• Nenhum resultado encontrado

Resenha Televisão: ensaios metodológicos. (DUARTE, Elizabeth Bastos. Editora Sulina, p.)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Resenha Televisão: ensaios metodológicos. (DUARTE, Elizabeth Bastos. Editora Sulina, p.)"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Resenha

Televisão: ensaios metodológicos.

(DUARTE, Elizabeth Bastos. Editora Sulina, 2004. 158p.)  

Patrício Alves Miranda da ROCHA1

Após fazer breves considerações sobre o conceito de grade de programação, levando em conta a complexidade do “processo comunicativo televisivo”, a autora discorre sobre o espetáculo midiático que se tornou o fatídico 11 de setembro de 2001, ressaltando que a televisão em muito contribuiu para o sucesso dos atentados terroristas, considerando ainda uma provável intenção por parte dos autores do atentado de provocar uma transmissão mundial ao vivo dos ataques às torres do World Trade Center. A autora destaca que o intervalo de quinze minutos entre a primeira e a segunda colisão dos aviões foi o tempo necessário para que as equipes de reportagem se posicionassem com seus equipamentos a fim de registrarem ao vivo, para todo o mundo, o ataque a segunda torre, sendo este tempo “insuficiente, como ficou demonstrado, para colocar em ação a defesa americana” (p.16). Por um instante a televisão perdeu o comando da produção do espetáculo, seus comentaristas ficaram perdidos, tentando explicar o que eles próprios, surpresos, não conseguiam entender, ou não aceitavam como verdade: o que parecia de início um estranho acidente aéreo era na realidade um terrível atentado. Além disso, a repercussão do fato nos dias que se seguiram, com as repetidas exibições do atentado serviu para a divulgação da causa muçulmana fundamentalista.

Com relação ao Brasil, a televisão desde o seu surgimento na década de 50 é predominantemente comercial. São as grandes redes que determinam a forma de fazer TV, a partir dos interesses mercadológicos que a regem, apesar do caráter público da concessão dos seus canais de difusão, cujo espectro radiofônico é um bem pertencente à União. Sendo a TV comercial aquela que dita o tom e a qualidade das produções, resta a TV pública, segundo Duarte, perseguir estes modelos de produção, apesar de       

(2)

“enfraquecidas, empobrecidas, carentes do ponto de vista de recursos humanos e técnicos, desaparelhadas do ponto de vista tecnológico e sempre comprometidas por questões políticas e ideológicas” (p.17). Vale ressaltar que também na TV comercial, as questões políticas e ideológicas têm forte influência no discurso televisivo, e na composição dos textos, sobretudo no telejornalismo.

No capítulo seguinte, a autora discorre sobre o arcabouço teórico-metodológico da comunicação e sua aplicação nos estudos que tem por objeto a televisão e seus processos comunicativos. Devido ao seu caráter híbrido e complexo, a televisão enquanto objeto de estudo carece de teorias que contemplem a complexidade de seus produtos midiáticos. A autora frisa que “a ênfase que necessariamente deve ser conferida às instâncias de produção e recepção nesse tipo de produção, precisa ser melhor compreendida” (p. 21 – grifo nosso). Mas adiante, a autora destaca: “Um outro aspecto que convém ter presente é que o lugar do pesquisador é sempre o de receptor: cabe a ele interpretar os fenômenos, isto é, dotá-los de sentido” (p. 21 e 22 – grifo nosso). O termo recepção utilizado pela autora remete a um conceito já superado pelas culturas pós-massivas, onde a interação é a principal característica do indivíduo que usufrui das novas mídias. Alguns teóricos alegam que o termo receptor carrega uma impressão de passividade, e sugere a substituição do termo por fruidor, ou seja, aquele que usufrui, que utiliza ativamente os meios de comunicação. Quanto ao pesquisador, a partir do momento em que ele precisa interpretar os fenômenos e dotá-los de sentido, isso já faz dele um ser ativo no processo da pesquisa, o que caracteriza algo mais do que uma recepção passiva da informação.

A televisão enquanto meio de comunicação cujo processo de produção envolve procedimentos complexos, utiliza um arsenal de linguagens sonoras e visuais para dar ao espectador sua impressão de mundo, sua versão dos fatos, empresta-nos seu olhar e com ele sua percepção de mundo, suas representações. Esta complexidade faz com que teorias generalizantes não se apliquem à análise do que a autora denomina “textos midiáticos”, diferentes de outros tipos de texto. Também, segundo a autora, “a detecção da existência de formas universais organizadoras da narrativa não resolve o problema de quem busca as diferenças que caracterizam um tipo específico de produção discursiva como o televisivo” (p. 23). Assim, ela propõe um “alargamento da noção de texto” que

(3)

permita uma análise semiótica dos produtos midiáticos na televisão, englobando vários tipos de intertextualidades. É preciso levar em conta, além dos processos discursivos, aspectos sociais, econômicos, culturais e tecnológicos.

