• Nenhum resultado encontrado

TAXAS DE CRESCIMENTO E FITOMASSA DO TOMATEIRO SOB ESTRESSE HÍDRICO NA FASE VEGETATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TAXAS DE CRESCIMENTO E FITOMASSA DO TOMATEIRO SOB ESTRESSE HÍDRICO NA FASE VEGETATIVA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

Eng. Agrônomo, D.Sc. Prof. do CCTA/UAGRA/UFCG, Pombal – PB, Brasil, Bairro Petrópolis, Rua Tabelião José

TAXAS DE CRESCIMENTO E FITOMASSA DO TOMATEIRO

SOB ESTRESSE HÍDRICO NA FASE VEGETATIVA

M. E. B. Brito1; L. A. dos A. Soares2; G. S. de Lima1; F. V. da S. Sá1; E. C. B. da Silva1; J. F. Suassuna 3

RESUMO – Objetivou-se estudar as taxas de crescimento e a formação de fitomassa do

tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) sob condições de estresse hídrico na fase vegetativa. Usou-se o delineamento estatístico em blocos inteiramente casualizado com quatro lâminas (60, 80, 100 (testemunha) e 120% da Evapotranspiração da real - ETr), aplicadas na fase vegetativa, sendo distribuídos em quatro blocos com uma planta por parcela, avaliando-se a taxa de crescimento absoluto e relativo do diâmetro de caule e a formação de fitomassa de folha e caule. Lâminas crescentes de água promoveram na fase vegetativa do tomateiro, aumento nas taxas de crescimento absoluto e relativo do diâmetro caulinar, sendo as maiores obtida com lâminas variando de 70 a 82% da ETr; a fitomassa seca de folhas é a variável mais sensível ao estresse hídrico, ocorrendo na fase vegetativa redução de 5,22% por aumento de 20% da Evapotranspiração Real; a aplicação de lâminas crescentes de água proporcionaram aumento na fitomassa seca de caule, sendo os melhores resultados obtidos com a lâmina de 120% da ETr.

Palavras-chave: Lycopersicon esculentum Mill, evapotranspiração, estresse hídrico

GROWTH RATES AND DRY MATTER OF TOMATO

UNDER HIDRIC STRESS IN VEGETATIVE PHASE

SUMMARY – In order to study the growth and the formation of dry matter of the tomato

(Lycopersicon esculentum Mill) in the vegetative phase under conditions of water stress. In experimental design of randomized blocs, four water depth (60, 80, 100 (he/she testifies) applied in the vegetative phase and 120% of real evapotranspiration - ETr) were evaluate, distributed in four blocks, with a plant for experimental united, were evaluated the absolute and relative rate of growth in stem diameter and the formation of leaf fitomassa and stem. The more water levels promoted, in the vegetative phase of the tomato, increase in the absolute and relative rates of growth in stem diameter, being the largest obtained with sheets varying from 70 to 82% of ETr; the leaves dry matter is the variable most sensitive to the water stress, happening in the phase vegetative reduction of 5,22% for increase of 20% of real evapotranspiration; the application of growing sheets of water provided increase in the fitomassa dries of stem, being the best results obtained with the sheet of 120% of ETr.

(2)

INTRODUÇÃO

No Brasil, o tomateiro constitui uma das hortaliças de fruto mais importantes comercialmente, com uma produção anual de 3,2 milhões de toneladas, numa área plantada em torno de 63.000 ha e produtividade média de 54 Mg ha-1 (AGRIANUAL, 2008).

A produção desta hortaliça tem se destacado no Nordeste brasileiro, notadamente nos estados de Pernambuco e Bahia, maiores produtores de tomate industrial da região, no entanto, sua produtividade média é considerada baixa, cerca de 44 toneladas/ha (IBGE, 2010), devido à sua grande instabilidade climática e ocorrência de longos períodos secos, resultando em um substancial impacto negativo no crescimento e desenvolvimento da cultura. A deficiência de água é, normalmente, o fator mais limitante à obtenção de produtividades elevadas e produtos de boa qualidade, mas o excesso também pode ser prejudicial. A reposição de água ao solo por irrigação, na quantidade e no momento oportuno, é decisiva para o sucesso da horticultura (MAROUELLI et al., 2000).

Peixoto et al. (2006) ressaltam que o entendimento das respostas das plantas ao déficit hídrico é de fundamental importância, o conhecimento da variação do consumo de água da cultura em suas diferentes fases de desenvolvimento, podendo-se inferir sobre os aspectos fisiológicos envolvidos no processo, assim como sobre suas conseqüências. Neste sentido, deve-se ater quanto a aplicar a quantidade de água, deve-sem, no entanto, proporcionar reduções significativas na produção, ressaltando-se a importância do conhecimento dos mecanismos de adaptação das plantas e formas de amenizar esse estresse.

