• Nenhum resultado encontrado

29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul DESENVOLVENDO PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIO CASCAVEL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul DESENVOLVENDO PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIO CASCAVEL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DESENVOLVENDO PROJETOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO RIO CASCAVEL Área Temática: Área 05 Meio Ambiente

Irene Carniatto (Coordenador da Ação de Extensão)

Loana Priscila Mangolin1 Polyanna Cristina Simão¹, Iala Milene Bertasso¹; Anelize Queiroz Amaral2; Irene Carniatto3.

Palavras-Chaves: Educação Ambiental, Rio Cascavel, Resíduos Sólidos.

RESUMO: O Projeto para Preservação do Rio Cascavel, que abastece a cidade de Cascavel - PR, o qual exibe vários pontos de poluição por resíduos sólidos e deposição de lixo. Com a atuação neste projeto, contribuiu-se para a sensibilização de acadêmicos, alunos e comunidade, alcançando a participação direta de 290 e indireta 5.000 pessoas da comunidade local. Sendo possibilitado a estes reverem seus conceitos e atitudes, quanto à conservação da natureza e a do rio, buscando estabelecer uma troca de experiências entre a Universidade e a Educação Básica.

Introdução

A Educação Ambiental entra como um dos principais fatores de mudança da crise ambiental a qual o mundo esta submetido, como um processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem à participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental (BRASIL, 2005 apud CARNIATTO, 2007, p. 57). Para Reigada e Reis (2004), a educação ambiental é um processo educativo que visa formar cidadãos éticos nas suas relações com a sociedade e com a natureza. Conduz o indivíduo a uma reflexão sobre seus comportamentos e valores, através da aquisição de conhecimento, e este aprende a agir individual e coletivamente na busca de soluções, sendo parte atuante na sociedade.

A falta de informação e de sensibilização ambiental provoca na população uma postura de dependência e irresponsabilidade em relação ao meio ambiente. Porém, uma abordagem direcionada ao envolvimento da população contribui para a resolução destes problemas.

Com a modernidade, o ser humano impõe a cada dia uma pressão maior sobre o ambiente; na mesma proporção, os problemas ambientais também evoluem. As cidades brasileiras constroem um cenário de contrastes em virtude da grande migração populacional e pelo fato de que os desequilíbrios ambientais decorrentes desse processo não terem recebido a devida atenção por parte dos governantes.

Faz se necessário implantar iniciativas com a intenção de sanar estes problemas ambientais de forma gradativa, eficaz e conjunta. Sendo assim, a gestão de recursos ambientais pode auxiliar na redução destes problemas.

1

Acadêmicas do Curso de Ciência Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

2Docente – Mestre do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – any_qa@hotmail.com 3

Docente – Doutora do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – irenecarniatto@yahoo.com.br

(2)

A gestão ambiental socialmente integrada é definida a partir dos aspectos sanitários, ambientais e econômicos, levando-se em conta a participação da comunidade e a realidade local (NUNESMAIA, 2002).

Sendo assim Brito (2000), ressalva a necessidade de políticas que indiquem o comprometimento geral, com a melhoria do desempenho ambiental, incluindo a conservação e proteção de recursos naturais, a adequada disposição de resíduos, o controle da poluição e a contínua melhoria ambiental.

Nunesmaia (2002, citado por CARNIATTO, 2007) observa que os resíduos gerados e não coletados são geralmente depositados em terrenos baldios, nos quintais e córregos. Devido à falta de informações e de sistemas de coleta pública urbana, os resíduos domésticos ao não receberem uma destinação adequada, acabam por parar em locais inadequados, ficando a população exposta a riscos. Nestes casos, uma parte dos resíduos produzidos pela população, muitas vezes vão parar nos rios, gerando transformações locais, tais como: contaminação, erosão, assoreamento e conseqüentemente diminuição da mata ciliar.

Assim, a preservação da mata ciliar deve ser uma preocupação de toda sociedade, pois é nesta região que vários efeitos biológicos acontecem entre eles à função protetora e de filtro, quando impede que a água da chuva carregada com detritos animais, vegetais e humanos, além de poluentes como fungicidas e inseticidas, seja levada diretamente para dentro dos rios, lagos, represas e córregos. Podemos citar ainda, como efeitos positivos da manutenção da mata ciliar: a melhoria da qualidade da água, a contenção ou prevenção de assoreamento e erosão, manutenção do microclima e preservação da biodiversidade. Por isso são de extrema importância projetos de monitoramento e sensibilização que visam sua preservação.

É importante salientar as dificuldades existentes para realizar um monitoramento contínuo destas alterações ambientais, bem como, da estruturação do espaço urbano, haja vista à carência de informações relacionadas a esta dinâmica. Assim, é necessária a realização de atividades educativas no âmbito das várias disciplinas, envolvendo o fazer pedagógico de diferentes áreas do saber, para possibilitar uma maior eficiência da ação educativa junto a comunidade (CEURB, 2008).

