• Nenhum resultado encontrado

RESOLUÇÃO CA Nº 024/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESOLUÇÃO CA Nº 024/2012"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RESOLUÇÃO CA Nº 024/2012

Aprova Projeto de Pós-Graduação Lato Sensu, em Fisioterapia aplicada à Traumato-Ortopedia, da Faculdade Independente do Nordeste.

O Conselho Acadêmico-CA da Faculdade Independente do Nordeste-FAINOR, no uso de suas atribuições previstas no Regimento Geral, resolve:

Art. 1º Aprovar o Projeto de Pós-Graduação Lato Sensu, em Fisioterapia aplicada à

Traumato-Ortopedia, a ser ministrado na FAINOR.

Art. 2º O curso tem as seguintes características:

Vagas: 50

Carga Horária: 380 horas/aulas

Duração do Curso: 19 módulos, acrescido de 60 dias para apresentar o

Trabalho de Conclusão do Curso, na modalidade Artigo Científico, após a conclusão dos créditos teóricos.

Art. 3º O Projeto do Curso, nele contendo toda a estrutura curricular, constitui-se

anexo obrigatório desta Resolução, independentemente de transcrição.

Art. 4º O Curso será coordenado pelo Prof. D.Sc. Éder Ricardo Moraes.

Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, com vigência a

partir do primeiro semestre de 2013.

Vitória da Conquista, 18 de dezembro de 2012.

Edgard Larry Andrade Soares Presidente do Conselho Acadêmico

(2)

Direção de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – DPPE

Projeto Pedagógico

do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em

Fisioterapia aplicada à Traumato-Ortopedia

1 IDENTIFICAÇÃO

Modalidade: ( x ) Pós-graduação Lato Sensu ( ) Aperfeiçoamento Nome do Curso: Especialização em Fisioterapia aplicada à

Traumato-Ortopedia

Área de Conhecimento: Ciências da Saúde - Fisioterapia Faculdade: Faculdade Independente do Nordeste Curso de Vínculo: Fisioterapia

Forma de Oferta: ( x ) Presencial ( ) A Distância

2 JUSTIFICATIVA

Em sintonia com a dinâmica do setor produtivo e com os requerimentos da sociedade atual, a FAINOR pretende expandir a sua atuação com a oferta, à comunidade local e regional, de novos cursos, na perspectiva de formar profissionais aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, o desempenho de suas atividades e com capacidade para utilizar, desenvolver ou adaptar tecnologias com a compreensão crítica das implicações daí decorrentes e das suas relações com o processo produtivo, o ser humano, o ambiente e a sociedade.

O objetivo é atender às necessidades do mercado de trabalho, possibilitando uma formação baseada em habilidades e competências com a qualidade exigida pelo MEC, propiciando àqueles que já estão inseridos no mercado de trabalho, aprofundar os conhecimentos na sua área de atuação, bem como oportunizar àqueles que pretendem adquirir conhecimentos em área específica e se inserir no mercado de trabalho em menos tempo, através da oferta de cursos de especialização, mestrado e doutorado.

(3)

Acredita-se que o desenvolvimento do ensino superior, no atual momento histórico de Vitória da Conquista e região, pode ser um dos importantes fatores auxiliadores no processo de crescimento da cidade e de incremento de benefícios à região, cuja participação da FAINOR foi decisiva para sua consolidação, enquanto polo educacional.

Nesta perspectiva, o curso de Especialização em Fisioterapia aplicada à Traumato-Ortopedia visa capacitar profissionais para atuar como Fisioterapeutas especialistas na área de traumatologia e ortopedia, a fim de desenvolver, implementar tratamentos e avaliar as diversas patologias ortopédicas e reumatológicas, com foco na busca de soluções para reabilitação de funções perdidas, buscando o aumento da independência funcional e consequente melhora da qualidade de vida dos pacientes.

