• Nenhum resultado encontrado

Prova Objetiva de Português e Matemática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prova Objetiva de Português e Matemática"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

P

ro

va

O

b

je

ti

va

d

e

P

o

rt

u

g

u

ês

e

M

at

em

át

ic

a

Instituto Euvaldo Lodi/ Regional Paraíba

Seleção para os Cursos de Aprendizagem

Industrial Básica e Habilitação Técnica do

SENAI/PB 2014.2

LEIA COM ATENÇÃO:

• Antes de iniciar a prova, escreva o curso pretendido, seu nome em letra de forma, assine, preencha seu número de inscrição e turno nos locais indicados acima;

• Este caderno contém 40 questões de múltiplas escolhas, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática, que só apresentam uma resposta correta, logo não serão aceitas mais de uma resposta numa mesma questão;

• Não é permitido o uso de calculadora, celular ou qualquer objeto eletrônico; • Não é permitido ausentar-se da sala em que se realiza a prova levando

consigo o caderno de prova;

• O tempo disponível para esta prova é de 3 (três) horas;

• Ao terminar entregue sua prova ao fiscal devidamente assinada;

• O término da prova antes do prazo estipulado não acrescentará nenhuma vantagem ao candidato;

• Quando terminar esta prova, entregue o caderno de prova ao fiscal e assine a lista de presença;

• Durante o momento da prova você só poderá estar de posse apenas de: caneta esferográfica azul ou preta e cartão de inscrição. Demais objetos como livros, bolsas, calculadora, celular entre outros deverão ficar com os fiscais e serão devolvidos após o término da prova;

(2)

1 DATA DA PROVA: 15/06/2014 ASSINATURA DO CANDIDATO(A):_____________________________________________________ IDADE DO CANDIDATO(A):_____________________________________ CURSO:_____________________________________ CIDADE:____________________________ Nº DE

INSCRIÇÃO: TURNO QUE IRÁ ESTUDAR:

QUESTÕES DE LINGUA PORTUGUESA

TECNOLOGIA

Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. É um vexame privado. Mas quando você o manda fazer alguma coisa, mas manda errado, ele diz “Errado”. Não diz “Burro”, mas está implícito. É pior, muito pior. Às vezes, quando a gente erra, ele faz “bip”. Assim, para todo mundo ouvir. Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. E lá vinha ele: “Bip!” “Olha aqui, pessoal: ele errou.” “O burro errou!”

Outra coisa: ele é mais inteligente que você. Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor em dizer que sabe. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento. E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco, jamais faria “bip” em público.

Dito isto, é preciso dizer também que quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes e voltando à carroça. Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente. Mas é fascinante. Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes e Fernando Sabino, que dividem a sua vida profissional em antes dele e depois dele. Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele. Claro que você pode concluir que eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero.

(3)

2 Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina. Sabendo que ela aguentaria sem reclamar, como sempre, a pobrezinha.

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Pai não entende nada. Porto Alegre: L&PM, 1990, p. 58-60. 01. Numa visão geral, a atitude do narrador diante do computador é de:

a) Ódio

b) Indiferença c) Orgulho d) Inferioridade e) Sabedoria

02. O narrador, várias vezes, humaniza o computador ao referir-se a ele. Esta afirmação está corretamente exemplificada no trecho:

a) “Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade.” b) “A máquina de escrever faz tudo que você manda [...].”

c) “Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita.”

d) “Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica.”

e) “Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina.”

03. Em vários momentos do texto, o narrador compara o computador com a máquina de escrever. Assinale a comparação que aponta as características corretas de cada elemento: a) O computador é visto pelo homem de cima para baixo, ou seja, com superioridade,

enquanto a máquina de escrever encara o homem, pois, com ela, é olho no olho. b) A máquina de escrever é obediente, enquanto o computador é quem manda.

c) A máquina de escrever faz o usuário passar vexames, pois ela só faz o que quer, enquanto o computador faz “bip” e chama todos de “burros”.

d) A máquina de escrever é mais inteligente que o usuário, enquanto o computador é cheio de empáfia.

e) A máquina de escrever é impaciente, enquanto o computador jamais faria “bip” em público.

