• Nenhum resultado encontrado

VIII Prêmio Internacional. Soberano Grande Comendador Comemora 89 Anos. Investidura - Grau 33. Alberto Martínez-Lacaci

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "VIII Prêmio Internacional. Soberano Grande Comendador Comemora 89 Anos. Investidura - Grau 33. Alberto Martínez-Lacaci"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Investidura - Grau 33°

Rio de Janeiro - 14/Nov

VIII

Prêmio

Internacional

Alberto Martínez-Lacaci

Luiz Fernando Rodrigues Torres

2015

Espanha - 6 e 7/Nov

Soberano Grande

Comendador

Comemora

89 Anos

Rio de Janeiro - 17/Nov

(2)

Editorial

Complexo Administrativo do Supremo Conselho - Rio de Janeiro - Brasil.

Informativo Virtual Astréa News nº 55 - Ano V - Nov/15 - Pg 02

O

Espírito de Natal já se manifesta em nossos lares, através dos sons e das luzes natalinas, anunciando um momento em que a União e a Fraternidade devem reinar entre os povos. Este momento, também, apresenta-se como uma oportunidade singular para uma profunda reflexão, revendo o que de positivo foi realizado e em que poderemos melhorar.

O ano de 2015 ficará marcado por grandes realizações e muitas atividades, e chegamos a seu final com a consciência do dever cumprido. O ano vindouro, em breve, baterá em nossas portas, como um dealbar de uma nova oportunidade, a fim de tentarmos, mais

uma vez, aproximarmo-nos da excelência daquilo que nos propusermos realizar.

Dentro desse escopo, que a Alta Administração do Supremo Conselho e seus funcionários, liderada pelo Soberano Grande Comendador, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, têm procurado pautar seus passos.

Que as bênçãos do Pai Celestial envolvam a todos nós, extensivo aos nossos familiares.

Um feliz Natal, na acepção da palavra, e um ano vindouro repleto de grandes realizações! 

(3)

Informativo Virtual Astréa News nº 55 - Ano V - Nov/15 - Pg 03

VIII Prêmio Internacional

Alberto Martínez-Lacaci

Luiz Fernando Rodrigues Torres

2015

O

Soberano Grande Comendador Luiz Fernando

Rodrigues Torres, 33°, foi homenageado, no dia 07 de novembro próximo passado, na cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, pelo Supremo Consejo del Grado 33 y último del Rito Escocés Antiguo y Aceptado para España, com a outorga do VIII Prêmio Internacional “Alberto Martínez-Lacaci”. A homenagem é o reconhecimento concedido, em conjunto com o Instituto Alberto Martínez-Lacaci, às respeitáveis instituições e nobres autoridades, que têm se destacado na propagação dos valores maçônicos no âmbito da Maçonaria nacional e internacional.

O Prêmio leva o nome do Ilustre e Poderoso Irmão Alberto Martínez-Lacaci Pérez-Cossio, 33°,

que exerceu o honroso cargo de Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho da Espanha, no período de 1999-2003, tendo exercido, na vida profana, o elevado cargo de Diretor Geral de Combustível

Marinho da CEPSA – Companhia Espanhola de Petróleo, falecendo, em Madrid, em 12 de julho de 2003, aos 65 anos de idade. Tal honraria é concedida, anualmente, desde do ano de 2008, e teve como primeiro agraciado o padre jesuíta Pedro Alvarez Lázaro, catedrático da Pontifícia Universidade de Camillas, e pesquisador, há mais de 30 anos, do Instituto de Liberalismo, Krausismo e Maçonaria, e autor da obra “A Maçonaria, Escola de Formação Cidadã”.

O Instituto Alberto Martínez-Lacaci destina-se, através de eventos públicos, favorecer o desenvolvimento de valores para o engrandecimento da sociedade, assim como aumentar, de forma positiva, a opinião crítica sobre a Ordem Maçônica. Fundado após sua passagem para o Oriente Eterno, por sua digníssima esposa, a Cunhada Maria Teresa Ilzarbe Ruiz, é presidido pelo Ilustre Irmão Juan Conesa González, constando, também, de sua diretoria, os seguintes Ilustres Irmãos: Jesús Soriano Carrilo, Álvaro Rodrigues Garcia, José Miguel Hernandez Garcia, Miguel Ángel Paredes Martín e Fernando Pérez Torres, os quais assinam a Ata, da Sessão realizada em Cartagena, no dia 12 de julho de 2015, da qual extraímos seu teor:

