• Nenhum resultado encontrado

VÍDEO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VÍDEO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

2ª FEIRA | 20 de Maio INTRODUÇÃO

Bom dia!

Iniciamos hoje uma nova semana! Semana muito importante pois celebraremos no final a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora! Hoje vamos pensar exatamente nessa dimensão de sermos auxílio dos outros! Há muitas coisas que podemos partilhar: o nosso tempo, o que temos, o que sabemos… Hoje vamos falar-te da partilha do tempo e dos bens!

VÍDEO

https://www.youtube.com/watch?v=nNzf1I13rzU REFLEXÃO

- Como sabes, a nossa Escola tem a missão de ajudar na recolha do Banco Alimentar contra a Fome no Jumbo de

Cascais! É no próximo fim-de-semana, 25 e 26 de Maio. Queres ajudar?

- Tens até hoje para ver se há vagas para ti em algum turno! Dirige-te à Pastoral!

- Estou disposto a dar um bocado do meu tempo, no sábado ou no Domingo, para ajudar?

(2)

Apresentamos-te o programa da Festa de Nossa Senhora Auxiliadora que acontecerá na 6ªfeira, será certamente um grande dia!

No dia antes, também haverá uma Eucaristia às 20h seguido de Procissão em honra de Nossa Senhora, ao qual somos todos convidados a participar!

ORAÇÃO

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Todos: Senhor,

(3)

fazendo-me solidário com ele,

a ponto de me desapegar do que tenho, para o ajudar nas suas necessidades. Nossa Senhora Auxiliadora…

(4)

3ª FEIRA | 21 de maio

INTRODUÇÃO Bom dia a todos!

Continuamos a pensar no que pode significar isto de ser “auxílio” de alguém.

Vamos descobrir que a partilha não deve ser apenas de bens, mas também das alegrias, das tristezas, dos sucessos e dificuldades que vamos vivendo. Assim também é Nossa Senhora connosco!

O TESTE DO BURRO

O diretor do departamento mais importante de uma grande empresa multinacional, chamou à sua presença três dos seus colaboradores mais próximos para escolher qual deles promover a chefe de equipa. No teste de escolha, a pergunta que fez aos três candidatos foi esta: “É-lhe pedido para conduzir um burro com uma carga muito pesada até um determinado lugar. O animal cansa-se quase ao chegar, a ponto de não poder continuar. O que é que faria?”

O primeiro candidato respondeu em tom enérgico: “Eu forçaria o burro a gastar as suas últimas energias para vencer a última etapa do caminho”.

O segundo respondeu num tom decidido: “Eu iria à procura de outro animal”

O terceiro, num tom conciliador, respondeu: “Eu repartiria a carga, passando para os meus ombros um pouco da carga do pobre animal”.

(5)

O diretor, sem hesitar, nomeou este último como chefe de equipa, dizendo-lhe: “Espero que faça o mesmo com os seus colegas de equipa, ajudando-os a realizar as tarefas que lhes são pedidas e a atingir os objetivos da empresa”.

REFLEXÃO

• As tarefas que nos são atribuídas nem sempre são fáceis. Muitas vezes quase impossíveis de serem realizadas por alguém sozinho.

 Também a tarefa de vivermos não é fácil. Temos de carregar muitas vezes cargas pesadas que nos dificultam a vida.

 Podemos partilhar este peso com aqueles que estão ao nosso lado: repartindo a sua carga e deixando que nos ajudem a suportar a nossa.

 Nossa Senhora é assim connosco! Daí chamarmos-lhe Nossa Senhora Auxiliadora!

ORAÇÃO

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo.

(6)

Na nossa oração pedimos ao Senhor que nos ajude a ser generosos no ato de partilhar.

Pai-Nosso…

Guia: Nossa Senhora Auxiliadora… Todos: …rogai por nós.

(7)

4ª FEIRA | 22 de Maio INTRODUÇÃO

Bom Dia!

Todos sabemos que Dom Bosco eram muito devoto de Nossa Senhora, a quem invocava como Auxiliadora. Hoje vamos ouvir a primeira entrevista que D. Bosco concede, aquando da sua ida a Roma em 1884. Nela aparece bem patente a sua devoção.

ENTREVISTA DE DOM BOSCO

Pergunta - Como é que o senhor tem conseguido fundar tantas casas em países tão diferentes?

Resposta – Tenho conseguido mais do que esperava. Mas o como, nem eu o sei. A Santíssima Virgem, que conhece as necessidades dos nossos tempos ajuda-nos.

Pergunta – Mas de que modo vos ajuda?

