• Nenhum resultado encontrado

VITRINE DE EXPORTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VITRINE DE EXPORTAÇÃO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)
(2)

Fortaleza - CE 2013

(3)

© 2013. Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - SEBRAE/CE. Todos os direitos reservados.

A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei n° 9.160/98).

INFORMAÇÕES E CONTATO

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará - SEBRAE/CE Unidade de Acesso a Mercados

Av. Monsehor Tabosa, 777 – Praia de Iracema Fortaleza / CE – CEP:

0800 570 0800 www.ce.sebrae.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo Estadual João Porto Guimarães

Diretor Superintendente Carlos Antônio de Moraes Cruz Diretor Técnico

Alci Porto Gurgel Junior

Diretor Administrativo Financeiro Airton Gonçalves Junior

Unidade de Acesso a Mercados Francisca Marta Campelo Lima Mônica da Rocha Tomé

Francisco Rogério de Moraes Silva Desenvolvimento de Conteúdo Candice Borges Westgate

Danielle Duavy

Editoração Eletrônica, Diagramação e Revisão Register Publicidade

D812v Vitrine de exportação/Danielle Duavy, Candice Borges Fortaleza: SEBRAE/CE, 2013.

16 p.

1. Vitrine de exportação 2. Importadores 3. Vitrine virtual I. Duavy, Danielle II. Borges, Candice

(4)

S

UMÁRIO

:

TEMA PÁGINA

APRESENTAÇÃO . . . .5

VITRINE DE EXPORTAÇÃO (Capítulo 1) . . . .6

Público-alvo. . . .6

Funcionamento do canal . . . .7

Segmentos da cadeia de comercialização . . . .10

Custos na utilização do canal . . . .10

Formas de apresentação do canal. . . .11

Normas e cuidados na utilização do canal. . . .12

Considerações para utilização do canal. . . .13

Vantagens e desvantagens . . . .13

Setores indicados para utilizar o canal. . . .13

(5)
(6)

5

-APRESENTAÇÃO

“O grande desafi o dos pequenos negócios é manter-se no mercado diante da competição acirrada dos dias de hoje, para tanto é necessário encontrar as mais diversas formas de levar seus produtos e serviços ao consumidor. Com o objetivo de estimular e apoiar o empresário neste desafi o, o Sebrae apresenta cartilha abordando os principais Canais de Comercialização.

Nesta série apresentamos uma análise dos principais aspectos de cada canal de comercialização, tais como: público-alvo e cobertura geográfi ca, funcionamento do canal, segmentos da cadeia de comercialização atingidos, custos para utilizar cada canal, normas e cuidados, vantagens e desvantagens e como apresentar seus produtos e quais setores podem ser alcançados.

A cartilha apresenta doze canais que vão dos mais tradicionais como distribuidores de grande porte, vendas diretas e representantes comerciais, passando por telemarketing, centrais de negócios, cooperativas de consumo, consórcio de comercialização, incluindo o mercado externo com os agentes de comércio internacional e vitrines de exportação. Ainda canais menos conhecidos como a Bolsa de Mercadorias que entram no elenco de opções. Inovações como a loja colaborativa e a rápida evolução do e-commerce também são destaques.

Cabe a cada empresário conhecer e avaliar qual canal se enquadra em sua realidade e explorar ainda mais novas opções que se apresentam no mercado brasileiro e mundial. Para tanto, os aspectos aqui apresentados servirão de orientação para a tomada de decisões, a busca de novos meios de comercializar seus produtos e serviços e consequentemente crescer seu negócio.”

(7)

6

-CAPÍTULO 1

VITRINE DE EXPORTAÇÃO

A Vitrine de Exportação é um canal de comercialização que possibilita a divulgação de produtos das empresas brasileiras a compradores no exterior através de uma página na internet que pode ser de administração tanto pública quanto privada.

O canal Vitrine de Exportação terá duas abordagens: a vitrine promovida pelo Governo Federal e aquelas promovidas por empresas privadas que muitas vezes são também empresas comerciais exportadoras/importadoras.

A Vitrine de Exportação (VE), disponível no site www.

vitrinedoexportador.gov.br, esta é disponibilizada e administrada

pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) com o objetivo de divulgar as empresas brasileiras exportadoras e seus produtos na web. O serviço oferece a construção de uma vitrine virtual para empresas brasileiras.

As vitrines promovidas por empresas privadas, em sua maioria aquelas que já trabalham com a exportação de mercadorias, estão contidas dentro dos sites destas empresas que vinculam a divulgação dos produtos a seus serviços como intermediários na comercialização dos produtos.

