• Nenhum resultado encontrado

Membros de tribo boliviana possuem os cérebros mais saudáveis do mundo, revela estudo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Membros de tribo boliviana possuem os cérebros mais saudáveis do mundo, revela estudo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Membros de tribo boliviana

possuem os cérebros mais saudáveis

do mundo, revela estudo

Prefeitura busca

alternativas sustentáveis

para aterro sanitário de

Manaus

Jennifer

Lopez fecha

contrato de

exclusividade

com a

Netflix

Governo do

Amazonas

lança mil vagas

para cursos de

educação

profissional

Justiça

investiga mãe

acusada de dar

bebê para pagar

traficantes no

MT

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Curiosidades

Educação

Justiça

Entretrenimento

Política

5

4

6

7

3

MANAUS-AM, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021 * Ano 4 * Nº 1003 /onjornal @onjornal @_onjornal

(2)

ON Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

CPI quebra sigilo de Eduardo Pazuello,

Ernesto Araújo e ‘gabinete paralelo’

A CPI da Pandemia apro-vou nesta quinta-feira (10) a quebra dos sigilos telefônico e telemático dos ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde) e Ernesto Araújo (Relações Exterio-res). Conforme a Agência Senado, também são alvos da transferência de dados a secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro, o assessor internacional da Presidência da Repú-blica, Filipe Martins, o em-presário Carlos Wizard e o virologista Paolo Zanotto. Os dois últimos são apon-tados como integrantes de um “gabinete paralelo” que orientava o presidente Jair Bolsonaro no enfrenta-mento ao coronavírus.

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) é o autor de 21 dos 23

reque-rimentos aprovados. Para ele, Eduardo Pazuello “é personagem essencial” na investigação, por ter re-corrido a “indefensáveis escusas” para não comprar vacinas. Ainda segundo o autor do requerimento, o ex-ministro “não envidou os esforços necessários para conter o colapso da

saúde” em Manaus (AM) em janeiro deste ano.

A quebra dos sigilos de Ernesto Araújo busca apu-rar “uma lamentável ne-gligência do ex-chanceler para conseguir vacinas e insumos para o Brasil”. “A transferência dos dados permitirá avaliar os esfor-ços que foram ou não

en-vidados, a autonomia ou não de sua atuação, a exis-tência ou não de planeja-mento”, argumenta Ales-sandro Vieira.

Gabinete paralelo

Outros dois alvos da que-bra de sigilo são Carlos Wi-zard e Paolo Zanotto, apon-tados como integrantes do ‘gabinete paralelo’. Ales-sandro Vieira argumenta que Wizard era “mais do que um mero conselheiro” do ex-ministro Eduardo Pazuello. Segundo o par-lamentar, há “indícios de que (o empresário) tenha mobilizado recursos fi-nanceiros para fortalecer a aceitação das medidas que o presidente da República julgava adequadas, mes-mo sem qualquer compro-vação científica”.

Câmara Federal autoriza que

empresas cultivem maconha para

fins medicinais

Senado aprova política de estímulo à

informatização de escolas

De acordo com informa-ções publicadas na última terça-feira, 8, pelo G1, a Comissão especial da Câ-mera aprovou um projeto que aprova a liberação do cultivo de maconha para empresas, com objetivo medicinal.

Caso seja aprovado em todos os âmbitos, empre-sas localizadas em terri-tório brasileiro que forem autorizadas pelo Poder Público podem cultivar, processar, armazenar, transportar, produzir,

im-portar, exim-portar, manipu-lar e comercializar pro-dutos à base de cannabis, para uso medicinal, vete-rinário, científico e indus-trial.

As empresas teriam que seguir uma série de nor-mas impostas, como, cota do cultivo, explicação da

finalidade, indicação de proveniência, rastreio da produção e plano de segu-rança.

Sabe-se que com a apro-vação na Comissão da Câ-mera o próximo passo se-ria enviar o projeto direto para o Senado. Contudo, o plano vem sendo alvo de polêmicas, políticos opo-sitores ao projeto afirma-ram que devem apresen-tar um recurso para que a proposta seja encaminha-da para discussão no ple-nário da Câmera.

O Senado aprovou nesta quinta-feira (9) um projeto de lei (PL) de apoio à ins-talação de internet banda larga nas escolas públi-cas e fomento do uso pe-dagógico de tecnologias digitais na educação bá-sica. O PL institui a Políti-ca de Inovação EduPolíti-cação Conectada e vai à sanção presidencial.

