• Nenhum resultado encontrado

Análise da satisfação com a comunicação interna: Um estudo com Colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Análise da satisfação com a comunicação interna: Um estudo com Colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RS DACEC - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS,

ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PESSOAS

ANÁLISE DA SATISFAÇÃO COM A COMUNICAÇÃO INTERNA: Um estudo com Colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior

GRACIELA ANGELITA BARBOSA1

Gustavo Arno Drews2

RESUMO

Este artigo teve como objetivo identificar a satisfação no trabalho, relacionado à comunicação interna na Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ. Para isso foram aplicados dois questionários, um aos técnico-administrativos integrantes da equipe de trabalho e outro ao seu respectivo gestor, ambos elaborados pela autora com o intuito de investigar como funciona a comunicação interna nesta Coordenadoria. A partir disso, identificou-se como se dá o processo de comunicação entre gestor e a sua equipe, como se dá a comunicação entre os colegas do setor e de setores diferentes, quais os canais de comunicação utilizados, se existem problemas na comunicação, o modo como são transmitidas as informações, e a percepção dos técnicos sobre esse processo. Os resultados da pesquisa sinalizam para a satisfação parcial dos funcionários com relação ao processo de comunicação existente, suas fragilidades e potencialidades, assim como, as proposições/sugestões de melhoria estão apresentadas neste estudo.

Palavras chave: Gestão de pessoas. Comunicação interna. Satisfação no Trabalho.

Comportamento Organizacional. UNIJUÍ.

1-Egressa do Curso de Ciências Contábeis da Unijuí. Aluna do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Pessoas. E-mail: graciela.barbosa@unijui.edu.br

2-Orientador, professor Mestre do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (Dacec). E-mail: gadrews@unijui.edu.br

(2)

1 INTRODUÇÃO

Uma organização é formada por pessoas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte e o capital humano pode ser mencionado como um dos principais fatores determinantes para a sua trajetória de sucesso. Diante desta perspectiva, e perante as adversidades dos dias atuais, onde as empresas buscam estabelecer-se no mercado e tornarem-se mais competitivas pode-se visualizar os profissionais das Instituições de Ensino, que vivenciam tais mudanças, e com elas também as relações existentes no trabalho e satisfação. Desse modo, este estudo dedica-se ao tema satisfação com a comunicação interna no trabalho em uma Instituição de Ensino Superior.

A comunicação é um dos processos fundamentais que constitui a base para quase todas as atividades nas organizações. Onde houver duas ou mais pessoas reunidas haverá a necessidade da comunicação entre elas, pode ser entendida como uma troca de informações entre um transmissor e um receptor e a inferência (percepção) do significado entre os envolvidos (NIKITENKO, 2015).

A escolha desta Instituição foi pela viabilidade de acesso aos respondentes e pelo interesse em pesquisar o tema devido à atuação da autora nesta organização, na mesma Coordenadoria onde foi realizada a pesquisa.

O objetivo geral deste estudo é analisar a satisfação no trabalho relativo à comunicação interpessoal dos colaboradores da Coordenadoria Financeira de uma Instituição de Ensino Superior – UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, com vistas à elaboração de possíveis intervenções e/ou melhorias.

Os objetivos específicos são: 1) fazer um levantamento de opiniões junto aos colaboradores da Coordenadoria Financeira por meio da aplicação de um questionário; 2) diagnosticar a percepção do gestor da Coordenadoria Financeira em relação a aspectos da comunicação interna no setor em estudo; 3) analisar os resultados obtidos no levantamento de opiniões sobre satisfação referente à comunicação existente no trabalho; 4) propor, a partir dos resultados obtidos um plano de ação apresentando ideias que possam contribuir para melhorias da satisfação no trabalho relativa ao processo de comunicação existente.

O artigo está estruturado em tópicos, apresenta-se o referencial teórico, trazendo alguns conceitos sobre o tema em questão e necessários para o desenvolvimento do estudo. Na sequência descreve os procedimentos metodológicos utilizados para realização do estudo, sendo explanadas as técnicas de pesquisa utilizadas para cada uma das etapas. Logo após consta a apresentação e análise dos resultados da pesquisa, seguido pelas conclusões que o

(3)

estudo permite chegar. Por fim, constam as referências bibliográficas utilizadas na realização do estudo, bem como, os apêndices.

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Neste capítulo apresenta-se a revisão bibliográfica utilizada sobre o assunto proposto neste estudo, sendo os principais objetos contribuintes: a pesquisa em livros, sites e artigos. Traz-se conceitos sobre a temática em questão de forma a ampliar e qualificar a base conceitual para o desenvolvimento da pesquisa.

Inicialmente conceituando organizações e de Instituições de Ensino, na sequencia abordando a satisfação no trabalho, o comportamento das pessoas no contexto organizacional e a comunicação interpessoal.

As organizações, podem ser denominadas como um conjunto de pessoas as quais se constituem formalmente para atingir objetivos comuns são elas que executam de uma forma ou de outra quase todas as atividades numa sociedade moderna (LACOMBE, 2009).

As instituições de ensino superior são organizações nas quais se promove a educação em nível superior, a pesquisa e a extensão. Na Unijuí, instituição onde foi desenvolvida a pesquisa a visão é consolidar-se como universidade comunitária, pública não estatal, referenciada pela excelência e organicidade de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região, a sua missão é de formar e qualificar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, capazes de contribuir para a integração e o desenvolvimento da região e seu propósito é participar do processo de desenvolvimento da região pela educação superior (UNIJUI, 2017).

2.1 Satisfação com o Trabalho

A motivação, satisfação e insatisfação no trabalho têm sido alvo de estudos e pesquisas de teóricos das mais variadas correntes ao longo do século XX. Saber o que motiva, o que satisfaz o colaborador, é descobrir o procedimento a ser adotado com relação a ele, para que melhore seu desempenho profissional e, dessa forma, o desempenho organizacional. (ALEIXO, 2001).

Para Robbins (2005, p. 61) “o termo satisfação com o trabalho se refere à atitude geral de uma pessoa em relação ao trabalho que ela realiza”. O autor menciona ainda que quanto maior o grau de satisfação de uma pessoa com seu trabalho, maior também será o seu

(4)

envolvimento, o seu empenho para que suas atividades sejam realizadas perfeitamente, e se esta pessoa se encontra insatisfeita com suas atividades, ela não demonstrará empenho em realizar essas tarefas. Afirma ainda que “o trabalho requer a convivência com colegas e superiores, a obediência às regras e políticas organizacionais, o alcance de padrões de desempenho, a aceitação de condições de trabalho geralmente abaixo do ideal”.

2.2 Comportamento das Pessoas no Contexto Organizacional

O comportamento das pessoas nas organizações se refere a comportamentos relacionados a cargos, trabalho, absenteísmo, rotatividade no emprego, produtividade desempenho humano e gerenciamento, também podem ser incluídos a motivação, liderança, poder, comunicação interpessoal, estrutura e processo de grupo, aprendizagem, desenvolvimento e percepção de atitude, processo de mudança, conflitos.