Resposta – Veja. Numa ocasião escreveram-me para Turim que era necessário arranjar 20.000 liras dentro de uma semana para a nossa igreja que estamos a construir em Roma. Naquele momento eu estava sem dinheiro. Poisei a carta na pia da água benta, elevei uma fervorosa oração a Nossa Senhora e deitei-me, entregando o assunto nas mãos dela. Na manhã seguinte eu recebia uma carta dum desconhecido que, em resumo dizia assim: “Fiz uma promessa a Nossa Senhora que, se me concedesse certa graça, daria 20.000 lira para uma obra de

(8)

caridade”. Noutra ocasião, quando eu estava em França, recebo a má notícia de que uma casa minha precisa imediatamente de 70.000 liras para livrar-se dum grave risco. Não sabendo naquele momento como remediá-lo, recorro novamente à oração. Cerca das dez horas, estava para me deitar, quando oiço bater à porta do meu quarto. Vou abrir. Entra um amigo com um grande pacote nas mãos e me diz: “Caro Dom Bosco, no meu testamento eu tinha determinado uma grande quantia para as suas obras. Mas hoje veio-me ao pensamento que, para fazer o bem, é melhor não esperar pela hora da morte. E aqui lhe trago a quantia…70.000 liras”.

Pergunta – Isto que me conta são milagres…tem feito mais alguns?

Resposta – Eu nunca pensei fazer mais do que o meu dever. Tenho rezado e confiado em Nossa Senhora.

REFLEXÃO

 É pela própria experiência que Dom Bosco repetia sempre: “Confiai em Maria e vereis o que são milagres!”

ORAÇÃO

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Todos:

(9)

Avé Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora…

(10)

5ª FEIRA | 23 de Maio INTRODUÇÃO

Bom Dia!

É já amanhã que celebramos a Festa de Nossa Senhora Auxiliadora. É um dia muito importante para todos aqueles que estão ligados aos Salesianos de alguma maneira!

DOM BOSCO E NOSSA SENHORA AUXILIADORA

Dom Bosco escolheu venerar Maria com o título de “Auxílio dos Cristãos”. Ele dizia muitas vezes aos seus alunos e salesianos: “Maria quer que a honremos com este título porque os tempos que correm são tão difíceis, que precisamos da sua ajuda.”

Maria guiou Dom Bosco desde pequeno. No sonho dos 9 anos Ela é a Mestra que lhe diz: “A seu tempo tudo compreenderás”. No final da sua vida, compreendendo tudo o que tinha acontecido na sua vida, exclama comovido : “Foi ela que tudo fez.”

Nossa Senhora não ocupou um lugar importante só na vida de Dom Bosco, mas também no seu sistema educativo. Para aqueles meninos pobres e desamparados que Dom Bosco acolhe na sua casa, Maria torna-se uma mãe que a todos acolhia. Por isso, na imagem que mandou pintar, Maria aparece a olhar para quem a invoca e o Menino Jesus de braços abertos, como que convidando as pessoas a aproximarem-se.

(11)

REFLEXÃO

 Hoje, como nos tempos de Dom Bosco, continuamos a precisar da ajuda de Maria. Continuamos a precisar de seguir os seus passos, ela que foi a primeira seguidora de Jesus, a “primeira cristã”.

 Todos precisamos de uma Mãe assim, que sempre nos ouve nas nossas tribulações e sempre vem em nosso auxílio,

mesmo quando parece não haver mais esperança.

ORAÇÃO

Em nome do Pai, † do Filho e do Espírito Santo. Todos:

Senhor, ajuda-nos a sentir que seguindo diariamente os passos de Tua Mãe que nada nos faltará.

Avé Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora…

Referências

Documentos relacionados

DEMONSTRATIVO DOS RESULTADOS PRIMÁRIO E NOMINAL JANEIRO A JUNHO 2021/BIMESTRE MAIO - JUNHO ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL. Município de JARDINOPOLIS

E baseando-se nessa falta de pesquisas que ressaltem a autonomia do aluno, com relação à motivação que ele exerce sobre si mesmo e que é exercida sobre ele, gerando

No dia seguinte a essa reportagem, Auxiliadora aparece diante de uma pequena capela montada na sala da casa. Agradece a Nossa Senhora Aparecida. Nesse momento, encarna a

Não prestar assistência a um participante que esteja a necessitar de ajuda Desclassificação e Erradicação de futuras edições Abandonar a prova sem avisar a organização

Diante disso o objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento de compósitos com matriz termorrígida tendo como fase dispersa fibra de sisal e comparar as propriedades mecânicas e

Na população da Praia Brava, os resultados revelam valores menores, sendo de 3,8 cm a largura máxima de carapaça tanto para machos quanto para fêmeas, e de 1,2 cm a

O plano Museológico de MESC período 2014/ 2019 dá continuidade às propostas do plano anterior e permite uma melhor elaboração de suas metas e implantação das ações necessárias

Em meio às dezenas de obras e megaempreendimentos na cidade e no estado, o Rio de Janeiro é objeto de um jogo de cartas marcadas, onde quem ganha – e muito – são