• Nenhum resultado encontrado

A LEITURA BÍBLICA SOB O VIÉS DA HIPERTEXTUALIDADE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A LEITURA BÍBLICA SOB O VIÉS DA HIPERTEXTUALIDADE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 335

A LEITURA BÍBLICA SOB O VIÉS DA HIPERTEXTUALIDADE

Roberta Santana Barroso

Mestranda em Cognição e Linugagem (UENF). Graduada em Letras (UNIG).

Clodoaldo Sanches Fofano

Doutorando em Cognição e Linguagem (UENF). Mestre em Ciências das Religiôes (FUV). Graduado em Pedagogia (FAVED). Graduado em Letras: Português/Espanhol (UNIFSJ).

Edilaine da Silva Freitas

Mestranda em Cognição e Linugagem (UENF). Graduada em Letras (UNIFSJ). Sinthia Moreira Silva Ribeiro

Mestranda em Cognição e Linugagem (UENF). Graduada em Letras (UNIFSJ). Vanessa Amaral Tinoco

Mestranda em Cognição e Linugagem (UENF). Graduada em Enfermagem (UNIG).

RESUMO

O objetivo desse artigo é apresentar a leitura hipertextual na exegese bíblica que se configura desde muito cedo na sua história. A concepção da Bíblia no estudo em questão é a de um produto literário situado em determinado contexto social e comunicativo, a própria constituição oral dos primeiros textos, as diversas formas pelas quais passou e a opção pelo códice como formato bíblico por excelência fez da Bíblia um livro hipertextual por natureza. A escolha para a fundamentação teórica implicou na relação de obras ligadas ao assunto, tomando por base o pensamento de Babo (2004), Marcuschi (2000), Ribeiro (2005) dentre outros. Nesse estudo apresento os fundamentos teóricos e os resultados de sua aplicação na leitura da Bíblia em suporte de hipertexto digital, cuja estrutura gráfica também apresenta sistemas de indicações (links) e tradicional, ou seja, impresso.

PALAVRAS-CHAVE: Bíblia. Leitura. Autoria. Hipertexto.

ABSTRACT

The objective of this article is to present the hypertextual reading in the biblical exegesis that is configured since very early in its history. The conception of the Bible in the study in question is that of a literary product situated in a determined social and communicative context, the very oral constitution of the first texts, the various forms through which it passed and the option for the codex as a biblical format par excellence made the Bible a hypertextual book by nature. The choice for the theoretical foundation implied the list of works related to the subject, based on the thinking of Babo (2004), Marcuschi (2000), Ribeiro (2005) among others. In this study I present the theoretical foundations and the

(2)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 336 results of their application in reading the Bible in support of digital hypertext, whose graphic structure also presents systems of indications (links) and traditional, that is, printed.

KEYWORDS: Bible. Reading. Authorship. Hypertext.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e é útil para o ensino, para repreensão, para correção, para educação na justiça; a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

(BÍBLIA, II Tim. 3: 16-17)

1 Introdução

Com o alavancar de novas tecnologias, diversas opções de leitura digital têm surgido e com isso a leitura, de um texto possui suas especificidades que o tornam aberto às diversas inferências dos leitores em suas múltiplas realidades, considerada em seu sentido amplo, passa a ser representado por uma simbiose de múltiplas expressões: sons, imagens e recursos que a tornam sedutora e geradora de textos, que conduzem o leitor a construir diversos caminhos interpretativos.

Com as diversas práticas de leitura hipertextuais, os leitores passam a fazer parte da estruturalização do texto, conectados com outros textos e fazendo relações com outros, apropriando-os de sentidos. A informação e a comunicação são enriquecidas com essas novas práticas de leituras. A hipertextualização, assim corrobora para a construção de sentido, permitindo enriquecer consideravelmente a leitura.

Para Lévy, ler é selecionar, esquematizar, associar a outros dados, integrar as palavras e as imagens como uma memória pessoal em reconstrução permanente. (LÉVY, 1996, p. 43). Por isso, quando lemos, não temos uma atitude linear, relacionamos o texto a outros textos, a imagens, a fatos, sendo a leitura uma ação de constante construção.

