• Nenhum resultado encontrado

TF Projeto Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma - Iniciativa Cerrado Sustentável - MMA TERMO DE REFERÊNCIA Nº

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TF Projeto Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma - Iniciativa Cerrado Sustentável - MMA TERMO DE REFERÊNCIA Nº"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

TF096767 – Projeto “Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma” - Iniciativa Cerrado Sustentável - MMA

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2013.0122.00028-2

OBJETO: CONTRAÇÃO DE CONSULTORIA INDIVIDUAL PARA DIAGNÓSTICO,

ORGANIZAÇÃO DO ACERVO E DIVULGAÇÃO DE INICIATIVAS DE

CONHECIMENTO TRADICIONAL E MELHORES PRÁTICAS PARA O MANEJO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS NATURAIS DO CERRADO.

1. Identificação

A Iniciativa Cerrado Sustentável é um dos instrumentos do Ministério do Meio Ambiente – MMA para a implementação de parte dos objetivos e das diretrizes preconizados pelo Programa Cerrado Sustentável. Trata-se de uma iniciativa “guarda-chuva”, coordenada pelo MMA, e que possui quatro projetos, e tem como objetivo promover o aumento da conservação da biodiversidade e melhorar o manejo dos recursos ambientais e naturais do bioma Cerrado, por meio do apoio a políticas e práticas apropriadas. Deverá contribuir para a valorização do Cerrado, fortalecendo as instituições públicas e da sociedade civil envolvidas com a conservação ambiental.

A Iniciativa Cerrado Sustentável é coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente. A agência financeira do Global Environment Fund – GEF é o Banco Mundial, e as agências executoras responsáveis por cada um dos quatro projetos são: MMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, Estado de Goiás e Estado do Tocantins. Conta com recursos de 42,69 milhões de dólares, sendo 13 milhões de doação do GEF, e 29,69 milhões de contrapartida das instituições envolvidas. A Iniciativa Cerrado Sustentável tem duração de quatro anos, encerrando-se em dezembro de 2013, e tem como foco ações relacionadas com conservação e uso sustentável da biodiversidade, formulação de políticas e monitoramento ambiental.

O projeto que está sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente denomina-se “Políticas para o Cerrado e Monitoramento do Bioma”. Este projeto é composto por seis componentes, dentre os quais se destaca o Componente 2, voltado para o uso sustentável da biodiversidade na setor produtivo. Esse Componente tem como objetivos documentar e disseminar quatro iniciativas de boas práticas de produção agrosilvicultural no Cerrado por meio da promoção do manejo sustentável recursos naturais, recuperação de áreas degradadas com espécies nativas, implementação de agroflorestas sustentáveis e sistemas agroextrativistas, resgate e incentivo a tecnologias tradicionais. Espera-se alcançar, como resultados efetivos oriundos da implementação deste Componente, entre outros, que os produtores rurais adotem o manejo e cultivo de plantas medicinais; resgatem,

(2)

melhorem participativamente e cultivem sementes crioulas, implantem quintais florestais, manejem a pecuária de forma sustentável, recuperem áreas degradadas, sempre visando à geração de trabalho e renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas nas unidades.

Uma das iniciativas do MMA é o apoio aos Centros de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CRADs). No bioma Cerrado, o primeiro CRAD criado foi o de Paracatu, com a coordenação da Universidade de Brasília (UnB), em 2006. Essa iniciativa gerou diversos cursos de capacitação, implantação de unidades demonstrativas de recuperação de áreas de Cerrado, realização de pesquisas, e outros resultados.

Dando seguimento a essas atividades, com essa consultoria pretende-se reunir a documentação de quatro iniciativas de conhecimento tradicional e melhores práticas para o manejo sustentável dos recursos naturais do Cerrado já implantadas. A documentação produzida por essa consultoria servirá como material de referência para disseminação de boas práticas e treinamento de duzentos produtores visando a totalizar 600 ha cobertos por práticas de manejo sustentável, supondo aproximadamente três hectares manejados por produtor/família, objetivo este previsto do PAD – Project Appraisal Document (documento de avaliação do projeto).

2. Objetivos

Publicar e disseminar técnicas para a recuperação de áreas degradadas, visando a promover e replicar as experiências positivas e incentivar a adoção de tecnologias idôneas que favoreçam a resiliência dessas áreas.

3. Objetivos Específicos

a) Realizar diagnóstico em campo das atividades desenvolvidas pelo CRAD UnB, fornecendo o diagnóstico atual dos esforços empreendidos e resultados alcançados.

b) Descrever e avaliar as experiências desenvolvidas pelo CRAD UnB, apontando as mais e as menos exitosas, descrevendo os motivos de tal êxito ou insucesso, retratando-as inclusive in loco.

c) Compilar as informações levantadas e elaborar texto em formato adequado para publicação, incluindo relatos, imagens, dados e informações obtidas.