“Reunido em Cartagena el Jurado del Premio

Internacional Alberto Martínez-Lacaci 2014, integrado por Dª Maria Tereza Ilzarbe Ruiz, D. Jesús Soriano Carrilo, D. Álvaro Rodrigues Garcia, D. José Miguel Hernandez Garcia, D. Miguel Ángel Paredes Martín, presidido por D. Juan Conesa González y actuando de secretario D. Fernando Pérez Torres, decide conceder, por uninimidad, el Premio Internacional Alberto Martínez-Lacaci 2015 a D. Luiz Fernando Rodrigues Torres, Soberano Gran Comendador del Supremo Conselho de Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, reconociendo em él al masón perseverante, ahito de fe, creyente inconmovible, portador de la antorcha que va siempre alumbrando el caminho de los que avanzan y progresan em la idea luminosa del bien y de la verdade. Leal com todos, no

Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho da Espanha (1999-2003) Poderoso Irmão Alberto Martyínez-Lacaci Perez Coccio, 33°

foto - SC da Espanha

(4)

Informativo Virtual Astréa News nº 56 - Ano V - Dez/15 - Pg 04

hay em su vida más que uma aspiración continuada de fortalecimento de la fraternidad entre los Hermanos para hacer de la Orden aquella gran família de la que hablan sus Constituciones.

D. Luiz Fernando Rodrigues Torres, puede considerarse como um ejemplo vivo de la constância y del entusiasmo em la práctica de los ideales masónicos. Modesto por temperamento, bueno y honrado, su vida es um esfuerzo por alcanzar la perfecciión moral.

Cartagena, 12 de julio de 2015.”

A Comitiva do Supremo Conselho sob a chefia do Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, esteve, também, composta pelos Membros Efetivos Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33° - Grande Ministro de Estado, e Carlos Antônio de Almeida Deveza, 33° - Grande Secretário do Interior do Santo Império, desembarcando no Aeroporto da Portela, em Lisboa, Portugal, no dia 02 de novembro de 2015, sendo, fraternalmente, recepcionada pelo Ilustre e Poderoso Irmão Agostinho Fernandes Garcia, 33° - Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho para Portugal, e Soberano Grande Comendador de Honra do nosso Supremo Conselho, sendo conduzida ao Hotel para merecido descanso.

Os dias 03 e 04 de novembro ficaram

reservados, aos membros da Comitiva, para conhecerem alguns lugares da capital portuguesa, ciceroneados pelo Ilustre e Poderoso Irmão Agostinho Garcia, 33°. No dia

05 de novembro, a Comitiva seguiu com destino à cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, fazendo a viagem de carro, tendo como luxuosa companhia o Ilustre e Poderoso Irmão Agostinho Garcia, 33°.

No dia 06 de novembro, à noite, foi realizada a Abertura do 11º Convento y XIII Fiesta del Supremo Consejo del Grado 33 y último del REAA para España, reunindo os Soberanos Grandes Comendadores e Delegações dos Supremos Conselhos do Brasil, França, Turquia, Grécia, Suíça, Itália, Áustria, Alemanha, Israel, Portugal e Bulgária.

O Soberano Grande Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, recebendo o VIII Prêmio Internacional Alberto

Martínez-Lacaci, das mãos da Cunhada Maria Teresa Ilzarbe Ruiz, viúva do saudoso Irmão que lhe empresta seu nome.

Chegada da Comitiva do Supremo Conselho no 11º Convento y XIII Fiesta del Supremo Consejo del Grado 33 y último del REAA para España.

foto - Carlos Deveza,33°

(5)

Informativo Virtual Astréa News nº 56 - Ano V - Dez/15 - Pg 05

Na parte da tarde, o museólogo e arqueólogo Felipe Senén Lopez-Gomez proferiu uma palestra sobre “Galiza - Um País do Início ao Fim”. Uma Rota Simbólica do Caminho de Santiago através de monumentos, a qual foi atentamente assistida pelos mais de 150 Irmãos participantes. Na manhã do dia seguinte, foram apresentadas quatro outras palestras sobre o tema: “As Estradas para a Luz”, e, em seguida, foram dadas as conclusões do 11º Convento.

