• Nenhum resultado encontrado

Direito Ambiental – Aula 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Direito Ambiental – Aula 1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Direito Ambiental – Resumo da aula 1 e exercícios com resposta Direito Ambiental – Aula 1

Conceitos de meio ambiente

1- “o meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciem o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas”. 2- [Conceito Jurídico] O conceito de meio ambiente não está previsto na Constituição Federal de 1988. O conceito legal de meio ambiente, para fins jurídicos, está expresso na lei nº. 6.938/81, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente – PNMA.

“Art. 3º - Para os fins previstos nesta Lei, entende-se por:

I - meio ambiente, o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

O nosso direito indicou como elemento caracterizador do meio ambiente não só o ser humano, mas todas as espécies de vida (animais, vegetais).

II - Aspectos classificatórios do meio ambiente 1. Artificial

É constituído pelo espaço urbano construído, no conjunto de edificações e pelos equipamentos públicos (ruas, praças, áreas verdes: espaço urbano aberto).

Constituição Federal de 1988:

“Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes”. A partir desse preceito e do art. 183 da CF, foi estruturada a Lei 10.257/2001, denominada Estatuto da Cidade, que estabelece “normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental”.

2. Cultural

É integrado pelo patrimônio histórico, artístico, arqueológico, paisagístico, turístico, que, embora artificial, em regra, como obra do homem, difere do anterior (que também é cultural) pelo sentido de valor especial que adquiriu ou de que se impregnou.

3. Ambiente natural

É constituído pelo solo, água, ar atmosférico, flora; enfim, pela interação dos seres vivos e seu meio, onde se dá a correlação recíproca entre as espécies e as relações destas com o ambiente físico que ocupam.

(2)

É este o aspecto conceitual de meio ambiente que a Lei 6.938, de 31/8/1981, determina em seu artigo 3º.

O meio ambiente natural tem proteção ambiental na Constituição Federal, em decorrência do que determina o Art. 225, que assegura a proteção jurídica da fauna, da flora, como dos demais recursos naturais.

“ Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. § 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao Poder Público:

[...]

VII - proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade”.

Tutela jurídica prevista também em diversas legislações de proteção aos bens ambientais naturais.

4. Trabalho

O ambiente do local em que se desenvolve boa parte da vida do trabalhador, portanto, sua sadia qualidade de vida, está em íntima dependência à qualidade desse ambiente.

Embora o meio ambiente de trabalho esteja inserido também no aspecto artificial do meio ambiente, tem proteção ambiental constitucional em decorrência do que determinam o Art. 225 e os arts. 200, VIII, e 7º, XXII, da Carta Magna, diante do foco preventivo em face da proteção da saúde da pessoa humana, conforme o disposto no Art. 200, VIII:

“Ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei:

[...]

VIII - colaborar na proteção do meio ambiente, nele compreendido o do trabalho.”

“Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

[...]

XXII - redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança.”

(3)

1. Luis Paulo Sirvinkas:

“O Direito Ambiental é uma ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano, tendo por finalidade a proteção do meio ambiente e a melhoria das condições de vida no planeta.”

2. Antônio F. G. Beltrão:

“O Direito Ambiental consiste no conjunto de princípios e normas jurídicas que buscam regular os efeitos diretos e indiretos da ação humana no meio, no intuito de garantir à humanidade, presente e futuro, o direito fundamental a um ambiente sadio.”

- Outras características –

É denominado por alguns autores como um Direito de Risco, por atuar na esfera preventiva e de precaução;

É um Direito que tem como objetivo restaurar, conservar e preservar o bem ambiental, e para tanto, é preventivo, reparador e repressivo;

É um Direito revolucionário, pois incentiva a participação da coletividade e uma tomada de consciência pelos direitos à vida com qualidade e dignidade;

O Direito Ambiental atua na esfera preventiva (administrativa), reparatória (civil) e repressiva (penal).

Nota 1: o Art. 225 da Constituição Federal não conceitua meio ambiente, e sim recepciona o conceito apresentado no Art.3º da Política Nacional do Meio Ambiente, Lei n° 6.938, de 31 de agosto de 1981.

Nota 2: o Art. 225 da Constituição Federal é o fundamento do Direito Ambiental, eleva o meio ambiente à categoria de direito fundamental constitucional, bem de uso comum, de natureza jurídica difusa.

