• Nenhum resultado encontrado

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE GEOGRAFIA ETAPA 2-8º ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE GEOGRAFIA ETAPA 2-8º ano"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE GEOGRAFIA – ETAPA 2 - 8º ano Nome: __________________________________Nº___ 8º. Ano __

Data: / / 2018 Professores: Davi e Maicon

Nota: _________ 1o​ Bimestre

A – INTRODUÇÃO

Na prova mensal de Geografia você apresentou dificuldades, por isso, é importante retomar os conteúdos:

o As fronteiras na atualidade, os conceitos: Estado, território, nação e territorialidade. O surgimento dos Estados nacionais e a organização do espaço.

o A língua e a religião como elementos da identidade nacional; as culturas religiosas; nações sem território, fronteiras e disputas territoriais (Tibete, Yanomami, Curdos e Palestina).

o O desenvolvimento e as desigualdades entre os países. Indicadores sociais e econômicos no mundo.

o A distribuição geográfica do IDH. Medindo o desenvolvimento humano.

o Regionalização do mundo e desenvolvimento dependente. Desigualdades históricas. Diferentes períodos de desenvolvimento dependente. Os países em desenvolvimento ou emergentes.

Por meio desses conteúdos, no início do primeiro bimestre tínhamos como objetivos de aprendizagem, entre outros:

● Compreender os conceitos e definições pertinentes à ciência geográfica: povo, nação, Estado, território nacional, limites e cultura.

● Conhecer a existência de diferentes povos e seus aspectos culturais particulares, como língua e religião.

● Comparar a situação econômica entre os países que possuem matéria-prima e os que detêm tecnologia industrial.

B – ATIVIDADES

1. REFACÇÃO DA PROVA

Refazer a prova inteira, identificando o número da questão e copiando o comando (parte do enunciado que fica imediatamente antes das linhas para resposta).

2. RESUMOS

(2)

Edital 3 de Recuperação – 1º Bimestre – 8º ano Nome: ________________________________ nº ______ 8º ano________ Disciplina: Geografia Professores: Davi e Maicon

Período de recuperação: de___/____ a ___/___

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO - 3 1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas.

3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os trabalhos deverão ser entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

Conteúdos da recuperação

As fronteiras na atualidade​; ​Estado; território; nação; territorialidade.

O surgimento dos Estados nacionais; nações sem território, fronteiras e disputas territoriais. O desenvolvimento e as desigualdades entre os países​;​ Indicadores sociais e econômicos. IDH; Países desenvolvidos e subdesenvolvidos; países emergentes.

Da geopolítica do pós-guerra à globalização​.

ONU; FMI; O mundo bipolar; os dois sistemas político-econômicos​.

Objetivos da recuperação

Retomar conteúdos que não foram bem assimilados ao longo do bimestre, a fim de sanar dúvidas de conteúdo e verificar se há também dificuldades no desenvolvimento de habilidades.

Descrição do trabalho

Na prova bimestral, sua nota foi inferior a 6,0, o que indica que você teve dificuldades e não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você terá a oportunidade de recuperar esses conteúdos por meio desse roteiro de estudos.

Faça as questões diretamente na plataforma do Google Classroom, respondendo a atividade aberta pelo professor como Recuperação Contínua - etapa 3. Não é preciso copiar a pergunta, apenas coloque o número da questão e a resposta.

(3)

Atividades

1.​ Leia o texto a seguir para responder às questões.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não mede qualidade real da educação de um país

Índices educacionais de uma população refletem diferentes níveis de qualidade de vida – uma população mais educada tem, por exemplo, maior possibilidade de mobilidade social. ​Mas os aspectos da educação incluídos no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são controversos: por um lado, o IDH se prova um indicador limitado do desenvolvimento de um país; por outro, os fatores adotados para mensurar a educação não indicam, de fato, a qualidade do sistema educacional.

No Brasil, a educação faz parte do cálculo do IDH com dois elementos: taxa de alfabetização e tempo de permanência na escola. Mas a participação destes fatores gera controvérsia: a ​taxa de alfabetização, por si só, não é um indicador do nível de educação​. Além disso, o número de anos que uma pessoa passa na escola não indica necessariamente que esse tempo foi bem aproveitado.

