• Nenhum resultado encontrado

61 Dicas para economizar dinheiro na crise. Dicas para economizar dinheiro na crise

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "61 Dicas para economizar dinheiro na crise. Dicas para economizar dinheiro na crise"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

61

Dicas para economizar

dinheiro na crise

(2)

Avalie todos os seus gastos fixos, gastos fixos são todos os gastos que você tem que pagar todo mês, tal como: aluguel, água, luz e telefone, essa é a única maneira de você saber para aonde está indo o seu dinheiro.

2. Organize todos os seus gastos variáveis.

Avalie todo tipo de gasto variável que você tem, gastos variáveis s ã o d e s p e s a s n ã o p r o g r a m a d a s o u q u e s ó o c o r r e m esporadicamente tais como: cinema, restaurantes, pequenos presentes, cafezinhos. Muitas vezes esses pequenos gastos estão consumindo a sua renda e impedindo que você tenha dinheiro de sobra no fim do mês.

3. Anote todos os gastos

Mantenha todos os seus gastos, tanto fixos como varáveis sob os seus olhos, anote tudo, pode usar um caderno, uma planilha no computador ou mesmo um aplicativo de celular (APP).

(3)

4. Não ignore os pequenos gastos.

Não se iluda, pequenos gastos podem fazer muita diferença no final do mês, na maioria das vezes sobra mês e falta dinheiro, mantenha tudo anotado e sob controle, não interessa o tamanho do que comprou ou o preço, anote!

5. Estabeleça objetivos.

Tudo na vida fica mais fácil quando temos um objetivo em mente, com o dinheiro não é diferente, não basta apenas que você queira economizar, é preciso ter um objetivo, uma meta, seja ela a compra da sua casa, uma viajem, a criação de um negócio ou um plano para sua aposentadoria. Seja claro e objetivo com suas metas.

6. Estabeleça prazos.

Muitas vezes não basta ter apenas um objetivo ou meta, é necessário que este objetivo ou meta estejam associados a uma data específica, isso nos ajuda a progredir, por exemplo: Posso ter como objetivo comprar minha casa própria e então iniciar a minha poupança para tal, mas seria muito mais fácil se eu especificasse que eu vou comprar minha casa própria em cinco anos, desta maneira eu posso calcular quanto eu preciso poupar para atingir este objetivo.

(4)

7. Estabeleça Limites.

Agora que você organizou seus gastos, chegou a hora de fazer os ajustes necessários, você deve estabelecer limites para cada gasto,

você pode fazer isso dividindo seus gastos por categoria, tais como: vestuário, laser, habitação e etc.

8. Faça os ajustes (cortes) necessários.

O que não cabe no orçamento deve ser cortado, simples assim, nada de usar cheque especial, o limite de sua conta corrente ou empréstimos, se não cabe no orçamento, não pode pagar! Corte!

9. Acabe com as dívidas.

Dívidas devem ser evitadas a todo custo, se você tem dívidas, acabe logo com elas, use o dinheiro que vai sobrar após o ajuste (corte) de gastos e vá eliminando todas as suas dívidas, mas fica aqui a dica, tão importante quanto quitar as dívidas é não fazer novas dívidas.

(5)

10. Pague a você primeiro.

Quando você tem dívidas seu dinheiro vai primeiro para os outros, seus credores, quando você não tem dívidas o dinheiro vai primeiro para você, portanto, quite as dívidas e passe a poupar o seu dinheiro.

11. Poupe.

Uma vez que as suas contas estejam organizadas, suas dívidas estejam quitadas chegou a hora de

poupar, guardar dinheiro para que você tenha capital suficiente para comprar à vista e realizar os seus sonhos. Baseado nos seus objetivos faça os cálculos de quanto dinheiro você precisa guardar por mês para realizar seus sonhos. Se você não tem ideia de quanto precisa poupar todo mês comece guardando 10% de

sua renda, já é um bom começo. Mas não adianta poupar se você ainda tem dívidas, pague suas dívidas primeiro e só depois comece a poupar.

