• Nenhum resultado encontrado

PROJETO DE ESTAMPARIA PARA A COLEÇÃO VISCERAL DA MARCA DE MODA LINKA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO DE ESTAMPARIA PARA A COLEÇÃO VISCERAL DA MARCA DE MODA LINKA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROJETO DE ESTAMPARIA PARA A COLEÇÃO VISCERAL DA

MARCA DE MODA LINKA

Camila Svierdsovski -camilasvier@gmail.com

Maureen Schaefer França – profamaureen@gmail.com (orientador)

Departamento Acadêmico de Desenho Industrial Universidade Tecnológica Federal do Paraná

RESUMO

Durante muito tempo houve uma separação entre criação em moda e criação em design, os profissionais das duas áreas dificilmente trabalhavam juntos e muitos não aceitavam a moda como um projeto de design. Com o desenvolvimento acadêmico do campo de estudo da moda, essa segmentação foi reduzida, visto que se percebeu que a moda não deixa de ser um projeto de produto, tanto que possui metodologias de projeto muito similares. Este artigo apresenta o projeto de estamparia para a coleção visceral da marca de moda Linka, trabalho de conclusão do curso de Bacharelado em Design que tem como objetivo criar uma coleção de quatro estampas têxteis para uma empresa inserida na indústria da moda. Esse projeto foi desenvolvido através de uma metodologia que alia o design gráfico ao design de moda de maneira a criar um método específico para a criação de estampas. A metodologia desenvolvida contempla três passos: briefing, concepção e especificação, estes vão desde a fase de coleta de dados com o cliente, passando pelas gerações e seleções de alternativas até a produção do produto final.

Palavras-chave: Design, Moda, Estamparia têxtil. ABSTRACT

For a long time there was a separation between creation in fashion and creation in design, professionals from both areas working together difficult and many did not accept fashion as a design project. With the academic development of the fashion field of study, this segmentation was reduced, as it was realized that fashion is nonetheless a product design, both having very similar design methodologies. This paper presents the stamping design for visceral collection Linka fashion brand, work completion of the course of Bachelor of Design that aims to create a collection of four textile designs for a company inserted in the fashion industry. This project was developed through a methodology that combines graphic design to fashion design in order to create a specific method for creating prints. The methodology involves three steps: briefing, design and specification, these range from the data collection phase with the customer, through the generations and selections of alternatives to the production of the final product.

Key-words: Design, Fashion, Textile Print INTRODUÇÃO

(2)

As estampas fazem parte do cotidiano das pessoas em diversas culturas, elas carregam em si o espírito do tempo no qual foram criadas, representando também noções de gênero, status social, etnia e religião, por exemplo.

Hoje, conforme Fogg (2013) afirma, as estampas influenciam diretamente na decisão de compra do consumidor final, além disso têm o poder de criar uma identificação com o público-alvo e conseguem transmitir o conceito da coleção e/ou da marca através de imagens. Tudo isso gera valor ao produto final, pois além da parte estética são capazes de agregar valores intangíveis associados às grifes de moda.

O profissional responsável pela criação de estampas é o designer, porém, como existem pouquíssimos cursos com formação específica para esse ramo de atuação, é comum ter dois perfis de profissionais: o com formação em design e o com formação em moda. Não há como questionar qual é o mais capacitado para essa função, visto que nenhuma das duas áreas abarca conhecimentos completos para o desenvolvimento de estampas. Pois a criação de estamparia têxtil não abarca somente saberes relacionados ao campo da moda, relacionando-se também ao design gráfico. Este abrange, por exemplo, conhecimentos referentes à composição gráfica (cor, forma, textura, tipografia, grid, layout e etc.), que são de extrema importância para o design de estamparia. Já o design de moda relaciona-se ao desenvolvimento de coleções, considerando as necessidades do público-alvo, as macrotendências e modismos da estação, como também o diálogo entre a estamparia e as peças de moda. Nesse sentido, aliar conceitos das duas áreas pode ampliar o rol de conhecimentos para o campo de pesquisa do design de estamparia têxtil.

METODOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

O desenvolvimento deste projeto de conclusão de curso seguiu uma metodologia segmentada em duas partes: a primeira, de revisão de literatura, abrange estudos da área da moda, buscando os conceitos fundamentais da área, bem como o entendimento da dinâmica da indústria da moda, assim como nas áreas de design de superfície e design têxtil.