Público-Alvo

Importadores (indústria e distribuidores) estrangeiros interessados em fazer negócios com empresas brasileiras.

Cobertura Geográfi ca

No caso da vitrine do governo federal a cobertura geográfi ca poderá ser delimitada pela empresa exportadora, a qual poderá abranger todos os mercados (países) fora do Brasil ou mercados aos quais a empresa esteja mais apta a vender seus produtos.

(8)

7

-Quando a vitrine é administrada por empresas privadas, a cobertura é global, no entanto, haverá sempre algum contato mais estreito com alguns países que a empresa já trabalha em suas operações do dia a dia.

Funcionamento do canal

Começamos por destacar o funcionamento da principal vitrine de exportação do Brasil, disponibilizada pelo governo federal: Vitrine do Exportador. A mesma possibilita a customização de página, nos idiomas português, inglês e espanhol.

Neste ambiente, é possível inserir texto de apresentação da empresa, informações comerciais, imagens, vídeo, geolocalização e projetos de que participa (ex.: Apex e Banco do Brasil).

Reproduzimos o passo a passo resumido do manual que está disponível on-line no site.

Para se habilitar à construção de vitrine virtual, a empresa, por meio de seu representante, deverá encaminhar mensagem à equipe pelo sistema “Vitrine Responde” contendo o assunto “Vitrine do Exportador” e as seguintes informações:

“Solicito habilitar-me ao serviço de construção de vitrine virtual da empresa (informar razão social e CNPJ-14 dígitos). Seguem abaixo meus dados de contato:

Nome completo: CPF: Cargo: Telefone: Fax: E-mail:

Declaro, para os devidos fi ns, que estou autorizado pela empresa a administrar a vitrine virtual da mesma na Vitrine do Exportador.” Depois de verifi cadas as informações, será encaminhada ao habilitado uma senha pelo e-mail cadastrado, para acesso ao sistema de construção de vitrine virtual.

(9)

8

-Segundo o site, “a empresa que ainda não realizou exportação, mas possui potencial para tanto, poderá participar da Vitrine do Exportador como “Potencial Exportador”. Neste caso, o interessado deverá preencher o formulário de adesão disponível na página principal da VE, e enviá-lo para análise. Após a aprovação, passará a ser integrante da VE, benefi ciando-se também do serviço de construção de vitrine virtual.”

A seguir a empresa já poderá ter acesso à construção da vitrine virtual, através dos passos:

Fazer login;

Incluir dados para cadastro; Gerar senha.

Em seguida a empresa deverá acessar a área “Manter Dados”, na qual informará todos os dados necessários para montar a sua Vitrine Virtual.

A vitrine virtual da empresa será publicada após aprovação pela equipe do site. O representante da empresa perante a Vitrine do Exportador receberá um e-mail informando que a construção/ atualização foi realizada com sucesso.

A empresa que utiliza a vitrine deverá antes de acessar o site, pesquisar e defi nir as seguintes informações:

Código SH: o Sistema Harmonizado de Designação e de Codifi cação de Mercadorias, ou simplesmente Sistema Harmonizado (SH), é um método internacional de classifi cação de mercadorias, baseado em uma estrutura de códigos e respectivas descrições. Para que o site, possa identifi car corretamente a mercadoria oferecida é preciso que a empresa peça a um despachante aduaneiro ou consulte diretamente a Unidade da Receita Federal em sua cidade formulando consulta por escrito, de acordo com as orientações constantes no site dessa Secretaria;

Mercado-alvo: é preciso que a empresa saiba escolher que mercado pretende atrair. Para tanto a empresa poderá se utilizar de estudos de mercado encomendados a consultorias ou aqueles que estejam disponíveis nos sites do governo, como o site da Apex, além de revistas setoriais, embaixadas do Brasil no exterior (Secoms) e demais fontes de informação;

(10)

9

-Skype: a Vitrine do Exportador também solicita da empresa

que informe seu contato no Skype. A empresa poderá baixar o programa na internet e criar seu contato que permitirá fazer e receber ligações de computador para computador gratuitamente;

Página na internet: a empresa deverá ter criado uma página de sua empresa na internet a fi m de facilitar a promoção e o contato com o comprador estrangeiro;

Imagens: a empresa terá que selecionar boas imagens do produto para deixar no site;

Idioma: o site pede para escolher um idioma (inglês ou espanhol), então a empresa deverá escolher aquele para o qual está mais habilitada, a fi m de atender a seus potenciais clientes internacionais. Aqui o próprio site poderá realizar a revisão do idioma selecionado.

