• Nenhum resultado encontrado

TOSCANA. Rua: Emiliano Perneta 466, Sala Curitiba PR Tel:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TOSCANA. Rua: Emiliano Perneta 466, Sala Curitiba PR Tel:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Rua: Emiliano Perneta 466, Sala 603 80420-080 Curitiba – PR Tel: 55 41 3013 2070 www.stroll.com.br

TOSCANA

É uma deliciosa experiência percorrer a Toscana pelas estradinhas que cortam olivais, vinhedos e bosques de ciprestes, atravessar vales e colinas, desfrutar de bucólicas paisagens que inspiraram tantos artistas e surpreender-se com uma sucessão de minúsculos vilarejos de ar ainda medieval. Hoje, provavelmente não há outro lugar no mundo com tal concentração de obras de arte medievais e renascentistas - pinturas, esculturas e impressionantes preciosidades arquitetônicas.

FLORENÇA – “ FIRENZE”

A capital da Toscana, conserva um espetacular patrimônio artístico e arquitetônico medieval e renascentista, que a transformou num dos principais destinos do turismo italiano. É a capital da arte italiana e da família Médici. Aproximadamente 40% de todo o acervo artístico da Itália fica em Florença. Nela, nasceram Michelangelo, Dante e Maquiavel. Leonardo da Vinci e Galileu também moraram lá por um tempo. Suas obras preenchem museus e ruas.

Passeios

Recomendamos checar junto ao Concierge do hotel detalhes como dias e horários de funcionamento das atrações abaixo, pois muitos destes locais podem fechar sem aviso prévio ou em determinados dias da semana e feriados.

Galleria dell’Accademia di Belle Arti (Galeria da Academia de Belas Artes) - Fundada em

1563, esta foi a primeira escola da Europa a ser criada exclusivamente com o intuito de ensinar técnicas de desenho, pintura e escultura. A obra mais famosa em exposição é o espetacular Davi de Michelangelo, de 1504 – um nu de mais de cinco metros de altura que retrata o herói bíblico que matou Golias. A colossal estátua de Davi consagrou Michelangelo, aos 29 anos, como principal escultor de sua época. A Academia também contém um importante acervo de pinturas de outros artistas florentinos dos séculos 15 e 16. Informações: Via Ricasoli, 58. Florença. Abre ter/dom 8h15-18h50.

Galleria degli Ufizzi (Galeria dos Ofícios) – A poucos quarteirões do Bargello e anexo ao Palazzo

Vecchio, está o maior museu de arte da Itália. O edifício é obra do arquiteto Vasari, que usou estruturas de ferro na construção, permitindo que mais tarde fosse incorporada uma parede quase ininterrupta de vidro. O acervo de pinturas do Uffizi é fascinante e está entre os mais importantes do mundo. Informações: Piazzale degli Uffizi, 6. Florença. Abre ter/dom 8h15-18h50. A bilheteria fecha 45min antes.

IMPORTANTE: Recomendamos a compra antecipada de alguns ingressos para alguns museus,

como Galleria dell´Accademia e Galleria Ufizzi, principalmente se estiverem indo em meses de verão Europeu. Segue o link: http://www.b-ticket.com/b-ticket/uffizi/default.aspx.A confirmação vem por email, é necessário imprimir a reserva e trocar pelo ingresso. Logicamente, há sempre a possibilidade de compra dos ingressos localmente, mas fica sujeito à disponibilidade.

Basilica di San Lorenzo (Basílica de São Lourenço) - Era a igreja paroquial dos Médici, onde

está o mausoléu da família. Brunelleschi recebeu a incumbência de reconstruí-la em estilo clássico renascentista. Quase um século depois, Michelangelo apresentou novos projetos para a fachada e começou a trabalhar na obra dos túmulos dos príncipes. Informações: Piazza di San Lorenzo, 9. Abre seg/sáb 10h-17h. (Abre 13h30-17h30 aos domingos mar/out).

Museo Nazionale di San Marco (Museu Nacional de São Marcos) - Os claustros e celas deste

convento do século 13 são o cenário de uma notável série de murais religiosos do pintor florentino e frade dominicano Fra Angélico. Passear pelos amplos corredores e minúsculas celas é extremamente agradável, transmitindo uma sensação de paz e tranquilidade. Informações: Piazza San Marco, 3. Florença. Abre diariamente 8h15-13h50 (fecha 16h50 sáb/dom). Fecha 1º e 3º domingo e 2ª e 4ª segunda de cada mês.

Museo Salvatore Ferragamo (Museu Salvatore Ferragamo) - O museu aborda a vida

(2)

já assinou importantes modelos feitos exclusivamente para estrelas de Hollywood, como Marilyn Monroe e Greta Garbo. Informações: Palazzo Spini Feroni, Piazza Santa Trinita, 5. Abre qua/seg 10h-18h (agosto seg/sáb 10h-13h e 14h-18h).

Abbazzia di San Miniato Al Monte (Abadia de São Miniato) - Uma das igrejas mais bonitas da

Itália, a Basílica de San Miniato Al Monte fica num ponto alto de Florença. Durante o cerco da cidade, Michelangelo ordenou que fosse coberta por colchões para que ficasse protegida do fogo inimigo. Atualmente é conservada por monges Olivetanos, que produzem licor, mel e tisane (uma espécie de chá) vendidos ao lado da igreja.

Informações: Via dele Porte Sante, 34. Florença. Abre 8h-19h (fecha 12h30-14h no inverno).

Chiesa di Santa Felicità (Igreja da Santa Felicidade) - Local da edificação de muitas igrejas,

desde o século 4. A construção atual iniciou-se no século 11 e foi reformada no século 18. Destaque para o pórtico anterior de Vasari e para a capela da família Capponi, à direita da entrada, com coloridos afrescos. Informações: Piazza di Santa Felicità, 3. Abre seg/sáb 9h30-12h e 15h30-17h30.