3 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

A Faculdade Independente do Nordeste – FAINOR, fundada em 2001, tem 11 (onze) anos de atividades acadêmicas e vem se fortalecendo a partir das suas ações nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

Com o objetivo de viabilizar o processo de expansão que a FAINOR vem experimentando, fez-se necessário enfrentar o desafio de também ampliar a oferta de cursos de pós-graduação. A instituição já conta com mais de 30 cursos de especialização oferecidos desde 2004. Tal medida vem impulsionando a pesquisa e já se pode contar com centenas de docentes e discentes envolvidos nessa atividade.

Atualmente, a FAINOR é responsável pelo oferecimento de 17 cursos de especialização, todos em consonância com a sua missão institucional.

Missão Institucional

A FAINOR apresenta o perfil de uma Faculdade com a ênfase numa finalidade maior, que é a sua própria missão: “Oferecer um ensino de qualidade, com ênfase na aprendizagem, no conhecimento, na pesquisa, na pós-graduação e extensão, preparando cidadãos conscientes, com sólidos conhecimentos, com formação humanística, ética e responsabilidades profissionais e sociais, a fim de possibilitar sua participação crítica e efetiva na construção da cultura e da sociedade

(4)

brasileira, contribuindo para sua transformação”.

4 COORDENAÇÃO

A coordenação do Curso estará sob a responsabilidade do Prof. D.Sc. Éder Ricardo de Moraes. Graduação em Fisioterapia pela Fundação Educacional de Caratinga. Mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado em Ciências Biológicas (Fisiologia e Farmacologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutorado pelo Latin American Postgraduate Program of Biophysics. Pós-Doutorado pela University of Rochester, NY, EUA (2012). Residência Pós-Doutoral pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-Doutorado pela Erasmus University, Rotterdam, Holanda.

5 OBJETIVOS

• Promover a capacitação de profissionais fisioterapeutas na área de traumatologia, ortopedia e manipulação. Promover a especialização de profissionais de Fisioterapia, contribuindo para o aprimoramento da execução das técnicas de tratamento utilizadas na recuperação de pacientes acometidos por lesões e patologias do sistema músculo-esquelético;

• Viabilizar a capacitação na área da Fisioterapia, proporcionando condições para o aperfeiçoamento do ensino, levando-se em consideração a estrutura curricular dos cursos de Fisioterapia;

• Incentivar o desenvolvimento da produção científica na área da Fisioterapia, através da aplicação de conhecimentos teóricos/práticos e de pesquisas, dentro de critérios científicos;

• Habilitar, em termos práticos, nas técnicas de tratamento para disfunções do sistema osteomioarticular.

(5)

6 CONCEPÇÃO DO PROGRAMA

A FAINOR tem como diretriz ser uma escola formuladora e disseminadora do conhecimento e o curso de especialização em Fisioterapia aplicada à Traumato-Ortopedia vem adicionar ao leque dos cursos oferecidos na área de saúde.

7 PÚBLICO-ALVO

O curso será destinado a bacharéis em Fisioterapia, que possuam interesse em desenvolver atividades na área de reabilitação, tratando patologias ortopédicas e reumatológicas.

7.1 CRITÉRIO DE SELEÇÃO

Para ingresso no curso é necessário que o candidato seja graduado em Fisioterapia, este devidamente comprovado pela instituição de ensino. Os principais critérios de seleção dos alunos são: análise do curriculum vitae do candidato e entrevista com o coordenador do respectivo curso. As entrevistas serão agendadas previamente por telefone e/ou e-mail.

Número máximo de vagas: 50 alunos. Número mínimo de vagas: 20 alunos.

8 DISCIPLINAS E CARGA HORÁRIA

O curso terá duração de 380 horas, dividido em 10 (dez) módulos de 20 horas, 04 (quatro) módulos de 16 horas, 03 (três) módulos de 24 horas e 01 (um) módulo de 44 horas.