De acordo com Robbins (2005) o comportamento organizacional é um campo de estudos que tem como propósito, melhorar a eficácia organizacional, segundo ele o comportamento das pessoas nas organizações se dá em três níveis: indivíduo - envolve: atitudes, valores, personalidade, percepção; grupo - envolve: comunicação, liderança, poder; e sistema- envolve: estrutura, cultura, desenvolvimento organizacional. Como este estudo está voltado especificamente para situações que envolvem a comunicação, a pesquisa se detém para a maior compreensão na dimensão grupo.

Os grupos de trabalho podem ser considerados como grupos formais ou informais, os formais são aqueles definidos pela organização, com tarefas e missões atribuídas em decorrência dos objetivos e metas da empresa, onde os papéis e atribuições ficam claramente definidos; já os informais são aqueles formados naturalmente dentro do local de trabalho por meio de alianças e de necessidade de contato social. (NIKITENKO, 2015).

2.3 Comunicação Interpessoal

Dentro das organizações ou dos grupos, a comunicação interpessoal, também tratada como comunicação simplesmente, tem quatro funções básicas: controle, motivação, expressão emocional e informação. Chiavenato (2010) e Gil (2016) mencionam que no controle a comunicação age no comportamento das pessoas, dos grupos, em diversos casos, um deles é quando há hierarquia e orientações formais e que os colaboradores precisam seguir; na motivação a comunicação a promove quando se estabelece o que uma pessoa deve fazer,

(5)

avaliar seu desempenho e orientar sobre as metas ou resultados a serem alcançados. Na expressão emocional a maneira como as pessoas expressam seus sentimentos de satisfação ou insatisfação. Por vezes, também há uma classificação em comunicação interna quando ocorre dentro da empresa e externa no relacionamento com os stakeholders externos.

A comunicação interpessoal consiste na troca de informação que existe entre dois indivíduos ou mais, trata-se de passar e receber mensagens para uma outra pessoa, seja através da fala, da escrita, da mímica e até mesmo dos meios modernos disponíveis no mercado hoje em dia graças à tecnologia, como SMS, e-mails, fotos e vídeos. Uma comunicação interpessoal clara evita conflitos, pois faz com que as mensagens sejam passadas de uma maneira que os dois lados possam compreender, resultando, assim, no sucesso da troca de informações, (MARQUES, 2015).

A figura 1 representa o processo de comunicação proposta por Robbins.

Figura 1: O Processo de Comunicação

Fonte: Robbins (2005 p. 233)

O processo de comunicação é composto por sete partes: a fonte da comunicação, a codificação, a mensagem, o canal, a decodificação, o receptor, o ruído e o feedback. (ROBBINS, 2005). O mesmo autor indica que a fonte inicia a mensagem pela codificação de um pensamento. A mensagem é o produto físico codificado pelo emissor, que pode ser a fala ou uma escrita, ou gestos ou ainda expressões faciais. O canal é a mídia por onde a mensagem viaja, pode ele ser formal ou informal, os formais são estabelecidos pela empresa e transmitem mensagem que se referem às atividades relacionadas com o trabalho, geralmente segue a rede de autoridade na organização, os canais informais são espontâneos e seguem como resposta escolhas individuais. O receptor é o sujeito a quem se dirige a mensagem, antes que a mensagem seja recebida ela precisa ser traduzida em uma forma que possa ser compreendida pelo receptor, isto é a decodificação da mensagem. O ruído é composto pelas

(6)

barreiras da comunicação que distorcem a clareza da mensagem, alguns exemplos de fontes de ruído incluem problemas de percepção, excesso de informação, diferentes culturas, diferentes formas de expressar e dificuldades semânticas. Finalizando, o feedback que faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem como pretendia inicialmente, determina se a compreensão foi ou não obtida.

O feedback pode ser entendido, basicamente, como o processo de dar um retorno às pessoas referente ao processo executado. Torna-se necessário que se tenha cautela no momento de dar o feedback, pois pode-se causar ressentimento e este pode gerar problemas no relacionamento organizacional com o colaborador. Segundo Spector (2002, p. 85) “A fim de que os funcionários melhorem ou mantenham seu desempenho e suas habilidades, eles precisam que seus supervisores lhes dêem feedback sobre seu desempenho no trabalho”. O mesmo autor acredita que prática do feedback é muito importante para desenvolvimento do funcionário, com essas informações torna-se possível saber como está o seu desempenho, e se não for satisfatório para que se modifique, saber o que a empresa espera dele e como aprimorar suas habilidades para conseguir cargos mais elevados.

Relativo ao processo de comunicação, também busca-se a opinião de Gil (2016). Para ele fica melhor esclarecido com a adição de alguns outros elementos como o significado, a compreensão e a realimentação. Segundo o autor:

O significado corresponde à ideia, ao conceito que o emissor deseja comunicar. A compreensão, por sua vez, refere-se ao entendimento da mensagem pelo receptor. A realimentação, for fim, corresponde à informação do receptor ao emissor, indicando a recepção da mensagem. Gil (2016 p.71).

No que se refere à direção da comunicação, ela pode fluir tanto no sentido vertical como no horizontal. A dimensão vertical pode ser dividida em descendente ou ascendente. A comunicação dentro dos grupos ou organizações ocorre de forma descendente, quando flui dos níveis mais altos para os níveis mais baixos. Usada pelos executivos e líderes com os funcionários para atribuir tarefas, fornecer instruções de trabalho, informar os subordinados sobre políticas e procedimentos, fornecer feedback, entre outros. A ascendente é a que se dirige ao escalão mais alto do grupo, é utilizada para dar feedback aos executivos informando sobre os progressos em relação a metas, relatar problemas, etc. Esta comunicação mantém os dirigentes informados sobre como os funcionários se sentem em relação ao trabalho, aos colegas e a organização em geral, também é utilizada para obter ideias como as coisas podem ser melhoradas. A comunicação na dimensão horizontal ou lateral é quando se dá entre os

(7)

membros de um mesmo grupo, ou de grupos do mesmo nível. Torna-se necessária dentro de um grupo do mesmo nível para economizar tempos e facilitar a coordenação. (ROBBINS, 2005).

Sendo assim, pode-se dizer que a comunicação de forma descendente é de cima para baixo, ou seja, ela é estabelecida no sentido superior-subordinado, ascendente de baixo para cima, ou seja, partindo do subordinado para o superior e laterais quando estabelecidas entre as pessoas do mesmo grupo hierárquico.