O estudo do design de estamparia foi aprofundado, pois se trata do principal objeto de pesquisa, portanto fez-se necessário a explicação sobre os tipos de estampas, módulo e rapport e seus elementos visuais e os sistemas de repetição. Além disso, considerou-se necessário o estudo dos processos industriais de impressão em tecidos, além da explanação das quatro principais técnicas atuais: a quadros, rotativa, transfer sublimático e digital. A partir dessas técnicas, criou-se também uma tabela comparativa dos métodos, a fim de facilitar ao designer a escolha da melhor técnica a ser utilizada em cada projeto.

Ainda no eixo teórico de desenvolvimento, se estabeleceu uma metodologia de projeto que contemplasse as necessidades do segmento da moda e as necessidades projetuais do design gráfico, utilizando principalmente os estudos de Treptow (2011) e Peón (2009).

De acordo com Peón (2009), o processo de projetação acontece em três fases principais: problematização, concepção e especificação. Para Treptow (2013), a metodologia também ocorre em três fases principais, sendo estas denominadas: planejamento, design e desenvolvimento. Apesar de ambas serem compostas por três fases, elas apresentam suas especificidades. Acabou-se por mesclar denominações que melhor atendessem ao esquema projetual baseado nos títulos de Peón (2009) e de Phillips (2008), de modo a apresentar maior coerência e menos ambiguidades, vide os termos planejamento e design, utilizados na

(3)

nomenclatura da metodologia de Treptow (2013). Nesse caso, definiu-se também três fases para a criação de estampas para moda:

Fase 1: briefing. A primeira fase da metodologia é a de recolhimento de informações

pertinentes ao projeto, tais como a natureza do projeto, que envolve os objetivos da empresa com projeto, seu orçamento e cronograma, bem como as expectativas do cliente com relação ao resultado. Além disso, é importante fazer uma análise setorial, para conhecer o mercado-alvo e reconhecer qual a posição do cliente dentro deste, e reconhecer o público-mercado-alvo. Por último, no item estratégias de design, busca-se apresentar aspectos que terão influência sobre o design de estamparia, amarrando a eles, sempre que possível, os objetivos mercadológicos da empresa: parâmetros da coleção (mix de moda e de coleção), grande tema escolhido, tema da coleção, cartela de cores, tecidos e aviamentos. Todas essas informações são construídas juntamente com o cliente, que detém grande parte das informações necessárias nesse tópico.

Fase 2: concepção. Após o levantamento das informações necessárias, parte-se para a fase de

concepção que, de acordo com Peón (2009), é destinada à criação e à definição dos produtos. Nesta metodologia, a Fase 2 é composta por três momentos: Mood Board que é a criação de um material gráfico que serve de fio condutor para a criação das estampas e deve traduzir em imagens o conceito extraído das informações da fase 1, partindo-se para Geração de

Alternativas, momento de criação das estampas e Seleção de Alternativas, onde o designer,

juntamente com o cliente irão definir quais estampas serão introduzidas na coleção.

Fase 3: especificação. Com as estampas definidas, parte-se para a finalização do material, para

que ele possa ser implementado, nesta metodologia, é composta pela criação das artes-finais e das fichas técnicas, seguidas por modelagem, prototipagem, graduação e encaixe e por fim, a revisão final. Vale lembrar, que o designer pode ou não se envolver com os processos de modelagem e graduação e encaixe.

Com a metodologia de projeto finalizada, parte-se para o desenvolvimento prático do trabalho, que é a criação de quatro estampas para uma marca de moda existente no mercado, como forma de validar a metodologia definida.

RESULTADOS

Como resultado do eixo prático obteve-se quatro estampas corridas, para a coleção de inverno 2015 da marca de moda Linka, desenvolvidas para produção através da técnica de

transfer sublimático.

O tema da coleção gira em torno da palavra visceral, que além de referir-se as estruturas corporais internas também tem conotação figurada que se refere ao que está muito enraizado no íntimo (Priberiam, 2014).

A estamparia sublimática têm a vantagem de aceitar qualquer tipo de arte, não havendo limitação de cores, nem com relação a técnica de ilustração utilizada. Outro aspecto que levou a produção através dessa técnica é a possibilidade de baixas tiragens, que no caso do transfer sublimático corrido é de 10 metros lineares, podendo ser dividido em quantas estampas for necessário.

(4)

A Figura 1 apresenta a primeira estampa escolhida para a coleção, nomeada de Floral Visceral, devido a mesclagem da figura de uma flor com elementos do corpo. Essa estampa foi escolhida, pois segundo a equipe de estilo da Linka, apresenta as cores principais da coleção: o azul e o rosa, e também utiliza as flores de maneira pouco óbvia, características apreciadas pelo público da marca.

