• Nenhum resultado encontrado

NORMA Nº 14/2006, de 17/04/2006 DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NORMA Nº 14/2006, de 17/04/2006 DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

NORMA Nº 14/2006, de 17/04/2006 DIRETRIZES PARA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA DO CURSO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

A Direção Executiva do Programa FGV Management, no uso de suas atribuições e visando a qualidade dos cursos de especialização, resolve estabelecer o seguinte formato padronizado e as diretrizes para os Cursos MBA em GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA, a serem oferecidos na Rede de Instituições Conveniadas, a partir de 01 de julho de 2006:

Artigo 1º As disciplinas que compõem cada curso de, no mínimo, 432 horas-aula de 50 minutos, cujo Programa acompanha esta Norma, serão agrupadas em 3 categorias: parte comum, parte complementar e tópicos especiais, conforme se segue:

a) Parte comum - formado por 10 (dez) disciplinas obrigatórias, totalizando necessariamente 240 horas-aula:

1. Análise Econômica Financeira (24 h.) 2. Auditoria das Demonstrações Financeiras (24 h.) 3. Contabilidade Avançada (24 h.) 4. Contabilidade Financeira (24 h.) 5. Economia Empresarial (24 h.) 6. Finanças Corporativas (24 h.) 7. Gestão de Custos (24 h.) 8. Matemática Financeira (24 h.) 9. Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa (24 h.) 10. Planejamento Tributário (24 h.)

(2)

b) Parte complementar - disponível para compor a carga horária do curso, a critério do Coordenador Acadêmico Executivo:

1. Administração de Capital de Giro

2. Administração Recursos de Longo Prazo 3. Análise de Projetos de Investimentos 4. Auditoria Avançada 5. Comunicação Interpessoal 6. Estratégia de Empresas 7. Jogos de Negócios 8. Modelagem Financeira 9. Técnicas de Projeção

c) Tópicos Especiais - disciplinas que visam atender às especificidades regionais e eventual integralização da carga horária do curso, a serem incluídas em número máximo de 3 (três) por curso.

Parágrafo único - A parte complementar e os tópicos especiais, totalizando obrigatoriamente, no mínimo 192 horas-aula, serão definidos no momento do registro do curso no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Administrativo-Acadêmica).

Artigo 2º A escolha das disciplinas complementares e dos tópicos especiais poderá definir a ênfase dada ao curso, compondo seu título: Curso MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, com ênfase em xxxx.

(3)

Parágrafo único - A inclusão da ênfase fará parte do nome do curso em sua divulgação, em seu registro no SIGA e no certificado de conclusão emitido.

Artigo 3º As disposições do Capítulo IV do Regulamento do Programa FGV Management, referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), de responsabilidade do Coordenador Acadêmico Executivo, continuam em vigor.

Artigo 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Rio de Janeiro, 17 de abril de 2006.

Ricardo Spinelli de Carvalho Diretor Executivo

(4)

M

M

B

B

A

A

E

E

M

M

G

G

E

E

S

S

T

T

Ã

Ã

O

O

F

F

I

I

N

N

A

A

N

N

C

C

E

E

I

I

R

R

A

A

,

,

C

C

O

O

N

N

T

T

R

R

O

O

L

L

A

A

D

D

O

O

R

R

I

I

A

A

E

E

A

A

U

U

D

D

I

I

T

T

O

O

R

R

I

I

A

A

E EMMEENNTTAASS DDAASS DDIISSCCIIPPLLIINNAASS DDAA PPAARRTTEE CCOOMMUUMM –– 224400 HHOORRAASS--AAUULLAA

ANÁLISE ECONÔMICO FINANCEIRA (24 h)

Principais Usuários das demonstrações Financeiras. Analista Interno Versus Analista Externo. Preparação das demonstrações Financeiras Para Análise E Seus Objetivos. Critérios de Análise das demonstrações Contábeis: Análise Vertical, Análise Horizontal, Diferenças Absolutas E Quocientes. Principais Indicadores Econômico-Financeiros: Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital, Rentabilidade E Índices Operacionais de Giro do Estoque, Prazo Médio de Pagamento E Prazo Médio de Recebimento. A Importância das Notas Explicativas. Relatório da Diretoria E Parecer de Auditoria.

