• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO DE PERFORMANCE ELEIÇÕES 2014 STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO DE PERFORMANCE ELEIÇÕES 2014 STOCKS ETF S FUTURES CURRENCIES MUTUALFUNDS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Ibovtrend

THE MARKET TIMING AND TRADE DECISION SYSTEM FOR EVERY MAJOR GLOBAL MARKET

STOCKS | ETF’S | FUTURES | CURRENCIES | MUTUALFUNDS RELATÓRIO DE PERFORMANCE – ELEIÇÕES 2014

(2)

PERFORMANCE EM OUTUBRO

Durante o mês de outubro o mercado financeiro foi penalizado com alta volatilidade devido às eleições de primeiro e segundo turno nos dias 5 e 26 respectivamente. A volatilidade cresceu violentamente com o mercado tentando precificar o resultado de cada pesquisa eleitoral intercalando dias entre fortes baixas e fortes altas. A volatilidade contribuiu para que investidores e gestores tenham “estopado” suas posições em cada virada, compromentendo a performance.

Enquanto isso, o algoritmo Ibovtrend permaneceu vendido durante todo o mês, mantendo uma tendência definida para os períodos de position (diário e semanal). Os dias de alta foram aproveitados apenas com operações de curto prazo, especialmente em timeframes mais baixos.

Passamos então a estudar o resultado acumulado em 29/10 para o IBOVESPA, IBRX 100, e os papéis que mais foram penalizados com as pesquisas por se tratarem de empresas estatizadas (PETR4, BBAS3 e ELET6).

-5.69%

em outubro (até 29/10)

(3)

IBOVESPA

Posição em todos os papéis do indice IBOVESPA no dia imediatamente após as eleições de segundo turno, 27/10, dia em que o mercado já abriu em queda de 6%, Petrobrás caindo 12%.

Posicionado em 58 papéis, em 49 com lucro e 9 com prejuízo, perfazendo 84,5% das operações lucrativas. Nas operações lucrativas, em média a performance foi de 14,12% enquanto houve perda de 1,74% em média nas operações perdedoras, performando +11,66% no período, contra -5,69% de queda do índice.

De 70 papéis do indice, estávamos vendido em 53 papéis, flat (posicionado no dinheiro) em 12 papéis e comprado em apenas 5. Na média já estavamos posicionado nestas operações a 25 dias.

Sinal do indice IBOV vendido a 9 dias, com tendência de longo e curto prazos em forte baixa.

Calendário de tendência Tendência fraca de alta Tendência forte de baixa

(4)

IBRX 100

Posição em todos os papéis do indice IBOVESPA no dia imediatamente após as eleições de segundo turno, 27/10, dia em que o mercado já abriu em queda de 6%, Petrobrás caindo 12%.

Sinal do indice IBRX 100 vendido a 10 dias, com tendência de longo prazo em forte baixa e tendência de baixa fraca no curto prazo.

Calendário de tendência Tendência fraca de alta Tendência forte de baixa De 100 papéis do indice, estávamos vendido em 77 papéis, flat (posicionado no dinheiro) em 16 papéis e comprado em apenas 6. Na média já estavamos posicionado nestas operações a 24 dias.

Posicionado em 83 papéis, em 71 com lucro e 12 com prejuízo, perfazendo 85,5% das operações lucrativas. Nas operações lucrativas, em média a performance foi de 13,58% enquanto houve perda de 1,70% em média nas operações perdedoras.

(5)

MAPA DE SETORES

O SISTEMA MOSTRA EM UMA ÚNICA TELA A TENDÊNCIA DE TODOS OS SETORES E SUB-SETORES AO LONGO DE TODOS OS TIMEFRAMES (SEMANAL, DIARIO, 240M, 120, 60M, 30M E 15M). FORNECENDO UMA VISÃO ÚNICA DO MERCADO.

Um ranking dos setores demonstra o histórico ao longo dos dias ou semanas. Graficamente mostrando onde o capital está se posicionando, exatamente no momento em que acontece, e não depois.

Conta com 10 setores e 41 sub-setores da Bovespa e ainda todos os 16 setores e 264 sub-setores das bolsas americanas.

Neste mapa vemos a tendência semanal de cada setor em setembro e outubro (10 semanas representadas por cada bloco), com um ranking de sua posição em cada semana.

Notamos com as cores que todos os setores apresentavam tendência forte de baixa a pelo menos 3 semanas. Mesmo a tendência de curto prazo (período diário) apresentava tendência de baixa (forte ou fraca) em todos os setores.

(6)

Posicionado em 21 indices, em 20 com lucro e 1 com prejuízo, perfazendo 95,24% das operações lucrativas. Nas operações lucrativas, em média a performance foi de 5,21% enquanto houve perda de 0,28% na única posição perdedora.

Dos indices calculados, estávamos vendido em 20 deles, flat (posicionado no dinheiro) em 1 e comprado em apenas 1. Na média já estavamos posicionado nestes indices a 17 dias.

Posicionado já a 17 dias em média

Vendido em 20 indices

INDICES

O SISTEMA CALCULA AINDA A POSIÇÃO NOS ÍNDICES, SEGUNDO O ALGORITMO. APESAR DE NÃO NEGOCIÁVEIS, ESTES INDICES SERVEM COMO MAIS UMA REFERÊNCIA DE DIREÇÃO PARA OS PAPÉIS QUE O COMPOEM.

(7)

PETR4

POSIÇÃO EM PETROBRÁS EM 29/10. VENDIDO DESDE 20/10 A 18,64. TENDÊNCIA DE LONGO E CURTO PRAZOS EM FORTE BAIXA, TENDÊNCIA DO SETOR E SUB-SETOR EM FORTE BAIXA.