(6)

12. Tenha uma reserva para emergência.

Todos devem ter um dinheiro guardado para emergências, principalmente os trabalhadores autônomos e profissionais liberais, pois em caso de doença ou perda de emprego essa reserva permite que você mantenha o padrão de vida de sua família até que tudo volte à normalidade. E mesmo que você esteja empregado e com a carteira assinada, não se iluda, caso venha a precisar do INSS você pode ficar muito desapontado, muitas pessoas têm seus recursos de afastamento por doença negados e são obrigadas a enfrentar seu problema de saúde somente com ajuda de familiares ou fazendo empréstimos e dívidas junto aos bancos.

13. Qual o valor ideal para a sua reserva de emergência.

O ideal é que sua reserva de emergência seja o correspondente a um ano de salário.

14. Toda a família deve participar.

Envolva toda a sua família no compromisso de economizar e cuidar das finanças, se todos não ajudarem você não vai ter sucesso, trabalhar nesse projeto sozinho é o mesmo que tentar impedir que uma canoa com vários furos afunde, enquanto você tapa um buraco a água invade o barco pelos outros buracos.

(7)

15. Negocie descontos com os bancos.

É conversando que a gente se entende, converse com seu gerente, negocie descontos, reduza as tarifas, elimine o desnecessário de sua conta corrente.

16. Ganhou dinheiro extra: Guarde.

Recebeu um dinheiro com o qual você não contava, não fique animado pensando em como vai gastá-lo, trate de guardar esse dinheiro, poupe o excedente.

17. Busque por outras fontes de renda.

O Brasileiro é empreendedor por natureza, pense, imagine, planeje, crie uma nova fonte de renda, seja prestando algum tipo de serviço ou vendendo algum produto.

18. Apague as luzes.

Parece óbvio, mas a verdade é que todos nós deixamos luzes acesas em nossas casas por distração ou preguiça, portanto, ao sair de um cômodo apague as luzes.

(8)

19. Feche as torneiras.

Também parece óbvio, mas muitos de nós insistimos em deixar as torneiras abertas enquanto lavamos a louça ou nos ensaboamos no banho. A água é um recurso finito e custa muito caro, vamos ajudar o planeta e cuidar de nosso bolso, feche a torneira.

20. Banhos mais rápidos.

Quando mais rápido for seu banho, maior é a sua economia, tanto de água quanto de energia, nada de cantar no chuveiro, estabeleça um tempo para seu banho, use seu celular como cronometro.

21. Passe toda roupa de uma só vez.

Não ligue o ferro cada vez que queira passar uma peça de roupa, isso consome muita energia, ao invés disso, junte toda a roupa da casa e passe tudo de uma única vez.

(9)

22. Use a Máquina de lavar em sua capacidade máxima.

Assim como o ferro de passar consome muita energia a máquina de lavar também pode ser uma vilã do nosso orçamento, reúna todo que precisa ser lavado e faça isso de uma vez só, nada de usar a máquina de lavar para apenas três peças de roupa.

23. Retire os aparelhos da tomada.

Se o aparelho eletrodoméstico não está em uso, retire ele da tomada, talvez você não saiba, mas alguns eletrodomésticos continuam consumindo energia mesmo quando não estão sendo usados, corte o mal pela raiz, quero dizer pelo fio.

24. Compre eletrodomésticos que consomem menos energia.

A maioria dos eletrodomésticos possui um selo chamado Procel, este selo serve para atestar a eficiência energética do produto que você está comprando, ou seja, o quanto econômico ele é, prefira eletrodomésticos que tenham o selo Procel A.

(10)

25. Faça uma listas de compra.

Antes de ir as compras faça sempre uma lista. Nesta lista anote tudo o que você realmente necessita, assim você vai evitar a compra de coisas que são desnecessárias ou supérfluas.

26. Não vá ao supermercado com fome.

Esta e uma regra de ouro, se você está com fome, seu cérebro interpreta que você está precisando de mais comida, consequentemente você vai comprar mais do que precisa.

28. Revise sua dispensa.

Revise periodicamente sus dispensa, pode ser diariamente, semanalmente, depende do tamanho de sua casa, isso evita que você deixe que alimentos se estraguem ou que você compre produtos que você já tem.