“Nada disso mede qualidade. Estes fatores, na verdade, estão medindo estoque e fluxo, mas supondo que um ano de estudo no Brasil é igual, por exemplo, a um ano de estudo nos EUA”, diz Kaizô Beltrão, doutor em Estatística pela Universidade Princeton e professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ryan Davey, economista e diretor da sea3consulting, consultoria de pesquisa e análise econômica voltada para o terceiro setor, corrobora a tese: “Medidas de educação no cálculo do IDH podem nos informar sobre a quantidade de educação de um país, a média de quanto tempo as pessoas recebem educação formal, mas não falam sobre a qualidade da educação de um país: se as pessoas conseguem aprender coisas que lhes dão habilidades que as tornem mais produtivas no mercado de trabalho”.

(Fonte:

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/indice-de-desenvolvimento-humano-nao-mede -qualidade-real-da-educacao-de-um-pais-7v53x6qeo74fytrxzo21sp0qd​. Acesso em 16/04).

a) Transcreva a parte do texto que estabelece uma relação entre “educação” e “qualidade de vida”. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(4)

b) ​Indique os dois fatores adotados pelo IDH para medir a educação de um país.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ c) ​Segundo o texto, podemos afirmar que o IDH mede a qualidade real da educação de um país? ​Empregue corretamente dois argumentos apresentados no texto para redigir a sua justificativa. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _________________________________________________________________

2.​ Defina os conceitos de: ​Estado, território e nação​.

Estado Território Nação

3. Cite cinco indicadores socioeconômicos que podem ser usados para medir o desenvolvimento social e econômicos de um país.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 4. ​Releia os textos​ das páginas indicadas do seu livro de Geografia. Sublinhe e descreva de forma ​sucinta​ as ideias principais e no espaço abaixo.

(5)

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________

b)​ O mundo bipolar (páginas 89, 90 e 91).

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ 5. Complete o quadro com quatro características de cada um dos sistemas político-econômicos. CAPITALISMO SOCIALISMO 1) 1) 2) 2) 3) 3) 4) 4)

(6)

Edital 4 de Recuperação – 2º Bimestre – 8º ano Nome: _______________________________ nº ______ 8º ano________ Disciplina: Geografia Professores: Davi e Maicon

Período de recuperação: de___/____ a ___/___

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO - 4 1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas.

3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os trabalhos deverão ser entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

Conteúdos da recuperação A formação dos blocos econômicos.

União Europeia. Mercosul. Nafta. Apec. A regionalização do continente americano. As paisagens naturais da América Latina. Relevo e hidrografia ​da América Latina. Os fatores climáticos na América Latina.

Objetivos da recuperação

Retomar conteúdos que não foram bem assimilados ao longo do bimestre, a fim de sanar dúvidas de conteúdo e verificar se há também dificuldades no desenvolvimento de habilidades.

Descrição do trabalho

Na prova bimestral, sua nota foi inferior a 6,0, o que indica que você teve dificuldades e não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você terá a oportunidade de recuperar esses conteúdos por meio desse roteiro de estudos.

Faça as questões diretamente na plataforma do Google Classroom, respondendo a atividade aberta pelo professor como Recuperação Contínua - etapa 4. Não é preciso copiar a pergunta, apenas coloque o número da questão e a resposta.

(7)
(8)

Atividades

1.​ ​REFACÇÃO DA PROVA

Refazer a prova inteira, identificando o número da questão e copiando o comando (parte do enunciado que fica imediatamente antes das linhas para resposta).

2. RESUMO

Faça um resumo sobre o texto “A formação dos blocos econômicos” ​(página 101). 3. ESQUEMA

Elabore um esquema sobre o “Relevo e hidrografia da América Latina” (páginas 123 à 127).

(9)

Edital 5 de Recuperação – 2º Bimestre – 8º ano Nome: ________________________________nº ______ 8º ano________ Disciplina: Geografia Professores: Davi e Maicon

Período de recuperação: de___/____ a ___/___

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO - 5 1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o Edital. 2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas.

3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os trabalhos deverão ser entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

Conteúdos da recuperação América Latina: Quadro natural e exploração dos recursos naturais A regionalização do continente americano.

As paisagens naturais,​ relevo, hidrografia, formações vegetais e ​os climas da América Latina. Exploração dos recursos minerais. Os povos pré-colombianos.

A chegada de colonizadores. As riquezas de Potosi. As exportações de produtos minerais. A América Anglo-Saxônica. Quadro natural.O relevo e a hidrografia nas paisagens.

