• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

ÁREA:

SUBÁREA: Engenharias

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL - UNICSUL

INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): LUCAS ALEXANDRINO ALMEIDA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): SAMUEL DERESTE DOS SANTOS

(2)

1

Universidade Cruzeiro do Sul

Programa de Pós-Graduação

Capitação de água em telhados de estações de Metrô

Lucas Alexandrino Almeida

Orientador: Prof Samuel Dareste

Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade

Cruzeiro do sul como requisito para concorrer à

bolsa de iniciação Científica.

São Paulo

2018

(3)

2

Índice

1. Resumo ... 3

2. Introdução ... 4

2.1. Capitação da água da chuva em estação do metrô ... 4

2.2. Sua Importância para região ... 5

2.3. Suas características ... 5 3. Objetivos ... 7 4. Justificativa ... 8 5. Metodologia ... 9 6. Cronograma ... 10 7. Bibliografia ... 11

(4)

3

1. Resumo

Projeto de capitação de água da chuva nos telhados da estação terminal Corinthians Itaquera e no pátio/garagem dos trens que ficam ao lado. Vamos apresentar soluções para o desperdiço de água potável nas lavagens dos trens. Devido a estudos realizados as águas despejadas pela chuva nesses telhados contribuem para os alagamentos constantes na região. E com o sistema de captação de água esse problema pode vim a ser amenizado. Este projeto pode vim a servi de exemplos para implementação em outras estações da cidade.

(5)

4

2. Introdução

2.1 Capitação da água da chuva em telhados de estação do metrô

A superfície do planeta Terra é composta por 70% de água. Toda essa água tem um ciclo natural, que inicia na sua evaporação, formando nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas ou neve. Mas, de toda água que existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos pólos, geleiras e icebergs, assim temos apenas aproximadamente 1% disponível para consumo humano, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aqüíferos.

Com a poluição crescente do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, desmatamento das florestas, essas águas estão ficando cada vez mais contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos seria extinta.

Por isso é de fundamental importância que o planeta seja realmente preservado, porem não basta somente economizar água "limpa"; outra forma de preservação muito importante é o aproveitamento da água da chuva.

A linha três vermelha do metro da cidade de São Paulo tem um potencial gigantesco para a captação de água da chuva, já que uma grande parte dessa linha fica na superfície e não como a maioria dos outros metros que ficam aterrados. Porem esse projeto a principio tem como objetivo capitar a água da chuva da estação/terminal Corinthians Itaquera, justamente por ser uma das maiores estações da cidade e também por ficar ao lado do pátio/garagem que também poderá fazer parte do sistema de coleta da água da chuva. Esse sistema criado na estação e garagem dos trens terá a finalidade de coletar água da chuva usando seus telhados, para a lavagem dos trens, diminuindo e muito o uso de água potável para tal finalidade. A água poderá ser usada também para descarga dos banheiros da estação é até lavagem dos mesmos, ou pra qualquer outra finalidade que não é exigida o consumo de água potável. Diminuindo também gastos, além da grande economia de água. Porem em épocas do ano mais seca a água armazenada da chuva ficará restrita somente para lavagem dos trens.

(6)

5

O estado de São Paulo viveu uma das maiores crise hídrica de sua historia recentemente, os níveis de seus reservatórios atingiram níveis preocupantes, jamais visto na história da região, principalmente na capital. Um de seus reservatórios o Sistema Cantareira maior da região, responsável pelo abastecimento de 8,8 milhões de pessoas, chegou a registrar números alarmantes, chegando a operar com apenas 5,0% de volume de água.

Está crise mudou a rotina dos moradores do estado, as pessoas começaram a entender a importância que economia da água tem nos tempos atuais, muitas começaram a armazenar água da chuva em suas próprias casas, mesmo não tendo um sistema em seus telhados, essas águas capturadas por baldes ou tambor era utilizado pelos moradores para lavagem de quintal, carro e até nas descargas de banheiros.

Apesar do fim da crise hídrica no estado, a cidade de São Paulo tem um potencial gigantesco para capturar água da chuva, já que é uma das capitais brasileira mais chuvosa, porem são muito raros os sistema em grande escala de captação de água. Grande parte dessa água após as chuvas são deslocadas para os rios poluídos da região, onde não temos nenhum tipo de tratamento para a despoluição a única função que a água da chuva tem na cidade é aumentar o volume dos rios poluídos e acabam se contaminando também.

A lavagem de trens na cidade gera um consumo de água muito grande que além do desperdiço de água é acarretado gastos financeiro grandiosos para os órgãos públicos da região. O sistema de captação de águas no teto da estação Corinthians Itaquera e no pátio garagem resultaria em um impacto significativo na diminuição de gastos e consumo de água da região, além de diminuir os constante alagamentos da região causadas por grandes chuvas, já que a estrutura grandiosa da estação e garagem dos trens contribui para tal feito, já que as águas que cai em seus telhados são despejados diretamente nas ruas da região.