04. Releia o fragmento:

“Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos,

(4)

3 mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele.”

O trecho em destaque, “mas acho que estou sucumbindo”, considerando-se o contexto, significa que o narrador:

a) Está desistindo de tentar gostar do computador.

b) Está morrendo de cansado de tanto ser massacrado pelo computador. c) Está se rendendo ao computador, admitindo qualidades nessa máquina. d) Está desesperado por ter que trabalhar com aquela máquina arrogante.

e) Está desmotivado no trabalho porque não trabalha mais com a máquina de escrever.

05. Considere os termos em destaque nos trechos a seguir:

I. “Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade.”

II. “Simplesmente ignora você.”

III. “[...] quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina [...].”

O processo de formação de cada termo em destaque é, respectivamente: a) composição por justaposição – derivação regressiva – derivação imprópria b) derivação parassintética – derivação imprópria – derivação prefixal

c) derivação prefixal e sufixal – derivação regressiva – derivação sufixal d) derivação sufixal – derivação sufixal – derivação sufixal

e) derivação parassintética – composição por aglutinação – derivação sufixal

06. Releia este fragmento e considere a comparação que o narrador constrói:

“Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária

eletrônica.”

O trecho em destaque mostra a comparação: você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. Sendo coerente com o contexto, como deveria ter se sentido ‘o cara que cantou a secretária eletrônica’?

a) Totalmente correspondido.

b) Correspondido, mas não tanto quanto ele gostaria. c) Sem qualquer esperança de um amor possível. d) Desenganado por um amor sem promessas. e) Totalmente sem retorno.

(5)

4 07. O lido, “Tecnologia”, por ser uma crônica, pode apresentar uma linguagem mais coloquial, sem tanto compromisso com a norma culta da Língua Portuguesa. A presença dessa linguagem mais desvinculada da norma culta é evidente no trecho:

a) “Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando.”

b) “E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco [...].” c) “Olha aqui, pessoal: ele errou. O burro errou!”

d) “[...] jamais nos sujará os dedos [...].”

e) “[...] eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero.”

08. Considere se cada análise a seguir é verdadeira (V) ou falsa (F):

I. O texto “Tecnologia” estrutura-se numa narrativa e tem narrador-personagem.

II. O texto “Tecnologia” é argumentativo e tem narrador-observador, ou seja, o foco narrativo é

em 1ª pessoa.

III. Levando em conta a tipologia do texto em questão, é correto afirmar que se trata de um texto científico, com foco narrativo em 1ª pessoa.

IV. O texto tem narrador-observador e é uma descrição argumentativa.

Está (ão) correta(s) a(s) análise(s) em; a) Apenas IV

b) III e IV c) Apenas III d) II e III e) Apenas I

09. Considere os termos em destaque quanto ao sentido:

I. “O burroerrou!”

II. “Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes [...].”

III. “Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador[...].” Os termos estão em sentido figurado em:

a) I b) II c) IV d) II e IV e) I e III

(6)

5 10. De todos os termos em destaque a seguir, apenas um tem função de objeto direto.

Aponte- o:

a) “Outra coisa: ele é mais inteligente que você.”

b) “Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava.”

c) “[...] dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes[...].”

d) “Sinto falta do papel e da fiel Bic.” e) “Mas é fascinante.”

11. Os conectivos em destaque nos fragmentos a seguir estabelecem, respectivamente, ideia de:

I. “Quando(1) saí da redação do jornal depois de usar o computador [...].”

II. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas(2) não tinha a mesma empáfia [...].”