Basilica della Santissima Annunziata (Basílica da Santíssima Anunciada) - A igreja, fundada

em 1250, possui uma pintura da Virgem Maria iniciada por um monge em 1252, mas que teria sido milagrosamente concluída por um anjo. Tradicionalmente, recém-casados visitam o local para levar flores à Virgem e pedir um casamento longo e duradouro. Informações: Piazza della Santissima Annunziata. Abre diariamente 7h30-12h30 e 16h-18h30.

Museo Nazionale del Bargello (Museu Nacional do Bargello) - Abriga o segundo mais

importante museu de Florença, depois do Uffizi. Construído em 1255 em forma de fortaleza, foi a primeira sede do governo florentino, para mais tarde transformar-se em prisão e residência do comandante da polícia (o Bargello). Tornou-se famoso pelas execuções realizadas no pátio interno até o ano de 1786, quando a pena de morte foi abolida na cidade. Informações: Informações: Via del Proconsolo, 4. Florença. Abre diariamente 8h15-17h (fecha na 2º e 4º segundas-feiras de cada mês).

Giardini di Boboli (Jardins de Boboli) - Os Jardins de Boboli foram projetados para os Médici,

após a compra do Palazzo Pitti. O local é um excelente exemplo de jardim estilizado renascentista e oferece um agradável descanso após a visita aos museus. No alto, fica o Forte de Belvedere, projetado para os grão-duques Médici. Informações: Piazza Pitti, 1. Florença. Abre diariamente 8h15-19h30 (fecha nov/jan 16h30, maio 17h30 e abr/mai e set/out 18h30).

Basilica di Santa Croce (Basílica de Santa Cruz) - Igreja gótica que guarda os túmulos de

florentinos famosos como Michelangelo, Galileu e Maquiavel, além de deslumbrantes afrescos do século 14. O início de sua construção data de 1294. Informações: Via de Benci, 15. Florença. Abre diariamente 9h30-17h (abre 14h aos domingos).

Piazzale Michelangelo e Ponte Vecchio (Praça Michelangelo e Ponte Velha) - Reserve um

final de tarde para visitar esta bela praça e assistir ao pôr do sol. É, sem dúvida, a vista mais bela de Florença, com o Duomo dominando a paisagem. No horizonte, o Rio Arno e a famosa Ponte Vecchio se perdem nas colinas da Toscana.

A Ponte Vecchio foi construída em 1345 – uma das primeiras pontes cobertas do país – e desde

1593 abriga o comércio de ouro e joias da cidade. Foi a única ponte florentina a escapar dos pesados bombardeios sofridos pela cidade na Segunda Guerra Mundial.

Palazzo Strozzi (Palácio Strozzi) - Do lado de fora deste gigantesco edifício, construído entre

1491 e 1536, podem ser vistas argolas para amarrar os cavalos da época do renascimento. Foi encomendado pela família Strozzi, que mandou demolir 15 edifícios para edificar o palácio no intuito de superar os Médici em riqueza e poder. Informações: Piazza degli Strozzi. Florença. Abre diariamente 9h-20h (fecha 23h às quintas).

Palazzo Pitti (Palácio Pitti) - Brunelleschi foi o grande arquiteto responsável por esta obra

iniciada em 1457 e que conta um pouco da história da rivalidade entre dinastias florentinas. O enorme edifício foi encomendado pela família Pitti, determinada a superar a família Médici na ostentação de riquezas e poder. Ironicamente, os Pitti foram levados à falência pelos altíssimos custos da obra e o palazzo foi comprado pelos próprios Médici. Lá estão os tesouros do acervo da poderosa família, com destaque para magnífica tela de Ticiano. Informações: Piazza Pitti, 1. Florença. Abre ter/dom 8h15-18h50.

(3)

Piazza della Repubblica (Praça da República) - Fazendo fronteira com o Rio Arno, a região

desta piazza é um dos locais onde a existência anterior de uma cidade romana antiga é mais evidente. Hoje a praça abriga muitos cafés, onde antes ficava o movimentado mercado da cidade e o fórum romano.

Piazza della Signoria e Palazzo Vecchio - Há séculos, este é o coração da vida social e política

de Florença. A praça era palco do parlamento – reuniões públicas com a população, convocadas pelas badaladas do sino. Aqui se desenrolaram os principais eventos da cidade. Os principais destaques da Praça são o Palazzo Vecchio, concluído de 1322 e que, atualmente, é sede a prefeitura da cidade; e a estátua intitulada O Rapto das Sabinas, esculpida em um bloco de mármore em 1583 por Giambologna. Informações: Piazza della Signoria. Florença. Abre diariamente 9h-19h (fecha 14h às quintas).

Oltrarno - É um bairro residencial e tranquilo com lojas de antiguidade, ateliês de restauração e

restaurantes de comida autêntica. Faz fronteira com o Rio Arno que divide a cidade, estando o Duomo e a Piazza della Republica do outro lado.

Basilica di Santa Maria di Fiore (Basílica de Santa Maria di Fiore) - Em estilo gótico, a Basílica

domina a paisagem florentina e é marco da cidade renascentista. Concluída em 1369, foi construída sobre o que sobrou de uma antiga igreja romana. O batistério é o mais antigo edifício de Florença. Pode-se subir à cúpula, de onde a vista da cidade é espetacular, mas é preciso fôlego para escalar os 463 degraus. Informações: Piazza San Giovanni. Florença. A catedral abre seg/sáb 10h-17h (fecha 16h45 aos sábados) e 13h30-16h45 aos domingos. A cúpula abre seg/sáb 8h30-19h (fecha 17h40 aos sábados).

COMPRAS

Icon Store - Localizada no Gucci Museo, a loja se dedica exclusivamente à Icon Collection da grife e é

o único lugar do mundo onde é possível comprar produtos dessa linha. A visita ainda vale uma volta no museu, que conta a história do estilista, da grife e como eles se mesclam com a história da moda prét-a-porter mundial. Informações: Piazza della Signoria, 10. Florença. Tel: 39 55 75923300. Abre diariamente 10h-20h.

