• Nenhum resultado encontrado

2. (1,0) DIFERENCIE tempo de clima.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. (1,0) DIFERENCIE tempo de clima."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 19 / 10 / 2016

QiD 7 – 6º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

1. (1,0) INDIQUE em qual camada da atmosfera ocorre a maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas, os ventos e os deslocamentos de massas de ar.

2. (1,0) DIFERENCIE tempo de clima.

3. (1,0) Pode-se afirmar que o clima corresponde ao comportamento do tempo atmosférico, ao longo do ano, num determinado lugar da Terra. O clima tem comportamento diversificado, que é caracterizado pela combinação de diferentes fatores.

CITE pelo menos 4 destes fatores.

4. (1,0) Explique o que é amplitude térmica.

5. (0,75) Vários fatores influenciam a distribuição da temperatura sobre a superfície da Terra. Entre eles podemos citar a quantidade de insolação recebida em um lugar, a natureza da superfície que recebe a insolação, o relevo, a distância a partir dos corpos hídricos e as correntes oceânicas.

EXPLIQUE de que maneira cada um desses fatores atua sobre a superfície da Terra. 6. (0,75) INDIQUE quais são as principais massas de ar que atuam no Brasil.

(2)

QiD 7 – 6º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

8. (1,0) INDIQUE qual o tipo de clima predominante no Brasil e APONTE qual o principal fator influencia suas características.

9. (1,0) EXPLIQUE qual o “mecanismo” de funcionamento das Brisas Marinhas.

brasilescola.com.br

(3)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 19 / 10 / 2016

QiD 7 – 6º ANO – PARTE 3 – GEOGRAFIA

GABARITO 1. (1,0) Troposfera.

2. (1,0)Tempo é o estado momentâneo da atmosfera. Clima é a sucessão (repetição) de tempos de um lugar.

3. (1,0)A latitude é o mais evidente fator climático, e quanto mais se afastar do Equador, menores serão as temperaturas;

As massas de ar influem diretamente nas condições climáticas; As massas de ar podem ser frias ou quentes, secas ou úmidas, e, ao se deslocarem, interagem umas com as outras, trocando e distribuindo calor pela terra.

Temos ainda a Altitude, a Continentalidade e Maritimidade, as Correntes Marítimas e o Relevo. 4. (1,0) A expressão Amplitude Térmica designa a diferença entre a temperatura máxima e a

temperatura mínima registrada num determinado período de tempo. 30° (máxima) – 20° (mínima) = amplitude térmica de 10°

5. (0,75) As regiões de menor latitude são mais quentes; a altitude maior diminui as médias térmicas; a continentalidade aumenta os rigores climáticos (acentua o frio e o calor) enquanto a maritimidade os suaviza.

6. (0,75) São: a Equatorial continental, Tropical Atlântica e Polar Atlântica. 7. (1,5)

• Chuvas frontais são causadas pelo encontro de uma massa fria (e seca) com outra quente (e

úmida), Por ser mais pesado, o ar frio faz o ar quente subir na atmosfera. Com a subida da

massa de ar quente e úmida, há um resfriamento da mesma que condensa e forma a

precipitação.

• Chuvas de convecção são também chamadas de chuvas de verão na região Sudeste do Brasil e são provocadas pela intensa evapotranspiração de superfícies úmidas e aquecidas (como florestas, cidades e oceanos tropicais).

• Chuvas orográficas (ou de Relevo) são também chamadas de chuvas de serra e ocorrem quando os ventos úmidos se elevam e se resfriam pelo encontro de uma barreira montanhosa, como é normal nas encostas voltadas para o mar.

8. (1,0) Tropical, pois se situa principalmente na faixa intertropical sendo quente e chuvoso a maior parte do ano, logo o fator que mais influencia é a Latitude.

9. (1,0) As Brisas são ventos periódicos que se mudam de direção de manha e a tarde.

Pela manha a terra se encontra mais quente que o mar, causando uma situação de baixa pressão atmosférica, enquanto o mar ainda se encontra frio, caracterizando uma situação de alta pressão atmosférica. Logo, a Brisa irá soprar do mar para a terra. A noite, o processo se inverte.

10. (1,0) São gráficos que demonstram as temperaturas médias e a quantidade chuvas mensais de um lugar por um período de um ano.