(3)

a. Analisar as atividades desenvolvidas pelo CRAD UnB, com base na proposta de implementação, relatórios, entrevistas com os profissionais envolvidos e/ou documentação disponível.

b. Identificar, por meio dos relatórios das atividades desenvolvidas, lideranças comunitárias e/ou sindicais nas diferentes localidades onde foram realizados os cursos de capacitação e treinamento;

c. Elaborar um questionário base para obter informações no contato com as lideranças identificadas;

d. Realizar contatos telefônicos ou por e-mail com as lideranças e/ou demais pessoas por estas indicadas para obtenção das respostas ao questionário base;

e. Com base nas respostas ao questionário, identificar duas localidades em que as atividades desenvolvidas durante a capacitação/treinamento tiveram continuidade, gerando novas ações e duas localidades onde não houve continuidade;

f. Elaborar dois roteiros de viagem para as quatro localidades identificadas, estabelecendo prioridades para a documentação visual;

g. Elaborar questionário ampliado a ser aplicado às lideranças a serem visitadas e que vise a explicar o fenômeno representado nos registros fotográficos nas localidades. Priorizando áreas de plantios de recuperação, viveiros, coleta seletiva, compostagem, cozinha experimental, etc.;

h. Para cada visita técnica, produzir um relatório sistematizando as informações colhidas nas localidades fazendo uso das imagens obtidas, devidamente comentadas para melhor representar a realidade.

i. Processamento e organização, por cronologia e localidade, das imagens existentes no acervo do CRAD, obtidas durante a realização das capacitações/treinamentos.

j. Sistematização e análise dos relatórios elaborados para o cumprimento das Cartas de Acordo celebradas com FAO/MMA a partir de 2007 até 2010.

k. Elaborar documento ilustrado das experiências desenvolvidas pelo CRAD UnB, apontando as mais e as menos exitosas, descrevendo os motivos de tal êxito ou insucesso, fornecendo todas as informações para sua correta execução, replicação e disseminação.

(4)

m. Além das atividades previstas o consultor deverá ter reuniões periódicas com a equipe do MMA para acompanhamento das atividades realizadas.

5. Produtos

A tabela abaixo resume os produtos esperados, seu prazo de entrega e o valor da retribuição correspondente expressa em valor percentual sobre o valor total do contrato.

Produto 01 – Plano de trabalho, contendo, entre outros, as etapas de trabalho previstas, metodologia a ser utilizada, programação das viagens, entre outros.

Até 15 dias após a assinatura do

contrato.

15 % da renumeração total

Produto 02 – Relatório de consolidação dos dados e informações obtidas, apresentando os resultados das viagens de campo, visando ao mapeamento, caracterização e diagnóstico atual das atividades desenvolvidas pelo CRAD UnB.

Até 60 dias após a assinatura do

contrato. 20 % da renumeração

total

Produto 03 – Relatório de análise dos dados consolidados e conclusões, incluindo proposta de metodologia para a avaliação e descrição das experiências mais e menos exitosas.

Até 100dias após a assinatura do

contrato. 25 % da renumeração

total

Produto 04 – Texto em formato adequado para publicação, incluindo os demais conteúdos/arquivos que constarão na publicação, caso pertinente (fotografias, vídeos, etc).

Até 120 dias após a assinatura do

contrato. 40 % da renumeração

total

6. Apresentação dos Produtos

a. Os produtos deverão ser apresentados em conteúdo e linguagem compatíveis com a sua destinação, em língua portuguesa, devidamente digitados e formatados, conforme padrão a ser disponibilizado.

(5)

b. Os produtos deverão ser entregues em versão preliminar digital para avaliação prévia do DCBio/MMA, que terá prazo de 15 dias úteis para se manifestar. Após a manifestação, o contratado deverá apresentar a versão final, onde deverão ser atendidas as recomendações que venham a ser feitas para o aprimoramento e a melhoria do produto.

c. A versão final da cada produto deverá ser entregue em meio digital - nos formatos word©(.doc), Addobe Portable file © (.pdf) com impressão colorida quando necessário, papel A4, fonte Arial tamanho 11, no prazo máximo de 15 dias corridos após aprovação da versão preliminar pelas partes. Em todas as páginas impressas do produto deve constar a rubrica do responsável técnico, com assinatura na página final. Deve ser listada a relação dos documentos de referência consultados, de acordo com as recomendações da ABNT e os quadros deverão especificar as fontes dos dados.

7. Pagamentos

Eventuais despesas contratuais, trabalhistas e tributárias correrão por conta do contratado.