Caffé Giacosa - Fundada em 1815, a grife de Roberto Cavalli tem como marca registrada as caixas de

chocolate em embalagens de estampa de animais. O café servido no local é excelente e acompanha bem os docinhos expostos na vitrine. Ainda há uma linha de vinhos e vodkas da grife. Informações: Via della Spada, 10. Florença. Abre diariamente 9h-20h (fecha 23h às quintas).

Via Maggio - A Via Maggio, próxima à Ponte Vecchio e ao Palazzo Pitti, é um dos melhores lugares da

Europa para comprar objetos de arte. Em frente às lojas da charmosa rua são expostas antiguidades que datam, em sua maioria, dos séculos 16 a 18.

Officina Profumo-Farmaceutica di Santa Maria Novella - A Officina Profumo-Farmaceutica di

Santa Maria Novella poderia ser um museu, mas é a uma das farmácias mais antigas da Europa. A loja vende fragrâncias, óleos e loções feitos a partir das receitas centenárias. O sabonete é considerado o melhor do mundo. Aqui foi criado o perfume Acqua della Regina, preferido de Catarina de Médici, rainha da França no século 16. Informações: Via della Scala 16. Abre diariamente 10h30-19h.

Mercato Centrale (Mercado Central) - O Mercato Centrale é coberto por uma estrutura de aço

criada em 1874 pelo arquiteto Giuseppe Mengoni. Lá, encontram-se produtos tipicamente toscanos: de vinagre de trufas a prosciutto curado. Barracas de flores e pequenos cafés conferem um charme a mais ao local. Informações: Via dell’Ariento 10-14. Florença. Abre seg/sex 7h-14h e sábados 7h-14h e 16h-19h.

The Mall Outlet Centre - O The Mall é um outlet de alto padrão, que oferece extensa coleção de

roupas e acessórios das melhores grifes internacionais, como Alexander McQueen, Stella McCartney, Yves Saint Laurent, Giorgio Armani e Bottega Veneta, entre muitas outras. Informações: Via Europa 8. Leccio. Aproximadamente 35km ao sudoeste de Florença. Abre diariamente 10h-19h.

La Rinascente - Uma das poucas lojas de departamento da cidade, a La Rinascente não desaponta.

(4)

internacionais. No terraço, é possível tomar um café apreciando uma bela vista do Duomo. Informações: Piazza della Repubblica. Florença. Abre seg/sáb 9h-21h e domingos 10h30-20h.

Dicas Stroll: Antiguidades - Na Via Maggio, próxima à Ponte Vecchio e Palazzo Pitti, está a rua das

lojas de antiguidades, algumas oferecendo objetos até mesmo do século 16. E próxima à igreja de Santa Croce está a feira de antiguidades da cidade.

UM PIT STOP PARA COMPRAS nos OUTLETS da região:

The Mall Outlet Centre - O The Mall é um outlet de alto padrão, que oferece extensa coleção de

roupas e acessórios das melhores grifes internacionais, como Alexander McQueen, Stella McCartney, Yves Saint Laurent, Giorgio Armani e Bottega Veneta, entre muitas outras. Informações: Via Europa 8. Leccio. Aproximadamente 35km ao sudoeste de Florença. Tel: 39 055 8657775. www.themall.it. Abre diariamente 10h-19h.

Valdichiana Outlet Village, que fica no entroncamento da A-1 com a E-78, a 38 km de Arezzo e 53

km de Siena.

Space Prada - Fica em Lavanella, à beira da SR-69, a estrada secundária entre Arezzo e Florença, a

25 km de Arezzo e 50 km de Florença.

Gastronomia na Toscana:

Algumas das especialidades da cozinha toscana são as massas recheadas, os presuntos, os queijos (parmesão e pecorino), e sobremesas como torta di limone e torta di riso. Entre os ingredientes produzidos aqui, estão alguns dos melhores azeites do mundo e os deliciosos cogumelos selvagens, colhidos principalmente no outono. A Toscana também é região produtora de alguns dos melhores vinhos italianos, destacando-se os do sudeste: Chianti Clássico, Brunello di Montalcino e Vino Nobile di Montepulciano.

Restaurantes

Abaixo, a STROLL indica alguns restaurantes em Florença e mais abaixo, boas opções na Região de Chianti e adjacências. Recomendamos consultar informações adicionais junto ao Concierge do seu hotel quanto ao nível de formalidade, localização e muito importante: necessidade de reservas.

Il Palagio – Uma estrela Michelin - O restaurante Il Palagio oferece gastronomia eclética em um

ambiente de decoração espetacular. No comando do restaurante, localizado no hotel Four Seasons Firenze, o chef Vito Mollica prepara sobremesas memoráveis. Informações: Hotel Four Seasons Firenze. Borgo Pinti, 99. Florença. Tel: 39 55 2626450. Abre diariamente para café da manhã 7h-11h, brunch 12h-15h30 (out/jun) e jantar 19h-23h.

Enoteca Pitti Gola - Localizada em frente ao Palazzo Pitti, esta enoteca oferece gastronomia

deliciosa aliada aos melhores vinhos de Florença. No jantar, há opção de menu degustação harmonizado com vinhos ou ainda um jantar exclusivo na companhia do proprietário do restaurante – uma experiência que leva a história de Florença para a mesa. Informações: Piazza dei Pitti 16. Florença. Tel: 39 55 212704. Abre diariamente para almoço e jantar 13h-24h. É necessário fazer reservas para o jantar com harmonização de vinhos e para o jantar com o proprietário.

Fuor d’Acqua - No coração do centro histórico de Florença, o Four d’Aqua serve menu preparado

com frutos do mar fresquíssimos e receitas típicas da cozinha florentina. A qualidade dos peixes é excepcional e a elaboração dos pratos combina tradicionalismo e sofisticação. O serviço – tão profissional quanto amigável – garante o sucesso do restaurante. Na carta de vinhos, excelentes rótulos regionais e internacionais. Informações: Via Pisada, 37r. Florença. Tel: 39 55 222299. Abre seg/sáb para jantar 20h-2h.