Depois de anunciado, os interessados no exterior entrarão em contato diretamente com a empresa exportadora para solicitar mais informações e negociar preços e condições de pagamento. A partir de então, dependerá da própria empresa fechar negócio com os interessados.

Na vitrine administrada pela empresa privada, o funcionamento ocorre da seguinte forma:

A empresa produtora entra em contato com a administradora da vitrine, solicitando a publicação de seus produtos;

A administradora da vitrine solicita da empresa produtora: Fotos do(s) produto(s).

Descrição e especifi cações técnicas do produto. Dados cadastrais da empresa para controle interno.

Os dados são disponibilizados no site da empresa que passará a divulgar nos vários canais de marketing que se utiliza.

Em seguida o importador entrará em contato com o administrador da vitrine manifestando o interesse nos produtos apresentados.

(11)

10

-A administradora da vitrine entra em contato com a empresa produtora solicitando:

• Quantidade para o pedido; • Preço de venda;

• Capacidade de atendimento.

De posse destas informações, a administradora da vitrine envia uma cotação ao importador através do documento chamado

Proforma Invoice.

A partir deste momento, a vitrine cumpre seu papel e a operação passa a ser realizada pela unidade da empresa administradora que cuida da operação de exportação (a comercial exportadora).

Segmentos da Cadeia de Comercialização

A vitrine de exportação se encarrega da divulgação dos produtos, podendo, mas não obrigatoriamente, sendo

responsável pela distribuição e comercialização. É importante notar que, no caso da vitrine operada por uma empresa privada, a mesma estará associada aos serviços de uma empresa

comercial exportadora.

Custos na Utilização do Canal

Na Vitrine do Exportador pertencente ao Governo Federal, não há custos para a empresa exportadora.

Na vitrine administrada por empresas privadas, também não há custos para divulgação caso a empresa produtora entregue pronto todo o material para ser incluído no site. Se não for o caso, a empresa poderá cobrar pelo serviço de tratar a imagem e preparar dados de forma profi ssional.

Poderá haver custos posteriores para o apoio na comercialização, mas estes não se aplicam à vitrine propriamente dita.

(12)

11 -Formas de Apresentação do Canal

Os dados solicitados para serem exibidos na Vitrine Virtual do governo brasileiro são:

texto de apresentação da empresa, nos idiomas português, inglês ou espanhol;

projeto que participa (Apex-Brasil ou Brasil Web Trade do Banco do Brasil);

geolocalização do Google Maps; endereço de vídeo do Youtube;

O site aceita inclusão de até cinco imagens. Segundo o site, a equipe da Vitrine de Exportação poderá auxiliar a empresa na tradução do texto de apresentação da mesma nos idiomas inglês e/ou espanhol.

Os dados da Vitrine Virtual incluídos e/ou modifi cados tornam-se visíveis ao público somente após análise pelos técnicos da Vitrine. Os detalhes para preenchimento estão no Manual disponível no

site.

No caso da vitrine administrada pela empresa privada, os dados a serem divulgados deverão ser apresentados em formato PDF. Seriam eles pelo menos as fotos, a descrição do produto e suas especifi cações técnicas e lista de referências.

A vitrine exige da empresa produtora a apresentação de fotos profi ssionais com um padrão mínimo de qualidade. Além disso, cada foto deverá estar vinculada a um número de referência para que seja possível localizar e confi rmar o produto que é de interesse da empresa importadora.

Os textos apresentados também deverão estar em inglês, no entanto, a empresa que administra a vitrine poderá realizar a tradução também podendo para isso cobrar algum valor pelo serviço.

Também poderá ser solicitado da empresa produtora amostras de seus produtos para serem enviadas aos importadores que venham a interessar-se, no entanto esta solicitação está mais vinculada ao canal Comercial Exportadora/Importadora.

(13)

12

-Normas e Cuidados na utilização do Canal

Em termos de normas, o site pede à empresa que preencha a Solicitação de Adesão ao sistema Potencial Exportador atendendo aos requisitos:

Informar os dados comerciais da empresa: CNPJ/ CPF, razão social, endereço, telefone, e-mail, home Page, skype, fax (se tiver);

Informar o nome do dirigente comercial da empresa perante os potenciais exportadores (nome, cargo, CPF telefone, e-mail);

A empresa deve se considerar apta a exportar com produtos de qualidade e preço competitivos no mercado internacional;

Indicar até 10 produtos identifi cados pelo código do Sistema Harmonizado (SH-6);

Após a solicitação, deverá aguardar o contato telefônico de técnico do Departamento de Planejamento – Secex/Depla para confi rmar a sua solicitação.