Também, não se pode deixar de considerar os diferentes modos de comunicação, que pode ser verbal e não verbal. A comunicação verbal é a mais utilizada, sendo ela oral ou escrita e a comunicação não verbal refere-se aos elementos expressos pelas pessoas por meio do seu comportamento, entre eles a postura do corpo (movimentação, gestos) o tom o ritmo da voz. “A compreensão da mensagem pelo destinatário é baseada não somente nas palavras, mas também em imagens, gestos e expressões faciais e corporais” na visão de Chiavenato (2010, p. 325).

Tendo-se presente as funções, o processo e os diferentes modos de comunicação, cabe também colocar sobre a importância dos gestores preocuparem-se efetivamente com o momento comunicativo, o qual pode apresentar algumas limitações, atrapalhando o fluxo das informações e classificam-se em barreiras à comunicação eficaz. Uma das principais barreiras é a sobrecarga de informações, pois as pessoas de posse de tantas informações que chegam filtram o que acham mais necessário, podendo assim, deixar de fora algo importante sem perceber. O tipo de informação também pode ser uma barreira, ou seja, a aceitação é maior quando se enquadra nas concepções do indivíduo, sendo assim se a informação entre em conflito com as concepções pessoais do indivíduo pode ser aceita ou não, ou pode ainda ser descartada por ele. A fonte de onde provem a informação também pode ser uma barreira, pois pode haver fonte com maior ou menor credibilidade. Ainda as distrações do ambiente como a localização física, ou seja a distancia dos interlocutores (de um setor para outro, posicionamento no balcão) ou a movimentação do ambiente (telefone tocando, conversas, ruídos) interferem em uma troca de informação de maneira qualificada, (CHIAVENATO, 2010; GIL, 2016; ROBBINS, 2005).

A capacidade de perceber as consequências da comunicação, as condições de interlocução entre transmissor e receptor são competências que o gestor precisa desenvolver, pois tendo a habilidade de controlar a comunicação, ele conseguirá planejar como, quando e o que comunicar. Pode ainda estar atento as reações não verbais dos seus técnicos-administrativos de sua equipe, tornando a comunicação cada vez mais eficaz. Chiavenato

(8)

(2010) destaca que existem numerosas técnicas que ajudam a melhorar a comunicação que podem ser utilizadas pelos administradores, no entanto um dos pré-requisitos para seu uso é a percepção que a comunicação envolve o ato de compreender e ser compreendido e que um bom comunicador deve também ser um bom receptor.

3 METODOLOGIA DO ESTUDO

Para classificar o presente estudo, dentre as muitas e variadas publicações que abordam sobre a metodologia de pesquisa, definiu-se como base teórica as concepções de Gil, (1991) e Vergara (2009).

Neste sentido, do ponto de vista dos objetivos a pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, trata-se de pesquisa de natureza aplicada, e em relação à forma de abordagem do problema esta pesquisa classifica-se de forma quantitativa. Relativo aos procedimentos técnicos, o estudo classifica-se como pesquisa bibliográfica e estudo de caso. (VERGARA, 2009; GIL, 1991).

A coleta das informações iniciou-se por meio da pesquisa bibliográfica dos principais temas que envolvem a satisfação no trabalho e a comunicação. Na sequência obteve-se a coleta dos dados, no mês de novembro/2017, onde foi solicitado aos colaboradores sujeitos dessa pesquisa, sua participação por meio de respostas ao questionário, (apêndice A). O questionário foi elaborado pela autora com base no referencial teórico, constituído por 30 afirmativas, onde os colaboradores puderam atribuir um dos níveis seguintes para cada questão: discordo totalmente, discordo, não discordo nem concordo, concordo, concordo plenamente, também por uma questão dissertativa: outros comentários, sugestões ou críticas sobre a comunicação interna. O questionário foi aplicado aos 23 colaboradores da Coordenadoria Financeira do Câmpus de Ijuí sendo 21 os respondentes. No questionário solicitou-se a identificação do perfil dos participantes através de itens como: gênero, idade, estado civil, tempo de serviço e grau de instrução. Também foi aplicado um questionário ao gestor da Coordenadoria Financeira, (apêndice B). As perguntas foram elaboradas de modo a comparar se o gestor e seus colaboradores têm a mesma visão/entendimento de como funciona a comunicação interna na Instituição e no setor em estudo.

Para análise dos dados utilizou-se de procedimentos qualitativos, como a interpretação de dados considerando o referencial teórico, e quantitativos, quando as informações foram traduzidas em números para as análises, através da elaboração de planilhas no programa Excel, com a tabulação dos dados obtidos, conforme tabelas expressas neste trabalho.

(9)

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Após aplicar o questionário aos colaboradores da Coordenadoria Financeira da Unijuí, iniciou-se o tratamento e as análises dos dados levantados. Na sequência estes dados e informações são demonstradas por meio de quadros e sendo eles discutidos ao longo do texto. Utilizou-se da porcentagem de acordo com a frequência das respostas as questões do questionário. Este capítulo está dividido em duas seções, sendo o item 4.1 onde consta a análise das percepções da amostra de colaboradores e do gestor em relação à comunicação interna e 4.2 demonstrando o plano de ação/ proposições - apresentando ideias.

4.1 Análise das Percepções da Amostra de Colaboradores e do Gestor em Relação à Comunicação Interna

Neste capítulo apresentam-se os resultados dos questionários aplicados contendo os dados das percepções dos colaboradores, os quais estão demonstrados e comentados na sequencia, estão expressas também as respostas do gestor da Coordenadoria Financeira.

Representado no quadro 1, as respostas dos colaboradores acerca do conhecimento relativo ao tema comunicação.

Quadro 1 – Percepção da amostra quanto a conceito de comunicação

Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Comunicação é a transferência de

informações de uma pessoa para outra 0 0% 1 5% 2 10% 10 48% 8 38% Fonte: Coleta de dados, novembro de 2017.

Por meio da análise ao quadro 1 percebe-se que 86% dos colaboradores concordam ou concordam totalmente com a afirmativa, sendo essa também a opinião do gestor.

Esta afirmativa é correta, no entanto ela pode ser complementada, pois na visão de Chiavenato (2010) comunicação pode ser definida como a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra, é o processo de passar informação e compreensão de um indivíduo para outro, é também a forma de relacionar-se com outras pessoas através de sentimentos, ideias, pensamentos, fatos e valores, podendo ainda ser considerada forma de compartilhar conhecimento e informações.

(10)

No processo de comunicação, mensagens são enviadas pelo emissor e recebidas pelo receptor, o quadro 2, a seguir, representa a percepção dos colaboradores relativa à linguagem utilizada e as mensagens.

Quadro 2 – Percepção da amostra quanto à linguagem/mensagem

Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. As informações que são transmitidas

acontecem na mesma medida para todos.

1 5% 8 38% 7 33% 4 19% 1 5%

As orientações que recebo sobre o

meu trabalho são claras e objetivas. 0 0% 0 0% 7 33% 13 62% 1 5% A comunicação entre os colegas do

setor flui de forma clara, ela é entendida.