2.3. Suas Características

Para o reaproveitamento de toda essa água no bairro de Itaquera que é despejada pela chuva nos telhados da estação e o pátio de trens, será necessário um sistema próprio de captação da chuva nos telhados. Para isso, é necessária a instalação de calhas que possa capturar, e através de canos, levar a água para um reservatório. É recomendada, ainda a instalação de filtros para impedir que a água carregue sujeira e resíduos, que dentro do reservatório possa contaminar a água. Apesar, que

(7)

6

essa água não será indicada para consumo humano ou para o banho. O filtro também serve para o descarte da primeira água da chuva ou de uma chuva fraca. E dentro do reservatório é preciso de um redutor de turbulência para não danificar o mesmo.

(8)

7 3. Objetivos

Implementar o sistema de captação de água da chuva, em uma estação bastante conhecida, como a Corinthians Itaquera, para que possa servir de exemplo para a população que reside próxima a ela, além do numero gigantesco de pessoas que circulam por ali todos os dias, dá importância do aproveitamento correto da água da chuva.

Fazer com que o sistema possa servir de exemplo para implementação em toda a rede da linha três vermelha do metrô, mesmo que sejam sistemas pequenos somente para consumo de limpeza de banheiros e descargas dos mesmos.

Minimizar os alagamentos no bairro de Itaquera, bastante comuns. Com a capitação da água da chuva dos telhados gigantescos da estação e garagem dos trens uma quantidade significativa de água deixara de ser despejada na região, assim sobrando mais espaço para as águas que naturalmente passam pela região, já que os córregos da região não tem a capacidade de escoar a quantidade de água de uma chuva mais volumosa, devido a permeabilidade do bairro a água só tem os córregos da região, para escoamento.

Diminuir o desperdiço de água potável para lavegam de trens, diminuindo o impacto ambiental que isso causa. E em épocas de chuvas constante também usar para lavagens de banheiros e nas descargas dos mesmos.

(9)

8

4. Justificativa

Hoje quando falamos sobre consumo sustentável, temos que levar em consideração não apenas as escolhas de compra, mas também as formas de utilização e reuso dos bens, principalmente aqueles que geram impactos ambientais. Com isso, a reutilização de água da chuva é uma das melhores formas de gerar economia e preservar uns dos bens mais preciosos do mundo.

Esse assunto vem ganhando cada dia mais importância, principalmente porque passamos por tempos difíceis, a cada dia os recursos naturais no planeta tornam se mais escasso. O que torna de fundamental importância a busca por soluções eficientes para evitar o desperdício.

(10)

9

5. Metodologia

O sistema de capitação de água terá a capacidade de capitar toda a água da chuva dos telhados da estação terminal do metrô, Corinthians Itaquera e da garagem/pátio dos trens da linha três vermelha, toda água coletada será levada para um reservatório, para que depois a água possa se redistribuída entre lavagem de trens ou para os banheiros da estação e pátio do Metrô.

Neste projeto primeiramente será analisado todo o terreno que pertence ao metrô, para escolha do melhor local onde ficara o reservatório, onde ficara armazenada a água capitada da chuva, a região indicada terá que ser a de mais fácil instalação, como por exemplo, área plana com instalação no solo, assim diminuindo os custos da obra.

A analise da escolha para o local do reservatório terá como maior importância a não necessidade da utilização de bombas para reutilizar a água capitada, principalmente no local da lavagem dos trens.

Em seguida será feito o trabalho de medição dos telhados e calhas, tanto da estação quanto da garagem de trens, será levantada a quantidade de canos que serão necessários para poder levar a água captada nos telhados até o reservatório, e também levanta a quantidade de canos que serão necessários para instalação do reuso da água tanto em banheiros quanto para lavagem dos trens. Nessas visitas também será verificado os locais que teremos a necessidade de realizar pequenas obras, dentro da estrutura da estação, para instalação do sistema, o mesmo na garagem dos trens.

Com as medidas dos telhados e com a definição do local onde ficara o reservatório, será calculado a espessura dos canos que suportara a vazão de água de uma chuva torrencial, e o tamanho do reservatório capaz de armazenar uma quantidade de água que seja vantajoso para o funcionamento do sistema.

(11)

10

6.

Cronograma

Quadro 1 – CRONOGRAMA DO PROJETO (Indicar as principais etapas para o desenvolvimento do projeto). Calendário ano: 2018/2019

Jul Ago Set Out Nov Dez Jan Fev Mar Abr Mai Jun Revisão dos materiais bibliográfico. X Medidas dos telhados da estação e da garagem/pátio. X Levantamento sobre a, media histórica de chuvas. X X Levantamento da quantidade de água que os telhados tem de capitar X X Levantamento do melhor local para o reservatório. X X Levantamento da quantidade de canos. X X Levantamento do tamanho do reservatório. X X

(12)

11 7. Bibliografia

Livro – Volume I, Aproveitamento de água de chuva – Plinio Tomaz.

Livro – Água de Chuva – Aproveitamento de água de Chuva para Áreas Urbanas e Fins não Potáveis.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

autor, as manifestações populares carnavalescas como os cordões, ranchos e blocos eram estratégias e artimanhas utilizadas pelos populares como meio de resistência,

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o