A meta do projeto é reu-nir esforços de União, es-tados, Distrito Federal e municípios, bem como escolas, setor empresarial e sociedade civil, para as-segurar as condições ne-cessárias para a inserção da tecnologia como ferra-menta pedagógica de uso cotidiano nas escolas pú-blicas de educação básica. Para tornar isso realida-de, são previstas ações de apoio técnico e

financei-ro para contratar serviços de internet e aquisição de dispositivos eletrônicos. Também prevê a dispo-nibilização de materiais pedagógicos digitais em formato aberto e elabo-rados com a participação dos profissionais da edu-cação.

O projeto traz como fonte de recursos para es-sas ações as dotações or-çamentárias da União, as receitas provenientes de entidades públicas e pri-vadas e os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Teleco-municações (Fust). A re-latora do projeto, Daniella Ribeiro (PP-PB), disse que durante a pandemia, com aulas sendo realizadas re-motamente, os recursos tecnológicos se mostra-ram fundamentais.

(3)

ON Política

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Prefeitura busca alternativas sustentáveis

para aterro sanitário de Manaus

O prefeito David Almei-da esteve na manhã desta quinta-feira, (10), no Aterro de Resíduos Sólidos Urba-nos de Manaus, no bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital, onde participou de uma reunião em busca de alternativas sustentáveis ao local, com propostas de geração de renda para a população e economia ao município. “Queremos fa-zer esse aterro gerar renda por meio do biogás. Nós já temos duas propostas com algumas empresas, para que possam entrar no ater-ro, fazer a exploração e re-tornar para a prefeitura, no caso na redução da nossa conta de energia na ordem de R$ 2 milhões por mês”, explicou David.

Participaram da reunião, onde foram apresentadas

a estrutura e necessidades do local, deputados da Co-missão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamen-to da Assembleia Legisla-tiva do Amazonas (Aleam) e representantes da ges-tão municipal e estadual, trabalhando de forma

in-tegrada na proposição de projetos, que buscam dar destinação correta aos re-síduos e ainda gerar mais emprego, renda e econo-mia aos cofres públicos.

“Nós estamos buscando caminhos, encontrando soluções, para que seja re-solvido o problema de vida

útil do local, estimado em quatro anos. Nós temos di-ferentes alternativas, em conjunto com os órgãos ambientais do município e do Estado, para que quan-do nós tenhamos a solu-ção, possamos apresentar à população”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Guedes lamenta decisão da

Procuradoria que impediu CPI da

Amazonas Energia na CMM

Prefeito David Almeida abre

vacinação dos garis contra a Covid-19

O vereador Rodrigo Guedes (PSC) lamentou a decisão da Procuradoria Geral da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de quinta-feira (10), que deu parecer negativo ao requeri-mento que pedia a criação da Comissão Parlamentar de In-quérito (CPI) para investigar as práticas abusivas cometi-das pela Amazonas Energia. Para o parlamentar, a decisão que alega incompetência da Casa Legislativa em investigar a empresa, é baseada em uma relação político-institucional.

“Lamento e discordo do pa-recer. Lamento, acima de tudo, que um parecer de sete pági-nas tenha demorado cerca de cem dias para ser apresentado e a empresa ‘deitando e rolan-do’ contra a população. É uma decisão político-institucional. Perdemos a oportunidade de investigar a Amazonas Ener-gia através de uma CPI, que

tem poderes semelhantes a da justiça”, afirmou o parlamen-tar.

O pedido da criação da CPI foi protocolado no último dia 22 de fevereiro, com a assina-tura de 18 vereadores, além do próprio autor, e estava pa-rada na Procuradoria da Casa. O alvo da CPI era apurar as ações abusivas cometidas pela concessionária, como o corte indevido no fornecimento de energia no período de calami-dade pública e o descumpri-mento de decisões judiciais, tanto em períodos normais como durante a pandemia.

De acordo com Guedes, o documento estava de acordo com todos os elementos jurí-dicos necessários para a tra-mitação e consequente ins-talação da CPI, o que já foi realizado pelo Legislativo mu-nicipal em outro estado brasi-leiro.