Na parte da tarde foi realizada uma Sessão Magna Sublime Capítulo Rosa Cruz Ibéria Nº 11, sob a jurisdição dos Supremos Conselhos para Portugal e Espanha, em que foram recebidos, juntamente com o Grão-Mestre da Grande Loja de Espanha, as diferentes Delegações dos Supremos Conselhos presentes. Na oportunidade, foi apresentada pelo Ilustre e Poderoso Irmão Agostinho Garcia, 33°, a Carta Constitutiva do Sublime Capítulo Rosa Cruz, jurisdicionado ao Supremo Conselho para Portugal, que recebeu o nome do nosso Ilustre Poderoso Irmão “Francisco Gê Acaiaba de Montezuma” – o Visconde de Jequitinhonha, fundador e primeiro Soberano Grande Comendador de nosso Supremo Conselho.

O ponto alto da reunião do 11º Convento se deu com a outorga da 8ª edição do Prêmio Internacional Alberto Martínez-Lacaci ao Soberano Grande

Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, que

retribui outorgando o Diploma e a Comenda alusiva

ao aniversário de 186 anos de fundação do Supremo Conselho à Cunhada Maria Teresa Ilzarbe Ruiz e ao Ilustre Irmão D. Juan Conesa González, Presidente do Instituto Alberto Martínez-Lacaci.

Nos três últimos anos o Prêmio foi concedido ao Ilustre e Poderoso Irmão Manoel Jimenez, 33° - Soberano Grande Comendador do Supremo Consejo para los Estados Unidos Mexicanos (2012); ao Ilustre e Poderoso Irmão Agostinho Fernandes Garcia, 33° - Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho para Portugal (2013); ao Ilustre e Poderoso Irmão Jean-Luc Faunque, 33° - Soberano Grande Comendador do Suprême Conseil pour la France du Rite Écossais Ancien et Accepté (2014).

A Comitiva do Supremo Conselho regressou para a cidade de Lisboa, em Portugal, no dia 09 de novembro, embarcando para o Brasil, na parte da manhã do dia 11 de novembro, desembarcando no Aeroporto Internacional Tom Jobim, trazendo na mala o respeito e o enorme prestígio internacional, fruto de incomensurável dedicação e seriedade com que se vem tratando os destinos da Maçonaria Brasileira, através do nosso Supremo Conselho.

Já, em seu retorno ao Rio de Janeiro, os membros da Comitiva voltaram atenção aos preparativos para a cerimônia de investidura ao Grau 33°, quando 192 novos irmãos estarão sendo investidos no Grau maior do Rito mais praticado no Brasil, a se realizar no sábado seguinte, dia 14 de novembro, na sede do Supremo

Conselho. 

foto - SC da Espanha

Os Poderosos Irmãos Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33° - Grande Ministro de Estado, Agostinho Fernandes Garcia, 33° - Soberano Grande Comendador para Portugal e Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33° - Soberano Grande Comendador,

preparando-se para deixar a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

(6)

Informativo Virtual Astréa News nº 56 - Ano V - Dez/15 - Pg 06

F

oi realizada, na tarde ensolarada do dia 14 de novembro de 2015, na sede do Supremo Conselho, no bairro de Jacarepaguá, Rio de Janeiro, uma memorável cerimônia de investidura ao Grau maior do Rito mais praticado no Brasil, de cento e noventa e dois novos Grandes Inspetores Gerais da Ordem, reunindo Irmãos de todos as regiões do Brasil.

A tão esperada investidura, na sede do Supremo Conselho, é um evento que tem atraído a atenção de nossos Irmãos das regiões de fora da cidade do Rio de Janeiro, pois os possibilita a conhecerem o belo e confortável Complexo Administrativo do Supremo Conselho, e em cuja oportunidade, também, puderam testemunhar o avanço do andamento das obras de construção do prédio, que concentrará os templos exclusivos para as atividades ritualísticas dos Graus Inefáveis, Capitulares, Filosóficos e Administrativos, além de um templo exclusivo para as atividades ritualísticas das Ordens Paramaçônicas.