1 5% 3 14% 8 38% 9 43% 0 0%

A comunicação entre colaboradores de setores diferentes flui

adequadamente.

1 5% 4 19% 7 33% 9 43% 0 0%

O gestor estimula a iniciativa e o trabalho em equipe dos funcionários .

1 5% 3 14% 10 48% 7 33% 0 0%

Fonte: Coleta de dados, novembro de 2017.

Na afirmativa sobre as informações que são transmitidas acontecem na mesma medida para todos, 43% dos entrevistados discordam ou discordam totalmente, sendo esta também a visão gestor. Parte dos funcionários, 33% não concordam nem discordam. Na segunda afirmativa, se as orientações recebidas sobre o trabalho se são claras e objetivas, a maioria dos entrevistados 67% (somando os que concordam com os que concordam plenamente), concordam com a afirmação, do mesmo modo o gestor. É muito importante que colaborador receba as orientações de tudo o que precisa fazer e de como deve fazer. Na questão onde permitiu-se resposta aberta foi colocado que muitas vezes para um a atividade é simples e já para o outro pode ser mais complexa. Já relativo à comunicação entre os colegas, sejam do mesmo setor ou de setores diferentes 43% dos entrevistados concordam com a afirmativa que ela flui adequadamente, verifica-se também 38% e 33% que ficaram indiferentes sendo esse para comunicação entre colegas do setor e colegas de outros setores, respectivamente, visão esta também do gestor. A comunicação entre os colegas seja do mesmo setor ou de setores diferentes é essencial para se realizar um serviço de maneira eficiente, para isso os funcionários precisam entender-se entre si, transmitir informações de maneira adequada e relacionar-se de maneira positiva. Obteve-se também respostas que sugerem maior auxilio

(11)

entre os colegas, sugerindo que sejam tratados deforma igualitária e com isso teria um melhor relacionamento da equipe. Quando a afirmativa que se refere ao trabalho em equipe os colaboradores mostram-se neutros na maioria, isso pode representar um aspecto negativo, pois como a produtividade está diretamente ligada ao bem-estar dos colaboradores, é necessário que o gestor estimule, incentive e mantenha em sua equipe um relacionamento respeitoso entre os colegas de trabalho, isso valoriza o funcionário como trabalhador e como pessoa.

No quadro 3, a percepção da amostra relacionada aos canais de comunicação.

Quadro 3 – Percepção da amostra quanto aos canais de comunicação

Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Os meios de comunicação internos do

setor são claros e úteis e mantém a equipe informada.

0 0% 7 33% 6 29% 7 33% 1 5%

A "Rádio corredor" é fonte de

informações no ambiente de trabalho. 1 5% 2 10% 9 43% 8 38% 1 5% É normal ver o gestor percorrer o

setor e conversar informalmente com os colaboradores.

2 10% 6 29% 7 33% 6 29% 0 0%

Fonte: Coleta de dados, novembro de 2017.

Relativo aos meios de comunicação internos e as informações, os resultados apontam que a equipe se divide no mesmo percentual discordando e concordando ambos em 33%, já os neutros somam 29%. Sendo assim, é necessário dar uma maior atenção a este aspecto, pois, as informações precisam veicular, para assim manter a equipe atualizada e informada a assim obter os resultados desejados. Quanto à afirmação sobre a rádio corredor ser uma fonte de informação os imparciais representam 43%, sendo o mesmo para os que concordam e concordam plenamente com a afirmativa, pode ser um fator a ser observado, visto que muitas vezes a informação pode não vir de uma fonte segura, ser equivocada e com isso causar problemas ao setor e a Instituição. Relacionado à comunicação informal do gestor/colaboradores 8 deles discordam que ele a pratica, 7 ficam imparciais e 6 concordam. Essa comunicação é muito importante, pois muitas vezes em uma conversa informal permite ao colaborador falar com gestor de forma direta e não oficial, do mesmo modo para o gestor, é um canal que merece ser explorado, visto que permite um melhor relacionamento entre gestor/colaborador. Para o gestor nas perguntas abertas sobre quais os canais que utiliza e por ordem de relevância, primeiro citou o e-mail, segundo a comunicação pessoal e terceiro as reuniões de equipe.

(12)

No quadro 4 encontram-se os dados sobre barreiras e ruídos na comunicação.

Quadro 4 – Percepção da amostra relativa à barreiras/ruídos na comunicação

Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. A comunicação, ou a falta dela,

acarreta em problemas no desfecho do meu trabalho.

1 5% 3 14% 1 5% 11 52% 5 24%

Sinto-me, ou já me senti constrangido

ao perguntar algo que não entendi 1 5% 7 33% 4 19% 8 38% 1 5% O acesso às mídias sociais e uso do

celular atrapalham a minha produtividade

2 10% 12 57% 6 29% 1 5% 0 0%

O gestor está disponível quando preciso dele e oferece orientação para solução de problemas

0 0% 0 0% 5 24% 14 67% 2 10%

Fonte: Coleta de dados, novembro de 2017.

Em análise a este aspecto da comunicação conforme dados levantados e expostos no quadro 4, pode concluir que na opinião dos colaboradores a comunicação é importante e concordam com a afirmativa que problemas na comunicação afetam o seu trabalho, também 9 dos 21 colaboradores sentem-se constrangidos ao se dirigir ao gestor para sanar suas dúvidas, e 16 funcionários afirmam que o gestor tem disponibilidade e orienta seus colaboradores. Entende-se dessa forma que o diálogo existe, mas precisa ser aprimorado, pois o gestor oferece disponibilidade, mas não é buscado pelo colaborador. O sucesso na comunicação não depende só da forma como é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental, o fazer entender torna-se um dos principais desafios para os gestores. Em atenção ao questionamento sobre o uso do celular e o acesso as mídias sociais colaboradores e gestor divergem, enquanto os colaboradores não concordam que sua utilização atrapalha a produtividade, já o gestor, acredita que sim. Tem-se um impasse nesse sentido o que pode ser amenizado por meio de diálogo e normas claras dessa utilização. Para o gestor em questão aberta esse item cita que são as críticas em relação ao trabalho do outro, e que ocorrem por dois motivos: não compreender a atividade do outro e por ciúmes do colega achando que trabalha mais que ele. Também coloca que é importante compreender seu papel na instituição e principalmente o comportamento profissional.

(13)

Quadro 5 – Resultado esperado Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. A UNIJUÍ se preocupa em informar

os funcionários sobre os fatos, as mudanças e acontecimentos ocorridos.

1 5% 4 19% 4 19% 11 52% 1 5%

O acesso às mídias sociais e uso do celular ajudam a melhorar a qualidade do meu trabalho.

0 0% 4 19% 11 52% 6 29% 0 0%

Fonte: Coleta de dados, novembro de 2017.