Nesse contexto, objetivou-se estudar o crescimento e a formação de fitomassa do tomateiro (Lycopersicon esculentum Mill) na fase vegetativa sob condições de estresse hídrico.

MATERIAL E MÉTODOS

O experimento foi conduzido em vasos sob condições de casa de vegetação, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA da Universidade Federal de Campina Grande, Pombal-PB. Adotou-se o delineamento estatístico de blocos inteiramente casualizados, com quatro lâminas (60, 80, 100 (testemunha) e 120% da Evapotranspiração da real - ETr), aplicadas nas plantas durante a fase na fase vegetativa, compreendida entre período após o transplantio das mudas e com termino com o início da emissão dos botões florais. Os tratamentos foram distribuídos em quatro blocos com uma planta por parcela.

As lâminas foram mensuradas através do consumo de água das plantas sob 100% da ETr, cultivadas em lisímetros. Tal volume consumido pôde ser convertido em Evapotranspiração real, quando dividida pela área do vaso. Assim, para irrigação dos outros tratamentos multiplicou-se o valor da ETr obtida pela percentual de evapotranspiração de cada tratamento. Todos os tratamentos foram irrigados com a mesma frequência e duração, diferenciando-se, contudo, o volume de água aplicado.

Utilizaram-se no experimento vasos plásticos de 60 L de capacidade, preenchidos com 4 kg de brita (número zero) a qual cobria a base e 52 Kg de material de solo (franco-arenoso). Os vasos possuíam furos na base para permitir o acompanhamento do volume drenado e consumo de água pela cultura. A adubação foi feita com base na análise química do solo, segundo

(3)

recomendações de Marouelli & Silva (2002) para adubação de plantio e via fertirrigação. Sendo aplicados em pré-plantio 15% do nitrogênio e potássio, e 60% do cálcio, as quantidades restantes foram fornecidas semanalmente via fertirrigação, seguindo esquema de parcelamento apresentado em Marouelli & Silva (2002).

Para análise do efeito dos tratamentos sobre o crescimento e a formação de fitomassa do tomateiro foram mensurados: a altura de planta (AP) (cm), medindo-se a distância entre o colo e ápice caulinar, utilizando-se de trena; e o diâmetro do caule (DC) (mm), determinado a 5 cm do colo das plantas, com auxílio de um paquímetro digital, no início e final de cada fase de desenvolvimento; e, com o final do experimento, coletaram-se as plantas, sendo o material levado a estufa de circulação forçada de ar, a uma temperatura de 65º, onde passou 72 horas, até se obter a massa seca da parte aérea (FSPA) (g).

Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância pelo teste F e nos casos de significância, realizou-se análise de regressão polinomial linear e quadrática utilizando software estatístico SISVAR-ESAL (FERREIRA, 2000).

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Em relação ao fator lâminas de água o modelo ao qual os dados se ajustaram melhor em termos de taxa de crescimento absoluto do diâmetro caulinar, foi o quadrático (Figura 1A) onde nota-se resposta positiva no fornecimento de água até a lâmina 82% da ETr, obtendo nesta, a máxima TCADC (0,0978 mm/dia) sendo que a partir desta ocorreu redução na taxa de crescimento absoluto do diâmetro caulinar. De acordo com a equação de regressão das lâminas de água sobre a taxa de crescimento relativo do diâmetro caulinar (Figura 1B), resposta quadrática e se verifica que a maior TCRDC (0,0067 mm/mm*dia) se referia a lâmina 80% da ETr estudada. Conforme equação (Figura 1B) as plantas quando submetidas a lâminas variando de 70 a 80% produziram em média TCRDC igual a 0,0067 mm/mm*dia, e lâminas inferiores e superiores a este intervalo tiveram menor taxa de crescimento absoluto do diâmetro caulinar. Salienta-se que uma planta, quando submetida ao estresse hídrico, tem praticamente todos os aspectos do crescimento e desenvolvimento afetados, o que pode modificar a anatomia e a morfologia, como também interferir em muitas reações metabólicas e reduzir o crescimento (TAIZ & ZEIGER, 2009).

Analisando a equação de regressão (Figura 1C) verifica-se comportamento linear, com decréscimo na fitomassa seca de folha (FSF) de 5,22% por aumento de 20% da ETr, ou seja, redução de 15,67% (28,77g) na FSF quando se comparam os dados de 120% em relação a 60% da ETr na fase vegetativa do tomateiro. Reid & Bradford (1984), plantas em condições de estresse anoxítico ocorre diminuição da síntese e da translocação de fitorreguladores de crescimento, como giberelinas e citocininas, do sistema radicular para a parte aérea, alterando os mecanismos naturais de emissão e de manutenção de folhas.