No nosso entendimento a autora, ao referir-se a textos midiáticos, faz uma analogia aos processos comunicativos escritos, tornando possível trazer os processos midiáticos para o campo da lingüística, da Análise do Discurso, fazendo da organização dos elementos de construção da narrativa audiovisual (efeitos visuais e sonoros, iluminação, enquadramento, velocidade de corte dos planos, etc) algo equivalente ao que seria a gramática para o texto escrito. Seria uma visão reducionista dos processos de construção de sentido nas mídias audiovisuais? Vimos anteriormente que a autora frisou a necessidade de expandir, de alargar a noção de texto para que pudesse abarcar a complexidade da televisão enquanto objeto de estudo. Entendemos que a complexidade do objeto leva à necessidade de delimitar aspectos do objeto a serem analisados para tornar viável a aplicação de embasamentos teóricos que contemplem estes recortes, estes aspectos. Não seria reducionismo, e sim, a delimitação de um espaço a ser pesquisado dentro de um todo mais amplo e complexo, cujas teorias não poderiam abarcar.

Falando das relações entre os interlocutores, a autora discorre sobre como se dá o contrato social implícito entre a mídia televisiva e a sociedade para quem o discurso é dirigido. Citando Foucault, “o novo não está no que é dito, mas no acontecimento ao seu redor” (p. 29). Na televisão, o que vira notícia não é o fato em si, mas os comentários que se tecem a respeito do fato. Desta forma, os enunciadores televisivos põem em jogo a veiculação, credibilidade e aceitação do seu discurso, cabendo ao grupo social aceitar ou não esta proposta. Em outra visão, com base em Greimas, este contrato se daria de forma semelhante a um jogo, onde os enunciadores televisivos utilizariam estratégias de manipulação para induzir a aceitação de seu discurso. Porém são muitos os interesses e os sujeitos envolvidos no discurso televisivo, que deve ainda se adaptar às limitações da mídia televisiva, seus processos de produção, circulação e consumo das mensagens. Levando-se em consideração o caráter predominantemente comercial da televisão brasileira, visando a maximização dos lucros, o texto seria então uma

(4)

mercadoria disputando espaço de forma mercantilista, com o intuito de atrair a audiência necessária para a obtenção dos patrocínios dos programas.

Uma estratégia cada vez mais comum da televisão é a de revelar seu processo de produção. Programas humorísticos deixam aparecer de forma proposital as falhas de seus atores, os lapsos de riso, as situações engraçadas que estes erros provocam; os telejornais tem como cenário de fundo suas redações, põem em quadro outras câmeras presentes no estúdio, tudo com a pretensão de construir efeitos de verdade, de realidade. A televisão mostra-se por dentro, torna-se transparente, leva o espectador para a sua cozinha, tudo em prol da cumplicidade com os atores sociais. Estes mesmos atores sociais tornam-se discursivos nos programas de reality show, ou ainda interagem com o meio provocando mudanças, desvios de rota na programação. Tudo isso não por simpatia, mas por ser o espectador o comprador do seu negócio, a audiência que fomenta os anúncios e, conseqüentemente, o faturamento das emissoras. Para isso utiliza-se de estratégias comunicativas (que podem ou não se manifestar no texto) e estratégias discursivas (configuradas no texto). Um bom exemplo é o conceito de grade de programação, onde um programa puxa a audiência do outro, formando um todo harmonioso com o intuito de manter o espectador preso ao canal pelo maior tempo possível.

A principal característica do “circo eletrônico” (expressão título do livro escrito por Daniel Filho) é o entretenimento. “E entretenimento é leveza, superficialidade, humor; é espetáculo” (p. 50). Como o telespectador, já saturado pelos problemas da vida cotidiana, não está disposto a dedicar atenção à temas densos, complexos, cabe à televisão acertar o tom, dar ao espectador a leveza de conteúdo que não exija muito da atenção do espectador. Daí a perigosa necessidade de, em nome do tom de leveza necessário para a manutenção da audiência, apelar-se a formatos perigosos como o Linha Direta e sua mistura de ficção e realidade ou o Big Brother.

A autora destaca a influência dos avanços tecnológicos nas mudanças provocadas no discurso televisivo, como forma de manter a audiência: o satélite, o controle remoto, os canais por assinatura segmentados, os meios de interação por telefone e internet, a TV digital (no dia em que a interatividade deixar de ser vista como uma ameaça ao modelo de negócio), etc. Para Duarte, “claro está pelo exposto que cada

(5)

avanço dos meios técnicos provoca toda uma re-acomodação da gramática televisiva” (p. 62).

No capítulo que trata de gêneros, subgêneros e formatos, a autora demonstra inquietação com a divisão por gêneros adotada pela televisão. Segundo ela, dizer que um programa é de entretenimento ou informativo é o mesmo que não informar nada sobre ele. Embora estes conceitos estejam presentes no senso comum dos espectadores, acabam gerando uma perigosa indefinição sobre o conceito de realidade. Seriam as notícias de um telejornal, com relação ao texto, a realidade dos fatos ou o olhar da emissora sobre os mesmos? Afinal, o processo de edição é também um processo de construção de um discurso.

