• Nenhum resultado encontrado

PROJETO PARA O DIA DA PRIMAVERA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO PARA O DIA DA PRIMAVERA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROJETO PARA O “DIA DA PRIMAVERA”

Núcleo de Estágio de Educação Física

Escola EB 2/3 Júlio Dinis

Núcleo de Estágio: Bárbara Pinheiro Edgar Vieira João Ribeiro Sandra Barbosa Cooperante:

Professor Óscar Teixeira

(2)

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO ... 3

2. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE ... 4

2.1 Organização ... 4

2.2 Recursos Humanos e Materiais ... 4

2.3 Estratégias ... 5

2.4 Programa ... 6

2.5 Organização das Equipas ... 7

2.6 Descrição das Atividades ... 7

(3)

1. INTRODUÇÃO

A atividade física é, mais do que nunca, parte integrante da vida social sendo indicada como pressuposto de referência de um conjunto de valores e regras que representam em si a força geradora da sua dinâmica e importância. Torna-se assim fundamental transmitir o entendimento de atividade física como um valor a preservar dentro de um sistema de valores que lhe são oferecidos. Sendo a escola, por excelência, uma entidade de referência social, deverá e poderá ser um veículo promotor de comportamentos e valores socialmente aceites.

Com o decorrer dos anos temos assistido a profundas mudanças e incremento de hábitos sedentários da população, sobretudo ao nível dos contextos da vida diária devido, em parte, ao fenómeno da mobilidade social, ao crescente envolvimento eletrónico e à implementação de rotinas de vida excessivamente organizadas, o que provoca um aumento da restrição do tempo disponíveis para as atividades físicas.

Assim, propomo-nos a realizar uma atividade direcionada para toda a comunidade educativa com o objetivo de proporcionar uma estimulação organizada, em que as circunstâncias sejam apropriadamente encorajadoras, para que as suas capacidades e habilidades motoras possam desenvolver-se para além do que é normalmente esperado, numa clara tentativa de combater a progressiva restrição de experiências lúdicas e motoras.

(4)

2. DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

2.1

O

RGANIZAÇÃO

Numa atividade deste género faz todo o sentido proporcionar às crianças/jovens um dia recheado de boa disposição e muita atividade. Neste sentido, iremos pedir alguns apoios, através de ofícios, a diversas entidades tais como Câmara Municipal de Gaia e Hipermercados que prontamente demonstraram interesse em se aliarem a um evento desta natureza.

Ao nível da organização, todo o espaço e material terá de ser previamente montado no dia anterior. Deste modo, será possível rapidamente dar início às atividades na manhã seguinte.

No sentido de assegurar a integridade física de todos os presentes, solicitamos aos Bombeiros Voluntários de Gaia a colaboração com uma equipa de primeiros socorros, respetivamente.

2.2

R

ECURSOS

H

UMANOS E

M

ATERIAIS

A atividade desportiva realizada durante todo o dia (manhã e tarde) e para o seu desenrolar também é necessário ter em conta os recursos humanos, ou seja, professores do grupo de Educação Física, assim como os restantes professores das outras disciplinas para que haja uma maior interdisciplinaridade durante o decorrer da mesma.

Os recursos materiais utilizados neste evento são:

Delimitação do espaço – Fita; Equipamento – Organização; 1ª Estação – Sacos e sinalizadores; 2ª Estação – 2 lenços;

3ª Estação – 3x (6) Pinos

5ª Estação – 4 malhas de madeira, ferro ou pedra (duas para cada equipa), 2 pinos (paus redondos que se equilibrem na vertical);

6ª Estação – 2 cordas e 2 lenços;

7ª Estação – Raquetes de speedminton e badminton e respetivos volantes; Aula de Aeróbica – Palco adaptado;

(5)

2.3

E

STRATÉGIAS

Toda a atividade será atempadamente preparada no sentido de facilitar a organização. Esta preparação passa pela criação de um projeto. Este descreve as atividades a realizar, a distribuição destas pelos espaços, o material utilizado e as funções que cada agente organizativo irá desempenhar no evento. Como também, o número de participantes por equipa e o limite de inscrições.

A tomada de decisão nas atividades a realizar foi optar por efetuar jogos tradicionais, visto que são maioritariamente conhecidos pelos participantes. Assim, existe a facilitação na transmissão/instrução das atividades, não havendo dispêndio na sua explicação.