Um dos compromissos assumidos pelo prefeito de Manaus, David Almei-da, a vacinação contra a Covid-19 dos trabalhado-res de limpeza pública e manejo de resíduos sóli-dos, também conhecidos como garis, começou nesta quinta-feira, 10/6. A nova fase do Plano Nacional de Operacionalização da Va-cinação contra a Covid-19 foi acompanhada pelo che-fe do Executivo municipal, que enfatizou a importân-cia desses 3 mil servidores serem contemplados, prin-cipalmente, pelo trabalho prestado à cidade durante a pandemia.

O prefeito ressaltou a contribuição da categoria no processo de limpeza e embelezamento da capital amazonense. Além disso, explicou que o cronograma

da vacinação, com a apli-cação da primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus, deve durar cinco dias, sem compro-meter os serviços realiza-dos diariamente nas ruas de Manaus.

A vacinação ocorre na sede da Secretaria Muni-cipal de Limpeza Urbana (Semulsp), localizada na Compensa, zona Oeste de Manaus, e está amparada pela Lei Nº 14.026/2020, que contempla a categoria pelas atividades de manejo de resíduos, varrição ma-nual e mecanizada, manu-tenção, instalações opera-cionais de coleta, asseio e conservação urbana, trans-porte, transbordo, trata-mento e destino final dos resíduos sólidos domicilia-res e dos domicilia-resíduos de lim-peza urbana.

(4)

ON Educação

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Enem Digital 2021 terá acessibilidade

inédita

A versão digital do Exa-me Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 terá recursos de acessibilida-de inéditos nesta edição. Os participantes que so-licitarem determinado atendimento especiali-zado e tiverem o pedido aprovado pelo Institu-to Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) po-derão realizar prova am-pliada, superampliada ou com contraste. Também será permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realização da prova no computador. Tradutor-in-térprete de Língua Bra-sileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas

acessíveis são outros re-cursos previstos no edital. Entre os perfis de parti-cipantes que podem so-licitar os atendimentos estão: pessoas com baixa visão, cegueira, visão

mo-nocular, deficiência físi-ca, deficiência auditiva, surdez, deficiência inte-lectual (mental), surdo-cegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista,

discal-culia, gestantes, lactan-tes, idosos, além de pes-soas com outra condição específica.

Cão-guia, medidor de glicose, bomba de insu-lina, além de aparelhos auditivos ou implantes cocleares também serão permitidos no Enem Digi-tal 2021. Os locais de pro-va serão, ainda, acessíveis para pessoas com defici-ência.

Inscrições, atendimen-tos e aplicação – O perío-do de inscrições perío-do Enem 2021, incluindo o prazo para solicitar atendimen-to especializado, começa no dia 30 de junho e vai até 14 de julho. Confira o edital do Enem 2021 digi-tal.

Governo do Amazonas lança

mil vagas para cursos de educação

profissional

Período de inscrição do Revalida 2021

termina nesta sexta (11)

O Governo do Amazo-nas, por meio da Secre-taria Executiva do Traba-lho e Empreendedorismo (Setemp), órgão da Se-cretaria de Estado de De-senvolvimento Econômi-co Ciência Tecnologia e Inovação (Sedecti), que gerencia o Sistema Na-cional de Empregos no Amazonas (Sine/AM), em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), lança nesta sexta-feira (11/06), o edital com mil (1.000) vagas para cursos de qualificação na mo-dalidade on-line.

As inscrições come-çam na próxima segun-da-feira (14/06), às 5h. Os cursos são direcio-nados para a população que busca por

qualifi-cação profissional, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

Os interessados em concorrer a uma vaga dos cursos ofertados pela Setemp, devem acessar o Portal do Tra-balhador (www.portal-dotrabalhador.am.gov. br), e preencher o for-mulário disponível para fazer a inscrição no pro-cesso seletivo. É impor-tante que os candidatos leiam o edital, para que não haja qualquer dúvi-da sobre os cursos. Cadúvi-da candidato só poderá se inscrever em um curso ofertado.

A lista dos candidatos aprovados será publica-da no dia 25 de junho, e o início dos cursos ocor-rerá no dia 28 de junho. Os interessados em

par-ticipar da primeira eta-pa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Re-valida) 2021 têm até as 23h59 (horário de Brasília) da próxima sexta-feira, 11 de junho, para se inscre-ver no exame, por meio do Sistema Revalida. No momento da inscrição, os médicos devem enviar o diploma para análise do Inep e, caso necessá-rio, solicitar atendimento especializado e/ou trata-mento pelo nome social.

