• Nenhum resultado encontrado

SIMULADO UFSC SEGUNDO ANO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SIMULADO UFSC SEGUNDO ANO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SIMULADO UFSC – SEGUNDO ANO

1. Observe o gráfico a seguir

A partir da interpretação do gráfico e com base nos seus conhecimentos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre o tema agricultura.

01) A fertilidade do solo e a sua disponibilidade não interferem na produção agrícola.

02) A biotecnologia aplicada às atividades agrícolas tem como único objetivo a erradicação da fome, principalmente nos países do Eixo Sul.

04) A produção de soja e cana-de-açúcar é muito mais elevada que a dos produtos voltados para a subsistência.

08) Sobretudo nas regiões mais ricas do planeta, a agricultura insere-se na cadeia produtiva dos agronegócios, cujas culturas registram elevados investimentos em capital e alta tecnologia.

16) No Brasil, na década de 1970, como forma de aliviar a pressão sobre a "conta petróleo", intensifica-se a cultura da cana-de-açúcar para produção de álcool como alternativa para substituir a gasolina nos motores dos veículos.

32) Com a introdução dos cultivos da cana-de-açúcar e da soja, as propriedades monocultoras deixaram de existir em toda extensão das terras agricultáveis do território brasileiro.

(2)

Com base nos seus conhecimentos e a partir da análise do mapa, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S) sobre as relações de trabalho e de produção no Brasil.

01) No meio urbano brasileiro, uma das atividades que mais recruta mão de obra infanto-juvenil é o trabalho doméstico.

02) Infere-se do mapa que o extrativismo do carvão vegetal é uma das atividades que mais explora mão de obra infanto-juvenil nas Regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil.

04) O trabalho é o principal elemento que une dois grupos totalmente antagônicos: a burguesia e o proletariado.

08) No Brasil, um dos ramos da economia em que se observa a absorção considerável, em caráter temporário, da mão de obra infanto-juvenil é a agricultura.

16) Do ponto de vista legal, os brasileiros com idade igual ou superior a 14 anos podem exercer sem restrições qualquer atividade produtiva.

3. Com base no quadro a seguir, referente à população urbana e rural do Brasil, de 1970 a 2000, é correto afirmar:

01) O crescimento da população urbana está relacionado exclusivamente ao êxodo rural.

02) O declínio da população rural, nos últimos 30 anos, está relacionado à redistribuição espacial da população em assentamentos rurais.

04) A contenção do declínio da população brasileira, na zona rural, não exclui a possibilidade de urbanização do País. 08) O reflexo da urbanização do País ficou evidente no recenseamento de 1970.

16) O número de áreas metropolitanas e aglomerações urbanas no País tende a aumentar.

(3)

Com base na análise dos gráficos e nos conhecimentos sobre as regiões brasileiras, pode-se afirmar:

01) A ocupação da Região Sul se deu com a presença de colonos europeus, principalmente alemães e italianos, que, inicialmente, enfrentaram dificuldades de adaptação e exerceram atividades econômicas diferenciadas das demais regiões, o que concorreu para a existência de paisagens culturais diversas.

02) A predominância de mães de origem genética ameríndia na Região Norte tem raízes históricas no Período Colonial, quando um pequeno número de homens brancos gerou filhos em grande número de mulheres índias.

04) O percentual de pais de origem genética europeia, na Região Sul, excluiu a possibilidade de formação de setores mestiços na sociedade regional, visto que sua preferência por mulheres brancas impediu o cruzamento interétnico.

08) As colunas indicadoras da origem étnica das mães nas regiões Nordeste e Sudeste mostram a predominância afro-descendente na população da Região Nordeste e o relativo equilíbrio entre mestiços afro-descendentes e ameríndios no Sudeste.

16) A distribuição étnica do país registra a concentração diferenciada de afro-descendentes, índios e brancos nas diversas regiões, apesar da predominância genética de pais europeus na formação do povo brasileiro.