Para a vitrine administrada pela empresa privada não há contratos para a divulgação dos produtos, o que deverá ser observado pela empresa que utilizará o canal é:

Entender que o preço de exportação é diferente do preço do mercado nacional, em que não deverão ser considerados os impostos (ICMS, PIS, COFINS, etc) e que o mesmo deverá incluir apenas o custo do produto com a margem de comercialização – consultar o canal trading/comercial exportadora para maiores detalhes.

Avaliar sua capacidade de exportar antes de promover seus produtos na vitrine de exportação

Estar ciente de sua responsabilidade na negociação com o gestor da vitrine quanto à entrega do produto e a fi delidade das imagens e dados informados.

(14)

13 -Considerações para a Seleção do Canal

A vitrine poderá ser selecionada pelas empresas iniciantes na exportação, que não possuem recursos próprios para investir diretamente na promoção de seus produtos nos mercados de interesse e que precisem de apoio no contato com potenciais clientes importadores.

Vantagens e Desvantagens

A vitrine de exportação apresenta muita vantagem para as pequenas empresas devido ao baixo custo de utilização e ao alto aproveitamento da experiência e contatos da empresa que hospeda a vitrine. Além disso, não é necessário falar o idioma do importador nem entender dos procedimentos de negociação internacional no primeiro momento para vitrines administradas por empresas privadas. A vitrine do governo brasileiro possui grande visibilidade e credibilidade perante os compradores internacionais.

A desvantagem existe apenas se a empresa produtora não conseguir apresentar seus produtos de forma satisfatória e não estiver preparada para atender às solicitações que possam vir da promoção de seus produtos por meio deste canal. No caso da utilização da Vitrine do Exportador (MDIC), a empresa correrá o risco de não realizar uma avaliação correta de suas capacidades tanto em termos de produção quanto em comunicação e negociação com os importadores que apareçam diretamente da vitrine do exportador.

Setores indicados para utilizar o canal

Agronegócios, Construção civil, Madeira e móveis, Alimentos e Bebidas,

Produção associada ao turismo, Têxtil e vestuário.

(15)

14 -Glossário

APEX : Agência de Promoção de Exportação – visa a reunir empresários e governo para aumentar o contigente dos que vendem para o mercado externo, com especial atenção às pequenas empresas.

MDIC: Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior — órgão responsável pela condução do comércio exterior e de outros segmentos da economia nacional — desenvolvimento industrial, desenvolvimento comercial, seguros privados e capitalização, previdência privada, prosperidade industrial, registro do comércio, legislação metrológica, turismo, pesquisa e experimentação tecnológica, açúcar e álcool, siderurgia, não ferrosos, construção civil, café, sal, álcool, borracha etc.

PRO-FORMA INVOICE: Documento preparado pelo agente contendo uma estima de custo que o armador terá com a escala de seu navio no porto e a ele enviado para estudos.

SH: Sistema Harmonizado-sistema de classifi cação mundial de mercadorias, para ser utilizado pelos fabricantes, transportadores, exportadores, importadores, alfândegas, de maneira a permitir uma classifi cação uniformizada das mercadorias no mercado internacional. A nomenclatura é composta de seis códigos digitais comuns às mercadorias para todo o país.

(16)

www.sebrae.com.br

0800 570 0800

Referências

Documentos relacionados

Ao montar sua vitrine, tenha em mente que você quer chamar atenção para peças-chave e sinalizar o estilo de roupas que o cliente pode encontrar dentro da loja. A poluição

Possui sede em Ca- breúva, SP, e estará presente na Plastech Brasil 2009 expondo seus produtos, como máquinas especiais; injetoras de ciclo rápi- do, destinadas à produção de

Ora, evidentemente isto demanda trabalho, de modo que seja preciso, para apreender a essência de algo, proceder a uma variação eidética que é,

Figura 14: Distribuição do volume de negócios total do setor agrícola da Baviera por produção e região em 2010 (total = 6,4 mil milhões de euros). Fonte: Bayerischer

30 - 0000629 - Papel toalha na cor branca, fabricado com 100% de fibras celulósicas virgens, (não reciclado) neutro, isento de material estranho, partículas lenhosas,

Outras atividades desenvolvidas pela rede de saúde do trabalhador e mencionadas nos estudos são: elaboração de programas de saúde do trabalhador que contribuem para

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

Portanto, acredita-se que o estudo proposto nesta dissertação, possa contribuir para identificar se a proposta do projeto contribui para uma formação profissional