DISCIPLINAS CARGA

HORÁRIA

(6)

DISCIPLINAS HORÁRIACARGA

Cinesiologia e Biomecânica 20 horas

Anatomia Palpatória e Fisiopatologia nas Disfunções

Osteomusculares 20 horas

Métodos e Técnicas de Avaliação nas Disfunções

Osteomusculares 20 horas

Fisioterapia nas Disfunções Osteomusculares dos MMII 20 horas Fisioterapia nas Disfunções Osteomusculares dos MMSS 20 horas Fisioterapia nas Disfunções Osteomusculares da coluna vertebral 20 horas Recursos Terapêuticos: Fototermoeletroterapia 24 horas Fisioterapia Manipulativa da Coluna Cervical e Torácica 20 horas Fisioterapia Manipulativa da Coluna Lombar 20 horas

Fisioterapia Manipulativa dos MMII 20 horas

Fisioterapia Manipulativa dos MMSS 20 horas

Mulligan e Maitland 24 horas

Imagenologia, Órteses e Próteses nas Disfunções

Osteomusculares 24 horas

Metodologia da Pesquisa Científica I 16 horas

Metodologia da Pesquisa Científica II 16 horas

Gestão da informação e Ética profissional 16 horas

Orientação do Projeto Final 44 horas

8.1 EMENTÁRIO E REFERÊNCIAS

BASES ANATÔMICAS E FISIOLÓGICAS DO SISTEMA OSTEOMUSCULAR EMENTA

O estudo das estruturas anatômicas que compõem os sistemas ósseo e muscular, fundamentação clínica do fisioterapeuta. Aspectos de funcionamento, morfofuncionais e mecanismos dos sistemas ósseo e muscular.

REFERÊNCIAS

DANGELO, J. G.; FATTINI, C. A. Anatomia básica dos sistemas

orgânicos. 2. ed. Rio de Janeiro: Atheneu. 2002.

(7)

Atheneu. 2002.

GRAY, C.; GOSS, C. M. Anatomia. 29. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998.

PLATZER, W. Anatomia: texto e atlas (sistema locomotor). 9. ed. Porto Alegre: Artmed. 2008.

CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA EMENTA

Fundamentos teóricos e práticos da cinesiologia, abordando a biomecânica dos sistemas ósseo, muscular e articular do esqueleto, ossos e articulações, através da neurofisiologia. Os movimentos e atividades motoras, bem como suas implicações em nível local (músculos e demais estruturas anatômicas envolvidas) e sistêmico (cardiovascular e respiratório). Os princípios mecânicos aplicados ao movimento, correlacionando com a morfologia e a fisiologia articular.

REFERÊNCIAS

HAMILL, J.; KNUTZEN, K. M. Bases biomecânicas do movimento humano. 2. ed. São Paulo: Manole, 2008.

THOMPSON, C. W. Manual de cinesiologia estrutural. 14. ed, São Paulo: Manole, 2002.

ANATOMIA PALPATÓRIA E FISIOPATOLOGIA NAS DISFUNÇÕES OSTEOMUSCULARES

EMENTA

As afecções ortopédicas e traumatológicas que afetam o aparelho locomotor, no complexo articular da coluna e sacro ilíaca e nas articulações do quadril, joelho tornozelo, pé, ombro, cotovelo, punho e mão, avaliação ortopédica específica de urgência e tratamento clínico e fisioterapêutico além do conhecimento do comportamento fisiológico nas lesões, imobilizações e remobilizações músculo esqueléticas.

REFERÊNCIAS

(8)

Paulo: Manole, 1991.

CALAIS-GERMAIN, B. Anatomia para o movimento: introdução à análise das técnicas corporais. São Paulo: Manole, 1991.

FIELD, D. Anatomia palpatória. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001.

TIXA, S. Anatomia palpatória do pescoço, do tronco e do membro superior. São Paulo: Manole, 2000.

TIXA, S. Atlas de anatomia palpatória do membro inferior. São Paulo: Manole, 2000.

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL EMENTA

Abordagens contemporâneas dos sistemas de informação. A revolução da informação e o papel dos sistemas de apoio à decisão na economia digital. Segurança da Informação. Ética: conceito e objeto. Ética dos valores. Fundamentos éticos nas relações pessoais e profissionais. Doutrinas éticas fundamentais. Regulamentação da Fisioterapia. Resoluções e Decretos.

REFERÊNCIAS

GAVA, M. V. Fisioterapia: história, reflexões e perspectivas. São Bernardo do Campo: UMESP, 2004.

