• Nenhum resultado encontrado

Mapeamento de Processos na execução de compras de produtos ecológicos na alimentação escolar: estudo de caso da Cooperjunho e Agaeco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mapeamento de Processos na execução de compras de produtos ecológicos na alimentação escolar: estudo de caso da Cooperjunho e Agaeco"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

15067 - Mapeamento de Processos na execução de compras de produtos ecológicos na alimentação escolar: estudo de caso da Cooperjunho e Agaeco Process Mapping in the execution of purchases of environmentally friendly products

in school meals: a case study of Cooperjunho and Agaeco

SILVA, Aline P1; NOVAKOSKI, Rodrigo2; BACK, Glaucia K 3, COSTA, Tiago4; PEREZ-CASSARINO, Julian5

1 Acadêmica de Agronomia - Universidade Federal da Fronteira Sul-Campus Laranjeiras do Sul (UFFS-CLS), aline.agroecologia.rp@gmail.com; 2 Acadêmico de Agronomia-UFFS-CLS; 3 Acadêmica

de Ciências Econômicas-UFFS-CLS, 4 Professor UFFS-CLS, tiago.costa@uffs.edu.br; 5 Professor UFFS-CLS, julian.cassarino@uffs.edu.br

Resumo: O presente artigo descreve a experiência de gestão de uma cooperativa e uma associação. Ambos as organizações possuem particularidades quanto à forma de conduzir os processos de gestão do PNAE. Desta forma, o objetivo desse artigo é fazer um mapeamento de processos da gestão de fornecimento de alimentos ao PNAE, realizada por meio do software “bizagi process modeler”. Com a finalidade de mencionar as diferenças existentes da gestão de ambas, no que se refere à organização social, a logística e a burocracia. Este artigo se justifica pela importância de sistematizar metodologias de gestão, bem como identificar falhas nas mesma, visando sua superação. Para tanto, realizou-se acompanhamento de reuniões, coletas e entregas de produtos, da burocracia existente, de forma a identificar suas etapas, organizar os procedimentos e difundir este conhecimento, visando aperfeiçoar a gestão destes processos e estabelecer referências para outras organizações.

Palavras-chave: Agroecologia; Gestão; Políticas Públicas; Modelagem de processos.

Abstract: This article describes the experience of managing a cooperative and association. Both organizations have particulars on how to conduct the management processes of the Program. Thus, the aim of this article is to map the processes of managing food supply to the Program, performed by the software "BizAgi Process modeler". For the purpose of mentioning the differences in the management of both, with regard to the social organization, logistics and tape. This article is justified by the importance of systematic management methodologies, as well as identify gaps in it, in order to overcome it. Therefore, we carried out follow-up meetings, collections and deliveries of products, the existing bureaucracy, in order to identify its stages, organizing procedures and disseminate this knowledge in order to improve the management of these processes and establish references to other organizations.

Keywords: Agroecology; Management; Public Policy; Process Modeling. Introdução

A agroecologia nos proporciona, como proposta produtiva, métodos alternativos, visando a produção de alimentos mais saudáveis. Segundo Perez-Cassarino e Ferreira (2013, p.179)” trata-se de configurar processos que articulem as dimensões sociais, econômicas, culturais e ambientais que redesenhem as relações de produção, abastecimento, processamento e consumo dos alimentos”. A agroecologia também proporciona alternativas de comercialização e vem sendo referência no planejamento de políticas públicas.

(2)

Um exemplo de política em que a agricultura familiar se insere é o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Nesse programa no mínimo 30% das compras devem ser oriundas da agriculta familiar. Nesse programa estão inseridos a Associação dos Grupos em Agricultura Ecológica de Turvo (AGAECO) do município de Turvo- PR, e a Cooperativa do Assentamento 8 de Junh$o (COOPERJUNHO) do município de Laranjeiras do sul- PR. Utilizando a ferramenta Business Process

Modeling Notation (BPMN), que segundo Vilela (2000) nos permite mapear fluxos de

trabalho desde o inicio até o fim de um processo. Portanto o objetivo desse artigo é fazer um mapeamento de gestão da AGAECO e COOPERJUNHO, no intuito de apontar as diferenças metodológicas desses em conduzir o PNAE, para identificar as dificuldades e acertos durante o processo.

Metodologia

A metodologia utilizada para desenvolver o presente artigo, se deu através da modelagem de processos desenvolvida pelo software Bizagi Process Modeler. Os dados Foram coletados pelo grupo GEECA (Grupo de Extensão e Estudos em Comercialização e Agroecologia), da Universidade Federal da Fronteira Sul,

campus, Laranjeiras do Sul. No primeiro momento, os discentes fizeram visitas

técnicas de acompanhamento às entregas das organizações AGAECO e COOPERJUNHO para conhecer os métodos de gestão interna que ambas utilizam no processo de consolidação do PNAE. No segundo momento realizou-se o mapeamento dos processos que se inicia desde as chamadas públicas e finaliza nas prestações de contas realizadas junto a Secretaria de Educação do Paraná, identificando assim, todas as etapas necessárias para o desenvolvimento do programa.