(4)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 19 / 10 / 2016

QiD 7 – 6º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

Leia o texto e responda às questões 1,2,3, 4 e 5

Outra lenda romana conta que Enéias era um troiano filho da Deusa Vênus e de Anquises, rei troiano de Dárdano. Após a vitória dos gregos sobre os troianos, Enéias vagou pelo Mediterrâneo até chegar ao Lácio, onde reinou por alguns anos. Depois de morto, foi adorado como Júpiter (...). Seu filho Ascânio fundou Alba Longa e seu descendente Numítor, pai de Réia Silvia, foi, pois, avô de Rômulo. Por essas lendas, Roma ligava-se ao deus da guerra, Marte, e à deusa da fertilidade, Vênus. Para os romanos era importante considerar que seu destino estava ligado aos deuses, pois estas nobres origens legitimavam seu poder sobre outros povos e servia como propaganda de suas qualidades.

Os arqueólogos encontraram vestígios de cabanas dos primeiros moradores de Roma e alguns aspectos das lendas puderam ser comprovados. Este é o caso do domínio dos etruscos, um povo que vivia ao norte de Roma, e cuja influência na cultura romana foi muito grande.

(Adaptado de: FUNARI, Pedro Paulo. Grécia e Roma. São Paulo, Contexto, 2006.) A partir de seus conhecimentos sobre as origens de Roma, responda as próximas 5 questões:

1. (1,0) De acordo com o mito, Rômulo foi o primeiro rei de Roma. INDIQUE qual era a forma de governo adotada em Roma entre os séculos VIII e VI a.C, e EXPLIQUE duas características que essa forma de governo adquiriu na Roma Antiga.

2. (1,0) TRANSCREVA do texto um trecho que explicite dois motivos apontados pelo autor para que os romanos relacionassem seu passado aos deuses.

3. (1,0) Segundo o autor, “alguns aspectos das lendas puderam ser comprovados. Este é o caso do domínio dos etruscos.” Com a ajuda de sua apostila, APONTE um exemplo da influência etrusca sobre a religião romana.

4. (1,0) APONTE dois exemplos da influência artística e arquitetônica deixada pelos etruscos na civilização romana.

5. (1,0 ponto) INDIQUE um outro exemplo de povo que influenciou significativamente a civilização romana em termos culturais.

Leia o texto e responda às questões 6,7 e 8

A decadência do comércio e o empobrecimento geral tornavam mais agudas as lutas sociais, conflitos entre as diferentes classes que o novo regime tornava inevitáveis. Na altura da expulsão dos reis fora decidido que os cônsules seriam escolhidos entre os “patrícios”, isto é, nas famílias em que tradicionalmente se recrutavam os senadores. As outras categorias de cidadãos, que se designavam pelo nome de “plebeus”, não tinham quaisquer direitos.

Os patrícios, na sua maioria proprietários abastados, pouco haviam sofrido com a crise econômica. Ao contrário, na maioria das vezes, os plebeus tinham perdido tudo.

Eram obrigados a contrair empréstimos e (...) tinham que pagar juros elevadíssimos, a ponto de o capital duplicar em poucos meses.

Como era possível libertarem-se nestas condições, se o devedor se tornava propriedade do seu credor, que podia fazê-lo trabalhar em seu proveito como escravo, ou vendê-lo longe de Roma, em país estrangeiro?

Em pouco tempo, a situação da maioria dos plebeus tornou-se intolerável, e não possuíam nenhum meio legal de se fazerem ouvir. Tentaram obter reformas, um pouco mais de justiça, um pouco mais de humanidade, mas em vão.

(5)

QiD 7 – 6º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

6. (1,0) INDIQUE qual era a forma de governo adotada em Roma no período retratado no texto.

7. (1,0) IDENTIFIQUE e EXPLIQUE um privilégio político adquirido pelos patrícios nesse período, que se encontra citado no texto acima.

8. (1,0) No trecho acima o autor faz menção à difícil situação vivenciada pelos plebeus no início da República. TRANSCREVA do texto um trecho que explicite essa situação.

TEXTO PARA AS QUESTÕES 9 E 10

O texto a seguir, sobre a fundação de Roma, foi escrito pelo historiador Tito Lívio (559 a.C. – 17d.C.). Leia o trecho selecionado e responda às questões 3 e 4.

Não é sem razão que os deuses e os homens escolheram este lugar para a fundação da cidade: a extrema salubridade das suas colinas; a vantagem de um rio capaz de trazer as colheitas do seu interior, bem como de receber as provisões marítimas; as comodidades da vizinhança do mar, sem os perigos a que uma excessiva proximidade a exporia à ameaça de frotas estrangeiras; uma posição central em relação às diferentes regiões da Itália, posição que parece ter sido prevista unicamente para favorecer a expansão da cidade. Acha-se no seu 365º ano, e durante esse tempo o círculo das nações que a rodeiam nunca deixou, cidadãos, de estar em guerra convosco; e, todavia, não puderam vencer-nos.

