• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS COORDENAÇÃO DO MIELT. Plano de Curso 2013"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Padrões culturais das comunidades minoritárias e seu reflexo no planejamento e organização do processo educacional nessas comunidades. A escola para minorias: espaço de diálogo e valorização da cultura, especialmente, da língua. Ensino de línguas em contextos interculturais: comunidades indígenas, quilombolas, imigrantes, de fronteiras e de deficientes auditivos.

2 OBJETIVOS 2.1. Geral

Propor uma abordagem teórica e metodológica dos padrões culturais dos diferentes segmentos da sociedade contemporânea, no contexto do multiculturalismo, da intercultura, da diversidade étnica e de gênero, da inclusão e da diferença. Explicitar a escola para minorias: suas consequências no planejamento e na organização do processo educacional, seu papel social como espaço de diálogo e valorização da cultura, especialmente, da língua, e da educação para a diversidade, em contextos interculturais.

2. 2 Específicos

a) Adquirir noções básicas de conceitos como interculturalidade, interdisciplinaridade e multiculturalismo, em nível de práticas discursivas e interacionais, em contextos históricos e socioculturais;

b) Discutir fenômenos de diversidade étnico-racial, de gênero e de orientação social que se

verificam em diferentes contextos sociais, com ênfase em ambientes educacionais, formais ou não formais;

c) Investigar a escola enquanto local de identificação e (re)produção de discursos e outras

práticas sociais expressas por diferentes segmentos sociais, constituindo-se em espaço de intervenção, através da investigação e da prática docente.

3 CONTEÚDO TEÓRICO/PRÁTICO

- Auto-conhecimento e aceitação de si e do outro – Conversas com Montaigne - Multiculturalismo e diversidade numa sociedade complexa

- Intercultura e educação

- Ética, multiculturalismo e educação

- Políticas da diferença e prática educacional

- Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais - Escola, educação e diversidade: implicações pedagógicas

(2)

4 PROCEDIMENTOS

A disciplina será desenvolvida em 15 encontros de 4h/r, divididos em três módulos, nos quais serão realizadas atividades teórico-práticas para a construção do saber coletivo: aulas expositivas-dialogadas, leituras e discussões de textos em ambiente virtual (Moodle), seminários de transposição didática e produção técnico-científica e crítica.

4.1Produções de Leitura: As leituras devem ser problematizadas. E para isso, seguem alguns procedimentos:

a) Levantar questões sobre as ideias desenvolvidas pelo autor do texto estudado;

b) Destacar as concordâncias e discordâncias com as ideias apresentadas pelo autor;

c) Contribuir com acréscimos às ideias desenvolvidas pelo autor;

d) Apresentar compreensões e/ou dúvidas suscitadas pela leitura;

e) Fazer indicações de outros autores e textos que tratam das mesmas questões.

4.2 Fóruns de discussão

a) Promover reflexões teóricas sobre os temas e textos abordados em aula;

b) Propor estratégias metodológicas para o ensino de conteúdos que contemplem a interação

de linguagens e os processos de letramento.

4.3 Seminários de transposição didática: discussão de livros e/ou filmes de temática relativa a

uma educação humanista, que contemple as questões étnico-raciais, de gênero e da diferença. 5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará por meio de duas propostas:

5.1 Seminários de transposição didática (3,0)

Propostas de leitura e discussão de obras literárias e vídeos selecionados pelos grupos de trabalho para apresentação em Seminários.

5.2 Artigo Científico (7,0)

Elaboração de um artigo científico sobre um dos tópicos discutidos em aula. Normas da ABNT. Extensão: mínimo de 12 e máximo de 15 páginas.

6. CRONOGRAMA

I MÓDULO – MULTICULTURALISMO E DIVERSIDADE NUMA SOCIEDADE COMPLEXA 1º Encontro – 7 de agosto

Apresentação do Plano de Curso e sistema de avaliação da disciplina.

Introdução à discussão: O que significa diversidade? Conceitos e pré-conceitos: mídias, artes, música. Vídeo: Inclassificáveis (Arnaldo Antunes/ Ney Matogrosso)

(3)

2º Encontro – 14 de agosto – Leitura para discussão:

BOTTON, Alain de. As consolações da filosofia. Cap. IV – Consolação para a inadequação: física, cultural e intelectual. Vídeo: Montaigne e a auto-estima (24 min) - conhecer-se e aceitar-se. 3° Encontro – 21 de agosto – Leituras para discussão:

ORTIZ, Renato. Diversidade cultural e cosmopolitismo.

OLIVEIRA, Renato José de; CANEN, Ana; FRANCO, Monique. Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível?

4º encontro – 28 de agosto – Leituras para discussão FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação.

Vídeo: O xadrez das cores

II MÓDULO: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS 5º Encontro – 4 de setembro – Leitura para discussão

FLEURI, Reinaldo Matias. Políticas da Diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. / 6º Encontro – 11 de setembro – Leituras para discussão

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cap. III – Ensinar a condição humana/ Cap. VI – Ensinar a compreensão

7º Encontro – 18 de setembro – Leitura para discussão

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

8º Encontro – 25 de setembro – Leitura para discussão

CANEN, Ana. Universos culturais e representações docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural.

III MÓDULO - ESCOLA, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: DESDOBRAMENTOS 9º Encontro – 2 de outubro – Leitura para discussão

Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-raciais – Ensino Fundamental 10º Encontro – 9 de outubro – Seminário: transposições didáticas

Tribos urbanas: os circuitos dos jovens urbanos (Leitura do texto de José Guilherme Cantor Magnani) 11º Encontro – 16 de outubro – Leituras para discussão

DUARTE, Eduardo de Assis. Mulheres marcadas: literatura, gênero e etnicidade.

(4)

12º Encontro – 23 de outubro – Seminário: transposições didáticas Negritude e literatura: entre a realidade e a ficção

13º Encontro – 30 de outubro – Leituras para discussão

ALMEIDA, Dulce Barros de; TEIXEIRA, Ricardo. Contexto educacional complexo e diverso... aspectos legais que subsidiam propostas educativas inclusivas./ KARNOPP, Lodenir B; PEREIRA, Maria Cristina C. Concepções de leitura e de escrita na educação de surdos. (Coletânea)

14º Encontro – 6 de novembro – Seminário: transposições didáticas Ser diferente é normal? Tratando o diferente como diferente.

15º Encontro – 13 de novembro – Encerramento (Orientações sobre o trabalho final) 7. BIBLIOGRAFIA

7.1 Básica

BOTTON, Alain de. As consolações da filosofia. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.

BRASIL, Lei n. 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de Ensino a obrigatoriedade da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’, e dá outras providências. Brasília, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer n. CNE/CP 003/2004, de 10 de março de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Brasília, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

CANEN, Ana. Universos culturais e representações docentes: subsídios para a formação de

professores para a diversidade cultural. Educação & Sociedade, a. 22, n. 77, p. 207-227, Dez/2001. DUARTE, Eduardo de Assis. Mulheres marcadas: literatura, gênero e etnicidade. Terra roxa e outras terras – Revista de Estudos Literários, v. 17-A, p. 6-18, Dez, 2009.

FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e educação. Revista Brasileira de Educação, n. 23, p. 16-35, Mai/Jun/Jul/Ago, 2003.

________. Políticas da Diferença: para além dos estereótipos na prática educacional. Educ. Soc. Campinas, v. 27, n. 95, p. 495-520, Mai/Ago, 2006.

(5)

Cadernos Literários, Rio Grande, Editora da FURG, v. 7, p. 57-64, 2002.

LIBÂNEO, J.C.; SUANNO, M. V. R (Org.). Didática e escola em uma sociedade complexa. Goiânia: PUC-Goiás, CEPED, 2011.

LODI, Ana C.B. et al. (Orgs). Leitura e escrita no contexto da diversidade. 4. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Os circuitos dos jovens urbanos. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 17, n. 2, Nov, 2005.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2011.

OLIVEIRA, Renato José de; CANEN, Ana; FRANCO, Monique. Ética, multiculturalismo e educação: articulação possível? Revista Brasileira de Educação, Jan/Fev/Mar/Abr, n. 13, p. 113-126, 2000. ORTIZ, Renato. Diversidade cultural e cosmopolitismo. Lua Nova, Unicamp, n. 47, p.73-89, Ago, 1999. 7.2 Complementar

BORTONI – RICARDO, S. M. Nós Cheguemu na Escola, e Agora? – Sociolinguística e Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

CANDAU, Vera. Reinventar a escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

_________. (Org.). Didática – questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma & Ação, 2009. DUK, Cynthia. Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: MEC/SEE, 2005. MAHER, T. M. O conflito interacional e a educação lingüística do índio. Trabalhos em Lingüística Aplicada, nº 18:111-126, 1991a.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SGARB, Paulo (Org). Redes culturais, diversidades e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

VEIGA, Ilma P. A. e SILVA, Edileusa F. da. (Org.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! 3. ed. Campinas: Papirus, 2010.

(6)

7.3 Web-referências

SCHIAVON, Marco. O Xadrez das cores. Vídeo. Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=ZfrSAmf-aeg. Acesso em: 27 jul 2013.

GOMES, Modesto Brocos y. A redenção de Can. 1895. 1 fotografia. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/2655>. Acesso em 29 ago. 2006.

Jornal do Porão. Portinari e os negros. Disponível em:

http://www.flickr.com/photos/47945359@N07/sets/72157625904362970/ A cor da cultura. http://www.acordacultura.org.br/artigo-25-08-2011

NEDESC – Núcleo de Estudo e Documentação Educação Sociedade e Cultura (UFG) http://nedesc.fe.ufg.br/pages/31900

PUC-RS/Virtual. http://www.ead.pucrs.br/biblioteca/

Revista Outras Palavras. http://outraspalavras.arteblog.com.br 7.4 Vídeos (DVDs)

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Kit Educação e Diversidade Étnico-Racial. Vista minha pele. Brasília, 2006. 1DVD.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Kit Educação e Diversidade Étnico-Racial. Encontro estaduais de projetos – Rio de Janeiro, 26 e 27 de agosto de 2005. Brasília, 2006. 1DVD.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Kit Educação e Diversidade Étnico-Racial. Os brasileiros. Brasília, 2006. 1DVD.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Kit Educação e Diversidade Étnico-Racial. Mãos e cérebros negros. Brasília, 2006. 1DVD.

LIGIÉRO, Zeca. FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. A cor da cultura. Mojubá – DVD 2: Influências. Rio de Janeiro, 2006.

TAVARES, Júlio. FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. A cor da cultura. Mojubá – DVD 1: Origens. Rio de Janeiro, 2006a.

TAVARES, Júlio. FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. A cor da cultura. Mojubá – DVD 2: Influências. Rio de Janeiro, 2006b.

Referências

Documentos relacionados

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área

Em 2008 foram iniciadas na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) as obras para a reestruturação de seu espaço físico. Foram investidos 16 milhões

Vale ressaltar que, para direcionar os trabalhos da Coordenação Estadual do Projeto, é imprescindível que a mesma elabore seu Planejamento Estratégico, pois para Mintzberg (2006,

Para tanto, apresentamos um plano de trabalho que aponta ações a serem implementadas por CREDE e escola, na perspectiva de que a liderança dos gestores

De fato, na escola estudada, o projeto foi desenvolvido nos moldes da presença policial na escola quando necessária e palestras para os alunos durante o bimestre,

2 Denominação fictícia dada às escolas vinculadas.. dificultam a efetiva recuperação da aprendizagem dos alunos, além de investigar os efeitos sobre o desempenho