III. “A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que(3) seja a tapa.” a) (1) tempo / (2) adversidade / (3) condição

b) (1) finalidade / (2) adversidade / (3) consequência c) (1) tempo / (2) concessão / (3) causa

d) (1) tempo / (2) adversidade / (3) concessão e) (1) adição / (2) tempo / (3) concessão

12. Considere os fragmentos a seguir:

I. “Ele nosdesafia.”

II. “[...] jamais nos sujará os dedos, [...].”

Os termos em destaque têm, respectivamente, a função sintática de: a) Objeto direto / Complemento nominal

b) Sujeito / Objeto direto

c) Predicativo do objeto / Objeto direto d) Objeto direto / Adjunto adnominal e) Objeto indireto / Adjunto adverbial

13. Considere quanto à estrutura os termos em destaque nos trechos a seguir:

I. “O mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor [...].” → aguent – radical /a – vogal temática /va – desinência modo-temporal.

II. “[...] quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina [...].”→ volt – radical /a – vogal de ligação / rá – desinência número-pessoal.

(7)

6

III. “Sabendo que ela aguentaria sem reclamar [...].” → aguent – radical /a – vogal temática /ria – desinência modo-temporal.

Ocorreu análise correta em: a) Todos os trechos b) Apenas I c) I e III d) I e II e) Apenas III 14. Releiao período:

“A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador, é diferente.”

1ª oração2ª oração3ª oração

A 2ª oração em relação à 1ª e a 3ª oração em relação à 2ª estabelecem, respectivamente, relações de: a) Explicação e Finalidade b) Concessão e consequência c) Adição e adição d) Adversidade e causa e) Concessão e adversidade

15. Releia os trechos do texto, observando se as análises dos tipos de predicado de cada oração são VERDADEIRAS ou FALSAS.

( ) “[...] ele nos olha na cara.” – PREDICADO VERBAL.

( ) “Com o computador é diferente.” – PREDICADO NOMINAL. ( ) “Ele responde.” – PREDICADO VERBAL.

( ) “O burro errou!” – PREDICADO NOMINAL.

( ) “Comecei a usar o computador na redação do jornal [...].” – PREDICADO VERBO-NOMINAL. A sequência correta é: a) V – F – F – F – V b) V – F – V – F – V c) V – V – V – F – F d) F – V – F – V – F e) V – V – V – V – V

(8)

7

16. Os adjuntos adverbiais em destaque denotam, respectivamente, circunstâncias de:

I. “Simplesmente ignora você.”

II. “Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor [...].”

III. “[...] cheguei em casa e bati na máquina..”

IV. “É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente.”

V. “Sei que nunca seremos íntimos [...].” a) Dúvida / tempo / modo / lugar / lugar

b) Modo / negação / lugar / intensidade / tempo c) Negação / modo / modo / tempo / lugar d) Lugar / tempo / modo / negação / modo e) Tempo / tempo / modo / modo / intensidade

17. É possível identificar que o narrador sente-se realmente inferior ao computador no trecho:

a) “[...] a gente olha de cima, com superioridade.”

b) “Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora [...].”

c) “Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo [...].”

d) “Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina.”

e) “[...] cheguei em casa e bati na minha máquina.”

18. Releia o fragmento e considere a transitividade de cada verbo em destaque:

“Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora (1) você. Mas se apenas ignorasse ainda seria (2) suportável. Ele responde. Repreende. Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou(3) a secretária eletrônica. [...]”

Os verbos em destaque são, respectivamente:

a) (1) verbo transitivo direto / (2) verbo de ligação / (3) verbo transitivo direto b) (1) verbo intransitivo / (2) verbo transitivo indireto / (3) verbo transitivo direto c) (1) verbo intransitivo / (2) verbo transitivo direto / (3) verbo transitivo indireto d) (1) verbo de ligação / (2) verbo transitivo indireto / (3) verbo de ligação e) (1) verbo intransitivo / (2) verbo de ligação / (3) verbo transitivo direto

(9)

8

19. Releia: “Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem.”

É correto afirmar que a expressão em destaque na oração tem função sintática de: a) Agente da passiva

b) Predicativo do objeto c) Adjunto adnominal d) Complemento nominal e) Objeto indireto

20. Ao mencionar uma Mercedes e uma carroça, o narrador refere-se, respectivamente:

a) À caneta Bic e ao papel

b) Ao computador a à máquina de escrever c) À máquina de escrever e ao computador d) À caneta Bic e aos aparelhos pré-eletrônicos e) Ao computador e à caneta Bic