REBELATTO, J. R.; BOTOMÉ, S. P. Fisioterapia no Brasil: fundamentos para uma ação preventiva e perspectivas profissionais. 2. ed. São Paulo: Manole, 1999.

SÁ, A. L. Ética profissional. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

UFSC, 2002. CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA

OCUPACIONAL. Aprovado pela resolução COFFITO-10 de 3 de Julho de 1978.

<Disponível em: www.crefito5.com.br/web/legislação_resoluçoes.php>.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO NAS DISFUNÇÕES OSTEOMUSCULARES

EMENTA

Avaliação do paciente do ponto de vista Fisioterapêutico, com uma visão global. Técnicas elementares de uma avaliação Fisioterapêutica, desde o reconhecimento de dados pessoais até o exame físico, propriamente dito. Conhecimento teórico e

(9)

prático de técnicas para avaliação fisioterapêutica em: neurologia, ortopedia, pneumologia, cardiologia, reumatologia e obstetrícia. Goniometria, perimetria, mensurações, provas e funções musculares.

REFERÊNCIAS

BIENFAIT, M. Os desequilíbrios estáticos: fisiologia, patologia e tratamento fisioterápico. 2. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1995.

CULLEN, K. E.; O’SULLIVAN, S. B.; SCHMITZ, T. J. Fisioterapia, tratamento,

procedimentos e avaliação. São Paulo: Manole, 1987.

HOPPENFELD, S. Propedêutica ortopédica: coluna e extremidades. Rio de Janeiro: Atheneu, 1999.

FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES OSTEOMUSCULARES DA COLUNA VERTEBRAL

EMENTA

Propedêutica traumato-ortopédica, reumatológica e geriátrica aplicada a coluna vertebral. Princípios de prevenção, promoção e reabilitação do tecido conjuntivo, muscular e esquelético (coluna vertebral). Definição, etiologia, fisiopatologia e quadro clínico de lesões por micro e macrotraumas, congênitas e adquiridas, infecciosas, metabólicas e autoimunes relativas ao aparelho locomotor (coluna vertebral). Estratégias e intervenções fisioterapêuticas, objetivos e condutas de tratamento, nas diferentes etapas do desenvolvimento humano.

REFERÊNCIAS

ADAMS, J. C. Manual de fraturas. Porto Alegre: Artmed, 1994.

GANN, N. Ortopedia: guia de consulta rápida para fisioterapia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

HOPPENFELD, S. Propedêutica ortopédica, coluna e extremidades. Porto Alegre: Atheneu, 1997.

(10)

FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES OSTEOMUSCULARES DOS MMII EMENTA

Traumato-ortopédica, reumatológica e geriátrica aplicada aos membros inferiores. Princípios de prevenção, promoção e reabilitação do tecido conjuntivo, muscular e esquelético (membros inferiores). Definição, etiologia, fisiopatologia e quadro clínico de lesões por micro e macrotraumas, congênitas e adquiridas, infecciosas, metabólicas e auto-imunes relativas ao aparelho locomotor (membros inferiores). Estratégias e intervenções fisioterapêuticas, objetivos e condutas de tratamento, nas diferentes etapas do desenvolvimento humano.

REFERÊNCIAS

APLEY, A. G.; SOLOMON, L. Manual de ortopedia e fraturas. Porto Alegre: Atheneu, 1996.

HEBERT, S.; XAVIER, R. Ortopedia e traumatologia: princípios e prática. Porto Alegre: Artmed, 1996.

HOPPENFELD, S. Propedêutica ortopédica, coluna e extremidades. Porto Alegre: Atheneu, 1997.

FISIOTERAPIA NAS DISFUNÇÕES OSTEOMUSCULARES DOS MMSS EMENTA

Propedêutica traumato-ortopédica, reumatológica e geriátrica aplicada aos membros superiores. Princípios de prevenção, promoção e reabilitação do tecido conjuntivo, muscular e esquelético (membros superiores). Definição, etiologia, fisiopatologia e quadro clínico de lesões por micro e macrotraumas, congênitas e adquiridas, infecciosas, metabólicas e autoimunes relativas ao aparelho locomotor (membros superiores). Estratégias e intervenções fisioterapêuticas, objetivos e condutas de tratamento, nas diferentes etapas do desenvolvimento humano.