Objetivos da recuperação

Retomar conteúdos que não foram bem assimilados ao longo do bimestre, a fim de sanar dúvidas de conteúdo e verificar se há também dificuldades no desenvolvimento de habilidades.

Descrição do trabalho

Na prova bimestral, sua nota foi inferior a 6,0, o que indica que você teve dificuldades e não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você terá a oportunidade de recuperar esses conteúdos por meio desse roteiro de estudos.

Faça as questões diretamente na plataforma do Google Classroom, respondendo a atividade aberta pelo professor como Recuperação Contínua - etapa 5. Não é preciso copiar a pergunta, apenas coloque o número da questão e a resposta.

(10)

Atividades

1.​ Leia o texto a seguir para responder às questões.

ESTUDO CONFIRMA IMPACTOS DA MINERAÇÃO NO PAÍS

Durante os últimos três anos, pesquisadores do Centro de Tecnologia Mineral

(Cetem) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estudaram 105 territórios em 22

estados brasileiros que sofreram impactos da mineração e confirmaram que a extração de

minerais é uma atividade “extremamente impactante nas regiões onde está instalada. Ela

gera um conjunto de consequências ambientais e socioeconômicas”, diz o pesquisador do

Cetem Francisco Rego Chaves Fernandes.

A pesquisa resultou no livro ​Recursos Minerais e Comunidade: Impactos Humanos,

Socioambientais e Econômicos

, que pode ser baixado na internet para consulta na página

do Cetem. Francisco Fernandes relatou que as consequências são verificáveis em termos

de queixas das populações, danos à flora, à fauna e a água e poeira no ar.

Doutor em engenharia mineral, Fernandes explica que uma das questões

ambientais mais complicadas nos territórios de mineração diz respeito à água, pois “o

reuso dela ainda é um sonho e as práticas de sustentabilidade estão muito atrasadas”.

Ele lembrou que o Brasil depende hoje de um modelo exportador que gera riqueza e

reservas importantes para o país, mas, ao mesmo tempo, os territórios acabam sendo

fragmentados com isso. “Há um conflito muito grande porque o país tem muitas áreas

sensíveis, como as indígenas, as de populações tradicionais, como os quilombolas, e as

de preservação ambiental, o que resulta em muitas queixas”.

Fernandes destacou o papel importante desempenhado pelo Ministério Público

Federal (MPF), que tem exigido que as mineradoras se comportem o mais possível dentro

de boas práticas sustentáveis. “Mas esse é um caminho muito longo. A impressão que dá

é que somos muito permissivos com isso”. Segundo ele, em muitos países, além de uma

licença ambiental, exige-se que a atividade mineradora negocie previamente uma licença

social com a população do território onde pretende se instalar.

Há no Brasil, conforme Fernandes, “uma licença ambiental pouco fiscalizada e

bastante frouxa e nenhuma licença social, e a mineração parece ter predominância sobre

tudo e sobre todos”. O resultado apresenta, de um lado, montanhas de dólares e de outro,

cidades inchadas como Carajás, no Pará, principal empreendimento minerador brasileiro,

que em dez anos viu a sua população crescer 300%. Em contrapartida, os serviços de

infraestrutura, entre os quais se destaca o saneamento básico, são precários, afirma o

pesquisador.

Um abuso detectado em territórios indígenas são os garimpeiros que entram para

pegar ouro e diamantes e os assoreamentos provocados nos rios por materiais para uso

imediato da construção civil. A produção é de baixíssimo teor de ouro, porque 1 tonelada

de terra tem apenas 1 grama de ouro. “Isso é feito com água, com produtos químicos”,

(11)

De acordo com o estudo, estão em funcionamento no país 3 mil minas e 9 mil

mineradoras, além de uma centena de garimpos legais e clandestinos. O setor mineral

emprega cerca de 200 mil trabalhadores e responde por 4% do Produto Interno Bruto

(PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Os investimentos

programados pelo setor somam US$ 75 bilhões entre 2012 e 2016.

Pelo estudo, os estados com maiores problemas são Minas Gerais e Pará, “que

são os maiores produtores de substâncias minerais metálicas, como ouro, zinco, chumbo,

minério de ferro e bauxita, que é o minério do alumínio, cujos problemas são mais

complicados”.