QUESTÕES DE MATEMÁTICA

01. As rodas dianteiras de um caminhão tem raio igual a 30 cm e dão 20 voltas completas, enquanto que

as rodas traseiras dão 15 voltas completas. Qual o valor do raio das rodas traseiras desse caminhão? a) 35 cm b) 40 cm c) 45 cm d) 50 cm e) 55 cm

02. Um fazendeiro vai cercar um terreno retangular cujo perímetro é igual a 36 metros. Sabendo que o

produto dos lados não paralelos desse terreno é igual a 80 metros, qual é a medida do comprimento e largura, respectivamente?

(Dado: A medida do comprimento é maior do que a medida da largura).

a) 10 m e 8 m. b) 8 m e 10 m. c) 20 m e 4 m. d) 4 m e 20 m. e) 16 m e 5 m.

(10)

9

03. Um polígono convexo que possui 275 diagonais tem a soma dos ângulos internos igual a?

a) 4110º b) 4120º c) 4130º d) 4140º e) 4150º

04. Duas companhias de táxi possuem os seguintes planos de tarifação por corrida:

• Companhia 1: É cobrado uma taxa fixa (bandeira) de R$ 3,50 mais 0,20 centavos por quilômetros

rodados;

• Companhia 2: É cobrado uma taxa fixa (bandeira) de R$ 4,50 mais 0,15 centavos por quilômetros

rodados.

Qual a menor quilometragem que torna a companhia 2 mais econômica do que a companhia 1? a) 18 km

b) 19 km c) 20 km d) 21 km e) 22 km

05. Sejam os triângulos semelhantes a seguir:

A razão de semelhança entre esses triângulos é , quanto vale a soma  +  + ?

a) 8 cm b) 10 cm c) 12 cm d) 14 cm e) 16 cm

(11)

10

06. Um triângulo ABC equilátero está inscrito em uma circunferência de raio 6 cm. Qual a área desse

triângulo? a) 19√3  b) 21√3  c) 23√3  d) 25√3  e) 27√3 

07. Um funcionário de segunda à sexta almoça em um restaurante próximo ao seu trabalho e o gasto

diário, em reais, está representado na tabela abaixo:

SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

10,50 9,20 9,50 11,80 10,40

Qual o valor médio que esse funcionário gasta com essas refeições semanalmente? a) R$ 9,28

b) R$ 10,28 c) R$ 10,58 d) R$ 10,88 e) R$ 11,28

08. A tabela a seguir fornece o salário dos 30 funcionários de uma empresa de telecomunicações:

Número de Funcionários Faixa Salarial (Em Reais)

5 800 |-- 900

6 900 |-- 1000

2 1000 |--1100

5 1100 |--1200

2 1200 |-- 1300

A média salarial dos funcionários dessa empresa é: a) R$ 568,00

b) R$ 670,00 c) R$ 674,00 d) R$ 676,00 e) R$ 620,00

(12)

11

09. Resolvendo a expressão abaixo, encontra-se a idade do filho de Maria:

 = − √3 + 2



− 4 + √3 ⋅ 4 − √3 − 4√3

√3 + 1 ⋅ √3 − 1 

Qual a idade encontrada? a) 3 anos.

b) 4 anos. c) 5 anos. d) 6 anos. e) 7 anos.

10. José gasta 10% do seu salário com saúde,  com alimentação e  com a educação dos seus filhos e ainda sobra R$ 450,00 do salário de José. Quanto José recebe mensalmente?

a) R$ 3.000,00 b) R$ 4.000,00 c) R$ 5.500,00 d) R$ 7.000,00 e) R$ 9.000,00

11. Um atleta percorre uma distância de 24.520 metros em uma pista circular de raio igual a 5.000 cm.

Quantas voltas completas esse atleta dá nessa pista?

(Dado: Use  ≅ 3). a) 74 voltas. b) 76 voltas. c) 78 voltas. d) 81 voltas. e) 85 voltas.

12. Quando o filho de Mário nasceu, Mário tinha 30 anos. Após alguns anos, a idade do filho de Mario é

igual a  da idade do pai. Então, qual a idade do filho de Mário?

a) 10 anos. b) 14 anos. c) 16 anos. d) 18 anos. e) 20 anos.

(13)

12 13. Uma sala retangular possui o comprimento igual a 2 + 1 e largura igual a  + 2 , onde a sua

área tem que ser maior ou igual a 20 . Qual o valor do comprimento e da largura dessa sala

respectivamente: a) 5 e 4. b) 10 e 2. c) 2 e 10. d) 4 e 5. e) 20 e 1.

14. Uma circunferência de raio igual a 2√3 possui um hexágono regular inscrito. Qual o valor do

apótema desse hexágono? a) 2 m

b) 3 m c) 4 m d) 5 m e) 6 m

15. A soma dos ângulos internos de um polígono regular é 1800º. O número de diagonais que não

passam pelo centro desse polígono é? a) 40

b) 42 c) 46 d) 48 e) 50

16. Os pontos, as retas e os planos são considerados como conceitos primitivos, ou seja, não possuem

sem definição. Se duas retas distintas possuem um ponto em comum e formam um ângulo reto, então essas retas são?

a) Perpendiculares. b) Paralelas. c) Concorrentes. d) Reversas. e) Coincidentes.

17. Fração é a representação da parte de um todo onde podemos considerá-la como sendo mais uma

representação de quantidade. Assim, qual o valor da terça parte da quinta parte de 

"? a)  b) # c)  d)  e) 

(14)

13 18. O pêndulo de um relógio descreve um movimento oscilatório entre os pontos A e B, conforme mostra

a figura abaixo:

Considere que o comprimento do pêndulo é igual a 25 cm, e que  ≅ 3,14. Qual o comprimento do

arco formado por esse pêndulo?

a) 12 cm b) 13,5 cm c) 14 cm d) 14,8 cm e) 15,7 cm

19. Os polinômios são expressões algébricas que adicionam constantes variáveis. Os coeficientes

multiplicam as variáveis, que são, por sua vez, elevados a potências cujos expoentes são números inteiros não negativos. Considerando a definição de polinômios, qual a expressão algébrica que representa um polinômio? a) %+ 3− 4 b) √3#− 2+  + 1 c) −2√ + 4# d) &'− 2 + 2 e) −3(+ 4 − 1

20. Um poste projeta sua sombra que mede 16 m sobre um chão plano e horizontal. Simultaneamente, a

sombra projetada de um rapaz de 1,75 m de altura mede 0,8 m. Qual a altura do poste? a) 15 m

b) 20 m c) 30 m d) 35 m e) 40 m

Referências

Documentos relacionados

submetidos a procedimentos obstétricos na clínica cirúrgica de cães e gatos do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Viçosa, no período de 11 de maio a 11 de novembro de

No desenvolvemento deste proxecto realízase primeiro unha revisión da situación do turismo en España e en Galicia (cunha puntualización sobre o destino Ferrolterra - Rías Altas), a

Querido Jesus, eu peço-Vos que me consagreis, à minha família, amigos e nação para a Protecção do Vosso Precioso Sangue.Vós morrestes por mim e as Vossas Feridas

O modelo mental, imagem e áudio-descrição na abordagem do conceito de célula no ensino de biologia para alunos com deficiência visual apresenta-se como um protocolo base

De início, apresenta-se um método para o projeto de um controlador gain scheduled via de- sigualdades matriciais lineares (do inglês Linear Matrix Inequalitites - LMIs), com base

A amostra foi composta por 3.075 idosos do banco de dados do Projeto Fibra UNICAMP, os quais foram avaliados por meio de questionário sociodemográfico,

Em uma amostra de oito indivíduos, observaram, pelas telerradiografias em norma lateral pré-cirúrgica imediata e pós-cirúrgica tardia, alta correlação entre o movimento do ponto