• Nenhum resultado encontrado

POR QUE INVESTIR EM LISBOA? ESPECIALISTA IMOBILÁRIO EUROPEU

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POR QUE INVESTIR EM LISBOA? ESPECIALISTA IMOBILÁRIO EUROPEU"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

POR QUE INVESTIR

EM LISBOA?

(2)

Introdução

Portugal está começando a emergir da crise financeira.

Nos últimos anos, o governo reestabeleceu suas estruturas

organizacionais e, juntamente com o plano de austeridade

exigente porém possível, as finanças do país voltam aos

tri-lhos, preparando-se para reembolsar os empréstimos que

recebeu do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Como resultado, o mercado imobiliário, especialmente o de

Lisboa, também está demonstrando sua resiliência. Hoje, a

combinação entre o investimento em políticas de imigração

flexíveis e no mercado imobiliário, está propagando uma

onda significativa de atividades de investimento advindas do

mundo todo.

Imóveis com localização privilegiada em Lisboa serão os

bens de melhor desempenho pelos próximos 10 anos.

Mais de uma (1) entre cada cinco (5) residências vendidas em Portugal no ano de 2014 foram adquiridas por estrangeiros.

Ingleses estão em primeiro lugar entre 23,000 compradores, seguidos pelos chineses e franceses.

(3)

Embora a economia portuguesa ainda tenha alguns anos desafiadores adiante, a importante questão da confiança retorna aos mercados. Estima-se que, em relação aos últimos três anos, a economia portuguesa apresenta pela primeira vez um cresci-mento econômico efetivo em 2014. O PIB cresceu a um ritmo moderado no segundo e terceiro trimestre de 2015, e embora dados recentes apresentem uma queda no quarto trimestre, Portugal ainda permanece a caminho da recuperação econômica.

Portugal

A Economia

Portugal encontra-se em quarto lugar como melhor destino de investimento escolhido pela China.

Portugal foi o quarto país da Europa a receber o maior investimento chinês nos últimos 10 anos, a frente de economias muito maiores como Espanha e Itália, de acordo com estudo comparativo.

O estudo conduzido por Baker e McKenzie analisa o total de transações entre 2004 e 2014, os anos em que a China mais investiu na Europa, onde Portugal posiciona-se à frente até mesmo da Alemanha.

Os fluxos de exportação permanecem forte

Índice 2014 = 100**

O retorno do crescimento do PIB

Crescimento Real do PIB %

60 80 100 70 90 110 2004 2004 -2 2 0 2006 2006 2008 2008 2010 2010 2012 2012 2014 Alemanha Grécia Irlanda Itália Portugal Espanha

(4)

Nas contas públicas também houve uma melhora em relação ao ano passado. O déficit governamental fechou o ano de 2014 com 4.6% do PIB comparado com 4.9% de 2013. Enquanto isso, em janeiro de 2015, o ministro das finanças anunciou que o governo está planejando realizar um reembolso antecipado de seus empréstimos junto ao FMI.

O governo que, em maio de 2014 aceitou um pacote de ajuda no valor de 78 bilhões de Euros por um período de 3 anos, deseja seguir os passos da Irlanda e pagar suas dívidas antes do tempo estipulado para assim, aproveitar as vantagens de baixas taxas de juros.

Portugal

A Economia

O desemprego está caindo

% 2005 15 10 5 0 2007 2009 2011 2013

A conta corrente passou a ser positiva

% do PIB 2005 2007 2009 2011 2013 10 –10 5 –5 0

Taxa de desemprego a longo prazo Taxa de desemprego

Balanço de pagamentos Balanço financeiro Balanço comercial

(5)

Os preços de imóveis cairam em um terço depois que Portugal foi afetado pela crise na zona do Euro e necessitou de ajuda da UE e do FMI (Fundo Monetário Interna- cional).

O empréstimo de 78 bilhões de Euros foi acompanhado por medidas de austeri-dade sem precedentes, reduzindo os salários do setor público, aposentadorias e au-mentando impostos em 30%. Enquanto o desemprego subiu para 17.5% em 2013, o mercado imobiliário teve uma contração significante.

Nos últimos 5 anos, os preços em Portugal continuaram a cair, reduzindo a um pouco acima de 10%, contudo iniciativas recentes adotadas pelo governo estão servindo de impulso para o mercado.

Dados de estatísticas de Portugal mostram que os preços dos imóveis aumentaram em 1,22% no primeiro trimestre de 2014, todavia ainda encontram-se abaixo do pico evidenciado em 2007, representando assim um valor incrível para os investidores.

Portugal

O Mercado Imobiliário

Valor médio de avaliação bancária valores imobiliários

Euro per m2

Variação nos valores imobiliários

(6)

Clima

Com invernos moderados, quentes e secos, Portugal é um dos países mais ensolarados da Europa com 3300 horas por ano no sul e 1600 horas no norte do país.

Geografia

Portugal possui uma localização geográfica excelente. No pon-to de encontro entre três continentes — Europa, África e Améri-ca — o país sempre esteve no centro das rotas comerciais mais importantes do mundo. Existem aeroportos internacionais em todo país – Lisboa, Faro e Porto oferecem vôos regulares para a maioria das cidades do mundo.

O país

Contando com quase nove séculos de fronteiras geográficas bem definidas, um regime democrático e parlamentar com es-tabilidade política prevalece no país.

Portugal é membro da UE há 26 anos e faz parte do Sistema Monetário Europeu, adotando a moeda única europeia — o Euro.