Para participar da pri-meira etapa do Revalida 2021, o interessado preci-sa ser brasileiro ou estran-geiro em situação legal no Brasil. Além disso, deve possuir diploma de gra-duação em medicina

ex-pedido por instituição de educação superior estran-geira, reconhecida no país de origem pelo ministé-rio da educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira, ou pelo proces-so da Convenção proces-sobre a Eliminação da Exigência de Legalização de Docu-mentos Públicos Estran-geiros, promulgado pelo Decreto n.º 8.660, de 29 de janeiro de 2016.

A aplicação da primei-ra etapa do Revalida 2021 será no dia 5 de setembro, em oito cidades brasilei-ras: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Reci-fe (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). O médico deve esco-lher a cidade onde deseja fazer o exame no momen-to da inscrição.

(5)

ON Curiosidades

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Membros de tribo boliviana possuem

os cérebros mais saudáveis do mundo,

revela estudo

O segredo para uma vida mais saudável pode estar escondido nas pro-fundezas da Amazônia boliviana. Nessa localiza-ção, pesquisadores des-cobriram que a tribo dos Tsimané, um povo indí-gena que permanece iso-lado da civilização, possui corações e cérebros nota-velmente mais saudáveis do que outras populações ocidentais.

No passado, outros estu-dos já haviam demonstra-do que os Tsimané tinham uma saúde excelente. Em 2017, uma pesquisa feita pela Universidade do Sul da Califórnia (USC) indi-cou que a tribo de 16 mil habitantes era dona dos corações mais saudáveis no mundo todo. Agora, um novo estudo feito em

2021 confirmou que esse não é o único ponto forte dos bolivianos. Em seu ex-perimento mais recente, a USC examinou 746 adultos da tribo Tsimané entre 40 e 94 anos de idade. Para que o estudo fosse possí-vel, os habitantes da

co-munidade indígena preci-saram viajar por dois dias inteiros para sair de sua vila isolada até Trinidad, a cidade mais próxima na Bolívia.

Ao fim do experimen-to, os pesquisadores não se mostraram surpresos

com o resultado. Além de serem fisicamente ativos e viverem da agricultura, caça e pesca, os Tsimané possuem uma dieta rica em fibras, enquanto os ocidentais são geralmente sedentários e consomem mais gorduras saturadas.

Washington-EUA oferece maconha

em troca por vacinação em campanha

Ovo de galinha de mil anos é

descoberto conservado em fezes

humanas em Israel

Depois de

vale-com-pras e loteria, o estado de Washington, nos Estados Unidos, inovou com a bo-nificação de adultos pelas campanhas de vacina; de acordo com o portal UOL, as lojas que vendem ma-conha na região fizeram uma parceria com o go-verno estadual para ofere-cer um baseado em troca da aplicação da vacina.

A medida é legal, vis-to que o uso recreativo da planta é permitido na união federativa desde 2012, e serve para atrair mais pessoas para a vaci-nação, visto o ritmo de-sacelerado em relação a outros estados do país — aproximadamente 54% dos adultos receberam ao

menos uma dose dos imu-nizantes disponíveis.

As regras para partici-par da campanha são as mesmas de uma outra de-cisão estadual movida no mês de maio, que permi-tiu uma bebida grátis aos adultos que se vacinarão; a aplicação deve ocorrer em clínicas habilitadas e o prêmio só pode ser resga-tado por pessoas com 21 anos ou mais.

Uma escavação na cida-de cida-de Yavne, em Israel, re-velou uma descoberta im-pressionante: um ovo de galinha de mil anos que foi preservado em fezes humanas. O achado raro foi anunciado pela Auto-ridade de Antiguidades de Israel, na última quarta-feira, 9.

Primeiramente, os ar-queólogos se depararam com uma antiga fossa, da-tada do período bizanti-no, entre os séculos 4 e 7. Investigando o buraco, os especialistas localizaram o ovo em perfeito estado de conservação.

A raridade da descober-ta existe, pois, os ovos de galinha são frágeis,

devi-do a sua casca fina. Então, para o item sobreviver um milênio sem sofrer ne-nhum dano, é algo extre-mamente valioso para os estudiosos.

Grande parte da gema do ovo foi enviada para testes laboratoriais e se-rão investigados mais a fundo no futuro, já a clara do ovo não foi preservada devido a uma pequena ra-chadura na casca do obje-to.