Os investindos estavam assim distribuídos, conforme seus estados e regiões: Rio de Janeiro – da 1ª RJ - CPRS Visconde do Rio Branco - Vale de Jacarepaguá (32); CPRS Mário Behring – Vale

da Tijuca (13); CPRS Frank Sherman Land – Vale da Penha (07); CPRS Visconde Mauá – Vale de São Cristóvão (01); da 4ª RJ – CRPS João Pires da Costa Ribeiro – Vale de Teresópolis (24). São Paulo – da 3ª SP – CPRS 20 de Agosto – Vale de Bauru (31); da 13ª SP CPRS Presidente Rodrigues Alves – Vale de Guaratinguetá (07); CPRS Barão do Rio Branco – Vale de São José dos Campos (04). Minas Gerais – da 6ª MG – CPRS Guido Marliere – Vale de Ubá (03); da 10ª MG – CPRS Cavaleiros da Liberdade IV - Vale de Alfenas (01); da 12ª MG – CPRS João Costa Sampaio – Vale de Belo Horizonte (02); da 13ª MG – CPRS Adelino Silvano Barbosa – Vale de Ipatinga (12); da 14ª MG – CPRS Cavaleiros do Santo Graal – Vale de São Lourenço (02); da 15ª MG – CPRS Ação e Silêncio – Vale de Muriaé (05). Bahia – da 1ª BA – CPRS Balduíno II – Vale de Salvador (1 PE5); da 3ª BA – CPRS Áttila de Mello Cheriff – Vale de Itabuna (01); da 4ª BA – CPRS João Meireles de Souza – Vale de Juazeiro (03); da 5ª BA – CPRS Aziz Raimundo – Vale de Barreiras (03). Pernambuco – da 1ª PE – CPRS José Mariano – Vale de Recife (07). Pará – da 1ª PA - CPRS Lauro Sodré – Vale de Belém (01). Paraíba – da 1ª PB – CPRS Cristo Rei – Campina Grande (01). Roraima – CPRS Roraima – Vale de Boa Vista

Novos Grandes

Inspetores Gerais

(7)

Informativo Virtual Astréa News nº 56 - Ano V - Dez/15 - Pg 07

(12). Amapá – CPRS João Jansen Rodrigues – Vale de Amapá (05), totalizando cento e noventa e dois Irmãos.

Presentes ao evento, os Membros Efetivos e Poderosos Irmãos Jorge Luiz de Andrade Lins, 33° - Lugar Tenente Comendador; Francisco Antônio Gonçalves Dias, 33° - Grande Ministro de Estado; Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império; Maurício Soares, 33° - Grande Tesoureiro do Santo Império; Carlos Antônio de Almeida Deveza, 33° - Grande Secretário do Interior do Santo Império; José Alves de Alencar, 33° - Grande Chanceler da Guarda dos Selos; José Francisco Ribeiro Lopes, 33° - Grande Capitão das Guardas; Sérgio Antônio Medeiros Vieira, 33° - Grande Secretário do Interior do Santo Império Adjunto; Anderson Pinto Verçosa Simões, 33° - Grande Mestre de Cerimônias Adjunto; Francisco “Bonato” Pereira da Silva, 33° (PE). Os Membros Eméritos José Soares Filho, 33° - Grande Hospitaleiro do Santo Império, e Orlando Marinho dos Santos, 33° (RO).

Registrou-se as presenças dos seguintes Grande Inspetores Litúrgicos, os Poderosos Irmãos: Antônio Augusto Salles Paschoal, 33° - 11ª SP; José Rodrigues de Barros, 33° - 13ª SP; Fernando Izabel Nunes, 33° - 12ª MG; Jorge Mauro Corrêa Gomes, 33° - 14ª MG; Edmilson Bispo Gonçalves, 33° - 1ª BA; Romero Tavares de Amorim, 33° - 5ª BA; Clóvis Pereira Bandeira, 33° - 1ª e 2ª PA; Carlos Henrique Teófilo da Silva, 33° - DF; Manuel Maciel Araújo, 33° - AP; Malba Tahan Macedo Santos, 33° - MA; Paulo Benevenute Tupan, 33° - RO; Egídio de Moura Feitão, 33° - RR.

Por volta das 15h, o Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, no desempenho do honroso cargo de Mestre de Cerimônias, reuniu

os 192 irmãos a serem investidos, e com o intuito de elucida-los quanto à importância do Grau 33 e as enormes responsabilidades que passarão a assumir, ao galgarem o patamar maior o REAA, proferiu, como de praxe, uma brilhante palestra. Ao final, conduziu os irmãos para darem entrada ao Templo e serem investidos.