(11)

29. Não jogue comida fora.

Toda comida pode e deve ser reaproveitada, se sobrou algo do almoço isso pode ser reaproveitado no jantar, aqui não se trata apenas de economia, mas em um mundo onde pessoas ainda morrem de fome, considero vergonhoso jogar comida fora.

30. Coma em casa.

Almoce e jante em casa, se isso não for possível devido á distância entre seu trabalho e sua casa, leve sua comida de casa, além de ser mais saudável será muito mais econômico, uma semana de refeições fora de casa tem o custo aproximado de uma compra mensal de supermercado.

31. Telefone fixo.

Prefira os planos do tipo fale a vontade e caso precise fazer ligações regulares entre cidades distantes opte por usar um plano voip como o Skype.

(12)

32. Telefone celular.

Aqui não temos muito que pensar, use planos pré-pagos ou planos do tipo controle, nem pense em ficar refém de operadoras de

celular com planos pós-pagos, o rombo no seu bolso será enorme, a conta pós-paga nunca vem da forma como imaginamos.

33. Comprar um carro.

Esse é o sonho de 10 entre 10 brasileiros, ter um carro, esse sonho hoje é talvez mais importante até mesmo do que comprar a casa própria, mas lembre-se, embora a compra de um carro resolva o seu problema de transporte, pois você vai

aonde quer na hora que quer, e não depende mais do transporte público. Os custos de um financiamento associado aos custos mensais de manutenção do automóvel podem fazer um rombo na sua carteira.

34. Repense os gastos com carro.

Você sabe quanto custa manter um carro? Pois saiba que um carro no valor aproximado de R$30.000,00 pode gerar um gasto anual em torno de R$9.000,00, isso sem contar o financiamento.

(13)

35. Deixe o carro em casa.

Use o transporte público para ir ao trabalho e guarde o carro para os momentos de laser. Eu sei que estamos no Brasil e o nosso transporte público é um horror, mas apesar disso ainda é mais barato do que usar o carro todos os dias.

36. Eu preciso x Eu quero.

Essa é uma pergunta básica, importante, fundamental, e deve ser feita toda vez que você quiser comprar algo novo, existe uma diferença muito grande entre querer e precisar, se você quer, mas não precisa, sente-se e espere à vontade passar.

37. Não compre por impulso.

Nunca, digo nunca! Compre um produto que acabou de ver e que você ache que precisa. Vá para casa e pense a respeito, mesmo que o vendedor te diga é o último produto da loja ou que o preço vai aumentar em 30 minutos, esqueça, isso tudo não passa de jogada de marketing, não compre, pense a respeito e se chegar à conclusão de que você realmente precisa disso, volte no dia seguinte e faça a compra.

(14)

38. Cuidado com: Eu mereço isso!

Cuidado com a armadilha que seu cérebro prega contra você, quando queremos muito algo, o nosso subconsciente fica tentando sabotar a nossa razão e nos fazer acreditar que nós merecemos esse pequeno ou grande agrado, não se iluda, você não merece! Você merece é não ter dívidas, você merece é ter uma boa reserva financeira e uma velhice tranquila. É isso que você realmente merece.

39. Pesquisar antes de comprar.

A internet não serve apenas para fazer amigos ou ver filmes, ela é uma ótima ferramenta de pesquisa, sempre que você for comprar um produto faça uma pesquisa comparando preços, prazos de pagamento e prazos de entrega, geralmente os produtos anunciados através da internet tem um preço melhor do que em lojas físicas.

40. Aproveite os saldos e promoções.

Na maioria das vezes as compras podem ser adiadas até que o produto que desejamos esteja em promoção. É sempre uma boa opção pesquisar por saldos, liquidações e promoções, além disso os preços podem variar muito de uma loja para outra, seja ela física

(15)

ou virtual. Fica aqui mais uma dica, estamos no Brasil então, cuidado com promoções mentirosas que aumentam o preço do produto para depois fingir que estão dando um enorme desconto.