Para que este “Dia da Primavera” seja dinâmico optou-se por distribuir os jogos por estações dispostas pela escola e pelo campo de futebol sintético. Os espaços ainda não estão bem definidos pois não se sabe o espaço disponível para o departamento de Educação Física.

O material utilizado poderá ser adaptado no caso do palco, como em alguns jogos. No entanto, este terá que ser construído e implementado nos locais pré-estabelecidos pelas estações nos dias anteriores ao evento.

As funções ainda não foram atribuídas aos agentes organizativos. Apenas irá ser atribuída após a aprovação do projeto. Esta distribuição de tarefas tem como intuito facilitar na organização e no auxílio na realização das atividades.

O limite de inscrições será de 200 alunos e 40 pais ou encarregados de educação. Para tal, cada equipa é constituída por 5 alunos e um encarregado de educação, sendo que este assume a função de capitão de equipa. Com isto, este terá que tomar decisões e gerir a sua própria equipa, como também poderá participar ativamente nas atividades. Portanto, quarenta será o número total de equipas no evento.

(6)

2.4

P

ROGRAMA

Horário Equipas Estações/Atividades Professores EF

10:00

A definir 1.ª – Corrida dos sacos A definir A definir 2.ª – Jogo do lenço A definir A definir 3.ª – Bowling A definir A definir 4.ª – Futebol aranha A definir A definir 5.ª – Jogo da Malha A definir

12:30 A definir ALMOÇO A definir

13:45 A definir Demostração Capoeira A definir

14:15 A definir Demonstração Esgrima A definir

14:30 A definir Apresentação Desporto Escolar A definir

15:00

A definir 6.ª – Jogo da corda A definir A definir 7.ª – Speedminton e Badminton A definir A definir 8.ª – Escalada A definir

17:15 A definir Aula de Aeróbia A definir

(7)

2.5

O

RGANIZAÇÃO DAS

E

QUIPAS

Os alunos da Escola EB 2/3 Júlio Dinis são os responsáveis pela inscrição nas atividades propostas neste projeto. Assim, estes poderão constituir a sua própria equipa, sem haver discriminação nos escalões etários. O limite de elementos por equipa será de 5 alunos e 1 encarregado de educação, como já referido anteriormente.

A distribuição das equipas pelas atividades e o percurso que estas terão que executar será descrito dependendo das inscrições efetuadas.

2.6

D

ESCRIÇÃO DAS

A

TIVIDADES

Sentindo a necessidade de rentabilizar o tempo e o espaço com o objetivo de aumentar a dinâmica das equipas participantes, assim o espaço encontrar-se-á dividido em estações.

1.ª Estação – Corrida dos sacos

Descrição do exercício:

A corrida dos sacos tem a componente de ser uma corrida de estafetas, ou seja, enquanto um aluno realiza a corrida, o seguinte prepara-se para a corrida. Assim, estes colocam-se em coluna na linha de partida efetuando a corrida em trio, sendo que o testemunho é o saco. Ao sinal de partida, cada aluno entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direção à meta. O objetivo é chegar em 1.º lugar e fazer o menor tempo possível.

(8)

2.ª Estação – Jogo do lenço

Descrição do exercício:

As duas equipas são colocadas em cada um das extremidades do espaço de jogo. Em cada equipa é atribuído ao aluno um número. De seguida, o professor colocado no centro com um lenço chama um número e os alunos com este número tentam apanhar e levar o lenço para o lado da sua equipa (1ponto) ou para o lado da equipa adversária (2 pontos) sem se deixar “apanhar”. O professor pode chamar um ou mais números, pode pronunciar a palavra “fogo” e todos entram simultaneamente na jogada ou ainda pode pronunciar a palavra “água” e todos permanecem imobilizados.

3.ª Estação – Bowling

Descrição do jogo:

As equipas são colocadas em frente a uma pista de bowling com seis pinos. Os alunos realizam uma competição entre os grupos, procurando derrubar o máximo de pinos. Pode-se atribuir três lançamentos consecutivos a cada aluno de cada equipa numa jogada, com objetivo de derrubar os seis pinos colocados. Os pinos encontram-se do lado da parede, para impedir que a bola se afaste.

4.ª Estação – Futebol aranha

Descrição do jogo:

Duas equipas realizam um jogo de futebol na posição de sentados, deslocando-se com quatro apoios (aranha). A bola é jogada exclusivamente com os pés e o objetivo é marcar o maior número de golos. Reiniciar após golo no meio-campo.

(9)

5.ª Estação – Jogo da Malha

Descrição do jogo:

Este jogo inicia-se com a colocação de dois pinos sobre duas cruzes traçadas no solo, com cerca de 15/18 metros de distância entre eles. Cada equipa encontra-se atrás de um pino. Joga primeiro um elemento de uma equipa e depois o da outra, tendo como objectivo derrubar ou colocar a malha o mais perto do pino onde está a outra equipa, lançando-a com uma mão. A pedra que mais se aproximar do mesmo ganha 2 pontos no final de cada jogada e caso o derrube ganha 4 pontos. Quando se atingem 15 pontos por um dos jogadores ou equipa ocorre a troca de campo, terminando o jogo aos 30 pontos.

6.ª Estação – Jogo da corda

Descrição do jogo:

Num terreno plano e livre de obstáculos, duas equipas com forças equivalentes, seguram, uma de cada lado e à mesma distância do lenço, uma corda. Entre as equipas, antes de começar o jogo, traça-se ao meio uma linha no chão. O jogo consiste em cada equipa puxar a corda para o seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra até o primeiro jogador ultrapassar a marca no chão. É também atribuída a derrota a uma equipa se os seus elementos caírem ou largarem a corda. Não é permitido enrolar a corda no corpo ou fazer buracos no solo para fincar os pés.

7.ª Estação – Speedminton e Badminton

Descrição do jogo: O jogo de speedminton e badminton são destinados aos alunos e encarregados de educação respetivamente. Para tal é necessário que haja duas equipas para disputar o jogo. Este acaba quando um jogador chegar aos 16 pontos. Se o resultado está empatado a 15 pontos, ou mais, o jogo continua até um jogador ter dois pontos de vantagem.

(10)

8.ª Estação – Escalada

Descrição do exercício:

Os alunos em coluna do lado esquerdo realizam subida na parede de escalada até aproximadamente meio metro do solo. De seguida realizam deslocamentos laterais para o lado direito e descida para o solo, contornam os sinalizadores e regressam para a coluna e vice-versa. Os alunos em espera realizam o jogo do burro.

Aula de Aeróbia

Descrição da aula: Esta aula é mais uma atividade proposta pelo núcleo de estágio, que tem como intuito finalizar o Dia de Primavera, aberto a toda a comunidade educativa. Esta apenas tem que se deslocar para o local destinado e colocar-se de frente para os professores estagiários, que irão ensinar uma coreografia.

(11)

2.7

A

VALIAÇÃO

Para avaliar a atividade elaboramos um questionário que foi entregue a todos os colaboradores e espectadores.

Questionário sobre a atividade

1 2 3

1- Considera-se satisfeito(a) com a organização e estruturação da atividade?

2- Gostou de colaborar direta/indiretamente na atividade?

3- Os jogos/ exercícios foram fáceis de compreender? 4- Nas questões de segurança a atividade teve êxito? 5- A atividade foi :

Divertida Instrutiva Original

Adequada para todas as idades Bem planeada.

6- Acha que as crianças gostaram de participar nesta atividade? 7- Acha que este tipo de atividade deveria ser feito mais vezes? 8- As questões ligadas à gestão do tempo foram cumpridas?

9- Gostaríamos que desse alguma(s) sugestão(ões) para melhorar esta atividade em próximos anos.

10- Refira igualmente algum comentário que pensa ser pertinente e que não foi contemplado nas questões anteriores.

Referências

Documentos relacionados

Em 1994, houve a implantação descen- tralizada do Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (Sinan) nos serviços de Vigilância em Saúde (Visa), e foram criadas cinco

Gelatina de algas marinhas, auxiliar no emagrecimento, fortalece unhas e cabelos, previne a flacidez da pele.. uso: 2 cáps ao dia antes

A “mágica” não pára aí e é intrigante consta- tar como o autor logrou produzir um texto agradável e simples ao mesmo tempo em que apresenta fontes que vão das mais humildes

O planejamento fatorial foi aplicado satisfatoriamente para a otimização dos parâmetros da técnica de voltametria linear de redisso- lução anódica no desenvolvimento

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Este artigo tem como objetivo apresentar experiência da faculdade de engenharia elétrica do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará em utilizar a