Relativo se a Unijuí se preocupa em informar seus funcionários sobre os fatos, as mudanças e acontecimentos ocorridos, 52% dos colaboradores e o gestor concordam que a Instituição se preocupa em manter os colaboradores bem informados sobre os acontecimentos. Essa prática é positiva, pois funcionários informados/atualizados transmitem aspectos positivos como a confiança. Referente ao acesso às mídias sociais e uso do celular se eles ajudam a melhorar a qualidade do trabalho 52% dos colaboradores preferiram manterem-se neutros, já o gestor discorda dessa afirmativa.

O quadro 6, a seguir, demonstra os dados relativos a feedback.

Quadro 6 – Percepção da amostra relativa ao feedback

Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. No geral a comunicação na

Instituição ocorre de forma adequada, eficiente.

1 5% 7 33% 4 19% 9 43% 0 0%

Tenho liberdade para falar abertamente sobre trabalho com o gestor.

0 0% 3 14% 3 14% 13 62% 2 10%

O gestor oferece feedback referente

ao trabalho realizado. 0 0% 9 43% 8 38% 4 19% 0 0%

Julgo receber feedbackdo meu gestor extremamente importante e sempre procuro aceitar e buscar melhorias no processo.

0 0% 0 0% 2 10% 17 81% 2 10%

Considero que meu trabalho é

avaliado de forma justa pelo gestor. 1 5% 4 19% 9 43% 7 33% 0 0% O gestor é um bom líder e aceita

sugestões de melhoria. 1 5% 3 14% 9 43% 8 38% 0 0%

(14)

O feedback na visão de Robbins (2005) é o elo final no processo de comunicação, verificando o sucesso na transmissão da mensagem, como pretendia-se inicialmente. Pode-se dizer que é um retorno sobre uma mensagem que foi enviada e recebida.

Dos 21 colaboradores, 17 julgam ser importante o feedback e que buscam melhorias a partir dele. No entanto ao ser questionado sobre recebê-lo apenas 4 dos 21 concordam com essa prática, nota-se que a maioria dos colaboradores está receptivo para o feedback, porém o gestor em sua resposta ficou imparcial sobre a afirmativa.

Essa prática do feedback é uma ferramenta muito importante, é uma oportunidade para enaltecer os pontos positivos e apontar o que precisa ser melhorado, contribui ainda para a motivação dos colaboradores, pois esse retorno acerca de comportamentos e dos processos de trabalho são necessários para o alinhamento da comunicação entre líder e liderados, otimização das atividades, redirecionamento de ações, entre outros, contribuindo para a evolução das pessoas e consequentemente da Instituição.

Sobre a avaliação do trabalho 43% dos colaboradores ficaram imparciais, e 33% concordam que sim, sendo essa a resposta do gestor. Esse percentual de indiferença pode representar insatisfação parcial dos colaboradores, podendo ser reflexo de insegurança, desmotivação e insatisfação, e por esse motivo sua performance pode ser prejudicada, o que reflete nos resultados da empresa e contribui também para a perda dos talentos que nela trabalham.

Questionados sobre liderança e no quesito de sugestão de melhorias novamente o maior percentual apresenta-se no grupo indiferente, seguido dos que concordam perfazendo um percentual de 38%. Já o gestor acredita ser bom líder e aceitar as melhorias vindas dos colaboradores.

Para Chiavenato (2010) os gerentes eficazes estão sendo definidos mais como lideres, ou treinadores do que como chefes, espera-se desse modo que eles consigam fornecer instruções, orientação, direção, aconselhamento, estimulo e incentivo para ajudar as pessoas a melhorar seu trabalho.

Nas perguntas abertas um dos respondentes coloca que tão importante quanto saber falar, é saber ouvir, e que muitos líderes o desconsideram. É importante saber ouvir e estar aberto para receber retorno dos funcionários sobre a gestão, sejam eles positivos ou negativos, pois permite ao gestor avaliar suas próprias ações e caso necessário corrigi-las.

O quadro 7, a seguir, expressa os dados da amostra sobre relação entre emissor e receptor.

(15)

Quadro 7 – Percepção da amostra relativa à relação entre emissor e receptor Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. A comunicação entre gestor e

colaboradores é transparente. 1 5% 6 29% 6 29% 7 33% 1 5% O gestor mantem os colaboradores

bem informados sobre os fatos que acontecem na Instituição.

1 5% 6 29% 4 19% 9 43% 1 5%

O gestor delega competências e

responsabilidades. 0 0% 1 5% 3 14% 17 81% 0 0%

Posso ser considerado como um bom

comunicador. 0 0% 0 0% 7 33% 12 57% 2 10%

O relacionamento entre os colaboradores do setores CAA e Tesouraria é satisfatório.

3 14% 3 14% 7 33% 8 38% 0 0%

Fonte: Coleta de dados, novembro de 2017.

Na comunicação gestor/colaborador as opiniões se dividem nas que concordam, discordam e ficaram neutras. No entanto essa comunicação é de suma importância, as informações sejam elas ascendentes ou descendentes precisam utilizar-se de clareza e entendimento, para que as atividades do setor sejam concluídas com sucesso. Na opinião da maioria dos colaboradores o gestor mantem a equipe bem informada sobre fatos acontecidos, no entanto sete colaboradores discordam. Os colaboradores acreditam serem bons comunicadores, já o gestor nesta questão ficou neutro. No relacionamento entre os colegas 8 concordam, 6 discordam e 7 permaneceram neutros. Para o bom andamento da equipe o bom relacionamento é fundamental, cabe ao gestor verificar o que pode ser melhorado nesse aspecto de modo a propiciar um ambiente de trabalho agradável e produtivo.

No quadro 8, as percepções da amostra sobre satisfação com o trabalho.

Quadro 8 – Percepções da amostra relativo a níveis de satisfação com o trabalho

Afirmativa Discordo Totalmente Discordo Não Concordo Nem Discordo Concordo Concordo Totalmente

Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Freq. Perc. Sinto-me satisfeito com o meu

trabalho. 0 0% 0 0% 3 14% 15 71% 3 14%

Nos últimos seis meses o meu nível de satisfação relacionado com meu trabalho permaneceu inalterado.

1 5% 4 19% 7 33% 8 38% 1 5%

Essa pesquisa sobre a comunicação interna e os seus resultados pode possibilitar melhorias para os funcionários e para o setor.

0 0% 0 0% 2 10% 11 52% 8 38%

(16)

Em análise ao quadro 8 verifica-se que 71% dos colaboradores apresentam-se satisfeitos com o seu trabalho, no entanto essa mesma representação dividiu-se de opinião se relacionada ao período dos últimos seis meses.