Nessa perspectiva, o hipertexto, a partir de uma nova dinâmica interativa de leitura de qualquer tipo de texto entende-se que em sua prática, o leitor dá

(3)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 337 sentido aos textos lidos num processo de construção e desconstrução. Marcuschi corrobora dizendo que:

O leitor do hipertexto é o responsável pelos movimentos que conduzem à construção do sentido. Entretanto, essa não é uma tarefa apenas do leitor do hipertexto, mas de todo e qualquer leitor, já que a coerência não é uma propriedade estrutural do texto, mas uma operação do indivíduo sobre o texto: uma perspectiva interpretativa (MARCUSCHI, 2000, p.17).

Assim como para Chartier (1998, p. 152) “O texto implica significações que cada leitor constrói a partir de seus próprios códigos de leitura, quando ele recebe ou se apropria desse texto de forma determinada”. Como prática social, o sujeito pertence a uma rede de interpretações, onde a leitura desestabiliza os sentidos já dados ao texto estruturado. Cada leitor, portanto, é sujeito social e histórico em suas próprias manifestações de leitura.

Pretende-se, portanto, refletir e analisar os efeitos produzidos pelo hipertexto na leitura de textos bíblicos seja no suporte digital ou impresso, por conseguinte as confluências feitas através dos recursos hipermidiáticos.

2 O Hipertexto como rede de informações interativas

O hipertexto é um texto escrito (digital ou impresso) no qual apresenta uma rede de várias informações interativas a serem lidas de forma não-linear permitindo assim um número maior de associações, fazendo com que o leitor crie o seu próprio caminho de leitura. Associando a perspectiva de Babo, para quem “o hipertexto é o espaço de liberdade total do leitor”, e compara o leitor do hipertexto ao “consumidor do hipermercado, na medida em que este tem a pretensão de passear livremente pelos produtos e escolher” (BABO, 2004, p.110). Essas escolhas ocorrem não de forma linear, na qual seu formato pertence como objeto de leitura em ambientes diferentes seja ele impresso ou eletrônico, cuja história dos conceitos de construção de textos enfatiza que:

O hipertexto tem história recente, mas possui fundamentos antigos nas enciclopédias, nas colecções e nas bases de dados. As dificuldades semânticas de acesso aos documentos

(4)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 338 e aos conhecimentos não desaparecem, mas foram, em parte, contornadas, por meio de novo dispositivos pragmáticos (LAUFER; SCAVETTA, 1998, p. 8).

Essas associações ou informações, cuja leitura contribuirá para a ampliação dos conhecimentos por descoberta pode ser de forma digital ou tradicional. No meio digital o funcionamento é baseado em links (Internet através da WWW). Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob as informações que estendem ou complementam o texto principal. Segundo Pierre Lévy: “O hipertexto é constituído por nós (os elementos de informação, parágrafos, páginas, imagens, sequências musicais etc) e por links entre esses nós, referências, notas, ponteiro, “botões” indicando a passagem de um nó a outro” (LÉVY, 1999, p.56). Portanto os itens das informações não são ligadas linearmente, suas conexões ocorrem de forma a ter novas experiências de navegação sobre a leitura hipertextual. De acordo com Pierre Lévy navegar em um hipertexto significa, portanto, desenhar um percurso em uma rede que pode ser tão complicada quanto possível. “Porque cada nó pode, por sua vez, conter uma rede inteira” (LÉVY, 1993, p. 33).

3 A hipertextualidade no texto bíblico

A Bíblia é constituída de múltiplos textos e escrita por diversos autores, constituindo uma hipertextualidade. O texto é abordado de uma forma não-linear e recriado, continuamente, no movimento próprio de uma interpretação dialógica, quebrando assim os pressupostos de uma unicidade textual e de uma hierarquia linearizada e rígida. A Bíblia, assim como as diversas interpretações realizadas servirá como um novo suporte de texto permitindo usos, manuseios e intervenções do leitor infinitamente mais numerosos e mais livres do que qualquer uma das formas antigas do livro (Chartier,1998, p. 88).

A Bíblia, enquanto produto literário de várias épocas apresenta a vida de determinado povo através dos escritos sagrados e apresentando hipertextualidade na forma tradicional por meio de citações, anotações, notas de rodapé, verbetes, termos em dicionários, etc.