Essa estampa possui rapport nas dimensões de 35x30 cm, isso permite que haja no máximo uma repetição horizontal.

Figura 1. Estampa Floral Visceral Fonte: Acervo pessoal, 2015.

A segunda estampa escolhida chama-se Raio X, e trata-se de uma versão de listrado caótica, o rapport se encaixa nas bordas superiores e inferiores, sendo que as laterais não possuem encaixes. O produto final possui uma combinação de azuis luminosos que, na técnica de sublimação resulta numa cartela de cores fiel a arte (Fig. 2).

(5)

Figura 2. Estampa Raio X Fonte: Acervo pessoal, 2015.

As próximas duas estampas têm a mesma fonte de inspiração, os raios que saem das máquinas de exames. A primeira versão chama-se Raio Laser (Fig. 3) e foi desenvolvida para criar um efeito ótico e gerar uma sensação de caos. Além disso, ela contempla as principais cores da cartela da coleção, possibilitando criar composés com as outras estampas.

(6)

Figura 3. Estampa Raio Laser Fonte: Acervo pessoal, 2015.

(7)

Figura 4. Estampa Sinapses Fonte: Acervo pessoal, 2015.

As quatro estampas foram selecionadas pelas sócias da marca Linka. Estas foram escolhidas dentre 28 alternativas, por serem as que mais se adequaram ao tema proposto, a cartela de cores, apresentaram coerência visual entre as estampas selecionadas e a possibilidade de combinações entre as peças. As estampas foram produzidas através do processo de sublimação e foram confeccionados protótipos, a fim de visualizar o resultado final das peças de roupa (Fig. 5).

(8)

Figura 4. Estampas nos protótipos confeccionados. Fonte: Acervo pessoal, 2015.

CONSIDERAÇÕES

O campo de estudo do design de estamparia ainda é muito novo no Brasil, portanto há poucos estudos dentro dessa área. Este projeto pretende contribuir de modo a aumentar os trabalhos de qualidade direcionados ao campo de estudo da estamparia têxtil.

Também visa-se contribuir com a desmistificação da criação em moda dentro do campo de design, apresentando pontos de paridade e diferenciação entre as duas áreas, desmistificando o glamour que a área do design de moda inspira, tratando-a como um campo de estudo como qualquer outra área do design.

A interação entre estas duas áreas de trabalho trouxe uma metodologia que foi colocada em prática por meio do desenvolvimento de um projeto de estampas para uma marca de moda já existente, aproximando assim, as discussões de cunho acadêmico ao mercado. A aproximação do trabalho acadêmico com o mercado tornou o desenvolvimento prático mais próximo da realidade empresarial, possibilitando a comprovação do processo metodológico através de parâmetros mercadológicos reais. Além disso, ele será produzido e comercializado pela marca posteriormente.

Considerando as questões estéticas do produto, é importante ressaltar que as estampas criadas deveriam estar em sintonia com as tendências da época, assim como estar de acordo com o público e o processo escolhido para a produção das estampas. Os objetivos deste projeto foram atingidos, resultando em peças de roupa com estampas diferenciadas, que transmitem o conceito da coleção e agregam valor ao produto final.

(9)

REFERÊNCIAS

FOGG, Marnie. Tudo sobre moda. Rio de Janeiro: Sextante, 2013.

PÉON, Maria Luísa. Sistema de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB. 2009.

PHILLIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo, SP: E. Blücher, 2008. PRIBERIAM. Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/visceral>. Acesso em: 10 out. 2014.

TREPTOW, Doris. Inventando Moda: planejamento de coleção. São Paulo: São Paulo, 2013.

Referências

Documentos relacionados

Ta có thể cài đặt OSSEC từ Souce code hay là các gói RPM .Theo kinh nghiệm nên download source code và sau đó biên dịch để cài đặt hơn là dùng các gói binary

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

• Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situa em situa ç ç ões novas e não familiares ões novas e não familiares

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

Foram analisados a relação peso-comprimento e o fator de condição de Brycon opalinus, em três rios do Parque Estadual da Serra do Mar-Núcleo Santa Virgínia, Estado de São

Male adolescents with insufficient α-tocopherol serum levels had low levels of AGA (p=0.03) and an increased risk of 25(OH)D and β-carotene deficiency regarding total and