Dos 21 colaboradores respondentes 19 deles concordam que essa pesquisa pode trazer melhorias tanto para os colaboradores como para o setor, o que demostra que essa pesquisa pode ser o primeiro passo para melhorar os processos de comunicação e outras questões relacionadas com o assunto. Levantar dados e analisar opiniões das partes envolvidas indispensável para que sejam atingidos seus objetivos e metas e manter-se competitiva no mercado que atua.

Destacam-se os dados relativos ao perfil dos pesquisados. No aspecto idade o maior percentual está na faixa etária dos 26 a 35 anos, totalizando 48%, até 25 anos 24%, de 36 a 45 anos e acima de 46 anos, ambos com 14%. Tempo de serviço, maior percentual para os colaboradores que trabalham na Instituição de 1 até 4 anos, representando 33%, este resultado pode ser considerado um aspecto positivo para o setor e para a Instituição pois encontrar funcionários comprometidos e que busquem estabilidade no emprego está cada vez mais difícil. De 4 a 10 anos de tempo de serviço 28%, mais de 10 anos 24%, até 01 ano 5% e não responderam 10%. Quanto ao gênero as mulheres representam 71%, homens 19% e não responderam 10%. Foram obtidas 19 respostas dos 21 colaboradores. Estado civil, casados com 57%, solteiros 28%, separados 5%, e nenhum colaborador é viúvo. Responderam ao questionário 19 dos 21 colaboradores. Na escolaridade apresentam curso superior incompleto 52%, com ensino superior completo e pós-graduados 19% cada um e 10% possui ensino médio. Essas informações permitem afirmar que o grupo pesquisado é distinto, seja no aspecto de experiência profissional, seja pela idade, e com isso havendo formas de pensar e agir bastante diferenciados, pois a maneira de ver a Instituição é de acordo com as experiências de cada um.

4.2 Plano de Ação/ Proposições - Apresentando Ideias

Visando auxiliar o processo de comunicação existente e observando um dos objetivos específicos, seguem algumas ideias que podem contribuir para melhorias da satisfação no trabalho relativa ao processo de comunicação existente:

a) Realização de pesquisas internas - pesquisas de clima ou mesmo pesquisas simples, para conhecer/compreender as propostas dos colaboradores.

(17)

b) Realização de reuniões: por meio de um cronograma fixo de reuniões para repassar as informações relevantes e para que estas atinjam a todos ao mesmo tempo, pequenas reuniões diárias, para troca de ideias, para os colaboradores tirarem dúvidas sobre algum processo, realização de reuniões em grupo com maior frequência sejam elas formais ou informais, pois dessa forma a comunicação é mais rápida, e a mensagem pode ser emitida e recebida em curto prazo, assim como o feedback, podendo receber o retorno de duvidas instantaneamente, reuniões individuais onde o colaborador possa expressar como está se sentindo em relação ao trabalho e também deixar sugestões de melhorias sendo também um momento para o gestor conduzir algo que precisa ser melhorado, ou mesmo fazer um elogio.

c) Qualificação no canal de comunicação: e-mail permite que se pense o melhor possível em como uma determinada mensagem será passada, não correndo o risco de serem mal interpretadas, ou de não serem compreendidas, podem ser registrados e armazenados; verificar, no entanto, que como não exige uma resposta imediata, este canal pode não ser o mais viável, caso uma resposta esteja sendo esperada e também pode não ser lido.

d) Elaboração de normas de utilização claras e por escrito, relacionadas ao acesso as mídias sociais e a utilização do celular, deixando os colaboradores cientes de como fazê-lo, deixando transparente esse entendimento.

e) Estímulo para a comunicação verbal: diálogos, conversas, bate papo, troca de ideias, pois muitas vezes grandes ideias estão nas pessoas que convivem cotidianamente com as tarefas da organização, pois convivem com os problemas da empresa, buscando aumentar a participação dos colaboradores, o gestor também pode monitorar o entendimento das mensagens da sua equipe.

f) Realização de cursos que possam vir a contribuir para a otimização das atividades, também de formação/orientação sobre os processos de trabalho, tira dúvidas e palestras motivacionais.

g) Realização de encontros informais - proporcionar momentos de descontração, como happy hours, almoços ou outros eventos nos quais todos podem interagir e conversar sobre assunto fora do trabalho.

5 CONCLUSÃO

O presente estudo teve por finalidade responder alguns objetivos relativos ao processo de comunicação na Coordenadoria Financeira da Unijuí. Por meio da elaboração do

(18)

referencial teórico, buscou-se opiniões de diversos autores que dissertam sobre a comunicação nas organizações.

Finalizando o processo de elaboração desse artigo, constata-se que seu proposito inicial foi atingido em sua essência. Destacam-se alguns aspectos que podem ser representativos do todo, consolidando o trabalho de análise e interpretação dos dados.

Relativo ao assunto linguagem/mensagem, os resultados da pesquisa mostram na sua maioria que as informações transmitidas não acontecem na mesma medida para todos, que as orientações recebidas sobre o trabalho quase a totalidade expressa que são claras e objetivas. Relativo à comunicação entre os colegas do setor ou de setores diferentes a maioria das opiniões diz que ela flui de maneira satisfatória, alguns ficaram indiferentes. Sobre o trabalho em equipe a maioria mostra-se neutra em sua resposta. Identifica-se a possibilidade de melhorias neste item, como a realização de reuniões passando as informações a todos, que todos sejam tratados deforma igualitária, que gestor estimule e incentive sua equipe.

No aspecto canais de comunicação os utilizados pelo gestor por ordem de relevância, são o e-mail, a comunicação pessoal e as reuniões de equipe. Os colaboradores expressam empate discordando e concordando quanto aos meios de comunicação e as informações, se estão de acordo ou não. Identifica-se a rádio corredor como uma fonte de informação e a ocorrência da comunicação informal do gestor divide as opiniões. Para uma melhor comunicação realizar reuniões mantendo a equipe atualizada e informada, e evitando assim, informações equivocadas que podem vir a causar problemas para o setor e a Instituição, explorar o canal do diálogo, das conversas informais permitindo um melhor relacionamento entre colaborador/gestor.

Relacionado a barreiras/ ruídos na comunicação, os colaboradores expressam que a ocorrência de problemas na comunicação afetam seu trabalho, parte dos respondentes sente-se constrangido ao se dirigir ao gestor, a maioria dos colaboradores concorda que o gestor oferece disponibilidade. Perguntado sobre o uso do celular e do acesso as mídias sociais colaboradores e gestor divergem, os colaboradores não concordam que sua utilização atrapalha a produtividade, já o gestor, acredita que sim. Este impasse pode ser amenizado por meio de diálogo e normas claras dessa utilização. Considerando os ruídos e como a Coordenadoria Financeira é um setor de atendimento e pode ter essa ocorrência, poderia ser feito um estudo para identificar se eles existem e quais são os elementos que mais causam ruídos durante a troca de informações e procurar amenizá-los ou realizar adequações.