Fernandes acredita que o estudo poderá servir de subsídio ao Congresso Nacional para a

votação do marco mineral brasileiro: “É importante quando se mostram os impactos socioeconômicos da mineração”. O livro levanta questões como empobrecimento,

aumento da prostituição e, em alguns casos, trabalho infantil em regiões como Marabá,

no Pará, onde crianças e jovens na faixa de 12 a 14 anos são colocados para

trabalhar com carvão vegetal para produção de ferro-gusa. Sem falar nos impactos

ambientais, com destaque para poluição da água, assoreamento dos rios, desmatamento,

erosão, mudança da paisagem do solo e danos à flora e à fauna.

Segundo o pesquisador, o estudo pode subsidiar também o MP, associações e

movimentos sociais que tratam dessas questões, e caminhar para casos de sucesso, que

seriam acordos entre mineradoras e comunidades afetadas para que a atividade fosse

sustentável ou controlável.

Nesse sentido, ele destacou o acordo firmado entre a empresa Alcoa e a

população ribeirinha do município paraense de Juruti, após intenso conflito. A mineradora

investiu US$ 1 bilhão no empreendimento e a contrapartida para os moradores somou

US$ 40 milhões, sob a forma de escolas, hospital e ações de empreendedorismo, que

criaram uma economia local que gera renda e emprego na própria região.

Procurado para comentar o estudo, o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram),

representante das empresas e instituições que atuam no setor, está em recesso de hoje

(22) até o dia 4 de janeiro próximo.

(Fonte:​http://agenciabrasil.ebc.com.br/pesquisa-e-inovacao/noticia/2014-12/estudo-do-cet em-confirma-impactos-da-mineracao-no-pais​. Data: 22/12/14. Acesso em 20/06/18). a) ​De acordo com o texto, aponte os impactos humanos, socioambientais e econômicos da atividade mineradora no Brasil.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________

(12)

b) Baseado nos argumentos apresentados na reportagem, identifique e explique o problema das licenças ambientais concedidas no Brasil para as atividade de mineração. ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ 2. ​O relevo da América Anglo-Saxônica pode ser estudado, a partir de suas características gerais, em três grandes unidades bem definidas. Identifique as três unidades e descreva cada uma de modo resumido.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _______________________________________________________________

(13)

a) ​Indique o tipo climático representado no climograma e a região brasileira onde está localizada a cidade a que ele se refere.

________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

b) ​Descreva como ocorre a distribuição de chuvas ao longo do ano em Porto Nacional (TO). ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

c)​Quais são os três meses com as maiores temperaturas segundo o climograma de Porto Nacional (TO).

________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________

4. ​(Ufrj – Adapt.) Bacia hidrográfica, ou bacia de drenagem, é uma "área da superfície terrestre definida topograficamente por um rio principal e seus tributários que drena água, sedimentos e materiais dissolvidos para uma saída comum." (Adaptado de Ana Luisa Coelho Netto, 2001)

O mapa destaca seis importantes bacias hidrográficas do mundo. (Fonte: Ufrj) a) ​Indique o nome da bacia hidrográfica localizada na América Anglo-Saxônica. Apresente duas características a respeito dessa bacia.

(14)

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________ b) ​Aponte o nome da maior bacia situada na América Latina. Descreva duas características sobre essa bacia hidrográfica.

________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Figura 6: Amostras de adultos de Tuta absoluta capturados na armadilha Delta com feromona colocada na cultura do tomateiro na estação experimental do INIDA em S.. Figura

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

4.1. A presente licitação tem como objeto a contratação de serviços de manutenção de veículos de pequeno e grande porte, conforme especificações constantes neste Termo

Caso seja necessário um assento para bebê ou dispositivo de segurança para crianças, não serão.. aceitos os

que a população tem direito, como Transportes da Secretaria de Saúde o Ambulâncias Novas, UTI Móvel, Veículos senhor Francisco Belinho de Almeida, o para o Transporte de

Solução de Climatização Industrial Elementos Comuns Regulação e Controlo CLIMATIZAÇÃO INVISÍVEL Soluções Uponor PEX - Q&E Soluções Uponor Multicamada - Série

Sistema de Canalização Predial com Prestações de Proteção Conta-Incêndios Tabela Ordenada por Código Elementos Comuns Regulação e Controlo CLIMATIZAÇÃO INVISÍVEL