Quanto às atividades externas ao local de trabalho, tais como nos trabalhos de campo, as despesas com estadia e transporte decorrentes dessas atividades correrão por conta do contratante. Durante a negociação do contrato caberá ao candidato selecionado quantificar tais despesas e esse será o valor máximo reembolsável.

O valor do contrato será pago em quatro parcelas, após a aprovação de cada entrega dos produtos previstos conforme item 5.

8. Vigência do Contrato

a. O contrato terá a vigência de 4 (quatro) meses a contar da data de sua assinatura.

b. Qualquer necessidade de alteração no cronograma proposto deverá ser negociada com o Departamento de Conservação da Biodiversidade do MMA – DCBio/MMA.

c. Essa negociação deverá partir do consultor contratado, que deverá emitir documento formal para o DCBio/MMA, solicitando alterações de prazos, justificando a necessidade e sugerindo novas datas.

d. A não entrega de um produto dentro do prazo estipulado, sem justificativa, poderá acarretar no cancelamento do contrato, sem quaisquer ônus para a Contratante.

(6)

9. Direitos autorais e de propriedade intelectual

a. Todas as informações e materiais produzidos a partir dos trabalhos objeto deste contrato terão os direitos autorais compartilhados com DCBio/MMA e Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – FUNBio e sua reprodução total ou parcial requer sua autorização, inclusive em período posterior ao encerramento do contrato, respeitando-se e reconhecendo-se a propriedade intelectual.

b. Para a publicação e produção de materiais bibliográficos na forma de artigos, trabalhos acadêmicos, para congressos e eventos científicos, entre outros, produzidos a partir de informações objeto da contratação pela consultoria e sua equipe técnica, deverá ser solicitada previamente autorização do DCBIO/MMA.

10. Qualificação Profissional Mínima

a) Profissional com formação na área de ciências biológicas e/ou agrárias;

b) Experiência em trabalhos desenvolvidos em Centros de Referência de Recuperação de Áreas Degradadas. Preferencialmente com experiência na compilação de informações e elaboração de materiais de divulgação relacionados ao bioma Cerrado. Conhecimentos na utilização das ferramentas: Microsoft (word, excel e power point) e de GPS.

11. Supervisores

Os produtos serão avaliados e aprovados pelas seguintes instituições:

Adriana Panhol Bayma - Gerente de Conservação da Biodiversidade/DCBio/SBF/MMA. Departamento de Conservação da Biodiversidade - DCBio/SBF/MMA

SEPN 505, Lote 2, Bloco B, Ed. Marie Prendi Cruz, 4º andar, sala 408 CEP: 70.730-542 Brasília – DF

61 2028-2301 ou 2028-2065

Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade de Brasília (CRAD/UnB)

(7)

Localização: Campus Universitário Darcy Ribeiro – ICC Sul, Sala B1 126/129, CEP: 70910-900 Telefones: 55 (61) 3347-5906

Fax: 55 (61) 3368 3831 Brasília – DF

12. Local do Trabalho

O consultor selecionado deverá trabalhar no Distrito Federal e nos locais designados a cumprir com suas obrigações em outros estados, com comunicação prévia de no mínimo cinco dias úteis para participação de levantamentos de campo e reuniões externas.

O local de desempenho, onde está guardado o acervo e poderão ser realizadas reuniões, da pessoa física contratada será o Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas da Universidade de Brasília (CRAD/UnB) e eventualmente no DCBio/MMA, localizados conforme informado no item 9.

13. Insumos

CRAD/UnB disponibilizará:

a) toda a documentação institucional existente em seu poder durante os últimos 5 anos b) base de dados;

c) acesso a um computador institucional e espaço físico para a atuação do contratado.

14. Forma de avaliação

Avaliação curricular e entrevista que avaliará conhecimentos técnicos e disposição/capacidade a enfrentar viagens, inclusive, em áreas com infraestrutura carente.

Referências

Documentos relacionados

A empresa está legalmente estabelecida e apresentou conformidade com todos os requisitos aplicáveis do princípio 04, bem como ao princípio CoC, portanto,

Empresa Coimbra Ltda.. Assinale a alternativa que indica situação patrimonial inconcebível. O passivo exigível pode ser maior, igual, igual em módulo ou menor que

V na hipótese de o órgão partidário ou de seus responsáveis apresentarem as contas partidárias no prazo previsto no inciso IV deste artigo, o processo seguirá o rito previsto

visam o ensino de habilidades de compreensão e de produção de textos orais e escritos e o desenvolvimento da competência comunicativa, na proposta curricular da instituição

O objetivo do presente trabalho é reunir e discutir informações sobre os principais resíduos e contaminantes de medicamentos veterinários em alimentos de origem animal

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no

Vários autores apontam, também, a interactividade, a comunicação interpessoal e uma maior motivação para a abordagem de temas interculturais como aspectos positivos da

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for