• Nenhum resultado encontrado

Novembro de 2012 Sumário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Novembro de 2012 Sumário"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1 Novembro de 2012

Sumário

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO... 2

Boletim do Tempo para 11 de Novembro... 2

Previsão do Tempo para o dia 12 de Novembro de 2012 (24 horas) ... 5

Tendência para o dia 13 de Novembro de 2012 (48 horas) ... 5

Boletim Técnico CPTEC ... 6

11

(2)

2

BOLETIM DIÁRIO DO TEMPO

Boletim do Tempo para 11 de Novembro

A frente fria deslocou-se para o Oceano Atlântico e a massa de ar pós-frontal aproxima-se do Rio Grande do Sul, conforme pode ser visto nas Figuras 1a e 1b. Durante o seu deslocamento, no dia 10, especialmente no período pré-frontal o sistema meteorológico provocou chuva em algumas localidades, como pode ser observado em Santa Maria (13.6 mm), Santana do Livramento (35.8 mm), Bagé (35.1 mm), Santa Vitória do Palmar (19.3 mm), Dom Pedrito (14.4 mm) e em Caçapava do Sul (18.4 mm) em um período curto de tempo, em torno de uma e duas horas. A aproximação da massa de ar seca amenizou as temperaturas elevadas registradas na última semana.

a) b)

Figura 1. Imagem do Satélite GOES-12 das a)02:00Z e b)18:00Z do dia 11 de Novembro de 2012.

Os perfis termodinâmicos de Santa Maria (Figura 2) mostram a mudança no padrão entre as radiossondagens do dia 10 de Novembro às 12Z e do dia 11 de Novembro às 12Z. A camada úmida estava mais profunda no dia 10 às 12Z e dia 11 às 00Z, como pode ser visto na Figura 2a e b.

A Figura 3 apresenta a variação temporal dos dados, coletados pelo Radiomêtro localizado no sítio na UFSM, de temperatura do ar, umidade relativa e água líquida, respectivamente. O conteúdo de umidade disponível próximo à superfície encontra-se maior nos dias 10 e 11, conforme foi verificado anteriormente nas radiossondagens.

O mesmo ocorre com a água líquida, sendo possível identificar o horário da precipitação em Santa Maria, em torno de 20Z (Figura 3).

No dia 11 às 12Z, com a aproximação da massa de ar seco, a camada atmosférica encontra-se mais seca e em superfície ainda observa-se uma camada úmida, mas rasa (Figura 2c).

(3)

3

a) b) c)

Figura 2. Diagramas Skew-T log-p da estação localizada em Santa Maria (RS) às a)12 Z do dia 10 de Novembro, b)00Z e c)12Z do dia 11 de Novembro de 2012.

Figura 3. Perfil vertical horário de temperatura do ar (K), umidade relativa (%) e densidade de vapor (g/m3) provenientes do Radiômetro de Microondas instalado no sítio da UFSM – Santa Maria (RS) entre os dias 8 e 11 de Novembro de 2012.

Com relação ao comportamento da precipitação sobre o RS, nota-se na Figura 4, através da refletividade, que no sul do RS as nuvens cobrem uma área mais abrangente, mas com pouco desenvolvimento vertical (Figura 4.a), já no centro-norte do RS (Figura 4.b) a nebulosidade apresentou-se com maior desenvolvimento vertical e de maneira mais isolada.

(4)

4

a) b)

Figura 4. Perfil de Refletividade dos Radares Meteorológicos (dBz) localizados em a)Canguçu às 17:20Z (RS) e b)Santiago às 19:30Z (RS) do dia 10 de Novembro de 2012.

Sobre Santa Maria, o Radar Banda X (Projeto CHUVA) mostra o desenvolvimento de uma célula convectiva com intensidade acima de 48 dBz que ocasionou chuva forte de curta duração como pode ser verificado na Figura 5. Também verifica-se no Radar de Apontamento Vertical (Figura 6) o conteúdo de água líquida com elevados valores desde a superfície até níveis mais altos na atmosfera.

Figura 5. CAPPI de 2 km do Radar Meteorológico (dBz) Banda X localizado em Silveira Martins – RS às 20:17Z do dia 10 de Novembro de 2012 (Projeto CHUVA).

(5)

5 Figura 6. Perfil vertical horário de refletividade do Microwave Rain Radar (MRR) do conteúdo de água líquida, localizado no sítio da UFSM – Santa Maria (RS). Durante o dia 11 de Novembro de 2012.

Previsão do Tempo para o dia 12 de Novembro de 2012 (24 horas)

O dia começa com nebulosidade baixa em todas as regiões, que no decorrer do dia dissipa-se. Na região litorânea, os ventos vindos do Oceano Atlântico mantém a nebulosidade durante o dia.

Tendência para o dia 13 de Novembro de 2012 (48 horas)

Se estabelece uma massa de ar seco sobre o RS, mantendo o tempo estável com poucas nuvens em todas as regiões.

(6)

6

Boletim Técnico CPTEC

Referências

Documentos relacionados

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

(2010), discovered two additional lineages in the Iberian Peninsula using CO1 mtDNA sequences, thus demonstrating the useful- ness of this gene as a barcoding marker for this genus,

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of

Bom, eu penso que no contexto do livro ele traz muito do que é viver essa vida no sertão, e ele traz isso com muitos detalhes, que tanto as pessoas se juntam ao grupo para