Il Barretto - Restaurante aberto em 1959 e muito consagrado na cidade de Florença. Serve

deliciosa culinária italiana e tem excelente atendimento. Ambiente elegante e agradavelmente descontraído. O menu apresenta clássicos da região, como a lasanha caseira com ragu de vitela. Informações: Via di Parione, 50r. Florença. Tel. 39 055 294122. Abre diariamente para almoço 12h-15h e jantar 19h-23h.

La Giostra - Criado por um príncipe da casa Hapbsurgo-Lorena, o La Giostra tem uma atmosfera

(5)

restaurante tem um sutil toque francês, oferecendo delicados canapés antes mesmo de servir a entrada. Informações: Borgo Pinti 12. Florença. Tel: 39 55 241341. Abre diariamente para almoço 12h30-14h30 e jantar 19h-23h.

Il Profeta - Localizado no centro histórico de Florença, o restaurante Il Profeta apresenta um menu

tipicamente toscano, com carnes, massas e peixes fresquíssimos, que variam de acordo com a pesca do dia. Informações: Borgo Ognissanti, 93. Florença. Tel: 39 55 212265. Abre diariamente para almoço 12h-14h30 e jantar 19h-22h30.

Terrazza Brunelleschi - O restaurante está localizado no terraço do Grand Hotel Baglioni, com

vista admirável da cidade e da cúpula da igreja Santa Maria del Fiore – que pode ser apreciada pelas grandes janelas internas. No verão, o agradável jardim é aberto aos visitantes. No menu, a fusão da tradicional cozinha italiana com influência da culinária internacional. Informações: Grand Hotel Baglioni. Piazza dell’Unità Italiana, 6. Florença. Tel: 39 55 23588560. Abre diariamente para café da manhã 7h-10h, almoço 12h30-14h e jantar 19h30-22h. Sugerimos fazer reservas.

Ora d’Aria – Uma estrela Michelin - Agraciado com uma estrela no Guia Michelin, o Ora d’Aria e

seu jovem chef Marco Stabile oferecem pratos bem apresentados e perfeitamente elaborados. Um ótimo modo de terminar a refeição é experimentando o Tiramissu Expresso. Informações: Via dei Georgofili 11R. Florença. Tel: 39 55 2001699. Abre seg/sáb para almoço 12h30-14h30 e jantar 19h30-22h (segundas somente para jantar).

Trattoria 13 Gobbi - A genuína culinária toscana é a especialidade destra trattoria. O restaurante,

situado em um edifício histórico, é frequentado por moradores locais e visitantes de todas as partes do mundo. O ambiente é animado e o atendimento muito amável. Informações: Via del Porcellana, 9r. Florença. Tel: 39 55 284015. Abre diariamente para almoço 12h30-15h e jantar 19h30-23h.

Cinghiale Bianco - A casual trattoria Cinghiale Bianco tem seu cardápio assinado pelo Chef Mauro

Consolati e apresenta tradicional cozinha toscana. Destaque para a bisteca alla fiorentina, perfeitamente grelhada nas brasas de lenha. Informações: Borgo S. Jacopo 43r. Florença. Tel: 39 55 215706. www.cinghialebianco.com. Abre para almoço sáb/dom 12h-14h30 e jantar diariamente 18h30-22h30.

Oliviero - Com ambiente à moda antiga, o restaurante Oliviero oferece gastronomia italiana

clássica, mas com um toque criativo. O menu é reformulado de acordo com a estação do ano, visando utilizar sempre os ingredientes mais frescos. É frequentado por personalidades como Sophia Loren e Maria Callas. Informações: Via delle Terme 51r. Florença. Tel: 39 55 212421. www.ristorante-oliviero.it. Abre diariamente para jantar 19h-23h30.

Alle Murate - Elegante e hospitaleiro, o restaurante Alle Murate serve pratos regionais. Fica num

palácio histórico do século 14 decorado com afrescos que contam a história de Florença desde o império romano até a Era do Renascimento. A chef Giovanna Iorio se inspira na culinária da região para servir pratos com sabor de comida da nonna, mas sem deixar de lado a sofisticação. Informações : Via dei Proconsolo, 16r. Tel: 39 55 240618. Abre ter/dom para almoço 11h-15h e jantar 19h-24h.

The Fusion Bar - O moderno e sofisticado The Fusion Bar fica no interior da Galleria Shozan que,

por sua vez, é parte do hotel Lungarno. No menu, a fusão de ingredientes mediterrâneos em criações primorosas inspiradas na gastronomia japonesa. Informações: Via Vicolo dell’Oro, 3. Florença. Tel: 39 55 27266987. Abre diariamente para almoço 12h-15h30 e para o jantar 19h30-23h.

Pandemonio - A cozinha do restaurante Pandemonio serve pratos genuinamente florentinos em

ambiente informal. Conta com um menu fixo e outro que muda mensalmente. O clássico pappa al pomodoro é um prato que reflete a simplicidade da região sem deixar de ser delicioso, feito com ingredientes simples, como tomate, pão, alho, manjericão e azeite de oliva. Informações: Via del Leone, 50r. Florença. 39 55 224002. Abre seg/sáb para almoço 12h-15h30 e jantar 18h30-22h.

Enoteca Pinchiorri – Três estrelas Michelin - Conhecido por possuir uma das melhores adegas

do mundo, oferece pratos deliciosos para acompanhar todos os vinhos. É difícil definir se a cozinha acompanha os vinhos ou se os vinhos acompanham a cozinha. O ambiente é elegante e há um jardim muito charmoso para jantares no verão. Informações: Via Ghibellina, 87. Florença. Tel: 39 55 242777. www.enotecapinchiorri.it. Abre ter/sáb para jantar 19h-24h.