AUDITORIA DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS (24 h)

Noções Gerais Sobre Auditoria. Normas Relativas À Pessoa do Auditor. Normas de Execução do Trabalho. Planejamento E Supervisão. Programas de Auditoria. Avaliação dos Controles Internos. Papéis de Trabalho. Identificação das demonstrações Contábeis E Responsabilidade do Auditor. Adequação Aos Princípios Contábeis. Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo Ou Sem Ressalvas, Com Ressalva, Abstenção de Opinião E Adverso.

CONTABILIDADE AVANÇADA (24 h)

Métodos de Avaliação de Investimentos: Método de Custo E Equivalência Patrimonial. Critérios de Contabilização do Resultado de Equivalência Patrimonial. Conceito de Controladas, Coligadas E Equiparadas. Resultado Não Realizado. Eliminação do Lucro Nos Estoques, Investimentos E Imobilizado. Principais Aspectos da Instrução CVM 247. Consolidação das demonstrações Financeiras.

(5)

CONTABILIDADE FINANCEIRA (24 h)

Conceitos Fundamentais de Contabilidade. Patrimônio. Patrimônio Líquido. Apuração de Resultado E O Levantamento do Balanço. Período Contábil. Princípio da Realização de Receitas. Princípio da Contraposição de Receitas E despesas. Contabilização de Receitas E despesas. Diferença Entre despesa, Custo E Investimento. Apropriação Pró Rata Temporis. Receitas E despesas Financeiras. Depreciação. Estrutura E Elaboração de demonstrações Financeiras. Balanço Patrimonial. Demonstrativo de Resultado. Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. Métodos de Avaliação de Investimentos. Método do Custo Corrigido. Método de Equivalência Patrimonial. Principais Alterações da Lei 6.404. Novas demonstrações Financeiras. Critérios de Classificação. Atualização Monetária de Balanço.

ECONOMIA EMPRESARIAL (24 h)

Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo E desvios Conjunturais. PIB, PNB, Recessão, Expansão, Estabilização. Modelos Econômicos. Ciclo de Negócios E A Inflação. Papel da demanda Agregada. Tipos de desemprego. Inflação Inercial E Equação da Inflação. Planos de Estabilização Brasileiros. Balanço de Pagamentos E câmbio. decomposição de Pagamentos E Movimento de Reservas. Balanço Comercial E Seus determinantes. Conta de Capital E Seus determinantes. Interação da Conta de Capital E do Balanço Comercial. Moeda E Sistema Financeiro. Propriedade da Moeda E Suas Funções. Regimes Monetários. Moeda Bancária. Alavancagem dos Bancos. Papel do Banco Central. Crise Recente: PROER. O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equações Básicas. Papel de Poupança E de Eficiência. Exemplos Modernos: URSS, EUA, África, China, Brasil. Modelo de Conjuntura. Fluxo Circular Produto-Renda-despesa. Perturbações de Fluxo Circular. Papel do BACEN. Monetaristas Versus Keynesianos.

FINANÇAS CORPORATIVAS (24 h)

Visão Panorâmica de Finanças Corporativas: Papel E As Funções do Administrador Financeiro. Introdução A Analise de Risco. Mercado Eficiente E Mercado Perfeito. Fontes de Financiamentos. Capital Próprio E de Terceiros. Curto e Longo Prazo. Custo de Capital. Risco E Retorno. O Beta E O Modelo CAPM. Custos do Capital Próprio E do Capital de Terceiros. CMPC. Endividamento E Beneficio Fiscal. Estrutura de Capital. Ações E Dividendos: Avaliação de Ações. Com E Sem Reinvestimentos. Relevância E Teorias Sobre Políticas de Dividendos. Critérios Para Classificação de Projetos. Taxa Media de Retorno Contábil. Payback Simples E descontado, TIR, VPL E Índice de Lucratividade. Capital de Giro E Estoques: Dimensionamento E Financiamento. Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. Administração de Estoques.

(6)

GESTÃO DE CUSTOS (24 h)

Conceitos Básicos de Custos. Classificação dos Custos. Fixos e Variáveis, Diretos E Indiretos. departamentalização e Rateio de Custos. Centros de Custos de Produção. Centros de Custos de Apoio. Critérios de Rateio. Sistema de Apuração de Custos Por Absorção. Conceito e objetivo. Sistema simplificado. Custeamento Por Centros de Custos. Sistema de Custeio Por Atividade - ABC. Definição de Processos E Atividades. Procedimentos Para Coleta de dados. Atividades Que Agregam E Não Agregam Valor. Rateio Convencional E Direcionamento de Custos. Roteiro de Implantação. Custeio Variável/Direto. Margem de Contribuição. Ponto de Equilíbrio. Alavancagem. Teoria das Restrições. despesas e Ganhos. Restrições (Gargalos) Internos e Externos. Mix de Produção E Vendas. Formação de Preço de Vendas. Preço, Margem E Mark Up. Impostos Incidentes Sobre O Preço. Preços E Custos À Vista E A Prazo.

MATEMÁTICA FINANCEIRA (24 h)

Juros Simples. Conceito de Juros Simples. Desconto de Duplicatas. Desconto de Títulos. Valor de Face E Valor de Mercado. Juros Compostos. Conceito de Juros Compostos. Valor do Dinheiro No Tempo. Valor Presente E Valor Futuro. Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. Taxa de desconto. Valor E Custo. Problemas da TIR. Equivalência de Taxas de Juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, Mensais E Diárias. Equivalência de Fluxos de Caixa. Perpetuidades E Anuidades. Sistemas de amortização. Tabela Price, SAC, SAM.

ORÇAMENTO EMPRESARIAL E FLUXO DE CAIXA (24 h)

Conceito de Orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos Orçamentários. Implantação do Sistema Orçamentário. Elaboração do Orçamento Nas Diversas Áreas: Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, Fluxo-de-Caixa Projetado.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO (24 h)

Obrigação Tributária. Fato Gerador, Base de Cálculos E Alíquotas. Apuração dos Impostos E Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS E Imposto de Renda. dedutibilidade de despesas, Perdas No Recebimento de Crédito, Rendimentos No Exterior E Preços de Transferência.

(7)

E

EMMEENNTTAASS DDAASS DDIISSCCIIPPLLIINNAASS DDAA PPAARRTTEE CCOOMMPPLLEEMMEENNTTAARR

ADMINISTRAÇÃO DE CAPITAL DE GIRO

Determinação do capital de giro. Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa; prazos médios e rotação dos estoques. Contas a receber e contas a pagar. Fontes e necessidades de capital de giro.

ADMINISTRAÇÃO RECURSOS DE LONGO PRAZO

Fontes de financiamento de longo prazo. Planejamento financeiro de longo prazo. Estrutura de Capital. Custo do capital. Alavancagem operacional, financeira e combinada.

ANÁLISE DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS

Analise de projetos em condições de incerteza. Critérios de classificação de projetos de investimentos: VPL, TIR, payback simples e descontado, ILL, Break Even.EVA e MVA. Estimativa dos resultados futuros esperados.Analise de viabilidade econômica.Seleção de projetos de investimento e financiamento.Controles e Índices de rentabilidade.Indicadores do mercado: P/L.

AUDITORIA AVANÇADA

Avaliações Específicas E Abrangentes Dos Ambientes De Negócio E De Controles Das Empresas. Redesenhos Dos Processos Organizacionais E Estabelecimento De Novos Fluxos De Trabalho. Relatórios Sumarizados E Pontuais À Alta Administração. O Comprometimento Com As Metas, Objetivos e O Resultado Das Organizações. O Que Esperam Os Executivos Da Função De Auditoria.

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL

Importância da integração das pessoas da organização. Dinâmicas de Integração. Comunicação verbal e não verbal. Barreiras físicas e interpessoais. Conflitos interpessoais e de grupo. Assertividade e as relações em grupo. Motivação. Satisfação do funcionário. Trabalhos em equipe. Formação e importância para o administrador. Auto-conhecimento e importância para o administrador. Tipos de liderança.

(8)

Globalização. Impactos No Planejamento Estratégico das Organizações. Evolução do Planejamento. Planejamento E Gestão Estratégica. Metodologia de Implementação do Planejamento. Estratégia Nas Organizações. Produtos/Serviços E Clientes. Visão Estratégica do Negócio. Missão Institucional. Filosofias Empresariais. Cenários. Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo. Modelo das 5 Forças de Porter: Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores E Compradores. Matriz de Oportunidades X Ameaças. Vantagens Competitivas. Visão do Futuro. Estratégias Competitivas. Parâmetros de Avaliação.

JOGOS DE NEGÓCIOS

Análise estrutural da indústria e de cenários econômicos globais. Estratégias Competitivas. Elaboração de Plano Estratégico. Gestão Estratégica de Marketing. Gestão de Recursos Financeiros. Gestão de Produção. Gestão de Recursos Logísticos. Gestão de Recursos Humanos. Análise de Ricos e tomada de decisões Tático-Operacionais. Negociação empresarial. `Feedback` de desempenho individual e/ou Coletivo.

MODELAGEM FINANCEIRA

Modelo integrado de projeção de fluxo de caixa, DRE e balanço patrimonial. Projeção de vendas (sazonalidade de vendas, médias, móveis, tendências, correlação com o PIB, componente cíclico). Movimentação do ativo imobilizado (novos investimentos, baixas e depreciação). Projeção dos prazos médios de recebimento de vendas, estocagem, pagamento a fornecedores e recolhimento de obrigações fiscais com base em análise histórica e informações das empresas. Projeção do custo de produção do período (custo fixo + variável). Projeção do custo dos produtos vendidos com base na movimentação de estoques. Movimentação do ativo diferido. Projeção da necessidade de capital de giro. Projeção do fluxo de caixa operacional. Movimentação detalhada de financiamentos de longo prazo (inclusive dívidas em moeda estrangeira e debêntures). Movimentação de companhias ligadas a receber e a pagar. Projeção do resultado de equivalência patrimonial. Imposto de renda. Movimentação simultânea dos financiamentos de curto prazo com o fluxo de caixa. Cálculo do valor do caixa. Cálculo do valor da empresa com base no fluxo de caixa Cálculo do valor da empresa com base no fluxo.

TÉCNICAS DE PROJEÇÃO

Médias móveis, regressão simples, regressão múltipla, análise de séries temporais, nominal group techincs, delphi techincs.

Referências

Documentos relacionados

Uma boa rotina para esse tipo de atleta seria com esses seis exercícios: desenvolvimento por trás, elevação lateral, elevação lateral com cabos, elevação com halteres para

Os anti-histamínicos (anti-H1) de segunda geração são considerados primeira linha de tratamento das rinites alérgicas e via de administração pode ser oral ou tópica nasal.. Os

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

A análise mostrou a oportunidade de (i) adoção de uma estratégia de planejamento que reflita um modelo sustentável de desenvolvimento que inclua decisões sobre o futuro da Amazônia

The analysis found that there is an opportunity to (i) enact a planning strategy that reflects a sustainable development model and includes decisions about the future of the Amazon

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..