Sob a presidência do Soberano Grande Comendador, o Ilustre e Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, teve início a marcante cerimônia, que dada a expressiva quantidade de Irmãos a serem investidos, totalizando, com os demais presentes, cerca de 350 irmãos, teve uma logística perto da perfeição,

O Soberano Grande Comendador ladeado pelos Grandes Inspetores Litúrgicos presentes ao marcante evento.

cujos méritos pertencem à competente equipe ritualística, que não mediu esforços para que a mesma se tornasse mais um evento que ficará marcado nos anais da história do Supremo Conselho.

Em nome dos Irmãos, ora investidos, usou da palavra o Poderoso Irmão Michell de Vasconcelos Siqueira, 33°, da 1ª Inspetoria Litúrgica da PB, dizendo que, por ocasião desta marcante cerimônia, em suas reflexões, pôde relembrar de cada um dos juramentos prestados nos Graus anteriores. Realizou a leitura de um texto de autoria do Poderoso Irmão Eduardo Paiva, 33°, abordando, de forma sintética, os ensinamentos adquiridos em cada Grau, contrastando com diversos e tristes episódios do mundo atual, e finalizou agradecendo, em nome de todos seus pares, a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que pudessem, hoje, estarem realizando um sonho.

Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, proferindo palestra aos irmãos a serem investidos no Grau de Grande Inspetor Geral da Ordem.

foto - Matheus Paiva

(8)

Informativo Virtual Astréa News nº 56 - Ano V - Dez/15 - Pg 08

O Soberano Grande Comendador, dando continuidade à pauta, outorgou ao Poderoso Irmão Clóvis Pereira Bandeira, 33° - Grande Inspetor Litúrgico da 1ª e 2ª Inspetoria Litúrgica do Pará, o Diploma e a Comenda de “Legião de Honra”, com passador de ouro – 15 anos.

Empossou, após prestarem solene

juramento, no honroso cargo de Soberano Grande Inspetor Litúrgico da 4ª e 6ª do RJ, o Membro Efetivo e Poderoso Irmão José Francisco Ribeiro Lopes, 33°, em conformidade com o Ato nº 437 – 2013-18; no cargo de Grande Inspetor Litúrgico, para o estado de Rondônia, em conformidade com o Ato nº 452 – 2013-18, o Poderoso Irmão Paulo Benevenute Tupan, 33°, e para o estado de Roraima, Ato nº 455 – 2013-18, o Poderoso Irmão Egídio de Moura Feitão, 33°.

O Soberano Grande Comendador

manifestou sua enorme satisfação pela beleza dos trabalhos realizados, agradeceu a presença de todos os presentes, parabenizando, em especial, os Irmãos investidos no Grau Maior do REAA, solicitando que continuem ativos e assíduos nos Altos Corpos de suas respectivas regiões. Desejou sucesso aos novos Grandes Inspetores Litúrgicos no desempenho de seus cargos, em suas regiões.

Encerrou, ritualisticamente, os trabalhos, em conformidade com as exigências ritualísticas do Grau 33° e desejou, aos Irmãos, um regresso seguro aos seus lares, rogando as bênçãos do Senhor dos Mundos a todos os presentes e a seus familiares.

Finalizado o memorável evento, as atenções já se voltaram para o dia 21 de novembro próximo, quando a Comitiva do Supremo Conselho estará se deslocando para o nordeste brasileiro, em Fortaleza, no Ceará, a fim de proporcionar, a novos Irmãos, a oportunidade de ascenderem ao último Grau do REAA.

foto - Matheus Paiva

(9)

Informativo Virtual Astréa News nº 56 - Ano V - Dez/15 - Pg 09

C

ompletar mais uma primavera significa dizer: fazer mais um aniversário. Uma expressão usada antigamente, principalmente, para as moças que completavam mais um ano de vida. Tal expressão, com o passar dos tempos, adaptou-se para todos os gêneros e bem se encaixa para aqueles que fazem

aniversário, de fato, na estação mais bonita do ano – a primavera.

Dizem que os sábios não contam os anos de vida e sim histórias, pois cada celebração de aniversário é um excelente momento de se fazer uma reflexão sobre o ano que passou e dele colher o que de positivo foi realizado, assim como, observar aquilo que, ainda, poderá ser melhorado para um novo ciclo que começa.