(6)

Borgo San Jacopo - Despretensioso, este restaurante é uma verdadeira "sala de jantar no Rio

Arno". Apresenta cardápio baseado na tradicional cozinha italiana reinventando pratos clássicos, acompanhados por pães e massas artesanais. Fechado às terças-feiras. Informações: Hotel Lungarno. Borgo S. Jacopo, 14. Florença. Tel: 39 55 281661. Abre diariamente para almoço 12h30-15h e jantar 19h30-22h.

Trattoria Cibrèo - A comida da Trattoria Cibreo é fantástica, desde o cremoso crostini di fegatini

(fígado de frango) até as sobremesas que derretem na boca. Muitos florentinos garantem que esse é o melhor restaurante da cidade. A comida é tradicional toscana, impecavelmente servido por uma atenciosa equipe. Vale a pena provar a sopa de pimentão amarelo regado com azeite de oliva e o pato assado recheado com carne moída, passas e pinhões. Informações: Via de Macci, 122. Florença. Tel: 39 55 2341100. Abre ter/dom para almoço 12h30-14h30 e jantar 19h30-23h15.

La Loggia - Em um antigo mosteiro do séc. XV jantar no terraço com vista para Firenze, é tudo de

bom! O restaurante fica no Hotel Villa San Michele, que é maravilhoso! Imperdível a visita. Informações: Via Doccia 4 - I , em Fiesole, pertinho de Firenze

RESTAURANTES NA REGIÃO DE CHIANTI e ARREDORES

Antica Macelleria Cecchini

Esse restaurante fica em Panzano in Chianti. Dario Cechini é o macellaio (açougueiro) proprietário deste restaurante. O menu é super reduzido, você tem somente duas opções: Mac Dario a 10€ que joga com o conceito de fast food de qualidade (e põe qualidade nisso!), e o menu accoglienza a 20€ que é um prato da especialidade da casa de carne acompanhada de uma salada (mas tem que estar com muita fome!). No domingo você encontrará um menu fixo a 50€ com uma grande sequência de pratos de carnes e verduras, vinho, água e café inclusos. Esteja preparado para passar a tarde toda à mesa! O que torna este restaurante especial è a atmosfera do estar entre amigos. Ao chegar, não peça mesa para dois, pois há somente UMA grande mesa onde todos comem juntos como uma grande família. Você fatalmente começará a conversar com o casal do lado. A decoração é super moderna. No andar de baixo do restaurante, você encontrará o açougue onde ele vende não só a carne (que para o turista não interessa, lógico), mas também o sal temperado chamado de Profumo del Chianti e os molhos de carne que você acabou de degustar no seu almoço. Ele também produz sua própria cerveja e vinho.

Osteria di Passignano - aberta todos os dias (exceto aos domingos) das 12h15 às 02h15 e das

19h30 às 22h00. Charmosíssima! Há menu degustação de acordo com a estação, sempre com tudo muito fresco.Pode-se ainda comprar vinho aqui e eles entregam diretamente na tua casa em qualquer lugar do mundo! Informações: Via Passignano 33 - Loc. Badia a Passignano 50028 Tavarnelle Val di Pesa (FI) Tel. +39 055.807.1278

Segue o link : http://www.osteriadipassignano.com/en#osteria

La Taverna, restaurante que fica no Hotel Castello Banfi il Borgo. Muito bom! Informações: fica

em Castello di Poggio alle Mura - 53024 Montalcino (SI) - Italia Tel: Telefono: +39 0577 877 524

Il Falconiere Ristorante - Este restaurante estrelado pelo guia Michellin, fica localizado em uma

pequena propriedade com 400 anos de idade que foi cuidadosamente restaurada e transformada em Relais & Ristorante, onde é possível fazer aula de culinaria, colher uvas e degustar vinhos na Adega Baracchi. O seu restaurante possui 1* no Guia Michelin. Informações: Località San Martino Bocena, 370, Cortona;Tuscany, Itália – TEL: + 39 0575 612 679

La Buca di Sant’Antonio: Possui 1 * no Guia Michelin por conta da sua comida toscana.

Informações: Via della Cervia 3, Lucca. Tel: Tel. +39.0583.558.81

MONTALCINO

Bucólico vilarejo medieval, localizado no alto de uma colina, Montalcino é ideal para um passei de meio dia. Rodeada pelos vinhedos produtores do Brunello, um dos melhores vinhos tintos da Itália, a cidade oferece uma enoteca localizada na Fortezza, uma fortaleza do século 14, onde uma grande variedade de vinhos pode ser provada. As ruas de Montalcino parecem ter parado no tempo e proporcionam agradáveis passeios. No caminho entre a Fortaleza e a cidade, há o Mosteiro de

Santo Agostinho e sua igreja do século 14. Na Piazza del Popolo, a torre do Palazzo Comunale

dos séculos 13 e 14 dominam a paisagem. A três quilômetros do vilarejo fica a Biondi Santi, lendária vinícola local estabelecida há mais de 100 anos, onde foi criado e até hoje é produzido o legítimo Brunello di Montalcino.

(7)

Passeios

Recomendamos checar junto ao Concierge do hotel detalhes como dias e horários de funcionamento das atrações abaixo, pois muitos destes locais podem fechar sem aviso prévio ou em determinados dias da semana e feriados.

Palazzo Comunale (Palácio Público) - O Palazzo Comunale, também conhecido como Palazzo dei

Priori, construído entre o final do século 13 e o início do século 14, é onde se concentra o poder público da região de Montalcino. O palácio é adornado com os brasões de armas de diversos prefeitos que governaram a cidade ao longo dos séculos. Uma torre alta medieval é incorporada ao edifício. Informações: Piazza Cavour, 13. Montalcino. Tel: 39 577 80441. Abre diariamente 10h-13h e 14h-18h.

