• Nenhum resultado encontrado

A importância de personalizar a sua loja virtual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A importância de personalizar a sua loja virtual"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

A importância de personalizar a sua

loja virtual

(2)

Ter uma loja virtual de sucesso é o sonho de muitos empresários que avançam por esse nicho econômico.

Porém, como as lojas virtuais são mais baratas e mais simples de administrar do que uma loja física, muitas pessoas acabam "relaxando" na administração do empreendimento, perdendo uma grande oportunidade para faturamento. Um dos pontos mais importantes quanto ao seu comercio eletrônico, é a respeito da personalização. Assim como sua loja física, o ambiente online deve ter a cara da sua marca!

Para te ajudar ter uma loja virtual que passe credibilidade e confiança, a WDNA vai dar uma série de dicas quanto à personalização de sua loja virtual.

Iremos falar sobre o nome do produto, descrição, layout, mídias sociais e logo da empresa.

O mais importante quando se trata de uma loja virtual WDNA é que, por ter a facilidade de importar produtos com nome e descrição prontos, muitos lojistas acabam deixando os textos como estão.

Isso é extremamente prejudicial, por dois motivos:

1º porque afeta diretamente nas buscas do Google, uma vez que ele enxerga todas as lojas que possuem os produtos com mesmo nome e descrição como um site duplicado, jogando todas para o fim da lista de busca orgânica.

2º porque o cliente que acessa mais de uma loja com as mesmas informações, pode desconfiar da credibilidade do site.

Dito isto, fique ligado às 5 dicas que a WDNA vai te dar,a respeito da personalização do seu empreendimento, nos nossos próximos posts!

(3)

Vamos falar da importância do nome e da descrição do seu produto? 1- Nome do produto:

Manter o mesmo nome e descrição do produto que você importou é extremamente prejudicial pra sua loja, pois faz com que todos os lojistas que importaram um determinado produto, fiquem com lojas parecidas. Por isso, seja esperto e saia na frente, customizando o nome e descrição dos seus produtos.

Modifique o nome dos seus produtos, de forma que fiquem fáceis de serem encontrados por "humanos". Ou seja, excesso do número de informações no produto, afasta o cliente e o Google!

Utilize um nome simples e condizente. Apenas citando o nome do produto, modelo e marca. O nome deve ser curto e simples, de fácil visualização.

Uma dica é imaginar como você pediria por este produto em uma loja física! Informações de série, cor, números e outros detalhes, devem ser reservados para a descrição do produto.

2- Descrição do produto:

Assim como o nome, a descrição do produto deve ser completa, porém com uma linguagem simples. Lembre-se que são pessoas leigas que irão acessar essas informações.

Essa é a hora de dar todos os detalhes sobre o seu produto! Imagens de propaganda, não são bem vindas! Apenas imagens com fotos do produto, e informações cruciais do mesmo.

Como fazer a descrição do produto?

Uma dica inteligente é utilizar uma ferramenta do Google (Google Adwords (https://adwords.google.com/o/KeywordTool) para identificar quais palavras as pessoas mais pesquisam em relação ao produto que você está vendendo. É a partir dessas palavras chave, que você deve focar o seu texto.

Comece ressaltando os benefícios do produto, a utilidade, garantia, vantagens em relação a outros, valor agregado, o que ele provocará na vida do comprador, entre outras informações persuasivas. Essa é a hora de “vender o peixe”.

Faça também uma descrição técnica do produto. Separe esta parte para dar todas as informações possíveis sobre o material. Aqui sim, você pode colocar os números e dados específicos da peça, para que o cliente não tenha nenhuma surpresa ao recebê-la.

(4)

Coloque também algumas informações sobre a utilidade do produto. Como usá-lo, fazer manutenção e custos operacionais. Aqui, você deve prover informações adicionais e exemplificar o uso do produto no cotidiano real.

Por fim, coloque todos os dados da sua loja virtual e informações que comprovem a existência da loja. Informe sobre trocas e, convide o consumidor a compartilhar o que achou do produto com seus amigos.

Resumo:

Para fazer o nome do produto: imagine como você pediria por ele em uma loja física!

Para fazer a descrição: o que você falaria pessoalmente para um cliente, para informar e vender o produto!

Dica extra: Lembre-se que essas informações serão lidas por todo tipo de consumidor. Então, use uma linguagem simples e padrão. Objetividade é a palavra chave!

(5)

Layout

Continuando nossa série de posts sobre a personalização da sua loja virtual: Já falamos sobre nome e descrição de produtos, agora é hora de falar de Layout! Você compraria em uma loja com a fachada mal acabada e com cara de abandono? O que você acha de escolher roupas jogadas em cima de uma mesa empoeirada?

Assim é com o design da sua loja virtual!

O Layout da sua loja é o principal elemento transmissor de confiança e credibilidade para o consumidor e um grande influenciador na hora da compra!

Deixar sua loja virtual com um layout padrão, sem logo, ou então sem utilizar as cores correspondentes a sua marca, podem ser influenciadores negativos na hora da compra.

