• Nenhum resultado encontrado

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA - UNILA - NEUROLIGA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA - UNILA - NEUROLIGA"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

ESTATUTO DA LIGA ACADÊMICA DE NEUROLOGIA E NEUROCIRURGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO AMERICANA - UNILA -

NEUROLIGA

Art. 1º. A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - NEUROLIGA, fundada com o propósito de fomentar a investigação científica, o aprofundamento de estudos em neurociências (anatomia, fisiologia, clínica e cirurgia) e o cumprimento de sua função social aliada a uma prática extensionista que permita o aprimoramento do raciocínio clínico-epidemiológico dos acadêmicos.

Parágrafo único. Todas as atividades desenvolvidas pela NEUROLIGA deverão pautar-se nos valores de responsabilidade, boa-fé, ética e zelo imprescindíveis para o bom exercício profissional e uma vivência acadêmica harmoniosa.

Art. 2º. A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia do curso de Medicina da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, doravante denominada NEUROLIGA é uma associação civil estudantil, sem fins lucrativos, de caráter técnico-científico, de duração ilimitada e caráter laico, vinculada ao Centra Acadêmico Moacyr Scliar (CAMMOS), do curso de Medicina da UNILA, com sede e foro no município de Foz do Iguaçu, Paraná, com sede na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, campus Jardim Universitário, situado à Avenida Tarquínio Joslin dos Santos,

1000, Foz do Iguaçu, Paraná,

Art. 3. A NEUROLIGA tem por finalidade:

§ 1.º Realizar reuniões em que haja capacitação permanente dos ligantes, com aulas, palestras, seminários e reuniões periódicas onde deverão ser abordados temas relevantes para a prática médica geral,conteúdos atualizados e discussão de casos clínicos relacionados às áreas de Neurologia e Neurocirurgia.

§2.º Desenvolver habilidades de comunicação dos ligantes, fomentando a participação em atividades de capacitação e extensão, voltadas para o nivelamento e discussão de temas e conteúdos obrigatórios previstos na grade curricular do curso de Medicina da UNILA, com ênfase nos conteúdos de neuroanatomia, embriologia, histologia, farmacologia, fisiopatologia e propedêutica do sistema nervoso.

§3.º Proporcionar aos membros da liga a possibilidade do acompanhamento de

ambulatórios referentes à área de Neurologia, para o aprimoramento da pratica da semiologia neurológica

(2)

§4.º Proporcionar aos membros da liga a possibilidade de acompanhamento do serviço de diagnóstico por imagem

§5.º Proporcionar aos membros da Liga a possibilidade do acompanhamento de procedimentos cirúrgicos relacionados à área de Neurocirurgia

§6.º Fomentar e proporcionar aos integrantes da Liga a possibilidade de participarem da realização e apresentação de Trabalhos Científicos relacionados às áreas de Neurologia e Neurocirurgia em eventos de caráter técnico-científico, assim como motivar os ligantes à produção de material para publicação em periódicos relacionados aos temas da liga.

§7.º Estimular o intercâmbio e o compartilhamento dos saberes produzidos pela NEUROLIGA com outras ligas universitárias, estimulando a participação em eventos de caráter acadêmico

§8.º Fomentar a vocação extensionista dos ligantes, estimulando-os à adoção de uma perspectiva acadêmica voltada para a função social da universidade, contribuindo com ações que integrem a comunidade às atividades da liga, criando intervenções para além dos limites dos ambulatórios e centros cirúrgicos.

§9.º Fomentar a divulgação das práticas da NEUROLIGA por meio da realização de eventos técnico-científicos periódicos, abertos à comunidade acadêmica e médica, na forma de congressos, seminários, simpósios, ou outros eventos que permitam o aprimoramento e a discussão dos temas relacionados às neurociências.

Art. 4º. A NEUROLIGA terá, a partir de sua fundação, a seguinte composição:

I. Membros fundadores: Membros que iniciaram os trabalhos da NEUROLIGA, aqueles que assinaram a ata de número 001 e, dentre os quais, a diretoria da primeira gestão estará incluída, sendo eleita por maioria simples de votos dos fundadores, para os seguintes cargos executivos, com mandato de um ano:

(3)

a. Diretor-Geral; b. Tesoureiro; c. Diretor Científico; d. Diretor de Eventos; e. Diretor de Estágios; f. Secretário g. Diretor de Mídias

II. Membros executivos: Conforme o inciso I os membros executivos são aqueles que eleitos por maioria simples dos votos dos presentes às assembléias, apos abertura de prazos para lançamento de chapas ou candidaturas individuais, o que ocorrerá anualmente, desenvolverão as atividades de coordenação dos trabalhos da NEUROLIGA:

a. Ao Diretor-Geral caberá representação institucional da NEUROLIGA, interna e

externa corporis, porém sem poder deliberativo isoladamente. Em sua ausência a representação fica a cargo do Diretor Científico.