Gráfico

Gráfico mostrando o ponto de entrada no dia 20/10, performando 24,79% em 10 dias.

Calendário

Também vemos no calendário a tendência de longo prazo com o papel já vendido antes dos dias de eleições (5 e 26).

(8)

PETR4

POSIÇÃO EM 29/10 DO ALGORITMO EM PETROBRÁS PARA TODOS OS TIME FRAMES. TODOS VENDIDOS, TODOS PERÍODOS COM FORTE TENDÊNCIA DE BAIXA.

(9)

BBAS3

POSIÇÃO EM BANCO DO BRASIL EM 29/10. VENDIDO DESDE 17/10 A 31,53. TENDÊNCIA DE LONGO E CURTO PRAZOS EM FORTE BAIXA, TENDÊNCIA DO SETOR E SUB-SETOR EM FORTE BAIXA.

Gráfico

Gráfico mostrando o ponto de entrada no dia 17/10, performando 19,38% em 13 dias.

Calendário

Também vemos no calendário a tendência de longo prazo com o papel já vendido antes dos dias de eleições (5 e 26).

(10)

ELET6

POSIÇÃO EM ELETROBRÁS EM 29/10. VENDIDO DESDE 09/09 A 11,12. TENDÊNCIA DE LONGO E CURTO PRAZOS EM FORTE BAIXA, TENDÊNCIA DO SETOR E SUB-SETOR EM FORTE BAIXA.

Gráfico

Gráfico mostrando o ponto de entrada no dia 09/09, performando 22,03% em 51 dias.

Calendário

Também vemos no calendário a tendência de longo prazo com o papel já vendido durante todo o mês.

(11)

FUTURO - DOLAR E INDICE

POSIÇÃO EM 29/10 DO ALGORITMO EM CONTRATO FUTURO DE DOLAR E INDICE PARA OS TIME FRAMES DIÁRIO, SEMANAL E 240 MIN. DOLAR COMPRADO A 36 E 50 DIAS, ENQUANTO INDICE VENDIDO A 8 E 10 DIAS.

(12)

O que é o Ibovtrend?

O primeiro Scanner de ativos do Brasil. Monitora todos os ativos e rastreia o timing de

compra e venda, baseado em um algoritmo exclusivo. Com ferramentas únicas voltadas

para gestão de carteira.

O gestor fundamentalista, de longo prazo, sempre enfrenta uma grande dificuldade no seu ofício: O TIMING. Os fundamentos de uma determinada ação ou setor não informam quando montar ou se desfazer da posição. Algo que, quando não resulta em prejuízos, ao menos favorece drawdown na performance. Enfrenta ainda o efeito de risco sistêmico ou mercadológico, imprevisível, advindo de conexos ambientes ou instrumentos não monitorados.

O Ibovtrend complementa as ferramentas do gestor provendo um monitoramento e análise detalhada de cada ação, setor, sub-setor e do mercado como um todo. Informando tendências e o timing exato de entrada e saída em cada ativo pré-selecionado por seus fundamentos. Disponibilizando ainda mapas exclusivos do movimento de cada setor e sub-setor, extremamente eficientes para caçar oportunidades de alocação de capital.

Já para o investidor comum, o Ibovtrend é uma ferramenta definitiva, que substitui todas as outras. Permitindo a este caçar papéis e ativos, saber exatamente quando e o que comprar e vender, com um controle de risco eficiente. Tudo o que ele precisa para manter uma carteira com performance crescente, quer seja no longo prazo, no curto ou mesmo no intraday.

Um Scanner é a única forma eficiente para conseguir monitorar absolutamente todo o mercado ao mesmo tempo. O sistema monitora as bolsas americanas e brasileiras, com mais de 10 mil ativos entre ações, futuros, ETF’s e moedas. Constituindo-se em uma ferramenta obrigatória para analistas, gestores, assessores e investidores. Especialmente obrigatória para corretoras disporem a seus clientes, assim terão em seus maiores clientes menor exposição a risco, sonho de todo e qualquer equipe de back-office, já que estes nunca se posicionarão contra o mercado ao usar esta ferramenta.

(13)

www.ibovtrend.com.br

Referências

Documentos relacionados

Figura 1: Precipitação acumulada mensal (barras azuis) e média climatológica mensal (linha vermelha) para a estação de Pelotas-RS (EAPel - Estação Agroclimatológica de

Avaliação dos modelos da Semana anterior 28/07/2020 à 03/08/2020 Tabela de previsão de temperatura mínima Tmin, temperatura máxima Tmax, Chuva acumulada no dia , e rajada de

Esse movimento nasceu em setembro de 2017, e desde então recebe roupas em boas condições para reuso, além de ser também uma opção para o descarte de peças que não podem ser

Tendo em consideração as duas figuras acima (Figura 23 e Figura 24), pode concluir-se que o tamanho da amostra tem efeito no desempenho dos testes, pois, para amostras pequenas,

Para a variável economia de escala pretende-se verificar os custos com mão de obra e o custo com publicações nas compras do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de

Desafios para fazer um quarto mandato que avance ainda mais no campo cultural A conclusão mais importante do debate sobre con- juntura política e desafios do governo Dilma na área

A Figura 11 apresenta os resultados referentes ao desempenho, no teste do sobressalto potencializado pelo medo e na medida de congelamento, de animais tratados com quimpirole,

Infinit Winner (L’Emigrant) - 1 vitória na Gávea; mãe de: Go Go Girl (Tokatee) - 2 vitórias na Gávea; mãe de:.. Maggie Girl (Jules) - 3 vitórias