Melhor Qualidade de Vida

Em 2010, o prêmio dos Consumidores Europeus escolheu Lisboa (capital do país) como “Melhor Destino 2010” e em 2011, foi votada como uma das 42 cidades do mun-do com a melhor qualidade de vida, pela World Wide Quality Of Living Survey.

Custo de vida

A maioria dos não-residentes consideram o custo de vida baixo.

De acordo com a UBS, os índices de preços são atrativos:

Porquê Portugal?

(viagem de aproximadamente 10 km) (index: New York = 100)

68.2 53.3 67.9

€1,40 €1,80

(7)

Lisboa

Se um país sofre uma variação no valor de seu mercado imobiliário, é quase sempre o capital que lidera o caminho para o aumento de valores. Lisboa está acompanhando esta tendência e, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas, cresceu 0.9% em 2014, mais uma evidência que o mercado está se recuperando.

No entanto, com aumento de valores, quando comparada a outras cidades como Lon-dres e Paris, Lisboa ainda oferece uma incrível relação custo-benefício. Por exemplo, se tomarmos Londres como parâmetro, os imóveis de luxo podem custar até 33.000 Euros por metro quadrado. Os preços em Paris são parecidos, e até em capitais pequenas como Viena, os preços podem chegar até 25.000 Euros por me- tro quadrado. Em Lisboa, os imóveis de luxo podem ser adquiridos por valores entre 6.000 e 8.000 Euros por metro quadrado.

Além do valor de mercado, outra razão principal desta flutuação em 2014 é devido sua política de Golden Visa. Com um investimento de um valor igual ou superior a 500 mil Euros no setor imobiliário, investidores de países não-residentes da UE, podem adquirir uma Permissão de Residência em Portugal e, portanto, viajar facilmente entre os 28 países membros.

Como resultado, desde 2013 o mercado imobiliário de Lisboa tem sido o beneficiário mais exclusivo da demanda gerada por investidores internacionais.

(8)

Por que Lisboa?

Localizado na borda do Oceano Atlântico, esta cidade pitoresca se estende pela mar-gem norte do Rio Tejo que desagua no oceano.

Suas ruas de paralelepípedo, edifícios brancos de pedra calcária e uma vida noturna vibrante se combinam, fazendo desta uma das cidades mais cosmopolitas da Europa. Lisboa está próxima de várias lindas praias que oferecem umas das melhores ondas no mundo, sendo destino cobiçado pela comunidade surfista. A trinta minutos de car-ro do centcar-ro da cidade, a Praia Grande é a capital portuguesa de esportes aquáticos.

As oportunidades

A combinação de valores imobiliários baixos e competitivos e políticas imigratórias favoráveis para não-residentes, fizeram de Lisboa um dos locais mais cobiçados da Europa.

A extensão de imóveis à venda é tão diversa quanto a cultura e culinária: apartamen-tos tradicionais à venda na Cidade Velha em Lisboa, apartamenapartamen-tos clássicos e de alto estilo no distrito de Chiado.

Os locais procurados fora das fronteiras da capital mas ainda de fácil acesso são também alvos de investidores internacionais. Cascais e Estoril são dois exemplos. Aqui, apartamentos de ótima localização com vista para o mar e mansões são os imó-veis com a maior demanda.

(9)

Compra de imóveis em Portugal

O processo de compra de imóveis em Portugal é muito simples e direto para não-re-sidentes. Existem três estágios diferentes:

1. A oferta

Uma vez que sua oferta foi aceita, você deverá assinar o Contrato de Promessa de Compra e Venda com o dono atual e realizar um depósito. O depósito é normalmente de 10 a 20% do preço combinado.

2. O Contrato de Promessa de Compra e Venda

O Contrato de Promessa de Compra e Venda é um acordo legal para vender e com-prar imóveis. Ele protege compradores e vendedores. Se o vendedor se retirar do contrato ele necessita extornar o dobro do valor depositado pelo comprador, e se o comprador se retirar, ele perde seu depósito.

Seu advogado deve explicar as leis e os procedimentos com relação à elaboração e assinatura do contrato.

3. Finalização

Após assinatura do contrato, todas as partes devem determinar o período para a sua finalização. O comprador paga o saldo devedor e o vendedor agenda o dia e horário para a Escritura de Compra e Venda a ser assinada por ambos no escritório do notário. Nota: não-residentes podem indicar um advogado para a assinatura da Escritura. A escritura será assinada na presença do notário e o imóvel será transferido para os novos proprietários.

Em seguida, o imóvel é registrado junto à Conservatória de Registro Predial e às Au-toridades Fiscais, e a transferência de posse foi realizada.

(10)

Detalhes de contato

Rua Joana Angélica 192, sala 308

Ipanema, Rio de Janeiro

+55 (0) 21 3268-9661

info@athenaadvisers.com

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

E também concorda com Souza, Lebedeff e Barlette (2007) que apresentam estudo parcial de pesquisa acerca das percepções de jovens e adultos surdos sobre uma

O DIRETOR DO LABORATÓRIO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA DO MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES, no uso da competência que lhe foi

Inicialmente, foi feita a documentação fotográfica (câmeras com filme e digitais) das áreas atingidas pelos liquens em três abrigos com pinturas rupestres no Parque: Abrigo Norte

Solos em cavernas são formados em sua maior parte de sedimentos provenientes do exterior através dos rios subterrâneos e precipitação de substâncias solúveis na água, acrescidos

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Um dos grandes desafios no ramo da usinagem de materiais ferrosos e não ferrosos é o método de fixação do produto que será usinado em máquinas operatrizes, principalmente quando este

Neste trabalho iremos discutir a importância do Planejamento Estratégico no processo de gestão com vistas à eficácia empresarial, bem como apresentar um modelo de elaboração