Enoteca La Fortezza (Enoteca da Fortaleza) - Uma das primeiras vinícolas em Montalcino, a

Enoteca La Fortezza foi fundada em 1980 por Mario Pianigiani e Marzio Giannelli. Está abrigada dentro da torre principal da fortaleza medieval de Montalcino – um monumento cheio de história e glorioso símbolo da última defesa da República de Siena em 1555 contra as tropas espanholas que já haviam tomado Florença. O início de sua construção data de 1361 e, já concluída, se tornou símbolo do poder de Siena. Pode-se escolher a degustação com dois a cinco vinhos, incluindo Brunelli, Rossi e Super Tuscan. Informações: Piazzale della Fortezza. Montalcino. Tel: 39 577 846147. Abre diariamente 9h-20h. É necessário fazer reservas para a degustação de vinhos.

Chiesa di Sant ’Agost ino ( Igreja de Santo Agostinho) - A construção da imponente igreja é

data do início do século 13. As paredes da catedral foram pintadas por vários artistas de Siena ao longo dos séculos 14 e 15, com cenas da Paixão de Cristo e imagens de histórias da vida de Santo Antônio. Os afrescos do século 14 são atribuídos a Bartolo di Fredi, um dos artistas mais respeitados da escola de Siena. Informações: Via Ricasoli, 1. Montalcino. Tel: 39 577 226785. Abre mar/nov diariamente 11h-13h30 e 14h-17h30.

SIENA

Construída no alto de colinas e cercada de antigas muralhas, com um fabuloso centro histórico, Siena é um daqueles lugares que não podem de modo algum faltar em um roteiro de viagem pela Toscana. A cidade, que foi um próspero centro comercial e financeiro nos séculos XII a XIV, entrou em acirrado conflito com Florença. A peste de 1348 e rivalidades internas provocaram a decadência de Siena, que acabou anexada pela poderosa rival. Da época de glória restaram muitas construções e obras de arte, que podem ser apreciadas em meio ao cenário ainda medieval do centro, dominado pela Piazza del Campo. Quem visita Siena também não deve perder a excelente culinária e os vinhos locais, sem falar na enorme variedade de deliciosos biscoitos e doces típicos.

Passeios

Recomendamos checar junto ao Concierge do hotel detalhes como dias e horários de funcionamento das atrações abaixo, pois muitos destes locais podem fechar sem aviso prévio ou em determinados dias da semana e feriados.

Piazza del Campo - A imensa e curiosa praça do século XII, toda pavimentada de pedras e tijolos e

abaulada no centro, é marca registrada de Siena. Nela estão o Palazzo Pubblico, com sua alta Torre del Mangia, e vários outros edifícios antigos, bem como restaurantes e lojas. É lá que ocorre o famoso Palio. Do lado oposto ao Palazzo, a bela fonte Gaia não deve passar despercebida.

Palazzo Pubblico e Museo Civico Museu - O Palazzo Pubblico de Siena, construído no finalzinho

do século XIII, em estilo gótico característico, com sua fachada com janelas em arco, separadas por colunas, foi durante muito tempo sede do poderoso governo sienense. Sua Torre del Mangia, com 102 metros de altura, é uma das mais altas torre medievais da Europa.

Duomo Piazza Duomo - Sem nenhum exagero, o Duomo de Siena, uma imensa catedral do fim

do século XII, é imperdível. A igreja teria sido maior ainda se dificuldades de diversas naturezas não tivessem prejudicado os trabalhos. Sua fachada em mármore negro, branco e cor-de-rosa, adornada com alguns mosaicos, é uma obra-prima do gótico-românico italiano.

Museo dell’Opera del Duomo (Museo dell’Opera Metropolitana) - Um espaço foi adaptado numa

ala da igreja (inacabada em razão de problemas econômicos e da peste que abalou a cidade em meados do século XIV) para receber peças que originalmente estavam dentro do Duomo ou em seu exterior. A obra mais famosa do acervo é a Maestà, de Duccio di Buoninsegna, mas veja também as

(8)

estátuas de grandes mestres como Nicola e Giovanni Pisano, Donatello e Jacopo della Quercia e as tapeçarias, objetos e manuscritos antigos. No alto do campanário, chamado de Facciatone, desfruta-se um lindo panorama da cidade de Siena.

PISA

As magníficas obras arquitetônicas de Pisa são da época do apogeu de sua riqueza e glória. Naquele tempo, correspondente ao final da Idade Média, Pisa teve tantos e tão influentes artistas que deu nome a um importante estilo: o pisano, uma espécie de gótico com reflexos islâmicos. Certamente isso se deveu às relações comerciais com o norte da África e com a Espanha, regiões então dominadas pelos árabes.

Pisa foi, desde os tempos do Império Romano, um importante porto do Mediterrâneo. Depois, como cidade-estado independente, Pisa tornou-se uma das afamadas repubblicas marinaras (repúblicas marítimas) italianas e chegou a ser tão importante quanto Gênova, Veneza e Amalfi. Os pisanos apoiaram o imperador Federico Barbarossa, mas na guerra contra os genoveses e florentinos, do partido guelfo, foram derrotados. Perderam a Sardenha e a Córsega e caíram sob o domínio de Florença. Outro fator curioso abalou o poderio naval de Pisa: seu porto na foz do Arno foi aos poucos tornando-se cada vez menos profundo, até tornar-se inútil. Note que hoje, Pisa não fica mais à beira do mar e não possui porto algum.