Ainda não é possível de-terminar como o ovo de galinha foi parar no fundo da fossa e, além do artefa-to, três bonecos feitos de ossos também foram en-contrados e encaminha-dos para mais estuencaminha-dos.

(6)

ON Justiça

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Justiça investiga mãe acusada de dar

bebê para pagar traficantes no MT

Uma mulher de 28 anos é acusada de deixar o fi-lho de dois meses em um ponto de tráfico de dro-gas como garantia para o pagamento de uma dívi-da em Pontes e Lacerdívi-da, cidade de 45 mil habitan-tes localizada a 487 km de Cuiabá, em Mato Grosso.

Segundo informações da polícia, a mãe é usu-ária de drogas e deixou a criança no local como “penhor” para os trafican-tes a quem devia dinhei-ro.

O abandono do bebê foi denunciado, de forma anônima, ao Conselho

Tutelar da cidade. Conse-lheiros foram até o ponto de tráfico acompanhados de policiais militares e

resgataram a criança.

Segundo declarações do policial Sandro Barbosa, a mãe foi vista entrando

no ponto de tráfico com a criança e, depois, saindo sozinha, o que despertou a suspeita de quem teste-munhou a cena.

O bebê teria passado alguns dias na compa-nhia de duas mulheres no ponto de tráfico. Após ser resgatada, a criança foi encaminhada para um abrigo da cidade. A mãe não foi localizada pela polícia. Ela também já foi detida por tráfico.

A mulher que teria abandonado o filho tem histórico de uso de dro-gas e já perdeu a guarda de outras quatro crianças.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

MPAM dá 24 horas para prefeito de

Tapauá exonerar parentes de cargos

comissionados

MPF investigará CBF, Estados,

municípios e patrocinadores da Copa

América

O prefeito de Tapauá, a 565 quilômetros de Manaus, Gamaliel (PSC), tem 24 ho-ras para exonerar parentes lotados em secretarias mu-nicipais com cargos comis-sionados. A recomendação assinada pelo promotor de justiça Bruno Batista da Sil-va foi divulgada no Diário Oficial do Ministério Públi-co do Amazonas (MPAM).

O órgão ministerial ini-ciou as investigações sobre a possível prática de nepo-tismo por parte do chefe municipal no mês passado. Na ocasião, o órgão deu um prazo de 10 dias para o pre-feito se explicar e informar os nomes dos parentes no-meados por ele e os respec-tivos cargos.

Conforme publicação desta quinta-feira, 10, o

pre-feito teria colocado a irmã Arlinda Marta Andrade de Almeida no cargo de Secre-tária Municipal de Educa-ção, o irmão Paulo Adnael Andrade de Almeida no car-go de Secretário Municipal de Governo, o irmão Beza-leel Andrade de Almeida no cargo de Representante do município em Manaus, e o tio Osvaldo Rabelo de An-drade no cargo de Auxiliar de Serviços Gerais.

O não cumprimento da recomendação será enten-dido como ato de impro-bidade e condenatória na obrigação de reparar os da-nos causados ao erário mu-nicipal.

Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) encaminhou nesta semana, um ofício para que a CBF, e Estados e municípios sedes dos jogos da Copa Améri-ca sejam investigados por eventuais “atos violadores dos direitos à vida e à saú-de”. Também serão alvos do Ministério Público Fe-deral o SBT e a Disney, res-ponsáveis pela transmissão dos jogos, além das patro-cinadoras. Foram citadas Mastercard, Ambev, Latam, Semp TCL, Diageo, Kwai, Betsson e TeamViewer21 e Betfair22.

O procurador federal dos direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, orientou

por meio de ofício a aber-tura de procedimentos de investigação para os pro-curadores dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Mato Gros-so e Goiás.

O documento produzi-do pelo Grupo de Trabalho e Empresas e Direitos Hu-manos, da própria PFDC, destacou a decretação de situação de calamidade no Brasil, em decorrência da pandemia da coronavírus, e que há possibilidade de transmissão de vírus entre pessoas. Lembra ainda que as cidades sedes têm mais de 80% de ocupação de lei-tos de UTI devido ao agra-vamento da pandemia.

(7)

ON Entretenimento

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Theatro Municipal do Rio reabre visitas

presenciais guiadas

Theatro Municipal do Rio de Janeiro (TMRJ) iniciou nesta quinta-feira (10), sua reabertura presencial ao público com visitas guia-das, que podem ser agen-dadas pelo telefone (21) 2332-9227 e no e-mail visi-taguiada.tmrj@gmail.com.