IV - Macrobem e microbem ambiental 1. Macrobem ambiental

Por macrobem ambiental, entende-se o meio ambiente como um todo, o bem de uso comum do povo, expresso no caput do Art. 225 da CF.

2. Microbem ambiental

o complexo ambiental é composto de entidades singulares (coisas materiais) que constituem bens jurídicos em si mesmos, como um rio, a água, um sítio histórico, entendidas como microbem ambiental.

Desta forma, os microbens, ao interagirem, formam o meio ambiente e, consequentemente, o macrobem ambiental.

O direito ao meio ambiente saudável considerado como direito fundamental pela Constituição Federal, portanto, se trata de bem indisponível, de natureza difusa.

(4)

Se trata de um direito indispensável para garantir a vida e consequente execução de outros direitos.

O direito ao meio ambiente é um direito de natureza jurídica difusa; é um direito fundamental de terceira geração.

V - Autonomia do Direito Ambiental

Apenas pequena parte da doutrina não considera o Direito Ambiental autônomo. A maioria o considera autônomo pois ele possui

a) Regime jurídico próprio;

b) Objetivos, princípios, procedimentos e instrumentos próprios; c) Dotado de características e peculiaridades novas e incomuns. Resposta dos exercícios

1- A Política Nacional do Meio Ambiente foi instituída pela Lei 6.938, de 31 de agosto de 1981, e afigura-se como norma geral sobre proteção ambiental. Nesse sentido, tal lei é considerada uma:

Fonte formal do Direito Ambiental.

2- A lei define a preservação como 'conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais' (Lei nº 9.985/2000). De acordo com os 'Fundamentos do Direito Ambiental', a preservação deve ser:

Incompatível com o uso direto dos recursos da natureza, mas apenas indireto, não podendo ser explorados de maneira predatória pelo homem.

3- Vinte anos após a Rio-92, e diante da crise ambiental alarmante, ocorreu, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de lideranças de 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo era o de renovar e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável após 20 anos da Rio-92 e identificar ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e de eliminação da pobreza. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência: Rio de Janeiro.

4- A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em junho de 1972, foi o evento que transformou o meio ambiente em uma questão de relevância

(5)

internacional. Nesse sentido, a Conferência de Estocolmo produziu uma Declaração de 26 princípios. Assinale abaixo um princípio extraído de tal Conferência:

A educação ambiental é essencial.

5- No que diz respeito aos aspectos classificatórios do meio ambiente, aponte a afirmação CORRETA:

O estudo do meio ambiente não corresponde apenas ao ambiente natural, incorporando o ser humano sob ponto de vista antropocêntrico com a perspectiva biocêntrica, além de admitir a visão holística, que integra e interliga tudo que se refere à vida, em seu equilíbrio e complexidade.

6- Sobre o tema Fontes do Direito Formal é CORRETO afirmar que:

São aquelas decorrentes do ordenamento jurídico nacional, como por exemplo as leis infraconstitucionais.

Referências

Documentos relacionados

Início: Quando o casal já não está absorto em sua própria relação e sente que se pode doar aos demais sem.. desvalorizar sua

IV - Contratação, admissão, nomeação ou posse de pessoa física ou jurídica que não possua o devido registro de bibliotecário no CRB da região; para o exercício e desempenho

dimensionamento da potência requerida, da fiação necessária, dos eletrodutos*, entre outras. Para cada aparelho elétrico existe um valor de potência associado. A escolha

Experimento 5 - Encontrar taxa de redução inicial para a aplicação da técnica Fisherfaces no conjunto de faces masculinas ucdb entrada para a ferramenta Weka e foram utilizadas

APROVADO EM 14-12-2010 INFARMED outros medicamentos, incluindo Venlafaxina toLife, pode causar efeitos secundários graves ou mesmo que podem colocar a vida em perigo.. De

Esta publicação tem entre seus principais objetivos permitir à sociedade o acesso a informações sobre as empresas mais demandadas nos órgãos públicos de defesa

Segundo Skaggs e Martin (2004), essa fórmula é ainda hoje utilizada para o cálculo da deflexão de diafragmas retangulares sob ação de cargas distribuídas, com espaçamento

Registo no sistema informático da Soplast de todos os pontos da peça - número de molde, matéria-prima, corante (caso necessário), tempo de ciclo, se a peça tem ou não operações