32) A presença marcante de japoneses e coreanos em todas as regiões remete à sua influência na composição genética do povo brasileiro desde o século XVI, especificamente nas antigas áreas produtoras de gêneros agrícolas.

64) A diversidade étnica e cultural registrada atualmente na totalidade do povo brasileiro é o resultado da mestiçagem entre europeus ao longo de cinco séculos.

5. Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo, e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

Fonte: VESENTINI, J. William. Brasil Sociedade & Espaço: Geografia do Brasil. São Paulo: Ática, 2002, p. 143. 01) O Brasil é um país bastante povoado.

02) O Brasil é um país populoso.

04) O Brasil é um país populoso e bastante povoado.

08) Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui uma baixa população relativa.

16) Por ser um país bastante povoado, o Brasil não exige políticas de desenvolvimento regional para a ocupação do território.

6. A tabela a seguir mostra o crescimento vegetativo do Brasil (1940-1991), baseada em dados do IBGE.

Sobre a evolução apresentada pelas taxas, é CORRETO concluir que

(4)

02) as taxas de natalidade e de mortalidade apresentaram declínio no período enfocado pela tabela. 04) a mortalidade aumentou visivelmente no período do pós-II Guerra Mundial.

08) o crescimento vegetativo começou a diminuir a partir da década de 60.

16) o crescimento vegetativo verificado no período de 1981 a 1991 igualou-se ao dos países desenvolvidos da Europa Ocidental.

7. Considerando o gráfico a seguir e os conhecimentos sobre as correntes migratórias para o Brasil, assinale a(s) proposição(ões) VERDADEIRA(S)

FONTE: Adas Melhem. PANORAMA GEOGRÁFICO DO BRASIL. Editora Moderna, São Paulo, 1990. 01) A participação de portugueses, no processo de colonização do Brasil, limitou-se apenas ao período colonial, que vai de 1500 a

1822.

02) O percentual de imigrantes japoneses supera o contingente representado por italianos e alemães chegados no século XIX. 04) O estímulo à imigração para o Brasil coincidiu com todo o longo período de predomínio das relações escravistas de produção,

porque os braços escravos eram insuficientes para a lavoura.

08) O maior contingente de imigrantes europeus, que veio para o Brasil, é constituído por povos atlanto-mediterrâneos, representados por portugueses, italianos e espanhóis.

16) A imigração portuguesa domina quantitativamente e foi responsável pela formação inicial da população brasileira, através do cruzamento com outras etnias.

8. Indicadores socioeconômicos são utilizados como referenciais para se medirem índices de qualidade de vida das populações. Sobre esses indicadores, assinale o que for correto.

01) Produto Interno Bruto (PIB) é o valor agregado dos bens e serviços gerados durante um ano pela economia: é a somatória de itens, como salários, juros, lucros, aluguéis. Quanto maior o PIB de um país, melhores as condições para se investir na qualidade de vida dos habitantes.

02) População Economicamente Ativa (PEA) é a parcela da população que trabalha, ou está procurando emprego. Aposentados e idosos que não trabalham, as crianças e as donas de casa que não exercem atividade remunerada representam a população não ativa economicamente.

04) Índice de Pobreza Urbana (IPU) indica o nível salarial da população e as condições das moradias nos espaços urbanos. No caso do Brasil, é utilizado pelo governo como critério para a distribuição de benefícios sociais, caso do programa Bolsa Família. 08) Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador social que reflete três variáveis básicas para uma qualidade de vida: a

expectativa de vida ao nascer, a escolaridade e o Produto Interno Bruto per capita.

16) Renda per capita corresponde à renda apurada durante um ano em função dos resultados positivos de aplicações financeiras, dividida proporcionalmente entre os investidores individuais. No cálculo é considerado o rendimento das cadernetas de poupança.