41. Compre com dinheiro vivo.

Compre a vista! É melhor, além de podermos negociar melhores preços quando pagamos em dinheiro temos a exata sensação de quanto estamos tirando do nosso bolso, coisa que os cartões nos fazem esquecer.

42. Peça descontos.

Vai pagar à vista, nada mais justo do que pedir desconto, a loja não dá desconto à vista, não tem problema, procure outra loja, valorize a você e ao seu dinheiro suado.

43. Mantenha apenas uma conta corrente.

Despesas bancárias são caras e se você não tomar cuidado vai ser cobrado por inúmeras coisas que você não precisa, evite ter mais

(16)

de uma conta bancária, isso vai ajudar você a economizar com tarifas duplicadas. Pesquise também por bancos que ofereçam as melhores tarifas, não se iluda com bancos que te oferecem mil vantagens, é melhor ter muito dinheiro em um banco barato do que estar endividado em um banco caro.

44. Cuidado com cartão de crédito.

Cartões de crédito são armadilhas para quem não tem organização ou não consegue controlar seus impulsos, consequentemente acabam gastando m a i s d o q u e p o d e m . Q u e r u m conselho? Não use cartão de crédito.

45. Cuidado com o cartão de débito.

O cartão de débito traz uma sensação de que o dinheiro é infinito, pois esta sempre disponível, a menos que você tenha se tornado uma pessoa muito organizada e regrada, não use cartões de débito, prefira pagar em dinheiro.

(17)

46. Antes de comprar algo novo confirme se velho não tem conserto.

O eletrodoméstico quebrou, e você acha que vai ter que comprar um novo, calma jovem! Ás vezes o problema tem conserto e o preço pode valer muito a pena, pesquise isso antes de sair por aí comprando coisas novas.

47. Compre produtos de boa qualidade.

Aqui vai uma dica inteligente, tenha cuidado em como e onde você economiza. Existem economias burras, muito burras, quando abrimos mão de um produto de qualidade por um inferior temos que ter em mente que ele vai durar menos e causar mais dor de cabeça. Mas atenção, qualidade não é sinônimo de luxo.

48. Compre produtos usados.

Vai comprar um produto novo? Porque não comprar um usado? Existem muitas pessoas que compram o que não precisam e depois as colocam a venda por preços muito melhores do que os praticados nas lojas, pesquise em sites de leilão.

(18)

49. Venda o que não usa mais.

Provavelmente você tem muita coisa em casa que você também comprou por impulso e não faz uso e nunca vai fazer, que tal fazer algum dinheiro vendendo estas coisas que estão no seu armário ocupando espaço.

50. Não faça empréstimos pessoais.

Não pegue dinheiro emprestado c o m o b a n c o p a r a a d q u i r i r eletrônicos, eletrodomésticos, carros e outras coisas, junte e compre a vista. Seja você mesmo o gerador do seu crédito, você é quem deve emprestar dinheiro para você mesmo. Talvez as únicas condições nas quais os empréstimos bancários sejam bem vistos são: Compra da casa própria e por motivo de doença.

51. Não atrase o pagamento das suas contas.

Não pague juros, os juros no Brasil são uma loucura, em hipótese alguma deixe contas atrasar. Se não pode pagar, devolva ou venda, mas não pague juros por atraso.

(19)

52. Cuidado com a distância até onde estão os produtos em promoção.

Você ficou sabendo que o supermercado de outro bairro está com um produto em promoção e o desconto é de R$5,00. Antes de sair correndo, contabilize o combustível (passagem) e o tempo gasto para ver se vale a pena realmente andar tanto para comprar mais barato, lembre-se também que o comércio usa alguns produtos como isca para que você acabe comprando mais coisa do que precisa.

53. Estude os hábitos de consumo de sua família.

Preste atenção aos hábitos de consumo de sua família, quanto tempo os produtos levam para serem consumidos, observe cuidadosamente o ciclo de consumo de cada produto, isso fará com que você compre sempre na hora certa.

