• Nenhum resultado encontrado

Clipping de notícias. Recife, 09 de junho de 2016.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Clipping de notícias. Recife, 09 de junho de 2016."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Clipping

de notícias

(2)
(3)
(4)
(5)
(6)
(7)

08/06/2016

Ministro promete 2.500 poços para reduzir

número de carros-pipa no NE

Anuncio foi feito por Raul Jungmann em visita ao Recife

nesta manhã. Em maio, ele garantiu que programa de

carros-pipa seria ampliado.

Durante visita, general Pafiadache [dir.] também apresentou ações de distribuição de água no semiárido nordestino para o ministro [esq.] (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

Em visita ao Comando Militar do Nordeste, no Recife, o ministro da Defesa, Raul Jungmann (PPS-PE), anunciou a construção de 2.500 poços artesianos em todo o Nordeste. A medida visa, segundo ele, a redução da pressão e dos custos do programa de abastecimento através de carros-pipa. Raul não repassou, contudo, prazos e valores da iniciativa. Em maio, o ministro havia garantido que o programa de carros-pipa seria ampliado.

Atualmente, a região conta com 6.840 pipeiros que abastecem 79 mil cisternas. Ao todo, quase 3,7 milhões de nordestinos são atendidos pelo programa. Em Pernambuco, são 1.140 pipeiros e mais de 662 mil beneficiados.

Em nota, a assessoria do Comando Militar do Nordeste afirmou que serão construídos 44 poços artesianos nesta primeira fase do projeto em Pernambuco. A meta é construir 315 até 2018. "Na prática, alguns desses poços irão atender a necessidade de comunidades especificas, diminuindo a quantidade de abastecimentos com a Operação Carro-Pipa, entretanto, em outros lugares, dependendo do tamanho e da vazão do poço, ele poderá funcionar como manancial". A construção dos poços ainda não tem data definida.

“Nós estamos aqui iniciando um novo projeto de exploração de água subterrânea. Com aproximadamente 40 perfuratrizes, iremos propiciar 2.500 novos poços. Isso vai significar água direto e a redução da pressão e dos custos do programa de entrega de água por meio de carros pipa”, explicou Jungmann.

(8)

Para Raul Jungmann, a redução do programa carros-pipa trará mais benefícios à população. “Tem também um aspecto politico porque ao ficar na mão do Exercito isso é feito com impessoalidade. Você corta pela raiz a 'indústria da seca'. Além disso, incorpora tecnologia de ponta, todo processo é controlado pelos apontadores, que são os próprios usuários. Eles é que dizem que receberam a água e uma água de qualidade”, completa.

Durante a visita, o general Manoel Pafiadache, do Comando Militar do Nordeste também apresentou as ações de distribuição de água que estão sendo feitas no semiárido nordestino. Entre elas, a transposição do Rio São Francisco e detalhes da Operação Carros-Pipa. [Veja vídeo abaixo]

“Depois seguiremos para Paulo Afonso, na Bahia, e Sergipe. Ele vai ver a água chegando numa cisterna. Ele ainda vai ver todo o processo da Operação Carros-Pipa. Em seguida, vamos nos deslocar para o eixo Leste da transposição. Lá vai ver as obras no canal de aproximação, que tira água de dentro da represa, vai ver a própria represa de Areias, que é a mais importante do inicio da transposição e as obras de manutenção que estamos fazendo nas estradas”, explicou o general.

Jungmann ainda anunciou que as obras da transposição devem ser concluídas no primeiro semestre de 2017. “Em breve, o presidente da republica deverá vir aqui anunciar a data em que nós teremos o início efetivo da transposição. Por isso também que nós estamos aqui fazendo essa fiscalização ao lado do comando do Exército”, finalizou.

(9)

08/06/2016

Extensionistas terão oportunidade de qualificação on

line

Asbraer construirá plataforma que reúne oportunidade de adquirir conhecimento, rede social e aplicativos

As associadas da Asbraer aprovaram o desenvolvimento de plataforma para oferecer cursos de qualificação aos extensionistas rurais e demais profissionais ligados à Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). A decisão foi tomada durante a 27ª Assembleia Extraordinária da Asbraer. O novo ambiente da web será vinculado ao site da Asbraer e pretende inovar na forma de interação.

O projeto também prevê a criação de rede social exclusiva para aumentar a troca de experiencias entre os profissionais espalhados pelo país e a disponibilização de aplicativos que auxiliam nas atividades da extensão rural. "A inovação é uma das principais características da extensão rural. Por isso, é importante também criar essas oportunidades", avalia o diretor executivo da Asbraer, Lúcio Valadão.

(10)

09/06/2016

Para facilitar a vida dos produtores de banana

Foi criado o desperfilhador para bananeiras. E o produto desenvolvido pelos pesquisadores da Embrapa, José Clério, Adauto Tavares, Luadir Gasparotto e Ricardo Rebello, já pode ser encontrado no mercado. O equipamento funciona por roto-compressão ganhou o nome de Nova Lurdinha. Duas empresas estão licenciadas para fabricar e comercializar o produto: a Marcassio, de Atalanta (SC), e a Authomathika, de Sertãozinho (SP). A denominação de Nova Lurdinha é uma referência à antiga ferramenta usada para realizar a desbrota, conhecida em todo o Brasil como Lurdinha.

O novo desperfilhador, no entanto, é mais ergonômico e eficiente do que a Lurdinha. Em testes realizados no município de Presidente Figueiredo (AM), em área de produtores de banana, o equipamento apresentou eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos. Com o desperfilhador por roto-compressão, apenas 0,73% de uma mostra de mil perfilhos voltaram a brotar. O percentual de rebrota com a Lurdinha chegou aos 22,52%.

A eficiência não se dá apenas na remoção dos perfilhos. O desperfilhador por roto-compressão também agiliza o trabalho do agricultor. Nos testes, para eliminar mil perfilhos com a “Lurdinha” foram necessárias 4h44min. Com o novo equipamento a economia de tempo foi de quase uma hora e ficou em 3h45min. A “Lurdinha” também possui outras desvantagens, como necessidade de maior esforço do operador, além da dificuldade de a gema de crescimento – que é a parte retirada durante a operação – sair da ferramenta.

O desperfilhador por roto-compressão funciona apenas com a força do operador, não sendo necessária qualquer energia complementar, como baterias ou eletricidade. Para começar o trabalho, o operador deve segurar o guiador do equipamento com as duas mãos e colocar a extremidade inferior no perfilho já cortado, onde fica a gema apical. Esta extremidade inferior do desperfilhador é formada por uma broca, semelhante a uma pua com rosca sem fim. Com a aplicação da força do operador para baixo, uma mola do desperfilhador é comprimida, fazendo a broca girar e penetrar o perfilho, destruindo sua gema apical. Com a utilização do desperfilhador, acontece o dilaceramento dos tecidos da gema apical.

(11)

A bananeira produz grande número de perfilhos (brotos), o que resulta em quantidade elevada de plantas em cada touceira. A competição entre elas reduz a produção do bananal e a qualidade dos frutos. Para que a produção seja mantida da forma ideal, é fundamental realizar o desperfilhamento, conduzindo a touceira com uma mãe, um filho e um neto. Assim, o agricultor deve selecionar os perfilhos vigorosos e eliminar os demais. O desperfilhamento, apesar de simples, é crucial para o sucesso do plantio e aumenta a vida útil dos bananais.

Referências

Documentos relacionados

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

As questões acima foram a motivação para o desenvolvimento deste artigo, orientar o desenvol- vedor sobre o impacto que as cores podem causar no layout do aplicativo,

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

Considering that bacteria, as have already been described, can have a key role in CWs and that the bacterial community can be affected by a diversity of contaminants, the present

Como hipótese, assumiremos que o desenvolvimento de um modelo matemático diferente do tradicional poderia, por permitir a criação de personagens com comportamentos adaptáveis a