Sendo assim, é desejável que haja uma inter-relação entre os resíduos sólidos, poluição dos rios e estratégias de controle no tocante á participação ativa da comunidade na resolução destes problemas.

Neste contexto, resolveu-se desenvolver um Projeto Educativo a respeito do Rio Cascavel, um dos principais mananciais de abastecimento de água da cidade de Cascavel - Paraná, o qual, em visita recente exibiu vários pontos de poluição por resíduos sólidos e deposição de lixo.

Assim, foram estabelecidas estratégias de recuperação, gestão dos recursos ambientais disponíveis em suas margens, orientação, sensibilização por meio da educação ambiental, realizado pelos acadêmicos bolsistas e colaboradores do Curso de Ciências Biológicas da Unioeste, com a participação de professores e alunos do ensino fundamental e médio, e moradores da região próxima ao Rio Cascavel.

Objetivos

- Sensibilização da comunidade do entorno do rio Cascavel para a melhoria da qualidade de vida e a conservação dos recursos naturais locais;

(3)

- Levantamento dos problemas e/ou impactos ambientais das áreas de vegetação existentes e dos locais utilizados para lazer, bem como, procurar juntamente com os alunos as potenciais ações para solução das demandas identificadas;

- Orientação sobre a correta disposição dos resíduos sólidos através da realização de atividades educativas, integrando alunos e moradores;

- Realizar pesquisa com alunos do ensino fundamental e médio, através de questionários semi-estruturados, buscando identificar os conhecimentos prévios e práticas cotidianas dos alunos e suas famílias;

- Mobilizar a comunidade local para a preservação ambiental das áreas de suas moradias: quintais, ruas e as Áreas de Preservação Permanente (APP) existentes no Rio Cascavel;

- Contribuir para a construção do conhecimento dos alunos sobre a importância do ambiente ciliar para a preservação de nascentes na bacia do Rio Cascavel.

Metodologia

O projeto foi desenvolvido com moradores e alunos do Ensino Fundamental e Médio que residem na Bacia do Rio Cascavel, nos seguintes bairros: Cascavel, Cascavel Velho, Jardim Itália, Jaçanã e Jardim Universitário.

Foram desenvolvidas atividades educativas e pedagógicas, como: palestras, aulas expositivas com mapas, maquetes e material de apoio adequado (slides, figuras, mapas) e recursos áudios-visuais. No decorrer dessas oficinas foram enfocados aspectos educativos a partir de atividades das várias disciplinas, envolvendo a temática num contexto interdisciplinar pelos acadêmicos, nos seus estágios de formação de professores de Ciências e Biologia, tais como: visitas às nascentes e córregos, possíveis estratégias para recuperação do componente florestal e dinâmicas de sensibilização.

Resultados e Discussões

Durante o desenvolvimento do projeto foram realizados vários trabalhos com um grande retorno para a comunidade. Foi promovido um mutirão que objetivou limpar alguns pontos do rio Cascavel, no qual estiveram envolvidos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da UNIOESTE, alunos do ensino médio do Colégio Estadual Olinda Truffa de Carvalho da cidade de Cascavel, os agentes do Controle de Endemias da Prefeitura de Cascavel, a ONG Amigos dos Rios, representantes da SANEPAR, alunos da escola técnica CEEP e da Secretaria do Meio Ambiente (Engelétrica) responsável pela coleta pública.

Também foi realizado um mutirão de Controle e Combate a dengue nos bairros adjacentes e nas proximidades da Universidade. A ação contou com o apoio dos Agentes de Endemias, resultando em um total de 50 (cinqüenta) pessoas. Além da sensibilização feita através de conversa direta com os moradores, a ação objetivou a retirada imediata de resíduos dos quintais das casas, e a disposição desses em sacos, distribuídos pelos agentes e acadêmicos, em frente a suas casas, para que os caminhões disponibilizados pela prefeitura fizessem a remoção destes resíduos. A idéia era motivar os moradores a coletar o lixo imediatamente, pois se eles deixassem para fazer em oura ocasião essa poderia ser esquecida pondo em risco a saúde dos familiares e vizinhos. A ação foi cumprida com êxito de tal maneira que somente no período da manha cerca de 90% da tarefa foi concluída.

(4)

Como iniciativa de comemorar o dia dá água, bem como reforçar as noções de proteção aos recursos hídricos, a prefeitura da cidade de Cascavel em conjunto com a UNIOESTE, realizaram um encontro no lago municipal, que contou com a presença de alunos de colégios estaduais da cidade, e lideranças municipais. Foi realizada uma amostra de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e uma dinâmica intitulada “dinâmica da água”, além de uma reflexão sobre a maneira como estamos cuidando deste bem essencial. E no mesmo dia os acadêmicos da UNIOESTE, realizaram um pequeno mutirão de limpeza no terreno do campus da própria Universidade, resultando na retirada de vários sacos cheios de lixo reciclável, e em muitos casos papeis de bala, salgadinhos, jogados no terreno do campus da universidade.