A torre de Pisa é um ícone da Itália, conhecida nos quatro cantos do planeta. Apesar de sua indiscutível beleza, a principal razão da fama da torre de Pisa, como todos sabem, é o fato de ela ser inclinada. O motivo para tal é que essa torre cilíndrica, construída para ser um campanário no estilo românico-pisano, com seis andares e quase 56 metros de altura, teve um alicerce que penetrava apenas dois metros num terreno arenoso e úmido. A obra começou provavelmente em 1173. Antes mesmo de terminada, a torre começou a inclinar para o sul. Quando foi concluída, em 1350, a inclinação da Torre de Pisa já tinha se acentuado bastante, e aumentou nos séculos seguintes. Procurar soluções para evitar que a Torre de Pisa continue se inclinando cada vez mais é um problema que tem ocupado as mentes de engenheiros e arquitetos desde o século XIV. Durante o regime fascista, Mussolini achou que a torre de Pisa, por ser um símbolo da Itália, devia ser endireitada. Mas o grupo enviado para corrigir a inclinação fez tantas besteiras que quase a derrubou... Em razão do perigo que passou a representar, a torre de Pisa foi fechada ao público em 1990, quando foi criada uma nova comissão de especialistas para estudar o assunto. Deixá-la no prumo de novo foi impossível (e talvez nem fosse esse o objetivo; perderia a graça!). Porém conseguiram endireitá-la um pouco (40 cm), impedindo — pelo menos por enquanto — que continue se inclinando e, o que é mais importante, tornaram-na novamente segura para os visitantes.

Pontos de interesse:

• Torre de Pisa • Duomo • Batistério • Campo Santo

Piazza del Duomo (Piazza dei Miracoli) - Nessa gigantesca praça estão os quatro monumentos

mais importantes da cidade de Pisa: a famosa torre, o duomo, o batistério e o Camposanto, que formam um monumental conjunto arquitetônico medieval sem paralelo no mundo ocidental. A sensação de amplidão que se tem lá (apesar das hordas de turistas...) só é superada pela admiração e pelo impacto que as obras causam.

LUCCA

Lucca, fundada por volta do século II a.C., era na sua origem um campo militar romano. Durante a Idade Média, foi uma pequena república independente e um grande centro de comercialização da seda; depois, como aconteceu com outras cidades italianas, ficou durante muito tempo, de 1400 a 1530, sob o domínio de uma só família, os Guinigi. Cercada até hoje por muralhas, que são uma de suas maiores atrações, Lucca tem um centro histórico bem preservado e tranqüilo, por onde se pode caminhar sem pressa e admirar alguns dos mais belos edifícios medievais e renascentistas toscanos. As muralhas atuais que envolvem a cidade de Lucca são da segunda metade do século XVII. A tortuosa Fillungo é a rua que atravessa o centro histórico de Lucca e é perfeita para um bom passeio. Você verá — numa parte da cidade onde carros não entram — a população local circulando de bicicleta, inclusive senhoras em elegantes tailleurs levando a cestinha de compras amarrada na garupa. Nessa rua estão também algumas das mais antigas construções da velha Lucca, como a bela Torre delle Ore (Torre das Horas), cujo relógio foi instalado em 1471. Outra atração de Lucca é o Duomo di San Martino. Construído no local onde já existia um templo cristão do século VI, esse é um dos mais belos duomos toscanos, construído em estilo pisano, em mármore branco e verde-escuro, quase negro. No tempietto, do lado esquerdo da nave, está o crucifixo de madeira policromada, do século XII, onde Cristo, pregado na cruz, é representado

(9)

vestido com uma longa túnica, algo um tanto incomum. Provavelmente essa é uma cópia da peça que originou a lenda do Volto Santo.

O Palazzo Guinigi, construído com tijolinhos em estilo românico-gótico, pertenceu à família que durante muitos anos governou Lucca. Ao lado dele está a torre de mesmo nome, em cujo topo há arbustos. O efeito é bem curioso; é como se a torre tivesse uma peruca!

SAN GIMIGNANO

Em uma elevação sobre o Valle d Elsa, a meio caminho entre Florença e Siena, San Gimignano tem sua origem em um povoado etrusco do século III a.C. Para ter uma idéia da sua importância no passado, basta dizer que Florença teve lá um embaixador... Ninguém menos que Dante Alighieri! San Gimignano, hoje declarada Patrimônio da UNESCO, ainda é completamente medieval, com ruelas, praças, igrejas, palácios e, o que é muito curioso, diversas torres construídas pelas grandes famílias rivais, o que faz com que seja conhecida como “a Nova York da Idade Média”. Eram dezenas de torres; hoje, as poucas restantes se destacam pela altura em relação aos demais edifícios, criando um cenário incomum quando vistas de longe.

Outras cidades da Toscana com destaque:

Monteriggioni –

uma típica vila medieval, descrita por Dante como "A cidadela arredondada

coroada por torres". Entre Siena e San Gimignano, no topo de uma colina, está este diminuto vilarejo que surpreende e encanta por se parecer exatamente como em 1203. Suas altas e impressionantes muralhas com 14 torres fortificadas são o que mais impressiona, pois até hoje, rodeia totalmente a cidade. Para aqueles que estejam percorrendo o caminho entre San Gimignano e Siena, sugerimos breve parada para admirar a visão do vilarejo e visitar a enoteca (loja de vinhos) dentro da fortificação. O restaurante Il Pozzo serve um delicioso cabrito.

Colle Val d’Elsa -

Há poucos quilômetros de Monteriggioni está mais este charmoso vilarejo,

um dos preferidos da Stroll. Dividido por três vilas independentes, Borgo di Santa Caterina, Castello di Piticciano e Piano, Colle di d’Elsa é um vilarejo próspero e tem sido assim desde a Idade Média, devido principalmente a um engenhoso sistema de canais que trouxe para a área moinhos, fábricas de papel e, mais tarde, fábricas de vidros. Hoje conhecida pela qualidade de seus cristais artesanais, Colle di Val d’Elsa, assim como muitos outros vilarejos de Toscana, possui casas antigas e ruas estreitas, desgastadas pela ação do tempo e conferindo ao vilarejo uma atmosfera genuína e pitoresca.

Volterra

- Esta não é apenas mais uma das antigas e deliciosas cidades da Toscana; é um dos

poucos lugares onde existem até hoje vestígios das eras etruscas e romanas, ao lado de obras medievais e renascentistas. Localizada sobre um planalto, a cidade oferece uma linda vista do vale.

