• Nenhum resultado encontrado

Informativo Caema. Informativo Semanal da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão ANO I - N 10 - São Luís, 09 de junho de 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Informativo Caema. Informativo Semanal da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão ANO I - N 10 - São Luís, 09 de junho de 2015"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Informativo Caema

Informativo Semanal da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão

ANO I - N° 10 - São Luís, 09 de junho de 2015

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) entregou à população do município de Montes Altos, neste fim de sema-na, um novo poço artesiano. Presentes na sole-nidade de inauguração, o presidente da Compa-nhia, Davi Telles, e o secretário de Estado de Infraestrutura (Sinfra), Clayton Noleto, além de

lideranças políticas e comunitárias.

Davi Telles destacou a importância do pro-jeto de execução de serviços de perfuração de poços tubulares e de sistemas de abas-tecimento de água do município, que são parte do programa Água para Todos. O in-vestimento em Montes Altos é da ordem de R$ 404.183,00. “Essa obra vai sanar o pro-blema de abastecimento de água e propor-cionar mais qualidade de vida para a popu-lação”, disse.

O presidente da Caema acrescentou que o programa Água pra Todos é uma política estratégica definida pelo governador Flávio Dino para levar água tratada a todos os la-res maranhenses. Segundo ele, com a entrada em operação desse poço, houve um incremen-to de mais de 60 mil litros de água por hora no fornecimento de água da cidade de Montes Al-tos.

O prefeito Valdivino Rocha ressaltou que o problema de abastecimento de água, que se

Caema inaugura poço artesiano

em Montes Altos

arrastava por mais de 20 anos na sede do mu-nicípio, foi solucionado pelo governo Flávio Di-no. “O poço duplicou a capacidade de abaste-cimento de água em Montes Altos”, disse.

Participaram também da solenidade de inauguração, o deputado Marco Aurélio (PCdoB), o prefeito de Ribamar Fiquene, Edilo-mar Miranda; a vice-prefeita de Montes Altos, Kelly Rocha, além de vereadores, secretários municipais e a comunidade.

(2)

Como parte o início do progra-ma “Água para Todos”, em São Luís, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Sanea-mento Ambiental do Maranhão (Caema), inaugurou, na manhã desta quinta-feira (4), o poço arte-siano perfurado na Praça da Igreja Matriz, no Bairro de Fátima. Com 180 metros de profundidade e com vazão de 40 mil litros de água por hora, o poço vai solucionar o pro-blema de abastecimento em diver-sas áreas do bairro.

Durante a solenidade de inau-guração, o diretor presidente da Caema, Davi Telles, explicou que

esse é apenas o início do programa “Água para Todos”, em São Luís, e que a determinação do governador Flávio Dino é solucionar os proble-mas de abastecimento de água na capital e no interior. “Devido a problemas de produção de águas no Sistema Sacavém/Batatã, deflagra-mos a perfuração de seis poços na região cen-tral de São Luís para que possamos resolver o problema de abastecimento de água de boa parte do contingente populacional dessa área. As pessoas do bairro de Fátima, e de áreas vizi-nhas, terão acesso a água de qualidade. Esse poço vai verter 40 mil litros de água por hora, suficiente para resolver os problemas de abas-tecimento nessa área. O “Água para Todos”, lançado pelo governador Flávio Dino, começa com força em São Luís”, disse Davi.

O diretor presidente ressaltou que o governo vai investir cerca de R$ 100 milhões na obra de reforço de vazão, no quilômetro 22 do Sistema Italuís para resolver o problema de abasteci-mento de água e acabar com a intermitência em São Luís. Essa obra deve ser concluída em 22 meses.

Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Articulação Política e Assuntos Fe-derativos de Estado, Márcio Jerry, destacou que, nesses primeiros meses de governo, o tra-balho tem sido intenso para colocar o Maranhão no rumo certo, para que se recupere tantas dé-cadas de tempo perdido, de desperdício, de fal-ta de planejamento e de cuidado com a coisa pública.

“Um dos desafios do governo é levar água para todos os lares maranhenses. Essa ação

está sob o guarda-chuva do programa “Água para Todos”, lançado pelo go-vernador Flávio Dino. Estamos fazen-do um esforço monumental para que todos os maranhenses tenham direito à agua tratada em casa. Estamos ini-ciando as ações pelos 30 municípios com o menor IDH, mas levando essa iniciativa a outras grandes cidades do Maranhão. O governador Flávio Dino, quando deu posse ao presidente Da-vi, determinou que ele trabalhasse firme para acabar com a intermitência de água em São Luís. Para isso, dis-ponibilizou recursos e está trabalhan-do para fortalecer a Caema”, disse Jerry.