Segundo a autora, “uma estratégia freqüentemente presente nos textos televisivos é a ausência de limites precisos entre gêneros e subgêneros” (p. 71). Esta miscelânea é resultado da necessidade de auto-referenciação e autopromoção da televisão, muito útil na divulgação de sua marca, seus produtos. Por exemplo, um reality show como o Big Brother Brasil, da Rede Globo é uma produção conjunta dos departamentos de jornalismo e de produção da emissora. É jornalístico porque documenta o cotidiano de um grupo de pessoas isoladas em uma casa-estúdio; é ficção pelo tratamento dado no processo de edição, onde são construídas verdadeiras tramas novelísticas; é humorístico pelas charges criadas por Maurício Ricardo baseadas em situações narradas pelos participantes para outros membros da casa; é programa de auditório nos dias de eliminação, quando familiares dos participantes que estão no “paredão” aguardam a definição de quem vai sair da casa, rodeados por populares que compõem uma platéia... Veja como apenas neste exemplo o “gênero” reality show comporta dentro de si diversos “subgêneros” e “formatos”! Esta divisão não se demonstra satisfatória. Por definição, segundo Duarte, “os gêneros são então categorias discursivas e culturais que se manifestam sob a forma de subgêneros e se realizam em formatos” (p. 86).

Diante do desafio de ser assistida a qualquer preço, e da necessidade de apresentar conteúdo 24 horas por dia, a televisão acaba por repetir-se. Aquilo que funciona, permanece no ar com poucas variações: Fantástico, Zorra Total, A Grande Família... todos remakes ou programas que não variam muito sua fórmula. A pouca

(6)

variação visa manter o contrato proposto pela televisão com base no duplo princípio: prazer e seriedade. O prazer é responsável por manter o público, e a seriedade, por dar credibilidade às informações transmitidas.

A autora divide o discurso televisivo em três tipos de realidade: a meta-realidade (refere-se ao mundo exterior – telejornalismo, documentários), supra-realidade (sem compromisso direto com o mundo exterior – novelas, minisséries, telefilmes) e mais recentemente a para-realidade (não tem como referência um mundo exterior, mas um mundo paralelo, com acontecimentos construídos no interior do próprio meio – reality shows).

Os espaços de publicação dos discursos televisivos é a grade de programação. Nela identificamos os diferentes tipos de vozes: a da empresa, a da instituição (ponto de vista), a do marketing (comercial), a de interação com o telespectador, as do próprio telespectador (no interior dos próprios produtos) e as de instituição de um real paralelo que se constitui no próprio meio e alimenta as suas realidades discursivas. Segundo a autora,

ao exibir as lógicas – econômica, tecnológica, institucional – que presidem a produção de seus produtos e estruturam seu discurso, ao desvelar seus próprios dispositivos de realização, seus bastidores, a tevê se traduz enquanto onipresença, mas não fornece indicações sobre um possível e necessário retorno crítico da televisão sobre ela própria (DUARTE, 2004, p. 105).

Com relação aos telejornais, a autora trata o telejornalismo como subgênero do jornalismo, uma divisão um tanto duvidosa como já foi dito, que não funciona com outros “subgêneros”. Sobre o tempo presente, o aqui-agora do jornalismo é representado pelo âncora, que no sentido referendado por Greimas, personifica o imediatismo do programa, tornando-se um ‘ser de discurso”.A autora usa o exemplo dos telejornais da Rede Globo: Bom Dia Brasil, Jornal Hoje, Jornal Nacional e Jornal da Globo. A questão do horário de exibição (respectivamente início da manhã, meio-dia, horário nobre- noite e início da madrugada) define a temporalidade do programa. A temporalidade funciona da seguinte forma:

(7)

PROGRAMA TEMPORALIDADE JN e Jornal da Globo Presente (apresentação)

Passado (notícias) Jornal Hoje Presente (apresentação)

Presente (notícias) Bom Dia Brasil Presente (apresentação)

Passado (notícias)

Futuro (diálogos entre apresentadores / entrevistas)

A autora encerra o livro dedicando os capítulos finais à demonstração da questão do tom a partir do exemplo da bem sucedida série Os Normais, e por fim dedica um capítulo ao Big Brother Brasil, exemplo de para-realidade que tem garantido a cada edição boa audiência e faturamento à emissora, dando ao espectador as características de onisciência, onipresença e onipotência, mesmo de forma induzidas, pois a TV não entrega o controle da situação ao espectador: joga com ele, faz ele pensar que está no controle, porém usa as ferramentas discursivas para manipular a decisão.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de enriquecer as informações referentes aos epífitos vasculares, esta pesquisa visa caracterizar a florística e a fitossociologia de uma

Crescimento em diâmetro de mudas de Sabiá Mimosa caesalpiniaefolia Benth., em função do tempo, na ausência M- e presença M+ do fungo micorrízico arbuscular FMA Gigaspora

Enfim, está claro que a discussão entre Ghiselin e De Queiroz diz res- peito ao critério de identidade para táxons. Para Ghiselin, um indivíduo é algo que não apresenta

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

A ideia da pesquisa, de início, era montar um site para a 54ª região da Raça Rubro Negra (Paraíba), mas em conversa com o professor de Projeto de Pesquisa,

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that