9. O mercado informal, realidade comum nas cidades dos países subdesenvolvidos, é reflexo das desigualdades socioeconômicas gestadas pelos sistemas econômicos. Tendo em vista essa afirmação, no contexto da análise do comércio e de suas implicações socioespaciais, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):

(5)

01) No Brasil, nos últimos anos, o comércio informal tem diminuído sua participação no PIB, em função da estabilidade econômica que assegurou o crescimento da renda familiar dos trabalhadores e a sua inserção no mercado de trabalho e de consumo formais.

02) Como alternativa ao mercado informal aparece uma série de atividades ilegais (narcotráfico e tráfico de pessoas, por exemplo) que se estende, inclusive, aos países desenvolvidos com economia fortalecida.

04) A economia informal apresenta vulnerabilidades com relação à fiscalização e à autuação por parte dos vários órgãos regulatórios e enfrenta problemas de acesso à justiça e a empréstimos, além da precariedade nas relações de trabalho e na estrutura física dos negócios.

08) A América Latina, com sua diversidade étnica e cultural resultante da ocupação e da exploração econômica europeia, constitui o retrato da desigualdade social também evidenciada pelo quadro econômico atual da atividade informal e pelo desemprego nos países que a compõem.

16) O setor de serviços também tem exercido um papel relevante na geração de atividades econômicas informais, como o aumento do número de obras clandestinas de cabeamento para distribuição de TV por assinatura e a venda ambulante de alimentos de produção caseira.

10. Dentre os inúmeros problemas das grandes cidades, um dos maiores é a especulação imobiliária. Ela possui várias causas e afeta a vida de milhões de pessoas, que por não possuírem renda suficiente são obrigadas a residir em lugares mais afastados e com menos estrutura urbana.

Assinale a soma da(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01) A especulação imobiliária procura valorizar os terrenos mais centrais buscando ocupar primeiro os locais mais distantes e baratos, forçando a expansão dos serviços urbanos e esperando a valorização dos imóveis mais centrais.

02) A ocupação dos imóveis urbanos deve obedecer as regras do mercado. O poder público não deve interferir na especulação imobiliária, pois os ônus da especulação serão bancados pelas empresas privadas.

04) Uma cidade do porte de Florianópolis não experimenta problemas recorrentes do processo de especulação imobiliária, pois ainda dispõe de terras abundantes nas praias mais distantes do centro.

08) Os transportes públicos são peça fundamental da vida urbana e devem procurar atender as necessidades de toda a cidade. A especulação imobiliária afeta este serviço, pois alocando grandes populações longe das áreas centrais a demanda por transporte cresce exponencialmente levando ao colapso caso não haja investimentos no setor.

16) O processo de conurbação urbana é resultado do crescimento das áreas urbanas provocado pela aceleração do processo de especulação imobiliária.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Justifique porque no algoritmo Bubble o número de trocas necessárias para ordenar a sequência coincide com o número

Inscrição Nome GERED Escolaridade Cursos de aperfeiçoamento Tempo de serviço.. 334180 ELIATE CRISTINE SCHNEIDER BALEN SDR/GERED – Dionísio Cerqueira 30

Grainha de Uva como Alimento Funcional – IX Congresso de Nutrição e Alimentação, 20 Maio 2010 Catalizadores de ATP no Stress Oxidativo – Ergivit - A4MIBERIA – 3rd Annual

Os produtores devem garantir que as amostras são colhidas por pessoas com formação adequada. Durante os controlos oficiais efetuados pelas DSAVR é realizada a supervisão

Além de pesquisar os Programas de Pós-Graduação em Educação, este “garimpo” me conduziu também para outros repositórios, como, por exemplo, a biblioteca do Ludopédio10 onde

situacao complicada: a medida que a indexacao protegia os ativos da inflacao de hoje, projetava essa inflacao para o amanha. Contudo, essa indexacao nao era realizada por um

Caracterização da dor em mulheres após tratamento do câncer de mama Characterization of pain in women after breast cancer treatment Caracterización del dolor en mujeres después