(5)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 339 Todas essas características fazem do hipertexto uma ferramenta intertextual, veloz, dinâmica e interativa - diferente do simples texto. E fazem do computador e da internet o suporte ideal para abrigá-lo, fazendo do hipertexto uma forma de literatura contemporânea por excelência. E nessa literatura o leitor não é só um receptor passivo das informações. Ele faz parte, ativamente, da construção do texto, pois toda leitura tem como resultado um produto único, fruto das decisões e escolhas não só do autor, mas também do leitor (BERCITTO, 2009, p. 24).

A Bíblia em uma tradução pode encontrar diversas edições nos formatos mais variados. Existem Bíblias para o público infantil, Bíblia de Estudo da Mulher, Bíblia Jovem, Bíblia do Adolescente, Bíblia para deficientes visuais, Bíblia do Executivo, Bíblia formato de agenda, de luxo, populares, de bolso e até mesmo a Bíblia do Surfista, produzida pela Bola de Neve Church. Todas essas versões possuem variações das mesmas traduções.

Assim, é possível entender por Bíblia desde um pequeno poema/canção, uma sequência de leis, um único livro completo (como os Salmos), uma sequência desses (como os Evangelhos) até um agrupamento maior de seu conjunto (como o Antigo ou Novo Testamento). Para o leitor atual, a Bíblia cristã é entendida como o conjunto maior formado pela união dos dois Testamentos.

O hipertexto digital amplia, através das infinitas possibilidades de leitura, por meio da informação de maneira cada vez mais variada e veloz no ciberespaço, os sentidos da leitura, independente do tema, especificamente aqui, a bíblica. Conforme Ribeiro é importante lembrar que as tecnologias digitais de leitura e escrita ainda são fundadas sobre a escrita, talvez de forma ainda mais imbricada. O leitor que navega em espaços digitais só pode se mover porque lê, assim como o faz no livro (RIBEIRO, 2005, p.127). A Bíblia, por meio de diversos e variados contextos, existe por meio do processo de comunicação que através das relações de indivíduos se propaga e amplifica.

Outrossim o hipertexto digital facilita, através dos links, o processo de leitura do texto bíblico. Por meio dos links, o tema abordado se torna mais dinâmico, expandido criando possibilidades para que o leitor possa navegar e criar novos sentidos para um texto. Umberto Eco trará luz a essa diferença explicando que de um lado, assume-se que interpretar um texto signifique

(6)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 340 colocar em evidência o significado intencionado pelo autor ou, em todo caso, sua natureza objetiva, sua essência, uma essência que, considerada como tal, é independente de nossa interpretação do outro, assume-se, ao contrário, que os textos possam ser infinitamente interpretados (ECO, 2000, p. 279).

Na Bíblia on-line ficam mais patentes estes links que levam a hipertextos, ampliando as possibilidades de leitura da informação, criando uma nova relação com a informação disponível no ambiente digitalizado, pode-se dizer que foi uma das primeiras obras a utilizar, de forma consistente, links em um mesmo documento. Flora, destaca:

Determinado fragmento textual (determinada “página”) que estou lendo pode assim ser ligado a outros fragmentos que posso fazer aparecer com um simples clique no mouse em tal ou tal parte do texto de partida. Vê-se assim o que a leitura ganha nessas operações intelectuais que o dispositivo favorece. Não apenas se encontram reativados os instrumentos do livro tradicional, mas instantaneidade de exibição dos textos abre caminho para novas possibilidades (SUSSEKIND, 2006, p. 31).

No caminho traçado pelos links, os leitores navegam no universo de sentidos propiciados pelos textos. Com os hiperlinks e nós estabelecidos no hipertexto ocorre à materialização da interação dialógica, pela qual são mapeadas as unidades de criação textual. Assim, no hipertexto digital o processo de construção do conhecimento eleva os padrões de processamento do texto impresso.

Contudo, é importante ressaltar que as características do texto impresso permanecem no texto digital. Afirmamos, com Koch, que o leitor da escrita digital faz de seus interesses e objetivos o fio organizador das escolhas e ligações, procedendo por associações de ideias que o impelem a realizar sucessivas opções e produzindo, assim, uma textualidade cuja coerência acaba sendo uma construção pessoal, pois não haverá efetivamente dois textos exatamente iguais na escritura hipertextual (KOCK, 2002, p. 72).

Ainda sobre a concepção de hipertexto, Koch destaca: todo texto constitui uma proposta de sentidos múltiplos e não de um único sentido e todo texto é plurilinear na sua construção, [...] então, [...] poder-se-ia afirmar que —

(7)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 341 pelo menos do ponto de vista da recepção — todo texto é um hipertexto (KOCK 2002, p. 61).