__________________________________________________________________________

Extraído de: FREITAS, Gustavo de. 900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, 1977.p. 80. Vol. 1.

9. (1,0) Destaque pelo menos dois motivos apresentados por Tito Lívio para a escolha do local de fundação de Roma.

10. (1,0) Segundo Tito Lívio, a escolha do local para a fundação de Roma foi obra dos “deuses” e dos “homens”. Em que medida essa interpretação difere das interpretações oferecidas pelos historiadores de hoje em dia? Justifique sua resposta.

(6)

PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

DATA DE ENTREGA: 19 / 10 / 2016

QiD 7 – 6º ANO – PARTE 3 – HISTÓRIA

GABARITO

OBSERVAÇÃO: Na correção, só deve haver três tipos de pontuação por item corrigido: 0 – totalmente errada

0,5 – não totalmente correta 1,0 – totalmente correta

1. (1,0 ponto) A monarquia. Na monarquia romana os reis possuíam poderes militares e religiosos, o que pode ser explicado, dentre outras razões, pelo fato de os romanos acreditarem que seus reis fossem designados pelos deuses. Além disso, na monarquia romana o poder não era transmitido hereditariamente.

2. (1,0 ponto) “Para os romanos era importante considerar que seu destino estava ligado aos deuses, pois estas nobres origens legitimavam seu poder sobre outros povos e servia como propaganda de suas qualidades” .

3. (1,0 ponto) Os romanos adquiriram o costume etrusco de recorrer a adivinhos para interpretar supostos sinais divinos, como tempestades, vôos e pios de aves, que podiam dar pistas esclarecedoras sobre a vontade divina.

4. (1,0 ponto) O aluno pode responder qualquer uma das opções abaixo: - O traçado orientado das ruas, as calçadas. - Os etruscos também introduziram em Roma os primeiros atores. - A influência etrusca também pode ser percebida na forma como os templos foram construídos.

5. (1,0 ponto) Os gregos. 6. (1,0 ponto) República.

7. (1,0 ponto) Os cônsules e demais magistrados que governavam e administravam Roma só poderiam ser escolhidos entre pessoas de origem patrícia, o que excluía boa parte da população - em sua maioria plebeus - das decisões políticas, jurídicas, econômicas e militares tomadas em Roma no início da República.

8. (1,0 ponto) “Eram obrigados a contrair empréstimos e (...) tinham que pagar juros elevadíssimos, a ponto de o capital duplicar em poucos meses. Como era possível libertarem-se nestas condições, se o devedor se tornava propriedade do seu credor, que podia fazê-lo trabalhar em seu proveito como escravo, ou vendê-lo longe de Roma, em país estrangeiro?”

9. (1,0 ponto) Tito Lívio apresenta diversos argumentos para a escolha do local de fundação de Roma: condições ambientais favoráveis, rio navegável, distância ideal em relação ao mar, centralidade em relação a outras regiões da península itálica.

10. (1,0 ponto) A concepção de História de Tito Lívio incluía as versões mitológica e historiográfica sem contradições. Para ele e para os homens do seu tempo, a ação divina interferia diretamente nos acontecimentos e, embora os historiadores da época já realizassem trabalhos de investigação com critérios objetivos, a separação entre mito e História ainda não obedecia ao rigor que mais tarde veio a ter.

Referências

Documentos relacionados

O estudo foi do tipo transversal descritivo e realizado em Fortaleza, Ceará, Brasil, com pacientes adultos atendidos no Hospital de referência para o tratamento

Mostra todos os Orçamentos e Pedidos: Código, Status, Valor, Vendedor, etc e dependendo do Status do Orçamento, clicando no botão ao lado direito “Ações”, é possível:

O Histórico do Método Científico. In: Metodologia Científica. Sempre há um intermediário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também acontece quando ele faz ciência,

Taxas de Juro de Emissão e Colocação de Obrigações do Tesouro. Banco de

Garantir ao aluno conhecimentos para interpretação das solicitações mecânicas dos materiais em elementos de máquinas, bem como os conceitos para dimensionamento desses

Com base nas disposições contidas no artigo 8°, inciso IV da Constituição Federal, no artigo 513, alínea "e" da CL T - Consolidação das Leis do Trabalho, os

As variáveis número de folhas emitidas, número de folhas senescidas, crescimento em altura, crescimento foliar acumulado, transpiração diária, transpiração acumulada, coeficiente

Este trabalho tem como principal objetivo aprofundar os conhecimentos acerca das características morfofuncionais e da aplicação de técnicas semiológicas em