Na visão da maior parte dos colaboradores a Unijuí se preocupa em informar seus funcionários sobre os fatos, as mudanças e acontecimentos ocorridos. Já sobre o

(19)

questionamento se acesso as mídias sociais e uso do celular, se ajudam a melhorar a qualidade do trabalho 52% dos colaboradores preferiram manter-se neutros e o gestor discorda dessa afirmativa. Para um melhor alinhamento de opiniões este aspecto pode ser discutido por meio de diálogo e normas claras dessa utilização.

No que se refere ao feedback, 17 dos 21 respondentes julgam ser importante e buscam melhorias a partir dele. Ao ser questionado sobre recebê-lo apenas 4 dos 21 concordaram com a prática, já o gestor ficou indiferente nesta resposta. Sobre receber a avaliação do trabalho 43% dos colaboradores ficaram imparciais, e 33% concordam que sim, sendo essa a resposta do gestor. Sobre liderança e são aceitas as sugestões de melhorias, ocorreram nove respostas neutras, seguido de oito que concordam. Já o gestor acredita ser bom líder e aceitar as sugestões de melhoria vindas dos colaboradores. Percebe-se que esse processo pode ser alinhado por meio de reuniões individuais, pois o diálogo permite ao gestor enaltecer os pontos positivos e apontar o que precisa ser melhorado em cada colaborador, o gestor precisa saber ouvir e estar aberto para receber retorno dos funcionários sobre a sua gestão, sejam eles positivos ou negativos, podendo avaliar suas próprias ações e se necessário corrigi-las.

Sobre a relação entre emissor/receptor as respostas sobre a comunicação gestor/colaborador se dividem nas que concordam, discordam e neutras. A maioria dos colaboradores afirma que o gestor mantem a equipe bem informada sobre fatos acontecidos, já sete colaboradores discordam. Os colaboradores acreditam serem bons comunicadores, o no relacionamento entre os colegas se ele é satisfatório 8 concordam, 6 discordam e 7 permaneceram neutros. Para promover um melhor entrosamento entre os colegas podem ser promovidos bate papos, conversas e encontros não formais, auxiliando a terem um bom relacionamento.

E finalmente sobre satisfação com o trabalho, verifica-se que 71% dos colaboradores apresentam-se satisfeitos com ele, no entanto essa mesma representação dividiu-se de opinião se relacionada ao período dos últimos seis meses e dos 21 colaboradores respondentes 19 concordam que essa pesquisa pode trazer melhorias tanto para os colaboradores como para o setor. Sugere-se a realização de uma pesquisa de clima organizacional, bem como avaliar mais detalhadamente o perfil de cada indivíduo, já que características e valores individuais geram diferentes sentimentos e atitudes em relação à satisfação no trabalho.

A realização dessa pesquisa pode ser o primeiro passo para melhorar os processos de comunicação e outras questões relacionadas com o assunto tanto na Coordenadoria Financeira, como também na Instituição, com isso, destaca-se a possibilidade de aprofundamento e sequencia do estudo considerando a sua amplitude. Tem-se a consciência

(20)

que o presente artigo, apenas contempla parte de todo o contexto da área, no entanto, foi de fundamental importância e colaborou para o conhecimento da autora, contribuindo para sua formação na área de gestão de pessoas.

(21)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALEIXO, Nelson da Silva Junior. Satisfação no trabalho: Um Estudo entre os

Funcionários dos Hotéis de João Pessoa. Psico-USF, João Pessoa, v.6, n.1, p.47-57,

jan./jun. 2001.

Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/pusf/v6n1/v6n1a07.pdf>. Acesso em 22/06/2017. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento Organizacional. A dinâmica do sucesso das

organizações. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 539p.

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2016. 321p.

________. Como elaborar projetos de pesquisa. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1991.

LACOMBE, Francisco José Masset. Teoria geral da administração. São Paulo: Saraiva 2009. 351p.

MARQUES, José Roberto Marques. Comunicação Interpessoal nas Organizações. Instituto Brasileiro de Coaching. Dez. 2015. Acesso em 17.08.2017. Disponível em:

http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/comunicacao-interpessoal-nas-organizacoes/>.

NIKITENKO, Eveline Cigana. Análise da dinâmica organizacional nos elementos de

liderança e comunicação na empresa CarHouse Veículos Ltda. Trabalho de conclusão de

curso. Unijuí, 2015. 50p.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. 11. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. 536 pg.

SPECTOR, Paul E. Psicologia nas organizações. Tradutor Solange Aparecida Visconte; revisor técnico Maria Jose Tonelli – São Paulo: Saraiva, 2002. 452 p.

UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul – Sobre a Unijuí. Disponível em:http://www.unijui.edu.br/institucional/sobre-a-unijui>. Acesso em 07.05.2017. ________.

Trabalhos Acadêmicos: apresentação, referências e citações. Coleção

Cadernos Unijuí. Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques. 2 ed. Ijuí: Unijui,

2016.

VERGARA, Sylvia Constant. Projetos de pesquisa em administração. 10. Ed – São Paulo: Atlas, 2009. 94p.

(22)

APÊNDICES:

Apêndice – A: Questionário Funcionários Perfil do entrevistado:

Idade: Tempo de Trabalho: Sexo: Estado Civil: ( ) Até 25 anos ( ) até 1 ano ( ) Masculino ( ) Solteiro (a) ( ) de 26 a 35 anos ( ) de 1 ano até 4 anos ( ) Feminino ( ) Casado (a) ( ) de 36 a 45 anos ( ) de 4 anos até 10 anos ( ) Separado (a) ( ) acima de 46 anos ( ) mais de 10anos ( ) Viúvo (a) Grau de instrução:

( ) Ensino Fundamental ( ) Superior completo ( ) Ensino Médio ( ) Pós Graduado

( ) Superior incompleto ( ) outros: especificar...  Instruções para preenchimento do questionário:

1- Não é preciso se identificar

2- Responda todas as alternativas. Não deixe nenhuma em branco.

3- Assinale com um X a resposta que melhor represente sua opinião com relação às afirmações, sendo:

(1) Discorda totalmente (2) Discorda (3) Não discorda nem concorda

(4) Concorda (5) Concorda plenamente.

Afirmativas 1 2 3 4 5

1 Comunicação é a transferência de informações de uma pessoa para outra

2 A UNIJUÍ se preocupa em informar os funcionários sobre os fatos, às

mudanças e acontecimentos ocorridos.