Compreender o caminho da leitura bíblica é tão importante quanto discernir seus múltiplos significados. A reflexão sobre os aspectos teóricos e práticos das variadas formas de leitura bíblica possui relevância quanto às próprias descobertas de sua análise. Pois a cada leitura que faz do mesmo texto, novas descobertas e “linkagens” são acionadas mediante suas expectativas e anseios vividos naquele instante pelo qual a leitura está construindo outros sentidos ao texto.

A Bíblia não só deve ser lida, mas também interpretada para atender a sua significância. Dessa maneira a Bíblia atenderia ao conceito de rizoma de Deleuze e Guattari. Para eles, “O livro imita o mundo, como a arte, a natureza: por procedimentos que lhes são próprios e que realizam o que a natureza não pode ou não pode mais fazer. A lei do livro é a da reflexão, o Uno que se torna dois” (DELEUZE; GUATTARI, 1995, p. 03).

Os métodos tradicionais são representados pela palavra digitalizada revolucionando esse tipo de leitura. Na folha impressa essa informação se dá por completo, já na folha em tela essas imagens podem estar ocultas e serão ativadas pelo comando. Em O que é o virtual? Pierre Lévy diz:

A digitalização e as novas formas de apresentação do texto só nos interessam porque dão acesso as outras maneiras de ler e de compreender. Para começar, o leitor em tela é mais “ativo” que o leitor em papel: ler em tela é, antes mesmo de interpretar, enviar um comando a um computador para que projete esta ou aquela realização parcial do texto sobre uma pequena superfície luminosa.

A tela informática é uma nova “máquina de ler”, o lugar onde uma reserva de informação possível vem se realizar por seleção, aqui e agora, para um leitor particular. Toda leitura em computador é uma edição, uma montagem singular (LÉVY, 1996, p.40-41).

Com as diversas práticas de leitura hipertextuais, os leitores desenvolvem uma parceria com os autores, ou se torna coautor diante dos textos lidos. Dessa forma, a informação e a comunicação se enriquecem mutuamente originando novas práticas de leituras. Assim, o hipertexto digital

(8)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 342 trouxe interações entre a leitura no suporte tradicional. Segundo Villaça: “os hipertextos servem para interromper o fluxo de leitura por intermédio de redes remissivas interligadas, os links, e para conduzir o leitor a um vertiginoso delírio de possibilidades (VILLAÇA, 2002, p.107).

Encontram-se hoje no mercado editorial cristão as chamadas bíblias tradicionais e as bíblias especiais. As primeiras são as com tradução na linguagem formal e as especiais atingindo assim aos diversos níveis sociais, faixa etária e até profissional. Em se tratando de um livro religioso, não são poucas as editoras que divulgam gratuitamente a Palavra de Deus.

Visando analisar algumas características que determinam à hipertextualidade das primeiras impressões, verificamos que elas possuem relevância quanto ao seu conteúdo e utilização. A leitura dos textos bíblicos, em sua maioria, possui referências entre si, relacionando as citações dentro ou fora de um mesmo Livro, com as demais partes de outros Livros do Velho e do Novo Testamento, guiada pela sua tradição doutrinária a que o leitor está inserido. Observamos em muitas leituras do texto bíblico que alguns personagens já conheciam as escrituras e a elas fizeram muitas referências. Um exemplo encontra-se no Evangelho de Lucas onde Jesus, ao ser tentado no deserto, não respondeu às provocações de Satanás com suas próprias palavras, mas usou trechos das Escrituras, não sem referenciá-las. “Disse-lhe então o Diabo: Se tu és Filho de Deus, manda a esta pedra que se torne em pão. Jesus, porém, lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus” (Luc. 4:3-4).

A referência às Escrituras remete o leitor ao trecho do livro do Antigo Testamento que diz: “Sim, ele (Deus) te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu nem teu pais conhecíeis; para te dar a entender que o homem não vive só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor, disso vive o homem” (Dt. 8:3).

Não resta dúvida que para o leitor menos fluente esses percursos do Livro Sagrado são mais complexos, um instrumento de orientação externa ao texto é bastante importante para auxiliar nessa relação. As referências marginais e as chamadas concordâncias são algumas das estruturas gráficas que levam o leitor a compreensão mais clara do texto.