54. Procure opções de laser de graça.

Hoje em dia, a somos bombardeados diariamente por tanta propaganda que acabamos pensando que para ter algum tipo de laser e diversão precisamos sempre gastar dinheiro, mas isso não é verdade, isso é o que querem que você acredite, mas laser não é sinônimo de dinheiro, seja criativo e divirta-se sem gastar.

(20)

55. Cancele a TV por assinatura.

Caso você precise realmente precise economizar e cortar gastos supérfluos a TV por assinatura deve ser a primeira da sua lista, simplesmente cancele e viva com a TV aberta, quando estiver em melhores condições financeiras você poderá voltar a se tornar assinante, embora eu ache que você nunca mais vai querer pagar por isso.

56. Cancela assinaturas de revistas e jornais.

Aqui é a situação é semelhante à da TV, se você precise economizar, cancele assinatura de jornais e revistas e passe a consumir o conteúdo grátis gerado pela internet.

57. Sociedades, títulos de clubes e outras coisas.

Ao longo da vida assumimos uma série de compromissos financeiros com clubes, instituições, sociedades e afins que muitas vezes não nos trazem qualquer tipo de benefício, ou simplesmente não nos interessa mais, ás vezes são mantidos por preguiça de nos livrarmos deles ou simplesmente por status. Livre-se de tudo isso, cancele ou venda o que você não usa mais.

(21)

58. Cuidado com os amigos gastões.

Muito cuidado com seu círculo de amigos, se você tem amigos gastões, que g o s t a m d e e s b a n j a r dinheiro sem se preocupar, talvez seja a hora de você rever suas amizades, pois se continuar convivendo com essas pessoas você vai continuar gastando o que não quer, seja por impulso ou por que tem que acompanhar os amigos a bares, viagens ou restaurantes caros. Lembre-se que você é o único responsável pelo seu dinheiro.

59. Cuidado com os amigos da onça.

Mais uma vez muito cuidado com seu círculo de amigos, aqui o problema não é o amigo esbanjador, mas sim o amigo da onça, fique atento a esse tipo de pessoa que se aproxima de você sempre com segundas intenções, fazendo de você um trampolim e fazendo você gastar mais do que deve ou do que pode. Aprenda a se defender. Diga adeus aos falsos amigos.

(22)

60. O seu valor e o valos das coisas.

Você é importante como ser humano e não pelos bens que você possui. Não caia nesta armadilha de achar que o seu valor está nas coisas que você compra e possui, isso não passa de ilusão, afinal de contas o caixão não tem gavetas e você não vai levar nada de material desta vida. Não seja escravo de seu desejo de consumo.

61. Estude.

Estude, aprenda, tire suas dúvidas, como eu disse anteriormente você é o responsável pelas suas finanças, pelo seu patrimônio e consequentemente será responsável pela sua vida e velhice, estude e a p r i m o r e s e u

conhecimento não só no que diz respeito ao seu trabalho, mas também no que diz respeito ao seu dinheiro, aprenda como investir e continue se aprimorando na arte de economizar.

Referências

Documentos relacionados

Valor dos bens e serviços consumidos, em volume físico (Prod_qp/c) e em volume financeiro (Prod_vp/c), como elementos de um processo de produção, excluindo os activos fixos,

componente, processos como a regulação das aprendizagens pelo professor, autoavaliação eficaz realizada pelos alunos ou avaliação feita pelos pares ficam seriamente

[r]

O presente trabalho teve como objetivo caracterizar, em crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem, associações entre problemas de comportamento e variáveis que determinam

A percepção de que as diversas avaliações periódicas do sistema de M&A e do SIS anteriormente elaboradas identificaram problemas semelhantes e

Support to the Participation and Presentation of Portuguese and International Companies [ Article 5 ] The management of Imaginarius - International Street Theatre Festival of

Escolha uma opção: Verdadeiro Falso Questão 8 Incorreto Atingiu 0,00 de 0,50 Marcar questão Texto da questão. O cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) é o registro de um

Kompanija je vremenom napredovala u razvoju elektronskih proizvoda i tehnologije, a zanimljiva je i saradnja ove kompanije sa Apple kompanijom što je razultiralo ugradnjom