A líder comunitária Andrelina, presidente da Associação Carente São Benedito, disse que o poço vem resolver os problemas de abasteci-mento em diversas áreas do bairro. “Acreditar é preciso. Entendemos que não dá a resolver as coisas de uma só vez. Estou muito alegre por essa iniciativa, pois a Caema está trazendo saú-de para nossa comunidasaú-de. É com muita alegria que recebemos essa obra para a comunidade do bairro de Fátima. Será o fim do sofrimento com a falta de água. Espero que o governador continue governando com o povo”, acrescentou.

A solenidade de inauguração do poço do Bairro de Fátima foi acompanhada pelos verea-dores Pavão Filho (PDT) e Marlon Garcia (PTdoB); e pelo deputado estadual Cabo Cam-pos (PP).

Caema inaugura poço artesiano que vai reforçar

abastecimento de água no Bairro de Fátima

(3)

A Companhia de Sa-neamento Ambiental do Maranhão (Caema) deu inícios aos trabalhos de perfuração de poços no Outeiro da Cruz e na Praça da Misericórdia, no Centro de São Luís. Com previsão de 200 metros de profundidade e vazão de 40 metros cúbicos por hora, o poço do Outeiro da Cruz está localizado na área dos reservatórios R-04 e R-05, e vai refor-çar o abastecimento de água no Outeiro da Cruz, Filipinho, Jordoa, Saca-vém e parte do João

Paulo. O poço da Praça Misericórdia terá 120 metros de profundidade e vazão de 30 metros cúbicos por hora, reforçando o abas-tecimento nas Ruas São Pantaleão e Pas-seio, Praça da Alegria e adjacências. No to-tal, a Companhia está perfurando seis poços para reforçar o abastecimento de água nas áreas da região central da cidade.

Já foram concluídos os poços do bairro de Fátima, com 180 metros de profundidade e 50 metros cúbicos de vazão; e da Praça

Catulo, na Vila Passos, com 200 metros de profundidade e 80 metros cúbicos de vazão. O poço do bairro de Fátima será inaugurado no próximo dia 29. Nos próximos dias, vai ser iniciada a perfuração de outros dois po-ços, no Parque do Bom Menino e Monte Castelo.

Para o diretor presidente da Caema, Da-vi Telles, a perfuração desses seis poços vai ajudar a resolver o problema de abasteci-mento em diversos pontos da região do

Caema inicia perfuração de poços no

Outeiro da Cruz e na Praça da Misericórdia

Centro e que a determi-nação partiu do governa-dor Flávio Dino, que tem como meta garantir água para todos. “Estamos pri-orizando a perfuração desses seis poços na re-gião central para reforçar o abastecimento nos pontos mais críticos. Há muito tempo, essa região tem problema no abaste-cimento de água, por conta do baixo nível de água no reservatório do Batatã. Ao tomar conhe-cimento do problema, o governador autorizou es-sa ação em caráter emergencial”, diz Davi Telles.

O diretor presidente acrescenta que a Companhia está executando a limpeza de diversos poços na zona rural de São Luís com objetivo de aumentar a produção e as-segurar a boa qualidade da água fornecida à população. Ele lembra que a Caema perfura, ainda, em convênio com a Defesa Civil, mais seis poços na área do Sistema Paciência para melhorar o abastecimento de água nas regiões da Cohab/Cohatrac.

(4)

A Companhia de

Sanea-mento Ambiental do Maranhão

(Caema) realizará, nos dias 11

e 12 de junho, a primeira

capa-citação técnica em Gestão

Am-biental. O curso é idealizado

pela Gerência de Meio

Ambien-te e Recursos Hídricos,

respon-sável pelo planejamento e

im-plementação da política

ambi-ental da Companhia, e é

volta-do para os colaboravolta-dores.

A capacitação busca

atuali-zar e qualificar os

colaborado-res para atuação no atual

cená-rio multidisciplinar de gestão

ambiental e contribuir para o

planejamento de ações que

vi-sam melhorar o quadro

sanitá-rio e a qualidade de vida da

po-pulação do Estado.

