• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE EXTENSÃO. NIVELAMENTO E MONITORIA DE CÁLCULO I (Primeira Edição)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE EXTENSÃO. NIVELAMENTO E MONITORIA DE CÁLCULO I (Primeira Edição)"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE EXTENSÃO

NIVELAMENTO E MONITORIA DE CÁLCULO I

(Primeira Edição)

Allan de Sousa Soares

Edson Patrício Barreto de Almeida

(2)

1. Caracterização do Problema

A matemática é a ciência cujas bases se apoiam no raciocínio lógico e abstrato, procura através de teorias e axiomas, estabelecer novos resultados a fim de oferecer ao homem ferramentas com as quais ele poderá interferir na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e capaz de agir e compreender o mundo através do senso crítico.

Nesse sentido, ela precisa ser explorada a fim de ser usada como uma ferramenta fundamental na resolução de diversas questões. Todavia, esse instrumento precisa ser descoberto ou saber ser usado nessas situações, além de dificuldades enfrentadas pelos educadores inerentes ao ensino e à aprendizagem dos educandos.

Mesmo organizada por meio de teoremas e demonstrações, é relevante considerar o contexto sócio cultural em que está inserida, ponderando toda a diversidade inerente ao processo educacional para que os envolvidos possam transpor barreiras e buscar novos caminhos com a finalidade de gerar aprendizagem.

Voltando-se mais especificamente para os cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, campus Vitória da Conquista, percebe-se um alto índice de reprovações nas disciplinas dos semestres iniciais, como é o caso da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I. Considerando dados obtidos no Sistema de Controle Acadêmico – SICAD [6], a partir do ano de 2011 até o primeiro semestre de 2014 as reprovações em Cálculo ficam em torno de 75%, um percentual bastante elevado.

Os cursos do IFBA tem duração média de 5 anos e possui em suas bases, salvo exceções, disciplinas como Cálculo e Física. A dificuldade por parte dos alunos em tais disciplinas é notável fazendo com que boa parte dos alunos sintam-se oprimidos logo no início, em seu primeiro contato com o ensino superior. Paulo Freire (1987) defende uma educação na qual se lute pela libertação do homem da condição de oprimido, acrescentando a este maior autonomia intelectual, a fim de que se deixe de ser mero objeto de manipulação resgatando assim a sua condição de sujeito. Nesse sentido se faz necessária a utilização de uma “Pedagogia do Diálogo”. Educador e educando devem estabelecer uma conexão a fim de diminuir os inúmeros desafios educacionais.

Neste contexto, pretende-se iniciar um curso de nivelamento seguido de monitorias para os alunos da disciplina Cálculo I a fim de transpor as dificuldades na disciplina Cálculo I, buscando assim diminuir consideravelmente os altíssimos índices de reprovação nos semestre

(3)

2. Objetivos e Metas

Objetivos:

O Projeto de Nivelamento e Monitoria de Cálculo I tem como objetivo possibilitar ao discente a oportunidade de:

- aprofundar a teroria dos temas associados à disciplina;

- dar suporte ao aluno que apresente dificuldades em conteúdos básicos (anteriores ao curso de graduação), como Funções, Construção de Gráficos, Trigonometria, Fatoração; - dar suporte ao aluno que apresente dificuldades em conteúdos referentes à própria disciplina, como Limites e Derivadas.

Metas:

Metas técnicas:

- Preparação de uma apostila de pré-cálculo.

- Criação de um grupo na rede social Facebook para atendimento dos alunos via internet. - Criação de um blog Wordpress para a postagem de tutoriais, questões e problemas para os alunos aprimorarem e testarem os seus conhecimentos.

Metas acadêmicas:

- Diminuição nos índices de reprovação para menos de 60% em uma primeira edição do projeto.

Metas sócio-ambientais:

- Realização de treinamento de um monitor para que este possa transmitir o que lhe foi passado a outros monitores em edições futuras da monitoria.

(4)

3. Metodologia e Estratégia de Ação (máximo de 2 páginas)

Para alcançar os objetivos previstos neste projeto, os procedimentos, em síntese, serão os seguintes:

- Aplicação de teste de sondagem para seleção dos alunos para participarem do curso de nivelamento.

- Aulas presenciais destinadas a nivelar os alunos de pior rendimento no teste de sondagem. (Devido à grande quantidade de alunos e possível insuficiência de recursos humanos, a parte inicial, referente ao nivelamento só será aplicada aos alunos que apresentarem um rendimento acima de 50% no teste de sondagem).

- Reuniões quinzenais de estudo e aprofundamento entre o professor e o monitor (se houver) dos temas abarcados pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada*;

- Utilização de rede social (Facebook) e (Wordpress) para a discussão de temas utilizando a internet para auxiliar os alunos da disciplina.