Resultados e discussões

Primeiramente trataremos da modelagem da Agaeco, onde o primeiro processo identificado é o acesso à chamada pública realizada pela SEED. Após este processo, realiza-se reuniões com os agricultores para verificar a disponibilidade de participação no projeto e executar um levantamento de oferta de produtos. Em seguida é elaborado um planejamento com quantidade de produtos e escolas atendidas, criando uma dinâmica para cada instituição. A partir destas análises se verifica a viabilidade de participação ou não ao edital, por fim, se desenhando as escolas as quais a Agaeco poderá desistir da venda ou assinar contrato com a SEED. Conforme figura abaixo.

(3)

A abaixo a figura 2 apresenta o mapeamento da gestão de logística, que combina coleta e distribuição dos produtos. No primeiro momento a Agaeco em conato com as escolas definem a periodicidade de entregas e as quantidades, após informa os produtores sobre dia e horário de coleta de casa em casa. No segundo momento, os alimentos são depositados no galpão da associação onde ocorre classificação e separados por escola, a distribuição é feito ao dia seguinte. Para controle é usando um termo de aceite que segue como documento comprovatórios para a efetuação pagamentos.

Figura 2. Mapeamento de processo de entregas nas escolas.

Conforme figura 03 abaixo, próximo processo é a prestação de conta a SEED. É necessário o envio da relação de produtos entregues no período junto aos termos de aceite. Não contendo erro na nota fiscal o pagamento é efetivado em 30 a 90 dias a associação. Recebido a verba é realizado a quitação dos custos de transporte e os funcionários, que totaliza 20% do valor recebido.

Figura 3. Mapeamento de processo de controles burocráticos Agaeco

Neste próximo item será abordado apenas as diferenças gerenciais, da Cooperjunho para a Agaeco, uma vez que os procedimentos básicos são os mesmos. Primeiramente a Cooperjunho tem um quadro sete pessoas para desenvolvimento dos processos, um número maior em relação a Agaeco, que conta somente com três pessoas. No primeiro processo diferenciando da Agaeco a cooperjunho realiza duas reuniões, a primeira com o mesmo intuito e as segunda pra elaborar um cronograma de entregas para cada produtor, articulando e organizado os meios de condução do Programa.

(4)

Em questão de logística a cooperativa recebe os produtos na agroindústria, entregues por cada família. Os agricultores que participam devem ter um meio de transporte ou pagar individualmente por este, fragilizando a organização e dificultando a participação de agricultores menos estruturados (Figura 4).

Figura 4. Modelagem de processo de gestão da Cooperjunho

O diferencial no processo prestação de contas Cooperjunho para Agaeco é que se houver atraso a cooperativa faz empréstimo com a CRESOL para garantir o pagamento mensal dos produtores e funcionários (Figura 5).

Figura 5. Mapeamento de processo de entregas nas escolas.

Conclusões

Desta forma conclui-se que Agaeco demonstrou fragilidade na participação das famílias associadas, levando a uma sobrecarga de atividades em determinado grupo, consequência é a não utilização de instrumentos de gestão que apoie o desenvolvimento eficaz dos processos de consolidação do PNAE. Entretanto a realização do transporte coletivo para a coleta contribui para manter as relações de solidariedade entre as famílias. Entretanto a Cooperjunho apresenta uma metodologia mas eficiente ao trabalho coletivo, possibilitando o melhor desdobramento deste Programa, por outro lado, o transporte individual dificulta o acesso por parte de famílias menos estruturadas.

Referências Bibliográficas

FNDE BRASIL. Alimentação Escolar E Agricultura Familiar. Cartilha alimentação

(5)

<http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-materia l-de-divulgacao>. Acesso em 25 jul. 2013.

FNDE BRASIL. O encontro da Agricultura Familiar com a Alimentação Escolar. Cartilha O Encontro da Agricultura Familiar com a Alimentação escolar. Disponível em:

<http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-materia l-de-divulgacao>. Acesso em 25 jul.2013.

PEREZ-CASSARINO, Julian; FERREIRA, Anjela Duarte Damasceno. Agroecologia, Construção Social de Mercados e a Construção de Sistemas Agroalimentares Alternativos: Uma leitura a partir da Rede Ecovida de Agroecologia. Agroecologia: práticas, mercados e políticas para uma nova agricultura 2013. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao-escolar/alimentacao-escolar-materia l-de-divulgacao>. > Acesso em 22 jul. 2013.

VILLELA, Cristiane Silva Santos. Mapeamento De Processos Como Ferramenta De Reestruturação E Aprendizado Organizacional. Universidade Federal De Santa Catarina Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Produção 2000.

Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/78638/171890.pdf? sequence=1>. Acesso em: 28 jul. 2013.

Referências

Documentos relacionados

ITT, intent-to-treat set of patients; mITT, modified intent-to-treat set of patients; Mydrane group, patients who received an intracameral injection of a standardised combination

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Com a mudança de gestão da SRE Ubá em 2015, o presidente do CME de 2012 e também Analista Educacional foi nomeado Diretor Educacional da SRE Ubá e o projeto começou a ganhar

29 Table 3 – Ability of the Berg Balance Scale (BBS), Balance Evaluation Systems Test (BESTest), Mini-BESTest and Brief-BESTest 586. to identify fall

6 Num regime monárquico e de desigualdade social, sem partidos políticos, uma carta outor- gada pelo rei nada tinha realmente com o povo, considerado como o conjunto de

Este trabalho tem como objetivo contribuir para o estudo de espécies de Myrtaceae, com dados de anatomia e desenvolvimento floral, para fins taxonômicos, filogenéticos e