Arezzo

- Arezzo é muito antiga, do tempo dos etruscos. Muita gente visita a cidade só para ver os

afrescos de Piero della Francesca na igreja de San Francesco, mas Arezzo oferece muito mais. As igrejas e construções medievais e renascentistas em seu centro histórico podem ser apreciadas em um passeio a pé. Da Fortezza Medicea tem-se uma belo panorama. A cidade também é conhecida por suas joalherias e pela gastronomia. As especialidades locais incluem o faisão com trufas e as alcachofras recheadas com presunto e cogumelos.

Cortona

- A 30km ao sul de Arezzo pela SS71. Cidadezinha extremamente charmosa, com ruelas

e construções medievais, dentre as quais o Palazzo Pretorio, do século XIII, na Piazza Signorelli, onde hoje funciona um museu de arte etrusca. Sansepolcro A 38 km a nordeste de Arezzo pela E78. Com pouco mais de 15 mil habitantes, menor que Cortona, é a terra natal de Piero della Francesca. Pitoresca e rodeada de muralhas, tem um museu com algumas obras desse mestre da pintura.

Dica Stroll: Em Cortona, recomendamos uma parada estratégica para um delicioso almoço no Il Falconiere Ristorante (veja endereço acima - em Restaurantes)

Pienza -

Foi planejada pelo papa Pio II no século XV e nunca chegou a ser concluída. Hoje possui

menos de três mil habitantes. Embora essa Brasília renascentista não tenha ido para a frente, a bela catedral e o palácio Piccolomini ainda existem.

Chiusi

- É outra cidadezinha bem agradável, em estilo semelhante a Montepulciano. Perto dali está

(10)

Montepulciano

- Pequena cidade de origem etrusca, dominada pela Florença dos Medici. Na Piazza Grande está o Palazzo Comunale, do século XV, de cuja torre se tem uma vista espetacular da cidade e do vale. Na Via di Voltaia nel Corso subsistem belos edifícios medievais e renascentistas. O Duomo, do século XVI, também merece uma olhada. A cidade é famosa por seu vinho Nobile de Montepulciano.

Abadia de Monte Oliveto Maggiore

- Em estilo gótico-tardio, do começo do século XIV,

construída com tijolinhos avermelhados, a abadia tem afrescos de Lucca Signorelli sobre a vida de São Benedito. Na farmácia estão expostos antigos recipientes destinados à fabricação de licores.

Abadia de San Galgano

- Suas ruínas, interessantes até pelo próprio quadro natural,

resumem-se às altas e grossas paredes no meio do arvoredo. Segundo a lenda, lá pelos idos de 1180, o cavaleiro Galgano, convertido ao cristianismo, tendo abandonado uma vida de violência (e outros pecados...), enfiou sua espada numa pedra, onde a arma ficou espetada, formando uma cruz. A lenda de Galgano, que acabou virando santo, provavelmente tem relação com a do rei Artur. A diferença é que, neste caso, a tal pedra com a espada existe de verdade! A espada está abrigada em um edifício arredondado (“Rotonda”) em meio a um cenário de sonho e magia.

Massa Marittima

- A cidade já foi uma república independente e um rico centro de mineração

no passado, e conserva ainda hoje ruelas e edifícios medievais.

Ilha de Elba

- Elba, que também pertence a Toscana, é principalmente um lugar para apreciar

paisagens. Tem ruínas e fortalezas, mas o que atrai visitantes, principalmente os europeus, são as praias arenosas, os penhascos, as pequenas baías e os campos plantados com vinhas e oliveiras. A ilha tem também interesse para aqueles que curtem História. Foi em Elba que Napoleão passou seu primeiro período de exílio, de maio de 1814 a fevereiro do ano seguinte.

Informações úteis: DOCUMENTOS

Para os cidadãos não europeus é necessário o passaporte válido. Para os cidadãos europeus basta um documento de identidade válido para viagens internacionais. Os cidadãos brasileiros não precisam de visto para entrar na Itália, desde que a estadia não supere 90 dias.

PARA DIRIGIR NA ITÁLIA

Para os cidadãos não UE é obrigatório portar uma carteira de habilitação internacional.

REDE ELÉTRICA

Na Itália a rede elétrica possui uma voltagem de 220 volt - 50 hertz. As tomadas elétricas seguem a normativa européia. A maior parte dos hotéis possuem adaptadores para plugues especiais.

Estas são sugestões que achamos interessantes, mas lembramos que: restaurantes, bares, lojas, e até

mesmo as atrações, sofrem constantes alterações. Recomendamos checar junto ao Concierge do shotel

detalhes como dias e horários de funcionamento das atrações, pois muitos destes locais podem fechar sem

aviso prévio ou em determinados dias da semana e feriados.

Esperamos que aproveitem!

Referências

Documentos relacionados

A aprovação no presente processo seletivo não implica em obrigatoriedade de contratação, cabendo à Administração Direta o direito de aproveitar os candidatos, observada a ordem de

1º 2º 3º 4º 5º Loteamento da Boavista Guimarães Botânica Estevão Pereira Conjunto Industrial Vizela Artes Max Fernandes Loteamento da Lage Vizela

Página de identificação: Devem constar da primeira página: a) Título do artigo, que deve ser conciso e completo, descrevendo o assunto a que se refere (palavras supérfluas devem

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

ethernet komponenten inStAllAtionS-klASSe ProFile ha-ViS econ ha-ViS scon ha-ViS mcon ha-ViS pcon Ethernet IEEE 802.3 ethernet Verkabelung ethernet VerkABelung Fast ethernet

32, apresenta como dossiê Som como patrimônio: cultura, território, paisagem, educação coordenado pelas pesquisadoras Drª Eliana Rela (Universidade de Caxias do Sul), Drª Lorena

(Situado entre Piazza Castello Sforzesco e Sempione com o Arco da Paz). O castelo foi construído no século 14, mas desde então passou por várias

1) O atendimento de nossos clientes é realizado por empregados da XP Investimentos CCTVM S/A (“XP Investimentos ou XP”) ou por agentes autônomos de investimento que