REFERÊNCIAS

GUYTON, Arthur C.; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

KISNER, C.; COLBY, L. A. Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Manole, 1998.

(11)

KOTTKE, F. J.; STILLWELL, G. K.; LEHMANN, J. F. Krusen: tratado de medicina física e reabilitação. 4. ed. São Paulo, Manole, 1997.

RECURSOS TERAPÊUTICOS: FOTOTERMOELETROTERAPIA EMENTA

Técnicas, funções e recursos fototerápicos, eletroterápicos, termoterápicos. Procedimentos, respostas fisiológicas, indicações e contra-indicações. O desenvolvimento de habilidades técnicas, fundamentados em princípios anátomo-fisiológicos, manipulação e a mobilização. Recursos manuais.

REFERÊNCIAS

LOW, J.; REED, A. Eletroterapia explicada: princípios e prática. 3. ed. São Paulo: Manole, 2001.

NELSON, R. M.; HAYES, K. W. E.; CURRIER, D. P. Eletroterapia clínica. 3. ed. São Paulo: Manole, 2003.

ROBERTSON, V.; et al. Eletroterapia explicada: princípios e prática. 4. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

ROBINSON, A. J.; SNYDER-MACKLER, L. Eletrofisiologia clínica - eletroterapia

e teste eletrofisiológico. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001. METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA I EMENTA

Métodos Científicos. Fases de uma Pesquisa. Normas Técnicas na Elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso e Orientação e Instrumentação para Elaboração de um Trabalho Científico.

REFERÊNCIAS

KOCHE, V. S; BOF, O. B.; PAVANI, C. F. Prática textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

FONTANA, N. M. Estratégias eficazes para resumir. Chronos – Produção de textos científicos no ensino da língua Portuguesa. Caxias do Sul: UCS, 1995.

(12)

FISIOTERAPIA MANIPULATIVA DA COLUNA CERVICAL E TORÁCICA EMENTA

Manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos, para tratamento das disfunções da coluna cervical e torácica.

REFERÊNCIAS

KAPANDJI, I. A. Fisiologia articular. São Paulo: Manole. 2002

MAGEE, D. J. Avaliação musculoesquelética. São Paulo: Manole, 2002

SALTER, Robert B. Distúrbios e lesões do sistema musculoesquelético. 3. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2001.

SIZINIO, H.; XAVIER, R. Ortopedia e traumatologia, princípios e prática. 3. ed. São Paulo: Artmed, 2003.

FISIOTERAPIA MANIPULATIVA DA COLUNA LOMBAR EMENTA

Manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos, para tratamento das disfunções da coluna lombar.

REFERÊNCIAS

BIENFAIT, M. Fisiologia da terapia manual. São Paulo: Summus 2000. RICARD, F. Tratado de osteopatia. Madri: Panamericana, 2000.

RICARD, F. Osteopatia nas lombalgias e ciatalgias. Rio de Janeiro: Atlântica, 2001.

KAPANDJI, A. I. Fisiologia articular. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

(13)

FISIOTERAPIA MANIPULATIVA DOS MMII EMENTA

Manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos, para tratamento das disfunções dos MMII.

REFERÊNCIAS

SOBOTTA, J. Atlas de anatomia humana. 22. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan., 2006.

BIENFAIT, M. Desequilíbrios estáticos. São Paulo: Summus, 1995. FIELD, D. Anatomia palpatória. São Paulo: Manole, 2001.

PASQUAL MARQUES, A. Cadeias musculares: um programa para ensinar avaliação fisioterapêutica global. 2. ed. São Paulo: Manole, 2006.

RICARD, F. Tratado de radiologia osteopática na Raquis. Madri: Panamericana, 2000.

FISIOTERAPIA MANIPULATIVA DOS MMSS EMENTA

Conceituação. Manejo de condições neuro-músculo-esqueléticas, embasada no raciocínio clínico, usando abordagens de tratamento altamente específicas incluindo técnicas manuais e exercícios terapêuticos, para tratamento das disfunções dos MMSS.

