• Nenhum resultado encontrado

Miguel Torga in "Diário XII"

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Miguel Torga in "Diário XII""

Copied!
12
0
0

Texto

(1)
(2)

"O Doiro sublimado. O prodígio de uma paisagem que deixa de o ser à força de se

desmedir. Não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso da natureza.

Socalcos que são passadas de homens titânicos a subir as encostas, volumes, cores e

modulações que nenhum escultor, pintor ou músico podem traduzir, horizontes

dilatados para além dos limiares plausíveis da visão. Um universo virginal, como se

tivesse acabado de nascer, e já eterno pela harmonia, pela serenidade, pelo silêncio

que nem o rio se atreve a quebrar, ora a sumir-se furtivo por detrás dos montes, ora

pasmado lá no fundo a refletir o seu próprio assombro. Um poema geológico. A

beleza absoluta."

(3)

PORTO RÉGUA PINHÃO BARCA D’ALVA VILA REAL AMARANTE LAMEGO 45 min. 60 min. 60 min. 60 min. 50 min. 30 min. 20 min. Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Mapa da Região

(4)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Arredores

Marco de Canaveses

A apenas 20 km, ou cerca de 30 minutos de automóvel, o Marco de Canaveses dispõe de vários pontos de interesse para visitar.

• Igreja Paroquial de Santa Maria

A Igreja de Santa Maria, projetada por Siza Vieira, e o Complexo Paroquial, localizados na freguesia de Forno, foram classificados pelo Governo como "Monumento de Interesse Público".

• Tongóbriga

A estação arqueológica do Freixo está classificada como Monumento Nacional. É propriedade do Estado, afeta à Direção Regional de Cultura do Norte. O seu estudo teve início em 1980, correspondendo atualmente a área em investigação a cerca de 50 hectares. Os estudos e escavações levaram à descoberta e valorização das ruinas da cidade Romana de Tongóbriga.

Mais informações em:http://tongobriga.com.sapo.pt/

• Museu Municipal Cármen Miranda

Museu aberto em 1985 e dedicado à famosa cantora e atriz brasileira que nasceu em Marco de Canavezes. O museu apresenta exposições temporárias e permanentes relacionadas com pintura, escultura e cerâmica.

(5)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Arredores

Amarante

Situada a cerca de 30 km de distância, ou 40 minutos de automóvel, Amarante é uma cidade de grande beleza natural e com diversos pontos de interesse.

• Museu Rural do Marão

Com o objetivo de promover e preservar as tradições locais, o Museu Rural do Marão tem sido, desde a sua abertura, palco de várias atividades de cariz cultural proporcionando aos seus visitantes o contacto direto com o património local.

Mais informações em:http://www.museururaldomarao.com/

• Museu Municipal de Souza-Cardoso

Em nome de Amadeo e da historicidade da sua obra, o Museu procura uma senda de modernidade. Encadeiam-se as gerações de artistas, com as obras e os autores possíveis, e com uma coerência conciliadora das correntes artísticas com o acerto museológico. Às vezes, forçada a cronologia, proporciona-se, antes, o diálogo das obras, das temáticas ou valoriza-se o espaço e as releituras.

Mais informações em:http://www.amadeosouza-cardoso.pt/pt

• Parque Florestal de Amarante

O Parque Florestal de Amarante, debruçado sobre o rio Tâmega e ocupando mais de 5 hectares de terreno, na freguesia de Cepelos, é um dos ex-libris da cidade de Amarante. Começou a ser plantado em 1916 por iniciativa de António do Lago Cerqueira, tendo como objetivo principal a florestação da serra do Marão e da serra da Meia Via.

(6)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Arredores

Amarante

• Ponte Medieval de São Gonçalo (1250 d.C.)

Acredita-se ter existido primitivamente neste local uma antiga ponte romana, dado ser este o traçado da estrada romana que passaria em Amarante, em direção a Guimarães e a Braga.

Em 10 de fevereiro de 1763, essa ponte desmoronou devido a uma cheia excecional do rio. Em 1782 foi iniciada a reconstrução da ponte com projeto de Carlos Amarante, ficando concluída no ano de 1791 com dois pares de coruchéus, dois adornos em forma de urna eleitoral e uma bancada em cada varandim.

• Igreja de São Gonçalo (1540 d.C)

De acordo com a tradição local remonta a uma primitiva ermida erguida pelo beato Gonçalo de Amarante no início do século XIII.

Em 1540, João III de Portugal e sua esposa, D. Catarina de Áustria, deliberaram a construção de um novo templo e convento dominicano no local, sob a invocação de Gonçalo de Amarante. As obras iniciaram-se em 1543, tendo-se prolongado até ao século XVIII.

(7)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Arredores

Lamego

Lamego é a cidade mais movimentada da região do Douro. A sua história apetecível faz com que os 45km de distância valham bem a pena.

• Santuário Nossa Senhora dos Remédios

O edifício do Santuário é uma construção em estilo barroco toda trabalhada em granito, deslumbrando pela elegância do estilo, imposta pela criatividade do autor do projeto que se acredita ter sido Nicolau Nasoni.