Durante o curso, serão

apre-sentados e discutidos os

Desa-fios da Sustentabilidade;

Políti-ca Nacional de Meio Ambiental;

Política Nacional de

Saneamen-to; Principais instrumentos de

apoio à gestão: planejamento,

licenciamento ambiental,

avalia-ção de impacto ambiental,

avali-ação ambiental estratégica e

zo-neamento ambiental,

ecológico-econômico e educação

ambien-tal.

A proposta da capacitação

abrange também a qualificação

de aptidões dos colaboradores

para o Plano de Saneamento e

Meio Ambiente, bem como a

in-tegração necessária para uma

atuação responsável, a

estraté-gia para elaboração de planos,

os instrumentos legais previstos

para o planejamento de ações e

mecanismos de participação

so-cial.

O treinamento acontecerá no

auditório da Sede Administrativa

da Caema e será ministrado

pe-lo Consultor Carpe-los Henrique A.

Oliveira, representante da

Sus-tentabilidade Ambiental, Cultural

e Institucional, Projetos e

Con-sultoria Ltda, empresa com

am-pla experiência na área de

sane-amento.

Caema capacita

colaboradores para

(5)

Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão/CAEMA

Diretor-presidente: Davi Telles / Diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas: Kelsilene Duarte

Diretor de Engenharia e Meio Ambiente: José Luís Bastos / Diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente: Nelson Cavalcanti Diretor de Comercialização e Relacionamento com o Cliente: Ricardo Ferro Alves da Silva / Chefe da Assessoria de Comunicação: Gilberto Lima

Diagramação: Gilberto Lima / Telefones: 3219-5007/5009 - email: comunicação@caema.ma.gov.br

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e da Gerência de Negó-cios da Cidade Operária, realiza uma série de ações para corrigir problemas de obstru-ções e vazamentos na rede de esgoto. Uma

delas foi realizada na Rua 06, da Unidade 203, onde um rompimento causava transtor-nos aos moradores da área, que reclamavam constante-mente de dejetos retornando para seus imóveis. Esse rom-pimento havia sido causado por um poste da rede de ilumi-nação instalado sobre a rede de esgoto. Para resolver o problema, nesta quinta-feira (14), a equipe da Caema con-tou com o apoio de técnicos da Cemar para fazer o deslo-camento do poste.

O gerente Milton Braz explica que esse problema na Unida-de 203 já se arrastava há muito tempo. Ele ressalta que, desde que assumiu a gerência da Cidade Operária, fez questão de fazer um levantamento de todos os problemas que estavam pendentes para, em conjunto com o setor responsável, buscar soluções

imediatas.

“Essa obstrução de rede na Unidade 203 já aguardava uma solução havia muito tempo e decidimos acionar a Cemar para que o poste fosse deslocado, pois o mesmo pressi-onava a tubulação, que tem profundidade de dois metros. Trocamos o cano na parte rom-pida e, finalmente, os moradores da Rua 26 não serão mais incomodados com o esgoto retornando para suas residências. Esse tipo de ação está sendo feita em todas as áreas de competência da Gerência de Negócios da Cidade Operária”, disse o gerente.

A gerência da Cidade Operária seguindo orientação da Caema e do governo Flávio Dino já realizou, também, trabalhos de manu-tenções preventivas nas unidades 101, 105, 201 e 205. Os serviços se estenderam à Avenida Santos Dumont, no São Cristóvão, onde um dos poços de visita (PV), localizado nas proximidades da feira, foi refeito e parte da rede trocada. Outros pontos de obstrução de redes nos bairros Jardim América e Ipem/ São Cristóvão também foram corrigidos.

Caema realiza manutenção na rede

de esgoto da Cidade Operária

Referências

Documentos relacionados

ed è una delle cause della permanente ostilità contro il potere da parte dell’opinione pubblica. 2) Oggi non basta più il semplice decentramento amministrativo.

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

Este estudo tem como objetivos identificar os níveis de trauma manifestados e de estratégias de coping utilizadas pelos TEPH; caracterizar os incidentes mais

Chalcidoidea associadas, infestação dos frutos em diferentes localidades, resistência de plantas de espécie próxima (Psidium longipetiolatum) e processo de formação da

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Os supercondutores magnéticos, volantes de inércia e os condensadores são apropriados para aplicações que necessitam de grande potência de saída em pouca

A partir da análise das Figuras 5.20, 5.21, 5.22 e 5.23 pode-se afirmar que a variação do início da altura de queda do bloco não alterou os resultados da energia cinética e alturas

Assim, este trabalho apresenta uma abordagem que tem como objetivo principal: (i) analisar a cobertura de código levando em consideração os fluxos de chamadas existentes no sistema