REFERÊNCIAS

KOTTKE, F. J.; LEHMANN, J. F. Tratado de medicina física e reabilitação de

Krusen. 4. ed. São Paulo: Manole, 1994.

COHEN, M.; ABDALLA, R. J. Lesões nos esportes: diagnóstico, prevenção, tratamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

CLARKSON, H. M. Avaliação musculoesquelética: amplitude de movimento articular e força muscular manual. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. OSCHEINEN-MORRIN, J.; DAVEY, V.; CONOLLY, W. B. A mão: bases de terapia. 2. ed. São Paulo: Manole, 2002.

(14)

THOMSON, A.; SKINNER, A.; PIERCY, J. Fisioterapia de TIDY. 12. ed. São Paulo: Santos, 1994.

MULLIGAN E MAITLAND EMENTA

Conceito do método Mulligan. Técnicas de tratamento pelo método. Conceito método Maitland. Técnicas de tratamento pelo método.

REFERÊNCIAS

BIENFAIT, M. As bases da fisiologia da terapia manual. São Paulo: Summus Editorial, 2000.

BIENFAIT, M. Os desequilíbrios estáticos: fisiologia, patologia e tratamento fisioterápico. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1995.

MAILTLAND; et al. Manipulação vertebral de Maitland. 6. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.

QUEF, B. Osteopatia: manipulações práticas da coluna vertebral. São Paulo: Lovise, 1995.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA II EMENTA

Métodos Científicos. Fases de uma Pesquisa. Normas Técnicas na Elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso. Construção de um Trabalho de Conclusão de Curso e Orientação e Instrumentação para Elaboração de um Trabalho Científico.

REFERÊNCIAS

FIORIN, J. L; PLATÃO, F. Para entender o texto: leitura e redação. 10. ed. São Paulo: Ática, 1995.

FINDLAY, E. A. G.; COSTA, M. A; GUEDES, S. P. L. A. Guia para apresentação de

(15)

IMAGENOLOGIA, ÓRTESES E PRÓTESES NAS DISFUNÇÕES OSTEOMUSCULARES

EMENTA

Aspectos cinesio-biomecânicos das próteses e órteses e os fundamentos teóricopráticos de suas funções. Critérios para a indicação e a utilização dos recursos na reabilitação de pacientes com necessidades especiais.

REFERÊNCIAS

BONTRAGER, K. L. Tratado de técnica radiológica base anatômica. 4. ed. São Paulo: Guanabara Koogan. 1999.

CARVALHO, J. A. Amputações de membros inferiores: em busca da plena reabilitação. 2. ed. São Paulo: Manole, 2003.

CARVALHO, J. A. Órteses: um recurso terapêutico complementar. São Paulo: Manole, 2006.

KREMKAU, F. W. Diagnóstico por ultrassom. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

STIMAC, G. H. Introdução ao diagnóstico por imagem. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1994.

ORIENTAÇÕES DO PROJETO FINAL EMENTA

Etapas da construção do projeto. O relatório de pesquisa. A importância da pesquisa no processo de promover melhorias para a qualidade do ambiente de vida. Conhecimentos teóricos e práticos para execução da pesquisa em Fisioterapia Traumato-ortopédica e Reumatológica, do acesso à interpretação dos dados, e para a redação do artigo.

REFERÊNCIAS

(16)

9 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O aluno terá um prazo de sessenta (60) dias, após a conclusão dos créditos teóricos, para apresentar o artigo científico. Havendo necessidade, esse prazo poderá ser estendido por mais um mês, a critério do coordenador do curso. Ultrapassados esses prazos, o Projeto Final só será aceito mediante julgamento, pela Coordenação de Pós-Graduação.

No caso de reprovação, o aluno terá um prazo para refazer o trabalho e, se ainda assim, o trabalho não satisfizer, o estudante será reprovado.