(9)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 343 Já o leitor mais familiarizado em suas mais variadas interpretações observará a importância e o significado do número quarenta na Bíblia. Ao fazer a leitura do texto bíblico onde faz alusão aos quarenta dias e quarenta noites do dilúvio (Gn. 7:4), traz à memória desse leitor outros textos que também fazem referência ao número quarenta, como aconteceu com Moisés ao ficar o mesmo período no Monte Sinai (Ex. 24:18) e também com os israelitas ao andar pelo deserto durante quarenta anos para chegar à terra prometida (Nm.14:33), além da tentação de Jesus quando levado pelo Espírito ao deserto durante quarenta dias e quarenta noites (Mt. 4:2), e assim inúmeras outras referências.

Portanto, isso se dá por um trabalho feito pelos estudiosos ao longo de sua história, mostrando a coexistência no livro do Antigo e Novo Testamento dando continuidade histórica, mas também a concretização das profecias do primeiro. Para evidenciar tal assertiva Ribeiro ressalta que repensando o

modus operandi de quem lê um hipertexto, ordinariamente, é fácil conceber

Jesus Cristo navegando pelo Velho Testamento, aos 12 anos de idade (RIBEIRO, 2005, p. 128).

Verificamos, assim, a possibilidade de relacionar os diversos livros da Bíblia, livros compostos em épocas, idiomas e contextos distintos que sustentam a leitura hipertextual. É nesse suporte que se sustenta Barthes acerca da leitura hipertextual:

São múltiplas e se entrelaçam, sem que nenhuma possa dominar as outras; este texto é uma galáxia de significantes, não uma estrutura de significados; não tem início; é reversível; nele penetramos por diversas entradas, sem que nenhuma possa ser considerada principal; os códigos que mobiliza perfilam-se a perder de vista, eles não são dedutíveis (o sentido, nesse texto, nunca é submetido a um princípio de decisão, e sim por lance de dados); os sistemas de sentido podem apoderar-se desse texto absolutamente plural, mas seu número nunca é limitado, sua medida é o infinito da linguagem (BARTHES, 1992, p. 39-40).

A leitura da Bíblia, normalmente, é feita pelo fiel de uma forma que vai muito além de um sentido rígido do autor ao leitor. Comprovadamente, a “Palavra de Deus”, faz com que o leitor seja capaz de manter um diálogo real com os textos bíblicos, porque sua interpretação se dá pela revelação do

(10)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 344 Espírito Santo. Klaiber e Marquardt, ao traduzir o comportamento do cristão na leitura da Bíblia, destaca, no capítulo intitulado “O falar de Deus na Palavra da Bíblia”:

Quando o Espírito de Deus abre o ouvido e o coração para a sua Palavra, aquele que é tocado pelo poder da pessoa de Jesus e de sua mensagem, entende e aceita, nas palavras das testemunhas bíblicas, a voz de Deus; isto produz de imediato uma relação pessoal muito íntima entre os textos bíblicos e o homem concreto, independentemente de qualquer teoria sobre a relação entre Palavra de Deus e palavras dos homens nos escritos da Bíblia. (KLAIBER; MARQUARDT,1999, p.55)

Muitos outros livros têm sido escritos para auxiliar no estudo da Bíblia, assim como nas próprias Bíblias de Estudos existem a Chave Bíblica, Índices de Diagramas e Ilustrações, Símbolos Temáticos, Orientações de como usar a Bíblia, calendário para leitura anual e Mapas Bíblicos.

Os dicionários bíblicos baseados nas línguas bíblicas originais (hebraico e grego) auxiliam na apreciação e interpretação de algumas palavras. Sendo assim é útil estudar seu ambiente textual, usando atlas ou os mapas das terras bíblicas e livros sobre história como auxílio, ressaltando a riqueza de tais livros e seu significado. É permitido refletir nisso diante que Barthes aclama:

Sabemos agora que um texto não é feito de uma linha de palavras a produzir um sentido único, de certa maneira teológico (que seria a "mensagem" do Autor-Deus), mas um espaço de dimensões múltiplas, onde se casam e se contestam escrituras variadas, das quais nenhuma é original: o texto é um tecido de citações, saídas dos mil focos da cultura (BARTHES, 2004, p. 62).