Dentro desse contexto, somados a agradecimentos e congratulações, baseou-se as belas e profundas palavras proferidas pelo Membro Efetivo e Poderoso Irmão Adélman de Jesus França Pinheiro, 33° - Grande Secretário Geral do Santo Império, a quem coube a honra e o privilégio de prestar uma singela homenagem ao ilustre aniversariante, o Poderoso Irmão Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33° - Soberano Grande Comendador, que completara mais uma primavera, no último dia 06 de novembro de 2015, chegando aos 89 anos de idade, os

quais não pôde ser comemorado naquela data, em função do mesmo ter viajado para a cidade de Santiago de Compostela, na Espanha, a fim de ser homenageado com a outorga do Prêmio Internacional Alberto Martínez-Lacaci.

A comemoração foi levada a efeito na tarde do dia 17 de novembro próximo passado, na sede do Supremo Conselho. O Poderoso Irmão Adélman Pinheiro, 33°, falando por todos os presentes, ressaltou, também, a profícua administração do ilustre aniversariante, à frente do Supremo Conselho, cujo seus inegáveis feitos são, unanimemente, reconhecidos por todo o Povo Maçônico, elevando, mundialmente, o nome do nosso Supremo Conselho ao mais alto patamar.

Mais Uma Primavera

Soberano Grande Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres

foto -

Matheus Paiva

(10)

Informativo Virtual Astréa News nº 56 - Ano V - Dez/15 - Pg 10

Como de praxe, o Soberano Grande Comendador fez questão de que tal data fosse comemorada junto aos membros de sua Alta Administração e dos funcionários do Supremo Conselho. No auge de completar quase nove décadas, esbanjando saúde e entusiasmo, em seu breve discurso, agradeceu a carinhosa presença de todos e enfatizou que faz questão dessa celebração junto aos Irmãos e funcionários, pois entende que, ao mesmo tempo, está se comemorando o aniversário de todos, e que o sucesso absoluto de sua administração é fruto da participação de um seleto grupo de Irmãos e funcionários. Para dividir a honra do corte simbólico do bolo, solicitou a presença da funcionária decana do Supremo Conselho, a Sra. Maria Elena, representando a todos os presentes.

Que o nosso Soberano Grande

Comendador possa completar “novas primaveras”, e, à guisa dos sábios, sem contar os anos e sim histórias, possamos narrar as histórias de esplendoroso sucesso, que o ilustre aniversariante vem escrevendo à frente do nosso majestoso Supremo Conselho, do qual muito nos orgulhamos de pertencer.

Vida longa ao Soberano Grande

Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres!

O Soberano Grande Comendador Luiz Fernando Rodrigues Torres, 33°, ladeado pelos funcionários do Supremo Conselho

Acesse nosso catálogo -

www.sc33.org.br

Paramentos dos Graus

Chegaram os Paramentos Oficiais com

a chancela do Supremo Conselho!

Os aventais têm os símbolos bordados, em fino

acabamento, dentro dos padrões aprovados. As

faixas do mesmo padrão, composta com a jóia do

Grau, são trabalhadas em detalhes.

Conjunto

R$ 100,00

(frete não incluso)

foto -

Matheus Paiva

Referências

Documentos relacionados

Um sensor efetua a medida da posição, essa medida é levada ao controlador que analisa e gera um sinal de correção, passando por um amplificador de potência, o qual alimentará a

b) “Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Rio de Janeiro: Nova Aguilar.. 4 c) “Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde

Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia. A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista,

Selecione esta opção e pressione a tecla OK para abrir a janela de ajustes6. Faça os ajustes conforme

, Se tiver ligado um componente de áudio à tomada DIGITAL OUT (COAXIAL) e quiser mudar a faixa de áudio para a HDD (quando “Formato de Grav HDD” estiver em “Modo Vídeo

A Rede Virtual de Educação, RIVED, projeto esse desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância - SEED/MEC tem incentivado a elaboração de Objetos de Aprendizagem

IMPORTANTE NA DISSIPAÇÃO DAS TENSÕES IMPOSTAS PELA

A solicitação energética essencial para a retirada de água presente na semente de gergelim BRS Seda é relatada através do calor isostérico de sorção, para os teores