b. Ao Diretor Científico cumpre conhecer e coordenar o andamento dos trabalhos

científicos dos membros da NEUROLIGA, buscando junto ao orientador da NEUROLIGA incluir em projetos de Iniciação científica o maior número possível de ligantes interessados, assim como acompanhar editais de pesquisa e publicações na área. É sua competência a filiação da liga às entidades técnico-científicas e sociedades profissionais e intercâmbios com outras ligas acadêmicas, assim como as propostas de atividades de extensão dos ligantes devem ser encaminhadas para sua apreciação inicial

c. Ao diretor de Eventos cumpre o dever de observar os calendários das

associações e sociedades técnico-científicas para submissão e apresentação dos trabalhos desenvolvidos pela NEUROLIGA em congressos, simpósios e demais eventos, assinalando para os demais membros as possibilidades de participação assim como de financiamento ou patrocínio para a participação. É a sua competência a organização de eventos e aulas chancelados pela NEUROLIGA

d. Ao Diretor de Estágios cumpre a responsabilidade pelas escalas de estágio

ambulatorial, a responsabilidade pelo livro ata de estágio nas áreas de neurologia e neurocirurgia, o controle de faltas e suas respectivas justificativas (se houver) no mesmo. Cabe a este membro também a função de estabelecer contato entre os membros efetivos e os médicos responsáveis pelo estágio e divulgar e fiscalizar as regras de acesso aos serviços.

e. Ao tesoureiro cumpre o controle das finanças da entidade e rendas auferidas

com eventos e demais controles contábeis. É o responsável pela movimentação de eventuais fundos e saldos bancários da NEUROLIGA.

f. Ao secretário cumpre a responsabilidade do preenchimento das atas e controle de presença em todos encontros da Liga e comunicar sobre a organização de Assembléias-Gerais. Este membro é responsável por receber e informar aos demais

(4)

Diretores as faltas com justificativas para que seja discutido entre eles a validez da falta. Cabe ao secretário também auxiliar o Diretor de Mídias em sua função.

g. Ao Diretor de Mídias cumpre a responsabilidade de administração de conteúdos postados nas mídias e redes sociais, confecção de produtos e divulgação da NEUROLIGA.

III. Membros efetivos: São considerados como membros efetivos todos aqueles discentes aprovados nos processos seletivos da NEUROLIGA, sejam eles nacionais ou estrangeiros.

IV. São direitos dos membros efetivos: a. Votar e ser votado para funções eletivas;

b. Participar das Assembléias Gerais e participação das votações, desde que presentes à reunião;

c. Participar dos estágios, desde que julgados pela Diretoria como capacitados, e ações formativas da NEUROLIGA.

V. São deveres dos membros efetivos:

a. Cumprir disposições estatutárias e regimentais;

b. Acatar as deliberações da Diretoria e da Assembléias;

c. Participar de forma ativa em todas as reuniões e atividades da NEUROLIGA

VI. O(s) docente(s) Orientador(es) serão membros honorários da liga acadêmica que tem o compromisso de coordenar, orientar, sugerir, facilitar, contribuir, inspirar, ensinar, planejar e balizar as ações da NEUROLIGA. Sua escolha deve ser rigorosamente pautada na direção de um profissional que possua interesse, disponibilidade, motivação e competência para orientar os trabalhos da liga acadêmica. Na primeira Assembléia Geral, será definido o nome do(s) orientador(es) da NEUROLIGA.

VII. As atas das reuniões ordinárias e Assembléias Gerais ficarão sob responsabilidade do secretário{a).

Parágrafo Único: Os membros fundadores, sejam aqueles eleitos para a primeira gestão executiva, ou não, serão, após dois anos de participação efetiva na NEUROLIGA, promovidos a Membros Honorários com vinculação à NEUROLIGA até a data da sua colação de grau, se assim desejarem, independentemente de qualquer alteração estatutária.

(5)

Art. 5º. Aos membros fundadores se exige apenas a qualidade de encontrar-se regularmente matriculado no curso de Medicina da UNILA, e demonstrar interesse para a formalização do projeto, para o ingresso na NEUROLIGA.

Art. 6º. Para o ingresso na NEUROLIGA como membro efetivo - o que confere o direito à participação nos estágios promovidos pela liga - é obrigatória a comprovação do aproveitamento curricular nos conteúdos básicos relacionados aos temas da liga, sejam eles: embriologia, histoarquitetura do tecido nervoso, neuroanatomia e neurofisiologia, ou equivalentes - Além dessa comprovação, será realizado teste de seleção de novos ligantes, com edital de abertura do certame publicado 15 (quinze) dias antes da data de realização da prova, com conteúdos e número de vagas.

Parágrafo único. A especificidade dos serviços de interesse para estágio nas áreas relacionadas com os temas de interesse da NEUROLIGA determinará o quantitativo anual de novos ligantes. A NEUROLIGA inicia a suas atividades com um total de quinze membros incluindo os membros fundadores.

Art. 7º. Serão aceitos como membros efetivos, acadêmicos de outras IES, incluindo os acadêmicos das IES estrangeiras situadas na região da tríplice fronteira, desde que, comprovem a equivalência dos conteúdos e sejam aprovados dentro do número de vagas. Não haverá reserva de vagas para alunos estrangeiros, assim como o idioma de aplicação das provas de seleção poderá ser o espanhol, o português ou o inglês.

Art.8º. A presença às reuniões ordinárias e extraordinárias é obrigatória para os membros executivos e efetivos. As justificativas às faltas deverão ser entregues por escrito ao secretário, no prazo de 05 (cinco) dias contados da ausência. Após tal prazo considerar-se-á injustificada a ausência.

Art. 9º. Os membros fundadores da liga deverão obedecer ao limite mínimo de 75% de freqüência nas atividades referentes ao exercício anual, período após o qual serão computadas as ausências não justificadas e aplicada a sanção de desvinculação da liga obrigando o membro a realizar novo processo de seleção caso deseje sua reinserção. Aos membros efetivos se aplica o mesmo limite mínimo de frequência e a sanção a ser aplicada é a impossibilidade da realização do processo seletivo no ano subsequente.

Art. 10º. Todos os cargos executivos da NEUROLIGA passarão por processo de eleição anual, havendo a possibilidade de reeleição dos membros ocupantes dos respectivos cargos por uma recondução apenas.

(6)

Art. 11º. As eleições deverão ocorrer em Assembléias-Gerais, convocadas por comunicado prévio realizado pelo secretário, por prazo não inferior a 15 (quinze) dias antecedentes ao pleito, com inscrição de chapas no prazo de até 1 (um) dia antecedente ao pleito, e votação presencial dos membros.

§1°. Membros ausentes no dia do pleito não terão direito à voto

Art. 12º. Terão direito a voto todos os membros da NEUROLIGA, excetuando-se os orientadores, e os membros da nova diretoria serão eleitos por maioria absoluta dos votantes na Assembléia-Geral convocada especificamente para essa finalidade.

Parágrafo Único. Somente poderão votar nas Assembléias-Gerais, os associados adimplentes com suas obrigações perante a NEUROLIGA.

(7)

Art. 13º. As reuniões ordinárias serão realizadas a cada 15(quinze) dias sendo compostas por todos os integrantes da NEUROLIGA

§1º O conteúdo das reuniões ordinárias poderá ter caráter de capacitação, pesquisa, ou extensão e ainda versar acerca de discussões administrativas ou análise e discussão de casos clínicos, ou mesmo aulas e seminários, com cronograma previamente definido e pauta supervisionada pelo docente orientador.

§2º As Assembleias-Gerais são reuniões extraordinárias, para discussão de temas relevantes ou relacionados a alguma omissão no presente estatuto. Suas decisões deliberativas necessitam de maioria absoluta para converterem-se em disposições estatutárias, sendo o quorum mínimo para decisões dessa natureza, de dois terços de todos os membros da NEUROLIGA.

§3º O cronograma de atividades da NEUROLIGA,devera ser apresentado semestralmente, aprovado em reunião ordinária e encaminhado ao CAMMOS para apreciação. As contas deverão seguir o mesmo escopo, deverão ser apresentadas bimestralmente, com submissão a Diretoria executiva e aprovação em reunião ordinária.

(8)

Art. 14º. Os membros fundadores serão acadêmicos do curso de Medicina Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Art.15º. As omissões do presente estatuto serão saneadas por questões de ordem interpostas em Assembléia-gerais ou nas reuniões ordinárias, considerando o quórum mínimo de dois terços dos membros da NEUROLIGA, sendo este estatuto seu meio regulamentar de administração e funcionamento.

Foz do Iguaçu/PR, 18 de abril de 2019

Referências

Documentos relacionados

Frente a todos esses elementos, a prática de estágio docente como estudantes do mestrado acadêmico de saúde coletiva, foi necessário um novo planejamento e embasamento teórico

Este estudo tem o intuito de apresentar resultados de um inquérito epidemiológico sobre o traumatismo dento- alveolar em crianças e adolescentes de uma Organização Não

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

No Brasil, a falta de uma fiscalização mais rigorosa é uma das razões que possibilitam que certas empresas utilizem os estágios como forma de dispor de uma mão-de-obra

Acrescenta que “a ‘fonte do direito’ é o próprio direito em sua passagem de um estado de fluidez e invisibilidade subterrânea ao estado de segurança e clareza” (Montoro, 2016,

ter se passado tão lentamente como muda uma montanha, aos nossos olhos eternamente parada e cujas mudanças só são percebidas pelos olhos de Deus” (DOURADO, 1999, p.

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e