Os textos da Bíblia são compostos de relatos e de simples afirmações, pois ela mesma possui seu próprio comentário por utilizar recursos que os comprove. Portanto, essas ferramentas e técnicas de busca (notas, referências e outras) tornam a Bíblia um livro hipertextual. Para Ribeiro o Livro Sagrado fixou-se o hipertexto mais famoso e circulador da humanidade: a Bíblia, organizada em livros, capítulos e versículos, devidamente numerados e cheios de referências internas, num sistema há séculos funcional e muito bem projetado (RIBEIRO, 2005, p. 124).

(11)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 345 Isto aproximaria sua leitura ao modo de outros livros como enciclopédias e dicionários, como afirma Pierre Lévy que a leitura de uma enciclopédia clássica já é do tipo hipertextual, uma vez que utiliza as ferramentas de orientação que são os dicionários, léxicos, índices, thesaurus, Atlas, quadros de sinais, sumários e remissões ao final dos artigos (LÉVY, 1996, p.44). Por conseguinte, as práticas de leitura têm passado por mudanças suscitadas por um novo suporte de leitura, pela construção de sentidos de um texto.

Considerações finais

Esse artigo procurou apresentar uma análise da Bíblia impressa e digital apontando como sua hipertextualidade se dá fazendo uso dos instrumentos gráficos de busca, mediante um processo histórico surgido em diversos momentos após sua composição, mesmo porque os autores dos textos não foram, necessariamente, os editores dos livros.

Esse procedimento metodológico e cognitivo propicia ao leitor uma ruptura com a ordem não linear da leitura da Bíblia, objeto de estudo do presente trabalho, pois sua organização em capítulos e versículos, possibilita uma intertextualidade entre as diversas unidades de texto. Ler, nesse aspecto, torna-se um ato fruído e prazeroso, de forma a criar um pertencimento de sua relação com a leitura bíblica.

Referências

BABO, M. A. O hipertexto como nova forma de escrita. In.: SÜSSEKIND, F. e DIAS, T. (Ed.). A historiografia literária e as técnicas da escrita. Do

manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Edições Casa de Rui Barbosa: Vieira & Lent, 2004. p. 104-111.

BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

BARTHES, R. O rumor da língua. Trad. Mário Laranjeira. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

(12)

Revista Transformar |13(1), jan./jul. 2019. E-ISSN:2175-8255 346 BÍBLIA. Português. A Bíblia da Mulher. São Paulo: Editora Mundo Cristão, 2003.

BÍBLIA. Português. Bíblia On-line: módulo básico expandido. Versão 3.0. Sociedade Bíblica do Brasil, 2002.

CHARTIER, R. A aventura do livro: do leitor ao navegador: conversações com Jean Lebrun/ Roger Chartier; tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes: Imprensa Oficial. Editora UNESP, 1998.

ECO, U. Os limites da interpretação. São Paulo: Perspectiva, 2000.

KLAIBER, W.; MARQUARDT, M. A Sagrada Escritura como fundamento da teologia. Viver a Graça de Deus: um compêndio de teologia metodista. São Bernardo do Campo: Ed, 1999. p. 39-58.

KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.

LAUFER, R.; SCAVETTA, D. Texto, hipertexto, hipermídia. Trad. Fulvia M. L. Moretto e Guacira M, Machado. São Paulo; Hucitec/Unesp, 1992.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

______. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Ed. 34, 1996.

______. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro, Ed 34, 1993. MARCUSCHI, L. A. A coerência no hipertexto. In: SEMINÁRIO SOBRE O HIPERTEXTO, 1. Recife, UFPE. Out, 2000.

RIBEIRO, A. E. Os hipertextos que Cristo Leu. In. ARAÚJO, J. C.; BIASI-RODRIGUES, B. Interação na Internet: novas formas de usar a linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.

RYRIE, C. C.A Bíblia anotada: edição expandida. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil. Mundo Cristão, 2007.

SÜSSEKIND, F. Histografia literária e as técnicas da escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Vieira e Lent, 2004.

VILLAÇA, N. Impresso ou eletrônico? Um trajeto da leitura. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

Conclui-se que os catadores de caranguejo do município de Quatipuru-PA são, em sua maioria, do sexo feminino, concluintes do Ensino Fundamental, adultos, com casa própria e

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo