• Nenhum resultado encontrado

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA MG EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE FORNECIMENTO DE BENS CONVITE SPAL N º 02.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA MG EDITAL DE LICITAÇÃO CONVITE FORNECIMENTO DE BENS CONVITE SPAL N º 02."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA MG

EDITAL DE LICITAÇÃO

CONVITE

FORNECIMENTO DE BENS

CONVITE SPAL N º 02.2007/0001 - CVM

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA MG, com endereço à Rua Mar de Espanha Nº 525, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte, Minas Gerais, realizará licitação na modalidade de Convite, regime de empreitada por preço unitário, tipo menor preço, regida pela Lei Federal 8.666/93, de 21/06/93, com as alterações introduzidas pela Lei Federal nº 8.883/94 de 08 de junho de 1994, pela Lei Federal Nº 9.648/98, de 27 de maio de 1998, e pelas disposições deste Convite e seus Anexos, objetivando selecionar a proposta mais vantajosa para o fornecimento de Conjuntos Motobombas, incluindo

instalação e testes, conforme especificado na Norma Técnica T.213/0 e Anexos A, B, C,

D, E e F, integrantes deste Convite.

CAPÍTULO PRIMEIRO - DAS PRELIMINARES

1.1 Os Envelopes, contendo as Propostas Comerciais (Preços), deverão ser entregues no protocolo da Divisão de Licitação e Compras - DVLC, no endereço descrito no item 1.2, até as 17:00 horas do dia 21/05/2007. Serão consideradas, também, as propostas recebidas através do Correio até o dia e hora previstos neste item.

1.1.1 Nenhuma proposta será aceita se entregue após a hora marcada, salvo atraso plenamente justificado, a critério da Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços, até, no máximo, o encerramento do horário comercial de funcionamento da COPASA MG na data prevista no item 1.1.

1.2 A Sessão de Abertura de Propostas será realizada a partir das 08:30 horas do

primeiro dia útil seguinte ao dia especificado no item 1.1, na Sala de

Licitações, à rua Mar de Espanha, nº 505, Bairro Santo Antônio - Belo Horizonte, Minas Gerais.

1.3 Não poderão participar os interessados que:

a) se encontrarem sob falência, concurso de credores, dissolução, liquidação, empresas estrangeiras que não tenham sua sede e administração no país; b) tenham sido declarados inidôneos para licitar ou contratar com a

(2)

contratar com a COPASA MG;

c) tenham gerado obrigação para a COPASA MG por condenação judicial trabalhista, bem como as empresas que possuam sócios que também sejam ou tenham sido sócios destas que geraram tal obrigação subsidiária/solidária. Este impedimento vigorará até a restituição total dos valores desembolsados pela COPASA MG.

CAPÍTULO SEGUNDO - DO OBJETO

2.1 O objetivo da presente Licitação é selecionar, dentre os policitantes que se apresentarem, a proposta considerada mais vantajosa, de acordo com os critérios estabelecidos neste Convite, visando o fornecimento de Conjuntos

Motobombas, incluindo instalação e testes, conforme especificado na Norma

Técnica T.213/0 e Anexos A, B, C, D, E e F, integrantes deste Convite.

CAPÍTULO TERCEIRO - DA DOTAÇÃO

3.1 A despesa decorrente desta Licitação correrá por conta dos recursos próprios da COPASA MG.

CAPÍTULO QUARTO- DOS PRAZOS

4.1 O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias a contar da data da sua entrega. No caso de suspensão do processo licitatório proveniente da interposição de Recursos Administrativos ou Medidas Judiciais, o prazo de validade das propostas será suspenso até o julgamento dos mesmos.

4.2 O prazo de vigência do contrato é de 30 (trinta) dias contados a partir da data de sua assinatura, devendo a contratada entregar e instalar os equipamentos, no máximo, até o término do mesmo.

4.2.1 Por prazo de entrega entende-se o prazo considerado até que os equipamentos sejam descarregados e recebidos no local de entrega fixado pela COPASA MG e não apenas o prazo contado até a data de expedição dos equipamentos ou até a data de emissão da Nota Fiscal.

4.2.2 Qualquer alteração do prazo de entrega dependerá de prévia e expressa aprovação, por escrito, da COPASA MG.

4.3 O prazo de garantia dos equipamentos, objeto desta licitação, é de no mínimo,

24 (vinte e quatro) meses, contados da data de recebimento dos mesmos pela

COPASA MG, conforme disposto no item 10.1 da Norma Técnica T.213/0.

CAPÍTULO QUINTO - DOS PREÇOS E PAGAMENTOS

5.1 O preço unitário bruto deverá ser proposto para pagamento à vista, referente à data da apresentação da proposta, e assim constar da “Planilha de Proposta Comercial”, prevalecendo, contudo, o prazo para pagamento previsto no item 5.4.

(3)

5.2 O preço constante da Proposta Comercial deverá ser apresentado em Reais, utilizando o máximo de duas casas decimais, sob pena de desclassificação da proposta.

5.3 Consideram-se incluídos no preço unitário bruto proposto o ICMS, o IPI e as despesas com instalação, valor presente, testes, seguros, embalagens, fretes e descarga dos equipamentos no local indicado no item 6.6 deste Convite.

5.3.1 As propostas deverão discriminar, à parte, as alíquotas referentes aos impostos que incidirem sobre a produção dos equipamentos cujo fornecimento constitui objeto da presente licitação.

5.3.2 Por ser consumidora final dos produtos por ela adquiridos a COPASA MG não usufrui de créditos de ICMS. Portanto, as propostas oriundas de fornecedores domiciliados em outras unidades da federação deverão ser formuladas com as respectivas alíquotas internas do Estado de origem,

sob pena de desclassificação das mesmas.

5.3.2.1 O licitante responderá perante o ente tributante pelas alíquotas declaradas, sujeitando-se às penalidades advindas de informações equivocadas.

5.4 O pagamento único ou parcelado será efetuado 30 (trinta) dias após cada entrega efetivada, desde que a Nota Fiscal/Fatura venha acompanhada da CND - Certidão Negativa de Débito do INSS e da CRF - Certidão de Regularidade do FGTS, devidamente autenticadas em cartório.

5.4.1 A parcela Valor Presente (5 anos) do consumo de energia elétrica, presta-se apenas para efeito de julgamento das propostas, não presta-sendo passível de pagamento.

5.5 Os pagamentos serão feitos em Reais.

5.6 Caso haja irregularidades da emissão da Nota Fiscal/Fatura o prazo será contado a partir da sua reapresentação devidamente regularizada.

5.7 Os pagamentos em atraso serão feitos acrescidos da taxa de mora de 0,5% (meio por cento) ao mês, pró-rata-die, conforme a expressão:

n/30 DF = VF [ (1,005) - 1 ]

onde:

DF = Despesa Financeira VF = Valor da Fatura

n = Número de dias corridos em atraso decorridos entre a data do vencimento

da obrigação contratual e a data do efetivo pagamento.

5.8 O pagamento será feito através de crédito em conta corrente, que deverá ser aberta, pela CONTRATADA e pela transportadora (somente no caso previsto no item 6.2), em estabelecimento bancário a ser indicado pela DVTS – Divisão de Tesouraria da COPASA MG, conforme item 5.4.

(4)

5.9 A COPASA MG poderá, a qualquer momento, exigir da CONTRATADA comprovação de que a mesma está cumprindo com todas as suas obrigações trabalhistas relativas a seus empregados. Caso a CONTRATADA não esteja quite com tais obrigações, a COPASA MG poderá reter dos pagamentos a ela devidos os valores correspondentes.

CAPÍTULO SEXTO - DO TRANSPORTE, SEGURO E LOCAL DE ENTREGA

6.1 A carga e o transporte dos equipamentos, bem como a descarga manual ou mecanizada no local indicado pela COPASA MG, correrão por conta e risco do fornecedor.

6.2 Embora a COPASA MG possa aceitar a proposta do fornecedor de pagar o frete diretamente à transportadora, ainda correrão por conta e risco do fornecedor a carga e descarga dos equipamentos, bem como as providências para que as entregas sejam feitas, em tempo hábil, dentro dos prazos previstos no contrato. 6.3 Fica expressamente proibida a contratação de transportador autônomo para o

transporte dos equipamentos objeto desta licitação, devendo a empresa transportadora contratada pelo fornecedor estar devidamente autorizada a fazer o transporte dos equipamentos, no que concerne às normas de segurança exigidas. A CONTRATADA deverá advertir a empresa transportadora por ela contratada de que não poderá subcontratar os serviços de transporte dos equipamentos ora licitados.

6.4 Mesmo que o fornecedor tenha seguro sobre a carga transportada, caber-lhe-á a responsabilidade de substituir os equipamentos danificados ou inutilizados, dentro dos prazos estabelecidos no contrato, não tendo a COPASA MG qualquer ligação com a seguradora.

6.4 Somente serão recebidos os equipamentos acompanhados dos seguintes documentos:

a) Nota Fiscal (1ª via, mais uma via);

b) Cópia do Laudo de Inspeção de Materiais;

c) Manuais de instalação, montagem, operação e manutenção (02 vias);

d) Termo de Garantia do equipamento, indicando o prazo e o objeto da garantia do produto;

e) Conhecimento de frete (1ª via);

f) Cópia da CND - Certidão Negativa de Débito do INSS e da CRF - Certidão de Regularidade do FGTS, devidamente autenticadas em cartório.

6.5 Os seguros sobre a carga transportada deverão ser feitos com seguradoras sediadas no Brasil.

(5)

6.6 Os equipamentos ora licitados deverão ser transportados e entregues pela fornecedora no seguinte endereço: Avenida Minas Gerais, s/n, Bairro Amaro

Lanari – Coronel Fabriciano/MG.

CAPÍTULO SÉTIMO - DA INSPEÇÃO DE QUALIDADE

7.1 A COPASA MG se reserva o direito de submeter os equipamentos a serem fornecidos à inspeção de qualidade, conforme item 6 da Norma Técnica T.213/0 anexa.

7.2 A inspeção poderá ser feita por equipe técnica própria da COPASA MG, ou por técnicos por ela especialmente designados para este fim, tanto nas instalações do fornecedor quanto no local de destino, a critério da COPASA MG.

7.3 Reserva-se à COPASA MG o direito de recusar, todo ou qualquer equipamento considerado defeituoso, imprestável, ou que, após inspecionado, não venha acompanhado do laudo de aprovação pelo serviço de Inspeção de Qualidade, ou ainda, que tenha sido danificado no transporte ou na descarga, obrigando-se o fornecedor a substituí-lo, sem qualquer ônus adicional.

7.4 Ocorrendo rejeição, total ou parcial, dos equipamentos pelos critérios de aceitação ou rejeição previstos, a COPASA MG sustará o pagamento da Nota Fiscal correspondente, bem como poderá cancelar o pedido, no todo ou em parte. 7.5 O fornecedor reembolsará a COPASA MG de todas as despesas por esta feitas com inspeção de qualidade que resultarem em recusa do equipamento inspecionado.

7.6 O fornecedor reembolsará a COPASA MG das despesas resultantes da não efetivação das inspeções de qualidade que não puderem ser realizadas, por não ter o fornecedor os equipamentos disponíveis nas épocas estabelecidas.

7.7 A recusa de equipamentos pelo serviço de Inspeção de Qualidade não será motivo para prorrogação dos prazos de entrega, parciais ou totais, fixados no contrato.

7.8 Caso o fornecedor não possua laboratório para execução dos testes previstos nas normas e especificações, a COPASA MG poderá fazer tais ensaios em laboratórios próprios ou de terceiros, ficando as despesas por conta do fornecedor.

7.9 Os equipamentos colocados à disposição do fornecedor por qualquer motivo (rejeição pela Inspeção de Qualidade, danificados ou quebrados durante o transporte, recebidos a mais do que contratado, etc.) e que não forem apanhados dentro de 60 (sessenta) dias, a contar da data da comunicação da COPASA MG, poderão ser devolvidos com frete a ser pago pela empresa fornecedora ou, então, serem considerados inservíveis pela COPASA MG, e, assim, serem inutilizados.

(6)

CAPÍTULO OITAVO - DA PROPOSTA DE PREÇOS

8.1 A Proposta Comercial (Preços) deverá ser apresentada em envelope fechado, endereçado à Divisão de Licitação e Compras - DVLC, no endereço estabelecido no item 1.2, constando em sua parte frontal:

COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS - COPASA MG OBJETIVO: CONVITE SPAL N.º 02.2007/0001 - CVM EMPRESA:

ENDEREÇO/TELEFONE:

PROPOSTA COMERCIAL

DOCUMENTO DE LICITAÇÃO-NÃO ABRIR

8.2 Não será(ão) aceita(s) proposta(s) manuscrita(s), rasurada(s) e/ou alternativa(s),

sob pena de desclassificação de toda a proposta.

8.3 A licitante deverá, obrigatoriamente, cotar o total do quantitativo previsto para o item de sua proposta, sob pena de desclassificação da mesma.

8.4 O envelope de Proposta Comercial (Preços) deverá conter os seguintes documentos:

a) Proposta Comercial, elaborada através do Anexo E - “Planilha de Proposta Comercial” disponível na página específica na internet (www.copasa.com.br),

cujo preenchimento deverá ser efetivado por digitação e constar o CNPJ, a Razão Social, a data, a marca/modelo, o fabricante, o preço unitário bruto dos equipamentos e valor presente, o(s) imposto(s) aplicável(is), observado o disposto no item 5.2 deste Edital, bem como o carimbo e assinatura do licitante.

b) Anexo C – “Modelo de Termo de Referência” devidamente carimbado e assinado pelo(s) representante(s) legal(ais) da proponente.

c) Anexo D – “Folha de Dados do Equipamento Ofertado” devidamente preenchida, carimbada e assinada pelo(s) representante(s) legal(ais) da proponente.

d) Anexo F – “Declaração de Consulta ao Fabricante do Motor Elétrico”, devidamente preenchida, carimbada e assinada pelo(s) representante(s) legal(ais) da proponente.

e) As curvas características da bomba ofertada (altura manométrica, NPSH requerido, potência e rendimento em função da vazão), conforme disposto no Anexo C, item c-1.1.2, alínea “c”, da Norma Técnica T.213/0.

f) O desenho dimensional dos conjuntos motobombas com as cotas principais. 8.5 A oferta e a apresentação dos equipamentos devem trazer descrições

detalhadas, corretas, precisas e claras, em língua portuguesa, sobre suas características (fabricante e modelo).

CAPÍTULO NONO - DO PROCEDIMENTO - RECEBIMENTO E ABERTURA DAS PROPOSTAS

9.1 No dia, hora e local designados, será realizada a Sessão de Recebimento e Abertura de Propostas, na presença dos licitantes que se interessarem.

(7)

9.2 Somente serão aceitas propostas das empresas convidadas e daquelas que se interessarem, em conformidade com o artigo 22, parágrafo 3º, da Lei 8.666/93, sendo que as empresas deverão possuir cadastro em dia com a COPASA MG. 9.2.1 A condição de cadastramento das empresas interessadas (não

convidadas), será verificada no ato da entrega das propostas, através do sistema informatizado da COPASA MG.

9.3 Não serão recebidas propostas feitas por telex, fax e telegrama.

9.4 Não será admitida, sob qualquer pretexto, a modificação ou substituição de qualquer documento constante do Envelope de Proposta Comercial (Preços) após sua entrega.

9.5 Quaisquer dos documentos constantes do envelope de proposta que não tenham sido assinados, poderão sê-lo durante a Sessão, pelo próprio licitante ou por procurador legalmente constituído para representá-lo nesta licitação.

9.6 Ao final dos trabalhos será lavrada ata circunstanciada da Sessão, da qual deverão constar a data, local da Sessão, nomes e assinaturas dos membros da Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços, nome dos licitantes e assinaturas dos seus representantes e quaisquer ocorrências que interessarem ao julgamento das propostas. As condições de propostas serão lançadas no formulário Resumo de Licitação.

CAPÍTULO DÉCIMO - DO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

10.1 A Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços verificará se as propostas atendem às condições estabelecidas no presente Convite, desclassificando as que não satisfizerem às exigências, no todo ou em parte. 10.2 Serão desclassificadas as propostas que:

a) contiverem quaisquer limitações, reservas ou condições em desacordo com o presente Convite;

b) contiverem qualquer oferta de vantagem não prevista neste Convite; c) forem apresentadas de maneira incompleta;

d) forem manifestamente inexeqüíveis ou que apresentarem preços excessivos; e) não atenderem às especificações fixadas pela COPASA MG neste Convite e

seus anexos.

10.3 As propostas serão examinadas em confronto com as exigências contidas nas especificações estabelecidas neste Convite e seus Anexos. O não atendimento de qualquer das exigências aqui contidas implicará na desclassificação da proposta.

10.4 A Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços verificará a conformidade de cada proposta com as especificações deste Convite e seus Anexos e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou, ainda, os registrados no Banco de Dados da COPASA MG, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis.

(8)

10.5 A Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços decidirá pela proposta mais vantajosa, que será a que atender as especificações deste Convite e seus Anexos e ofertar o MENOR PREÇO UNITÁRIO BRUTO cotado no Anexo E – “Planilha de Proposta Comercial”, integrante deste Convite.

10.6 Em caso de empate entre duas ou mais propostas, em igualdade de condições, o critério de desempate será o sorteio, que será realizado em ato público, para o qual todas os licitantes serão convocados.

10.7 Os licitantes serão intimados dos resultados dos julgamentos das propostas através de publicação no Quadro de Avisos da COPASA MG, à Rua Mar de Espanha, 453, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte, MG.

CAPÍTULO DÉCIMO PRIMEIRO - DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

11.1 Da decisão da Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços que classificar ou desclassificar propostas, ou do julgamento propriamente dito caberá recurso, no prazo máximo de 02 (dois) dias úteis, contados da data da divulgação do resultado da Licitação.

11.2 Os recursos administrativos deverão, necessariamente, ser protocolizados na COPASA MG, à rua Mar de Espanha, 505, Santo Antônio, em Belo Horizonte/MG, no horário de 08:30 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas, nos dias úteis, sob pena do não conhecimento dos mesmos.

11.3 Os recursos administrativos, bem como as impugnações, poderão ser interpostos via fax, ficando os licitantes obrigados a apresentar os originais dentro do prazo previsto no item 11.1, ou seja, dentro do prazo de recurso, sob pena de desconhecimento dos mesmos pela Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços.

CAPÍTULO DÉCIMO SEGUNDO - DA HOMOLOGAÇÃO

12.1 Transcorrido o prazo legal sem interposição de recurso sobre o resultado do julgamento das propostas, ou após o julgamento dos recursos interpostos, o processo de licitação será encaminhado pela Comissão Permanente de Licitação de Materiais e Serviços ao Presidente da COPASA MG, para apreciação e homologação.

CAPÍTULO DÉCIMO TERCEIRO - DAS SANÇÕES

13.1 O adjudicatário deverá assinar o instrumento hábil de adjudicação com a COPASA MG no prazo por esta estabelecido, sob pena de lhe serem aplicadas as seguintes sanções, na forma da lei:

a) advertência, que será aplicada sempre por escrito; b) multas;

c) suspensão temporária do direito de licitar com a COPASA MG, por prazo não superior a 02 (dois) anos;

d) rescisão unilateral do contrato, sujeitando-se a CONTRATADA ao pagamento de indenização à COPASA MG por perdas e danos;

(9)

e) indenização à COPASA MG da diferença de custo para contratação de outro licitante;

f) declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a COPASA MG, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base na alínea “c” acima. 13.2 O atraso na entrega causado por eventual reprovação dos equipamentos pelo

serviço de Inspeção de Qualidade, bem como na instalação acarretará à CONTRATADA a aplicação das multas e outras sanções previstas neste Edital. 13.3 A multa a ser aplicada pelo não cumprimento dos prazos fixados no contrato será

calculada por dia de atraso, conforme a seguinte fórmula:

M= I.A(D1 N1 + D2 N2 + D3 N3....+ Di Ni) onde:

M = Valor da multa;

I = Taxa 0,1% = 0,001/dia; A = valor do evento em atraso;

Di = dias de atraso dentro de cada período de 30 (trinta) dias;

Ni = número de período 30 (trinta) dias ou fração considerada em atraso, após término do prazo contratual.

13.4 Será cobrada ainda multa por descumprimento de qualquer cláusula contratual à base de 0,02% (dois décimos por cento) calculado sobre o valor do contrato. 13.5 O valor máximo das multas não poderá ultrapassar, cumulativamente, a 10% (dez

por cento) do valor do contrato.

CAPÍTULO DÉCIMO QUARTO - DO CONTRATO

14.1 O adjudicatário deverá assinar o contrato com a COPASA MG no dia e hora designados por convocação, sob pena de aplicação das sanções cabíveis previstas em lei e no presente Edital.

14.1.1 A contratação, objeto dessa licitação, será feita mediante instrumento hábil de adjudicação a ser assinado com a COPASA MG, que deverá ser feito em língua portuguesa e obedecerá à legislação brasileira.

14.1.2 No ato da assinatura do contrato, o adjudicatário que se fizer representar deverá apresentar o competente instrumento de mandato (Procuração), se fizer representar.

14.1.3 O adjudicatário se obriga a comprovar, no ato da assinatura do contrato, e manter, durante toda a execução do mesmo, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação.

14.1.4 Caso o adjudicatário não apresente situação regular no ato da assinatura do contrato, ou recuse-se a assiná-lo, serão convocados os licitantes remanescentes, observada a ordem de classificação, para celebrar o contrato.

(10)

14.2 A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, bem como a não apresentação dos documentos mencionados em tempo hábil caracteriza o descumprimento total das obrigações, ocasionando a aplicação das sanções cabíveis, conforme previsto no Capítulo Décimo Terceiro, indenização à COPASA MG do acréscimo do custo decorrente da contratação de outro licitante, na ordem de classificação, ou, se for o caso, da realização de nova licitação.

14.3 O contrato oriundo desta licitação poderá ser rescindido pela COPASA MG, independentemente de ação ou interpelação judicial, observadas as formalidades legais, se:

a) previamente notificada deixar a CONTRATADA de cumprir a obrigação prevista no contrato, dentro do prazo fixado;

b) a CONTRATADA transferir, no todo ou em parte o contrato e/ou os direitos dele decorrentes, sem anuência prévia e expressa da COPASA MG;

c) a CONTRATADA se tornar insolvente ou falida;

d) a CONTRATADA suspender o fornecimento do objeto do contrato sem prévia ordem judicial ou sem recorrer das decisões da COPASA MG;

e) a CONTRATADA, sem a devida autorização escrita, não observar as especificações, qualidade do equipamento a ser fornecido e demais condições do fornecimento;

f) verificar inadimplemento de quaisquer das condições do contrato por parte da CONTRATADA;

g) houver condenação judicial da COPASA MG motivada pelo descumprimento de obrigação trabalhista por parte da CONTRATADA, o que também implicará na suspensão da mesma e de seus dirigentes do Cadastro de Empresas da COPASA MG, pelo prazo de até 02 (dois) anos.

14.4 A rescisão unilateral do contrato, por ato da COPASA MG, pelos motivos enumerados no item anterior, acarretará a aplicação à CONTRATADA das sanções previstas no Capítulo Décimo Terceiro deste Edital, assegurado à CONTRATADA o direito ao contraditório e à ampla defesa.

14.5 O contrato poderá, ainda, a qualquer tempo, ser rescindido unilateralmente pela COPASA MG, por motivo de interesse público, ressalvado o direito da CONTRATADA de receber pelo fornecimento já efetuado e aceito pela COPASA MG.

14.6 Ficam reconhecidos os direitos da Administração, em caso de rescisão administrativa, ocasionada pela inexecução total ou parcial do contrato, quais sejam:

a) assunção imediata do objeto do contrato, no estado e local em que se encontrar, por ato próprio da administração;

b) ocupação e utilização do local, instalações, equipamentos, material e pessoal empregados na execução do contrato, necessários à sua

(11)

continuidade, nos casos de serviços essenciais, na hipótese da necessidade de acautelar apuração administrativa de faltas contratuais pelo contratado, bem como na hipótese de rescisão do contrato administrativo;

c) execução da garantia contratual, para ressarcimento da Administração e, dos valores das multas e indenizações a ela devidos;

d) retenção de créditos decorrentes do contrato até o limite os prejuízos causados à Administração.

CAPÍTULO DÉCIMO QUINTO- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

15.1 Os termos "FORNECEDOR" e "CONTRATADA", empregados no presente Convite têm aqui o mesmo significado e referem-se indistintamente ao adjudicatário que vier a ser contratado mediante a formalização do competente contrato.

15.2 Decairá do direito de impugnar e/ou esclarecer os termos desse Edital o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder a abertura dos envelopes contendo as propostas, apontando as suas falhas ou irregularidades, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso.

15.2.1 As impugnações deverão, necessariamente, ser protocolizadas na COPASA MG, à rua Mar de Espanha, 505, Santo Antônio, em Belo Horizonte/MG, no horário de 08:30 às 12:00 e de 14:00 às 17:00 horas, nos dias úteis, sob pena do não conhecimento das mesmas.

15.2.2 Os questionamentos que tenham por único objetivo obter esclarecimentos sobre eventuais obscuridades constantes deste Edital e que não visem alteração do mesmo, poderão ser encaminhados via e-mail (dvlc@copasa.com.br) ou Fax (31) 3250-1318/1292.

15.3 A não apresentação de dúvidas dentro do prazo fixado no item anterior pressupõe o pleno entendimento dos documentos mencionados.

15.4 Os licitantes estão obrigados a examinar cuidadosamente todos os documentos que compõem o presente Convite, não sendo válida qualquer alegação de desconhecimento ou de ignorância de quaisquer destes documentos.

15.5 A COPASA MG poderá revogar total ou parcialmente, a presente Licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente devidamente comprovado, bem como anulá-la por ilegalidade, de ofício, ou por provocação de terceiros, mediante parecer escrito e devidamente fundamentado, ficando assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa.

15.6 Informações complementares que visam obter maiores esclarecimentos sobre a presente licitação serão prestadas pela DVLC – Divisão de Licitações e Compras da COPASA MG, no horário de 08:00 às 11:30 horas ou de 14:00 às 17:30 horas, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (31) 1458 e 1165, Fax (31) 3250-1318/1292 ou pelo e-mail dvlc@copasa.com.br.

(12)

15.7 Integram o presente Convite, como seus anexos, os seguintes documentos: • Minuta do Contrato

• Norma Técnica T.213/0 • Anexo A - Instruções Gerais

• Anexo B - Folha de Dados Requeridos pelo Projeto • Anexo C – Modelo de Termo de Referência

• Anexo D - Folha de Dados do Equipamento Ofertado

• Anexo F - Declaração de Consulta ao Fabricante do Motor Elétrico • Anexo E – Planilha de Proposta Comercial

Referências

Documentos relacionados

a) Recebíveis: São classificados como recebíveis os numerários em caixa, depósitos bancários disponíveis e contas a receber, cujos valores registrados aproximam-se, na

— Maria Clara foi abrindo a bolsa, dando dinheiro, puxando a Calu para o vão da escada; pediu-me uma nota, receei uma descompostura não dela mas das “massas” representadas

Quedas não antecipadas : constituem cerca de 8 % das quedas e ocorrem quando a causa da queda não se reflecte como factor de risco associado a questões

A abertura de unidades curriculares opcionais nos planos de estudo que as contenham est´a dependente da inscri¸c˜ao de um n´ umero m´ınimo de estudantes, a determinar pelo conselho

Objetivando avaliar a utilização de óleos vegetais de diferentes origens em rações no desempenho e características de carcaça do escargot francês “gros gris” (Helix

A análise do Orçamento e das Opções do Plano da Junta de Freguesia de Marvila deve ser efectuada, tendo presente as politicas orçamentais e financeiras definidas para 2007,

Área Distribuição de

Como vimos, quando duas soluções com diferentes concentrações estão separadas por uma membrana semipermeável, há a passagem de água (ou solvente) da solução hipotônica