A presidente da Funda-ção Teatro Municipal, Cla-ra Paulino, esclareceu hoje (9), em entrevista à Agên-cia Brasil, que, para aten-der a todos os requisitos de segurança, as visitas serão feitas em dois dias da semana para organiza-ções não governamentais (ONGs) e escolas e em ou-tros dois dias para o

públi-co em geral, em dois horá-rios, sendo um pela manhã e outro à tarde. Cada turma de visitantes deverá ter, no máximo, 15 pessoas. No

caso de escolas, o número de integrantes por turma será limitado a 20 pesso-as, incluindo professores e pessoal do equipamento

que acompanhará a visita. A visita guiada começará pela avenida Rio Branco, onde as pessoas conhece-rão o Salão Assirius, pas-sando, em seguida, pelas principais áreas do teatro, incluindo a sala de espe-táculos e camarotes, que não eram contemplados no período pré-pandemia do novo coronavírus.

“Quem for à visita guia-da vai ter acesso ao cir-cuito completo. A visita foi revista, com acréscimo de novas áreas. É uma pri-meira ação de retomada e quem for vai ter acesso a todo o espaço”, disse Cla-ra.

Primeiro recital do 23º FAO reúne

canções de Almeida Prado e Francisco

Mignone

Jennifer Lopez fecha contrato de

exclusividade com a Netflix

Os recitais de canto e piano, que fazem parte da programação do 23º Fes-tival Amazonas de Ópe-ra (FAO), começaÓpe-ram a ser transmitidos ao vivo, do palco do Teatro Ama-zonas, na segunda-feira (07/06).

A primeira apresentação já está disponível pelos canais do FAO no YouTu-be (festivalamazonasde-operafao) e Secretaria de Estado de Cultura e Eco-nomia Criativa (Cultura do AM). O FAO 2021 ini-ciou no último domingo (06/06), com a ópera “Três Minutos de Sol”.

Realizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Cria-tiva e da Agência Amazo-nense de Desenvolvimen-to Cultural, o festival está sendo produzido inteira-mente com verba da

ini-ciativa privada, por meio do Bradesco e da Motorola, por meio da Lei de Incen-tivo à Cultura, Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura. Con-ta ainda com parceria do canal Allegro HD e TV En-contro das Águas, e com o apoio do Catavento Mu-seu de Ciências e da Im-portadora Carioca.

Ainda serão apresenta-das as canções de Carlos Gomes, no dia 16 de ju-nho; e o último recital terá canções amazonenses, no dia 17 de junho, com obras temáticas sobre a região ou de compositores re-gionais, como Waldemar Henrique, Lindalva Cruz, Adroaldo Cauduro, Ronal-do Barbosa, Ketlen Nasci-mento, Celdo Braga, Os-mar Oliveira, Candinho, Altino Pimenta, Claudio Santoro, Pedro Amorim e Arnaldo Rebelo.

A atriz e cantora Jennifer Lopez, 51, e sua empresa de produção de conteúdo, a Nuyorican Productions, fecharam um contrato de exclusividade com a Ne-tflix. O anúncio foi feito pelo próprio serviço de streaming, nesta semana.

A empresa de Lopez irá produzir filmes e séries para a plataforma. “Vamos Netflix! O melhor está por vir”, comemorou a artista nas redes sociais. A dona do sucesso “On The Floor” (2018) já possui dois pro-jetos de filmes em anda-mento.

O primeiro será feito em parceria com Niki Caro, diretora do live action de “Mulan” (Disney, 2020). No longa-metragem de ação, intitulado “The Mother”, será contada a história de uma assassina que sai de seu esconderijo para ensi-nar sobrevivência à filha.

Lopez já está se prepa-rando para atuar no filme,

e a produção deve come-çar no segundo semestre deste ano, no entanto, a estreia é prevista apenas para o final de 2022. Já o segundo projeto, “The Chiper”, é a adaptação de um romance da escritora Isabel Ojeda Maldonado.

(8)

Atos Legais ON

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 11 DE JUNHO DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Partes: Contratante PREFEITURA MUNICIPAL

DE MARAÃ, sob o CNPJ: 04.505.640/0001-04 e a

em-presa contratada: J.A.A. BASTOS-ME CNPJ.