• Capela de São Pedro de Balsemão

A capela de São Pedro de Balsemão é um monumento tão relevante cientificamente quanto problemática é a sua cronologia e forma original. Nos últimos cem anos, a historiografia divide-se em duas propostas cronológicas antagónicas: a época visigótica (séculos VI-VII) e a expansão do reino asturiano (séculos IX-X). Até ao momento, não foi possível confirmar qualquer destas sugestões e, por isso, Balsemão continua a integrar a polémica que tem separado investigadores.

• Catedral da Sé de Lamego

A Sé de Lamego, foi fundada em 1129. É uma catedral gótica, mantém a torre quadrada original, mas o resto da arquitetura reflete as modificações feitas nos séculos XVI e XVIII, incluindo um claustro renascentista com uma dúzia de arcos bem proporcionados.

(8)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Arredores

Lamego

• Museu de Lamego

O Museu de Lamego encontra-se instalado no antigo paço episcopal, num imponente edifício que se situa no largo de Camões, na «baixa» da cidade, onde se concentram diversos edifícios de significado histórico.

(9)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Miradouros

Miradouro de Teixeiró, Cinfães

Local que permite avistar toda a beleza que o Rio Douro proporciona ao passar na Zona de Porto Antigo e Ribadouro.

N41°05'10,70'‘ . W8°05'07,29''

Miradouro da Boa Vista, Lamego

Miradouro com uma paisagem semelhante ao de São Domingos, em Armamar, que se pode avistar deste local, assim como o miradouro de São Leonardo de Galafura. A vista perde-se entre os povoados, as vinhas, o rio Douro, o vale de Varosa e as Serras do Marão e do Alvão.

N41°06'39,4'‘ . W7°49'49,4''

Miradouro de São Leonardo da Galafura, Peso da Régua

Entre o Peso da Régua e o Pinhão, saia em Covelinhas para chegar ao alto de São Leonardo e à respetiva capela. Deste sítio, conhecido por ter inspirado Miguel Torga, pode desfrutar de uma vista soberba sobre o vale do Douro.

(10)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Percursos

Linha do Douro

Aproveite a sua estadia no Douro para apreciar a famosa Linha do Douro. Um percurso em que o comboio segue junto à linha do rio, passando por estações de caminho-de-ferro históricas e apresentando um dos cenários mais idílicos do Mundo.

Cruzeiros

É possível percorrer o Douro de barco desde o Porto até Barca D’Alva. Os diferentes percursos demoram várias horas e são de uma beleza única.

O Douro Royal apresenta-lhe os trajetos mais adequados à sua estadia connosco. Para mais informações, entre em contacto connosco.

Visitas às Quintas de produção de Vinho do Porto

O Douro é mundialmente conhecido pelo vinho que daí vem. Conheça uma das Quintas tradicionais e aprenda como se produz.

(11)

Mapa da Região Arredores Miradouros Percursos

Percursos Pedestres

‘’Pedras, Moinhos e Aromas de Santiago’’, Marco de Canaveses

Local de partida/chegada: São Martinho de Soalhães

Distância: cerca de 15 km

Duração: 04h30, aproximadamente

Obs.: o ponto de partida dista do Hotel, cerca de 12 km

“Vale do Bestança”, Cinfães

Local de partida/chegada: Largo da Nogueira - Vila de Muros Distância: cerca de 6,7 km

Duração: 02h30, aproximadamente

Obs.: o ponto de partida dista do Hotel, cerca de 11 km

“Caminho do Rio”, Marco de Canaveses

Local de partida/chegada: Parque de Merendas de Montedeiras - Vimeiro Distância: cerca de 9,5 km

Duração: 03h00, aproximadamente

(12)

Lugar de Portela do Rio Pala - Ribadouro 4640-400 Baião T.: (+351) 255 070 900 F.: (+351) 255 070 929 GPS: N 41º6’5.652” . W 8º5’25.79”

Referências

Documentos relacionados

No entanto, neste momento está em curso trabalho de investigação sobre este tema na Católica Porto Business School e em muitas outras universidades, e esse novo conhecimento foi

Este trabalho teve como objetivo avaliar o método de análise molecular para a identificação do sexo das aves, com três diferentes técnicas de extração de DNA, utilizando

120 m Temperatura do líquido: -20°C a +120°C CM Bombas centrífugas multiestágio compactas Aplicações •Máquinas de limpeza •Tratamento de água •Controle de

Para qualquer outro tipo de certificado digital; e-CPF que já tenha feito renovação online; ou e-CPF que já tenha expirado o cliente deverá seguir conforme o processo de

Em 1990 foi publicada a "Lista oficial de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção", segundo a portaria n 2 1522 de 19 de dezembro de 1989 do Instituto Brasileiro

Os testes de desequilíbrio de resistência DC dentro de um par e de desequilíbrio de resistência DC entre pares se tornarão uma preocupação ainda maior à medida que mais

A crescente impermeabilização do solo, como também a retirada da cobertura vegetal vem trazendo um aumento da temperatura visto na análise dos dados e gráficos,

Nas gravações não- secretas, entendemos que o contexto é de + monitoramento, pois a presença de um gravador faz com que os interlocutores, por mais proximidade, envolvimento