Como já falamos em outros posts sobre o assunto, é preciso se dedicar a sua loja virtual, da mesma maneira que você se dedicaria a um empreendimento físico. Aproveite que os custos são extremamente inferiores e não exigem manutenção, para caprichar!

Além de passar credibilidade, um bom Layout deve ser também o vendedor. Ele deve propor uma disposição de elementos indutivos que leve o cliente até a finalização da compra. As principais informações devem ser visualizadas de forma rápida e segura.

Desde a escolha das cores, imagens, traçados, ícones, tudo deve ser cuidadosamente planejado por um designer, para passar confiança e conduzir qualquer visitante do site até a conclusão da compra.

Um bom designer gráfico irá elaborar um briefing minucioso da sua empresa e do produto que ela vende. A partir daí, irá montar um layout que seja condizente com a identidade visual proposta pela sua marca e o seu público-alvo. É do Layout da sua loja virtual a responsabilidade por grande parte da comunicação com o cliente.

Segue algumas dicas essenciais na hora de adaptar o Layout da sua loja: 1) Os melhores produtos devem estar evidenciados.

Mesmo quando a empresa vende muitos segmentos diferentes, a principio, é importante escolher uma linha foco de produtos. Estes devem ser a primeira coisa que uma pessoa vê quando abre o site.

2) Cores.

É essencial que sua marca possua uma linha de identidade visual com cores padrão. Essa mesma cartela de cores deve ser usada na logo da empresa, no layout, nos banners e nas artes em mídias sociais. (sobre as cores da logo, falaremos no próximo post!)

(6)

3) Simplicidade!

É fundamental que qualquer pessoa com conhecimentos mínimos em interne, consiga navegar pelo seu site sem nenhuma dificuldade. Informações como “Contatos da empresa” “Quem somos” “Informações de Compra” devem estar de fácil visualização – porém sem tirar atenção dos produtos principais.

Assim como a escolha de poucas cores, o design geral deve ser simples e objetivo. Todas as informações devem estar ao alcance visual do navegador, sem causar confusão.

3) Coesão com sua marca.

Outro fator fundamental é a coerência com seu produto e empresa. Um layout característico de um site de moda é extremamente diferente de um site de tecnologia. Logo, deixe seus gostos pessoais de lado! Imagine quem é o seu comprador alvo e como é o layout ideal para este tipo de pessoa!

Existem 3 motivos capazes de fazer com que uma pessoa feche um site em menos de 10 segundos: não encontraram o que estavam buscando, a imagem que o site passa é pouco agradável e profissional, ou a página demora muito para carregar. Destes três, apenas o segundo é de sua competência. Desta forma, como empresário, faça sua parte! Invista em um bom layout para sua loja virtual, assim como você investiria na fachada da sua empresa física.

(7)

Publicidade online:

Mídias Sociais no ramo corporativo ainda é um assunto novo entre donos de empresas. Até que ponto este bicho de sete cabeças realmente traz benefícios para a sua empresa?

É isso que nós vamos te explicar agora!

O que a sua empresa tem a ver com as mídias sociais?

A definição e usabilidade das redes sociais são bastante simples quando comparadas aos métodos tradicionais.

Principalmente quando falamos em e-commerce, a presença nas redes é pré-requisito para formar e fortalecer a sua imagem no mercado. Como já falamos aqui sobre o que leva o consumidor a finalizar uma compra online, as etapas do consumo na internet são basicamente as mesmas do consumo no mundo real. Isso porque, são as mesmas pessoas, sob as mesmas influências do boca-a-boca, que irão se aventurar por uma compra virtual.

Ficar de fora de redes sociais como o facebook, por exemplo, já não é mais uma opção para as empresas. Dentro das redes, os consumidores falam para e com o mercado, seja de maneira positiva ou negativa, e isso resulta em um cenário que pode proporcionar grandes conquistas ou destruir indefinidamente os elementos mais valiosos no mercado: a marca, a imagem e a reputação de um negócio.

Manutenção das páginas na internet:

O simples fato de possuir páginas exige uma atenção redobrada por parte das empresas, pois, na internet, o cliente é ainda mais exigente. Ou seja, uma empresa que tenha um site ruim ou um perfil abandonado nas redes sociais pode ser alvo de críticas duras no ambiente virtual e, pior ainda, ser criticada publicamente nas redes e ter sua imagem e credibilidade afetas por conta disso.

O segredo é não ter pressa.

Todos os esforços comunicacionais da empresa devem ser cautelosamente estudados, planejados e, somente quando estiverem completamente rascunhados e aprovados, devem ser executados. As redes sociais são excelentes oportunidades para empresas de qualquer porte, mas o relacionamento com os consumidores e a divulgação da identidade visual de uma empresa são aspectos muitos sensíveis – que, se mal executados, podem causar danos irreversíveis. Portanto, um dos maiores segredos das redes sociais é não ter pressa em planejar e postar conteúdos e, acima de tudo, agir de acordo com a filosofia da empresa e as boas práticas em redes sociais. Quando

(8)

os atos são inteiramente planejados e executados com excelência e segurança, dificilmente proporcionam reações que não são positivas à empresa.

A boa imagem da marca é uma tarefa constante!

Criar e cultivar a boa imagem da marca, produto ou serviço nas redes sociais é uma tarefa constante e que oferece resultados a longo prazo, diferentemente do que muitas empresas pensam atualmente. Estar presente nas redes e se relacionar diretamente com clientes não faz milagres: os resultados obtidos podem ser muito positivos e gratificantes para qualquer negócio, mas não são autosuficientes. É preciso atuar diariamente para manter o posicionamento e relacionamento com clientes online, valorizando a atuação da empresa e, acima de tudo, evitando crises.

Onde entram as vendas?

Partindo do principio que Maketing Digital irá atrair consumidores em potencial, torná-los fiéis e grande divulgadores da empresa, não cabe apenas às mídias sociais a realização do aumento das vendas.

É preciso, tanto na virtualidade, quanto no mundo real, que haja uma sintonia de serviços bem executados.

O serviço de mídias sociais irá se responsabilizar pela criação da publicidade, monitoramento, gerenciamento e produção de conteúdo nas redes. Porém, o site institucional da empresa, bem como a loja virtual, seus banners e anúncios, devem estar alinhados com a identidade visual da marca e suas promessas aos clientes. Além disso, o mundo real deve corresponder às expectativas criadas no ambiente online. Não adianta as redes serem impecáveis e prometerem segurança ao cliente, se o produto da empresa não chega até o cliente no prazo estipulado.

É importante saber que o Marketing Digital é um dos pilares fundamentais para o sucesso da sua empresa. Porém, somente aliado à todos outros aspectos do seu empreendimento, o crescimento será completo.

Assim como no layout, a publicidade deve ser executada por profissionais. Se você é o administrador da empresa, sabe bem que é preciso que cada pessoa – competentemente preparada para isso – possui uma função dentro da instituição.

Da mesma forma que o vendedor não fará o design gráfico da sua empresa, é preciso contratar uma empresa ou uma pessoa especialista em marketing para desempenhar essa função.

(9)

Logo:

Continuando nossa série sobre personalização da sua loja virtual, já falamos sobre layout, mídias sociais, nome e descrição de produto, agora vamos falar da logo da sua empresa!

Você já pensou sobre a logo da sua empresa?

Ela foi feita por um profissional? Está atualizada? A logo da sua loja física é condizente com o ambiente virtual?

É importante termos a consciência de que a logo da sua empresa representa tudo que ela é. Desta forma, ela deve se manter atualizada, passar credibilidade e ser condizente com o seu produto ou serviço.

Se tratando de e-commerce, é a logo e o nome da sua empresa que são responsáveis por fazer a conexão de sua loja física com sua loja virtual.

Para você que já possui uma logo:

É claro que não é correto mudar a logo da sua empresa, a não ser em casos de extrema urgência.

Porém, até as maiores marcas atualizam suas logos com certa freqüência. Isso ocorre porque as empresas devem sempre estar atualizadas com o mercado. Desta forma, com um custo muito inferior ao de fazer uma programação visual do zero, é possível que você contrate um designer gráfico para analisar sua logo atual e apenas adaptá-la ao novo cenário do mercado.

É importante que você tenha em mente que O logotipo pode mudar completamente a percepção que os clientes tem sobre a sua marca.

Outra coisa importa a se fazer é verificar se sua logo realmente atrai seus consumidores. Lembre-se de que você não deve agradar a todos, mas sim, a todas as pessoas que se interessariam pelo seu produto. Desta forma, visualize o seu público-alvo e imagine se ele se atrairia pela sua logo.

Para você que ainda não possui uma logo:

A logo pode mudar completamente a percepção que os clientes tem sobre a sua marca.

Por isso, se você não possui uma logo, ou então acha que será necessário excluir sua logo atual e reformular completamente a imagem da sua marca, pense com muita calma em qual será o resultado final.

Sua logo deve ser condizente com seu público-alvo, possuir poucas cores e ser de fácil leitura. Além disso, ela deve ser original!

O designer que criar sua logo deve levar em consideração que ela poderá ser usada tanto em um site, como em um cartão de visita, um flyer ou qualquer

(10)

outro meio. Ele deve te entrar a logo em diferentes tamanhos e em fundo branco e fundo preto.

Dica extra: Alguns sites podem ser usados como referências para pesquisas como o http://stocklogos.com/logos/recent.

Referências

Documentos relacionados

In this sense, the challenges towards promoting sustainable livestock in Brazil, which has the recovery of degraded pas- tures, comprising intensification and the increase

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

Quando pensamos o imaginário coletivo como manifestações simbólicas de subjetividades grupais que conformam ambientes humanos, configurando.. 52 verdadeiros mundos em

 Mínimo de 3 (tres) ciclistas – Júnior Masculino  Máximo de 6 (seis) ciclistas – Júnior Masculino  Mínimo de 3 (tres) ciclistas – Juvenil Masculino