Os acadêmicos se dividiram em grupos e realizaram a coleta dos resíduos, praticamente todos recicláveis, objetivando além da própria limpeza e extermínio de possíveis criadouros do mosquito da dengue, a conscientização de todos os acadêmicos e funcionários. A ação foi realizada com sucesso e com previsões de serem realizadas novamente envolvendo os acadêmicos dos demais cursos do campus. Deve ser enfatizada a sensibilização dos próprios acadêmicos que realizavam a mobilização, que demonstraram incomodo com o fato de estudantes de ensino superior apresentarem esse tipo de conduta. Pois de nada adianta os acadêmicos mobilizarem e sensibilizarem toda a comunidade ao redor se a própria Universidade, que é o local em que passam maior parte do dia e onde aplicam aquilo que aprendem, não estava em condições satisfatórias e o fato de existir prédios em construção preocupava ainda mais, pois os materiais do canteiro de obras poderia afinal ser um criadouro em potencial para o mosquito da dengue.

Conclusão

Com a realização deste trabalho, contribuiu-se para a sensibilização dos acadêmicos, alunos e comunidade, alcançando a participação direta de 290 pessoas e atendendo indiretamente 5.000 pessoas da comunidade local. Sendo que, através da participação nas atividades ambientais foi possibilitado a estes reverem seus conceitos e atitudes. Buscando estabelecer em suas ações uma postura adequada quanto à conservação da natureza, principalmente do Rio Cascavel.

Espera-se ainda, a melhoria das condições ambiental do Jardim Universitário, de aspectos relacionados principalmente aos resíduos sólidos e do ambiente ciliar, apresentando-se mais preservados, limpos e ambientalmente adequados.

Referências

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente do Brasil - MMA. Programa Nacional de Educação Ambiental – ProNEA.. 3 ed. 2005. Disponível: http://www.mma.gov.br/ index.php?ido =conteudo.monta&idEstrutura=20&idConteúdo=1068. Acesso: 05 mai 2007.

BRITO, M. A. G. M. Considerações sobre resíduos sólidos de serviços saúde. Revista Eletrônica de Enfermagem (on-line), Goiânia, v. 2, n. 2, jul-dez. 2000. Disponível: http://www.fen.ufg.br/revista.htm>.

CARNIATTO, I. Subsídios para um Processo de Gestão de Recursos Hídricos e Educação Ambiental nas SubBacias Xaxim e Santa Rosa, Bacia Hidrográfica

(5)

Paraná III. Tese de Doutorado (Ciências Florestais), Programa de PósGraduação em Engenharia Florestal. Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. 249 p.

CEURB – Centro virtual de Estudos Ambientais. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/eurb/

instrumentos20e%20tecnicas%20de%20anlise%20ambiental%20urbana.htm>. Acesso em: 4 abr. 2008.

NUNESMAIA, M. F. A Gestão de Resíduos Urbanos e Suas Limitações. TECBAHIA Revista Baiana de Tecnologia, Camaçari, v.17, n.1, p.120-129, jan./abr. 2002.

REIGADA, C.; REIS, M. F.C. T. Educação Ambiental para crianças no ambiente urbano: uma proposta de Pesquisa-Ação. Ciência e Educação, v. 10, n. 2, p. 149-159, 2004.

Referências

Documentos relacionados

As apurações serão realizadas na loja localizada na Travessa Vereador Marcelino Castanho, nº 178, Centro, em Bragança/PA, às 11 horas, entre todos os cupons das lojas localizadas

O experimento foi conduzido em agosto e setembro de 2007, no aviário experimental do Departamento de Nutrição e Produção Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Não havendo pagamento ou não sendo entregue o imóvel, o credor fiduciário poderá promover o leilão do imóvel, no prazo de trinta (30) dias, sendo que esse

I-) Todas as comunicações necessárias ao cumprimento do objeto deste instrumento poderão ser realizadas por carta, fax o e-mail, o que desde já as partes

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

1. A apresentação dos pedidos de pagamento efectua-se através de formulário electrónico disponível no sítio da Internet do IFAP, I. P., em www.ifap.pt, os quais

A área de DACT atua na primeira linha de defesa através da supervisão e monitoramento de todas as contas discricionárias as quais o Banco tem responsabilidade fiduciária de

En combinant le moment fléchissant (repris par les hourdis) et l’effort tranchant (repris par les âmes), il a aussi observé une très faible interaction. En 2008,