10 INTERDISCIPLINARIDADE

No decorrer do curso, serão trabalhados artigos científicos, apresentados como discussão em grupo e seminários, onde o aluno terá a oportunidade de fazer uma interdependência disciplinar na produção do diagnóstico. A produção de projetos de pesquisas visando dar continuidade à pós-graduação (mestrado e doutorado) terá caráter interdisciplinar, onde o aluno terá a oportunidade de ampliar o conhecimento adquirido durante o curso e a interligação teórico prático do conteúdo apresentado.

11 SISTEMAS DE AVALIAÇÃO

Aproveitamento mínimo de 70%. Os alunos serão avaliados conforme critério de cada professor, baseados em atividades desenvolvidas durante as aulas teóricas e práticas. Os professores serão avaliados por aplicação de questionários aplicados ao final de cada módulo, envolvendo o desenvolvimento didático-metodológico e postura ética profissional.

12 CONTROLE DE FREQUÊNCIA

(17)

aulas. Os professores deverão acompanhar a participação dos alunos, conferindo a presença em cada turno de atividade. O aluno que tiver participação inferior aos 75% estará automaticamente reprovado.

13 METODOLOGIA

Principais métodos pedagógicos: estudo de casos, discussão de artigos científicos, pesquisa de campo, dinâmica de grupo, testes, aulas expositivas e exercícios interativos de vivências profissionais. Para a especialização, será utilizado o sistema de avaliação contínua através de testes e/ou trabalhos (individuais ou de grupo), definidos por cada um dos docentes.

Os recursos didáticos a serem utilizados são: data show, retroprojetor, DVD, livros, quadro, filmes, artigos de revistas científicas e os laboratórios de microbiologia, parasitologia, bioquímica, imunologia e informática.

14 INFRAESTRUTURA FÍSICA

Salas de Aula: 60 Laboratórios: 25

Espaço físico para professores: 04 Área Livre: 3. 546,00 m²

Salas de estudo e representação estudantil: 03

Área da Biblioteca: 504,766 m²

Estrutura do Laboratório de Informática

A FAINOR possui quatro Laboratórios Acadêmicos de Informática que estão montados para atender aos discentes que necessitam de laboratório em aulas curriculares ou para pesquisa.

• Laboratório 01: tem 23 computadores, com Sistema Operacional Linux, distribuição Ubuntu.

(18)

• Laboratório 02: tem 21 computadores, com Sistema Operacional Linux, distribuição Ubuntu.

• Laboratório 03: tem 21 computadores, com Sistema Macos-X, máquinas all-in-one.

• Laboratório 04: tem 21 computadores, com Sistema Operacional Windows 7, máquinas all-in-on.

Todos os laboratórios estão disponíveis para aulas e estudos nos três turnos letivos: manhã, tarde e noite.

Referências

Documentos relacionados

XI - informar a oferta dos serviços nos sistemas de regulação; e XII - elaborar pareceres técnicos em sua área competência. À Gerência de Apoio Diagnóstico e Terapêutico,

Art. O IHBDF disponibilizará no seu sítio eletrônico na rede mundial de computadores Cadastro de Fornecedores, para pessoas naturais ou jurídicas interessadas em

Então esta é uma ótima oportunida- de para uma refl exão sobre o tempo, e a forma como nos relacionamos com ele, porque, afi nal, no dia primeiro de janeiro, nossos desafi os

movimentados em razão do citado rateio de custos e despesas sejam dedutíveis do IRPJ, exige-se que correspondam a custos e despesas necessárias, normais e usuais,

ao concluir que o uso rotineiro de cálcio, vitamina D, ou suplementos combinados em idosos da comunidade não traz benefício, ao considerar o critério de inclusão adultos com mais

dade educacional e desigualdade de renda (LANGONI, 1974, p. Nesta ótica, o entendimento do atraso educacional brasileiro, a percepção da educação supe- rior como estratégia

Nas tabelas 4, 5 e 6, encontram-se os valores descritivos (média e desvio padrão) e os resultantes de estatística inferencial (valor U e valor p), para as

As evidências de maior pre- cisão no uso da rota fonológica são: (a) desempenho na leitu- ra e escrita de pseudopalavras superior ao da leitura e es- crita de palavras irregulares;