: Arraste:

(13)

3.8 - Camadas

O conceito de camadas é um conceito fundamental para a edição avançada na Linha de Tempo. A composição e a mixagem (mescla) de múltiplos clipes dependem desse conceito. É fácil imaginar as camadas como imagens pintadas no vidro. Com muitos pedaços de vidro empilhados, um em cima do outro, cada um desses pedaços formam uma camada. Se o pedaço da parte de cima é totalmente pintado, nenhum dos detalhes dos pedaços abaixo serão visíveis.

Porém, se você pintar apenas uma porção do pedaço de cima, você poderá ver o que está abaixo das partes não pintadas.

No PiTiVi, cada camada tem o seu próprio grau de transparência. Na metáfora da pintura no vidro, se a pintura é fina o suficiente, podemos ver através dela. Visualmente, uma opacidade de 100% significa que você não poderá ver os clipes abaixo daquela camada, enquanto com um grau de opacidade de 50%, por exemplo, você poderá vê-los esmaecidos. As camadas inferiores transparecem.

Enquanto, na vida real, você pode empilhar pedaços de vidro um em cima do outro em três dimensões, a Linha de Tempo do PiTiVi tem somente duas dimensões. Portanto, as camadas acima (no eixo “Z” do físico real) estão representados visualmente acima (no eixo “Y” da janela do PiTiVi) no espaço bidimensional ocupada pela Linha de Tempo.

A imagem abaixo ilustra os pedaços de vidro da metáfora (esquerda) e como as camadas análogas são apresentadas na Linha de Tempo do PiTiVi.

Clipes localizados em uma camada acima irão bloquear os clipes abaixo a não ser que a opacidade da camada acima seja menor do que 100%. Na base de todas as camadas de vídeos existe uma camada não representada na interface do PiTiVi, que é totalmente preta e opaca. Se as camadas acima forem completamente transparantes, então esta camada na base irá transparecer.

Camadas são criadas e removidas automaticamente. Não há um “gerenciador de camadas” na interface do PiTiVi. Para criar uma camada, arraste um clipe para baixo (na Linha de Tempo) até que uma nova camada apareça para o próprio. Se não há clipes nas camadas inferiores, então elas são removidas automaticamente. Assim, para remover uma camada, apenas arraste os clipes nela contidos para outras camadas.

Diferentemente do que ocorre com camadas de clipes de vídeo, camadas múltiplas de clipes de áudio não se bloqueiam. Assim, se você tem múltiplos clipes de áudio em camadas separadas, os sons deles serão misturados (mixados). O controle do volume desses clipes de áudio se dá simplesmente com o ajuste das alturas de suas curvas.

(14)

4 - Transições

Nesse tópico será abordada a técnica de transição entre cenas e sons, usando o técnica chamada “fade”, que nada mais é do que aquele aparecimento e desaparecimento gradual dos frames que estamos acostumados a ver em filmes.

4.1 - Fade In (aparecimento) e Fade Out (desaparecimento)

Usando as capacidades de edição de vídeo do PiTiVi, podemos fazer fades de clipes com base nos pontos chave, controlando a opacidade, no caso de um clipe de vídeo, ou o volume, em se tratando de um clipe de áudio.

Para fazer um fade out:

1.

Dê um clique duplo no ponto da curva do clipe no qual você deseja iniciar o fade.

2.

Clique e arraste o último ponto chave para baixo.

Para fazer um fade in, aplica-se a técnica de forma similar. Com o clipe inicialmente com a opacidade ou o volume em 0%, clicamos no local onde queremos adicionar o ponto chave do término do fade in e arrastamos o ponto chave recém-criado para cima até o nível desejado.

4.2 - Clipes com Fades Cruzados

Para fazer o fade out de um clipe mesclado com o fade in de um segundo colocados em camadas separadas, simplesmente traga um dos clipes até o outro de forma a se sobreporem parcialmente e, depois, ajuste as curvas dos clipes na região de sobreposição. A curva do clipe a desaparecer gradualmente deve ser ajustada para manter o nível corrente no início da área de sobreposição e, no final, tal nível deverá chegar a zero. O segundo clipe deverá ter o início de sua curva ajustado ao nível zero e, no final da área de sobreposição, para o nível correspondente ao grau desejado de opacidade para a sua visualização ou ao volume de áudio pretendido.

A região de sobreposição representa, assim, uma região de transição. No caso de clipes de vídeos, enquanto as imagens dos frames do primeiro clipe vão desaparecendo gradualmente, ele é mesclado com as imagens dos frames do segundo clipe, que ficarão cada vez mais nítidas. Você poderá ajustar o comprimento de uma região de transição através de movimentos e aparações dos clipes em questão. Efeitos análogos em termos de volume podem ser obtidos com clipes de áudio.

(15)

5 - Exportação do Vídeo Terminado

Aqui iremos mostrar a diferença entre salvar um projeto e exportar um vídeo renderizado.

5.1 - Renderização

Renderizar é o processo de exportar seu projeto na forma de diversos clipes na Linha de Tempo na forma de um vídeo finalizado no qual todos os clipes de vídeo utilizados na edição serão fundidos em um único clipe, respeitado o grau de opacidade e a camada em que se encontra cada um de tais clipes, acompanhado de uma única trilha sonora, que consiste na mixagem dos clipes de áudio utilizados no projeto conforme configurados na Linha de Tempo. A renderização apenas cria um novo arquivo de vídeo com todos os clipes fundidos e não afeta o projeto em si. Você ainda poderá realizar edições no seu projeto, fazer ajustes e renderizá-lo novamente, mais tarde, quantas vezes julgar necessário.

1.

Na área Algumas Ferramentas, clique em Renderizar Projeto;

2.

Escolha o nome do arquivo de saída, assim como o diretório (pasta) em que será salvo;

3.

Ajuste as configurações de codificação, quando desejar usar configurações diferentes das configurações do projeto;

Referências

Documentos relacionados

Diante do relato do Professor 1, percebe-se que a escola oferece uma sala de recursos com variedade de matérias pedagógicos, como jogos e livros. Contudo, o espaço e o número de

Tais orientações se pautaram em quatro ações básicas: apresentação dessa pesquisa à Secretaria de Educação de Juiz de Fora; reuniões pedagógicas simultâneas com

Aqui são propostas ações que visam a estimulação da Rede de Apoio para a promoção da inclusão educacional. Dentre todas, esta é considerada a mais ambiciosa,

The first point at issue is that, if the national legislators adopt a human right approach in enacting the law, and if the rules are properly applied by the public

Objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade de leite pasteurizado com inspeção estadual pela pesquisa de estafilococos coagulase positiva, sua

A cinomose é uma doença que pode ter rápida progressão, com sintomatologia nervosa, levando animal a óbito em poucos dias, como no caso em questão. Quando

As diferenças mais significativas de humidade do solo entre tratamentos manifestam-se no final do Inverno e início da Primavera em resultado do grau de

Cândida Fonseca Duração e local: 11/09/2017 a 03/11/2017 – Hospital São Francisco Xavier Objectivos e actividades desenvolvidas: Os meus objectivos centraram-se na