Conforme equação de regressão (Figura 1D) o efeito foi linear, havendo incremento na fitomassa seca de caule de 5,49% por aumento de 20% da ETr estudada, sendo alcançada com maior lâmina de água (120%) uma FSC igual a 27,64 g, ou seja 16,48% maior que a lâmina de 60% da ETr. Segundo McMichael & Quisenberry (1993), o déficit hídrico pode mudar a partição de assimilados entre as raízes e parte aérea, o que pode causar grande efeito na produtividade da planta, diminuindo também acumulação de biomassa da parte aérea da planta.

(4)

Essa redução no crescimento acontece porque o estresse hídrico atua diretamente sobre as plantas, ocasionando a redução da turgescência das células, influenciando negativamente, sobretudo na fase inicial de expansão celular, na qual a presença da água faz-se fator limitante para a ocorrência dos inúmeros processos fisiológicos que levam a formação dos tecidos.

CONCLUSÕES

Lâminas crescentes de água promoveram na fase vegetativa do tomateiro, aumento nas taxas de crescimento absoluto e relativo do diâmetro caulinar, sendo as maiores obtida com lâminas variando de 70 a 82% da ETr.

A fitomassa seca de folhas é a variável mais sensível ao estresse hídrico, ocorrendo na fase vegetativa redução de 5,22% por aumento de 20% da Evapotranspiração Real.

A aplicação de lâminas crescentes de água proporcionaram aumento na fitomassa seca de caule, sendo os melhores resultados obtidos com a lâmina de 120% da ETr.

Figura 1 Taxa de crescimento absoluto do diâmetro caulinar (TCADC) (A), Taxa de crescimento relativo do diâmetro caulinar (TCRDC) (B), Fitomassa seca de folhas (FSF) (C), Fitomassa seca de caule (FSC) (D) das plantas de tomateiro em função das lâminas de irrigação aplicadas na fase vegetativa. Pombal, PB, 2012.

(5)

REFRÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AGRIANUAL 2008. FNP. Consultoria e comércio. Anuário da agricultura brasileira. São Paulo, 2007. FERREIRA, P.V. Estatística experimental aplicada à agronomia. Maceió: UFAL/EDUFAL/FUNDEPES, 2000. 437p. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Levantamento Sistemático da Produção Agrícola. 2010, disponível em: <http:// www.ibge.gov.br. > acesso em: 26 de jun. 2011.

MAROEULLI, W.A.; SILVA, W.L.C. Irrigação. In: SILVA, J.B.C. da; GIORDANO, L.B. Tomate para processamento industrial. Brasília: EMBRAPA/CNPH, 2000. P. 60-71.

MAROUELLI WA; SILVA WLC. 2002. Tomateiro para processamento industrial: irrigação e fertirrigação por gotejamento. Brasília: Embrapa Hortaliças. 32p. (Embrapa Hortaliças. Circular Técnica, 30).

McMICHAEL, B. L. & QUISENBERRY, J. E .1993. The impact of the soil environment on the growth of root systems. Environmental and Experimental Botany, v.33, p. 53-61, 1993.

PEIXOTO, C. P.; CERQUEIRA, E. C.; SOARES FILHO, W. S.; CASTRO NETO, M. T.; LEDO, C. A. S.; MATOS, F. S.; OLIVEIRA, J. G. Análise de crescimento de diferentes genótipos de citros cultivados sob déficit hídrico. Revista Brasileira de Fruticultura, Jaboticabal, v. 28, n. 3, p. 439-443, 2006.

Reid, D. M.; Bradford, K. J. Effects of flooding on hormone relations. In: Kozlowski, T. T. (ed.) Flooding and plant growth, London: Academic Press, 1984, p.195-219.

Referências

Documentos relacionados

3.2 O JOGO COMO FORMA DE SOCIALIZAR O jogo surge também como uma oportunidade de socializar os alunos que sentem vergonha de perguntar sobre alguns conteúdos, pois transforma o

--- — Após Apreciação Liminar, cumpre informar que o processo se encontra correctamente instruído — atendendo ao Regime Jurídico da Urbanização e da Edificação

Observou-se que o índice de rugosidade superficial antes do preparo secundário do solo eram diferentes entre os equipamentos usados no preparo primário e que, logo após o preparo

Assim, em continuidade ao estudo dos mecanismos envolvidos na morte celular induzida pelos flavonóides, foi avaliada a exposição da fosfatidil serina na membrana das células HepG2

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Ética mínima: Introducción a la filosofía práctica Titulo: Edição: Madrid 1986 Local: Ano: Tecnos Editora: Karl-Otto Apel Autor(es): La Transformación de la filosofia

dúvidas surgidas em relação à portabilidade, a assessoria jurídi- ca da Fundação esclarece que o ingresso no SIM - Plano de Saúde é facultativo aos participantes ativos