Nº 14.242.119/0001-85, cujo o objeto é

CONTRA-TAÇÃO DE EMPRESA JURÍDICA PARA

PAVI-MENTAÇÃO EM CONCRETO EM VIA URBANA

COM DRE-NAGEM SUPERFICIAL E CALÇADAS,

NO MUNICÍPIO DE MARAÃ-AM.DO Objeto - da

Prorrogação - Fica prorrogada por 90 (noventa)

dias, iniciando-se em 08 de junho de 2021,

esten-dendo-se até 06 de setembro de

2021.Fundamen-tação Legal: Art. 65 inciso I, alínea b e § 1°. da Lei

Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993.

Proces-so licitatório: Tomada de Preços n° 009/2020.

Maraã, 03 de junho de 2021.

Edir Costa Castelo Branco

Prefeito Municipal

EXTRATO DO SEGUNDO TERMO

ADITIVO AO TC Nº. 028/2020 – CML/PMM

ESTADO DO AMAZONAS Prefeitura Municipal de Maraã Comissão Municipal de Licitação

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS - Nº. 002/2021

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS - Nº. 001/2021

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

TOMADA DE PREÇOS - Nº. 003/2021

Objeto: Contratação de empresa para construção

de quadra de esportes com grama sintética no

mu-nicípio de Santo Antônio do Içá/AM. Modalidade:

Tomada de Preços. Tipo: Menor preço. Resultado:

Vencedor: RM CONSTRUSERV EIRELLI.

WALDER RIBEIRO DA COSTA

Prefeito

Objeto: Contratação de empresa para construção de praça no município de Santo Antônio do Içá – AM. Moda-lidade: Tomada de Preços. Tipo: Menor preço. Resultado: Vencedor: RM CONSTRUSERV EIRELLI.

Walder Ribeiro Da Costa Prefeito

Objeto: Contratação de empresa para construção de centro de convivência no município de Santo Antônio do Içá/AM. Modalidade: Tomada de Preços. Tipo: Menor pre-ço. Resultado: Vencedora – REI DAVI CONSTRUÇÕES LTDA – ME.

Walder Ribeiro Da Costa Prefeito

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Içá Gabinete do Prefeito

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Içá Gabinete do Prefeito

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Içá Gabinete do Prefeito

A Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura Municipal do Careiro da Várzea, torna público que realizará TOMADA DE PREÇO Nº. 002/2021– CPL/PMCV, do tipo MENOR PREÇO GLOBAL, no dia 17 de Junho de 2021, às 09h00min (horário local), objetivando à CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ESPORTE E LAZER - GINÁSIO POLIESPORTIVO COM PRAÇA E RE-SERVATÓRIO NA COMUNIDADE DIVINO ESPÍRITO SANTO NO DISTRI-TO DO CUMÃ - CV N 799014/2013. O edital e seus anexos encontram-se disponíveis na sede da Prefeitura Municipal do Careiro da Várzea, no pe-ríodo de 02/06/21 a 16/06/21, na Avenida José Ribamar Barbosa, n°. 04, Centro, Careiro da Várzea (AM), de segunda a sexta-feira, de 08h:00min às 14h:00min, podendo ser retirado mediante o pagamento de DAM no valor de R$ 70,00 (setenta reais).

Careiro da Várzea (AM), 31 de maio de 2021. DOUGLAS MATOS AMORA

Presidente da Comissão Permanente de Licitação - PMCV

TOMADA DE PREÇO Nº. 002/2021 – CPL/PMCV

AVISO DE LICITAÇÃO

ESTADO DO AMAZONAS

Prefeitura Municipal de Careiro da Várzea

Poder Executivo

Referências

Documentos relacionados

Trata-se do primeiro Acordo Regional vinculante para a proteção dos “direitos de acesso” em assuntos ambientais (COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE,

- Identificar os fatores dificultadores da Certificação ISO 9001:2008 na Escola Estadual Eduardo Ribeiro, a partir da percepção de funcionários administrativos,

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

Para finalizar, o terceiro e último capítulo apresenta detalhadamente o Plano de Ação Educacional (PAE), propondo a criação de um curso técnico profissional de uso da biblioteca

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Ressalta-se que mesmo que haja uma padronização (determinada por lei) e unidades com estrutura física ideal (física, material e humana), com base nos resultados da

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento