• Nenhum resultado encontrado

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS PARA PUBLICAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL PARA A SELEÇÃO DE ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS PARA PUBLICAÇÃO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL PARA A SELEÇÃO DE ARTIGOS, ENSAIOS E RESENHAS PARA PUBLICAÇÃO

O Instituto Henfil - Educação e Sustentabilidade convoca alunos e professores das Instituições de Ensino Superior, professores de Ensino Médio e demais interessados que estejam cursando ou tenham concluído Ensino Superior, para a apresentação de artigos, ensaios e resenhas para serem publicados Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente, Cultura e Matemática Cotidiana.

A Glocal é uma publicação digital do Henfil - Educação e Sustentabilidade, orientada especialmente aos alunos do Ensino Médio e de Cursinhos Pré-Vestibulares, com o objetivo de lhes fornecer informação qualificada sobre artes, cultura, atualidades, política nacional e internacional, meio ambiente, geopolítica, economia, saúde pública, matemática cotidiana, ciências e temas relacionados à dinâmica da sociedade, sobretudo os relacionados ao pilar “aprender a conviver“, proposto pela ONU, no documento

“Educação: um tesouro a descobrir”

(http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_ obra=14470), como um dos pilares para a educação, que possa auxiliar em vestibulares e no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).

Poderão ser apresentados trabalhos no formato de artigos, conforme as definições estabelecidas no ANEXO I, que é parte integrante do presente edital.

Todos os trabalhos apresentados serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Glocal, que poderá aprová-los ou não.

Atenção: Devido ao grande fluxo de artigos recebidos, entraremos em contato com o autor apenas se houver aval para a publicação do mesmo, não existindo uma lista de

(2)

autores selecionados para a edição, ou um parecer sobre o status de seleção do artigo. Pareceres editoriais, sobre aprovação ou não do artigo, não serão concedidos.

NORMAS GERAIS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

I. A Revista solicita o envio de artigos e ensaios escritos em língua portuguesa e/ou inglesa e/ou espanhola. Os temas são: artes, cultura, atualidades, política nacional e internacional, meio ambiente, geopolítica, economia, saúde pública, ciências e temas relacionados à dinâmica da sociedade. Os artigos enviados serão classificados, mediante a conformidade com as quatro áreas do conhecimento estabelecidas pelo MEC

(Ministério da Educação) para a elaboração do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), por abordarem os conteúdos em conformidade aos estudantes, a quem a revista é direcionada.

A saber, as áreas mencionadas são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

II. Todos os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente em formato eletrônico (“.doc” ou “.docx”) para o endereço artigos@revistaglocal.org.br

III. Os artigos e ensaios podem ser enviados continuamente, não havendo limite de texto por autor.

IV. O corpo da mensagem deverá conter uma FICHA DE INSCRIÇÃO com os seguintes campos:

a) Título do Trabalho; b) Área temática;

c) Nome completo do autor; d) Endereço residencial;

e) Documento de Identidade (RG, órgão e data da emissão); f) Telefones para contato;

g) Vínculo institucional; h) Titulação;

(3)

As informações prestadas pelos autores serão utilizadas apenas para fins cadastrais. O Conselho Editorial se compromete a manter sob rigoroso sigilo todas as informações prestadas pelos autores.

V. Caso o autor opte pela utilização de pseudônimo para fins de publicação, deverá mencioná-lo explicitamente na FICHA DE INSCRIÇÃO no corpo da mensagem.

VI. Os textos deverão ser encaminhados em arquivo Microsoft Word, em extensão “.doc” ou “.docx”. Os trabalhos deverão seguir as seguintes especificações: página formato A4; margem superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,5 cm; fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinha 1,5, mínimo de 4.000 (quatro mil) e máximo de 12.000 (doze mil) caracteres, contados os espaços.

VII. Aos trabalhos publicados será paga uma quantia em reais a título de ajuda de custo. VIII. O encaminhamento de trabalhos na forma prevista no presente edital implica na concordância do autor com as disposições nele contidas. O autor deverá zelar pela revisão ortográfica antes de submeter o artigo à revista.

IX. Não serão aceitos artigos e contribuições que não atendam as configurações propostas no presente edital. A revista explicitará em sua edição que o conteúdo e a exatidão das referências, a originalidade e outros aspectos relacionados à legalidade das informações publicadas são da exclusiva responsabilidade dos autores.

X. Casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Editorial da publicação.

São Paulo, Maio de 2015

Conselho Editorial da Revista de Atualidades "Glocal" Henfil - Educação e Sustentabilidade

Mateus Prado, Fernando Coelho, Ana Paula Dibbern e Pedro Ivo Batista (Os Editores)

(4)

ANEXO

Serão avaliados pelo Conselho Editorial da Revista Glocal – Painel de Geopolítica, Meio Ambiente, Cultura e Matemática Cotidiana os trabalhos enviados para avaliação que se enquadrem nas seguintes categorias:

1.1 ARTIGOS: Produção em formato texto que, em geral, apresente o pensamento do autor acerca de um assunto ou tema específico, a síntese de estudo ou pesquisa científica ou, ainda, que trate de algum aspecto da vida cotidiana que contribua com a formação escolar e com a preparação do aluno secundarista para o vestibular e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Será assegurada a preferência aos textos em formato jornalístico e coloquial, com abordagens atemporais, que tenham maior vida útil.

1.2 ENSAIOS: Produção em formato texto, de caráter literário, situado entre o poético e o didático, que expresse o pensamento do autor de forma mais livre e breve, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de um tema. Consiste na defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo, sem que esteja pautado sem formalidades de caráter dedutivo ou científico. Sua forma é livre e assistemática.

2. RECURSOS: Na edição, utilizamos alguns recursos para facilitar a navegação nas paginas da revista. Solicitamos a sua colaboração com alguns destes na sua matéria. Os recursos são utilizados para que as pessoas que leem apenas superficialmente saibam algo sobre o texto e identifiquem a ideia central, fazendo com que se interessem pela leitura integral do texto.

Estes são alguns dos recursos utilizados:

Bigode – um subtítulo forte para seu texto. Pode ser de uma linha e meia até duas linhas. (Obrigatório)

Hiperlink – uma palavra ou parte da frase é grifada no texto principal. Puxa-se uma linha até o canto da matéria e um texto dá mais informações sobre o que foi grifado. (Obrigatório)

Olho – uma parte forte do seu texto para colocarmos no meio da pagina, entre aspas. (Obrigatório)

(5)

Box – um pequeno texto colocado no canto da matéria, explicando algum outro ponto levantado no texto. (Obrigatório)

Score – dado numérico relacionado ao tema (quantidade, porcentagem, data). Abaixo dele vem a explicação.

Tabelas – tabelas com informações que ajudam o entendimento do texto. Gráficos – gráficos com informações que ajudam o entendimento do texto.

Assinatura – um pequeno texto, corrido, que fala sobre você. Cerca de duas linhas. (Obrigatório)

Atenção: Aconselhamos sempre uma revisão ortográfica detalhada, para que o artigo não seja publicado com desvios da norma padrão da Língua Portuguesa. Solicitamos também que não usem citações nem referências bibliográficas. Caso ache realmente interessante ou necessário colocar um trecho de outro autor, evite colocar em forma de citação (ex.: (Marshall, 1967)), procure deixar escrito no texto que está sendo utilizado um trecho de outro autor (ex.: Como Marshall já dizia, “...”).

Referências

Documentos relacionados

Procurado, o instituto não informou o número total de funcionários temporários demitidos desde o início da greve.. O Ministério Público do Trabalho do Mato Grosso do Sul

O objetivo deste trabalho foi estudar a evaporação por meio da transferência de massa no solo, em uma barragem subterrânea submetida às diferentes profundidades do lençol

Procuramos, desta forma, demarcar as principais características e concepções subjacentes às orientações quanto à pratica de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, propostas

Com relação às diferenças observadas entre as duas técnicas cirúrgicas (Grupos 1 e 2), acredita- se que os animais submetidos ao desvio lateral modificado do pênis (Grupo 2)

Por outro lado, a heterogeneidade constitutiva da enunciação da autora, pensada a partir de seus exteriores: o dialogismo de Bakhtin e a psicanálise lacaniana,

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política