3 No geral a comunicação na Instituição ocorre de forma adequada, eficiente.

4 Os meios de comunicação internos do setor são claros e úteis e mantém a

equipe informada

5 A comunicação entre gestor e colaboradores é transparente

6 O gestor mantem os colaboradores bem informados sobre os fatos que

acontecem na Instituição

7 As informações que são transmitidas acontecem na mesma medida para todos

8 As orientações que recebo sobre o seu trabalho são claras e objetivas

9 A comunicação, ou a falta dela, acarreta em problemas no desfecho do meu

trabalho

10 O gestor delega competências e responsabilidades

11 Tenho liberdade para falar abertamente sobre trabalho com o gestor

12 Sinto-me, ou já me senti constrangido ao perguntar algo que não entendi

13 Posso ser considerado como um bom comunicador

14 O relacionamento entre os colaboradores do setores CAA e Tesouraria é

satisfatório

15 Os funcionários do setor, estão na medida do possível, sempre abertos para

(23)

16 A comunicação entre os colegas do setor flui de forma clara, ela é entendida

17 A comunicação entre colaboradores de setores diferentes flui adequadamente

18 A "Rádio corredor" é fonte de informações no ambiente de trabalho

19 É normal ver o gestor percorrer o setor e conversar informalmente com os

colaboradores

20 O acesso às mídias sociais e uso do celular ajudam a melhorar a qualidade do

meu trabalho

21 O acesso às mídias sociais e uso do celular atrapalham a minha produtividade

22 O gestor oferece feedback referente ao trabalho realizado

23 Julgo receber feedback do meu gestor extremamente importante e sempre

procura aceitar e buscar melhorias no processo 24 Considero que seu trabalho é avaliado de forma justa pelo gestor

25 O gestor é um bom líder e aceita sugestões de melhoria

26 O gestor estimula a iniciativa e o trabalho em equipe dos funcionários

27 O gestor está disponível quando preciso dele e oferece orientação para solução

de problemas

28 Sinto-me satisfeito com o meu trabalho

29 Nos últimos seis meses o meu nível de satisfação relacionado com meu

trabalho permaneceu inalterado

30 Essa pesquisa sobre a comunicação interna e os seus resultados pode

possibilitar melhorias para os funcionários e para o setor

31- Outros comentários, sugestões ou críticas sobre a comunicação interna:

APÊNDICE – B:Questionário Gestor Perfil do entrevistado:

Idade: Tempo de Trabalho: Sexo: Estado Civil: ( ) Até 25 anos ( ) até 1 ano ( ) Masculino ( ) Solteiro (a) ( ) de 26 a 35 anos ( ) de 1 ano até 4 anos ( ) Feminino ( ) Casado (a) ( ) de 36 a 45 anos ( ) de 4 anos até 10 anos ( ) Separado (a) ( ) acima de 46 anos ( ) mais de 10anos ( ) Viúvo (a) Grau de instrução:

( ) Ensino Fundamental ( ) Superior completo ( ) Ensino Médio ( ) Pós Graduado

( ) Superior incompleto ( ) outros: especificar...

Instruções para preenchimento do questionário:

 Responda todas as alternativas. Não deixe nenhuma em branco

 Assinale com um X a resposta que melhor represente sua opinião com relação às afirmações, sendo:

(1) Discordo totalmente (2) Discordo (3) Não discordo nem concordo

(24)

Afirmativas 1 2 3 4 5 1 Comunicação é a transferência de informações de uma pessoa para outra

2 A UNIJUÍ se preocupa em informar os funcionários sobre os fatos, às

mudanças e acontecimentos ocorridos.

3 No geral a comunicação na Instituição ocorre de forma adequada, eficiente.

4 Os meios de comunicação internos do setor são claros e úteis e mantém a

equipe informada

5 A comunicação entre gestor e colaboradores é transparente

6 Eu enquanto gestor mantenho os colaboradores bem informados sobre os fatos

que acontecem na Instituição

7 As informações que transmito acontecem na mesma medida para todos os seus

colaboradores

8 As orientações relativas ao trabalho, que passo para meus funcionários são

claras e objetivas

9 A comunicação, ou a falta dela, acarreta em problemas no desfecho do trabalho

dos colaboradores.

10 Enquanto gestor, delego competências e responsabilidades

11 Os meus colaboradores tem liberdade para falar-me abertamente sobre trabalho

12 Na minha visão, os colaboradores sentem-se, ou já se sentiram constrangidos

ao me perguntar algo que não entenderam

13 Posso ser considerado como um bom comunicador

14 Na minha visão o relacionamento entre os colaboradores do setores CAA e

Tesouraria é satisfatório

15 Os funcionários que lidero, estão na medida do possível, sempre abertos para

comunicação entre eles

16 Na minha visão, a comunicação entre os colegas do setor flui de forma clara,

ela é entendida

17 A comunicação entre colaboradores de setores diferentes flui adequadamente

18 A "Rádio corredor" é fonte de informações no ambiente de trabalho

19 Desenvolvo a prática de percorrer os setores (CAA e Tesouraria)e conversar

informalmente com os meus colaboradores

20 Na minha visão, o acesso às mídias sociais e uso do celular ajudam a melhorar

qualidade do trabalho do colaborador

21 Na minha visão, o acesso às mídias sociais e uso do celular atrapalham a

produtividade do colaborador

22 Pratico o feedback aos colaboradores referente ao trabalho realizado

23 Dar feedback aos colaboradores é extremamente importante e sempre procuro

sugerir melhorias

24 Avalio de forma justa o trabalho dos seus colaboradores

25 Como bom líder e aceito sugestões de melhoria vindas dos Funcionários que

Lidero

26 Estimulo a iniciativa e o trabalho em equipe dos meus funcionários

(25)

27 Estou sempre disponível quando os funcionários precisam tirar dúvidas e

ofereço orientação para solução de problemas 28 Os funcionários do setor que gerencio sentem-se satisfeitos com o trabalho

29 Nos últimos seis meses, o nível de satisfação dos colaboradores relacionado

com o trabalho permaneceu inalterado.

30 Essa pesquisa sobre a comunicação interna e os seus resultados pode

possibilitar melhorias para os funcionários e para o setor.

Questões dissertativas:

31 – Mencione por ordem de relevância os principais canais de comunicação que utilizas para dar conta de passar os objetivos do setor a equipe.

32 – Quais são os principais ruídos, barreiras, gargalos na comunicação no setor que dirige? 33 – Quais são as estratégias para estimular a iniciativa e o trabalho em equipe?

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

Pode-se perceber que a COTRISOJA, como uma organização que está inserida em uma comunidade e dependente desta para a concretização de seus objetivos não foge de

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

FIGURA 1: Valores médios da porcentagem de germinação de sementes de Hymenaea stigonocarpa submetidas a diferentes tratamentos pré-germinativos.. contrapartida, Souza et

O TBC surge como uma das muitas alternativas pensadas para as populações locais, se constituindo como uma atividade econômica solidária que concatena a comunidade com os

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

As principais constatações identificam ações e práticas no âmbito da gestão logística e da cadeia do abastecimento que contribuem para o equilíbrio entre os

de uma instituição de ensino público federal e sua principal contribuição, tanto na perspectiva prática quanto teórica, reside na análise de aspectos da