- Elaboração de resumos e listas de exercícios para serem resolvidas e postadas na rede social ou blog.

- Monitoria presencial a cada 15 dias.

O acompanhamento e a avaliação do trabalho de monitoria serão por meio de encontros semanais entre professor e monitor (se houver). Estes encontros serão para discutir o planejamento e avaliação das atividades a serem desenvolvidas junto aos alunos.

*Na ausência de um monitor, ficarão atribuídas as atividades acima aos professores envolvidos neste projeto.

(5)

4. Planejamento

Principais Atividades do Projeto e Responsáveis

I. Preparação de um teste de sondagem. Todos

II. Preparação de uma apostila de pré-cálculo. Todos

III. Criação de um grupo na rede social Facebook e de um blog Wordpress. Allan

IV. Aplicação do teste de sondagem. Edson

V. Divulgação dos resultados do teste de sondagem. Allan

VI. Divulgação do grupo, do blog e dos horários de monitoria presencial Edson

VII. Início das atividades junto aos alunos Todos

VIII. Escrita do relatório final Todos

Cronograma de Execução do Projeto

At iv id a d e s Bimestres dez 2014 fev 2014 mar 2014 abr 2014 mai 2014 jun 2014 Jul 2014 I X II X III X IV X V X VI X VII X X X X X VIII X

(6)

5. Riscos e Dificuldades

Dentre os principais riscos e dificuldades temos:

- Os alunos participantes das monitorias podem vir a desistir da mesma tendo em vista a rotina de estudos em outras disciplinas. Para diminuir tal risco, boa parte das atividades será feita via internet.

- Dificuldade de acesso à internet por parte de alguns alunos. Para reduzir este problema, será fornecidas apostilas impressas.

- Resistência de alguns professores em colaborar em conjunto com o projeto. Para reduzir tal problema será proposta uma palestra e/ou apresentação da proposta.

(7)

6. Referências

[1] FONSECA, Jairo S., MARTINS, G. A.: Curso de Estatística. Atlas, 1996.

[2] FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

[3] LEITHOLD, Louis. Cálculo com geometria analítica, v. 1.. São Paulo: Harbra, 1994.

[4] MOREIRA, Ivanilde. Fracasso Escolar e Iteração Professor-Aluno. Editora WAK – RJ 2010.

[5] Plano de Curso da Disciplina CálculoI. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

[6] REIS, Marília F. C. T. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Curitiba: IESDE Brasil S. A. , 2009.

[7] Sicad: Sistema de Registros Acadêmicos. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia.

[8] STEWART, James. Cálculo, v. 1. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

(8)

7. Termos de Compromisso

Eu, Allan de Sousa Soares me comprometo, no melhor de minhas habilidades e capacidade a cumprir o previsto neste Projeto.

Declaro que ao assinar este Projeto:

1) Atesto minha opção voluntária em desenvolvê-lo; 2) Atesto conhecimento dos marcos legais relevantes;

3) Atesto meu comprometimento em agregar valor em Pesquisa ou Extensão ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia;

Em, 15 de dezembro de 2014, Vitória da Conquista - Bahia, abaixo assino em sinal de minha concordância e compromisso para com meus pares.

_________________________________________ Professor Allan de Sousa Soares, Mestre.

(9)

Eu, Edson Patrício Barreto de Almeida me comprometo, no melhor de minhas habilidades e capacidade a cumprir o previsto neste Projeto.

Declaro que ao assinar este Projeto:

1) Atesto minha opção voluntária em desenvolvê-lo; 2) Atesto conhecimento dos marcos legais relevantes;

3) Atesto meu comprometimento em agregar valor em Pesquisa ou Extensão ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia;

Em, 15 de dezembro de 2014, Vitória da Conquista - Bahia, abaixo assino em sinal de minha concordância e compromisso para com meus pares.

_________________________________________ Professor Edson Patrício Barreto de Almeida, Especialista.

Referências

Documentos relacionados

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

publicação em que Machado de Assis estava inserido, as formulações originais de suas obras e as condições e disposições do regime de produção oferecido pela interação entre

Na primeira semana pós-parto (que engloba o período de contacto com as mulheres) em alternativa aos fármacos, quando já existe alguma dor e desconforto, estratégias

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Por lo tanto, RD no solo debe reconocer su nacionalidad dominicana para disminuir su vulnerabilidad (CIDH, 2005, párr. 25)), pero también restituirlos por el daño inmaterial

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

45 Figure 18 - Study of the extract concentration in the phycobiliproteins extraction and purification using the mixture point composed of 10 wt% Tergitol 15-S-7 + 0.3

A dissertação se alicerça nas normas do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (anexo A), estruturada em